José Alberto Orsi

Presidente da Associação Brasileira de Esquizofrenia (ABRE), especialista em apoio a pares e recovery em saúde mental, com experiência na gestão de organizações sem fins lucrativos. Especialista em planejamento estratégico, desenvolvimento organizacional, networking, sendo fluente em Português (nativo), Inglês, Italiano e Espanhol, além de conhecimentos razoáveis de Francês e Alemão. Mestre em Administração de Empresas (MBA), com ênfase em Economia Internacional, pela University of Southern Mississippi (EUA). Graduado em engenharia civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), com experiência profissional na área de construção civil. Mentor e coordenador da 1ª Semana de Arte da Poli (SAPO), atuando também como diretor da Comissão de Estágio & Pós-Graduação do Grêmio Politécnico (principal organização estudantil da Poli). Atualmente defendendo mestrado no Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM / Unifesp), sendo pesquisador do programa de esquizofrenia (Proesq / Unifesp) e membro do Laboratório Interdisciplinar de Neurociências (LiNC -Unifesp). Coordenador das oficinas culturais e artísticas do Laboratório de Criação Casa Azul (LACCA-ABRE), fundador do grupo de apoio aos usuários (ABRE), ex-coordenador e palestrante da Comunidade de Fala (CDF-SP). Ex-membro do Comitê de Ética em Pesquisa (Unifesp) e membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas da Universidade Federal de Santa Catarina (GPPS-UFSC). Cofundador da Rede Recovery Brasil, rede que reúne pesquisadores de diferentes áreas da saúde mental, promovendo a recuperação de pessoas que possuem diferentes transtornos mentais. Formada em criação e ilustração pela Escola Panamericana de Arte, participou de vernissages e mostras artístico-culturais, tanto como coordenador quanto como participante.

Informações coletadas do Lattes em 30/11/2021

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Psiquiatria e Psicologia Médica

2019 - Atual

Universidade Federal de São Paulo
Título: Perspectivas de Vivência e Recovery no Grupo de Acolhimento para Usuários da ABRE sob a Óptica das Pessoas com Esquizofrenia,Orientador:
Ary Gadelha de Alencar Araripe Neto.Coorientador: Mário César Rezende de Andrade. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Saúde mental; Recovery; Apoio por Pares; Grupos de Apoio; Esquizofrenia.Grande área: Ciências da Saúde

Especialização em MBA

1996 - 1999

University Of Southern Mississippi
Título: British Program
Orientador: Farhang Niroomand
Bolsista do(a): Summer Program for Graduate Education, SPGE, Estados Unidos.

Graduação em Engenharia Civil

1985 - 1989

Universidade de São Paulo
Orientador: Alex Kenya Abiko
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em Criação e Ilustração

1983 - 1988

Escola Panamericana de Arte

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Psiquiatria.

Participação em eventos

Cultura & arte para a terceira idade e Jornadas de cultura e arte,.?A pintura como elemento estruturante da cultura artística?. 2021. (Oficina).

Esquizofrenia: da Neurociência à Superação da Doença.Comunidade de Fala #1 ? Contando as histórias das pessoas com Esquizofrenia. 2021. (Oficina).

Pré-evento XIII Encontro Catarinense de Saúde Mental ? Webinar: Saúde mental em tempos de pandemia.Roda de Conversa ?Novos modelos de cuidado?. 2021. (Encontro).

Webinar ? Marcas do Isolamento: A nossa luta continua,.Programa de Atenção Integral a Saúde ? SPDM/PAIS. 2021. (Encontro).

1o. Encontro de Acompanhamento Terapêutico no Cerrado.Minha vivência no recovery em esquizofrenia. 2020. (Encontro).

Disciplina Saúde Mental e Atenção Psicossocial - Graduação.Novas abordagens de cuidado: o paradigma Recovery. 2020. (Outra).

Web Conferência do Santa Marcelina.Saúde Mental, estigmas e recovery. 2020. (Encontro).

?Dia Mundial de Conscientização sobre a Esquizofrenia?.?Minha história de Superação em Saúde Mental?,. 2019. (Oficina).

1o. Encontro de Saúde Mental.Comunidade de Fala ? Contando as Histórias. 2019. (Encontro).

Dia Mundial de Conscientização em Saúde Mental.Minha história da Superação em Saúde Mental. 2019. (Oficina).

Diretoria do Centro Estudantil da Psicologia.Comunidade de Fala. 2019. (Encontro).

I Encontro Catarinense de Saúde Mental em Urgência e Emergência.Minha experiência e vivência na esquizofrenia. 2019. (Encontro).

Recovering Citizenship III: Boundary Crossings: Systems, Communities, and Expertise..My background in mental health recovery. 2019. (Encontro).

Semana da Psicologia - Os Caminhos da Psicologia.Os Espectros do Transtorno da Esquizofrenia. 2019. (Encontro).

Serviço Social da Indústria (SESI) - Curso de Ensino Superior.Perspectivas sobre o Modelo Recovery na Saúde Mental. 2019. (Oficina).

V Simpósio do PROESQ.30 Anos em Busca da Superação da Esquizofrenia. 2019. (Simpósio).

XII Encontro Catarinense de Saúde Mental.Alternativas e perspectivas em tratamentos no campo da saúde mental. 2019. (Encontro).

?II Congresso de Saúde Mental da UFSCar: o Cuidado em Saúde Mental?,. Espaços democráticos e controle social?. 2018. (Congresso).

II Congresso de Saúde Mental da UFSCar. Espaços Democráticos e Controle Social. 2018. (Congresso).

II Semana Temática - Direitos Humanos: Por que e para quem?.Palestra sobre Direitos Humanos. 2018. (Outra).

IV Simpósio do PROESQ.Ciência, Cultura e Sociedade: contribuições para a discussão da superação em esquizofrenia. 2018. (Simpósio).

II Congresso Internacional de Saúde Mental Escola Franca e Franco Basaglia."Encontro com o Território - Diálogos entre a Terapia e a Prática. 2017. (Oficina).

II Congresso Social e Práticas Terapêuticas em Saúde. Construções Social e Práticas Terapêuticas em Saúde Mental. 2017. (Congresso).

Palestra de Prevenção ao Suicídio.Setembro Amarelo. 2017. (Outra).

VII Semana de Psicologia São Camilo.Institucionalização. 2017. (Outra).

2o. Encontro de Psicologia.Apresentação da ABRE - Comunidade de Fala - Contando Nossas Histórias. 2016. (Encontro).

Fórum Superação e Empoderamento nas Práticas de Saúde. 2016. (Outra).

Recovery e Saúde Mental: Projeto "Comunidade de Fala".Comunidade de Fala. 2016. (Encontro).

Refocus on Recovery. 2012. (Outra).

Congresso Técnico-Científico da Atenção Primária à Saúde. Redução do Estigma da pessoa com transtorno mental. 2011. (Congresso).

Semana da Luta Antimanicomial."A Loucura em nós". 2011. (Encontro).

XXVII Congresso Brasileiro de Psiquiatria. Empoderamento de portadores de esquizofrenia através de grupos de apoio. 2009. (Congresso).

XXVII Congresso Brasileiro de Psiquitria. O papel dos grupos de autoajuda em psiquiatria (ONGs). 2009. (Congresso).

Palestra sobre saúde mental na UNIP.Aprendendo sobre a Esquizofrenia. 2008. (Outra).

Voluntariado ação social transformadora. 2008. (Encontro).

XXVI Congresso Brasileiro de Psiquiatria. A qualidade dos relacionamentos nas atividades da ABRE. 2008. (Congresso).

Fórum de Transtorno Mental e Estigma. A dinâmica dos grupos presenciais e o empoderamento. 2007. (Congresso).

International Conference on the Lancet Series.Mental Health Policies in Brazil. 2007. (Outra).

Semana de Psicologia da Uniban.A Psicoterapia nas Psicoses. 2007. (Encontro).

XXV Congresso Brasileiro de Psiquiatria. O Protagonismo nas ONGs de saúde mental. 2007. (Congresso).

Foi orientado por

Mário César Rezende Andrade

DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO PILOTO DE UM RECOVERY COLLEGE PARA PESSOAS COM TRANSTORNO MENTAL GRAVE EM SÃO PAULO; Início: 2021; Tese (Doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Coorientador);

Mário César Rezende Andrade

Perspectivas de Vivência e Superação nas Atividades da ABRE, sob a óptica das pessoas com esquizofrenia: um estudo qualitativo e quantitativo; 2021; Dissertação (Mestrado em Psiquiatria e Psicologia Médica) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Mário César Rezende Andrade;

Walter Ferreira de Oliveira

Desenvolvimento e avaliação piloto de um Recovery College para pessoas com transtornos mentais graves em São Paulo; Início: 2022; Tese (Doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica) - Universidade Federal de São Paulo; (Coorientador);

Walter Ferreira de Oliveira

Vivência e Superação nas Atividades da ABRE, sob a óptica de pessoas com esquizofrenia: um estudo qualitativo e quantitativo; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado / Doutorado) - Universidade Federal de São Paulo,; Coorientador: Walter Ferreira de Oliveira;

Ary Gadelha de Alencar Araripe Neto

Desenvolvimento e Avaliação Piloto de um Recovery College para Pessoas com Transtorno Mental Grave em São Paulo; Início: 2021; Tese (Doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Ary Gadelha de Alencar Araripe Neto

Perspectivas de vivência e superação nas atividades da ABRE, sob a óptica das pessoas com esquizofrenia: um estudo qualitativo e quantitativo; 2021; Dissertação (Mestrado em Psiquiatria e Psicologia Médica) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ary Gadelha de Alencar Araripe Neto;

Produções bibliográficas

  • ORSI, JOSÉ ALBERTO ; MALINOWSKI, FERNANDO ROCHA LOURES ; KAGAN, SIMÃO ; WEINGARTEN, RICHARD ; VILLARES, CECÍLIA CRUZ ; BRESSAN, RODRIGO AFFONSECA ; DE OLIVEIRA, WALTER FERREIRA ; ANDRADE, MÁRIO CÉSAR REZENDE ; GADELHA, ARY . Evaluation of Ongoing Participation of People with Schizophrenia in a Mutual Support Group as a Complementary Intervention to Outpatient Psychiatric Treatment. Psychiatric Quarterly , v. 92, p. 1283-1296, 2021.

