Aderson de Carvalho

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria(2015). Tem experiência na área de Ciência da Computação.

Informações coletadas do Lattes em 19/06/2019

Acadêmico

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Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Informática

2016 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria
Orientador:Roseclea Duarte Medina.

Graduação em Ciência da Computação

2011 - 2015

Universidade Federal de Santa Maria

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Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

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Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.

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Organização de eventos

CARVALHO, A. . 3ª Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Relações. 2013. (Exposição).

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Participação em eventos

II Simpósio Internacional de Games, Gamification e Tecnologias na Educação. 2016. (Simpósio).

Moodle Moot. "SistEX ? Um sistema dinâmico para detectar a experiência do aluno. 2014. (Congresso).

Semana Acadêmica da Informática. 2014. (Seminário).

semana acadêmica da informática. 2012. (Outra).

curso PHP. 2011. (Outra).

Desenvolvimento de software em projeto de P&D em ambientes empresariais. 2011. (Outra).

palestra Mercado de trabalho para Área de TI. 2011. (Outra).

semana acadêmica da informática. 2011. (Outra).

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Comissão julgadora das bancas

MARCOS ALEXANDRE ROSE SILVA

MEDINA, R. D.;SILVA, M. A. R.; PIOVESAN, S. D.. Realidade Virtual como estímulo ao engajamento: explorando possibilidades com a utilização de VRBOX. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Iria Brucker Roggia

MEDINA, R. D.;ROGGIA, Iria B.; DORNELES, L. S.. SGCE: sistema de gerenciamento de consumo elétrico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Roseclea Duarte Medina

Medina, Roseclea Duarte; BERNARDI, GILIANE; Gilse A M Morgental Falkembach; SANTOS, L. M. A.. Diretriz para Fomentar o Engajamento: Explorando Possibilidades com a Utilização de Realidade Virtual Imersiva. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Roseclea Duarte Medina

Medina, Roseclea Duarte; ROGGIA, Ïria Brucker. SGCE: Sistema de Gerenciamento de Consumo Elétrico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Giliane Bernardi

MEDINA, R. D.; FALKEMBACH, Gilse Morgental;BERNARDI, G.. Diretriz para fomentar o engajamento: explorando possibilidades com a utilização de realidade virtual imersiva. 2018. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal de Santa Maria.

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Foi orientado por

Roseclea Duarte Medina

Diretriz para Fomentar o Engajamento: Explorando Possibilidades com a Utilização de Realidade Virtual Imersiva; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI)) - Universidade Federal de Santa Maria,; Orientador: Roseclea Duarte Medina;

Roseclea Duarte Medina

SGCE: SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CONSUMO ELÉTRICO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Roseclea Duarte Medina;

Roseclea Duarte Medina

Implentação de DI em Mundos Virtuais/ Integração de Games; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundo de Incentivo à Pesquisa; Orientador: Roseclea Duarte Medina;

Roseclea Duarte Medina

u-learning - AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MÓVEL E UBIQUO (FIPE SR); 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundo de Incentivo à Pesquisa; Orientador: Roseclea Duarte Medina;

Roseclea Duarte Medina

u-learning - AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MÓVEL E UBIQUO (FAPERGS); 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Roseclea Duarte Medina;

Roseclea Duarte Medina

Learning Analytics - fase I (FIT - BIT); 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundo de Incentivo à Inovação Tecnológica; ; Orientador: Roseclea Duarte Medina;

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Produções bibliográficas

  • MUHLBEIER, A. R. K. ; CARVALHO, A. ; MEDINA, R ; SGOBBI, F. S. ; TAROUCO, L. M. R. . DDAAV - Detector Student Performance. UBICOMM 2015 : The Ninth International Conference on Mobile Ubiquitous Computing, Systems, Services and Technologies , v. 2015, p. 139-144, 2015.

  • KRASSMANN, A. L. ; PASCHOAL, L. N. ; CARVALHO, A. ; MEDINA, R . Design do JASPION: Um Jogo Sério Sensível ao Contexto do Estudante Integrado ao Mundo Virtual OpenSim. Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital , v. XIV, p. 376-385, 2015.

