Joaquim Alves da Motta

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1977), mestrado em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco (1985) e doutorado em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Atualmente é professor adjunto 4 da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica, atuando principalmente nos seguintes temas: geofísica, gravimetria, processamento de dados nos métodos potenciais terrestre, marítimo e aéreo( gravimetria e magnetometria) , modelamento gravimétrico 2D e 3D e geodésia

Informações coletadas do Lattes em 19/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Geociências

1994 - 2000

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Gravimetria e o processo de imiscibilidade de líquidos no pluton sienítico de ultrapotássico de Triunfo, NE do Brasil: Um teste geofísico.
Orientador: Prof Dr. Alcides Nóbrega Sial
Palavras-chave: Geofísica; Gravimetria; Geologia.Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geofísica / Especialidade: Geofísica Aplicada. Setores de atividade: Recursos Minerais.

Mestrado em Geociências

1980 - 1985

Universidade Federal de Pernambuco
Orientador: Prof Dr. Helmo M. Rand
Palavras-chave: Geofísica; Geologia; Gravimetria.Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geofísica / Especialidade: Geofísica Aplicada. Setores de atividade: Educação; Recursos Minerais; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Graduação em Geologia

1972 - 1977

Universidade Federal de Pernambuco

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Método GPR: Princípios e Aplicações. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2010 - 2010

Gravimeteia. (Carga horária: 24h). , Geosoft.

2010 - 2010

Modelos do Geopotencial e Sistemas de Altitudes. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2007 - 2007

GMSYS - 3D. (Carga horária: 24h). , Geosoft.

2006 - 2006

Geophysics, GM-SYS 3D and Target. (Carga horária: 40h). , Geosoft.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Japonês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geofísica.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geodésia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV SIMGEO - Simpósio Brasileiro de Ciências Geodósicas e Tecnologias da Geoinformação.A determinação do primeiro modelo geoidal local da RMR e parte do Agreste de Pernambuco por meio de GPS/Nivelamento. 2012. (Simpósio).

Workshop Internacional Gestão Costeira Integrada do Litoral e Região Metropolitana de Pernambuco a.Gavimetria airbone e suas aplicações no litoral e semiárido. 2012. (Outra).

11º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica. Tectonismo e Ação da Isostasia na Estruturação do Arquipélago do Açores. 2009. (Congresso).

44º Congresso Brasileiro de Geologia. Aspectos Espaço-Temporais da Edificação de Ilha Vulcânica através de Análise Graviométrica, o Caso da Ilha de São Jorge, Açores Portugal. 2008. (Congresso).

IV Fórum de Mineração - O Boom da Mineração: Mercado de Trabalho, Novas Tecnologias e Responsabilidade Sócio-Ambiental.O Boom da Mineração: Mercado de Trabalho, Novas Tecnologias e Responsabilidade Sócio-Ambiental. 2008. (Outra).

XXII Simpósio de Geologia do Nordeste.Estudos Gravimétricos a Sudeste da Cidade do Recife, através de Modelagem 2D e 3D. 2007. (Simpósio).

XLIII Congresso Brasileiro de Geologia. Mapeamento Gravimétrico das Estruturas da Bacia Paraíba entre os Paralelos Ponta do Funil (PE) e Pitimbu (PB). 2006. (Congresso).

3. Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás. Definição de estruturas na Bacia Paraíba (NE do Brasil). 2005. (Congresso).

XXI Simpósio de Geologia do Nordeste.Gravimetria do Granito Cabanas e do Sienito Cachoeirinha(PE). 2005. (Simpósio).

XLII Congresso Brasileiro de Geologia. Modelamento gravimetrico e magnetometrico 2-D da Mina Ponta da Serra(Araripina - PE) e a nordeste de Nova Olinda(CE). 2004. (Congresso).

I Simpósio da região Nordeste sobre Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás Natural.Gravimetria Regional entre os paralelos Goiana(PE) e Sapé(PE): Uma reavaliação Conceitual.. 2004. (Simpósio).

XIV Reunião da Academia Brasileira de Ciências.O Granito Cabanas(PE): evolução e posicionamento do ponto de vista gravimétrico.. 2004. (Outra).

XX Simpósio de Geologia do Nordeste.Análise Gravimétrica do norte da Subbacia de Feitosa (Bacia do Araripe(PE). 2003. (Simpósio).

XX Simpósio de Geologia do Nordeste.Assinatura Gravimétrica do Granito Cabanas. 2003. (Simpósio).

3. Asembléia hispano portguêsa de geodésia e geofísica. Estudos gravimétricos na Ilha de São Jorger(Açores): primeiros resultados. 2002. (Congresso).

XLI Congresso Brasileiro de Geologia. Alojamento do Plúton Ultrapotássico de Triunfo, Pernambuco: uma visão gravimétrica. 2002. (Congresso).

XLI C ongresso Brasileiro de Geologia. Assinatura Gravimétrica da Ilha de São Jorge(Açores). 2002. (Congresso).

7. International Congress of the Brazilian Geophysical Society. Posicionamento do Plúton Ultrapotássico de Triunfo(PE), NE do Brasil: um modelo gravimétrico. 2001. (Congresso).

II International Symposium on Tectonics of the Brazilian Geological Society.Estudo gravimétrico sobre o sienito de Triunfo-PE, Brasil. 2001. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Tiago Siqueira de Miranda

MOTTA, J. A.. Estudo geofísico e geológico-cultural da Chapada do Apodi, Bacia Potiguar. 2011. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Luciana Freitas de Oliveira França

MOTTA, J. A.. Análise dos dados gravimétricos da bacia de Pernambuco através de processamento e modelagem 2D e 3D. 2009. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Edlene Pereira da Silva

MOTTA, J. A.. Interpretação sísmica e modelamento magnetométrico e gravimétrico 2D e 3D de corpos vulcânicos localizados na sub-bacia do platô de Pernambuco: uma contribuição à sua evolução tecntno-estratigráfica. 2008. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: João Rodrigues Tavares Júnior

MOTTA, J. A.. Mapeamento do embasamento da sub-bacia Alhandra usando modelagem gravimétrica e magnetométrica 2D e 3D. 2008. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Samuel Azevedo Pinho

SILVA, T. F.; GARNÉS, S .J. A.;MOTTA, J. A.. Determinação de altitudes ortométricas por correções de geopes locais para o município de Recife - PE. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Iraclézia Gomes de Araújo

MOTTA, J. A.. Mapeamento geológico da bacia de Cedro: implicações geotectônicas na evolução das bacias interiores do Nordeste. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Tiago Siqueira de Miranda

MOTTA, J. A.. Mapeamento geológico, anisotropia de susceptibilidade magnética, magnetometria e geoquímica do Pluton Cupira, estado de Pernambuco. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

MOTTA, J. A.. Presidente da Banca de Concurso Público para Professor Adjunto 1 do Departamento de Geologia, na área de Geofísica. 2009. Universdade Federal de Pernambuco.

MOTTA, J. A.. Processo Seletivo do Programa Institucional de Bolsas de Inicação Científica (2012/2013 - PIBIC/CNPq/UFPE. 2012. Universidade Federal de Pernambuco.

MOTTA, J. A.. Banca Examinadora de Seleção para o Mestrado em Geociências. 2010. Universidade Federal de Pernambuco.

MOTTA, J. A.. Banca Examinadora do Processo Seletivo de Admissão ao Mestrado em Geociências. 2010. Universidade Federal de Pernambuco.

MOTTA, J. A.. Banca Examinadora de Seleção para o Mestrado em Geociências. 2009. Universidade Federal de Pernambuco.

MOTTA, J. A.. Metodologia para Obtenção de Altitudes Ortométricas através de Interpolação de Modelos Geoidais Locais Definidos por GPS/Nivelamento e Gravimetria. 2007. Universidade Federal de Pernambuco.

MOTTA, J. A.. Banca Avaliadora dos Trabalhos da Área de Ciências e da Terra do XIV Congresso de Iniciação Científica da UFPE -. 2006. Universidade Federal de Pernambuco.

