Humberto Luiz de Oliveira Dalpra

Mestre em Ciência da Computação (2016), na área de Engenharia de Software, e pós-graduação em Projetos (2013), ambos pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Bacharelado em Sistemas de Informação (2011) pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Atualmente é professor e Coordenador na Faculdade Metodista Granbery. Tem experiência em gerência de projetos, análise de banco de dados, testes de software, implantação de ERP e área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Processos de Desenvolvimento de Software, Proveniência de Dados e Ontologias.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Engenharia de Sistemas e Computação

2017 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: Claudia Maria Lima Werner
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Ciência da Computação

2014 - 2016

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: PROV-Process: Proveniência de Dados Aplicada a Processos de Desenvolvimento de Software,Ano de Obtenção: 2016
Orientador: Regina Maria Maciel Braga
Coorientador: Victor Ströele de Andrade Menezes.

Especialização em Projetos

2012 - 2013

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Análise Comparatória de Softwares Colaborativos para Gerenciamento das Atividades em Projetos: um estudo exploratório
Orientador: Ricardo Rodrigues Silveira de Mendonça

Graduação em Sistemas de Informação

2007 - 2011

Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora
Título: REFATORAÇÃO EM BANCO DE DADOS: UMA ABORDAGEM PRÁTICA
Orientador: Marco Antônio Pereira Araújo

Ensino Médio (2º grau)

1998 - 2000

Faculdades Integradas Vianna Junior

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Banco de Dados.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Informação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

19th International Conference on Product-Focused Software Process Improvement. Software Processes Analysis with Provenance. 2018. (Congresso).

Ideas for Milk - Vacathon.Coordenação da equipe do Instituto Metodista Granbery no Vacathon, 2 bootcamp na fazenda com maratona de programação, na terceira edição do Ideas for Milk, com carga de 40 (quarenta) horas. 2018. (Outra).

XXXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 37 Jornada de Atualização em Informática (JAI) - JAI 2 ? NoSQL e a Importância da Engenharia de Software e da Engenharia de Dados para o Big Data. 2018. (Congresso).

38th International Conference on Software Engineering. 2016. (Congresso).

Brazilian Ontology Research Seminar (ONTOBRAS 2015).Using Ontology and Data Provenance to Improve Software Processes. 2015. (Seminário).

IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) e X Conferência Latino Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (LACLO). 2015. (Congresso).

XXV META - Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações.. Sistema Web para Geração de Grades de Horários - orient.. 2015. (Exposição).

20th International Conference on Collaboration and Technology (CRIWG). 2014. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Software (CBSoft). 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Fernanda C

CORREA, D. A.;DALPRA, H. L. O.; ALVES, T. O. M.. França, Ivan B. de Souza e Miquéias V. Lopes.O impacto do Ensino da Computação Desplugada e a Aplicação de Técnicas Lúdicas no Ensino Fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade Metodista Granbery.

Aluno: Ramon Xavier do Nascimento e Alexandre Fernandes Tavares

CORREA, D. A.; ALVES, T. O. M.;DALPRA, H. L. O.. Implementação de Responsividade no Sistema iNtegra. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade Metodista Granbery.

Aluno: Daniela C

ARAUJO, M. A. P.; RIBEIRO, C. A.;DALPRA, H. L. O.. da Costa, Rafael D. de Oliveira e Wallace A.P.M..Desafios do processo de implantação de Entrega Contínua em uma fábrica de software em Juiz de Fora. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade Metodista Granbery.

Aluno: Adriano de O

PAIVA, C. A.;DALPRA, H. L. O.; ARAUJO, M. A. P.. Domingos, Rodrigo de Almeida e Victor F.O.S..Aplicativo Móvel para Divulgação de Estágios. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade Metodista Granbery.

Aluno: Ítalo Leite, Josué Oliveira, Lucas Linhares

RIBEIRO, C. A.;DALPRA, H. L. O.; ARAUJO, M. A. P.. SOLUÇÕES ALTERNATIVAS AO PROCESSO DE GESTÃO DE DADOS TRADICIONAL EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade Metodista Granbery.

