Lorena Almeida Fraga

Biomedica graduada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus -BA, com habilitações nas áreas de Análises Clínicas e Genética.

Informações coletadas do Lattes em 25/10/2021

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Biomedicina

2016 - Atual

Universidade Estadual de Santa Cruz

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2012

Colégio e Curso Galileu

Formação complementar

2018 - 2018

Interpretação de exames laboratoriais. (Carga horária: 60h). , Instituto Biomédico de Aprimoramento Profissional, IBAP, Brasil.

2017 - 2017

Diagnóstico de enteroparasitas através de microscopia ótica. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

2017 - 2017

Encontro de Biomedicina do sul da Bahia. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

2017 - 2017

Ciências da saúde: saberes e práticas, desafios na contemporaneidade. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

2016 - 2016

Biomédico e a Industria de Alimentos: Bromatologia e Praticas de Segurança. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

2016 - 2016

Modelos in vivo para estudar a fertilidade da mulher. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

2016 - 2016

Citogenética Animal. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

2016 - 2016

Genética e Biologia Molecular. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Organização de eventos

FRAGA, L. A. . II Encontro de Biomedicina do Sul da Bahia. 2017. (Outro).

FRAGA, L. A. . Simposio Regional Interdiciplinar de Ciências em Saúde - SRICS. 2017. (Outro).

FRAGA, L. A. . 4° Simpósio de Ensino, Extenção, Inovação, Pesquisa e Pós Graduação e 23° Seminário de Iniciação Científica. 2017. (Exposição).

Participação em eventos

III Jornada de Reprodução Humana do Sul da Bahia. 2018. (Outra).

Curso teorico e pratico de diagnóstico de enteroparasitas através de microscopia ótica.Diagnósticos de enteroparasitas através de microscopia ótica. 2017. (Outra).

Encontro de Biomedicina do Sul da Bahia.Biomédico e a indústria de alimentos: bromatologia e boas práticas de segurança alimentar. 2017. (Encontro).

Encontro de Biomedicina do Sul da Bahia.Modelos in vivo e in vitro para estudar a fertilidade da mulher. 2017. (Encontro).

II Encontro de Biomedicina do Sul da Bahia.Produão de antígenos: do gene a proteina. 2017. (Encontro).

Simpósio regional interdisciplinar de ciências em saúde.Microbiologia de alimentos com impacto na saúde. 2017. (Simpósio).

Simpósio regional interdisciplinar de ciências em saúde.Introdução a neurociências e exercícios mentais. 2017. (Simpósio).

Encontro de Biomedicina do Sul da Bahia. 2016. (Encontro).

V curso de Genetica e Biologia Molecular. 2016. (Seminário).

V Curso de Genética e Biologia Molecular.Citogenética animal. 2016. (Outra).

Foi orientado por

Carla Cristina Romano

Tecnica de FTIR para determinação de perfis bioquímicos de isolados de Paracoccidioides brasiliensis e Paracoccidiodies lutzii; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carla Cristina Romano;

Margareth Leitão Gennari Cardoso

Estudo do impacto da lectina Eutirucalina de Euphorbia tirucalli no crescimento de promastigotas de protozoário do gênero Leishmania; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Biomedicina) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Universidade Estadual de Snata Cruz; (Orientador);

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Analise do perfil de ativação de macrófagos U937 frente a diferentes exoantígenos de P. brasiliensis., Descrição: Avaliar o perfil de ativação de células U937 frente a interação com P. brasiliensis, analisando a produção de citocinas oriundas da interação célula U937 - P. brasiliensis.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lorena Almeida Fraga - Integrante / Herbert Pina Silva Freire - Integrante / Carla Cristina Romano - Coordenador.

  • 2016 - 2017

    Comparação da reatividade de soros por meio de ensaio de imunoadsorção enzimática frente a exoantígenos obtidos de diferentes cepas de Paracoccidioides brasiliensis., Descrição: Obter exoatígenos brutos de P. brasiliensis e P. lutzii. Comparar o padrão proteico dos exoatígenos de P. brasiliensis Am17 e Pb18 e P. lutzii Pb01, por ensaio de imunoadsorção enzimatica (ELISA) a reatividade de soros de pacientes frente a diferentes exoantígenos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lorena Almeida Fraga - Integrante / Herbert Pina Silva Freire - Integrante / Carla Cristina Romano - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2017

Universidade Estadual de Santa Cruz

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2019 - 2019

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Salvador, APAE/Salvador

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário Analista Clínico, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Experiência em interpretação clínica e análises de resultados, fundamentadas em bancadas como: Microbiologia, com ênfase em processamento de amostra, semeadura e cultura bacteriológica; interpretação de lâminas da Uroanálise e Parasitologia; automação nas bancadas de Bioquímica e Hormonologia; execução de exames Imunológicos como teste rápido, VDRL e automação; Hematologia com ênfase em leitura de lâminas, análises de histogramas e gráficos de eletroforese de hemoglobina; além da prática em punção venosa e coleta de material biológico.

2019 - 2020

DNA Centro Laboratorial De Genética E Biologia Molecular LTDA/Salvador-BA

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Experiência em análises de Cariótipo, com práticas em bancadas de cultura de tecidos, preparação e processamento de lâminas de Bandamento cromossômico (Banda G, C e NOR) e FISH.