Alexandre Manuel Esteves Rodrigues

Possui Bacharelado em Sociologia e Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989), licenciatura em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000), licenciatura em História pelo Centro Universitário Augusto Motta (2000). Pós-doutorado, Doutorado e Mestrado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutorando em Educação (linha de pesquisa: Políticas, Gestão e Formação de Educadores) pela Universidade Estácio de Sá. Atualmente é professor efetivo do Instituto de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ/FAETEC) e da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (FAETERJ/Três Rios).

Informações coletadas do Lattes em 12/09/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação

2018 - Atual

Universidade Estácio de Sá
Título: Momento gramsciano na educação brasileira: um estudo do campo Trabalho-Educação na década de 1980
Inês Barbosa de Oliveira. Palavras-chave: educação; História da Educação; Política Pública; República; cultura republicana.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação. Setores de atividade: Educação.

Doutorado em História

2006 - 2010

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Astrojildo Pereira: itinerário de um intelectual engajado
Lená Medeiros de Menezes. Palavras-chave: Astrojildo Pereira; bolchevismo; comunismo; marxismo; intelectuais; PCB. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História Política. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História / Especialidade: História dos Intelectuais. Setores de atividade: Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Outro.

Mestrado em História

2003 - 2005

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Astrojildo Pereira: Interpretações de um Crítico Impuro, Ano de Obtenção: 2005
Lená Medeiros de Menezes.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Conhecimento / Especialidade: Pensamento Social Brasileiro. Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Outro.

Especialização em Análise de Sistemas

1995 - 1996

Universidade Estácio de Sá

Graduação em Formação Pedagógica Em História

1999 - 2000

Centro Universitário Augusto Motta

Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais

1996 - 2000

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Graduação em Bacharelado Em Sociologia e Política

1984 - 1989

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Política e intelectuais em Gramsci
Orientador: Helena Lewin

Pós-doutorado

2013 - 2014

Pós-Doutorado. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Formação complementar

1995 - 1996

Extensão universitária em Didática do Ensino Superior. (Carga horária: 60h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

1990 - 1990

Estratégia Uma Saída Para a Crise. (Carga horária: 40h). , Instituto Cajamar, IC*, Brasil.

1989 - 1989

Encontro Com Paulo Freire. (Carga horária: 10h). , Projeto Roda Viva, PRV, Brasil.

1986 - 1986

Hermenêutica. (Carga horária: 45h). , Instituto Superior de Estudos da Religião, ISER, Brasil.

1986 - 1986

A Democracia na América Latina. (Carga horária: 40h). , Asociación Latinoamericana de Sociologia, ALAS, México.

1985 - 1985

Introdução à Ciência Política e à Política Brasile. (Carga horária: 40h). , Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, ADESG, Brasil.

1985 - 1985

Sociologia da Religião. (Carga horária: 45h). , Instituto Superior de Estudos da Religião, ISER, Brasil.

1985 - 1985

Cultura Brasileira Tradição Contradição. (Carga horária: 60h). , Fundação Nacional de Artes, FUNARTE, Brasil.

1985 - 1985

Teologia da Libertação. (Carga horária: 45h). , Instituto Superior de Estudos da Religião, ISER, Brasil.

1983 - 1983

Especialização Em Matemática Financeira. (Carga horária: 40h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Participação em eventos

I Simpósio de Estágio Supervisionado FAETERJ-Três Rios.Cem anos de Paulo Freire e a perspectiva (est)ética para a educação". 2021. (Simpósio).

VI Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas. Enino técnico de nível médio no Estado do Rio de Janeiro: princípios norteadores. 2018. (Congresso).

XI Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-americano. Cristiano Cordeiro e o incipiente comunismo no Brasil. 2015. (Congresso).

X Colóquio Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-Americano. Nelson Werneck Sodré e a corrente militar nacionalista. 2014. (Congresso).

IX Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Iberoamericano.Nelson Werneck Sodré e a História Militar do Brasil. 2012. (Outra).

Palestra no Instituto Multidisciplinar da UFRRJ.Arquivo e cidadania na Baixada Fluminense. 2011. (Outra).

VI Semana de História Política/ III Seminário Nacional de História: Política e cultura & Política e Sociedade.História e Ideologia em Nelson Werneck Sodré. 2011. (Seminário).