  • ORSI, J. A. ; RIBEIRODASILVA, T. ; JUAN, N. V. S. ; OLIVEIRA, W. F. ; ORSI, J. A. . Percepções de pessoas com transtornos mentais sobre o processo de Recovery: Relato de um grupo focal. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental , v. 13, p. 175-200, 2021.

  • TONSIG, G. ; DINO, M. ; HAGUIARA, B. ; FONSECA, L. ; ORSI, J. A. ; BRESSAN, R. ; GADELHA, A. . HOW THE MOST CITED RESEARCH ARTICLES ABOUT SCHIZOPHRENIA IN 2018 DEPICT THE DISEASE?. In: Oral Session: Digital Health, 2020. Oral Session: Digital Health/Methods, 2020.

Outras produções

ORSI, JOSÉ ALBERTO . Dia da Luta Antimanicomia. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).

ORSI, JOSÉ ALBERTO . Encontro sobre esquizofrenia. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ORSI, JOSÉ ALBERTO . As incertezas da volta às atividades frente à COVID-19. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

ORSI, JOSÉ ALBERTO . Minha vivência e superação na esquizofrenia. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

ORSI, JOSÉ ALBERTO . A superação na esquizofrenia, na abordagem do Open Dialogue. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

ORSI, JOSÉ ALBERTO . Aula sobre recovery em saúde mental. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

ORSI, JOSÉ ALBERTO . Roda de conversa sobre recovery em saúde mental. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

ORSI, JOSÉ ALBERTO . Minha experiência e vivência na esquizofrenia. 2019.

ORSI, JOSÉ ALBERTO . Saúde mental e trabalhos da ABRE. 2019.

ORSI, JOSÉ ALBERTO . Dia Mundial de prevenção do suicídio - Setembro Amarelo. 2019. (Programa de rádio ou TV/Outra).

ORSI, JOSÉ ALBERTO . Dia Mundial de Saúde Mental. 2019. (Programa de rádio ou TV/Outra).

ORSI, JOSÉ ALBERTO . Abra-se à arte.. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ORSI, JOSÉ ALBERTO . Paciente com esquizofrenia sofreu para identificar a doença. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ORSI, JOSÉ ALBERTO . Método faz diagnóstico precoce de esquizofrenia. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ORSI, JOSÉ ALBERTO . Grande dificuldade é determinar o 1 surto, diz engenheiro diagnosticado com esquizofrenia. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ORSI, JOSÉ ALBERTO . Identificar surtos de esquizofrenia ligada à depressão é desafio para médicos. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ORSI, JOSÉ ALBERTO . Medicamentos e apoio da família controlam esquizofrenia. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ORSI, JOSÉ ALBERTO . Herdei a esquizofrenia do meu pai. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ORSI, JOSÉ ALBERTO . Portadores levam 10 anos para receber tratamento. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ORSI, JOSÉ ALBERTO . Arte é usada para prevenir surto de esquizofrenia. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ORSI, JOSÉ ALBERTO . Esquizofrenia afeta rotina de cuidadores. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ORSI, JOSÉ ALBERTO . Injeção mensal pode tratar esquizofrenia.. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ORSI, JOSÉ ALBERTO . Pinturas de Dalí podem ajudar a 'prever' o surto.. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ORSI, JOSÉ ALBERTO . José foi salvo pela arte. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ORSI, JOSÉ ALBERTO . Sou esquizofrênico e levo uma vida normal.. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ORSI, JOSÉ ALBERTO . Uma ficção particular.. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ORSI, JOSÉ ALBERTO . Esquizofrenia. E vida absolutamente normal.. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ORSI, JOSÉ ALBERTO . Esquizofrenia sob controle.. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ORSI, JOSÉ ALBERTO . Vida normal com esquizofrenia. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

José Santalucia ; ORSI, J. A. . Estudo de Modelo Vivo Nu no. 1. 1991. Desenho.

Prêmios

2009

1o. lugar no IV Concurso Nacional de Pintura e Poesia, Janssen-Cilag.

1993

1o. lugar na exposição de pintura na Semana de Arte da POLI, Grêmio Politécnico da Escola Politécnica da USP.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - Atual

Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Esquizofrenia

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2015

Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Esquizofrenia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2003 - 2007

Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Esquizofrenia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

1999 - 1999

Microsoft Corporation

Vínculo: Empregado terceirizado, Enquadramento Funcional: Especialista em língua portuguesa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1996 - 1998

Summer Program for Graduate Education/USM

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante bolsista de pós graduação, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

1990 - 1995

Engineering S.A. - Serviços Técnicos SP

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro civil, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1989 - 1989

Escola Politécnica da USP

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante bolsista, Carga horária: 10