Julia Vanini

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Passo Fundo (2020). Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Anteriormente foi estagiária da Universidade de Passo Fundo no laboratório de Biologia Celular. Participou do grupo de pesquisa do Laboratório de Citogenética da Universidade de Passo Fundo. Desenvolveu o estágio final obrigatório no Laboratório de Citogenética do Hospital São Vicente de Paulo.

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Ciências Biológicas

2016 - 2020

Universidade de Passo Fundo
Título: Avaliação do potencial genotóxico de uma formulação comercial de atrazina em Aliium cepa L. e Lithobates catesbeianus (Anura,Ranidae)
Orientador: Carmen Silvia Busin

Ensino Médio (2º grau)

2013 - 2015

Escola Estadual de Ensino Médio Francisco de Assis

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

2nd Latin American Congress of Clinical and Laboratorial Toxicology - Modern toxicology for helath and prevention. 2018. (Congresso).

As estrelas entre nós. 2018. (Outra).

Ciclo de palestras - Hora Biológica 2018. 2018. (Outra).

Ciências Forenses com os temas: Toxicologia Forense; Armas de destruição em massa; e Papiloscopia Forense. 2018. (Outra).

IV Congresso Internacional de Estudos do Envelhecimento Humano. 2018. (Congresso).

Minicurso Biologia do Câncer - XI Curso de Inverno de Genética. 2018. (Oficina).

Minicurso Biomarcadores de genotoxicidade. 2018. (Oficina).

Minicurso Expressão gênica e proteica como biomarcadores na toxicologia. 2018. (Oficina).

XI Curso de Inverno de Genética. 2018. (Outra).

XXI Semana Acadêmica da Biologia. 2018. (Outra).

Caminhos da sistemática vegetal. 2017. (Outra).

Ciclo de palestras - Hora Biológica 2017. 2017. (Outra).

Curso de Perícia Criminal: Biologia Forense e Análises Laboratoriais. 2017. (Oficina).

Entendendo o funcionamento das células: biologia dos sistemas. 2017. (Outra).

Fazendo pesquisa básica no exterior - busca por genes de interesse na resposta a danos em DNA de bactérias. 2017. (Outra).

II Acadêmica Integrada do ICB. 2017. (Outra).

IV Fórum Regional de Conservação e Biodiversidade: Desafios e perspectivas da sustentabilidade. 2017. (Outra).

Microrganismos e Biotecnologia: produção de compostos ativos. 2017. (Outra).

Minicurso métodos de amostragem de anuros. 2017. (Oficina).

Minicurso simulação em preparação de fósseis triássicos. 2017. (Oficina).

Minicurso Taxidermia. 2017. (Oficina).

XX Semana Acadêmica da Biologia. 2017. (Outra).

Ciclo de Palestras - Hora Biológica 2016. 2016. (Oficina).

Fungos Agaricales (cogumelos) no Brasil: importância ecológica e econômica. 2016. (Outra).

Minicurso Biopirataria - Animais Silvestres. 2016. (Oficina).

Minicurso Citogenética: ferramenta para diagnóstico de anomalias genéticas. 2016. (Oficina).

Minicurso Exames Laboratoriais. 2016. (Oficina).

Minicurso neurobiologia da ansiedade. 2016. (Oficina).

Pets silvestres?. 2016. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jose Eduardo Vargas

Avaliação do potencial genotóxico de uma formulação comercial de atrazina em Allium cepa e Lithobates catesbeianus (Anura, Ranidae); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: José Eduardo Vargas;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BONACINA, L. V. ; VARGAS, C. A. ; VANINI, J. ; ZANDONA, J. ; SILVA, R. R. ; BUSIN, C. S. ; BENETTI, P. ; CARLI, J. P. . Genotoxicity of 22% carbamide peroxide bleaching agent on oral cells. JOURNAL OF CLINICAL AND DIAGNOSTIC RESEARCH , v. 14, p. 14-17, 2020.

