Marcos Ribeiro

Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI 2019); Pós Graduado em Saúde do Idoso e Gerontologia pela Universidade Cândido Mendes (UCAM 2019); Pós Graduado em Disfagia com enfoque em Fonoaudiologia Hospitalar pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP 2018); Graduado em Fonoaudiologia pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI 2016); Atuei como Fonoaudiólogo no Hospital do Coração e Hospital Municipal Ruth Cardoso na cidade de Balneário Camboriú - SC. Participei como Bolsista do PET Saúde: Programa de Educação para o Trabalho: atuando por meio do apoio matricial às equipes de Saúde da Família participantes do projeto, bem como realizando pesquisa com a finalidade de qualificar o serviço na atenção básica. Vivência em diversos serviços voluntários, entre eles o Projeto Rondon Operação Velho Monge na cidade de Timbiras ? Maranhão sendo responsável pela capacitação de agentes de saúde e demais profissionais, acerca das necessidades no âmbito da saúde evidenciadas pelo município, tais como: capacitação com os professores da rede municipal de ensino a respeito da educação inclusiva, oficinas e palestras a respeito do acolhimento, integralidade, humanização em saúde, políticas públicas, além de ministrar diversas palestras em escolas, comunidades carentes da região. Atualmente faço parte do Grupo de Estudo de Vigilância e Atenção à Saúde (GEVAS) do Mestrado Profissional em Saúde e Gestão do Trabalho da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Tem experiência em diversas áreas da Fonoaudiologia Hospitalar, tais como: Disfagia, adulto/infantil/neonatal; Motricidade Orofacial; Afasia; Neonatologia; Saúde Coletiva.

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Saúde

2017 - 2019

Universidade do Vale do Itajaí
Título: A GESTÃO DO CUIDADO INTEGRAL AS PESSOAS COM DISFAGIA INTERNADAS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO., Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Fabíola Hermes Chesani
Palavras-chave: Disfagia; Equipe de Assistência ao Paciente; Equipe Multidisciplinar; Cuidados Integrais em Saúde; Unidades de Terapia Intensiva.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.

Especialização em Saúde do Adulto e Gerontologia

2017 - 2019

Universidade Candido Mendes
Título: ATUAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR QUANTO AOS CUIDADOS COM O PACIENTE DISFÁGICOS DENTRO DO AMBIENTE HOSPITALAR

Especialização em Disfagia com Enfoque e Fonoaudiologia Hospitalar

2016 - 2018

Universidade Tuiuti do Paraná
Título: Protocolos utilizados pela equipe multiprofissional no processo de decanulação em pacientes traqueostomizados
Orientador: Hellen Nataly Correia Lagos Guimarães

Graduação em Fonoaudiologia

2011 - 2016

Universidade do Vale do Itajaí
Título: CARACTERIZAÇÃO DOS PARÂMETROS INTERVENIENTES NO ALEITAMENTO MATERNO DE RECÉM-NASCIDOS PRÉ-TERMO
Orientador: Marileda Cattelan Tomé
Bolsista do(a): FUMDES - Art. 171 da Constituição Estadual, FUMDES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 -

Cuidado Paliativo em Atenção Domiciliar. (Carga horária: 160h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2017 - 2017

Eletrofonoterapia: Eletrofonoterapia aplicada a Fonoaudiologia. (Carga horária: 153h). , FCC Faculdade, FCC, Brasil.

2016 - 2016

Análise Acústica dos sons da deglutição: DEGLUTISOM. (Carga horária: 8h). , SERFONO, SERFONO, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Fonoaudiologia Hospitalar.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Disfagia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Voz Adulto.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Afasia Adulto.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Doenças Neurológicas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Disfagia, Desnutrição e Sacropenia: Qual o impacto na hospitalizacação e recuperação?. 2017. (Outra).

IX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia Hospitalar. 2017. (Congresso).

III Simpósio Internacional IGD de Disfagia - Reabilitação da Disfaga. 2016. (Simpósio).

Meeting Nacional Disfagia SBNPE. 2016. (Seminário).

Reabilitação das Disfagias, ministrado pela Dra. Ana Paula Brandão Barros. 2016. (Outra).

Treinamento Análise acústica dos sons da deglutição: fundamentos, prática e software Deglutisom.Treinamento Análise acústica dos sons da deglutição: fundamentos, prática e software Deglutisom. 2016. (Oficina).

II Seminário Integrado de Observatórios da Educação. 2015. (Seminário).

22º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Caracterização dos Parâmetros Intervenientes no Aleitamento Materno de Recém Nascidos Pré-Termo. 2014. (Congresso).

Acolhimento Pró-Pet Saúde: integração ensino-serviço 2014-II.Acolhimento Pró-Pet Saúde: integração ensino-serviço 2014-II. 2014. (Outra).

II Semana Integrada do CCS. 2014. (Outra).

V Encontro da Saúde Auditiva do Curso de Fonoaudiologia da UNIVALI. 2014. (Encontro).

