Larissa Souto Del Rio

Larissa Souto Del Rio é tecnóloga em Redes de Computadores pela Universidade Federal de Santa Maria (2019). Técnica em Automação Industrial pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (2015). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria (PPGEE | UFSM). Desenvolve pesquisa na área de Smart Grids e Gestão de Energia.

Informações coletadas do Lattes em 29/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Redes de Computadores

2016 - 2019

Universidade Federal de Santa Maria

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Automação Industrial

2014 - 2016

Colégio Técnico Industrial de Santa Maria

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Minicurso de PHP Orientado a Objetos. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

DEL RIO, L. S. ; DUARTE, Y. S. ; RIZZETTI, T. A. . 15ª Escola Regional de Redes de Computadores. 2017. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

33ª Jornada Acadêmica Integrada.Plataforma Inteligente para Monitoramento do Consumo de Energia Elétrica em Residências. 2018. (Outra).

33ª Jornada Acadêmica Integrada.COMPARAÇÃO ENTRE PROTOCOLOS DE COMUNICAÇÃO PARA AMBIENTES IOT: SALAS DE AULA INTELIGENTES. 2018. (Outra).

15ª Escola Regional de Redes de Computadores ? ERRC 2017. Ferramentas para Mapear e Minimizar o Consumo de Energia em Redes de Sensores Sem Fio. 2017. (Congresso).

15ª Escola Regional de Redes de Computadores ? ERRC 2017. 2017. (Outra).

32ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA.PROTOTIPAÇÃO DE UMA PLACA DE CIRCUITO IMPRESSO PARA MINIMIZAÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA EM UMA REDE DE SENSORES SEM FIO. 2017. (Outra).

31ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA.ARQUITETURA ESC: IMPLEMENTAÇÃO DE UMA CONEXÃO SEGURA PARA A INTERLIGAÇÃO DO SOFTWARE GERENTE E INTERFACE WEB. 2016. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Leandro Roggia

Prototipação de uma placa de circuito impresso para uso em redes de sensores sem fio; 2017; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Leandro Roggia;

Leandro Roggia

Atividades Didáticas e de Preparação de Aulas Práticas no Laboratório de Automação Industrial; 2015; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Leandro Roggia;

Roseclea Duarte Medina

SIoT - Smart Classroom; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Redes de Computadores) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundo de Incentivo à Inovação Tecnológica; ; Orientador: Roseclea Duarte Medina;

Roseclea Duarte Medina

SIoT - Smart Class; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Redes de Computadores) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundo de Incentivo à Inovação Tecnológica; ; Orientador: Roseclea Duarte Medina;

Tiago Antônio Rizzetti

PLATAFORMA PARA MONITORAMENTO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM RESIDÊNCIAS UTILIZANDO UMA REDE DE COMUNICAÇÃO SEGURA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Redes de Computadores) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Tiago Antonio Rizzetti;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FISCHER, I. A. ; DUARTE, R. M. ; DEL RIO, L. S. ; NUNES, F. B. ; PEREIRA, E. P. . Proposta de uma Smart Classroom integrada com uma Fog Computing. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO , v. 16, p. I, 2018.

  • PEDROSO, W. F. ; RODRIGUES, A. ; ALVES, B. S. ; DEL RIO, L. S. ; ROSA, C. L. ; RIZZETTI, T. A. . Uma arquitetura para Sensoriamento e Tratamento de Eventos voltada à Área de Segurança para Controle e Rastreio de Usuários em Ambientes Físicos. REVISTA ELETRÔNICA ARGENTINA-BRASIL DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO , v. 2, p. 1, 2018.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    SIoT - Smart Class, Descrição: A presente pesquisa almeja a efetiva criação de uma sala de aula inteligente, no contexto da IoT. Para tanto, irá instrumentalizar uma sala física com diversos sensores, onde os dados serão coletados e tratados num ambiente de Fog computing antes de serem transmitidos para a Cloud. O sistema será integrado com o sistema acadêmico e com ambiente virtual ubíquo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Larissa Souto Del Rio - Integrante / Roseclea Medina Duarte - Coordenador / Ivania Aline Fischer - Integrante / Eder Paulo Pereira - Integrante.

  • 2018 - 2018

    Desenvolvimento de um Protótipo de Medidor Inteligente de Energia Elétrica para Uso Residencial, Descrição: No Brasil, segundo o Balanço Energético Nacional, o setor residencial consome mais energia elétrica que o setor de serviços. Tal fato deve-se, principalmente, ao descuido por parte dos consumidores quanto ao desperdício de energia elétrica. A partir disso, esse projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um medidor inteligente de energia elétrica. Aliado ao conceito das Redes Elétricas Inteligentes, o medidor será capaz de aferir o consumo individual de cada equipamento da residência, além de possuir uma interface de gerenciamento, onde o usuário será capaz de definir parâmetros que buscam a minimização do consumo de energia elétrica. Com a quantificação do consumo, o usuário poderá encontrar o ponto onde há a maior necessidade de cuidado com os gastos, fazendo os ajustes necessários através da interface.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Larissa Souto Del Rio - Coordenador / Simone Regina Ceolin - Integrante.

