Priscilla Pacheco de Souza

Assistente Social pela Universidade Federal Fluminense. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense.

Informações coletadas do Lattes em 11/09/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Antropologia

2018 - Atual

Universidade Federal Fluminense
Orientador: Ana Lúcia Marques Camargo Ferraz
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Serviço Social

2011 - 2016

Universidade Federal Fluminense
Título: A IMPORTÂNCIA DA ARTE COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL: A REALIDADE NA UNIDADE PRISIONAL DA PMERJ
Orientador: Prof.ª Dr.ª Marcela Soares

Graduação interrompida em 2004 em Psicologia

2002 - Atual

Faculdades Integradas Maria Thereza, FAMATh
Ano de interrupção: 2004

Ensino Médio (2º grau)

1997 - 1999

Colégio Estadual Walter Orlandini

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Pesquisadora.

Organização de eventos

SOARES, Marcela ; PACHECO, Priscilla . Organização de Seminário de alunos - Monitoria. 2014. (Outro).

SOARES, Marcela ; PACHECO, Priscilla . Organização de visitação a museus - Monitoria. 2014. (Outro).

Participação em eventos

Seminário Pontos Linhas e Nós: Etnografias, artes e cidade.Um ensaio no Teatro Municipal de Niterói. 2018. (Seminário).

Seminário Pontos Linhas e Nós: Etnografias, artes e cidade. 2018. (Seminário).

XII Jornada de Alunos do PPGA-UFF.Um Ensaio no Teatro Municipal de Niterói. 2018. (Seminário).

XII Jornada de Alunos do PPGA-UFF. 2018. (Seminário).

Congresso Internacional de Punição e Controle Social - II Seminário Internacional de Execução Penal. O CINEMA COMO ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL COM POLICIAIS MILITARES EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE. 2016. (Congresso).

XV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social.O CINEMA COMO ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL COM POLICIAIS MILITARES EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE. 2016. (Encontro).

I Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Favelas e Espaços Populares -.I Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Favelas e Espaços Populares - "Favela, que espaço é esse?" (Agenda Acadêmica). 2014. (Seminário).

Oficina - Trabalho escravo contemporâneo no Brasil (Agenda Acadêmica).Oficina - Trabalho escravo contemporâneo no Brasil. 2014. (Oficina).

Fórum de Supervisão da Escola de Serviço Social /UFF.Fórum de Supervisão da Escola de Serviço Social /UFF. 2013. (Encontro).

I Simpósio de Saúde Integral do Adolescente. 2013. (Simpósio).

Semana Acadêmica.Semana Acadêmica - Agenda Acadêmica. 2013. (Seminário).

Seminário de Formação dos operadores do Sistema Socioeducativo do Estado do Rio de Janeiro. 2013. (Seminário).

Seminário Regional Olhares sobre o Cenário Atual de Violência. 2013. (Seminário).

Comissão julgadora das bancas

Flávia Medeiros Santos

EILBAUM, L.POLICARPO, F.MEDEIROS, Flavia. Uma etnografia sobre o ?braço social? do cumprimento de pena no Estado do Rio de Janeiro: políticas públicas de inserção social, moralidades e direitos.. 2020. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Daniel Bitter

BITTER, Daniel; FERRAZ, A. L.; SANTOS, N. S.. O Público e o Teatro: um estudo etnográfico no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Lucia Eilbaum

EILBAUM, Lucia; MEDEIROS, Flavia; MENDONCA FILHO, F. P.. Uma etnografia sobre o ?braço social? do cumprimento de pena no estado do Rio de Janeiro: Políticas Públicas de inserção social, moralidades e direitos. 2020. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Marcela Soares Silva

SOARES, M.; SOUSA, A. A.; SILVA, S. R. V.. A importância da arte como estratégia pedagógica na intervenção do Serviço Social: a realidade na unidade prisional da PMERJ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense.

Foi orientado por

Lucia Eilbaum

Uma etnografia sobre o "braço social" do cumprimento da pena no Estado do Rio de Janeiro: políticas públicas de inserção social, moralidades e direitos; 2020; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lucia Eilbaum;

Marcela Soares Silva

O trabalho escravo contemporaneo no estado do Rio de Janeiro e as políticas de enfrentamento; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcela Soares Silva;

Marcela Soares Silva

ARTE COMO SUSPENSÃO DO COTIDIANO: CAMINHOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS EM ÉTICA E SERVIÇO SOCIAL; 2014; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal Fluminense; Orientador: Marcela Soares Silva;

