Matheus Filipe Alves Madeira Drumond

Mestre em Artes Visuais (2015-2017), com ênfase em História e Crítica da Arte, pela EBA-UFRJ. Possui bacharelado em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (2011-2014) pela EBA-UFMG. Suas pesquisas se concentram em temas relativos à historiografia da arte, teoria da arte e estética. Foi professor substituto junto ao Departamento de História e Teoria da Arte da UFRJ (2017-2019), atualmente é professor substituto junto ao Departamento de Teoria e História da Arte da UERJ e realiza seu doutoramento junto ao Programa de História Social da Cultura da PUC-Rio.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em História Social da Cultura

2018 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Enunciar o sublime: sobre a (im)possibilidade de historiar o poético,
Luiz de França Costa Lima. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Mestrado em Artes Visuais

2015 - 2017

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Uma pérola mais que imperfeita,Ano de Obtenção: 2017
Cybele Vidal Neto Fernandes.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Historiografia da Arte. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.

Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis

2011 - 2014

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Escultura Policromada: da epifania do sagrado ao bem cultural
Orientador: Alessandra Rosado

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Governos e poderes na modernidade. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2016 - 2016

Inscrever e apagar: poesia, narrativa e memória. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2015 - 2015

?Barroquismos Periféricos?. (Carga horária: 3h). , Casa do Baile ? Centro de Referência em Urbanismo, CB, Brasil.

2014 - 2014

Arte sacra e o fazer artístico-artesanal do Gótico ao Barroco Internaciona. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Oficina de Paleografia. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Preservação do patrimônio.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Historiografia da Arte.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética e Filosofia da Arte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

DRUMOND, M. F. A. M. . II Jornada da Pós Graduação em História - PUC-Rio. 2019. (Congresso).

DRUMOND, M. F. A. M. . Encontro com pesquisador: ArCHE no ECR. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Jornada da Pós Graduação em História da PUC-Rio. História em disputa: diálogos em tempos de crise - História da Arte. 2019. (Congresso).

VIII EPHIS - Encontro de Pesquisa em História.Barroco como metáfora nos ensaios de Roger Bastide. 2019. (Encontro).

27o Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas.Historiografia colonizadora: Robert Smith e arte colonial brasileira. 2018. (Encontro).

5 o Encontro de Pesquisadores dos Programas de Pós- Graduação em Artes Visuais do Estado do Rio de Janeiro.Corpos e Territórios: arte em disputa. 2018. (Encontro).

XXXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. O nada da pintura e o desejo do historiador: o inominável pictural em Daniel Arasse. 2018. (Congresso).

8º Encontro do GT de Estética da ANPOF - Estética Moderna e Contemporânea. 2016. (Encontro).

V EPHIS - Encontro de Pesquisa em História.Uma pérola mais que imperfeita. 2016. (Encontro).

XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Arte em Ação. Fluxos místicos: as águas e seus mistérios no imaginário colonial luso-brasileiro. 2016. (Congresso).

Encontro com pesquisador: ArCHE no ECR.Entre passados, pastiches e intuições: a problemática do estado presente dos objetos da restauração. 2015. (Encontro).

II Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: Histórias e Conexões. 2015. (Outra).

III Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro.Entre passados, pastiches e intuições: a problemática do estado presente dos objetos da restauração. 2015. (Encontro).

I Seminário Internacional: Documentação como Ferramenta da Preservação.Interstícios de pesquisa: gestão, teoria-crítica e preservação no PPGA-EBA-UFMG. 2014.. 2014. (Seminário).

De Vila Rica à Imperial Ouro Preto: aspectos históricos, artísticos e. 2013. (Outra).

II Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauração. 2013. (Encontro).

Seminário: Conservadores Pesquisadores. 2013. (Seminário).

I SEMINÁRIO EXPERIÊNCIAS DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAI EM CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO. 2012. (Seminário).

