Alba Simone Barbosa Mendes
Especialista em Análise Política e Relações institucionais pela Universidade de Brasília, Especialista em Gestão Pública e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins, Graduada em Administração pela Faculdade Evangélica de Brasília e Gastronomia pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). Mestranda em Políticas Públicas em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília.
Fundadora e empreendedora da marca Comidas do Ben que desenvolve pesquisas, consultorias, capacitações e assessorias. Sua atuação é através de atividades estratégicas integradas em biodiversidade, sustentabilidade, alimentação, gastronomia e administração com foco em resultados. Pesquisadora e Multiplicadora do Programa do Artesanato Brasileiro com capacitações realizadas nas cinco regiões do Brasil.
Experiência na realização de atividades de implantação de processos gerenciais e formação nas áreas de domínio em Cooperativas e Associações. Profissional com qualificação e experiência de mais de 10 (dez) anos em projetos e implantação de políticas públicas de Economia Solidária.
Informações coletadas do Lattes em 26/05/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em andamento em Política Pública em Saúde
2020 - Atual
Fundaçao Osvaldo Cruz Brasilia
Título: , Ano de Obtenção:
Orientador: Wagner de Jesus Martins
Coorientador: Denise de Oliveira.
Especialização em Gestão Pública e Sociedade em Economia Solidária
2011 - 2012
Universidade federal de Tocantis
Título: Economia Solidároa como Política Pública: Uma agenda social em formação
Bolsista do(a): Secretaria Nacional de Economia Solidária, SENAIS, Brasil.
Especialização em Análise Política e Relações Institucionais
2009 - 2010
Universidade de Brasília, UnB
Título: A influencia da Economia Solidária não estabelecida na política pública.
Orientador: Denilson Bandeira Coêlho
Graduação em Gastronomia
2017 - 2019
Instituto de Educação Superior de Brasília
Título: Baunilha do Cerrado - Produto da SocioBiodiversidade Brasileira
Orientador: Alexandre Vargas
Graduação em Administração
2004 - 2009
Faculdade Evangélica de Brasília
Título: Atributos valorizados pelos consumidores na decisão de compra de água mineral
Orientador: Fabrício Fogalhole
Formação complementar
2011 - 2011
Extensão universitária em Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores. (Carga horária: 20h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2010 - 2010
Multiplicador do Programa do Artesanato Brasileiro. (Carga horária: 40h). , Programa do Artesanato Brasileiro - MDIC, PAB - MDIC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: gastronomia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: ECONOMIA SOLIDÁRIA.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos/Especialidade: Administração de cooperativas e associações.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Políticas Públicas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Micro Empreendedor Individual - MEI.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Administração de Empresas.
Participação em eventos
Goût de France. 2019. (Outra).
Congresso Abrasel - 30 edição. 2018. (Congresso).
Casa Cor Brasilia. 2017. (Outra).
Congresso de AgroEcologia. 2017. (Congresso).
Seminário O Sabor da Experiencia. 2017. (Seminário).
Curso de Neurolinguitica. 2012. (Oficina).
Fórum de Artesanato e Cooperativismo a economia criativa em ação. 2012. (Encontro).
I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável. 2012. (Encontro).
Workshop de Programação Neurolinguístico. 2012. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
MENDES, Alba S. B. . Planejamento estratégico com foco em resultados inovadores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MENDES, Alba S. B. . Palestra Formação de Preço. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MENDES, Alba S. B. . ECONOMIA SOLIDÁRIA COMO POLÍTICA PÚBLICA: UMA AGENDA SOCIAL EM FORMAÇÃO. 2012 (Artigo academico).
Outras produções
MENDES, Alba S. B. ; CRUZ, J. G. . Elaboração e desenvolvimento de Estatuto Social para Empreendimentos. 2012.
MENDES, Alba S. B. . Analise e desenvolvimento de controles administrativos, financeiros, produtivo e comercial para Central de Cooperativa de Materiais Recicláveis do DF e Entorno. 2012.
MENDES, Alba S. B. . Formação de Preço para Associação. 2011.
MENDES, Alba S. B. ; NASCIMENTO, Aline de Sousa ; BRAGA, D. P. . Plano de Negócios para Coop. Agrossilviextrativista em Bases de Agricultura Familiar Sustentável e Economia Solidária. 2011.
MENDES, Alba S. B. ; NASCIMENTO, Aline de Sousa ; BRAGA, D. P. . Plano de Negócios para Central Veredas de Artesanato. 2011.
MENDES, Alba S. B. . Desenvolvimento de Controles para Comercialização em Feiras por empreendimentos solidários. 2011.
MENDES, Alba S. B. . Gestão de controles internos e de produção para cooperativas e associações. 2010.
MENDES, Alba S. B. ; SANTANA, Maira Fonatanelle ; Silva, Hyrla Mariana Oliveira de Souza e Silva . Formação de Preço para Cooperativa. 2010.
MENDES, Alba S. B. . Desenvolvimento e análise de controles administrativos, financeiros, produção e comercialização para empreendimentos.. 2009.
MENDES, Alba S. B. . Oficina Funções do Diretor Secretário Associações/Cooperativas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MENDES, Alba S. B. . Instrutor Multiplicador do Programa de Artesanato Brasileiro. 2011. .