  • VANINI, JULIA ; VARGAS, JOSÉ EDUARDO ; FORCELLINI, S. ; ZOEHLER, BERNARDO ; TAMAYO-URIA, IBON ; BUSIN, C. S. . The most relevant chromosomal abnormalities in the north of Rio Grande do Sul, Brazil: 26 years of cytogenetic analysis. ANNALS OF HUMAN BIOLOGY , v. 1, p. 88-91, 2019.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2020

    ASSOCIAÇÃO ENTRE DOENÇAS ÁCIDO RELACIONADAS E SAÚDE BUCAL EM IDOSOS DE UMA ÁREA RURAL: UM ESTUDO DE BASE POPULACIONAL, Descrição: As doenças ácido relacionadas tais como doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) e síndrome dispéptica podem ser determinantes de saúde bucal, particularmente em idosos residentes em áreas rurais. O uso de inibidores de bomba protônica (IBPs), tão prevalente em idosos, pode também ter um papel como preditor. O presente projeto visa investigar a associação entre doenças ácido relacionadas e saúde bucal em população idosa da zona rural no sul do Brasil. Um estudo observacional transversal será realizado composto por uma entrevista e um exame clínico intraoral em todos os indivíduos acima de 60 anos moradores do município de Pinhal da Serra, RS. As variáveis preditoras serão DRGE, síndrome dispéptica, uso de IBPs, perfil epidemiológico dos idosos, nível socioeconômico, hábitos de vida e situação de saúde geral. As variáveis de desfecho serão qualidade de vida relacionada a saúde bucal, condições de saúde bucal, e erosão dentária. As análises estatísticas serão realizadas usando softwares estatísticos como Stata 14. Uma análise descritiva será realizada e apresentada através de gráficos e tabelas. Sequencialmente, as correlações e associações serão investigadas através de modelos de regressão múltipla, considerando um nível de significância de = 0,05. A genotoxicidade será avaliada pela análise de raspado superficial da gengiva e lábio superior. Para cada coleta, o material será corado por Giemsa a 10% e em seguida dois observadores farão a contagem de alterações metanucleares, células binucleadas e micronúcleos em 1.000 células de cada paciente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Julia Vanini - Integrante / João Paulo De Carli - Integrante / Luana Soares Kuze - Integrante / Álvaro Della Bona - Coordenador / Dr. Kauê Collares - Integrante.

  • 2018 - 2020

    Influência do tabagismo na genotoxicidade, mudança de cor e sensibilidade após clareamento: um estudo clínico randomizado, Descrição: O estudo avaliará o efeito do tabagismo na genotoxicidade, grau de sensibilidade e na mudança de cor após clareamento dental caseiro. Consistirá num estudo clínico longitudinal randomizado duplo-cego com 120 pacientes entre 18 e 35 anos de idade, que serão divididos em 2 grupos (n=60): G1- 60 pacientes não fumantes submetidos a clareamento caseiro com peróxido de carbamida (PC) a 22% e; G2- 60 pacientes fumantes moderados submetidos a clareamento caseiro com PC a 22%. O clareamento será realizado com a aplicação do gel de PC 22% em moldeiras individuais 1hora por dia, durante 14 dias. Todas as análises serão realizadas antes do clareamento (T0-baseline), ao final (TF) do tratamento clareador, 1 mês (T1) e 6 meses após o tratamento (T6). A genotoxicidade será avaliada pela análise de raspado superficial da gengiva e lábio superior. Para cada coleta, o material será corado por Giemsa a 10% e em seguida dois observadores farão a contagem de alterações metanucleares, células binucleadas e micronúcleos em 1.000 células de cada paciente. A sensibilidade durante o tratamento clareador será avaliada pela Escala Visual Analógica (EVA), aplicada aos pacientes nos três períodos de avaliação. A alteração de cor será avaliada utilizando a escala Vita 3D-MASTER? e um espectrofotômetro Vita Easyshade?, também em T0, TF, T1 e T6. A coleta e análise dos dados serão realizadas de forma cega. Os dados serão analisados pelo teste estatístico de Mann-Whitney ( =0,05).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Julia Vanini - Integrante / Valquíria Jesus de Freitas - Integrante / João Paulo De Carli - Integrante / LAÍS VARGAS BONACINA - Integrante / RODRIGO ROHENKOHL SILVA - Integrante / PAULA BENETTI - Coordenador.

