Eduardo Takamine Correia

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal Fluminense (2017). Consultor (setor elétrico) - Siglasul Consultoria Ltda e consultor (projetos p&d) - Siglasul Consultoria Ltda (2020). Atualmente é analista sênior da Ipiranga Produtos de Petróleo. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Análise de Dados

Informações coletadas do Lattes em 08/04/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Programa de Pós-graduação em Metrologia

2018 - 2021

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: SELEÇÃO AUTOMÁTICA DE MODELOS PARA DADOS EM PAINEL: UMA APLICAÇÃO PARA DEFINIÇÃO DAS METAS DE PERDAS NÃO TÉCNICAS DAS DISTRIBUIDORAS BRASILEIRAS,Ano de Obtenção: 2021
Rodrigo Flora Calili.Coorientador: José Francisco Moreira Pessanha. Palavras-chave: Metrologia; Recursos Energéticos Distribuídos; Redes Elétricas Inteligentes; Perdas Não técnicas; Dados em painel.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Engenharia elétrica. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Ciência da computação. Setores de atividade: Eletricidade, gás e outras utilidades.

Graduação em Estatística

2010 - 2017

Universidade Federal Fluminense
Título: Previsão de Demanda de Energia Elétrica usando Análise de Componentes Principais e Análise Gráfica dos Autovetores na Abordagem Singular Spectrum
Orientador: Prof. Dr. Moisés Lima de Menezes

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Análise de Dados.

Comissão julgadora das bancas

Keila Mara Cassiano

Moises Lima de Menezes;CASSIANO, Keila Mara; Carvalho, M. M.. Previsão de Demanda de Energia Elétrica usando Análise de Componentes Principais e Análise Gráfica dos Autovetores na Abordagem Singular Spectrum Analysis. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade Federal Fluminense.

Reinaldo Castro Souza

PESSANHA, J. F. M.; CALILI, R. F.; SIMOES, P. F. M.; PEREIRA JUNIOR, A. O.;SOUZA, R. C.. Seleção de modelos automáticos para dados em painel: uma aplicação para definição das metas de perdas não técnicas das distribuidoras brasileiras. 2021. Dissertação (Mestrado em Metrologia) - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO.

Moisés Lima de Menezes

Menezes, M. L.; CASSIANO, K. M.; CARVALHO, M. M.. Previsão de Demanda de Energia Elétrica usando Análise de Componentes Principais e Análise Gráfica dos Autovetores na Abordagem Singular Spectrum Analysis. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade Federal Fluminense.

Amaro Olimpio Pereira Junior

CALILI, R. F.; PESSANHA, J. F. M.;PEREIRA JR., A.O.; SOUZA, Reinaldo C.; SIMOES, P. F. M.. SELEÇÃO AUTOMÁTICA DE MODELOS PARA DADOS EM PAINEL: UMA APLICAÇÃO PARA DEFINIÇÃO DAS METAS DE PERDAS NÃO TÉCNICA DAS DISTRIBUIDORAS BRASILEIRAS. 2021. Dissertação (Mestrado em Metrologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Foi orientado por

Rodrigo Flora Calili

Seleção automática de modelos para dados em painel: uma aplicação para definição das metas de perdas não técnicas das distribuidoras brasileiras; 2021; Dissertação (Mestrado em Metrologia) - Pontifícia Universidade Católica,; Orientador: Rodrigo Flora Calili;

Moisés Lima de Menezes

Previsão de Demanda de Energia Elétrica usando Análise de Componentes Principais e Singular Spectrum Analysis; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estatística) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Moisés Lima de Menezes;

José Francisco Moreira Pessanha

Seleção automática de modelos para dados em painel: uma aplicação para definição das metas de perdas não técnicas das distribuidoras brasileiras; 2021; Dissertação (Mestrado em Metrologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Coorientador: José Francisco Moreira Pessanha;

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Siglasul Consultoria Ltda. , Rua Visconde de Inhaúma - 58 14 andar, Centro, 20091007 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 35901003

Experiência profissional

2018 - 2020

Siglasul Consultoria Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor (Projetos P&D), Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
LIGHT: pesquisador no projeto P&D ?Ferramenta de apoio gerencial para planejamento das ações de manutenção das redes de distribuição com previsibilidade do impacto nos indicadores de DEC, FEC e compensação financeira?. (2018-atual)

