Melissa da Cruz Botelho

Graduada em Ciências Biológicas na Universidade de São Paulo (IB-USP), com habilitação em Licenciatura e Bacharelado. Experiência na área de ensino e pesquisa em Educação Ambiental Crítica, Metodologias Inovadoras de Ensino e Temas Transversais. Atualmente, é Mestranda em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) na linha de Formação de Professores.

Informações coletadas do Lattes em 19/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)

2019 - Atual

Universidade de São Paulo
Título: Formação de professores em capilaridade e objetivos do desenvolvimento sustentável: intersecções e especificidades,Orientador: Rosana Louro Ferreira Silva
Palavras-chave: Formação de professores; Educação ambiental crítica.

Graduação em Ciências Biológicas - 41012

2012 - 2017

Universidade de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

CETEC - I Congresso de Educação, tecnologia e conhecimento. 2018. (Congresso).

XI Encontro da Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP (XI EPIEC-USP). 2016. (Encontro).

I Encontro Faculdade de Educação e Creches/Pré-Escolas da USP/SP: parcerias e perspectivas para Educação Infantil. 2015. (Encontro).

II EREBIO - Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 1. 2014. (Encontro).

Simpósio sobre Divulgação Científica na sala de aula: perspectivas e possibilidades. 2014. (Simpósio).

V ENEBIO - Encontro Nacional de Ensino em Biologia. 2014. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rosana Louro Ferreira Silva

FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CAPILARIDADE E OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: INTERSECÇÕES E ESPECIFICIDADES; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Rosana Louro Ferreira Silva

Educação ambiental crítica na universidade pública: investigando um processo de formação socioambiental em capilaridade; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Instituto de Biociências - USP; Orientador: Rosana Louro Ferreira Silva;

Rosana Louro Ferreira Silva

Processo de formação socioambiental na USP; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biociências - USP, Estágio pago pela USP; Orientador: Rosana Louro Ferreira Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, R. L. F. ; BOTELHO, M. C. ; BENTO, C. A. . Educação ambiental e engajamento em uma universidade pública: investigando um processo de formação participativa.. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBENBio) , v. 9, p. 4449-4459, 2016.

  • BOTELHO, M. C. ; GIMENEZ, J. M. M. ; MARTINS, N. A. ; SANTOS, S. C. C. ; SILVA, F. B. ; SILVA, I. S. . Sugestão IV: Diversidade de cordados. In: Rosana Louro Ferreira Silva; Gabriel de Moura Silva. (Org.). Possibilidades didáticas para o ensino de Zoologia na educação básica. 1ªed.: , 2016, v. III, p. 76-117.

  • BOTELHO, M. C. ; SILVA, R. L. F. . ANÁLISE DE ABORDAGENS DA BIODIVERSIDADE EM UMA MÍDIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. In: 8º Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, 2017, Belém. Anais do 8º Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. Belém : NUMA/UFPA, 2017. v. 3. p. 417-423.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BOTELHO, M. C. ; DOMINGOS, N. B. ; EMIDIO, L. S. ; FAUSTINO, M. T. ; GOMES, H. B. ; MATSUO, P. M. ; MOREIRA, C. A. ; SILVA, G. M. ; SILVA, N. F. ; SILVA, R. L. F. ; THOMAZ, C. . As diversidades da biodiversidade: ações de educação ambiental no contexto escolar. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2016

    Biodiversidade na mídia: limites e possibilidades para a alfabetização científica, Descrição: Considerando a crescente veiculação de questões biológicas na mídia, por meio de jornais, revistas televisão, ações de divulgação científica, internet, entre outros, bem como o chamado à sociedade a se posicionar perante questões que envolvem, entre outros, conhecimentos relacionados à proteção da biodiversidade, entendemos que esses materiais devem ser problematizados tanto na educação básica como no contexto de formação de professores. Para tanto, propomos a análise de conteúdos de diferentes mídias que veicularam informações sobre a biodiversidade, bem como investigar as interpretações propiciadas por esses materiais na formação dos licenciandos, professores e alunos da educação básica, a partir de grupos focais, buscando identificar elementos que podem contribuir com o processo de alfabetização científica desses diferentes segmentos sobre a temática da biodiversidade. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Melissa da Cruz Botelho - Integrante / Rosana Louro Ferreira da Silva - Coordenador / Alessandra Fernandes Bizerra - Integrante / ANNA CLAUDIA THINEN - Integrante / Érica Cristina de Oliveira Roberto - Integrante / Marcia Cristina Bacic - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - 2017

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Disciplina "Estágio com Pesquisa em Ensino de Biologia" do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de São Paulo (USP). Docente responsável: Profª Drª Rosana Louro Ferreira Silva

  • 2014 - 2016

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Projeto: Formação socioambiental na Universidade de São Paulo O projeto, coordenado pela Superintendência de Gestão Ambiental da USP, com apoio de diversas unidades e órgãos da universidade, articula ensino, pesquisa e extensão na formação socioambiental dos funcionários dos 7 campi da universidade e está inserido em uma perspectiva crítica e emancipatória em Educação Ambiental.

  • 2014 - 2014

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Iniciação científica o Programa Ensinar com Pesquisa. Projeto de pesquisa: Biodiversidade na mídia - limites e possibilidades para a alfabetização científica Orientadora: Profª Dra. Rosana Louro Ferreira Silva Título da Pesquisa: Análise de abordagens da biodiversidade em uma mídia de divulgação científica

    Atividades

    • 12/2014 - 12/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Biociências, .,Linhas de pesquisa

    • 12/2014 - 12/2016

      Estágios , Instituto de Biociências, .,Estágio realizado, Projeto de formação socioambiental da Superintendência de Gestão Ambiental da USP (PAP).

    • 10/2015 - 10/2015

      Extensão universitária , Instituto de Biociências, .,Atividade de extensão realizada, Proponente e mediador da atividade: Biodiversidade, cadê você? Descobrindo a biodiversidade da USP por meio dos sentidos e das mídias..

    • 03/2014 - 11/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Biociências, .,Linhas de pesquisa

  • 2018 - 2018

    LUCA ciência para educar

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Treinamento Técnico III (FAPESP), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Desenvolvimento de sequências didáticas utilizando a metodologia de "Ensino por Investigação" com base em experimentos da área de Astrobiologia.

    Atividades

    • 04/2018 - 12/2018

      Pesquisa e desenvolvimento , LUCA ciência para educar, .,Linhas de pesquisa