Andressa Patacho Cafarelli

Graduada em Ciências Sociais, com o título de bacharel na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Foi membro do grupo de estudos Pensamento Político Brasileiro da mesma instituição. Realizou iniciação científica por dois anos pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) com o tema o "O pensamento político de Golbery do Couto e Silva" entre 2017-2018, tendo renovação da pesquisa entre os anos 2018-2019 com o tema "Ação política e pensamento político de Golbery do Couto e Silva, 1962-1985". Atualmente é Mestranda em Ciências Sociais pela UNIFESP, com a pesquisa "O Retorno dos Militares na Política".

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em CIÊNCIAS SOCIAIS

2020 - Atual

Universidade Federal de São Paulo
Título: O Retorno dos Militares na Política,Orientador: Maria Fernanda Lombardi Fernandes
Palavras-chave: Militares; Política Brasileira.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Ciências Sociais

2016 - 2019

Universidade Federal de São Paulo

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2015

Colégio Floresta

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V Congresso Acadêmico Unifesp. Unifesp 25 anos: universidade pública, conhecimento público. 2019. (Congresso).

V Congresso Acadêmico Unifesp. Unifesp 25 anos: universidade pública, conhecimento público. Ação Política e Pensamento Político de Golbery do Couto e Silva. 2019. (Congresso).

IV Congresso Acadêmico Unifesp. Universidade e Sociedade: Saberes em Diálogo. O Pensamento Político de Golbery do Couto e Silva. 2018. (Congresso).

IV Congresso Acadêmico Unifesp. Universidade e Sociedade: Saberes em Diálogo. 2018. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Fernanda Lombardi Fernandes

O retorno dos militares à política; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Paulo; (Orientador);

Maria Fernanda Lombardi Fernandes

Ação política e pensamento político de Golbery do Couto e Silva; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Maria Fernanda Lombardi Fernandes;

Maria Fernanda Lombardi Fernandes

Ação política e pensamento político de Golbery do Couto e Silva (1962-1985); 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Fernanda Lombardi Fernandes;

Maria Fernanda Lombardi Fernandes

O pensamento político de Golbery do Couto e Silva; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Fernanda Lombardi Fernandes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    Ação política e pensamento político de Golbery do Couto e Silva (1962-1985), Descrição: A pesquisa visa analisar o pensamento e a ação política de Golbery do Couto e Silva por meio da análise de suas obras, balizadas pelo contexto da época. Golbery foi uma figura importante no período da Ditadura Militar (1964 ? 1985), principalmente nos governos do general Castello Branco e do general Ernesto Geisel. Além disso, foi um importante membro da Escola Superior de Guerra (ESG) e um dos formuladores da Doutrina de Segurança Nacional (DSN), além de responsável pela criação do SNI. Esta pesquisa irá trabalhar principalmente com o período compreendido entre os anos de 1964 e 1985, já que é uma continuidade do trabalho anterior, que se deteve no período anterior, até o golpe, analisando a trajetória, ação e ideias de Golbery ainda na ativa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andressa Patacho Cafarelli - Integrante / Maria Fernanda Lombardi Fernandes - Coordenador.

  • 2017 - 2018

    O pensamento político de Golbery do Couto e Silva, Descrição: A pesquisa visa entender e analisar o pensamento e ação política de Golbery do Couto e Silva através de suas obras, levando em consideração o contexto da época. Golbery teve grande importância no período da Ditadura Militar (1964-1985), principalmente nos governos do general Castelo Branco e do general Ernesto Geisel. Além disso, foi um membro importante na Escola Superior de Guerra (ESG) e um dos formuladores da Doutrina de Segurança Nacional (DSN), sendo responsável também pela criação do Serviço Nacional de Informações (SNI).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andressa Patacho Cafarelli - Integrante / Maria Fernanda Lombardi Fernandes - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - 2019

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Entender e analisar o Pensamento e Ação Política de Golbery do Couto e Silva através de suas obras, levando em consideração o contexto da época. Golbery teve grande importância no período da Ditadura Militar (1964-1985), principalmente nos governos do general Castelo Branco e do general Ernesto Geisel. Além disso, foi um membro importante na Escola Superior de Guerra (ESG) e um dos formuladores da Doutrina de Segurança Nacional (DSN), sendo responsável também pela criação do Serviço Nacional de Informações (SNI).