Ação Social: Campanha de Combate ao AVC.Ação Social: Campanha de Combate ao AVC. 2013. (Outra).

OPA 2013 - Opção Profissional por Área. OPA 2013 - Opção Profissional por Área. 2013. (Feira).

Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho - SIPAT.Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho - SIPAT. 2013. (Oficina).

Univali Limpando o Mundo 2013.Univali Limpando o Mundo 2013. 2013. (Outra).

II Congresso Nacional de Fonoaudiologia Forense. 2011. (Congresso).

III Encontro da Saúde Auditiva e I Simpósio sobre Zumbido do Curso de Fonoaudiologia da UNIVALI.III Encontro da Saúde Auditiva e I Simpósio sobre Zumbido do Curso de Fonoaudiologia da UNIVALI. 2011. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Hellen Nataly Correia Lagos Guimarães

LAGOS, H. N. C.; AOKI, M. C. S.; SORIA, F. S.. Protocolos de decanulação: Atuação da equipe multiprofissional - Revisão Integrativa. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESP. EM DISFAGIA - ENFOQUE EM ATUAÇÃO HOSPITALAR) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Fabíola Hermes Chesani

CHESANI, F. H.. AS ESTRATÉGIAS DE CUIDADO A SAÚDE PRESTADA PELA EQUIPE DE SAÚDE AS PESSOAS DISFÁGICAS INTERNADAS NUMA UTI. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Profissional em Saúde e Gestão do Trabalho) - Universidade do Vale do Itajaí.

Carina Nunes Bossardi

CHESANI, F. H.; LOPES, S. M. B.;BOSSARDI, Carina Nunes. As estratégias de cuidado à saúde prestada pela equipe de saúde às pessoas disfágicas internadas na UTI. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho) - Universidade do Vale do Itajaí.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Hellen Nataly Correia Lagos Guimarães

Protocolos de decanulação: Atuação da equipe multiprofissional - Revisão Integrativa; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESP; EM DISFAGIA - ENFOQUE EM ATUAÇÃO HOSPITALAR) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Hellen Nataly Correia Lagos Guimarães;

Gefeson Mendes Pacheco

High power laser diode for material processing; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MARCOS RIBEIRO ; CHESANI, FABIOLA HERMES ; CARINA NUNES BOSSARDI ; JULIANA VIEIRA DE ARAÚJO SANDRI ; JOÃO PEDRO EURIQUES BATISTA . The THE MULTIDISCIPLINARY TEAM'S PERFORMANCE IN DYSPHAGIC PATIENTS CARE IN THE HOSPITAL ENVIRONMENT: integrative review of literature. INTERNATIONAL JOURNAL FOR INNOVATION EDUCATION AND RESEARCH , v. 7, p. 382-395, 2019.

  • RIBEIRO, M. ; OLIVEIRA, I. C. ; TOILLIER, B. H. ; BRAZ, M. ; PINHEIRO, F.C. ; PEREIRA, I. ; SILVA, G. ; MONESTEL, A. ; PIVOTO, J.C. ; SOCCAS, R.D. . Caracterização das queixas de saúde mental e ações dos profissionais da ESF em uma UBS de Itajaí. SAÚDE & TRANSFORMAÇÃO SOCIAL / HEALTH & SOCIAL CHANGE , v. 6, p. 16-25, 2015.

  • RIBEIRO, M. . Atuação Fonoaudiológica na área hospitalar: Como eu atuo?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, M. . Disfagia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2019

    A GESTÃO DO CUIDADO INTEGRAL ÀS PESSOAS COM DISFAGIA INTERNADAS DENTRO DE UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO., Descrição: O propósito do projeto segue a linha de pesquisa que realiza investigações com foco nas pessoas e no entorno social nos quais estas se encontram inseridas: comunidades, famílias, instituições formais e informais que situam-se na grande malha de redes e suportes dos muitos itinerários terapêuticos de tratamento e cuidado em distintos momentos e ciclos de vida, com objetivo central de ?analisar a gestão do cuidado integral às pessoas com disfagia internadas dentro de uma unidade de terapia intensiva adulto?. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde será analisado a gestão do cuidado integral às pessoas com disfagia internadas dentro de uma unidade de terapia intensiva adulto por meio de uma observação e uma entrevista semiestruturada para os participantes que compõem a equipe multiprofissional na unidade de terapia intensiva adulto e atuam diretamente com os pacientes com disfagia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Marcos Ribeiro - Coordenador / CHESANI, FABIOLA HERMES - Integrante.

