Vinícius de Oliveira Cravo

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Ouro Preto (2000) e mestrado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Ouro Preto (2006) e Pos Graduaçao em Gestao de Negocios (2013) . Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, principalmente na area de siderurgia.

Informações coletadas do Lattes em 29/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia de Materiais

2005 - 2006

Universidade Federal de Ouro Preto
Orientador: Carlos Antonio da Silva

Especialização em Gestão de Negócios

2011 - 2013

Grupo IBMEC
Orientador: Prof. Samuel Barros

Especialização em Engenharia de Materiais

2003 - 2004

Universidade Federal de Ouro Preto
Orientador: Prof. Dr. Carlos Antonio Silva

Graduação em Engenharia Metalúrgica

1996 - 2000

Universidade Federal de Ouro Preto

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXXVIII Seminário Internacional de Aciaria, ABM.Modelamento Matemático da Zona de Mistura de Aços em Lingotamento Contínuo. 2007. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Itavahn Alves da Silva

SILVA, Itavahn A.SILVA, Carlos Antonio da. Modelamento Matemático da Zona de Mistura de Aços em Lingotamento Contínuo. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carlos Antonio da Silva

Modelamento matemático da zona de mistura de aço em lingotamento contínuo; 2006; 139 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Ouro Preto,; Orientador: Carlos Antonio da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CRAVO, V. O. ; COSTA, A. M. ; SILVA, C. A. ; SESHADRI, V. ; MOREIRA, D. B. . Modelamento Matemático da Zona de Mistura de Aços em Lingotamento Contínuo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CRAVO, V. O. ; SESHADRI, V. ; SILVA, C. A. ; MOREIRA, D. B. . Development and Validation of Grade Transition Model Through Physical Modeling and Plate Sampling. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CRAVO, V. O. ; NASCIMENTO, Z. D. ; MORAIS, A. A. . Efeito do cálcio no desgaste das placas refratárias de válvula gaveta de distribuidor no processo de lingotamento contínuo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CRAVO, V. O. ; SILVA, C. A. ; MOREIRA, D. B. ; SESHADRI, V. . A Tundish to Mold Model for Grade Change During Ladle Change-Over in Continuous Casting. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CRAVO, V. O. ; MATTEDI, S. L. ; SANCHOTENE, F. B. ; PASSOS, J. C. O. . Estudo das Falhas nos Mancais Centrais da MLC#2 da CST através de simulação numérica e experimental. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CRAVO, V. O. ; MATTEDI, S. L. ; SANCHOTENE, F. B. ; PASSOS, J. C. O. . Central Bearing Failures Analysis at CST Continuous Casting Machine 2. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2007 - 2013

    Thyssenkrupp Siderúrgica do Atlântico

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Operações, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Responsável pelas áreas de Lingotamento Contínuo e Pátio e Condicionamento de Placas. Responsável pelo custo de produção, qualidade, segurança, meio ambiente e produtividade das máquinas e dos pátios de placa. Administração do quadro de pessoal, supervisionando, definindo prioridades, definindo quantidade de pessoal e controlando orçamento, planejamento de férias, contratações, treinamento e avaliação de desempenho dos funcionários. Definição e controle dos indicadores semanais e mensais (KPIs) gerando relatório para Diretoria da empresa. Participação da definição do plano estratégico e SWOT da área. Difusão da política de qualidade e demais políticas da empresa. Gerenciamento de 170 empregados. Responsável pelo Comissionamento a frio e Start up de duas máquinas de lingotamento continuo (CCM#2: 07/09/10, CCM#1: 9/11/2010), Coordenação durante aumento até estabilização da produção. Responsável pela implementação do projeto da nova espessura de placas (220mm) em ambas as máquinas. Responsável pela fase de engenharia detalhada, discussões técnicas, desenvolvimento de nivel 1 e nível 2. Responsável pelo acompanhamento do cronograma, acompanhamento da obra civil e montagem mecânica dos equipamentos com reporte diário ao Gerente do Projeto da Aciaria. Criação e checagem de pendências (projeto e segurança) na fase de montagem. Realização dos testes individuais e integrados dos equipamentos, planejamento do rating up e dos testes de performance. Coordenação do time de operação, treinamento e desenvolvimento de pessoal.

  • 2001 - 2007

    ArcelorMittal Tubarão

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Processos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Parte da equipe técnica responsável pela analise da nova máquina de lingotamento contínuo. Envolvido na fase de analise de proposta técnica, engenharia básica, discussões técnicas, desenvolvimento de nível 1 e nível 2, acompanhamento de montagem (civil e mecânica), criação e acompanhamento de lista de pendências (processo e segurança), realização dos testes individuais e testes integrados, planejamento do rating up e teste de performance da CCM#3. Responsável pela especificação técnica da estação de tratamento de água da expansão da Aciaria (CCM#3 e RH#2). Engenheiro de processo prestando suporte técnico para a Área de Lingotamento Contínuo e Aciaria. Desenvolvimento do projetos de Estabilização Operacional da Máquina de Lingotamento #2, sendo responsável pela coordenação dos projetos entre operação e manutenção visando reduzir o numero de falhas dos segmentos (quebras) aumentando a disponibilidade das maquinas e reduzindo custos de manutenção. Utilização da Metodologia 6σ Desenvolvimento do Projeto de Aumento de Seqüencial em Aços API, com objetivo de aumento da produtividade e redução dos custos operacionais. Utilização da Metodologia 6σ . Analise diária dos desvios de qualidade de placas e anomalias crônicas de processo (Obstrução de alumina e Ocorrência de Rompimento de pele) Desenvolvimentos de projetos para reduzir defeitos de qualidade. Analise diária do rendimento de lingotamento. Gestor Técnico do contrato de tratamento de água da Aciaria Desenvolvimento de Modelo Matemático da mistura de Aços no distribuidor. Estudo das melhores praticas para redução da zona de mistura.