Produções bibliográficas

  • PACHECO, Priscilla . Um Ensaio no Teatro Municipal de Niterói. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PACHECO, Priscilla . Um Ensaio no Teatro Municipal de Niterói. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PACHECO, Priscilla . O CINEMA COMO ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL COM POLICIAIS MILITARES EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PACHECO, Priscilla ; OLIVEIRA, C. . O CINEMA COMO ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL COM POLICIAIS MILITARES EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PACHECO, Priscilla . A importância da arte como estratégia pedagógica na intervenção do serviço social: a realidade na Unidade Prisional da PMERJ. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOARES, Marcela ; PACHECO, Priscilla . O TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E AS POLÍTICAS DE GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOARES, Marcela ; PACHECO, Priscilla . Apresentação do Relato de Monitoria - ARTE COMO SUSPENSÃO DO COTIDIANO: CAMINHOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS EM ÉTICA E SERVIÇO SOCIAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PACHECO, Priscilla ; SOARES, Marcela . Ministração de aulas como Monitora na disciplina de Ética e Serviço Social. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PACHECO, Priscilla ; SOARES, M. . Avanço do neoconservadorismo e recuo das políticas de combate ao trabalho escravo contemporâneo no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 2017 (Capítulo de Livro).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2013

    Terra e Trabalho: Trabalho Escravo Contemporâneo e as Políticas de Geração de Emprego e Renda, Descrição: Este projeto de pesquisa está inserido no Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Política, Movimentos Sociais e Serviço Social. A pesquisa já em desenvolvimento, iniciada em 2009, no Núcleo de Estudos Agrários, Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar e Nutricional - NEADS/UnB estuda a questão agrária e a funcionalidade ao capitalismo das formas pré-capitalistas de exploração do trabalho, com o objetivo de descortinar como o governo brasileiro enfrenta este problema, por meio de seu sistema público de emprego e outras políticas sociais. E obter respostas frente ao atual contexto ideo-político e histórico, por meio de análises das atuais bandeiras da classe trabalhadora urbana e rural, a perspectiva de construção de alternativas dos trabalhadores. Terra ou trabalho? O que as classes trabalhadoras rurais almejam, em seu processo constante de mobilidade geográfica, mudanças frente ao avanço das forças produtivas e a localização do nosso país na divisão internacional do trabalho?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Priscilla Pacheco de Souza - Integrante / Marcela Soares Silva - Coordenador.

  • 2013 - 2013

    Representações psico-socio-culturais do aluno do curso de Serviço Social, Descrição: Aluna bolsista do Projeto de Pesquisa, com treinamento, leituras e participação em encontros quinzenais através de debates sobre o tema e preparação do campo da pesquisa. Introdução no campo de pesquisa para coleta de dados na aplicação de questionários e entrevistas. Estímulo no processo da pesquisa para a produção de artigos sobre o tema, apresentação dos resultados em eventos e na Semana de Desenvolvimento Acadêmico. Confecção de redação de relatório semestral sobre o andamento do Projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Priscilla Pacheco de Souza - Integrante / Virginia Paes Coelho - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2016

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa - Iniciação Científica PIBIC, Carga horária: 12

Outras informações:
Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Pesquisas relacionadas ao trabalho escravo contemporâneo no Brasil.

2014 - 2014

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitora na disciplina de Ética e Serviço Social, com a professora Marcela Soares. Na Escola de Serviço Social de Niterói, na Universidade Federal Fluminense.

2013 - 2013

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento Acadêmico, Carga horária: 15

Outras informações:
Participação do Programa Bolsa Desenvolvimento Acadêmico. Nos seguintes projetos: Representações psico-socio-culturais do aluno do curso de Serviço Social e Terra e Trabalho: Trabalho Escravo Contemporâneo e as Políticas de Geração de Emprego e Renda.

2015 - 2016

Governo do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Acadêmica Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Extra Curricular, Carga horária: 16

Outras informações:
Estágio extra curricular na Unidade Prisional da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Atendimentos aos policiais acautelados (privados de liberdade) e seus familiares. Encaminhamento para áreas da saúde e saúde mental. Demandas de casamento civil coletivo. Demandas de segunda via de documentos civis. Projeto de intervenção voltado para qualidade de vida dos policiais acautelados e seus familiares. Realização da I Feira de saúde multidisciplinar com atendimentos voltados para prevenção de doenças dos policiais acautelados e seus familiares. Programa de bem-estar para os familiares dos policiais. Programa cultural para os policiais acautelados.

2014 - 2014

Governo do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Acadêmica Bolsista - Hospital da PMERJ, Carga horária: 16

Outras informações:
Estágio curricular em Serviço Social no Hospital da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Acompanhamento de atendimento aos policiais e seus familiares, nas enfermarias e atendimentos ambulatoriais. Encaminhamentos para outros profissionais. Encaminhamentos para outros setores (esternos e internos da PMERJ). Projeto de Intervenção voltado à melhoria no atendimento aos familiares dos policiais militares, sobre os seus direitos dentro ou fora da Instituição. Acompanhamento de demandas dos policiais e seus dependentes. Projeto de Intervenção em conjunto com outros profissionais da saúde para a prevenção de doenças.

2019 - 2020

fundação santa cabrini

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação como Assistente Social com atendimento a egressos do Sistema Prisional. Fundação ligada ao Governo do Estado do Rio de Janeiro. Demanda de segunda via de documentação e encaminhamento para o mercado de trabalho.