Ricardo Marques da Silva

Atualmente é aluno da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. No curso de Bacharelado em Geografia.

Informações coletadas do Lattes em 03/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em GEOGRAFIA

2011 - Atual

Universidade Federal de Mato Groso do Sul

Graduação interrompida em 2010 em medicina veterinaria

2008 - Interrompido

Universidade Católica Dom Bosco
Bolsista do(a): universidade para todos. Ano de interrupção: 2010

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2002 - 2002

monitoria de museus. (Carga horária: 20h). , Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Roberto Ortiz Paixão

OLIVEIRA, T. C. M.; GARDIN, C.;PAIXAO, R. O.. Centralidade e rede urbana: o caso da conurbação fronteiriça Ponta Porã - Pedro Juan Caballero. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Eliana Faria de Oliveira

Garda, A. A.;Oliveira, E. F.; Mesquita, D. O.. Filogeografia, limites específicos e história evolutiva de duas espécies de anuros na Caatinga. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal da Paraíba.

Mara Aline dos Santos Ribeiro

RIBEIRO, Mara Aline. TERRITÓRIO, CULTURA E IDENTIDADE: O PANTANAL REFLETIDO NAS ARTES PLÁSTICAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Sarah Mangia Barros

GARDA, A. A.; BATALHA-FILHO, H.; MOTT, T.;Mângia, S; SILVA, M. B.. Filogeografia, limites específicos e história evolutiva de duas espécies de anuros no domínio da Caatinga. 2019. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal da Paraíba.

Adailson da Silva Moreira

MOREIRA, A. S.; NASCIMENTO, A. J.. A Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica no Direito Ambiental. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - UNIRP - Centro Universitário de Rio Preto.

Icléia Albuquerque de Vargas

ARAUJO, A. P. C.;VARGAS, ICLÉIA ALBUQUERQUE DE; RIBEIRO, M. A.. TERRITÓRIO, CULTURA E IDENTIDADE: O PANTANAL REFLETIDO NAS ARTES PLÁSTICAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ana Paula Correia de Araujo

ANÁLISE DA LOCALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DAS FAZENDAS COM PECUÁRIA BOVINA DE CORTE DESENVOLVIDA EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO ORGÂNICO E BIODINÂMICO NO PANTANAL DA NHECOLÂNDIA; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MARQUES.R, . Arte Digital. 2010. Desenho.

MARQUES.R, . Arte em Aerografia. 2009. Pintura.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    ANÁLISE DA LOCALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DAS FAZENDAS COM PECUÁRIA BOVINA DE CORTE DESENVOLVIDA EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO ORGÂNICO E BIODINÂMICO NO PANTANAL DA NHECOLÂNDIA, Descrição: Entender a localização e distribuição espacial de diferentes fenômenos possibilita desenvolver estratégias de planejamento e gestão territorial que proporcionem o desenvolvimento sócio-espacial positivo. Neste sentido, o mapeamento dos objetos é um dos princípios básicos de entendimento do território. Neste projeto, pretende-se mapear e analisar a localização e distribuição espacial das fazendas que desenvolvem pecuária bovina em sistemas de produção considerados sustentáveis, no Pantanal da Nhecolândia. Os sistemas alternativos de produção pecuária, notadamente o orgânico e o biodinâmico envolvem a incorporação de processos naturais, despontando como novas estratégias de produção e de gestão da propriedade rural. Tem-se, assim, a expansão da produção de carne bovina através de um sistema com redução de custos e maior equilíbrio na exploração de recursos naturais. Estudos anteriores demonstram que o Pantanal passa por um processo de reestruturação rural que inclui o emprego de novas tecnologias na pecuária, a expansão de atividades não-agrícolas e o crescimento na utilização de sistemas alternativos ao modelo convencional de produção, com destaque para a pecuária orgânica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ricardo Marques da Silva - Coordenador / Ana Paula Correia de Araujo - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Mato Groso do Sul. , cidade universitaria, 79070-900 - Campo Grande, MS - Brasil

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional