Lorena Santos da Cruz

Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Bauru). Realizou iniciação científica no Laboratório de Desreguladores Endócrinos (LADE) e realizou iniciação científica com bolsa CNPq no Instituto Adolfo Lutz. Experiência na área de Biologia Molecular de microrganismos.

Informações coletadas do Lattes em 07/04/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Ciências Biológicas

2016 - 2023

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Investigação molecular de microrganismos patogênicos em alface (Lactuta sativa) e água de irrigação no município de Bauru-SP
Orientador: Virgínia Bodelão Richini Pereira

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2014

Etec- Joaquim Ferreira do Amaral

Formação complementar

2023 - 2023

Análises Microbiológicas em Água. (Carga horária: 15h). , Biochemie, BIOCHEMIE, Brasil.

2023 - 2023

ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 ? Sistema de Gestão da Qualidade para Laboratór. (Carga horária: 16h). , Biochemie, BIOCHEMIE, Brasil.

2022 - 2022

Diagnóstico Sorológico da Paracoccidioidomicose, Histoplasmose e Aspergilos. (Carga horária: 2h). , Instituto Adolfo Lutz, IAL, Brasil.

2021 - 2021

Documentações em Laborátorio. (Carga horária: 3h). , Biochemie, BIOCHEMIE, Brasil.

2021 - 2021

Boa Práticas Laboratoriais. (Carga horária: 35h). , Biochemie, BIOCHEMIE, Brasil.

2019 - 2019

Publicação Científica. (Carga horária: 16h). , Instituto Adolfo Lutz, IAL, Brasil.

2017 - 2017

Multidisciplinaridade da Pericia Criminal: do local do crime ao laboratório. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2017 - 2017

Ilustração Biológica. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2016 - 2016

Desvendando Crimes: natureza como evidência. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2016 - 2016

Enzimas Microbianas e aplicações Biotecnológicas. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2016 - 2016

Noções de Taxidermia. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Comissão julgadora das bancas

Virginia Bodelão Richini Pereira

Richini-Pereira, Virginia B.; RUIZ, LUCIANA DA SILVA; FORESTI, F. P.. Investigação molecular de microrganismos patogênicos em alface (Lactuca sativa) e água de irrigação no município de Bauru-SP. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Luciana da Silva Ruiz

PEREIRA, G.H.;RUIZ, LUCIANA DA SILVA; Foresti FP. Investigação molecular de microrganismos patogênicos em alface (Lactuca sativa) e água de irrigação no município de Bauru-SP.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Foi orientado por

Sérgio Pereira

INFLUÊNCIA DO PRAGUICIDA DICLORVÓS SOBRE A EXPRESSÃO DO RECEPTOR DE ANDRÓGENO NA PRÓSTATA DORSOLATERAL DE RATOS SUBMETIDOS A INDUÇÃO QUÍMICA POR MNU; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Sérgio Pereira;

Virginia Bodelão Richini Pereira

Investigação de casos de leptospirose em pacientes com suspeita clínica de dengue no estado de São Paulo; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Adolfo Lutz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Virgínia Bodelão Richini Pereira;

Virginia Bodelão Richini Pereira

Detecção molecular de Leishmania spp; em animais silvestres mortos por atropelamento no estado de Santa Catarina, Brasil; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Adolfo Lutz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Virgínia Bodelão Richini Pereira;

Thais Fernanda de Campos Fraga da Silva

Supervisão de monitoria voluntária na disciplina de Imunologia Geral; 2017; Orientação de outra natureza; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade de Ciências - UNESP/Bauru; Orientador: Thais Fernanda de Campos Fraga da Silva;

Laís Anversa

Estágio no laboratório de Microbiologia de Alimentos do IAL - CLR Bauru; 2019; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Laís Anversa;

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2019

    Investigação molecular de microrganismos patogênicos em alface (Lactuca sativa) e água de irrigação no município de Bauru-SP, Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lorena Santos da Cruz - Integrante / Virgínia Bodelão Richini Pereira - Coordenador.

  • 2018 - 2020

    Investigação de casos de leptospirose em pacientes com suspeita clínica de dengue no estado de São Paulo, Descrição: Projeto de iniciação cientifica, desenvolvido no Instituto Adolfo Lutz de Bauru. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lorena Santos da Cruz - Integrante / Virgínia Bodelão Richini Pereira - Coordenador.

  • 2018 - 2018

    Detecção molecular de Leishmania spp. em animais silvestres mortos por atropelamento no estado de Santa Catarina, Descrição: Projeto de iniciação cientifica, desenvolvido no Instituto Adolfo Lutz de Bauru. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lorena Santos da Cruz - Integrante / Aghata Regina de Oliveira Alves Palmeira - Integrante / Natássia Carolina Esposito Rosa - Integrante / Virgínia Bodelão Richini Pereira - Coordenador.

  • 2017 - 2018

    Influência do praguicida Diclorvós sobre a expressão do receptor de andrógeno na próstata dorsolateral de ratos submetidos a indução química por N-Metil-N-Nitosureia (MNU), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sérgio Pereira em 30/06/2023., Descrição: Os praguicidas organofosforados são muito eficazes, amplamente utilizados, e representam grande risco ao meio ambiente e àsaúde de diversos organismos, incluindo os seres humanos. O diclorvos (DDVP) é um desses praguicidas organofosforados e possui potencial mutagênico e cancerígeno para seres humanos. Muitos praguicidas, como o DDVP, atuam como desreguladores endócrinos, podendo alterar a homeostase endócrina. Esses compostos agem via receptores de andrógeno (AR) ou via receptores de estrógenos (ERs) promovendo alterações endócrinas e reprodutivas, como o câncer de próstata. Tanto os andrógenos quantos os estrógenos estão intimamente ligados ao controle dos mecanismos de proliferação e morte celular que controlam o crescimento normal da próstata, alterações na expressão e atividade dos ARs e ERs, são essenciais para o entendimento do processo de carcinogênese na próstata. Assim, o presente projeto tem como objetivo avaliar a influência do praguicida Diclorvós sobre a expressão do receptor de andrógeno (AR) na próstata dorsolateral de ratos após indução química por MNU.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lorena Santos da Cruz - Integrante / Sérgio Pereira - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2020

Instituto Adolfo Lutz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio

Atividades

  • 08/2018 - 07/2020

    Estágios , Centro de Laboratórios de Bauru.,Estágio realizado, Investigação de casos de leptospirose em pacientes com suspeita clínica de dengue no estado de São Paulo.

  • 07/2019 - 07/2019

    Estágios , Centro de Laboratórios de Bauru.,Estágio realizado, Laboratório de Microbiologia de Alimentos do Núcleo de Ciências Químicas e Bromatológicas.

  • 01/2018 - 07/2018

    Estágios , Centro de Laboratórios de Bauru.,Estágio realizado, Epidemiologia e diversidade genética de microrganismos e suas implicações em saúde pública.

2016 - 2023

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Aluno de Graduação, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2017 - 07/2018

    Estágios , Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Ciências Biológicas.,Estágio realizado, Iniciação Científica.

  • 08/2017 - 01/2018

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monitoria Voluntária na disciplina de Imunologia Geral sob orientação da Prof.ª Drª Thais Fernanda de Campos Fraga da Silva. (30 horas)

2021 - 2021

Laboratório Genos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de laboratório, Carga horária: 36

2023 - 2023

Fundação Para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica de Laboratório, Carga horária: 36