DAIANA GALVÃO DA SILVA

Iniciou no Laboratório de Sistemas Nanoestruturados (LabSiN) em 2014, com o Projeto Mão na Massa, que visava introduzir meninas no campo de Ciências Exatas, pelo projeto, aprendeu a parte experimental dos processos pesquisados no LabSiN. Atualmente é aluna de graduação em Física Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e bolsista de Iniciação Científica no LabSiN. Atua na área de Física da Matéria Condensada, com ênfase em nanoestruturação por litografia de nanoesferas e crescimento e caracterização de películas e tubos de cobre por eletrodeposição potenciostática.

Informações coletadas do Lattes em 27/10/2021

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Física

2017 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Formação complementar

2018 -

Manejo de Animais de Laboratório. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2019 - 2019

Segurança do Trabalho. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Espírito Santo, SENAI/DR/ES, Brasil.

2019 - 2019

Síntese e Caracterização de Óxido de Grafeno e Óxido de Grafeno Reduzido pa. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2019 - 2019

Introdução à Microscopia Eletrônica de Transmissão. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2018 - 2018

Realizando portas quânticas com átomos neutros em redes ópticas. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2018 - 2018

Materiais orgânicos e sua performance em dispositivos fotovoltaicos. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2018 - 2018

Caracterização microestrutural de nanomateriais usando Difração de Raios X. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2018 - 2018

Diretor de Métodos Educativos. (Carga horária: 3h). , União dos Escoteiros do Brasil, UEB, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Introdução à Física. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2017 - 2017

Processos de Soldagem e sua Automação (MIG/MAG, TIG, MMA/SMAW). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2017 - 2017

Proteção Infantojuvenil. , União dos Escoteiros do Brasil, UEB, Brasil.

2012 - 2013

Profissionalizante (Excel 2010, Matemática Financeira, Contabilidade...). (Carga horária: 121h). , Master Qualificação Profissional, MQP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada/Especialidade: Superfícies e Interfaces; Películas e Filamentos.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física de Nanoestruturas.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química/Especialidade: Eletroquímica.

Participação em eventos

VII Encontro de Física e Astronomia da UFSC.Crescimento e caracterização de películas e tubos de cobre. 2019. (Encontro).

1st International Workshop on Design, Processing and Characterization of Advanced Biomedical Materials and Devices. 2018. (Encontro).

Computador quântico em silício: há luz no fim do tunel? - BELITA KOILLER (UFRJ). 2018. (Seminário).

Effective approach to quantum gravity - Ilya Lvovich Shapiro. 2018. (Seminário).

Guidelines for durable adhesion to dental ceramics. 2018. (Seminário).

I Semana Compete - UFSC Compete. 2018. (Encontro).

Óptica de nanoestruturas de carbono: da pesquisa a inovação e de volta a pesquisa - Ado Jorio de Vasconcelos. 2018. (Seminário).

Prof. Andrés Lasagni - High throughput surface structuring using interference patterning and applications in biomedical materials. 2018. (Seminário).

Prof. Filipe Silva - Guidelines for multifunctional components laser additive sintering for biomedical applications. 2018. (Seminário).

VI Encontro de Física e Astronomia da UFSC.Apresentação em poster: Crescimento e caracterização de películas e tubos de cobre. 2018. (Encontro).

VIII Semana Acadêmica de Engenharia Sanitária e Ambiental - SAESA. 2018. (Encontro).

VI Semana Acadêmica de Física - VISAF (UFSC).Crescimento e caracterização de películas e tubos de cobre. 2018. (Encontro).

WORKSHOP - "Nós e Amarras" - Equipe Vento Sul: Barco Solar UFSC. 2018. (Oficina).

14ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNC&T) - UFSC. 2017. (Outra).

16ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (16ª Sepex) - UFSC. 2017. (Outra).

A Cristalografia Estrutural no Brasil - Yvonne Primerano Mascarenhas. 2017. (Seminário).

III Encontro do GT ANPUH SC de História Antiga e Medieval. 2017. (Encontro).

V Semana Acadêmica da Física (V SAF) - UFSC. 2017. (Outra).

Foi orientado por

Maria Luísa Sartorelli

CRESCIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE PELÍCULAS E TUBOS A PARTIR DE FILMES DE COBRE ELETRODEPOSITADOS EM SILÍCIO TIPO-n; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Fisica) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • SILVA, Daiana G. ; PAULI, M. ; SARTORELLI, M. L. . Crescimento e caracterização de películas e tubos de cobre (pôster). 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, D. G. ; PAULI, M. ; SARTORELLI, M. L. . Crescimento e caracterização de películas e tubos de cobre (pôster). 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

SILVA, D. G. ; REIS, F. T. ; SERPA, R. B. . Laboratório de Sistemas Nanoestruturados. 2017. (Site).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2017

    Fabricação e Caracterização de Interfaces Porosas, Descrição: Desenvolvimento de superfícies nanoestruturadas (porosas) pela técnica de litografia de nanoesferas (ordenamento de nanoesferas de poliestireno em Si tipo-n por spin-coating) associada a eletrodeposição. O grande atrativo da LiN é gerar nanoestruturas periódicas com custo relativamente baixo uma vez que não há a manipulação direta das nanoesferas; elas se auto-organizam sob a ação de forças capilares . No projeto as estruturas porosas tem aplicação em biossensores: dispositivo analítico que consiste em confinar algum componente biológico conhecido, acoplado a um dispositivo transdutor que converte uma determinada reação bioquímica em um sinal elétrico amplificado. Palavras-chaves: Litografia de nanoesferas. Biossensores. Eletrodeposição. Voltametria cíclica. Cronoamperometria. Nanoestruturas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daiana Galvão da Silva - Integrante / Maria Luísa Sartorelli - Coordenador.

  • 2017 - Atual

    Crescimento e caracterização de películas e tubos de cobre, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Luísa Sartorelli em 27/12/2018., Descrição: Neste trabalho, foram depositados filmes de cobre por eletrodeposição potenciostática sobre substrato de silício (100) tipo-n. Os resultados da eletrodeposição foram filmes finos de cobre com baixa rugosidade e excelente controle de espessura. Após a deposição, os filmes foram submetidos a voltametrias cíclicas, utilizando uma solução aquosa de Na2SO4 com concentração de 1 M. Dependendo do intervalo de potencial aplicado é possível o descolamento do filme obtendo-se assim películas ou tubos de cobre com diferentes espessuras. O intervalo de potencial aplicado foi de 1,0 V a 1,0 V. Sendo que a técnica de voltametria consiste em realizar a varredura em potencial e medir a corrente associada, foi possível o desenvolvimento de um protocolo de análise com o intuito de determinar quando ocorre o descolamento do filme. Além disso, observamos a formação de tubos de cobre para os filmes com espessuras maiores que 0,5 µm. Para a caracterização das amostras, foram utilizadas as técnicas de microscopia eletrônica de varredura (MEV), microscopia óptica, e perfilometria. A fabricação de películas e tubos de cobre a partir da técnica proposta neste trabalho se caracteriza como um método alternativo e bastante promissor, não sendo relatado até o momento na literatura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daiana Galvão da Silva - Integrante / Maria Luísa Sartorelli - Coordenador / Muriel de Pauli - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Departamento de Física. , Laboratório de Sistemas Nanoestruturados - LabSiN, Trindade, 88040900 - Florianópolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 37212839, URL da Homepage:

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante

Atividades

  • 01/2017

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Departamento de Física.,Linhas de pesquisa