MOTTA, J. A.. Métodos Geofísicos Aplicados na Prospecção de Água Subterrânea em Terrenos de Rochas Cristalinas do Semi-Árido Nordestino. 2003. Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Paulo de Barros Correia

CORREIA, P. B.NEVES, S. P.; SIAL, A. N.; MANTOVANNI, M.. Gravimetria e o Processo de Imiscibilidade de Líquidos no Plúton Sienítico Ultrapotássico de Triunfo, NE do Brasil: um teste Geofísico. 2000. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Sergio Pacheco Neves

A.N. Sial;NEVES, S. P.CORREIA, Paulo de Barros; MEDEIROS, W. E.; MANTOVANI, M. S. M.. Gravimetria e o processo de imiscibilidade de líquidos no plúton sienítico ultrapotássico de Triunfo, NE do Brasil: um teste geofísico. 2000. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Valderez Pinto Ferreira

FERREIRA, V. P.SIAL, Alcides N; MEDEIROS, W. E.; CORREIA, P. B.; WIEDEMANN, Cristina M. Exame de qualificação tradicional. 1996. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Alcides Nóbrega Sial

SIAL, A. N.; MANTOVANI, S. M. M.; BARROS, P.; MEDEIROS, W.; NEVES, S. P.. Gravimetria e o processo de imiscibilidade de líquidos no pluton sienítico ultrapotássico de Triunfo, NE do Brasil: um teste geofísico.. 2000. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Jefferson Tavares Cruz Oliveira

Análise geofísica integrada da transição crustal (Continente-Oceano) da bacia de Pernambuco - NE do Brasil; 2013; Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco,; Coorientador: Joaquim Alves da Motta;

Tiago Siqueira de Miranda

Eletrorresistividade e Gravimetria: Modelagem Estrutural dos Aquíferos Jandaíra e Açu na Chapada do Apodi Bacia Potiguar; 2011; Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Joaquim Alves da Motta;

Luciana Freitas de Oliveira França

Análises dos Dados Gravimétricos da Bacia de Pernambuco através de Processamentos e Modelagem 2D e 3D; 2009; Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Joaquim Alves da Motta;

Michael Antão dos Santos

Metodologia para Obtenção de Altitudes Ortométricas através de Interpolação de Modelos Geoidais Locais Definidos por GPS/Nivelamento e Gravimetria; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Joaquim Alves da Motta;

João Rodrigues Tavares Júnior

Mapeamento do Embasamento da Sub-bacia Olinda e Sub-bacia Alhandra usando Modelagem Gravimétrica e Magnetométrica 2D e 3D; 2008; Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco,; Coorientador: Joaquim Alves da Motta;

Edlene Pereira da Silva

Mapeamento Gravimétrico e Cintilométrico das estruturas da Bacia Paraíba (Parte Oriental) entre os paralelos Ponta do Funil (PE); 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Agência Nacional do Petróleo; Orientador: Joaquim Alves da Motta;

Everton Neves Menor

Mapeamento Gravimétrico e Cintilométrico da Bacia da Paraíba entre as latitudes de Pitimbú e Ponta do Funil (Porção Ocidental); 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Agência Nacional do Petróleo; Orientador: Joaquim Alves da Motta;

José Ricardo Gonçalves Magalhães

Mapeamento geológico e geofísico da porção central do Gráben do Cupe, bacia de Pernambuco, Nordeste do Brasil; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Agência Nacional do Petróleo; Orientador: Joaquim Alves da Motta;

Breno Hipólito da Costa

Análise Gravimétrica e por GPR da borda da Bacia do Araripe-NE do Brasil; 2005; Iniciação Científica - Universidade Federal de Pernambuco, Agência Nacional do Petróleo; Orientador: Joaquim Alves da Motta;

Luciana Freitas de Oliveira França

Gravimetria do Granito Cabanas e Sienito Cachoeirinha(PE); 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Universdade Federal de Pernambuco; Orientador: Joaquim Alves da Motta;

