DAVID GONÇALVES SOARES

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Mestre em Psico-Sociologia e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Foi Professor Adjunto do Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais (GSO) da Universidade Federal Fluminense, na cadeira Teoria Social Clássica. Foi professor do curso de Licenciatura do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. É atualmente professor Adjunto na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, na cadeira de Sociologia da Educação. É pesquisador permanente do Observatório de Governança, Biodiversidade, Áreas Protegidas e Inclusão Social ? OBSAPIS/ Instituto de Psicologia/UFRJ, do Grupo de pesquisa Ciências Sociais e Educação - ICS/UERJ e do Laboratório de Acesso e Permanência no Ensino Superior (LAP-Uff). Tem experiência de pesquisa e docência nas áreas de teoria sociológica, sociologia da educação, sociologia do conflito, sociologia ambiental, sociologia dos movimentos sociais, socioantropologia da pesca.

Informações coletadas do Lattes em 17/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Sociologia e Antropologia

2005 - 2012

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Conflito, Ação Coletiva e Luta por Direitos na Baía de Guanabara.
Gian Mario Giuliani. Palavras-chave: Baía de Guanabara.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Pesca e Aqüicultura.

Mestrado em Psicossociologia de Comunid.E Ecologia Social

2002 - 2004

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Conflitos e Tensões para os habitantes de uma área protegida,Ano de Obtenção: 2004
Marta de Azevedo Irving.Palavras-chave: áreas protegidas; Sociologia do conflito.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social / Especialidade: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas / Especialidade: Sociologia do Meio Ambiente. Setores de atividade: Administração Pública, Defesa e Seguridade Social; Educação; Fabricação de Coque, Refino de Petróleo, Elaboração de Combustíveis Nucleares e Produção de Álcool.

Graduação em Docência do Ensino Fundamental e Médio

2012 - 2017

Universidade Candido Mendes

Graduação em Ciências Sociais

1995 - 2001

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2013

Pós-Doutorado. , Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, EICOS, Austrália. , Grande área: Ciências Humanas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Capacitação para os elaboradores de itens do Banco Nacional de Itens (BNI). (Carga horária: 24h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2012 - 2012

Análise Estruturada de Sistemas. (Carga horária: 31h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2012 - 2012

Brigadista Voluntário de Incêndio. (Carga horária: 30h). , Divisão de Prevenção e Combate a Incêndio, DGSEI, Brasil.

2012 - 2012

Introdução ao e-learning. (Carga horária: 12h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2012 - 2012

DE ACORDO COM O NOVO ACORDO. (Carga horária: 10h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2012 - 2012

Comunicação escrita. (Carga horária: 91h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2012 - 2012

Gestão de Conflitos. (Carga horária: 60h). , Instituto Politécnico de Ensino à Distância, IPED, Brasil.

2010 - 2010

Introdução à Técnica e á Linguagem Fotográfica. (Carga horária: 39h). , Ateliê da Imagem, A I, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Teoria Sociológica.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Meio Ambiente.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Políticas Públicas.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Movimentos sociais.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SOARES, D. G. . 5º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia. 2016. (Congresso).

SOARES, D. G. ; HERRERA, B. ; OLIVEIRA, E. . WORKSHOP "ÁREAS PROTEGIDAS: SUBJETIVIDADES, COMUNICAÇÃO E TURISMO". 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Encontro Latino Americano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Sociak.Áreas naturais protegidas e os desafios para a gestão democrática do patrimônio público. 2017. (Encontro).

VIII SEMINÁRIO BRASILEIRO SOBRE ÁREAS PROTEGIDAS E INCLUSÃO SOCIAL.Áreas naturais protegidas e os desafios para a gestão democrática do patrimônio público. 2017. (Seminário).

III Jornada da Licenciatura em Ciências Sociais.Ensino e Sociologia. 2016. (Simpósio).

6ª Audiência Pública-Comissão Especial da Baía de Guanabra.Pescadores e a Baía de Guanabara. 2015. (Outra).

Diálogos Sustentáveis.Extensão Participativa e a pesca Artesanal na região da Costa do Sol. 2015. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Manuela Muzzi de Abreu

SIMON, A. V. S.; GONTIJO, B. M.;SOARES, D. G.. Territorialidade e Pertencimento: o olhar local sobre o parque estadual do Pico do Itambé-MG. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicossociologia de Comunid.E Ecologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Jorge Marcos Avelar Silva

OLIVEIRA, V.L.;SOARES, D. G.; BEZERRA, M. O.. Participação e Poder: a construção da Agenda 21 Local no munícipio de São Gonçalo. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Manuela Muzzi de Abreu

Manuela de Abreu;IRVING, M. A.SOARES, D. G.; PRATES, A.P.; SEABRA, l.. Territorialidade e Pertencimento: um olhar local sobre o Parque Estadual do Pico do Itambé/MG.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Psicossociologia de Comunid.E Ecologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo Pereira Gomes

SOARES, D. G.IRVING, M. A.; TAVARES JUNIOR, F. A.. Unidades de Conservação e os Processos de Governança Local: o caso do Parque Nacional de Itatiaia. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Psicossociologia de Comunid.E Ecologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thamires Dias da Silva

SOARES, D. G.; CRUVELLO, E. C.; CAMARA, R.. Educação antirracista: Análise de uma experiência didática na Semana da Consciência Negra em uma escola da rede pública de Niterói. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jeaneffer Viana de Souza Almeida

ALONSO, F. R. B.; CRUVELLO, E. C.;SOARES, D. G.. As novelas e suas representações sociais: um estudo sociológico sobre O Clone e Avenida Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Flavia Beatriz Moares Viana Neves da Silva

SOARES, D. G.; MELLO, M. P.; CRUVELLO, E. C.. Entre Zonas: representações e ocupação do espaço no subúrbio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Alcilene de Lima Silva

CRUVELLO, E. C.;SOARES, D. G.; RESENDE, J. B.. Programa Amigos do Zippy: uma análise sobre o lúdico e as emoções. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Juliana Soares Dionísio Queiroz

MELLO, M. P.;SOARES, D. G.; PETRY, H.. As Escolas do Amanhã e o sistema tradicional de ensino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mário Mendes dos Santos

EMERIQUE, R.;SOARES, D. G.; PEREIRA, L. F. A.. A lógica da educação: as mudanças e os objetovos da educação no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Amanda Nachard dos Santos

EMERIQUE, R.; PEREIRA, L. F. A.;SOARES, D. G.. O X da questão: o que os itens de Sociologia indicam sobre o ideal democratizante do ENEM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rômulo Abreu Ferreira

CRUVELLO, E. C.; FELGUEIRAS, C. L. T.;SOARES, D. G.. Resistir para Garantir: limitações de direitos de populaçoes tradicionais frente a opositores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lays Gomes do Nascimento

MELLO, M. P.;SOARES, D. G.; FELGUEIRAS, C. L. T.. CRISTÃS E O GUARDA-ROUPA: COMO SE DA A CONSTRUÇÃO DAS FORMAS DE VESTIR-SE ENTRE AS MULHERES NA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS MINISTÉRIO FILADÉLFIA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Dafne Jazmin de Azevedo Velazco

SOARES, D. G.. O discurso da "Cidade Integrada" no Rio de Janeiro e suas implicações no cotidiano de jovens moradores da Cidade do Deus. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ramon Klein da Silveira

PETRY, H.; DE TOMMASI, L.;SOARES, D. G.. O pensamento pedagógico libertário, escola moderna e suas influências no Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Amanda Nideck

SOARES, D. G.; OLIVEIRA, V.L.. Agricultura Familiar sob a perspectiva da nova conjuntura empreendedora de Itaboraí-RJ22. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Karine de Moura Maia

SOARES, D. G.; FRIDMAN, L. C.; DE TOMMASI, L.. Cidade de Deus, o surgimento de novos aglomerados: uma análise da exclusão socioespacial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.

