Guillermo Maurício Acosta Orjuela

Graduado em Psicologia - Universidad Católica de Colômbia (1987), pesquisa experimentalmente a incidência de atributos do comunicador e diferentes condições de argumentação sobre a opinião e o estilo de processamento da informação de sujeitos altamente interessados na mensagem (Comunicação Persuasiva - Psicologia Social Experimental). Durante seu Mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (1997) estuda os efeitos da televisão sobre os comportamentos anti-social e pró-social, fazendo uma revisão compreensiva da literatura empírica em Psicologia Social. O Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) é dedicado ao estudo dos padrões de uso da televisão, suas motivações e gratificações em pessoas idosas. O Pós-doutorado na Universidade de São Paulo (ECA) se orienta ao análise do uso da televisão nas campanhas de prevenção de AIDS no Brasil e à construção de um modelo de intervenção referenciado na teoria e a evidência empírica nas áreas da Comunicação Persuasiva, Comunicação em Saúde, Teorias Motivacionais e Psicologia Social. Coordenou o ciclo avançado do curso de formação continuada a distancia "Mídias na Educação" do MEC na Universidade Federal de Ouro Preto. Tem implementado avaliações sumativas de programas governamentais ( Cidades Digitais Bartir), e formativas (Mídias na educação na UFOP). Foi consultor do grupo de pesquisa em Dengue da Universidad Federal de Minas Gerais ( 2011) e professor convidado da Univesidad Militar de Colombia( 2011). Atualmente se desempenha como consultor para planejamento, implementação e avaliação de projetos em Psicologia Social (experimental e aplicada), Comunicação Persuasiva (interpessoal e mediada), Prevenção, Promoção e Comunicação em Saúde, Métodos da Pesquisa Científica (em ciências sociais e educação) e aplicação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na Educação e na Formação Continuada de professores.

Informações coletadas do Lattes em 08/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

1997 - 2001

Universidade Estadual de Campinas
Título: COMO E POR QUE O IDOSO BRASILEIRO USA A TELEVISÃO: UM ESTUDO DOS USOS E GRATIFICAÇÕES ASSOCIADOS AO MEIO
Orientador: Anita Liberalesso Neri
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Palavras-chave: Gerontologia; Psicologia Social; Usos e gratificações; Televisão.Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social / Especialidade: Televisão e Comportamento Social. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Mestrado em Multimeios

1995 - 1997

Universidade Estadual de Campinas
Orientador: Nelly de camargo
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Palavras-chave: Psicologia Social; Televisão.Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social / Especialidade: Televisão e Comportamento Social. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Graduação em Psicologia

1981 - 1987

Universidad Católica de Colombia
Orientador: Eduardo Ponce de León

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2002 - 2005

Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. , Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social / Especialidade: Televisão e Comportamento Social. , Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Medicina Preventiva / Especialidade: Prevenção de Aids Através da Televisão.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Comunicação Persuasiva.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Televisão e Comportamento Social.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão/Especialidade: Padrões de Uso da Mídia.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão/Especialidade: Prevenção de Aids.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marcia Regina F de Brito

NERI, A. L.;Brito, M. R. F.; PFROM NETO, S.. Como e porque idosos brasileiros usam a televisão: Um estudo dos usos e gratificações associados ao meio.. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Anita Liberalesso Neri

NERI, A. L.. Como e porque idosos brasileiros usam a televisão: um estudo dos usos e gratificações associados ao meio. 2001. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Paulo Dalgalarrondo

Neri, Anita Liberalesso; LOPES, R. G. C.;Dalgalarrondo, Paulo; Brito, Márcia Regina F.; NETTO, S. P.. Como e porque idosos brasileiros usam a televisão: um es- tudo dos usos e gratificações associados ao meio.. 2001. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ORJUELA, Guillermo Maurício Acosta . 15 motivos para "ficar de olho" na televisão. Campinas: Átomo e Alínea, 1999. v. 1. 183p .

  • ORJUELA, Guillermo Maurício Acosta . USO DA TELEVISÃO COMO FONTE DE INFORMAÇÃO SOBRE A VELHICE. In: Elizabete V. de Freitas; Lígia Py; Anita Liberalesso Nery; Flávio A. X. Cançado; Milton Luiz Gorzoni; Sônia M. da Rocha. (Org.). Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A., 2002, v. 1, p. 1-1187.

  • ORJUELA, Guillermo Maurício Acosta ; CURY, M. . TELEVISÃO E SOCIEDADE DEMOCRÁTICA; SUBSÍDIOS PARA A JUSTIÇA CRIMINAL. In: Jaques de Camargo Penteado. (Org.). Justiça Penal 7. 1ed.São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2000, v. 1, p. 01-455.

  • ORJUELA, Guillermo Maurício Acosta . Entre televisores e geladeiras. Mundo Jovem, Porto Alegre, p. 170 - 191, 20 set. 2001.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2012

    Dsenvolvimneto e validaçao de Protocolo de avaliaçao de efetividade de fimetes televissivos de prevençao de AIDS, Descrição: Validaçâo psicometrica de instrumento que avalia a em quantidade e qualidade a abragência e pertinecia de recursos persuassivos , motivacionais, informativos e de comunicação contidos nos filmentes que compõem campanhas de prevenção de AIDS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Guillermo Maurício Acosta Orjuela - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - 2012

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: consultor contratado

  • 2011 - 2012

    Universidade Militar de Colombia ( Nueva Granada)

    Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: palestrante e consultor convidado

  • 2008 - Atual

    Universidade Federal de Ouro Preto

    Vínculo: Coordenador do Mídias na Educ, Enquadramento Funcional: contratado, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Coordenador do Ciclo Avançado do Programa de Formação Continuada à Distância: "Mídias na Educação" do MEC.

  • 2007 - 2007

    Faculdade de Educação e Ciências de Contagem

    Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Professor da Disciplina "Metodologia da Investigação Científica" para os cursos de Especialização em Psicopedagogia e Educação Infantil.

  • 1990 - 1991

    Universidad Católica de Colombia

    Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: professor pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 07/1990 - 12/1991

      Pesquisa e desenvolvimento , Facultad de Psicologia, .,Linhas de pesquisa

    • 07/1990 - 12/1991

      Pesquisa e desenvolvimento , Facultad de Psicologia, .,Linhas de pesquisa

    • 07/1990 - 12/1991

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia Ambiental, Educação em valores, Supervisão de práticas clínicas, Trabalhos Práticos de Investigação social, Seminários de Psicologia Amabiental, Seminários Avançados de Investigação, Metodologia da Investigação Social

  • 1988 - 1990

    Centro de Atenção Psicológica

    Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: psicólogo clínico, Carga horária: 8

    Atividades

    • 02/1988 - 12/1990

      Outras atividades técnico-científicas .,Atividade realizada, psicólogo clínico.

  • 1988 - 1990

    Empresa de Energia Elétrica de Bogotá

    Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: psicólogo clínico, Carga horária: 8

    Atividades

    • 02/1988 - 12/1990

      Outras atividades técnico-científicas .,Atividade realizada, psicólogo clínico.

  • 1986 - 1986

    Hospital Militar Central de Bogotá

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: psicólogo clínico, Carga horária: 40

    Atividades

    • 02/1986 - 12/1986

      Estágios .,Estágio realizado, psicólogo clínico.