  • 2018 - 2020

    GENOTOXICIDADE DO TABACO, ÁLCOOL E PESTICIDAS AGRÍCOLAS EM CÉLULAS ESFOLIATIVAS DA MUCOSA ORAL, Descrição: Tendo-se em vista os malefícios do tabaco, do álcool e de pesticidas agrícolas ao organismo, dentre eles o câncer bucal, cada vez mais buscam-se métodos eficazes de estudar a genotoxicidade de tais substâncias. Objetivo: A presente pesquisa terá por foco, na forma de um macroprojeto, a avaliação in vivo do potencial de genotoxicidade do tabaco, do álcool e de pesticidas agrícolas sobre células humanas da mucosa bucal, mediante aplicação da técnica de micronúcleos. FASE 1 (TABACO e ÁLCOOL) O presente estudo caráter clínico-laboratorial transversal de caráter observacional terá por amostra um grupo de 120 pacientes voluntários que estejam em tratamento na Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo/RS, os quais serão divididos em quatro grupos: GRUPO 1 - 30 pacientes fumantes; Grupo 2 - 30 pacientes alcoolistas; Grupo 3 ? 30 pacientes fumantes e consumidores de bebidas alcoólicas; Grupo 4 - 30 pacientes sem os hábitos do tabagismo e do etilismo (Grupo de Controle). Os indivíduos deverão possuir entre 30 e 60 anos de idade e não relatar problemas de saúde sistêmica ou uso de medicamentos contínuos. FASE 2 (PESTICIDAS AGRÍCOLAS) O presente estudo caso-controle, clínico-laboratorial de caráter observacional terá por amostra um grupo de 60 voluntários, divididos em 2 grupos - GRUPO CASO - 30 indivíduos moradores da zona rural de Passo Fundo/RS que estejam sendo atendidos na FO/UPF e que relatem entrar em contato com pesticidas aplicados na cultura de soja há pelo menos 3 anos. GRUPO CONTROLE - 30 indivíduos moradores da zona urbana de Passo Fundo/RS que estejam sendo atendidos na FO/UPF e que relatem nunca ter entrado em contato com pesticidas, pareados ao Grupo Caso no que diz respeito a gênero, idade, etnia, hábitos e utilização de medicamentos). Para ambas as FASES, será realizada uma coleta de células da mucosa jugal direita e esquerda dos pacientes por meio de raspado superficial. O material biológico coletado será disposto em lâminas de microscopia e corado pelo método Giemsa, sendo analisadas 2.000 (duas mil) células de cada paciente para apuração do surgimento de micronúcleos, células binucleadas e outras alterações celulares. Posteriormente à contagem, os dados obtidos serão analisados pelo teste Kruskal-Wallis e pelo teste de comparações múltiplas de Dunn para dados não paramétricos, ao nível de significância de 5%. Uma vez que a presença de micronúcleos representa a perda de material genético celular durante a mitose pelo contato com substâncias tóxicas, podendo anteceder uma neoplasia histopatológica, espera-se que os resultados dos estudos anteriormente descritos sirvam como sinalizadores quantitativos e qualitativos para os agentes carcinógenos orais das populações estudadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Julia Vanini - Integrante / Valquíria Jesus de Freitas - Integrante / João Paulo De Carli - Coordenador / Micheline sandini trentin - Integrante / Maria Salete Sandini Linden - Integrante / Letícia Copatti Dogenski - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Avaliação do potencial genotóxico de uma formulação comercial de atrazina em Aliium cepa L. e Lithobates catesbeianus (Anura,Ranidae), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carmen Sílvia Busin em 14/05/2018., Descrição: Nos dias atuais, visando atender a alta demanda de alimentos, a exagerada utilização de agrotóxicos constitui uma das ações adotadas em busca de uma maior produtividade. No entanto, mesmo com todos os testes realizados pelos órgãos reguladores no processo de registro desses químicos, ainda persistem dúvidas quanto aos danos que esses produtos podem causar à biota e ao meio ambiente devido a essa alta utilização dos mesmos. Assim sendo, o projeto busca responder se o benzoato de emamectina causa danos ao material genético e se esses danos tem relação com a concentração do produto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Julia Vanini - Integrante / Carmen Silvia Busin - Coordenador.