SOARES, D. G.. Concurso público para Professor Substituto em Sociologia da Educação FE-UERJ. 2017. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

SOARES, D. G.; DE TOMMASI, L.. 24ª Semana de Avaliação Científica. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

SOARES, D. G.. Banca Avaliadora de Monitoria - Teoria Sociológica. 2014. Universidade Federal Fluminense.

SOARES, D. G.. Banca Avaliadora de Monitoria - Sociologia Clássica I. 2014. Universidade Federal Fluminense.

SOARES, D. G.; SANTOS, R. S. P.; ALONSO, F. R. B.. Banca Avaliadora de Monitoria. 2013. Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Gian Mario Giuliani

GIULIANI, G. M.. Parque Estadual da Pedra Branca e Comunidade Monte da Paz: tensões e conflitos para os moradores de uma Área Protegida. 2004. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares de Comunidades e Ecolog) - Mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social.

Selene de Souza Carvalho Herculano dos Santos

GIULIANI, Gian Mario; LOUREIRO, F.; IRVING, M.IRVING, Marta; PESSANHA, Elina;Herculano, Selene. Pescadores e Petrobrás: ação coletiva e justiça ambiental na Baía de Guanabara. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rosane Manhães Prado

PRADO, Rosane Manhães. Parque Estadual da Pedra Branca e Comunidade Monte da Paz: Tensões e conflitos para os moradores de uma área protegida. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicossociologia de Comunid.E Ecologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ROSA MARIA LEITE RIBEIRO PEDRO

PEDRO, R.; IRVING, M. A.; GIULIANI, G. M.; PRADO, R. M.. Parque estadual da Pedra Branca e comunidade Monte da Paz: tensões e conflitos para os moradores de uam área protegida.. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicossociologia de Comunid.E Ecologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Nadja Maria Castilho da Costa

COSTA, N. M. C. da; IRVING, Marta de Azevedo. Percepcão Ambiental em Áreas Protegidas: Um Estudo deCaso no Parque Estadual da Pedra Branca - RJ. 2003. Dissertação (Mestrado em Eicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marta de Azevedo Irving

IRVING, M. A. Percepção ambiental em áreas protegidas: um estudo de caso no Parque Estadual da Pedra Branca, RJ. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicossociologia de Comunid.E Ecologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marta de Azevedo Irving

SOARES, David GonçalvesIRVING, M. A. Pescadores e Petrobras: ação coletiva e justiça ambiental na Baía de Guanabara. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marta de Azevedo Irving

IRVING, M. A. Percepção ambiental em áreas protegidas: um estudo de caso no Parque Estadual da Pedra Branca - RJ. 2003. Exame de qualificação (Mestrando em Psicossociologia de Comunid.E Ecologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marta de Azevedo Irving

IRVING, M. A. Percepção ambiental em áreas protegidas: um estudo de caso no Parque Estadual da Pedra Branca, RJ. 2003. Outra participação, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Carlos Frederico Bernardo Loureiro

LOUREIRO, C. F. B.. Pescadores e Petrobras: ação coletiva e justiça ambiental na Baía de Guanabara. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Carlos Frederico Bernardo Loureiro

LOUREIRO, C. F. B.. Participação social e sustentabilidade em áreas protegidas - um estudo de caso na APA de Guapimirim. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

IVY HENON

BHBHABHB; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Natalia Bueno

Abordagem de Educação por princípios; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

John Rudega Rocha

GERAÇÃO NEM-NEM: UMA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA DAS MAZELAS EDUCACIONAIS E AS INFLUÊNCIAS NA VIDA SOCIAL; ; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Marcos Corrêa Pereira

Um estudo sobre o perfil de uma família feliz através das propagandas de margarinas e a sua influência na educação; ; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Pedro Barboza Machado