MENDES, Alba S. B. . Curso de Introdução a Administração. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MENDES, Alba S. B. . Curso de Introdução a Finanças. Entendendo e aplicando ao meu dia-a-dia. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MENDES, Alba S. B. . Curso de Formalização e Transparência para Empreendimentos Solidários. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MENDES, Alba S. B. . Instrutor e Multiplicador do Programa Brasileiro de Artesanato - PAB. 2010. .
MENDES, Alba S. B. ; SANTANA, Maira Fonatanelle . Curso de Controles e Processos para Cooperativas de Materiais Reciclaveis. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2014
Centro de Apoio ao Desenvolvimento e TecnológiaVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Coordenador do Projeto PAB IV, Carga horária: 40
Outras informações:
Atividade de coordenação para o desenvolvimento do projeto do Programa do Artesanato Brasileiro executado pelo CDT/UnB para o apoio na elaboração de uma política pública para o artesanato brasileiro.
2013 - 2013
Centro de Apoio ao Desenvolvimento e TecnológiaVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Instrutor para o PAB, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuou com instrutor na capacitação vivencial para o Plano Nacional de Capacitação de Artesão em técnicas de planejamento, gestão da produção e comercialização. Realizados entre os dias 18 a 22 de novembro em Aracajú.
2009 - 2013
Centro de Apoio ao Desenvolvimento e TecnológiaVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Técnico Extencionista em Administração, Carga horária: 40
Outras informações:
Serviços desenvolvidos na Incubadora Social e Solidária da Universidade de Brasília como Técnico Extencionista em Administração.
Atividades desenvolvidas para empreendimentos incubados com o objetivo de fortalecer e qualificar os membros das cooperativas, associações, catadores de materiais reciclados/resíduos sólidos e empreendimentos informais que queiram trabalhar com os fundamentos da Economia Solidária.
1.Implementar atividades e processos administrativos;
2.Analisar a rotina administrativa do grupo;
3.Orientar e acompanhar a utilização dos livros obrigatórios;
4.Atualização burocrática dos documentos legais dos grupos;
5.Planejar, organizar e supervisionar a utilização de recursos financeiros e atividades contábeis;
6.Orientar na conciliação de contas e operações contábeis;
7.Aplicação de qualificação, consultorias e assessorias;
8.Desenvolvimento de planejamento estratético, plano de negócios e plano de trabalho com foco em economia solidária.
2012 - 2012
Centro de Apoio ao Desenvolvimento e TecnológiaVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Instrutor para o PAB, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuou com instrutor na capacitação vivencial para o Plano Nacional de Capacitação de Artesão em técnicas de planejamento, gestão da produção e comercialização. Realizados entre os dias de novembro em Recife.
2011 - 2011
Centro de Apoio ao Desenvolvimento e TecnológiaVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Instrutor para o PAB, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuou com instrutor na capacitação vivencial para o Plano Nacional de Capacitação de Artesão em técnicas de planejamento, gestão da produção e comercialização. Realizados entre os dias 24 a 28 de outubro em Alagoas.
2010 - 2010
Centro de Apoio ao Desenvolvimento e TecnológiaVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Instrutor para o PAB, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuou com instrutor na capacitação vivencial para o Plano Nacional de Capacitação de Artesão em técnicas de planejamento, gestão da produção e comercialização. Realizados entre os dias 13 a 17 de dezembro em Florianópolis.
2003 - 2009
Laginha Agroindustrial S.A.Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Trajetória Profissional
? Escritório Político do Deputado João Lyra em Brasília ? Mar 2007/ Jul 2009
Assessora executiva e política
Gerenciamento do escritório político em Brasília (contatos com partidos políticos, ministérios, Câmara e Senado. Contratações, pagamentos, arquivo, controle de documentos internos e externos. Administração dos assuntos pessoais do deputado tais como gerenciamento da residência com pagamentos e controle de recursos humanos.
? Laginha Agroindustrial ? Grupo João Lyra ? Mar 2003 / Mar 2007
Secretária Executiva
Desenvolvimento das atividades no setor de comunicação e eventos, tais como atendimento institucional; controle e acompanhamento de serviços realizados para a empresa; controle das atividades bancárias, orçamentos e reposição de suprimentos (compras); organização de arquivos e documentos da empresa; organização de reuniões para os executivos da empresa com produção de ata e registro; controle de pagamento de fornecedores e prestadores de serviços; cotações de anúncios para veiculação de material nos meios de comunicação; estruturação de eventos.
2017 - Atual
Comidas do BenVínculo: MEI, Enquadramento Funcional: Proprietária, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Plataforma de pesquisa para promoção da saúde através da gastronomia com Eco. Solidária, Sociobiodiversidade e administração.
2018 - Atual
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações:
Este é o primeiro grupo de pesquisa em Gastronomia liderado pela Prof Tainá Zanete. Espera-se que este grupo estimule a pesquisa, extensão e publicação dos estudos em gastronomia, bem como a criação de linhas de pesquisa em Gastronomia nas diversas pós-graduações do país.
Atividades
-
03/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Excelência em Turismo.,Linhas de pesquisa
Você é Alba Simone Barbosa Mendes?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Alba Simone Barbosa Mendes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?