  • 2016 - 2016

    Uma Arquitetura para Controle Centralizado de Acesso e Rastreamento de Usuários, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Tiago Antonio Rizzetti em 07/04/2017., Descrição: Em instituições onde há diversos espaços físicos o controle de acesso aos seus espaços representa um grande desafio. Sistemas individuais de controle de acesso se mostram ineficientes, com a necessidade de configurações separadas e, portanto, redundantes dos diversos ambientes ao qual o usuário deve ter acesso. Não há também um protocolo comum de comunicação destes, e, muitas vezes, nem mesmo histórico dos usuários autenticados no sistema. Buscando resolver esse problema, esse projeto propõe a criação de um sistema de gerenciamento centralizado e modularizado para realizar essa autenticação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Larissa Souto Del Rio - Integrante / Alexandre Rodrigues - Integrante / Tiago Antonio Rizzetti - Coordenador / Bruno Augusto Rizzetti - Integrante / pedro wessel - Integrante / murilo cervi - Integrante / WILLIAM DRESCH FLORIANO - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Implementação de um Middleware para Prover Segurança de Comunicação no Ambiente de Redes Inteligentes, Descrição: A automação dos sistemas de distribuição de energia elétrica é uma tendência que tem como objetivo melhorar a qualidade do serviço oferecido, especialmente aumentando sua confiabilidade, reduzindo os custos e possibilitando prover maior resiliência ao Sistema Elétrico de Potência. Para automatizá-lo, é imprescindível que as tecnologias da informação e comunicação (TIC) sejam incorporadas aos elementos do sistema de distribuição de energia. Para isso, é necessário estabelecer uma rede de comunicação de dados bidirecional que possa prover comunicação entre os dispositivos presentes no sistema e o Centro de Operações de Distribuição de forma segura. A criticidade deste tipo de sistema torna a segurança dos dados e, das comunicações, essenciais para tais aplicações, uma vez que qualquer vulnerabilidade explorada no sistema tem o potencial de causar grandes prejuízos ao serviço de fornecimento de energia elétrica, como interrupções, perdas financeiras, entre outros. Desta forma, este projeto tem por objetivo implementar uma solução de segurança para comunicação em uma rede inteligente, de forma que critérios como autenticidade, confidencialidade e integridade das informações sejam garantidos a todas as comunicações presentes neste ambiente. Essa solução visa fornecer as funcionalidades propostas de forma a tornar o sistema amplamente escalável, oferecendo suporte a crescente demanda por inserção de novos dispositivos, sem degradar sua disponibilidade. Para isso, realiza a implementação de um middleware para gerenciamento distribuído de chaves criptográficas, utilizando-se uma arquitetura mista, baseada no conceito infraestrutura de chave pública associada à criptografia baseada em identidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Larissa Souto Del Rio - Integrante / Tiago Antonio Rizzetti - Coordenador / André Rech Eichner - Integrante / Lucas Vargas Dias - Integrante / Ricardo Cunha Branco - Integrante / Alisson Fernando de Castro Alves - Integrante.

  • 2015 - 2018

    Controle dinâmico inteligente para reguladores de tensão e sistemas supervisórios (CDI-RT) em ambiente smart grid, Projeto certificado pela empresa Companhia Estadual de Distribuicão de Energia Eletrica em 10/01/2018., Descrição: Protótipo Cabeça de série para Controle Dinâmico Inteligente de reguladores de tensão (CDI-RT). O CDI-RT será adaptável a qualquer modelo de regulador e fará o controle inteligente dos RTs em 2 níveis: 1) controle local adaptativo em cada RT; 2) comunicação com SCADA e controle hierárquico dinâmico. A inovação e originalidade da pesquisa estão no fato de que neste projeto será realizada a evolução da pesquisa realizada e algoritmos desenvolvidos no projeto de P&D Uso eficiente do potencial inovador das redes inteligentes de energia (Smart Grid) na melhoria do gerenciamento da qualidade da energia elétrica em sistemas de distribuição visando a aplicabilidade da tecnologia desenvolvida na CEEE_D e setor elétrico mediante o desenvolvimento de um produto denominado CDI-RT controle dinâmico inteligente de reguladores de tensão. O controlador para reguladores de tensão contará com duas portas: uma porta de comunicação com o sistema supervisório (SCADA) a fim de receber continuamente e em tempo real as informações do sistema e outra com os reguladores de tensão, de forma a ajustar seus parâmetros de regulação, tempos de atuação e insensibilidade automaticamente de acordo com a demanda da rede ou necessidade estratégica da distribuidora.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Larissa Souto Del Rio - Integrante / Yagor Santos Duarte - Integrante / Tiago Antonio Rizzetti - Integrante / RAFAEL GRESSLER MILBRADT - Integrante / ALZENIRA DA ROSA ABAIDE - Integrante / MARCIO DE ABREU ANTUNES - Integrante / luciane neves canha - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2018

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

  • 2016 - 2017

    Colégio Técnico Industrial de Santa Maria

    Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Membro de Diretório Acadêmico, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Vice-presidente do Diretório Acadêmico do curso de Redes de Computadores da UFSM.