Trajetória de vida e sucesso escolar em bolsistas egressos de uma escola particular; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: David Gonçalves Soares;

Rômulo de Abreu Ferreira

RESISTIR PARA GARANTIR: LIMITAÇÕES DE DIREITOS DE POPULAÇÕES TRADICIONAIS FRENTE A OPOSITORES; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: David Gonçalves Soares;

Jéssica Adriano da Cunha

O desafio da pesquisa como ferramenta didática em sociologia escolar: o que pensam e como agem professores e alunos; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: David Gonçalves Soares;

Marcos Menezes Lopes

Monitoria; 2016; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, CETREINA/UERJ; Orientador: David Gonçalves Soares;

Lucienne Cunha

A descoberta de uma vocação; 2014; Orientação de outra natureza; (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: David Gonçalves Soares;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Gian Mario Giuliani

A problemática das Unidades de Conservação; Início: 2006; Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Marta de Azevedo Irving

Percepção ambiental em áreas protegidas: um estudo de caso no Parque Estadual da Pedra Branca; ; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Psicossociologia de Comunid; E Ecologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Marta de Azevedo Irving;

Marta de Azevedo Irving

Pescadores e Petrobras: ação coletiva e justiça ambiental na Baía de Guanabara; 2012; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Marta de Azevedo Irving;

Marta de Azevedo Irving

2015; Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Marta de Azevedo Irving;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOARES, D. G. . A pesquisa como ferramenta de ensino em sociologia: sentidos, obstáculos e potencialidades em livros didáticos e práticas docentes. Revista Ciências Sociais Unisinos , v. 53, p. 378-388, 2017.

  • COZZOLINO, L. F. ; IRVING, M. A. ; SOARES, D. G. . Gestão de áreas protegidas: análise dos marcos legais à luz dos principais conceitos de governança democrática. Sociedade e Território , v. 27, p. 138-156, 2015.

  • HERRERA, B. ; LOUREIRO, C. F. ; IRVING, M. A ; SOARES, D. G. . Conflitos entre o Comperj e a gestão de áreas protegidas: o Mosaico Central Fluminense como possibilidade de enfrentamento a impactos socioambientais de grandes empreendimentos industriais. Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPR) , v. 35, p. 259-273, 2015.

  • SOARES, D. G. . Um relato sobre o licenciamento do Comperj e as ações de resistência na região da Baía de Guanabara. REVISTA ENSAIOS , v. 7, p. 153-169, 2014.

  • SOARES, D. G. ; IRVING, M. A . Discursos ecologistas e um processo de licenciamento ambiental na região da Baía de Guanabara. AGRÁRIA (SÃO PAULO. ONLINE) , v. 1, p. 200, 2013.

  • SOARES, D. G. . Pescadores e Petrobras: ação coletiva e justiça ambiental na Baía de Guanabara. REVISTA VITAS Visões Transdisciplinares em Ambiente e Sociedade , v. 3, p. 02-14, 2012.

  • SOARES, D. G. . Áreas protegidas, conflitos e estratégias locais. 1. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2014. v. 1. 137p .

  • SOARES, D. G. . Justiça Ambiental e os pescadores da baía de Guanabara : uma proposta de nuances sociológicas. In: Winifred Knox; Aline Trigueiro. (Org.). Saberes, narrativas e conflitos na pesca artesanal. 1ed.Vitória: Edufes, 2015, v. , p. 100-120.

  • GEMINO, A. M. ; CABRAL, B. P. ; RAPELLA, K. F. ; SOARES, D. G. . A medicalizacao da infância e a questão do consumo: uma visão híbrida. In: Jurema Barros Dantas. (Org.). Infância medicalizada: discursos, práticas e saberes para o enfrentamento da medicalização da sociedade. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. , p. 233-242.

