Mario Venerando Alves

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina. Assistente Social do Projeto de Extensão "Migrar com Direitos" UEL/Universidade Sem Fronteiras. Membro do Grupo de Pesquisa "Serviço Social e Saúde: formação e exercício profissional".

Informações coletadas do Lattes em 19/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Serviço Social

2013 - 2017

Universidade Estadual de Londrina
Título: NOVAS PRESCRIÇÕES PARA ANTIGOS INTERESSES: O BANCO MUNDIAL E O PROCESSO DE MERCANTILIZAÇÃO DA SAÚDE NO BRASIL
Orientador: Liria Maria Bettiol Lanza
Bolsista do(a): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FAADCT/PR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLÍTICA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL: DESAFIOS CONTEMPORANEOS, II SEMINÁRIO DE TERRITÓRIO E GESTÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS E I CONGRESSO DE DIREITO À CIDADE E JUSTIÇA AMBIENTAL. A LÓGICA DO TERRITÓRIO NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO PARANÁ: APROXIMAÇÕES E DESAFIOS. 2015. (Congresso).

XXXVII ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL - ENESS. 2015. (Encontro).

15º ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABRAPSO - O CLAMOR DAS RUAS: AS DEMANDAS SOCIAIS E AS PRÁTICAS DA PSICOLOGIA SOCIAL. 2014. (Encontro).

23º ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.INDICADORES DE VULNERABILIDADE TERRITORIAL NO SISTEMA EDUCACIONAL DE LONDRINA. 2014. (Encontro).

DIÁLOGOS SOBRE TERRITÓRIO. INTERCÂMBIO DE CONHECIMENTOS E EXPERIENCIAS SOBRE VÍNCULO, TERRITÓRIO E (DES)PROTEÇÃO SOCIAL. 2014. (Outra).

SEMANA DO SERVIÇO SOCIAL: VI CICLO DE DEBATES. 2014. (Outra).

SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - "POR EXTENSO".CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA GESTÃO DOS SUAS NA REGIÃO DE LONDRINA - DESAFIOS E PERSPECTIVAS. 2014. (Outra).

1° FÓRUM DE DEBATE SOBRE VIOLÊNCIA E GÊNERO. 2013. (Outra).

I SEMINÁRIO DIVERSIDADE E PROTEÇÃO SOCIAL EM LONDRINA. 2013. (Outra).

PALESTRA : MARXISMO E DEMOCRACIA. 2013. (Outra).

SEMANA DE SERVIÇO SOCIAL - CICLO DE DEBATES. 2013. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Evelyn Secco Faquin

BETTIOL LANZA, L. M.;FAQUIN, E. S.; ALVES, J. M.. NOVAS PRESCRIÇÕES PARA ANTIGOS INTERESSES:O BANCO MUNDIAL E O PROCESSO DE MERCANTILIZAÇÃO DA SAÚDE NO BRASIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual de Londrina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jolinda de Moraes Alves

Indicadores de Vulnerabilidades socioterritoriais na Política de Educação em Londrina/PR; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual de Londrina, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jolinda de Moraes Alves;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • AMARAL, W. R. ; MARTINS, T. A. ; ALVES, M. V. . A LÓGICA TERRITORIAL NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO PARANÁ: APROXIMAÇÕES E DESAFIOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALVES, M. V. . INDICADORES DE VULNERABILIDADE TERRITORIAL NO SISTEMA EDUCACIONAL DE LONDRINA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, J. M. ; FAQUIN, E.S. ; ALMEIDA, D. M. F. ; ALVES, M. V. ; MORAES, A. C. A. . CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA GESTÃO DO SUAS NA REGIÃO DE LONDRINA - DESAFIOS E PERSPECTIVAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    TRAJETÓRIAS DE IMIGRANTES NOS TERRITÓRIOS: A CONSTRUÇÃO DO ACESSO ÀS POLÍTICAS DE SEGURIDADE SOCIAL, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Mario Venerando Alves - Integrante / Evelyn Secco Faquin - Integrante / Liria Maria Bettiol Lanza - Coordenador.

  • 2013 - 2016

    O USO DO TERRITÓRIO PELA POLÍTICA DE SAÚDE E SUA INTERFACE NO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL, Descrição: Colaborador, no período de 12/08/2015 a 31/07/2016. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mario Venerando Alves - Integrante / Liria Maria Bettiol Lanza - Coordenador.

  • 2013 - 2015

    INDICADORES DE VULNERABILIDADE TERRITORIAL NA GESTÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS EM LONDRINA/PR, Descrição: O presente projeto de pesquisa se propõe a analisar os indicadores de vulnerabilidade territorial na gestão das políticas sociais em Londrina/PR, especialmente nas políticas de habitação, educação, saúde e assistência social, tendo como pressuposto a proteção social. Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa a ser desenvolvida junto aos órgãos gestores dessas políticas. A temática dos indicadores de vulnerabilidades territoriais ganha relevância na medida em que se apresentam como ferramentas de diagnóstico social para o desenvolvimento de ações da proteção social e da garantia de direitos. Nessa perspectiva, as políticas sociais públicas coletivizam suas demandas e identificam sua efetividade social a partir da recuperação da capacidade protetiva dos territórios. A construção de indicadores urbanos possibilita explicar a realidade através de dados quantitativos que se constituem em uma ferramenta imprescindível para elencar prioridades no processo de planejamento, gestão e avaliação de políticas públicas. Estes indicadores apresentam condições de vida das pessoas, famílias, grupos, cidades, regiões e países. A proposta tem integração com a extensão universitária na medida em que envolverá os gestores municipais contribuindo para a adoção da perspectiva da territorialização nas políticas públicas, o que significa combinar escalas micro, macro e regional e buscar que os serviços sejam articulados e implementados com a maior proximidade do cidadão, facilitando o seu acesso. Nesse sentido, os territórios apresentam-se como o espaço de relações sociais e campo de disputas e precisam ser considerados na sua totalidade para a implementação de políticas públicas. As ações públicas devem ser planejadas territorialmente na perspectiva de superação da fragmentação, do alcance de universalidade de cobertura e da possibilidade de planejar a localização da rede de serviços a partir dos territórios de maior incidência de vulnerabilidade e riscos sociais. O pre. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mario Venerando Alves - Integrante / AMANDA SANTOS NOGUEIRA - Integrante / Patricia Vieira Soares Barreiros - Integrante / Jolinda de Moares Alves - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    A LÓGICA TERRITORIAL NA GESTÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mario Venerando Alves - Integrante / Jolinda de Moares Alves - Coordenador / MARIA LUIZA AMARAL RIZZOTTI - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Profissional recém formado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Projeto de extensão "Migrar com direitos" (UEL) do Programa de Extensão "Universidade Sem Fronteiras" - SETI/USF.