Daniel de Paiva D'Avila

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2016). Participação em projetos de pesquisa de iniciação científica: desenvolvimento de método bioanalítico para determinação de fipronil em plasma bovino; identificação de interações medicamentosas com antipsicóticos de prescrições feitas em CAPS. Tenho experiência como monitor das disciplinas de farmacotécnica I e II da UFRRJ. Experiência profissional como RT em Drogaria. Residência Multiprofissional em Oncologia (cursando) em Instituto Nacional do Câncer.

Informações coletadas do Lattes em 29/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Residência Multiprofissional em Oncologia

2019 - Atual

Instituto Nacional de Câncer
Bolsista do(a): Ministério da Saúde, MS, Brasil.

Graduação em Farmácia

2011 - 2016

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Identificação de Reações Adversas Decorrentes de Interações Medicamentosas em Prescrições Médicas de Pacientes Psicóticos em Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas
Orientador: Jaqueline Rocha Borges dos Santos

Curso técnico/profissionalizante

2008 - 2009

Faculdade Mercurio

Ensino Médio (2º grau)

2003 - 2005

Colégio Estadual California

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 -

Residência Multiprofissional em Oncologia. , Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ.Identificação de Reações Adversas Decorrentes de Interações Medicamentosas em Prescrições Médicas de Pacientes Psicóticos em Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) no Município de Itaguaí. 2016. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Lília Cláudia Almeida de Araújo

SANTOS, J. R. B.; ROCHA, F. F.;ARAUJO, L.C.A. IDENTIFICAÇÃO DE REAÇÕES ADVERSAS DECORRENTES DE INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS EM PRESCRIÇÕES MÉDICAS DE PACIENTES PSICÓTICOS EM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Jaqueline Rocha Borges dos Santos

ROCHA, Jaqueline Borges dos Santos; ROCHA, F. F.; ARAUJO, L. C. A.. Identificação de reações adversas decorrentes de interações medicamentosas em prescrições médicas de pacientes psicóticos em Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jaqueline Rocha Borges dos Santos

Identificação de reações adversas decorrentes de interações medicamentosas em prescrições médicas de pacientes psicóticos em Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no município de Itaguaí; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jaqueline Rocha Borges dos Santos;

Yara Peluso Cid

Otimização e validação de método bioanalítico online de extração e separação para quantificação de fipronil em plasma bovino por cromatografia líquida de alta eficiência com detecção em ultravioleta; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ - DPPG; Orientador: Yara Peluso Cid;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Oliveira, A L Melo de ; D'AVILA, D. P. ; ROCHA, Jaqueline Borges dos Santos . Identificação de interação fármaco-fármaco e fármaco-alimento em prescrições médicas de pacientes atendidos no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) no município de Itaguaí.. In: 14º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais, 2017, Belo Horizonte - MG. Identificação de interação fármaco-fármaco e fármaco-alimento em prescrições médicas de pacientes atendidos no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) no município de Itaguaí., 2017.

  • D'AVILA, D. P. ; ROCHA, Jaqueline Borges dos Santos . Identificação de reações adversas decorrentes de interações medicamentosas em prescrições médicas de pacientes psicóticos em Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas (CAPS AD) no município de Itaguaí.. In: IV Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ, 2016, Seropédica. Identificação de reações adversas decorrentes de interações medicamentosas em prescrições médicas de pacientes psicóticos em Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas (CAPS AD) no município de Itaguaí., 2016.