  • SOARES, D. G. ; GIULIANI, G. M. ; COZZOLINO, L. F. ; GAMA, V. G. S. ; GUEDES, M. . O Parque Estadual da Serra Tiririca: o Movimento Ambientalista de Niterói cria a sua área protegida. In: IRVING, M. A. (Org.) ; GIULIANI, G. M. (Org.) ; LOUREIRO, C. F. (Org.) .. (Org.). Parques Estaduais do Rio de Janeiro: construindo novas práticas para a gestão. São Carlos: RiMa, 2008. v. 1. 112 p.. 1ed.São Carlos: Rima, 2008, v. 1, p. 0-112.

  • IRVING, M. A. ; SOARES, D. G. . Entre a Paz e Corrente:Conflitos no Parque Estadual da Pedra Branca - RJ. In: Marta de Azevedo Irving. (Org.). Áreas Protegidas e Inclusão Social: construindo novos significados. 1ed.Rio de Janeiro: DFundação Bio-Rio: núcleo de Produção Editorial Aquarius, 2006., 2006, v. 1, p. 1-225.

  • SOARES, D. G. . Foucault e Assédio Moral. Idéias em Revista, 14 nov. 2006.

  • SOARES, D. G. . Baía de Guanabara e a agonia da pesca artesanal. Observatório do Amanhã.

  • SOARES, D. G. ; GIULIANI, G. M. ; PINTO, R. G. . Entre a terra e o mar: o aprendizado nas ações coletivas dos pescadores. In: 10º Congresso Internacional de Educação Superior, 2016, Havana. Universidad, el medio ambiente, el desarrollo sustentable y la energía. Havana, 2016. v. MAE. p. 1-15.

  • SOARES, D. G. . A pesquisa como ferramenta de ensino em sociologia. In: 30ª Reunião da Associação Brasileira de Antropologia, 2016, João Pessoa. Políticas de Antropolgia: Ética, Diversidade e Conflitos. ABA: ABA, 2016. v. 1. p. 1-30.

  • SOARES, D. G. . Entre a 'Paz' e a 'Corrente';um estudo sobre as contradições, as tensões e os conflitos de moradores no Parque Estadual da Pedra Branca. In: I I ENCONTRO CIENTÍFICO PARQUE ESTADUAL DA PEDRA BRANCA, 2009, Rio de Janeiro. Ciência para Gestão ou Gestão para a Ciência?, 2009. v. 1. p. 110-115.

  • SOARES, D. G. . A pesquisa como ferramenta de ensino em sociologia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOARES, D. G. ; GIULIANI, G. M. ; PINTO, R. G. . Entre a Terra e o Mar: o aprendizado nas ações coletivas nos pescadores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOARES, D. G. ; PEREIRA, L. F. A. . A pesquisa sociológica na relação ensino-aprendizagem da disciplina Sociologia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOARES, D. G. . Extensão participativa e a Pesca Artesanal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOARES, D. G. . Empreendimentos de base comunitária: breve balanço de algumas iniciativas brasileiras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOARES, D. G. . Pescadores e a política na Baia de Guanabara. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOARES, D. G. . Metodologia das Ciências Humanas: entre a pulsão romântica e a razão iluminista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOARES, D. G. . Conflito socioambiental entre pescadores e a indústria petrolífera. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOARES, D. G. . Metodologia de pesquisa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOARES, D. G. . Um relato sobre o processo de licenciamento do Comperj e ações de resistência na Baía de Guanabara. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOARES, D. G. . Os discursos ecologistas e os sentidos da renovação urbana no Rio de Janeiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOARES, D. G. . Sustentabilidade Ambiental e Participação Política: Reflexões, Relações e Realocações. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOARES, D. G. . ENTRE A PAZ E A CORRENTE: UM ESTUDO SOBRE AS CONTRADIÇÕES, AS TENSÕES E OS CONFLITOS DE MORADORES NO PARQUE ESTADUAL DA PEDRA BRANCA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOARES, D. G. . Preservação do Meio Ambiente e Sociologia. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOARES, D. G. . Parque Estadual da Pedra Branca: um estudo sobre a percepção ambiental da comunidade de Pau da Fome. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOARES, D. G. . Psicologia Social e a Temática Ambiental. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOARES, D. G. . Comunidade Monte da Paz e PEPB: um estudo da relação entre uma área protegida e seus habitantes. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOARES, D. G. . Percepção Ambiental em Áreas Protegidas. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOARES, D. G. . Percepção Ambiental e Turística do Parque Nacional da Pedra Branca. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SOARES, D. G. ; GIULIANI, G. M. ; COZZOLINO, L. F. ; GUEDES, M. ; GAMA, V. G. S. . PLANO DE MANEJO ESTAÇÃO ECOLÓGICA DA GUANABARA. 2012.