  • 2016 - 2018

    ANÁLISE CITOGENÉTICA E DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE ESPÉCIES DE ANFÍBIOS (ANURA) DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS TAQUARI ANTAS E APAUÊ INHANDAVA, RS, Descrição: A grande uniformidade morfológica dos anuros os torna o grupo mais facilmente diagnosticável entre os vertebrados e, em função dessa pouca diversificação de formas, os estudos baseados em morfologia são, muitas vezes, de difícil interpretação taxonômica. Atualmente outras abordagens estão sendo utilizadas, como por exemplo, a vocalização, o sequenciamento de genes e o estudo dos cromossomos que, somados aos estudos de morfologia, facilitam a identificação das espécies. Nas Bacias Hidrográficas Taquari Antas e Apauê Inhandava, RS, os trabalhos sobre a anurofauna local são ainda incipientes e quando eles acontecem, são decorrentes, na sua maioria, de análises de morfologia externa unicamente. Outro aspecto relevante no grupo dos anuros se relaciona à atividade antimicrobiana que as secreções produzidas na pele desses animais podem apresentar. Esta tem sido uma área de grande interesse farmacológico, pois pode representar uma nova perspectiva terapêutica. Tratando-se de uma proposta que abrange duas diferentes abordagens, estamos propondo duas etapas para a sua execução, objetivando (1) caracterizar citogeneticamente as espécies ocorrentes nas duas bacias, comparando os resultados entre si e com os de outras bacias do estado ou do país, verificando se há algum problema taxonômico nas espécies e, (2) avaliar a atividade antimicrobiana das secreções da pele das espécies, testando sua ação em diferentes microrganismos. Para as análises citogenéticas serão feitas preparações cromossômicas com as células do intestino e dos testículos e, as metáfases serão submetidas a coloração convencional, para obtenção dos cariótipos, ao bandamento C, para determinação do padrão heterocromático e, a impregnação pela prata (AgNOR), para detecção das regiões organizadoras nucleolares (NORs). Para testar a capacidade de inibição de crescimento de microrganismos, será feita a compressão manual da pele dos animais e a coleta da secreção será realizada com swab.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Julia Vanini - Integrante / Natália Cristine Ficanha - Integrante / Carmen Silvia Busin - Coordenador / Audren Piasseta - Integrante / Andréa Michel Sobottka - Integrante / Fabiana Tonial - Integrante / Jessica de Camargo Favaretto - Integrante / Sara Schmitz Nhoato - Integrante / Mariana Doering - Integrante / Ana Vitória Lucion Didoné - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - 2018

Universidade de Passo Fundo

Vínculo: Estágio não obrigatório, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Laboratório de Biologia Celular

2017 - 2017

Universidade de Passo Fundo

Vínculo: Pesquisa, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Grupo de pesquisas do laboratório de citogenética animal

2018 - 2020

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estudante, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - 2019

Hospital São Vicente de Paulo

Vínculo: Estágio obrigatório, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40

Outras informações:
Laboratório de Citogenética Humana