JAILTON FRANCISCO GOMES

Atualmente é estagiário - Educar SESC Juazeiro do Norte CE. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física. Graduando em Física pela Universidade Regional do Cariri(URCA); Bolsista de iniciação científica na área de O Ensino de Física através da Língua de Sinais (LIBRAS): Pensando a inclusão social na formação inicial de professores (2018-2019); Estagiário de Física do Educar Sesc Juazeiro do Norte (SESC - CE). Atuando na Sala de Ciências, onde elaboro a produção de oficinas, minicursos, projetos, palestras, formações para alunos e professores, rodas de conversas contemplando a divulgação e democratização da Ciência (2020-2022); Bolsista do Programa Residência Pedagógica pela Universidade Regional do Cariri, atuando na EEMTI Presidente Geisel (Polivalente) (2020-2022);

Informações coletadas do Lattes em 24/10/2021

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Física

2017 - Atual

Universidade Regional do Cariri

Curso técnico/profissionalizante em Agropecuária integrado ao ensino médio

2013 - 2015

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Crato

Formação complementar

2017 - 2017

Minicurso: Ondas Gravitacionais. (Carga horária: 4h). , Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.

2017 - 2017

Minicurso: Ensino de Física através de Microprojetos: Possibilidades para u. (Carga horária: 4h). , Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Criação de cavalos. (Carga horária: 48h). , IFCE Campus de Crato, IFCE, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Concertação: Convivência com o Semiárido. (Carga horária: 8h). , Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Adubação Orgânica. (Carga horária: 20h). , IFCE Campus de Crato, IFCE, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Caprinocultura de leite. (Carga horária: 40h). , IFCE Campus de Crato, IFCE, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Jardinagem e Paisagismo. (Carga horária: 20h). , IFCE Campus de Crato, IFCE, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.

Participação em eventos

VI Semana da Física.O Ensino de Física através da Língua de Sinais (LIBRAS). 2019. (Oficina).

I IEFIQ (I Encontro de Física de Quixadá).O Ensino de Física através da Língua de Sinais (LIBRAS): Pensando a inclusão social na formação inicial de professores. 2018. (Encontro).

V Gincana Solidária da Universidade Regional do Cariri. 2018. (Outra).

II Encontro de Ensino de Física do Cariri. 2017. (Encontro).

V Semana de Física.O Ensino de Física através da Língua de Sinais (LIBRAS): Pensando a inclusão social na formação inicial de professores. 2017. (Outra).

Comissão julgadora das bancas

MARIA DERLANDIA DE ARAÚJO JANUÁRIO

DANTAS, C. R. S.;JANUÁRIO, M. D. A.. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO LÚDICO NA AQUISIÇÃO DE UM CONHECIMENTO SIGNIFICATIVO EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO APLICADO NO ENSINO REGULAR CALORIMETRIA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Regional do Cariri.

Foi orientado por

Francisco Augusto Silva Nobre

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: A IMPORTANCIA DO ENSINO LÚDICO NA AQUISIÇAO DE UM CONHECIMENTO SIGNIFICATIVO; EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO APLICADO NO ENSINO REGULAR - CALORIMETRIA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM FÍSICA) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Francisco Augusto Silva Nobre;

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    O Ensino de Física através da Linguagem de Sinais (LIBRAS): Pensando a inclusão social na formação inicial de professores, Descrição: O curso de Licenciatura em Física da Universidade Regional do Cariri ? URCA pretende iniciar e contribuir com a possibilidade de desenvolver projetos que busque a inserção e inclusão de todos para a aquisição dos conhecimentos científicos tão relevantes no mundo atual. Assim brota o interesse de realizarmos atividades de pesquisa e extensão que possa levar o ensino de Ciências para alunos surdos da região CRAJUBAR. Ainda é um desafio pensar a inserção da disciplina de LIBRAS nos cursos de Licenciatura desta Universidade, e um agravante receber estudantes surdos nos cursos de graduação principalmente das áreas das ciências exatas. Por isso é urgente trazer a tona no momento da formação inicial de futuros professores discussões referente ao direito de todos ao acesso a educação e os pressupostos teóricos e práticos do uso da Língua de Sinais como segunda língua oficial. Buscamos com este projeto refletir as possibilidades e limitações de ensino e da aprendizagem de conhecimentos de Física para os estudantes surdos da região.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jailton Francisco Gomes - Integrante / Claudio Rejane da silva dantas - Coordenador / Josefa Jucileide Felipe dos Santos - Integrante / Antonia Alice da Silva Bezerra - Integrante / Maria Rerbelania souza pereira - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2015

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Crato

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 384

Outras informações:
Bolsista no Programa de Monitoria 2015.1 na disciplina de Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus de Crato, no período de 06/2015 á 12/2015, perfazendo uma carga horária de 384 horas.

Atividades

  • 03/2020

    Estágios , Educar SESC Juazeiro do Norte CE.,Estágio realizado, Estagiário de Física na Sala de Ciência da unidade.

2018 - 2019

Universidade Regional do Cariri

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO

Outras informações:
Bolsista do programa de IC (Iniciação Científica) pela URCA-Universidade Regional do Cariri, tendo como tema de pesquisa O Ensino de Física através da Língua de Sinais (LIBRAS): Pensando a inclusão social na formação inicial de professores

2020 - Atual

Educar SESC Juazeiro do Norte CE

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiário de Física na Sala de Ciências do Educar Sesc Juazeiro do Norte; desenvolvendo projetos de divulgação científica para crianças e jovens da unidade e público externo.