SOARES, D. G. . Projeto político-pedagógico Curso Multiplus - Universidade Cândido Mendes. 2010.

SOARES, D. G. . Baía de Gunabara e a agonia da pesca artesanal. 2017; Tema: Socioantropologia da pesca. (Site).

SOARES, D. G. . Relatoria de Workshop 'Áreas protegidas: Siubjetividades, comunicação e Turismo. 2014. (Relatoria).

SOARES, D. G. ; GIULIANI, G. M. . Diagnóstico Ambiental do Meio Antrópico. 2012. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    A atividade de pesquisa como ferramenta didática escolar: como professores e alunos interpretam a questão., Descrição: O atual projeto pretende identificar os principais obstáculos e potencialidades à utilização da atividade de pesquisa como ferramenta didática no currículo de sociologia em âmbito escolar. Pretende alcançar esse objetivo a partir de uma pesquisa realizada junto a professores e alunos do ensino médio de duas escolas conveniadas ao Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, curso de graduação ao qual o proponente está vinculado como professor. As escolas conveniadas são o Colégio de Aplicação-CAP/Uerj e o Colégio Estadual João Alfredo, escolas com perfis socioeconômicos bastante diferenciados. Objetiva-se com este projeto promover uma análise centrada nas visões de professor e de aluno, em suas disposições (no duplo sentido: de capitais já acumulados por estes indíviduos em seus campos, e no sentido das potencialidades que portam para o desenvolvimento dessas práticas) relacionando-as às possibilidades de construção e uso de estratégias didáticas, que potencializem sua atividade como professor e que contribuam com a consolidação em plano mais geral das ciências sociais na escola básica. Dados os objetivos previstos neste projeto de pesquisa, seu desenho metodológico será composto por uma etapa baseada em métodos quantitativos, principalmente na pesquisa mais contextual, acerca do perfil socioeconômico dos estudantes, e, outra etapa baseada em dados qualitativos, que indiquem os habitus de estudantes e professores, e suas disposições para a disciplina sociologia e para a atividade de pesquisa como ferramenta didática da mesma.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: David Gonçalves Soares - Coordenador / Jessica Adriano da Cunha - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2016 - Atual

    Ciências Sociais e Educação, Descrição: Manter fluxo contínuo de pesquisas; participar, promover e organizar reuniões científicas regionais, nacionais e internacionais; publicar artigos e resenhas em periódicos especializados (nacionais e internacionais) e papers em anais eventos (nacionais e internacionais); publicar obras científicas e didáticas (para todos os níveis de ensino); elaborar ementas de cursos de graduação e bacharelado, subsidiando os cursos de graduação em Ciências Sociais da UERJ; montar acervo bibliográfico; implementar a pós-graduação lato sensu em Ensino de Sociologia na Educação Básica do ICS/UERJ e integrar programas de pós-graduação stricto sensu (profissional e acadêmica); prestar assessorias e consultorias e realizar projetos de extensão em parceria com instituições educacionais, órgãos públicos, organizações da sociedade civil e empresas voltados para redução das desigualdades educacionais; desenvolver projetos de inserção no mercado de trabalho e qualificação profissional dos cientistas sociais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (6) . , Integrantes: David Gonçalves Soares - Coordenador / Raquel Emerique - Integrante / Luiz Fernando Almeida Pereira - Integrante / Helena Maria Bomeny Garchet - Integrante / Eduardo Ribeiro da Silva - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Selecionado como elaborador e revisor de itens Enade 2017, INEP/MEC.