Luciana Freitas de Oliveira França

Redução, Integração e Pré-análise dos dados gravimétricos do Sienito Cachoeirinha (PE); 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Universdade Federal de Pernambuco; Orientador: Joaquim Alves da Motta;

Luciana Freitas de Oliveira França

Assinatura Gravimétrica do Granito Cabanas (PE); 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Universdade Federal de Pernambuco; Orientador: Joaquim Alves da Motta;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Alcides Nóbrega Sial

Estudo gravimétrico no pluton seinítico de Triunfo, Pernambuco, e o modelo de imiscibilidade de líquidos: um teste geofísico; 2000; 0 f; Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Alcides Nóbrega Sial;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FRANCA, L. F. O. ; MOTTA, J. A. ; CORREIA, P. B. ; LYRIO, J. C. S. O. ; VALENCA, L. M. M. . Avaliação dos dados gravimétricos da Bacia Pernambuco através do processamento do sinal gravimétrico. Estudos Geológicos. Série B, Estudos e Pesquisas (UFPE) , v. 21(2), p. 55-73, 2011.

  • MIRANDA, T. S. ; MOTTA, J. A. ; Manoel ; SILVA, E. P. ; CORREIA, P. B. . Análise tectono-gravimétrica com modelagem 2D e 3D do Sistema Aquífero Apodi - Bacia Potiguar, Nordeste do Brasil. Estudos Geológicos (UFPE) , v. 20(2), p. 19-33, 2010.

  • SILVA, E. P. ; MOTTA, J. A. ; CORREIA, P. B. . Radiometria e gravimetria associadas a estruturas geológicas da Bacia Paraíba, limite sul. Estudos Geológicos (UFPE) , v. 19, p. 03-22, 2009.

  • MOTTA, J. A. ; FRANCA, L. F. O. . Integração Geológica e Geofísica do Granito Cabanas e Sienito Cachoeirinha. Estudos Geológicos (UFPE) , v. 18(2), p. 49-65, 2008.

  • MOTTA, J. A. . Gravity Data Support for Large-Scale Silicate Liquid Immiscibility in the Triunfo Batholith, Northeastern Brazil. International Geology Review , v. 50, p. 01-11, 2008.

  • MOTTA, J. A. ; CORREIA, P. B. ; SALGUEIRO, M. A. . Estudos Magnetométricos da Ilha de São Jorge - Açores: Correlações com a Vulcanologia Fissural e a Neotectônica. IG. Série B, Estudos e Pesquisas , Recife, v. 1, n.1, p. 44-53, 2004.

  • MOTTA, J. A. ; Valderez P. Ferreira ; Alcides N. Sial . Estudos Gravimétricos do plúton sienítico de Triunfo-PE. Estudos Geológicos, Recife, v. 12, p. 079-090, 2002.

  • M. A. dos Santos ; MOTTA, J. A. ; A. de Seixas . Determinação do primeiro modelo geoidal local preliminar da RMR e parte do Agreste de Pernambuco por meio de GPS/Nivelamento. In: IV SIMGEO - Simpósio Brasileiro de Ciências Geodósicas e Tecnologias da Geoinformação, 2012, Recife. Anais do IV SIMGEO, 2012. v. 1. p. 1-8.

  • SANTOS, Michael A. ; MOTTA, J. A. ; A. de Seixas . Determinação do modelo geoidal local da Região Metropolitana do Recife (RMR) e parte do Agreste de Pernambuco por meio de medições gravimétricas. In: IV SIMGEO - Simpósio Brasileiro de Ciências Geodósicas e Tecnologias da Geoinformação, 2012, Recife. Anais do IV SIMGEO, 2012. v. 1. p. 1-9.

  • MOTTA, J. A. ; MENOR, E. N. ; SILVA, E. P. . Definição de Estruturas na Bacia Paraíba (NE do Brasil) com modelagem em 2D. In: 3. Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás, 2005, Salvador - BA. Anais do 3. Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás, 2005. v. 1.