Aluno: Guilherme Silva, Iago Oliveira, Maria Isabela Silva

DALPRA, H. L. O.; ARAUJO, M. A. P.; ALVES, T. O. M.. A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS DIGITAIS EM PEQUENAS E MICRO EMPRESAS: UM ESTUDO DE CASO NO RESTAURANTE E CERVEJARIA HOP CASTLE BEER. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade Metodista Granbery.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luiz Felipe Carvalho Mendes

ARAÚJO, M. A. P.; GIGLIO;MENDES, Luiz Felipe Carvalho. Refatoração em Banco de Dados: Uma Abordagem Clássica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.

Marco Antonio Pereira Araujo

ARAÚJO, MARCO ANTÔNIO PEREIRA; GIGLIO, G. P. M.; MENDES, Luiz Felipe Carvalho. Refatoração em Banco de Dados: Uma abordagem prática. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Sistemas de Informação) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.

Antônio Tadeu Azevedo Gomes

BRAGA, REGINA MARIA MACIEL; MENEZES, V. S. A.; CAMPOS, F. C. A.;GOMES, A. T. A.. PROV-Process: Proveniência de Dados Aplicada a Processos de Desenvolvimento de Software. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Giuliano Prado de Morais Giglio

ARAÚJO, Marco Antônio Pereira; MENDES, L. F. C.;GIGLIO, Giuliano Prado de Morais. Refatoração em Banco de Dados: Uma abordagem prática. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Adriano Domingos, Rodrigo de Almeida, Victor Souza

Aplicativo Móvel para Divulgação de Estágios; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade Metodista Granbery; (Orientador);

Adriano O

Domingos, Rodrigo de Almeida e Victor F; O; S; ; Aplicativo Móvel para Divulgação de Estágios; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade Metodista Granbery; Orientador: Humberto Luiz de Oliveira Dalpra;

Brauner do Nascimento Rangel

DESAFIOS NA MIGRAÇÃO DO SISTEMA HIPER DO AMBIENTE DESKTOP PARA WEB; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade Metodista Granbery; Orientador: Humberto Luiz de Oliveira Dalpra;

Matheus Fajardo Galvão

Apoio ao estudante dos cursos técnicos e comunidade de Leopoldina; 2016; Orientação de outra natureza; (Técnico em Informática Industrial) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Humberto Luiz de Oliveira Dalpra;

Crislaine Melo, Rodolfo Dutra, Victor Teixeira

Softênis: Um software para gerenciamento de clubes de tênis; 2016; Orientação de outra natureza; (Técnico em Informática Industrial) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Humberto Luiz de Oliveira Dalpra;

Anderson Oliveira, Felipe de Sousa, João Victor Almeida

Sistema para gerenciamento de condomínios residenciais; ; 2016; Orientação de outra natureza; (Técnico em Informática Industrial) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Humberto Luiz de Oliveira Dalpra;

João Pedro C

Sobrinho, Johnatan M; Silva, Thays L; Corrêa; JTJ Gerenciador de Horários; 2015; Orientação de outra natureza; (Técnico em Informática Industrial) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Humberto Luiz de Oliveira Dalpra;

Daniela Brito Ramos

Manutenção de computadores; 2015; Orientação de outra natureza; (Técnico em Informática Industrial) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Humberto Luiz de Oliveira Dalpra;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marco Antonio Pereira Araujo

Refatoração em Banco de Dados: Uma abordagem prática; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Sistemas de Informação) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Marco Antônio Pereira Araújo;

Victor Ströele de Andrade Menezes

Uso da Proveniência de Dados na Execução de Processos de Desenvolvimento de Software; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Coorientador: Victor Ströele de Andrade Menezes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • COSTA, G. C. B. ; Werner, Cláudia M. L. ; BRAGA, REGINA ; DALPRA, H. L. O. ; ARAUJO, M. A. P. ; STROELE, V. . Deriving strategic information for software development processes using provenance data and ontology techniques. International Journal of Business Process Integration and Management (Online) , v. 9, p. 170, 2019.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Costa, Gabriella Castro Barbosa ; WERNER, C. M. L. ; BRAGA, REGINA ; DALPRA, H. L. O. . iSPuP Tool Support. 2018.

DALPRA, H. L. O. . PROV-Process. 2016.

MELO, C. ; DUTRA, R. ; TEIXEIRA, V. ; CAMPOS, J. O. ; DALPRA, H. L. O. . Softênis: Um software para gerenciamento de clubes de tênis. 2016.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Uso de Proveniência de Dados em Processos: de Software e Científicos, Descrição: Considerando o contexto de experimentação científica, existem diversos desafios, como prover uma infraestrutura de suporte a experimentação, conectar pesquisadores dispersos geograficamente e também o de disponibilizar informação histórica a respeito destes experimentos científicos, ou seja, prover proveniência dos dados, em vistas a tratar o problema de perda de conhecimento do cientista sobre o experimento. Os dois primeiros desafios foram tratados de alguma forma em projetos anteriores do grupo. O problema de tratar de forma adequada a proveniência de dados é o desafio que nos propomos a tratar neste projeto. Em experimentos científicos, é de vital importância armazenar o processo experimental (processo científico) para posterior uso, tal como na interpretação dos resultados, na verificação de que ocorreu o processo correto ou para rastrear a origem dos dados. Um experimento científico com tal apoio visa a ser reprodutível, permitindo o rastreamento dos workflows que levaram a um determinado resultado, facilitando assim o compartilhamento e compreensão do processo científico por diversos pesquisadores. Este rastreamento dos dados e dos processos que os geraram é denominado proveniência de dados. Por outro lado, as organizações de desenvolvimento de software têm investido cada vez mais na melhoria da definição, uso e gerenciamento de seus processos. Essas organizações têm como princípio que a qualidade dos produtos de software está fortemente relacionada à qualidade dos processos de desenvolvimento adotados para construí-los. O objetivo principal desta pesquisa é identificar os desafios (problemas) e possíveis soluções da utilização de proveniência de dados, ontologias e técnicas de visualização como tecnologias que juntas permitam o desenvolvimento de uma arquitetura genérica de apoio a captura e análise de dados de proveniência de processos de software e científicos, com vistas a fornecer informações estratégicas para seus usuários.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Humberto Luiz de Oliveira Dalpra - Integrante / COSTA, G. C. B. - Integrante / Marco Antônio Pereira Araújo - Integrante / BRAGA, REGINA - Coordenador / DAVID, JOSÉ MARIA N. - Integrante / CAMPOS, FERNANDA - Integrante / Victor STROELE - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Faculdade Metodista Granbery

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador curso Sistemas de Informação, Carga horária: 10

2017 - Atual

Faculdade Metodista Granbery

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
Disciplinas lecionadas: Algoritmos e Programação, Desenvolvimento de Aplicações para Web, Introdução à Engenharia de Software.

2017 - 2018

Faculdades Integradas Vianna Junior

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplina lecionada: Banco de Dados Aplicados

2014 - 2016

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Disciplinas ministradas: 2014 Programação WEB (Técnico em Informática Industrial) Banco de Dados (Técnico em Informática Industrial) Projeto Final de Curso (Técnico em Informática Industrial) 2015 Banco de Dados (Técnico em Informática Industrial e Engenharia de Controle e Automação) Laboratório de Banco de Dados (Engenharia de Controle e Automação) Projeto Final de Curso (Técnico em Informática Industrial) 2016 Banco de Dados (Técnico em Informática Industrial) Operação e Manutenção de Microcomputadores (Técnico em Informática Industrial)

2016 - 2016

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor

2013 - 2014

SOLUCIONAR Informática & Sistemas Ltda

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Analista de Sistema, Carga horária: 44

2012 - 2013

Projetus Informática

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 44

2008 - 2012

CEOsoftware

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Training, Carga horária: 44

2007 - 2008

Novaprolink

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Atendente de Suporte Técnico, Carga horária: 44

2004 - 2007

Brasil Center Comunicações

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Representante de Telemarketing, Carga horária: 36