  • CARVALHO, A. ; Eduardo L ; Guilherme K.S . Quantos minutos vale a sua vida?. Diário de Santa Maria, Santa Maria, p. 1 - 1, 29 abr. 2013.

  • POSSOBOM, C. C. ; CARVALHO, A. ; MUHLBEIER, A. R. K. ; NUNES, F. B. ; Voss, G. B. ; MEDINA, R ; GOMES, R. B. . SixtEX - Um sistema dinâmico para detectar a experiência do aluno. In: MoodleMoot Brasil, 2014, São Paulo. Anais do Moodle Moot, 2014. v. 1. p. 98-108.

  • MUHLBEIER, A. R. K. ; CARVALHO, A. ; MEDINA, R ; NUNES, S. C. . SYSTEM MONITORING STUDENT PERFORMANCE DATA MINING USING VLES. In: 14th International Conference WWW/Internet 2015, 2015, Greater Dublin. icwi, 2015. p. 187-191.

  • CARVALHO, A. ; HERPICH, F ; MEDINA, R . Inteligência Artificial em Ambientes Virtuais Imersivos: uma proposta para ensino de Redes de Computadores. In: Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2014, Santa Maria. Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2014. v. 31ª.

  • CARVALHO, A. ; HERPICH, F ; MEDINA, R . INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM AMBIENTES VIRTUAIS IMERSIVOS: UMA PROPOSTA PARA ENSINO DE REDES DE COMPUTADORES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

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Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2015

    JASPION: Jogo Sério Educacional Integrado a um Ambiente Virtual Imersivo Sensível ao Contexto do Usuário, Descrição: O objetivo geral deste projeto é a criação, desenvolvimento de um jogo sério educacional adaptável ao contexto do usuário, integrado a um ambiente virtual tridimensional imersivo pre-existente, construído em plataforma OpenSim, que dispõe de objetos educacionais do ensino superior na área de computação, contemplando métodos de computação consciente de contexto e ubiquidade. Com isso, pretende-se propiciar ao usuário um perfil de jogabilidade personalizado ao seu dispositivo, estilo cognitivo e nível de expertise, criando um ambiente capaz de apoiar uma aprendizagem significativa e versátil no contexto da educação formal superior na área de Ciência da Computação, ou seja, de um público de jovens e adultos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Aderson de Carvalho - Integrante / ROSECLEA DUARTE MEDINA - Coordenador / ALIANE LOUREIRO KRASSMANN - Integrante.

  • 2015 - 2015

    Sistema para Gerenciamento de Inovação e Transferência Tecnologica (SGITT), Descrição: Esse projeto tem como objetivo implementar uma ferramenta que possa auxiliar os técnicos-administrativos alocados na Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AGITTEC) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Para tanto, têm-se a pretensão de desenvolver uma ferramenta web que possa contribuir e intervir diante dos processos burocráticos inerentes aos registros de software, transferência de tecnologias, entre outros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Aderson de Carvalho - Integrante / FABRICIO HERPICH - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    Análise e Desenvolvimento de um Laboratório Virtual para auxiliar o processo de Ensino e Aprendizagem de Física, Descrição: Desenvolvimento de um laboratório virtual com experimentos 3D em física.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Aderson de Carvalho - Integrante / FABRICIO HERPICH - Coordenador / Felipe Becker Nunes - Integrante.

  • 2015 - Atual

    SGCE - Sistema de Gerenciamento de Consumo Elétrico, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Aderson de Carvalho - Integrante / ROSECLEA DUARTE MEDINA - Coordenador.

  • 2014 - 2014

    Inteligência Artificial em Ambientes Virtuais Imersivos, Descrição: O objetivo principal deste trabalho é apresentar um ambiente virtual imersivo 3D em desenvolvimento, que além de contemplar características de um ambiente educacional, também é ciente do contexto, pois fornece auxílio personalizado ao estudante de acordo com seu estilo cognitivo e seu nível de expertise. Para tanto, através de regras de Inteligência Artificial (IA) foi implementado um Intelligent Pedagogical Agents (IPA) pois, de acordo com Soliman e Guetl (2010), em ambientes virtuais de aprendizagem, espera-se que o estudante tenha uma grande flexibilidade, diante de inúmeras oportunidades de aprendizagem e, para tanto, se faz necessário um apoio e orientação inteligente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Aderson de Carvalho - Integrante / Eduardo Lemes - Integrante / FABRICIO HERPICH - Integrante / ROSECLEA DUARTE MEDINA - Coordenador / Ricardo Bianchim Gomes - Integrante / Matuzalem da Conceiçao Borges - Integrante / Nícolas Katte Dornelles - Integrante / Vinícius Leal Trindade - Integrante.

