Raissa Amatori

Frequentou o Ensino Médio no "Liceo Ginnasio Statale Virgilio di Roma (ITALIA), Indirizzo Linguistico". Graduanda do curso de Letras com habilitação em Francês na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Bolsista PIBIX no projeto "Formação continuada de professores de inglês como língua adicional" sob a orientação do professor Dr Vanderlei Zacchi. Bolsista voluntária PIBIC atuando no projeto"Referenciação:rememorando fatos por meio da construção de pontos de vista" sob a orientação professora Drª Geralda de Oliveira Santos Lima. É membro do Grupo de Pesquisas em "Letramentos em inglês: língua, literatura e cultura", coordenado pelo professor Dr Vanderlei Zacchi, na mesma universidade. Tem interesse nos estudos sobre: Linguística, Linguística textual, Gêneros textuais, Língua Portuguesa, Análise do Discurso, Produção textual e Literatura.

Informações coletadas do Lattes em 30/01/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Letras - Português e Francês

2016 - Atual

Universidade Federal de Sergipe

Ensino Médio (2º grau)

2014 - 2014

Colégio Prisma

Ensino Médio (2º grau) interrompido em 2013

2011 - Interrompido

Liceo Ginnasio Statale Virgilio
Ano de interrupção: 2013

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Extensão universitária em Plágio Acadêmico: o que é e como evitá-lo.. (Carga horária: 27h). , Universidade de Sergipe, UFS, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Cine CALLES (Junho/2018). (Carga horária: 10h). , Universidade de Sergipe, UFS, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em IV SEMAC-Formação continuada de professores de inglês como língua adicional. (Carga horária: 44h). , Universidade de Sergipe, UFS, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Flexibilização e precarização do trabalho - o cenário brasileiro em mutação. (Carga horária: 2h). , Universidade de Sergipe, UFS, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em REDES ECUMÊNICAS E ATIVISMO SÓCIOPOLÍTICO: EXISTE VIDA EVANGÉLICA ALÉM DOS. (Carga horária: 2h). , Universidade de Sergipe, UFS, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em O Realismo Fantástico na obra de Gabriel García Márquez. (Carga horária: 3h). , Universidade de Sergipe, UFS, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em IV SEMAC - MiniCursos PIBIC 2017. (Carga horária: 8h). , Universidade de Sergipe, UFS, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Spoken and written English. (Carga horária: 10h). , Universidade de Sergipe, UFS, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em IV SEMAC-Formação continuada de professores de inglês como língua adicional. (Carga horária: 4h). , Universidade de Sergipe, UFS, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em XV COLÓQUIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS. (Carga horária: 3h). , Universidade de Sergipe, UFS, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em II CICLO DE ESTUDOS BAKHTINIANOS. (Carga horária: 20h). , Universidade de Sergipe, UFS, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Palestra Reforma do Ensino Médio. (Carga horária: 2h). , Universidade de Sergipe, UFS, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em ALEPH - Atividades literárias e filosóficas. (Carga horária: 6h). , Universidade de Sergipe, UFS, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Ciclo de conferências sobre a obra de Clarice Lispector. (Carga horária: 20h). , Universidade de Sergipe, UFS, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em III Semana Acadêmico-Cultural da UFS - SEMAC. Palestra: Mecanismos híbrido. (Carga horária: 4h). , Universidade de Sergipe, UFS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (SEFELI). 2018. (Seminário).

XIX Encontro Regional do Estudante de Letras - Nordeste. 2018. (Encontro).

IV SEMAC-Formação continuada de professores de inglês como língua adicional. 2017. (Encontro).

IV SEMAC - MiniCursos PIBIC 2017.Formação continuada de professores de inglês sob uma perspectiva crítica. 2017. (Simpósio).

XV COLÓQUIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS. 2017. (Outra).

III Semana Acadêmico-Cultural da UFS - SEMAC. Palestra: "Mecanismos híbridos de segurança na América Latina: Balança de poder e comunidade de segurança" Palestrante: Rafael Duarte Villa - Universidade de São Paulo. 2016. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Geralda de Oliveira Santos Lima

Referenciação:rememorando fatos por meio da construção de pontos de vista; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras português/espanhol) - Universidade Federeal de Sergipe; Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima;

Vanderlei José Zacchi

Formação de professores de inglês como língua adicional; 2017; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Vanderlei José Zacchi;

Renata Ferreira Costa

O plágio no plano jurídico e no meio acadêmico; 2018; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe, PROEX-PIAEX UFS; Orientador: Renata Ferreira Costa Bonifácio;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Texto, argumentação e memória: articulando diferentes pontos de vista, Descrição: Este projeto tem como objetivo investigar como os habitantes das regiões do alto sertão, do médio sertão e do agreste central do estado de Sergipe recorrem a construções argumentativas, de forma persuasiva em torno da figura de Lampião, evidenciando a permanência/manutenção dessa entidade na memória social desses sujeitos. Para tanto, partimos do pressuposto de que mecanismos da textualização e/ou da discursivização contribuem para a construção dos sentidos do texto. Uma vez introduzido ou categorizado um objeto de discurso (MONDADA; DUBOIS, 2003), este objeto precisa ser novamente referido, mantido ou reativado. Isso se dá pela recategorização, fenômeno anafórico por excelência. Segundo Apothéloz e Reichler-Béguelin (1995), a recategorização referencial, que diz respeito à possibilidade de um referente passar por mudanças à medida que o texto vai progredindo, é um fenômeno muito estudado no interior do processo de referenciação. Tais transformações estão relacionadas ao direcionamento argumentativo que o produtor pretende dar a seu texto/discurso, na medida em que as funções discursivas das anáforas recategorizadoras são muito diversificadas. A língua aqui é vista como uma ação pública realizada e negociada intersubjetiva e discursivamente no âmbito das relações socioculturais que se constituem pelo partilhamento, refutação, modificação, reconstrução de sentidos, experiências e conhecimentos de várias ordens, para que se possa opinar, interferir, rejeitar, chamar atenção e persuadir, entre outras ações, neste mundo verbalizado que pode ser recategorizado, de forma explícita ou implícita, por meio de um jogo de vozes, do qual a referenciação é um indício. O modo, pelo qual se pode recategorizar um referente, constitui um importante recurso argumentativo, a partir do qual se orienta a construção de sentidos do texto. Por esse prisma, a proposta deste projeto põe em relevo não somente um sujeito real, mas, sobretudo, um sujeito sociodiscursivo que constrói e reconstrói o mundo ao curso do cumprimento de suas atividades sociais. Assim sendo, centraremos nossa atenção nessa perspectiva de estudo. Tomaremos como aporte teórico-metodológico os estudos da Linguística de Texto na atualidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Raissa Amatori - Coordenador / Geralda de Oliveira Santos Lima - Integrante / João Paulo Fonseca Nascimento - Integrante / Iara Melo dos Santos - Integrante / Katiiane Silva Santos - Integrante / Maria José dos Santos - Integrante / Maria Lais Carvalho de Oliveira - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Universidade de Sergipe

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista

    Outras informações:
    Formação continuada de professores de inglês como língua adicional