IV Simpósio de Política e Cultura: diálogos e interfaces.Combate à ideologia do colonialismo. 2010. (Simpósio).

VII Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-americano.História e Literatura em Nelson Werneck Sodré. 2010. (Outra).

V Semana de História Política/ II Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade.Mudança de rota: Astrojildo Pereira do anarquismo ao comunismo. 2010. (Seminário).

Como promover a Educação Filosófica e a Educação Sociológica no Ensino Médio.Hegemonia e educação em Gramsci. 2009. (Seminário).

III Simpósio Política e Cultura: relações de poder e práticas culturais.Nas malhas de uma recepção: Astrojildo Pereira, a revolução russa e o Brasil. 2008. (Simpósio).

V Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-americano.Passagens para o nacional: comentários sobre Evolução Política do Brasil, de Caio Prado Júnior. 2008. (Outra).

V Seminário de Museologia, História e Documentação.Escritores contra o autoritarismo. 2007. (Seminário).

XXVI Diálogo Bennett: Setenta anos de Estado Novo.Questões trabalhistas no Estado Novo. 2007. (Seminário).

Colóquio Intelectuais, Cultura e Política.Revista Estudos Sociais: engajamento na renovação comunista. 2006. (Outra).

III Colóquio Internacional: Tradição e modernidade no mundo ibero-americano.Considerações sobre a formação do PCB. 2006. (Outra).

II Simpósio de Política e Cultura: documentos e abordagens.A revista Literatura: cultura, política e intelectuais comunistas. 2006. (Simpósio).

Colóquios de Filosofia e HIstória da Educação.Acervo de fontes documentais. 2005. (Outra).

Pré Congresso FIEALC/SOLAR/UERJ/UFES: América Latina e o Processo de Modernização. Apresentação da comunicação A Revolução Russa e o Brasil: impressões de Astrojildo Pereira.. 2005. (Congresso).

Primeira Semana de História Política.Apresentação da comunicação Caminhos controversos: a polêmica dos marxistas com Oliveira Vianna. 2005. (Encontro).

Colóquio Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-Americano.Apresentação da comunicação Octávio Brandão: uma leitura marxista dos dilemas da modernização brasileira. 2004. (Outra).

II Semana Acadêmica do Centro de Ciências Humanas e Letras - Educação e diversidade na formação dos professores.Mesa redonda sobre o Arquivo Nacional: história, memória, pesquisa e estágio. 2004. (Encontro).

I Seminário da Linha de Pesquisa Memória e Linguagem-Práticas Discursivas e Construção de Sentidos.Apresentação da comunicação em História, representação e identidade comunista: a Formação do PCB de Astrojildo Pereira. 2004. (Seminário).

RECINE 2004.Mostra de Cinema de Arquivo. 2004. (Outra).

Sessão de Comunicações em História da Educação.Exposição sobre Os acervos e fontes para a História da Educação.. 2004. (Seminário).

RECINE 2003.Mostra de Cinema de Arquivo. 2003. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Mariana de Oliveira Sousa

RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves; PRADO, M. E.; NEMI, L. L.. "Terra da Luz": a abolição da escravidão no Ceará a partir dos discursos dos políticos cearenses (1870-1888). 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Mellina de Fátima Neres de Sousa Cury

PRADO, M. E.;RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves. Liberdade em ação: os discursos emancipacionistas no Brasil do Oitocentos. 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Paulo César dos Reis

FRIDMAN, F.; EGLER, T. T. C.; FREITAS FILHO, A. P.; HONORATO, C. T.;RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves. A communitas capitalista banguense no contexto da modernização conservadora. O discruso do progresso e da ordem na cidade do Rio de Janeiro (1888-1919). 2020. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mellina de Fátima Neres de Souza Curty

PRADO, M. E.; CUNHA, Washisgton Dener dos Santos; FILHO, Oswaldo Munteal; SANTOS, João Henrique dos;RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves. Quintino Bocaiúva: da dramaturgia e jornalismo às práticas políticas (1870-1912). 2020. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Mellina de Fátima Neres de Souza Curty

PRADO, M. E.; CARULA, K.;RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves. Quintino Bocayúva: das práticas literárias às ideias políticas (1853-1912). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Paulo César dos Reis

FRIDMAN, F.; LIMA JUNIOR, P. N.; FREITAS FILHO, A. P.;RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves. A Vila Operária de Bangu e a modernização conservadora: no entre lugar da cidade do Rio de Janeiro (1889-1930). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rodrigo da Silva dos Santos

TREIN, F.; BITTENCOURT, R.; SOLIS, D. E.; AMORIM, W. L.; ANDRADE, R. J.;RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves. O conceito de dessublimação repressiva na teoria crítica de Herbert Marcuse. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Jéssica Cesário de Araújo Florenço

RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves; ALMEIDA, Rita GOmes de. Educação de Jovens e Adultos no Brasil: elementos históricos, marcos legais e desafios de gestão.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Bárbara Nazaré Soares Sá Asthine

FILHO, Elio Roberto Pinto Santiago;RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves. A atuação do psicopedagogo na escola pública quanto a avaliação na dimensão do fracasso escolar. 2020.

Aluno: Isana do Nascimento Ramos Steinert

FILHO, Elio Roberto Pinto Santiago;RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves. Percepções sobre a autonomia na educação infantil.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Mayra de Oliveria Chaves

RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves; OLIVEIRA, M. G. L.. Educação profissional e o novo ensino médio do governo Temer. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Georgia Oliveira Rabelo

RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves; OLIVEIRA, M. G. L.. Educar para transformar: contribuições da pedagogia histórico-crítica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Sara Pedrozo Costa

RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves; OLIVEIRA, M. G. L.. Avaliação nos anos iniciais: conceituação, legislação e políticas públicas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lorena da Silva Fernandes

RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves; OLIVEIRA, M. G. L.. Pedagogia de projetos e motivação da aprendizagem no 1o segmento do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriele da Silva Novo

RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves; OLIVEIRA, M. G. L.. Pedagogia hospitalar: histórico, pesquisas e conceitos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Aline da Costa Silva Santos

RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves; OLIVEIRA, M. G. L.. Docência e novas tecnologias: reflexões e proposições. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Mauro N'Kruman Ribeiro Lopes

RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves; Ferro, Marcelo Vieira Ferreira; Carneiro, Marcelo da Silva. A procura da felicidade em Santo Agostinho. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Instituto Metodista Bennett.

Aluno: Ana Lucia Tavolucci

RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves; Ferro, Marcelo Vieira Ferreira; Carneiro, Marcelo da Silva. Luz e trevas: diferentes leituras sobre a feitiçaria na Europa Moderna. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Instituto Metodista Bennett.

Aluno: Natália Lopes da Silva

RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves; Ferro, Marcelo Vieira Ferreira; Carneiro, Marcelo da Silva. O surgimento do primeiro órgão de patrimônio estadual de cultura - INEPAC. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Instituto Metodista Bennett.

Aluno: Navita Alves Lourenço de Souza

RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves; Ferro, Marcelo Vieira Ferreira; Carneiro, Marcelo da Silva. O impacto do relatório Neiva-Penna na sociedade brasileira. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Instituto Metodista Bennett.

Aluno: Eldon de Azevedo Rosa

RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves; Ferro, Marcelo Vieira Ferreira; Carneiro, Marcelo da Silva. A genealogia do pecado: as origens da idéia de pecado como atitude filosófica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Instituto Metodista Bennett.

Aluno: Pedro Mateus

RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves; Ferro, Marcelo Vieira Ferreira; Carneiro, Marcelo da Silva. Os princípios educacionais em Rousseau: por uma pedagogia natural e cidadã. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Instituto Metodista Bennett.

Aluno: Selma Duarte Pereira

RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves; Ferro, Marcelo Vieira Ferreira; Carneiro, Marcelo da Silva. As mulheres na luta armada durante a ditadura militar no Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Instituto Metodista Bennett.

Aluno: FLÁVIO FEIJOLE CORRÊA

RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves. A visão sociopolítica da Reforma Protestante. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Instituto Metodista Bennett.

Aluno: Charles Távora Manasfi

RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves. Caio Prado Júnior e Nelson Werneck Sodré: duas consepções acerca das nossas heranças coloniais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Instituto Metodista Bennett.

Aluno: Jodi Continentino Nagel

RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves. O diabo nos trópicos: Inquisição e sexualidade no Brasil colonial. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Instituto Metodista Bennett.