  • Oliveira, A L Melo de ; D'AVILA, D. P. ; ROCHA, Jaqueline Borges dos Santos . Identificação de Interação Fármaco-Fármaco e Fármaco-Alimento em Prescrições Médicas de Pacientes Atendidos em Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) no Município de Itaguaí. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Oliveira, A L Melo de ; D'AVILA, D. P. ; ROCHA, Jaqueline Borges dos Santos . Identificação de Interação Fármaco-Fármaco e Fármaco-Alimento em Prescrições Médicas de Pacientes Atendidos em Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS AD - no Município de Itaguaí. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • D'AVILA, D. P. ; ROCHA, Jaqueline Borges dos Santos . Identificação de Reações Adversas Decorrentes de Interações Medicamentosas em Prescrições Médicas de Pacientes Psicóticos em Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) no Município de Itaguaí. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    Identificação de Reações Adversas Decorrentes de Interações Medicamentosas em Prescrições Médicas de Pacientes Psicóticos em Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) no Município de Itaguaí, Descrição: Descrição: Estudos têm demonstrado a importância de detectar reações adversas e interações medicamentosas, a partir do acompanhamento dos tratamentos de pacientes psiquiátricos. Neste contexto, tem-se a utilização dos medicamentos antipsicóticos, conhecidos como típicos e atípicos. De acordo com os conhecimentos farmacológicos, sabe-se que os antipsicóticos típicos apresentam inúmeros efeitos colaterais e reações adversas, principalmente quando administrados concomitantemente com outros fármacos que atuam no sistema nervoso central, resultando no reforço do comportamento introspectivo e afeto embotado, além do parkinsonismo induzido e aumento das reações extrapiramidais. Isto contraria a inserção e restabelecimento do paciente na sociedade, além de refletir no aumento de gastos com medicamentos para este setor. Este projeto tem como objetivo investigar as reações adversas decorrentes de interações medicamentosas existentes em prescrições médicas de pacientes psicóticos no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), no município de Itaguaí.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel de Paiva D'Avila - Coordenador / Jaqueline Rocha Borges dos Santos - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Desenvolvimento e validação de método bioanalítico online de extração e separação para quantificação de fipronil em plasma bovino por cromatografia líquida de alta eficiência com detecção em ultravioleta, Descrição: O fipronil, (5-amino-1-[2,6-dicloro-4-(trifluormetil) fenil]-4-[(trifluormetil) sulfinil]-1Hpirazol-3-carbonitrila) é um inseticida pertencente à classe dos fenilpirazóis (TINGLE et al., 2003). Foi descoberto pela Rhône-Poulenc Ag Company em 1987, apresentado em 1993 e registrado nos Estados Unidos em 1996 (THE PESTICIDE MANUAL, 2000). Apresenta alta efetividade contra gafanhotos, mosquitos, pulgas e carrapatos tanto nos estágios larvais quanto no estágio adulto (CHANTON et al., 2001; AAJOUD et al., 2003). Devido ao seu amplo espectro de ação possui recomendações de uso agrícola, saneante, veterinário (controle de pulgas e carrapatos em animais) e domisanitário (controle de baratas e formigas) (PESTICIDE ACTION NETWORK, 2009. Uma hipótese fundamental da farmacocinética clínica é que existe uma relação entre os efeitos farmacológicos de um fármaco e sua concentração na circulação sanguínea. O plasma é mais utilizado, já que o sangue total contém um número elevado de elementos celulares (células vermelhas e brancas, plaquetas e proteínas). Considerando que o fármaco se encontra em equilíbrio dinâmico entre o plasma e os tecidos, alterações nas concentrações plasmáticas refletem na concentração tecidual (SHARGEL et al., 2004).O monitoramento do perfil de concentração do fármaco em função do tempo em um fluido fisiológico adequado permite a determinação de sua biodisponibilidade (fração do fármaco absorvido na circulação sanguínea), avaliando o efeito farmacológico em solução nos fluidos biológicos do local de absorção, sua estabilidade, permeabilidade e metabolismo pré-sistêmico sobre a velocidade e extensão de absorção (GOODMAN; GILMAN, 2003). Este projeto tem como meta geral desenvolver e validar um método bioanalítico para quantificação de fipronil em plasma bovino por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência com detecção em ultravioleta (CLAE-UV) utilizando coluna RAM, como um método online de separação e extração. Num aspecto mais amplo, pretende-se desenvolver um método mais sensível, seletivo e reprodutível para análise de rotina de fipronil em plasma bovino que possam contribuir para a inovação tecnológica do país.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel de Paiva D'Avila - Integrante / Yara Peluso Cid - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Menção Honrosa por trabalho científico apresentado no 14º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais, Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais., .