VII Congresso do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira. 2011. (Congresso). 2011. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Eloah Gadas de Matos Duvanel de Almeida

CARVALHO, H. F.; MARTINS, T. C.;DRUMOND, M. F. A. M.. Considerações sobre o conceito de "autenticidade" na contemporaneidade, a partir da perspectiva da conservação e das teorias de Brandi e Muñoz Viñas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Handerson Oliveira

CARVALHO, H. F.; BEVILACQUA, G. M. F.;DRUMOND, M. F. A. M.. NOVAS TECNOLOGIAS PARA DOCUMENTAÇÃO ? REALIDADE VIRTUAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marcus Tadeu Daniel Ribeiro

RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel; PEREIRA, Sônia Gomes; FERNANDES, C. V. N.; MENDONCA, P. K.. Uma pérola mais que imperfeita:. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marcus Tadeu Daniel Ribeiro

RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel; PEREIRA, Sônia Gomes; FERNANDES, C. V. N.. Uma pérola mais que perfeita: excertos historiográficos sobre arte colonial luso-brasileira. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Cybele Vidal Neto Fernandes

Fernandes, Cybele Vidal Neto; RIBEIRO, M. T. D.; Pereira, Sonia Gomes. Uma pérola mais que perfeita. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PPGASV) - ARQUIVOS DA EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES/UFRJ.

Alessandra Rosado

ROSADO, A.; SANTOS, A. F. B.; RODRIGUES, Rita Lages. ESCULTURA POLICROMADA:DA EPIFANIA DO SAGRADO AO BEM CULTURAL - apontamentos para sua restauração -. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Alessandra Rosado

ESCULTURA POLICROMADA:DA EPIFANIA DO SAGRADO AO BEM CULTURAL - apontamentos para sua restauração -; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alessandra Rosado;

Eliana Ambrosio Daibert

Monitoria de Graduação na disciplina Materiais e Técnicas de Bens Culturais; 2012; Orientação de outra natureza; (Conservação Restauração de Bens Culturais Móveis) - Escola de Belas Artes - UFMG; Orientador: Eliana Ribeiro Ambrosio;

Luiz de França Costa Lima Filho

Imagem, presença e discurso: Damisch, Arasse e Didi-Huberman; Início: 2018; Tese (Doutorado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DRUMOND, M. F. A. M. . Historiografia colonizadora: Robert Smith e arte colonial brasileira. In: 27o Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2018, São Paulo. Anais do 27o Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. São Paulo: UNESP, 2018. p. 3298-3311.

  • DRUMOND, M. F. A. M. ; SILVA, F. L. . Fluxos místicos: as águas e seus mistérios no imaginário colonial luso-brasileiro. In: XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Arte em Ação, 2016, Campinas. Anais do XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Arte em Ação, 2016.

  • DRUMOND, M. F. A. M. . Da epifania do sagrado ao bem cultural: uma breve história da trajetória da imaginária colonial luso-brasileira. In: XXIV Encontro da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas, 2015, Santa Maria- RS. Anais do XXIV Encontro da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas [recurso eletrônico]; Compartilhamentos na arte: redes e conexões, 2015.

  • DRUMOND, M. F. A. M. . Restauración de imaginería colonial en Brasil: entre las funciones del pasado y su status actual. In: V CONGRESO CHILENO DE CONSERVACIÓN Y RESTAURACIÓN, 2015, Santiago de Chile. V CONGRESO CHILENO DE CONSERVACIÓN Y RESTAURACIÓN: CONSERVACIÓN E INSTITUCIONALIDAD CULTURAL EN LATINOAMÉRICA. PROYECTOS, EXPERIENCIAS Y DESAFÍOS. Santiago de Chile: Gráfica Metropolitana, 2015. p. 272-275.

  • RODRIGUES, R. L. ; DRUMOND, M. F. A. M. . Entre passados, pastiches e intuições: a problemática do estado presente dos objetos da restauração. In: III Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, 2015, Évora. III Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro - Livro de Resumos, 2015. p. 79-79.