  • 2017 - 2019

    Educação na Saúde e Gestão do Trabalho, Descrição: investigar as concepções/práticas de promoção e educação em saúde nos serviços de saúde; avaliar, desenvolver e testar experiências no desenvolvimento de tecnologias em promoção à saúde e educação para a participação; avaliar as práticas de participação em saúde, institucionalizadas ou não, e seu impacto nos serviços de saúde; construir indicadores de avaliação de práticas de promoção e participação em saúde... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (12) . , Integrantes: Marcos Ribeiro - Coordenador / CHESANI, FABIOLA HERMES - Integrante / CARINA NUNES BOSSARDI - Integrante / JULIANA VIEIRA DE ARAÚJO SANDRI - Integrante / marcelo rocha soares da silva - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Caracterização dos parâmetros intervenientes no tipo de alimentação láctea de recém-nascidos pré-termo na ocasião da alta hospitalar., Descrição: Esse estudo tem o objetivo de caracterizar os parâmetros intervenientes no tipo de alimentação láctea de RNPT na ocasião da alta hospitalar. Essa população foi escolhida, entre as atendidas pelo hospital pois é fato de que a prematuridade, de modo geral, diminui significativamente a possibilidade de iniciar a amamentação (Matuhara e Naganuma, 2006). Acredita-se que os dados derivados dessa pesquisa poderão auxiliar na avaliação da eficácia das ações dirigidas aos RNPT em relação ao aleitamento materno, bem como apontar os principais fatores intervenientes desse processo, sobre os quais pode-se pensar em dirigir futuras ações de promoção a saúde do RN.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marcos Ribeiro - Coordenador / Bianca Heinen Toillier - Integrante / Marileda Cattelan Tomé - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Caracterização da Atuação Fonoaudiológica em Ambiente Hospitalar nos hospitais de Balneário Camboriú e Itajaí., Descrição: O trabalho da fonoaudiologia hospitalar no Brasil é recente e vem se expandindo ao longo dos anos graças a atuação dos profissionais nesse ambiente. Contudo, a atuação nesse campo ainda é muito diversificada se considerarmos alguns aspectos como: a formação dos profissionais, tempo de atuação, forma de contratação, atuação dos profissionais e relações com a equipe e procedimentos realizados. Este estudo tem como objetivo caracterizar a atuação fonoaudiológica em ambiente hospitalar nos municípios de Balneário Camboriú e Itajaí. A pesquisa será realizada através de um questionário e serão convidados a participar todos os profissionais que atuam em hospitais nas cidades de Balneário Camboriú e Itajaí.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marcos Ribeiro - Coordenador / Bianca Heinen Toillier - Integrante / Marileda Cattelan Tomé - Integrante.

  • 2013 - 2015

    GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA: ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO NO MUNICÍPIO DE ITAJAÍ/SC, Descrição: A autora abordada no projeto que a gestão do cuidado dentro do processo de trabalho das equipes de estratégia de saúde da família- ESF é um tema que está em ascensão, por sua importância e relevância no contexto das boas práticas em saúde. Atualmente existe a necessidade de profissionais capacitados a atuarem na perspectiva de uma clínica ampliada gerindo a organização do seu processo de trabalho com vistas ao bem-estar e realidade dos usuários, bem como, promovendo práticas de cuidado em saúde. É inegável que a identificação das práticas de gestão de cuidado e discussão acerca do tema se faz necessária para ampliação e consolidação de uma Atenção Integral para população. Esta pesquisa tem por objetivo analisar a gestão do cuidado em saúde no processo de trabalho das equipes de Estratégia de Saúde da Família das unidades básicas vinculadas ao grupo multiprofissional do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde no município de Itajaí. O estudo será realizado em três unidades de saúde do município de Itajaí. A amostra da pesquisa será intencional, composta por todos os profissionais que compõe as equipes de Estratégia de Saúde da Família das unidades de saúde vinculadas ao Programa de Educação para o Trabalho em Saúde; PET;Saúde Multiprofissional. As técnicas utilizadas serão:entrevistas semi-estruturada, observação direta e análise documental.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Inajara Carla Oliveira - Coordenador.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (19) . , Integrantes: Marcos Ribeiro - Coordenador / Inajara Carla Oliveira - Integrante / Bianca Heinen Toillier - Integrante / Marry Braz - Integrante / Fabiano Pinheiro - Integrante / Ilda Pereira - Integrante / Gisele Silva - Integrante / Adriana Monestel - Integrante / Julia Pivoto - Integrante / Raissa Soccas - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - 2015

Hospital Unimed Joinvile

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - Atual

Universidade do Vale do Itajaí

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2019 - 2019

Hospital Alvorada

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fonoaudiólogo, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuo com prevenção, promoção e reabilitação dos distúrbios relacionados a fala (afasia) e deglutição (disfagia). UTI Adulto.

2016 - 2018

hospital do coração

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fonoaudiólogo, Carga horária: 30

2019 - 2019

Hospital São Luiz Unidade Anália Franco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fonoaudiólogo, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuo com prevenção, promoção e reabilitação dos distúrbios relacionados a fala (afasia) e deglutição (disfagia). UTI Adulto, cardiológica e pediátrica.

2016 - 2017

Hospital Municipal Ruth Cardoso

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Fonoaudiólogo, Carga horária: 40