2018 - 2020

Siglasul Consultoria Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor (Setor Elétrico), Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
CPFL: consultor no projeto de assessoramento no que tange à avaliação da aderência dos limites regulatórios de qualidade de serviço estabelecidos pela metodologia da ANEEL no 4 CRTP para as concessionárias RGE e RGE Sul, bem como análise crítica e proposição de soluções quanto ao pagamento de compensações aos consumidores por transgressão dos limites dos indicadores de continuidade, metodologia de obtenção do Componente Q do Fator X e para estabelecimento do Ranking de Desempenho Global de Continuidade ? DCG. (2018-Atual) ENEL: consultor no projeto para aprimorar o modelo de regulação para o setor de distribuição de energia elétrica. (2017-2018). Consultor no projeto de avaliação dos aprimoramentos às regras previstas na metodologia de definição de perdas não técnicas e seus resultados para as distribuidoras da ENEL. (2019-atual) EQUATORIAL MARANHÃO: consultor no projeto de avaliação metodológica, análise dos dados e critérios de cálculo propostos pela ANEEL para a definição da taxa de remuneração regulatória (WACC) dos segmentos de Transmissão e Geração Cotista e para estabelecimento da taxa de remuneração regulatória aplicável ao segmento de Distribuição de energia elétrica. (2019-atual) LIGHT: consultor no projeto de preparação e assessoramento no processo de revisão das regras e atualização dos parâmetros do Submódulo 2.6 dos Procedimentos de Regulação Tarifária-Proret. (2019-Atual)

2017 - 2019

Siglasul Consultoria Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor (Setor Elétrico), Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
BNDES: consultor no projeto de consultoria para o processo de desestatização das empresas do Grupo Eletrobras (Cepisa ? Eletrobras Distribuição Piauí, Eletroacre - Eletrobras Distribuição Acre, Ceron - Eletrobras Distribuição Rondônia e Amazonas Energia ? Eletrobras Distribuição Amazonas, Eletrobras Boa Vista e Ceal - Eletrobras Alagoas), referente ao ?Serviço B?: Avaliação econômico-financeira e serviços jurídicos, contábeis, técnico-operacionais e outros serviços especializados. ? (2017-2019)

2017 - 2018

Siglasul Consultoria Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor (Saneamento), Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
EQUATORIAL ENERGIA: consultor no projeto de consultoria visando o assessoramento na avaliação regulatória, mercadológica e estratégica de negócios em saneamento (2017-2018)

2016 - 2017

Siglasul Consultoria Ltda

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

Outras informações:
GP INVESTMENTS: consultor no projeto de consultoria especializada no processo de due diligence técnica e econômica no processo de privatização das 6 distribuidoras de energia elétrica do Grupo Eletrobras da região Norte e Nordeste. (2016 ? 2017)

2015 - 2017

Siglasul Consultoria Ltda

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

Outras informações:
GRUPO NEOENERGIA: COSERN e CELPE: consultor do projeto consultoria especializada no processo de discussão da definição dos limites dos indicadores coletivos de continuidade (DEC e FEC) do próximo ciclo de revisão tarifária periódica (2016 -2017); COELBA: consultor do projeto de desenvolvimento de simulações dos padrões regulatórios dos indicadores coletivos de continuidade (DEC e FEC), com base na metodologia definida para o 4CRTP e dos critérios estabelecidos para a renovação da concessão do serviço de distribuição (2016-2017); CELPE e COELBA: consultor no projeto de na elaboração de seus respectivos Planos de Resultados (solicitados pela ANEEL, a fim de promover a melhoria da prestação do serviço público de distribuição dessas concessionárias), bem como no acompanhamento da execução dos mesmos (2015-2017); CELPE e COELBA: consultor no projeto para subsidiar o acompanhamento da execução dos Planos de Resultados apresentado à ANEEL, do plano de trabalho atrelado às atividades do Plano de Resultados e monitorar periodicamente o cumprimento dos Planos e seus resultados, através de Painel de Monitoramento onde será observada a evolução das ações no tempo e seus impactos. Tais atividades abrangem: Definição do processo de acompanhamento; Definição do formato do Painel de Monitoramento; Avaliação da vinculação entre o Plano de Trabalho e o Plano de Resultados; Elaboração do Relatório de Acompanhamento Mensal do Plano de Trabalho (uso interno); Elaboração do Relatório de Acompanhamento Mensal do Plano de Resultados (uso interno); Elaboração do Relatório de Acompanhamento da Diretoria; Elaboração do Relatório de Acompanhamento Trimestral do Plano de Resultados e Assistência nas reuniões técnicas com a ANEEL (2015- 2017).

Atividades

  • 01/2015

    Estágios , Siglasul.,Estágio realizado, Estágio em consultoria em regulação para os setores de energia elétrica e saneamento.

2020 - Atual

Ipiranga Produtos de Petróleo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Sênior, Carga horária: 40