Talita Vitória Cordasso Santoro

Atualmente é formada em pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), professora da rede privada da cidade de Limeira e mestranda no programa de pós graduação em educação (PPGE) da UFSCar na linha de educação, cultura e subjetividade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, experiência e brincadeira.

Informações coletadas do Lattes em 27/10/2021

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Pedagogia

2015 - 2019

Universidade Federal de São Carlos
Título: (DES)TERRITÓRIO-ESCOLA: A MULTIPLICIDADE DE CONCEITOS E EXPERIÊNCIAS
Orientador: Prof. Drº. Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2014

Colégio Evangélico "Ruth Gomes Figueira"

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

6 Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura.Construindo a experiência do brincar em espaços escolares na sociedade do consumo. 2019. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa

COSTA, Alan Victor Pimenta de Almeida Pales; VIEIRA, H. E. S.; JANEI NETO, V.. (Des)Território-Escola: a multiplicidade de conceitos e experiências. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

Vitor Janei Neto

JANEI, VitorSANTOS, H. E.COSTA, A. V. P. A. P.. (Des)território-escola: a multiplicidade de conceitos e experiências. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa

Práticas educativas no território escola; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos; (Orientador);

Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa

Construindo a Experiência do Brincar em Espaços Escolares na Sociedade do Consumo; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTORO, T. V. C. . (DES)TERRITÓRIO-ESCOLA: A MULTIPLICIDADE DE CONCEITOS E EXPERIÊNCIAS. CADERNOS DA PEDAGOGIA (UFSCAR. ONLINE) , v. 14, p. 110-123, 2020.

  • SANTORO, T. V. C. ; Alan V. P. A. P. . CONSTRUINDO A EXPERIÊNCIA DO BRINCAR EM ESPAÇOS ESCOLARES NA SOCIEDADE DO CONSUMO. Revista do Edicc , v. 6, p. 33-43, 2020.

  • SANTORO, T. V. C. ; SOARES, J. B. ; FONSECA, V. P. . DIREITOS E DEVERES NA RELAÇÃO ENTRE GESTÃO ESCOLAR E FAMÍLIA: O CASO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. CADERNOS DA PEDAGOGIA (UFSCAR. ONLINE) , v. 13, p. 116-127, 2019.

  • SANTORO, T. V. C. ; Alan V. P. A. P. . Construindo a experiência do brincar em espaços escolares na sociedade do consumo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SANTORO, T. V. C. ; Alan V. P. A. P. . Construindo a experiência do brincar em espaços escolares na sociedade do consumo. 2018. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2019

    Imaginação criadora e experimentação da diferença: a educação das sensibilidades nos dispositivos de invenção audiovisual., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa em 25/10/2019., Descrição: A promulgação da lei 13.006/14 possibilitou amplo espectro de estudos e investigações das potencialidades educacionais do audiovisual. A realização de Oficinas de Experimentação Audiovisual com turmas de ensino prático e treinamento de Skate, no Centro Unificado de Educação ? CEU das Artes Emílio Manzano ? na cidade de São Carlos, pretende investigar as relações entre a criação de imagens visuais, sonoras e literárias, e o território do corpo em movimento. A proposta é promover o encontro criador das artes plásticas e audiovisuais, em bricolagem com a formação cultural e o estudo dos processos de subjetivação. A problemática geral da pesquisa está na construção gradual do conceito de cinema expandido, que leva em conta os exercícios técnicos e decisórios da realização audiovisual, e os modos como esta condição operacionaliza processos de criação de imagens e sons a partir da desestabilização da experiência pessoal pelos dispositivos de criação cinematográfica. O objetivo dos dispositivos é conduzir os participantes à condição de carência dos códigos de expressão hegemônicos, fazendo com que o acompanhamento se dê como uma invenção criativa de si e da própria linguagem no território corpo-skate. Desse acompanhamento emergirão cartografias audiovisuais do sensível e da diferença, em imagens textuais, visuais e sonoras, realizadas pelos pesquisadores do Laboratório de Estudo e Criação em Arte e Educação ? LabCriarte, pelos estudantes de graduação e pós-graduação da UFSCar, profissionais da educação, servidores do Centro Municipal de Arte e Cultura e pela população do bairro São Carlos 8, cada qual com diferentes funções e focos de estudo. Nesse sentido, é um projeto que busca realizar uma formação continuada de estudantes e profissionais que não seja operada via mecanismos de capacitação, mas sim pela criação de percursos diversos de reinventar-se educador ? dos outros e de si ? nas proximidades das artes e do cinema... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Talita Vitória Cordasso Santoro - Integrante / Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa - Coordenador / Renata Reis Genuíno - Integrante / Carolina Laureto Hora - Integrante / Gisele Caroline Ruiz Duran - Integrante / Armando Manoel Neto - Integrante / Priscila Paladino Cricenti - Integrante / Iascha Nur Oliveira Salerno - Integrante / Renê Batista Echeverria - Integrante / Hamilton Édio dos Santos Vieira - Integrante / Tales José Lopes Lins - Integrante / Igor Leves de Almeida - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Construindo a experiência do brincar em espaços escolares na sociedade do consumo, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa em 25/10/2019., Descrição: O projeto de Iniciação Científica intitulado "Construindo a experiência do brincar em espaços escolares na sociedade do consumo", realizou realizou um estudo crítico-analítico sobre a nova configuração do ato de brincar, se atentando aos modos de como essa concepção de brincadeira tem atuado nos espaços escolares, prioritariamente na relação criança-brinquedo, e seu desenvolvimento balizado por referenciais de consumo na sociedade capitalista contemporânea. A proposta metodológica se estendeu na criação de oficinas do brincar, onde crianças de 5 a 6 anos de idade de uma instituição escolar da rede privada da cidade de Limeira, foram convidadas a construírem brinquedos a partir de materiais considerados inutilizáveis. Sobre as constatações, emergimos a a necessidade de que as escolas assumam a experiência estética como aposta política de invenção de mundos nos quais as crianças sejam sujeitos ativos das relações sociais e institucionais. Uma prática esta que requer um movimento contrário frente a lógica capitalista e consumista imbrincada nas instituições escolares, visto que, enquanto o tempo e a autenticidade dos estudantes estão sendo sucumbidos pela reprodutibilidade técnica, nós como professores não podemos deixar que as crianças se reduzam a um adulto em produção para o futuro. É preciso deixar que as crianças, antes de tudo, sejam crianças. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Talita Vitória Cordasso Santoro - Integrante / Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2020 - Atual

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Mestranda em Educação, Carga horária: 20

2015 - 2019

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Estudante de Pedagogia, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2020

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Educação e Ciências Humanas.,Linhas de pesquisa

  • 03/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Educação.,Linhas de pesquisa

  • 03/2017

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Educação.,Linhas de pesquisa