Aluno: AGNES NAZARÉ DOS SANTOS BRASIL

RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves; Attayde, Maria Aldice da Silva; Ferro, Marcelo Vieira Ferreira. A Renovação Carismática Católica e a legitimação do poder. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Instituto Metodista Bennett.

Aluno: Cleonice Souza

RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves; Ferro, Marcelo Vieira Ferreira; Carneiro, Marcelo da Silva. O Forte em Copacabana: origem e presença histórica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Instituto Metodista Bennett.

Aluno: Fábio Vieira Camelo

RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves; Ferro, Marcelo Vieira Ferreira; Carneiro, Marcelo da Silva. Dos negros africanos a Donga: o surgimento do samba no Rio de Janeiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Instituto Metodista Bennett.

Aluno: Valéria Schmidt Pinto-Ribeiro Merlo

RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves; Ferro, Marcelo Vieira Ferreira; Freixo, Adriano de. As origens da língua portuguesa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Instituto Metodista Bennett.

Aluno: Hugo José da Silva

RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves; Ferro, Marcelo Vieira Ferreira; Carneiro, Marcelo da Silva. A persistência do imperativo categórico em Kant. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Instituto Metodista Bennett.

Aluno: Cinthia Bourget Fortes Genestra

RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves; Ferro, Marcelo Vieira Ferreira; Freixo, Adriano de. Escravos de ganho no Rio de Janeiro do século XIX. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Instituto Metodista Bennett.

Aluno: Desirée Birmann

RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves; Ferro, Marcelo Vieira Ferreira; Carneiro, Marcelo da Silva. Angústia e liberdade em Sartre. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Instituto Metodista Bennett.

Aluno: Tatiana Lobo

RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves; Ferro, Marcelo Vieira Ferreira; Carneiro, Marcelo da Silva. O amor sob o olhar de Platão e Schopenhauer. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Instituto Metodista Bennett.

Aluno: Marilize Mendes de Viveiros

RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves. Do combate ao comunismo à "opção pelos pobres": a Igreja Católica e o regime militar brasileiro (1964-1970). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Instituto Metodista Bennett.

Aluno: Cleusa Pires Siqueira Gomes

RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves. A importância dos cristãos novos no Brasil Colônia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Instituto Metodista Bennett.

Aluno: Cecília da Conceição N

RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves. Vieira.Entre a resistência e a adesão: o samba carioca e o Estado Novo varguista. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Instituto Metodista Bennett.

Aluno: CARLA CRISTINA GOULART FARIAS

RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves. Música popular e resistência: a obra de Chico Buarque nos anos de autoritarismo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Instituto Metodista Bennett.

Aluno: André Vieira Cardoso dos Santos

RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves. Conflitos recentes na Venezuela. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Instituto Metodista Bennett.

Aluno: Any Dana

RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves. Botequins disciplinados. Saúde pública, controle social e vida operária na capital da república (1921-27). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Instituto Metodista Bennett.

Comissão julgadora das bancas

Laélia Carmelita Portela Moreira

MOREIRA, Laélia Portela; OLIVEIRA, I. B.; BONFIM, A. M.. Momento gramsciano na educação brasileira: um estudo no campo trabalho educação na década de 80. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Estácio de Sá.

Eliane Garcindo de Sá

SÁ, Eliane Garcindo de. Astrojildo Pereira: interpretações de um crítico impuro. 2005. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Eliane Garcindo de Sá

SÁ, Eliane Garcindo de. Astrojildo Pereira: itinerário de um intelectual engajado. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Eliane Garcindo de Sá

SÁ, Eliane Garcindo de. Astrojildo Pereira: Itinerário de um intelectual engajado. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Eliane Garcindo de Sá

SÁ, Eliane Garcindo de. ASTROJILDO PEREIRA: INTERPRETAÇÕES DE UM CRITICO IMPURO. 2004. Outra participação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Edna Maria dos Santos

MEDEIROS, L. M.;SANTOS, E. M.; SA, E. G.; SANTANA, M. A.; SOARES, L. C.. Astrogildo Pereira: intinerário de um intelectual engajado. 2010. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Lená Medeiros de Menezes

MENEZES, L. M.; SA, E. Garcindo de; SOARES, Luiz Carlos; SANTOS, E. M.; ALVES, D. J.. Astrogildo Pereira: itinerário de um intelectual engajado. 2010. Tese (Doutorado em Prograam de Pós-graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Marco Aurélio Santana

