Larissa Gimenes

Acadêmica em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" ­ Universidade de São Paulo (USP/ESALQ). Estagiou no Laboratório de Análise de Sementes (LAS/LPV) da USP/ESALQ, sob orientação e coordenação da Prof. Associada Ana Novembre e no Departamento de Produção Vegetal (USP/ESALQ) sob orientação e coordenação do Prof. Associado José Laercio Favarin. Realizou estágio PIBIC no Horto Florestal de Tupi (Piracicaba - SP). Atualmente realiza o programa de duplo-diploma entre a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e a instituição francesa Montpellier SupAgro.

Informações coletadas do Lattes em 19/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia Agronômica

2016 - Atual

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
Título: Fungos e manutenção da viabilidade de semetes de Pitanga
Orientador: João José Dias Parisi
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2013

Colégio Luiz de Queiroz

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

12o Seminário de Iniciação Científica do Instituto Florestal.?Fungos e manutenção da viabilidade de sementes de Pitanga?. 2018. (Seminário).

15o Seminário Internacional em Logística Agroindustrial ? ESALQ/USP. 2018. (Seminário).

3º Ciclo de Palestras em Paisagismo ? ESALQ/USP. 2018. (Seminário).

Banco Safra na ESALQ. 2018. (Encontro).

Curso de Escrita Científica ? Grupo de Estudos e Pesquisas em Ecologia e Manejo de Florestas Tropicais ? ESALQ/USP. 2018. (Oficina).

II SIMPÓSIO DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS E PRODUÇÃO DE MUDAS.?Avaliações física, fisiológica e sanitária das sementes de Grumixama (Eugenia brasilliensis Lam.) e de Pitanga (Eugenia uniflora Lam)?. 2018. (Simpósio).

McKinsey Recruiting ? ESALQ/USP. 2018. (Encontro).

Simpósio sobre Fruticultura: do campo à mesa - ESALQ/USP. 2018. (Simpósio).

Working Day ? Oportunidades de Carreira na Monsanto. 2018. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ana Dionisia da Luz Coelho Novembre

Novembre, A.D.L.C.; DINIZ, F. O.; KOCH, E. F. A.. Fungos e manutenção da viabilidade de sementes de pitanga. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

João José Dias Parisi

FUNGOS E MANUTENÇÃO DA VIABILIDADE DE SEMENTES DE PITANGA (Eugenia unifloraLam; ); Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em agronomia) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz; (Orientador);

João José Dias Parisi

Fungos e manutenção da viabilidade de semetes de Pita nga; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em agronomia) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João José Dias Parisi;

Ana Dionisia da Luz Coelho Novembre

Fungos e manutenção da viabilidade das sementes de pitanga (Eugenia uniflora); 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Dionisia da Luz Coelho Novembre;

Ana Dionisia da Luz Coelho Novembre

Análise de sementes de espécies brasileiras: sementes de grumixama; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Dionisia da Luz Coelho Novembre;

Ana Dionisia da Luz Coelho Novembre

Fungos e manutenção da viabilidade das sementes de pitanga (Eugenia uniflora Lam; ); 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Dionisia da Luz Coelho Novembre;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GIMENES, L. . ?Fungos e manutenção da viabilidade de sementes de Pitanga?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GIMENES, L. ; Parisi, João José Dias . ?Avaliações física, fisiológica e sanitária das sementes de Grumixama (Eugenia brasilliensis Lam.) e de Pitanga (Eugenia uniflora Lam)?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GIMENES, L. ; Parisi, João José Dias ; NOVEMBRE, A. D. L. C. . ?Fungos e manutenção da viabilidade de sementes de Pitanga?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    "Fungos e manutenção da viabilidade de sementes de Pitanga", Descrição: A conservação das sementes de pitanga (Eugenia uniflora Lam.) requer a manutenção da água nas sementes, favorecendo a deterioração e o desenvolvimento de microrganismos. Assim, aplicação de fungicidas é uma alternativa para o controle dos fungos e a conservação dessas sementes. Esta pesquisa avaliou a interferência do fungo do gênero Pestalotiopsis na manutenção da viabilidade de sementes de Pitanga, com e sem a aplicação do fungicida carbedazim + thiram (200 mL/100 kg de sementes) associado ao período de armazenamento das sementes. Estas foram colhidas na ESALQ/USP (Piracicaba ? SP), inoculadas ou não e tratadas ou não com fungicida, e armazenadas por até 120 dias, em câmara fria a 8° C. Para determinar a qualidade das sementes foram avaliados o teor de água, a germinação e a sanidade. De modo geral, houve redução da germinação das sementes não inoculadas e sem fungicida, especialmente aos 120 dias de armazenamento. A aplicação do fungicida favoreceu a manutenção da germinação das sementes não inoculadas. Os fungos associados foram os dos gêneros Fusarium, Penicillium e Pestalotiopsis, sendo este somente detectado nas sementes inoculadas. O teor de água das sementes manteve-se estável e apropriado para o armazenamento. A aplicação do fungicida carbendazin+ thiram (200 mL/100 kg de sementes) é eficiente para o controle destes fungos. A inoculação do fungo do gênero Pestalotiopsis não afeta a manutenção da viabilidade dessas sementes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Larissa Gimenes - Coordenador / Joao Jose Dias Parisi - Integrante / Ana Dionisia da Luz Coelho Novembre - Integrante.

  • 2018 - Atual

    ?Fungos e manutenção da viabilidade de sementes de Pitanga?, Descrição: A conservação das sementes intolerantes à dessecação, como as de pitanga, é realizada com alto grau de umidade, favorecendo o ataque de microrganismos. Essa interação da semente com os fungos pode acelerar consideravelmente a velocidade de deterioração e o tratamento com fungicidas é uma alternativa para o controle dos fungos e a conservação dessas sementes. Essa pesquisa busca analisar a influência do fungo do gênero Pestalotiopsis na manutenção da viabilidade de sementes de Pitanga com e sem o tratamento com carbedazim + thiram, na dose de 200 mg de fungicida para cada 100 kg de sementes, associado ao período de armazenamento. Sementes de pitanga foram colhidas na Escola ESALQ/USP (Piracicaba ? SP). As sementes foram inoculadas ou não e tratadas ou não com fungicida e armazenadas por até 120 dias em câmara fria a 8 oC. Para a avaliação da qualidade das sementes foram avaliadas o teor de água, a germinação e a sanidade. De acordo com os resultados parciais obtidos, foram detectados os fungos dos gêneros Fusarium, Penicillium e Pestalotiopsis, nas sementes inoculadas e não tratadas e somente Penicilium nas sementes não inoculadas e não tratadas. O teor de água manteve-se com pouca alteração, apropriado para o armazenamento. Espera-se com a finalização desse projeto melhorar o diagnóstico da influência do fungo Pestalotiopsis sp. na manutenção da viabilidade dessas sementes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Larissa Gimenes - Integrante / Joao Jose Dias Parisi - Coordenador / Ana Dionisia da Luz Coelho Novembre - Integrante.

  • 2017 - 2018

    FUNGOS E MANUTENÇAO DA VIABILIDADE DE SEMENTES DE PITANGA (Eugenia uniflora Lam), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Larissa Gimenes - Coordenador / Joao Jose Dias Parisi - Integrante / Ana Dionisia da Luz Coelho Novembre - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional