Leticia Alves da Silva

Possui graduação em Química pela Universidade do Grande Rio (2005). Atualmente atua como Chefe do Laboratório do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - Fundação Oswaldo Ccruz, e como técnica do Setor de Absorção do Laboratório DSSA. Tem experiência na área de Química, com ênfase em química analítica na área de meio ambiente.

Informações coletadas do Lattes em 29/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Vigilância e Saúde Ambiental

2014 - 2014

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: Priscila Krauss

Graduação em Química

2001 - 2005

Universidade do Grande Rio

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Tópicos Avançados em Absorção Atômica. (Carga horária: 24h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2010 - 2010

Quimica Analítica Avançada. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2010 - 2010

Otimização de Métodos Analíticos. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2007 - 2007

Boas Práticas de Laboratório. (Carga horária: 200h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2007 - 2007

Estatística Básica. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Instrumentação Analítica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Curso de Teórico e Prático em Tópicos avançados sobre espectrometria de absorção atômica com chama e forno de grafite, preparo de amostras e química analítica.. 2011. (Outra).

2ª Semana de Sensibilização em Biossegurança para Laboratórios. 2009. (Outra).

Curso de Desenvolvimento de Métodos e Validação em Cromatografia de Íons. 2009. (Outra).

Mini-curso de Noções Básicas de Biossegurança. 2008. (Outra).

Workshop em metrologia quiímica. 2007. (Seminário).

Seminário de métodos analíticos voltamétricos. 2007. (Seminário).

Seminário sobre cromatografia de íons. 2007. (Seminário).

23o. Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Estudo da viabilidade do reuso de efluentes sanitários para fins não potáveis no Rio de Janeiro. 2005. (Congresso).

3o. Fórum técnico para incremento da qualidade nos laboratórios de águas, esgotos e áreas afins. 2005. (Outra).

Fórum técnico para incremento da confiabilidade metrológica nos laboratórios de águas, esgotos e áreas afins. 2003. (Outra).

2o. Fórum técnico para incremento da qualidade dos laboratórios de águas, esgotos e áreas afins. 2003. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Alexandra Marcia Lopes da Silva

SILVA, A. M. L.. RESPONSABILIDADE CIVIL DAS CONCESSIONARIAS DE SERVIÇO PUBLICO NO EXERCICIO DE SUAS FUNÇOES. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Centro Universitário da Cidade.

Marcelo Moreno dos Reis

Reis, Marcelo Moreno; MORAES, F. F. M.. Exposição da População Amazônica Brasileira ao Mercúrio: uma revisão bibliográfica. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Especialização Vigilância em Saúde Ambiental) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva - IESC/UFRJ.

Ana Lúcia Vieira

VIEIRA, Ana Lúcia; LEAL, D. A.; AZEVEDO, R. O. M.. Práticas Pedagógicas para o Ensino de História em Contexto Pluriétnico no Alto Rio Negro. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Marcos Aurélio Lopes da Silva

SILVA, M. A. L.. Responsabilidade Civil dos Concessionários de Serviço Público no exercício de suas funções. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário da Cidade.

João Welligton Figueredo de Assis

ASSIS, João Welligton de. Responsabilidade Civil das Concessionárias de Serviço Público no Exercício de suas Funções. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitario da Cidade.

Ricardo José Alonso Plata

Carlos Hugo Jiménez; Julián Eduardo Haddad; Rafael Villa; Bernardo González Merino; Marcos Montenegro; Marcos Craizer; Vitor Balestro;ALONSO, R.. Geometric inequalities and their functional counterparts. 2020. Tese (Doutorado em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Priscila Krauss Pereira

Exposição da População Amazônica Brasileira ao Mercúrio: uma revisão bibliográfica; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ; Orientador: Priscila Krauss Pereira;

Erika de Fatima da Silva Lima

Gestão Escolar Participativa: A importancia da organização pedagógica para a democratização da escola; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO E PROMOÇÃO HUMANA; (Orientador);

Carlos Hugo Jiménez Gómez

To be determined; Início: 2017; Tese (Doutorado em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);

Catarina Mendes de Jesus

Singularidades de Aplicações de Gauss; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Universidade Federal de Viçosa, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Catarina Mendes de Jesus Sánchez;

José Juan Barrera Alba

Análise da produção de carotenóides por microalgas sob diferentes condições de crescimento; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência do Mar) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: José Juan Barrera Alba;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, L. A. ; COSTA, A. C. P. ; AQUINO, F. S. ; PAIVA, T. O. ; Ramos, R. . Estudo da viabilidade do reuso de efluentes sanitários para fins não potáveis no rio de janeiro. In: 23o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005, Campo Grande - MS. 23o. Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005.

  • SILVA, L. A. ; OLIVEIRA, R. M. ; CARMO, APBC ; CARVALHO, D. A. . ESTUDO DE DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DAS COMUNIDADES INTEGRANTES DO COMPLEXO DE MANGUINHOS, RIO DE JANEIRO. In: 10 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012, Porto Alegre. 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Estudo de Diagnóstico Ambiental das Comunidades integrantes do Complexo de Manguinhos - Rio de Janeiro, Descrição: Projeto de pesquisa desevolvido no âmbito do Programa de Apoio á Pesquisa Estratégica (PAPES VI)/FIOCRUZ, envolve a realização de um diagnóstico ambiental preliminar das comunidades integrantes (15 favelas e cerca de 56 mil habitantes) do Complexo de Manguinhos, área esta situada no entorno do Campus da FIOCRUZ, no Rio de Janeiro. A intenção é avaliar as possíveis correlações entre a contaminação química - considerando-se os seguintes parâmetros químicos: Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e Xilenos, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos e metais pesados como Chumbo, Cadmio e Zinco - e a saúde ambiental no Complexo de Manguinhos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leticia Alves da Silva - Coordenador / Rosalia Maria de Oliveira - Integrante / ANA PAULA BARBOSA DO CARMO - Integrante / DANIELLE DE ALMEIDA CARVALHO - Integrante / PAULO ROBERTO DE ABREU BRUNO - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Estudo da Qualidade da Água consumida e da ocorrência de doenças de veiculação hídrica no território de Manguinhos na cidade do Rio de Janeiro - RJ, Descrição: Investigar a qualidade da água consumida e a ocorrência de doenças de veiculação hídrica em domicílios, escolas, creches e unidades de saúde de comunidades do território de Manguinhos na cidade do Rio de Janeiro RJ, que permitam a construção de mapas de riscos ambientais, a análise da situação de saúde na região e a proposição de ações de intervenção para a proteção da saúde da população.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leticia Alves da Silva - Coordenador / Christovam Barcellos - Integrante / Marcelo Santos Sampaio - Integrante / Marcos Tavares Carneiro - Integrante / Jaime Lopes da Motta Oliveira - Integrante / Paulo Rubens Guimarães Barrocas - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública. , Rua Leopoldo Bulhoes 1480, Manguinhos, 21041-210 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25982512

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2000 - 2004

Laboratório Rio de Janeiro

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnico em química - responsável técnico, Carga horária: 40

2006 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em saúde pública, Carga horária: 40

Atividades

  • Serviços técnicos especializados , Escola Nacional de Saúde Pública, .,Serviço realizado, Desenvolvimento de metodologias em Epectrofotometria de Absorção Atômica.

2006 - 2006

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnico em química, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2004 - 2006

Companhia Estadual de Aguas e Esgotos

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Chefe de laboratório, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.