Dayane Alexandre Correia

Dayane Alexandre Correia ingressou no curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Alagoas em 2010. Foi membro do Diretório Estudantil do Curso de Arquitetura e Urbanismo (DEAU) na gestão de 2013, onde no mesmo ano começou a participar como colaboradora no Núcleo de Estudos de Projeots Especiais (NUPES), participando diretametne nos Estudos das tipologias arquitetônicas dos módulos de vivência coletiva de estabelecimentos penais, como estratégia de prevenção a violência , além de contribuir como coautora de artigos científicos sobre arquitetura penal apresentados em congressos nacionais e internacionais. Durante sua graduação também participou da coordenação do Projeto de extensão Expo Revelações que foi realizado em 2010 a 2013, período em que monitorou durante dois semestres a disciplina de Desenho Arquitetônico em 2012. Atualmente continua se dedicando as pesquisas do NUPES como colaboradora e é bolsista do Grupo Nova Arquitetura (GNA), que realiza estudos e projetos arquitetônicos no meio Universitário.

Informações coletadas do Lattes em 29/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Arquitetura e Urbanismo

2002 - Atual

Universidade Federal de Alagoas

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2007

Escola Estadual Prof. Irene Garrido

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Mambembe Salvador.Mambembe Salvador. 2012. (Encontro).

Expo Revelações. Pinturas a óleo. 2011. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Dilson Batista Ferreira

FERREIRA, D. B.; CRUZ, J. M.; LIMA, S. F. C.; GOMES, D.. Antreprojeto de Unidade Socioeducativa: medidas socioeducativas beneficiadas pela Arquitetura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.

Dilson Batista Ferreira

CORREIA, D. A.; VASCONCELOS, D.B.; LIMA, S. F. C.; CRUZ, J. M.;FERREIRA, D. B.. Anteprojeto de unidade socioeducativa: medidas socioeducativas beneficiadas pela arquitetura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Suzann Flávia Cordeiro de Lima

Anteprojeto arquitetonico de unidade socioeducativa masculina em Maceió-AL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Suzann Flavia Cordeiro de Lima;

Suzann Flávia Cordeiro de Lima

ESTUDO DAS TIPOLOGIAS ARQUITETÔNICAS DOS MÓDULOS DE VIVÊNCIA COLETIVA DE ESTABELECIMENTOS PENAIS, COMO ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA; ; 2012; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Suzann Flavia Cordeiro de Lima;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CORREIA, D. A. ; LIMA, Suzann Flávia Cordeiro de ; MELO, Hedhyliana Walkyria Rodrigues de ; LEITE, Débora Teixeira Correia ; CARVALHO NETO, Aloisio Batista de ; LIMA, Camila Costa ; TENÓRIO FILHO, José Roberto . SIMULAÇÃO DO DESEMPENHO DE VENTILAÇÃO EM CELA PRÉ-FABRICADA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TENÓRIO FILHO, José Roberto ; LIMA, Suzann Flávia Cordeiro de ; CORREIA, D. A. ; LIMA, Camila Costa ; MELO, Hedhyliana Walkyria Rodrigues de ; LEITE, Débora Teixeira Correia ; CARVALHO NETO, Aloisio Batista de . ESTADO DA ARTE DOS SISTEMAS CONSTRUTIVOS DE UNIDADES PENAIS DE REGIME FECHADO NO BRASIL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO NETO, Aloisio Batista de ; CORREIA, D. A. ; LIMA, Suzann Flávia Cordeiro de ; LIMA, Camila Costa ; MELO, Hedhyliana Walkyria Rodrigues de ; LEITE, Débora Teixeira Correia ; TENÓRIO FILHO, José Roberto . DESEMPENHO DO ASPECTO VISUALIZAÇÃO NA TIPOLOGIA ARQUITETÔNICA DE UNIDADE PENAL ESPINHA DE PEIXE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    ESTUDO DE PARÂMETROS PROJETUAIS DE HUMANIZAÇÃO EM UNIDADES PENAIS EM REGIME FECHADO, Descrição: A pesquisa objetiva investigar a existência de padrões de linguagem de humanização nos projetos arquitetônicos de estabelecimentos penais, considerados modelos por Organismos Internacionais de Direitos Humanos. A articulação interdisciplinar entre a arquitetura e outras ciências (p.e. a psicologia, a sociologia, etc.) é imprescindível para a realização da pesquisa, no intuito de compreender quais os conceitos de humanização materializados pelo projeto arquitetônico, bem como os critérios de segurança adotados pela arquitetura internacional, através de componentes arquitetônicos presentes nos projetos. Utiliza-se como ponto de partida para a construção do referencial teórico, o conceito de Humanização preconizado por Kowaltovsky (2011), a partir de Padrões de Linguagem de Alexander, Ishikawa e Silverstein (apud BARROS, 2011).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Dayane Alexandre Correia - Integrante / Suzann Flavia Cordeiro de Lima - Coordenador / Aloisio Batista de Carvalho Neto - Integrante / Camila Costa de Lima - Integrante / Jessica Madeiro - Integrante / Jeferson Corrêa Porto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação.

  • 2013 - 2015

    Estudos das tipologias arquitetônicas dos módulos de vivência coletiva de estabelecimentos penais, como estratégia de prevenção a violência., Descrição: Descrição: Pesquisa que tem como objetivo investigar os tipos utilizados para o projeto de espaços destinados à reclusão de presos em regime fechado, como forma de compreender o atual objetivo da arquitetura prisional no país. Com isto, busca-se o uso dos componentes arquitetônicos como elementos preventivos de violência. É necessária sua renovação para melhor definir as tipologias de acordo com os critérios de prevenção da violência e humanização dos espaços.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Dayane Alexandre Correia - Coordenador / Suzann Flavia Cordeiro de Lima - Integrante / Hedhyliana Walkyria Rodrigues de Melo - Integrante / Aloisio Batista de Carvalho Neto - Integrante / Camila Costa de Lima - Integrante.

  • 2013 - 2014

    ESTUDO DE TIPOLOGIAS DE UNIDADES PENAIS MASCULINAS NO BRASIL, Descrição: Pesquisa de PIBIC 2013-2014 Investigar os critérios formais projetados da configuração dos espaços destinados à reclusão de presos em regime fechado, de modo a contribuir para a construção de diretrizes de projetação em busca do comportamento desejado dos mesmos, racionalização de fluxos, melhoria de localização de ambientes e atividades, de acordo com o melhor funcionamento dos dispositivos operadores normalizadores, de maneira a viabilizar o uso dos componentes arquitetônicos como elementos preventivos de violência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Dayane Alexandre Correia - Integrante / Suzann Flavia Cordeiro de Lima - Coordenador / Hedhyliana Walkyria Rodrigues de Melo - Integrante / Débora Teixeira Correia Leite - Integrante / Aloisio Batista de Carvalho Neto - Integrante / Camila Costa de Lima - Integrante / José Roberto Tenório Filho - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2012 - 2013

    ESTUDO DAS TIPOLOGIAS ARQUITETÔNICAS DOS MÓDULOS DE VIVÊNCIA COLETIVA DE ESTABELECIMENTOS PENAIS, COMO ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA, Descrição: A pesquisa aqui proposta tem como pano de fundo as relações entre os usuários do espaço e a configuração espacial do ambiente em que eles se encontram, de maneira a entender a influência da configuração espacial na busca do comportamento desejado, relacionando este comportamento à diminuição dos atos de violência. O objetivo geral do projeto de pesquisa é investigar os critérios formais da configuração dos espaços destinados à reclusão de presos, de modo a contribuir para a construção de diretrizes de projetação em busca do comportamento desejado dos mesmos, minimizando as possibilidades de uso dos componentes arquitetônicos como elementos geradores de violência. Assim, apresenta-se como meta subsidiar a elaboração de projetos de Arquitetura Penal, de maneira a atender as Diretrizes Básicas definidas pela Resolução n. 9, de 18 de novembro de 2011, do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Dayane Alexandre Correia - Integrante / Suzann Flavia Cordeiro de Lima - Coordenador / Aloisio Batista de Carvalho Neto - Integrante / Camila Costa de Lima - Integrante / Jessica Madeiro - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - 2015

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Núcleo de Estudos de Projetos Especiais, Carga horária: 20

Outras informações:
O objetivo geral do NuPES Núcleo de Estudos de Projetos Especiais, é realizar pesquisas sobre as diversas interfaces relacionados com planejamento, gestão e conservação do espaço arquitetônico, paisagístico e urbano com características especiais. Especificamente, busca-se a compreensão dos métodos de interação entre a concepção e seus aspectos construtivos, processos e sistemas de planejamento e gestão urbano-ambiental, e análise do espaço edificado. Sob coordenação da Profª. Dra. Suzann Flávia Cordeiro de Lima.

Atividades

  • 06/2013 - 12/2015

    Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, .,Atividade realizada, Bolsista do Grupo Nova Arquitetura (GNA), que realiza estudos e projetos arquitetônicos no meio Universitário..

  • 07/2013 - 11/2013

    Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, .,Atividade realizada, Monitoria da disciplina de Desenho Arquitetônico, componente da grade curricular do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Orientação: Profa. David Guerra..

  • 02/2013 - 05/2013

    Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, .,Atividade realizada, Monitoria da disciplina de Desenho Arquitetônico, componente da grade curricular do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Orientação: Profa. David Guerra..