SANTANA, M. A.; MENEZES, Lená; SÁ, Eliane Garcindo de. Astrojildo Pereira: interpretação de um crítico impuro. 2005 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Dalton José Alves

ALVES, Dalton José; MENEZES, L. M.; SA, E. G.; SANTOS, E. M.; SANTANA, M. A.. Astrogildo Pereira: itinerário de um intelectual engajado. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Orientou

Jéssica Cesário de Araújo Florenço

Educação de Jovens e Adultos no Brasil: elementos históricos, marcos legais e desafios de gestão; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Alexandre Manuel Esteves Rodrigues;

Rafaela Dias Ricardo

Educação de Jovens e Adultos nas comunidades do município de Três Rios; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Alexandre Manuel Esteves Rodrigues;

Joice Carla Nascimento de Oliveira

Caminhos para a construção de um currículo para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Alexandre Manuel Esteves Rodrigues;

Maiara Rogèrio da Cruz Silva

Timidez na infância e o lúdico na escola; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Alexandre Manuel Esteves Rodrigues;

BEATRIZ DE SOUZA BARBOSA

O primeiro setênio da pedagogia de Waldorf; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Alexandre Manuel Esteves Rodrigues;

Daiana Feliciano de Almeida

Educação no Brasil colonial; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Alexandre Manuel Esteves Rodrigues;

Natália Lopes da Silva

O surgimento do primeiro órgão de patrimônio estadual de cultura - INEPAC; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Instituto Metodista Bennett; Orientador: Alexandre Manuel Esteves Rodrigues;

Selma Duarte Pereira

As mulheres na luta armada durante a ditadura militar no Brasil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Instituto Metodista Bennett; Orientador: Alexandre Manuel Esteves Rodrigues;

Charles Távora Manasfi

Caio Prado Júnior e Nelson Werneck Sodré: duas concepções acerca de nossas heranças coloniais; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Instituto Metodista Bennett; Orientador: Alexandre Manuel Esteves Rodrigues;

Cleonice Souza

O Forte em Copacabana: origem e presença histórica; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Instituto Metodista Bennett; Orientador: Alexandre Manuel Esteves Rodrigues;

Fábio Vieira Camelo

Dos negros africanos a Donga: o surgimento do samba no Rio de Janeiro; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Instituto Metodista Bennett; Orientador: Alexandre Manuel Esteves Rodrigues;

Cinthia Bourget Fortes Genestra

Escravos de ganho no Rio de Janeiro do século XIX; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Instituto Metodista Bennett; Orientador: Alexandre Manuel Esteves Rodrigues;

Desirée Birmann

Angústia e liberdade em Sartre; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Instituto Metodista Bennett; Orientador: Alexandre Manuel Esteves Rodrigues;

Tatiana Lobo

O amor sob o olhar de Platão e Schopenhauer; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Instituto Metodista Bennett; Orientador: Alexandre Manuel Esteves Rodrigues;

Hugo José da Silva

A persistência do imperativo categórico em Kant; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Instituto Metodista Bennett; Orientador: Alexandre Manuel Esteves Rodrigues;

André Vieira Cardoso dos Santos

Conflitos recentes na Venezuela: desafios do governo Chaves; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Instituto Metodista Bennett; Orientador: Alexandre Manuel Esteves Rodrigues;

Foi orientado por

Ines Barbosa de Oliveira

Momento Gramsciano na Educação Brasileira: um estudo sobre o campo de trabalho-educação na década de 1980; 2022; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estácio de Sá,; Orientador: Inês Barbosa de Oliveira;

Produções bibliográficas

  • RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves . Educação profissional e tecnológica em três tempos: LDB/1996, PNE 2001-2011 E PNE 2014-2O24. Revista Querubim (Online) , v. junho 21, p. 5-12, 2021.

  • RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves . Passagens para o nacional: comentários sobre 'Evolução política do brasil', de Caio Prado Júnior. HISTORIA ACTUAL ON-LINE , v. 39, p. 123-130, 2016.

  • RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves . Nelson Werneck Sodré e a História Militar do Brasil. Intellèctus (UERJ. Online) , v. 1, p. 3-16, 2013.

  • RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves . História e Literatura em Nelson Werneck Sodré. Intellèctus (UERJ. Online) , v. IX, p. 01, 2010.

  • RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves . Mudança de rota: Astrojildo Pereira do anarquismo ao comunismo. Anais da ... Semana de História Política, ... Seminário Nacional de História (Cd-Rom) , v. 1, p. 5, 2010.

  • RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves ; ALVES, D. J. . Apresentação. Acervo (Rio de Janeiro) , v. 19, p. 1-2, 2006.

  • RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves . Revista Estudos Sociais: engajamento na renovação comunista. Intellèctus (UERJ) , v. II, p. 02, 2006.

  • RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves . Octávio Brandão: uma leitura marxista dos dilemas da modernização brasileira. Intellèctus (UERJ) , v. vol I, p. 01, 2006.

  • RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves ; ALVES, D. J. . Apresentação. Acervo (Rio de Janeiro) , v. 18, p. 1-4, 2005.

  • RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves . Apresentação. Acervo (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, v. 17, n.1, p. 1-2, 2004.

  • RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves . Apresentação. Acervo (Rio de Janeiro) , v. 17, p. 1-2, 2004.

  • RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves . Estratégias de formação de professores no Plano Municipal de Educação de Três Rios. In: Ivanio Dickmann; Márcial Boell. (Org.). União pela Educação. 1ed.Veranópolis: Diálogo Freireano, 2021, v. 1, p. 9-433.

  • RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves . Cristiano Cordeiro e o incipiente comunismo no Brasil. In: Carula, K.; Prado, M.E.C.; Corrêa, L.. (Org.). Tradição e modernidade no mundo ibero-americano. 1ed.Rio de Janeiro: Contracapa, 2016, v. , p. 1-271.

  • RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves ; ALVES, D. J. . Trabalho, educação e emancipação humana sob a lógica do capital: emancipar de quê?. In: BATISTA, Eraldo Leme; BATISTA, Roberto Leme.. (Org.). Trabalho, educação e emancipação humana. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2015, v. , p. 3-376.

  • RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves . Luís Carlos Prestes: do tenentismo ao comunismo. In: XII Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-americano, 2017, Porto. Atas do XII Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-americano. Rio de Janeiro: Rede Sirius UERJ, 2017. p. 01-21.

  • RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves . Cristiano Cordeiro e o incipiente comunismo no Brasil. In: XI Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-americano., 2015, Rio de Janeiro. Atas do XI Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-americano., 2015.

  • RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves ; ALVES, D. J. . Educação e profissão: reflexões históricas sobre uma política republicana. In: XII Jornada do Histedbr, 2014, Caxias-MA. XII Jornada do HISTEDBR. Campinas: Histedbr, 2014. p. 1161-1173.

  • RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves . Nelson Werneck Sodré e a História Militar do Brasil. In: IX Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Iberoamericano, 2012, RIO DE JANEIRO. Atas do IX Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Iberoamericano. RIO DE JANEIRO: UERJ, 2012.

  • RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves . História e Literatura em Nelson Werneck Sodré. In: VII Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-americano, 2010, São Paulo. Atas do VII Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-Americano, 2010.

  • RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves . Mudança de rota: Astrojildo Pereira do anarquismo ao comunismo. In: V Semana de História Política/ II Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade, 2010, Rio de Janeiro. Anais da V Semana de História Política/ II Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Sociedade e Política, 2010.

  • RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves . Nas malhas de uma recepção: Astrojildo Pereira, a revolução russa e o Brasil. In: III Simpósio Política e Cultura: relações de poder e práticas culturais, 2008, Vassouras - RJ. Simpósios de Política e Cultura, 2008.

  • RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves . Passagens para o nacional: comentários sobre Evolução Política do Brasil, de Caio Prado Júnior. In: V Colóquio Internacional Tradução e Modernidade no Mundo Ibero-americano, 2008, Rio de Janeiro. Atas do V Colóquio Internacional Tradução e Modernidade no Mundo Ibero-americano, 2008.

  • RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves . Escritores contra o autoritarismo. In: V Seminário de Museologia, História e Documentação, 2007, Rio de Jnaeiro. Anais do V Seminário de Museologia, História e Documentação - Memória 2007, 2007.

  • RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves . Octávio Brandão: uma leitura marxista dos dilemas da modernização brasileira.. In: Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-americano, 2004, Rio de Janeiro. Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-Americano. Rio de Janeiro, 2004. v. 01. p. 83-90.

  • RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves . História e Ideologia em Nelson Werneck Sodré. In: VI Semana de História Política/ III Seminário Nacional de História: Política e cultura & Política e Sociedade, 2011, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos (Semana de História Política, Seminário Nacional de História Política). Rio de Janeiro: UERJ, 2011. p. 45-45.

  • RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves . História e Literatura em Nelson Werneck Sodré. In: VII Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-americano, 2010, São Paulo. Caderno de resumos, 2010.

  • RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves . Mudança de rota: Astrojildo Pereira do anarquismo ao comunismo. In: V Semana de História Política/ II Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade, 2010, Rio de Janeiro. Caderno de resumos, 2010.

  • RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves . Combate à ideologia do colonialismo. In: IV Simpósio de Política e Cultura: diálogos e interfaces, 2010, Vassouras - RJ. Simpósios de Política e Cultura, 2010. v. 1.

  • RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves . Passagens para o nacional: comentários sobre Evolução Política do Brasil, de Caio Prado Júnior. In: V Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-americano, 2008, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos: V Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-americano, 2008.

  • RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves . Considerações sobre a formação do PCB. In: III Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-americano, 2006, Juiz de Fora. Anais do III Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-americano, 2006. p. 01-48.

  • RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves . A Revolução Russa e o Brasil: impressões de Astrojildo Pereira. In: Pré-Congresso FIEALC/SOLAR/UERJ/UFES, 2005, Rio de Janeiro. América Latina e o Processo de Modernização. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2005. v. 01. p. 60-60.

  • RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves . História, representação e identidade comunista: a formação do PCB de Astrojildo Pereira. In: I Seminário da Linha de Pesquisa Memória e Linguagem-Práticas Discursivas e Construção de Sentidos, 2004, Rio de Janeiro. Práticas Discursivas e Construção de Sentidos, 2004.

  • RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves . Nelson Werneck Sodré e a História Militar do Brasil. Intellèctus (UERJ. Online) , 2013.

  • RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves . Educação profissional e tecnológica: desafios e perspectivas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves . Identidade e cultura popular nos regimes autoritários do mundo ibero-americano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves . História e Ideologia em Nelson Werneck Sodré. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves . Prática de Pesquisa Doutoramento: relatório. 2018. (Relatório).

RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves . Exposição O mundo luso-brasileiro. 2005 (Coordenação de Exposição).

RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves . Exposição Os Presidentes e o Planalto. 2004 (Coordenação de Exposição).

RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves . Exposição Imagens da Mulher Brasileira. 2004 (Coordenação de Exposição).

RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves . Exposição Imagens da Mulher Brasileira. 2004 (Coordenação de Exposição).

RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves . Exposição Os Presidentes e o Planalto. 2003 (Coordenação de Exposição).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. , Rua Mariz e Barros, 272, Tijuca, 20270-003 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 23341753, URL da Homepage:

Experiência profissional

2011 - Atual

Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Trabalha com a disciplina Sociologia no ISERJ, no qual supervisiona estagiários de licenciatura em Ciências Sociais de diversas instituições, e com formação de professores no curso de Pedagogia da FAETERJ de Três Rios, no qual ministra as seguintes disciplinas: Fundamentos Sociológicos da Educação; Educação e Trabalho; Avaliação da Aprendizagem dos Processos de Ensino.

2007 - 2011

Instituto Metodista Bennett

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Magistério Superior, Carga horária: 12

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Teoria da História; História das Ideias Políticas; Metodologia da Pesquisa (TCC); Prática da Pesquisa Histórica; Sociologia; História da América; História do Brasil I, II e III.

2003 - 2007

Arquivo Nacional

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cargo Comissionado / DAS, Carga horária: 40

Atividades

  • 09/2003 - 09/2007

    Direção e administração, Presidência da República, Rio de Janeiro.,Cargo ou função, Coordenador-Geral de Acesso e Difusão Documental.

  • 09/2003 - 09/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Presidência da República, Rio de Janeiro.,Cargo ou função, Membro de comissão temporária.

  • 09/2003 - 09/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Presidência da República, Rio de Janeiro.,Cargo ou função, Membro de conselho editorial.

2001 - 2017

Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 16

Outras informações:
Professor I - História

Atividades

  • 09/2001

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História Geral e do Brasil