  • MOTTA, J. A. ; TAVARES JUNIOR, J. R. ; FRANCA, L. F. O. . Gravimetria do Granito Cabanas e Sienito Cachoeirinha (PE). In: XXI Simpósio de Geologia do Nordeste, 2005, Recife. Anais do XXI Simpósio de Geologia do Nordeste. Recife, 2005. v. 1.

  • MOTTA, J. A. ; FRANCA, L. F. O. . Redução, interpretação e pré-análise dos dados gravimétricos do Sienito Cachoeirinha (PE). In: XIII Congresso de Iniciação Científica - UFPE, 2005, Recife. Anais do XIII Congresso de Iniciação Científica - UFPE. Recife: Propesq - UFPE, 2005.

  • MOTTA, J. A. . Modelamento gravimétrico e magnetometrico 2D da Mina Ponta da Serra (Araripina-PE) e a nordeste de Nova Olinda(CE). In: XLII Congresso Brasileiro de Geologia, 2004, Araxás-Minas Gerais. XLII Congresso Brasileiro de Geologia, 2004.

  • MOTTA, J. A. ; MENOR, E. N. ; SILVA, E. P. . Gravimetria Regional entre os Paralelos Giana (PE) e Sapé (PB): Uma Reavaliação Conceitual.. In: 1, Simpósio da Região NE sobre pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás Natural, 2004, Recife. Anais do 1. Simpósio da Região NE sobre pesquisa e Desenvolvimento de Petróleo e Gás, 2004. v. 1. p. 68-69.

  • MOTTA, J. A. ; SILVA, E. P. ; MIRANDA, F. F. ; PAULA, T. L. F. . Assinatura Gravimétrica do Granito Cabanas (PE). In: XX Simpósio de Geologia do Nordeste, 2003, Fortaleza-Ce. Anais do XX Simpósio de Geologia do Nordeste, 2003. v. 18.

  • MOTTA, J. A. ; COSTA, B. H. ; JESUINO, P. C. . Análise Gravimétrica do norte da Subbacia de Feitosa Bacia do Araripe (PE). In: XX Simpósio de Geologia do Nordeste, 2003, Fortaleza-CE. Anais do XX Simpósio de Geologia do Nordeste, 2003. v. 18. p. 121-121.

  • MOTTA, J. A. ; MIRANDA, F. F. ; SILVA, E. P. . Granito Cabanas e sua tectônica do ponto de vista gravimétrico. In: XX Simpósio de Geologia do Nordeste, 2003, Fortaleza/Ceará. Anais do XX Simpósio de Geologia do Nordeste. v. 16.

  • MOTTA, J. A. . Estudos gravimétricos na ilha de São Jorge (Açores): primeiros resultados. In: 3 Assembleia hispano portuguêsa de geodésia e geofísica, 2002, Valencia. Anais da 3 Assembleia hispano portuguêsa de geodésia e geofísica, 2002. v. 1. p. 200-201.

  • MOTTA, J. A. . Assinatura Gravimétrica da Ilha de São Jorge (Açores). In: XLI Congresso Brasileiro de geologia, 2002, João Pessoa. XLI Congresso Brasileiro de Geologia, 2002. v. 1. p. 645-645.

  • MOTTA, J. A. ; Alcides N. Sial ; Valderez P. Ferreira . Alojamento do Plúton Ultrapotássico de Triunfo, Pernambuco: uma visão gravimétrica. In: XLI Congresso Brasileiro de Geologia, 2002, João Pessoa. XLI Congresso Brasileiro de geologia, 2002. v. 1. p. 456-456.

  • MOTTA, J. A. . Estudo gravimétrico sobre o sienito de Triunfo-PE, Brasil.. In: II International Symposium on Tectonics of the Geological Society of Brasil., 2001, Recife. Anais do II International Symposium on Tectonics of the Geological Society of Brasil.. Recife - PE: Editora Universitária - UFPE- Recife PE, 2001. v. 1. p. 263-264.

  • MOTTA, J. A. . Posicionamento do pluton ultrapotassico de Triunfo (PE), NE do Brasil: um modelo gravimétrico.. In: 7 Conferência Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica, 2001, Salvador. ANAIS da 7 Conferência Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica. Salvador: Sociedade Brasileira de Geofísica, 2001. v. 1. p. 150-152.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MOTTA, J. A. . Levantamentos Geodésicos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOTTA, J. A. . Gravimetria e o processo de Imiscibilidade de Líquidos no Plúton Sienítico Ultrapotássico de Triunfo, Nordeste do Brasil: Um teste geofísico. 2000 (Tese de Doutorado) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2012

    Monitoramento e estudo da reativação do Lineamento Pernambuco, Nordeste do Brasil, Descrição: Este projeto pretende monitorar e estudar a reativação do Lineamento Pernambuco, Província Borborema, Nordeste do Brasil. A Província Borborema é a região de maior atividade sísmica no país notadamente a borda da Bacia Potiguar, o noroeste do Ceará e a faixa do Lineamento Pernambuco. Nessa última região têm ocorrido vários tremores, com magnitude até 4.0 mb, e intensidade VI MM (escala Mercalli Modificada), geralmente na forma de enxames,durando vários anos, causando, em alguns casos, danos nas edificações e fuga das populaçõesdas áreas epicentrais (como em Caruaru em 1967), sendo, portanto, um importante fenômeno.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Joaquim Alves da Motta - Coordenador / Paulo Barros Correia - Integrante / Joaquim Mendes Ferreira - Integrante / Aderson Farias do Nascimento - Integrante / Francisco Hilário Rego Bezerra - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    Projeto SISMOS - Nova Metodologia de Integração Geológica/Geofisica Regional, com Aplicação Experimental na Bacia Sedimentar de Pernambuco e Norte de Alagoas, Descrição: Estudo integrado dedados de métodos potenciais e sismica na região de onshore/offshore das bacias de Pernambuco e Norte de Alagoas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Joaquim Alves da Motta - Integrante / Mário Ferreira de Lima Filho - Coordenador / Núbia Siqueira Chaves - Integrante / Lúcia Maria Mafra Valença - Integrante / Virgínio Lopes Neumann - Integrante / José Antônio Barbosa - Integrante / Debora Melo Ferrer de Morais - Integrante / Gelson Luis Fambrini - Integrante / José Maurício Rangel - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro S/A - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Tecnologia, Departamento de Geologia. , Av. Acadêmico Hélio Ramos S/N, Cidade Universitária, 50740530 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 21268240, Fax: (81) 21268234

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1983 - Atual

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Coordenador do laboratório de Geofísa Aplicada do Departametno de Geologia da UFPE.

    Atividades

    • Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Tecnologia, Departamento de Geologia.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Graduação em Geologia.

    • Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Tecnologia, Departamento de Geologia.,Cargo ou função, Membro do Colegiado de Pós-Graduação em Geociências.

    • Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geofísica 4 (GE560), Geofísica IV (GE534), Geofísica 3-A (GE494), Elementos de Geologia e Petrografia (GE411), Fundamentos de Geologia e Petrografia (GE489), Introdução à Prospecção Geológica (GE524), Oceanografia Geofísica 1 (GE518)

    • 02/2012 - 07/2012

      Ensino, Geociências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Método Gravimétrico Avançado 1 (GC 984)

    • 02/2011 - 12/2011

      Ensino, Geociências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Geoquímica, Geofísica e Evolução Crustal, Método Gravimétrico Avançado 1 (GC 984)

    • 02/2011 - 07/2011

      Ensino, Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, (CG-910) Levantamentos Geodésicos

    • 02/2010 - 12/2010

      Ensino, Geociências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Geoquímica, Geofísica e Evolução Crustral (GC 983), Tópicos Especiais em Geociências 2 (GC 983)

    • 01/2008 - 12/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Tecnologia, Departamento de Geologia.,Cargo ou função, Membro da Comissão Financeira do Programa de Pós-Graduação em Geociências.

    • Ensino, Geociências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Geoquímica, Geofísica e Evolução Crustal (GC983), Gravimetria Avançada 1 (TEG-1), Gravimetria Avançada 2 (TEG-1), Técnica de Filtragem de Dados em Métodos Potenciais (TEG-2)