2016

Professor Paraninfo da Turma de Formandos em Sociologia 2016, Uff.

2015

1° colocado no concurso para Professor Adjunto no curso de Licenciatura em ciências sociais, Instituto de Ciências Sociais- Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

2015

3° colocado no concurso para Professor Adjunto em sociologia da Faculdade de Educação/UERJ, UERJ.

2013

2ª colocação em Concurso Publico para Professor Adjunto, área de estudo: Teoria Sociológica, Universidade Federal de Alagoas. Edital 99/2012. Ano 2013, Universidade Federal de Alagoas.

2013

1° colocação em Concurso Público para Professor Substituto. Disciplina: Teoria Sociológica Clássica. Edital 143 /2013, Universidade Federal Fluminense.

2012

Aprovado em Concurso Público para Professor-tutor no curso de Licenciatura em Turismo UNIRIO. Ano 2013, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

1996

Aprovado no Concurso para Técnico Judiciário do TRE/RJ, TRE/RJ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Sociais, Instituto de Ciências Sociais. , R. São Francisco Xavier, 524, 2° andar, Maracanã, 20550900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 23340880

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2013 - 2015

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

    Atividades

    • 11/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Fundamentos Pedagógicos, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão Eleitoral para a escolha do Chefe de departamento.

    • 09/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Fundamentos Pedagógicos, .,Cargo ou função, Membro da Comissão sobre uso do espaço físico da Feuff/SFP.

    • 03/2015

      Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia III

    • 03/2015

      Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estado e Relações de Poder

    • 08/2014

      Ensino, Sociologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos qualitativos

    • 08/2014

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Metodologia das Ciências Sociais

    • 10/2018 - 10/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão Científica da VI Semana de Desenvolvimento Acadêmico.

    • 09/2018 - 10/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Organizadora da XXI semana de Monitoria.

    • 02/2014 - 06/2014

      Ensino, Sociologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Ciências Sociais

    • 02/2014 - 06/2014

      Ensino, Sociologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos especiais em Sociologia VI: Desenvolvimento e Meio Ambiente

    • 09/2013 - 01/2014

      Ensino, Sociologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Contemporânea 2

    • 08/2013 - 01/2014

      Ensino, Sociologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Ciências Sociais

  • 2010 - 2011

    Curso Múltiplus/Universidade Cândido Mendes

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Contratado para elaboração de Projeto Pedagógico da Pós-Graduação em gestão de Tecnologia da Informação e da Comunicação.

    Atividades

    • 10/2010 - 10/2011

      Ensino, metodologia da pesquisa, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica

  • 2016 - Atual

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Agente Patrimonial, Carga horária: 10

  • 2015 - Atual

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

    Atividades

    • 08/2017

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciências Sociais e Educação

    • 08/2017

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Ensino das Ciências Sociais no Ensino Fundamental e Médio

    • 02/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais, Instituto de Ciências Sociais.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Reforma Curricular.

    • 01/2017

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Contemporânea

    • 01/2017

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervionado I

    • 01/2017

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado II

    • 01/2017

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado III

    • 08/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2016

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I (Licenciatura), Estágio Supervisionado II (Licenciatura), Estágio Supervisionado III (Licenciatura), Sociologia III (Sociologia de Durkheim)

    • 08/2015

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Jovens Pesquisadores: Uma Abordagem Metodológica

    • 08/2015

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pensamento Social Brasileiro para o Ensino Médio

  • 2017 - Atual

    Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

    Vínculo: Elaborador de Itens, Enquadramento Funcional: Elaborador de Itens, Carga horária: 0