  • 2014 - 2014

    U-Lab Cloud: uma proposta de laboratório virtual ubíquo baseado em cloud computing, Descrição: Este projeto de pesquisa objetiva disponibilizar um Laboratório Virtual ubíquo, ou seja, que pode ser usado no tempo desejado, de qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo com acesso à Internet, baseado em uma plataforma de Cloud Computing.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Aderson de Carvalho - Integrante / Eduardo Lemes - Integrante / ROSECLEA DUARTE MEDINA - Coordenador / Ricardo Bianchim Gomes - Integrante / Rafaela Ribeiro Jardim - Integrante / Nícolas Katte Dornelles - Integrante / Vinícius Leal Trindade - Integrante.

  • 2013 - 2014

    u-learning - AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MÓVEL E UBIQUO, Descrição: Atualmente está se vivenciando uma nova modalidade de educação a distancia a qual possibilita a prática de aprendizagem independente de hora e local, podendo estar o aluno até mesmo em deslocamento. Esta nova modalidade é chamada de Educação Ubiqua, mais conhecida como Ubiquos Learning ou U-Learning. Diante disso, faz-se necessário que os ambientes computacionais adaptem-se a uma computação altamente dinâmica, onde os mesmos estão em constante mudança em função da mobilidade do usuário. Neste contexto, a proposta deste projeto é adaptar um Ambiente Virtual de Aprendizagem móvel e os recursos pedagógicos aos diferentes estilos cognitivos de alunos, de modo que permita a fácil recuperação (através de marcações semânticas) e utilização dos mesmos pelos professores em um curso presencial, semi presencial ou distancia. Além disso, apresentar ao estudante somente os recursos pedagógicos aptos a serem executados no seu dispositivo móvel, objetivando o acesso customizado, personalizado e individualizado dos usuários do sistema. Para atingir este objetivo, quatro atividades estão previstas: (i)desenvolver um sistema especialista para diagnosticar estilos cognitivos, (ii) implementar Técnicas de adaptação de Conteúdos e Interface, (iii) adaptar o ambiente Virtual de aprendizagem Móvel ao estilo cognitivo do aluno, (iv)categorizar os recursos pedagógicos ao diferentes estilo de aprendizagem, (v)definir a execução dos recursos em dispositivo móvel, (vi) desenvolver o software/protótipo do AVA Móvel adaptado e (vii) validar o Ambiente Virtual de Aprendizagem adaptado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Aderson de Carvalho - Integrante / Guilherme Kaminski dos Santos - Integrante / ROSECLEA DUARTE MEDINA - Coordenador / Andreia Rosangela Kessler Mühlbeier - Integrante / Ricardo Bianchim Gomes - Integrante / Vinícius Leal Trindade - Integrante.

Histórico profissional

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Experiência profissional

  • 2015 - 2015

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor Redes de Computadores, Carga horária: 20

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica - PROBIC, Carga horária: 20

    Outras informações:
    u-learning - AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MÓVEL E UBIQUO Tecnologias Utilizadas: MySql, PHP, Wamp Server. Outros: Moodle.

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica - FIPE SENIOR, Carga horária: 20

    Outras informações:
    - Inteligência Artificial em Ambientes Virtuais Imersivos. Tecnologias Utilizadas: MySql, PHP, LSL - Linden Scripting Language, Aiml, Wamp Server. Outros: Moodle, OpenSim.

  • 2013 - 2013

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica - FIT - BIT, Carga horária: 20

    Outras informações:
    - U-LEARNING - AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MÓVEL E UBIQUO Tecnologias Utilizadas: MySql, PHP, Java, Wamp Server. Outros: Moodle, Weka - Mineração de dados.