Gabriel Baptista de Carvalho

Atualmente cursando graduação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em Farmácia. Atuou como aluno de Iniciação Científica no Laboratório de Eletrofisiologia Cardíaca Antônios Paes Carvalho, fazendo parte do projeito que envolve elucidar mecânismos de cardioproteção envolvidos no precondicionamento isquêmico. Atualmente, trabalha em análise de prospecção tecnológica ligada ao portfólio de Farmanguinhos/Fiocruz.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Farmácia

2012 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

3rd International Symposium on Challenges and New Technologies in Drug Discovery & Pharmaceutical Production.TECHNOLOGICAL TRENDS FOR FARMANGUINHOS' PORTFOLIO LIKE A FORWARD THINKING IN PUBLIC HEALTH MANAGEMENT: an approach of the Big Data integration by information science. 2015. (Simpósio).

Encontro Nacional de Inovação em Fármacos e Medicamentos - Complexo Industrial da Saúde Novos Cenários e Perspectivas.Cenário ?Glocal? do Complexo Industrial da Saúde com Perspectiva Global: Uma contribuição prospectiva dos antirretrovirais para as PDP?s. 2015. (Encontro).

Simpósio Internacional de Gestão de Projetos e de Inovação e Sustentabilidade.Cenário ?Glocal? do Complexo Industrial da Saúde com Perspectiva Global: um olhar prospectivo dos Fármacos e Medicamentos para o SUS. 2015. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Daniela Moulin Maciel de Vasconcelos

Azeredo, T.B.; CABRAL, L. M.; MATOS, G. C.;VASCONCELOS, D. M. M.; BARROSO, W. G.. A balança comercial brasileira de medicamentos e insumos farmacêuticos (IFA): uma análise de prospecção científica e tecnológica do diabetes a partir do portfólio de um laboratório farmacêutico oficial brasileiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jose Hamilton Matheus Nascimento

Isquemia e reperfusão miocárdica: Estudo dos fatores cardioprotetores do precondicionamento isquêmico; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Jose Hamilton Matheus Nascimento;

Guacira Corrêa de Matos

A balança comercial brasileira de medicamentos e insumos farmacêuticos ativos (IFA): uma análise de prospecção científica e tecnológica do diabetes a partir do portfolio de um laboratório farmacêutico oficial brasileiro; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Farmácia) - Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Guacira Corrêa de Matos;

Leonardo Maciel de Oliveira Pinto

Efeito cardioprotetor da espironolactona sobre as injurias de isquemia e reperfusão: Avaliação das vias intracelulares envolvidas; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Leonardo Maciel de Oliveira Pinto;

Jorge Lima de Magalhães

A balança comercial brasileira de medicamentos e Insumos Farmacêuticos Ativos (IFA): uma análise dos portfólios industriais farmacêuticos e a prospecção científica e tecnológica do diabetes em um Laboratório Farmacêutico Oficial brasileiro; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Jorge Lima de Magalhães;

Jorge Lima de Magalhães

Visão de Futuro para o portfólio do Laboratório Oficial Farmacêutico Farmanguinhos: uma análise pela prospecção tecnológica; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Integração Empresa-Escola; Orientador: Jorge Lima de Magalhães;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2013

    Isquemia e reperfusão miocárdica: mecanismos endógenos e exógenos de cardioproteção, Descrição: O primeiro objetivo é investigar a natureza e os mecanismos de ação de fatores cardioprotetores liberados no perfusato coronariano durante o precondicionamento isquêmico. O segundo objetivo é investigar os mecanismos de ação de fármacos com atividade cardioprotetora, tais como os polifenóis presentes no vinho tinto, aos quais são atribuídos propriedades benéficas contra doenças cardiovasculares (Paradoxo Francês), e também de outros fármacos, tais como: espironolactona, estatinas, etc.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Gabriel Baptista de Carvalho - Coordenador / José Hamilton Matheus Nascimento - Integrante / Leonardo Maciel de Oliveira Pinto - Integrante / Dahienne Ferreira de Oliveira - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultura da UFRJ (JIC) - Indicado como melhor trabalho na sessão Oral de "Biofísica Oral 1"., UFRJ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágiário, Carga horária: 30

    Atividades

    • 02/2015

      Estágios , Instituto de Tecnologia em Fármacos, .,Estágio realizado, Visão de Futuro para o portfólio do Laboratório Oficial Farmacêutico Farmanguinhos: uma análise pela prospecção tecnológica.

  • 2009 - 2013

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20