  • DRUMOND, M. F. A. M. . Historiografia colonizadora: Robert Smith e a arte colonial brasileira. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DRUMOND, M. F. A. M. . O nada da pintura e o desejo do historiador: o inominável pictural em Daniel Arasse. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DRUMOND, M. F. A. M. . Vozes insidiosas: comentário sobre a teoria contemporânea do restauro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DRUMOND, M. F. A. M. . Salvar o já perdido: notas sobre o historiador redimido. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DRUMOND, M. F. A. M. ; RODRIGUES, R. L. . Sobre a possibilidade de uma teoria da restauração. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DRUMOND, M. F. A. M. . Arte gótica e o estatuto da imagem na Idade Média. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DRUMOND, M. F. A. M. . Barroco na Holanda e países baixos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DRUMOND, M. F. A. M. . O que resta das imagens. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DRUMOND, M. F. A. M. . Uma pérola mais que imperfeita. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DRUMOND, M. F. A. M. ; SILVA, F. L. . Fluxos místicos: as águas e seus mistérios no imaginário colonial luso-brasileiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DRUMOND, M. F. A. M. . Entre passados, pastiches e intuições: a problemática do estado presente dos objetos da restauração. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DRUMOND, M. F. A. M. . Entre passados, pastiches e intuições: a problemática do estado presente dos objetos da restauração. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DRUMOND, M. F. A. M. . Arte & Ensaio (PPGAV-EBA-UFRJ). 2016.

DRUMOND, M. F. A. M. . Revista Anima VII. 2019. (Editoração/Periódico).

DRUMOND, M. F. A. M. . Tarsila Popular. 2019. (Manutenção de obra artística/Conservação).

DRUMOND, M. F. A. M. . 'Quem tem medo da Teresinha Soares?' MASP. 2017. (Manutenção de obra artística/Conservação).

DRUMOND, M. F. A. M. . 'Pedro Correia de Araújo: Erótica' MASP. 2017. (Manutenção de obra artística/Conservação).

DRUMOND, M. F. A. M. . 'Histórias da sexualidade' MASP. 2017. (Manutenção de obra artística/Conservação).

DRUMOND, M. F. A. M. . Análise, descrição e inventário de bens culturais: noções básicas sobre pintura e escultura. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ABREU, M. L. ; BARRETO, P. M. ; DRUMOND, M. F. A. M. . ?Exercícios de Arte?. 2018. Outra.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - 2019

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor substituto junto ao Departamento de História e Teoria da Arte (BAH) da Escola de Belas Artes.

  • 2014 - 2014

    Superintendência de Museus e Artes Visuais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário do Ateliê de Restauração, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Colaboração e acompanhamento de exposição, organização do acervo, documentação museológica, atividades de restauração e conservação preventiva.

  • 2013 - 2013

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Monitoria de Graduação, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Monitor das disciplinas de Técnicas de Impressão (APL 064), Técnicas Pictóricas sobre Papel ( APL 082), e Técnicas e Materiais de Bens Culturais (APL 052), junto ao Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG.

  • 2012 - 2013

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Monitoria de Graduação, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Monitor da disciplina de Técnicas e Materiais de Bens Culturais (APL 052), junto ao Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG.

  • 2012 - 2012

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Projeto "Memória, Acervo e Arte" da UFMG / Museu de História Natural e Jardim Botânico - UFMG

  • 2015 - 2015

    Grillo e Werneck Projetos e Consultoria Ltda.

    Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Prestador de serviço

    Outras informações:
    Projetos de restauração dos complexos arquitetônicos relativos ao Convento franciscano de Santo Antônio e o Convento Carmelitano de João Pessoa, Paraíba.

  • 2019 - Atual

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Professor substituto junto ao Departamento de Teoria e História da Arte da UERJ.