Francineudo Alves da Silva
Possui graduação em Licenciatura em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1992) e mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2006) e doutorado em fitotecnia pela Unversidade Federal Rural do Semi Arido (UFERSA). Atualmente é professor do ensino básico tec. e tecnologico do Instituto federal de Educação do Ceara (IFCE) Iguatu - CE. Sendo também no mesmo Campus coordenador do Curso Técnico em Zootecnia. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos e fitotecnia.
Informações coletadas do Lattes em 17/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Doutorado em Fitotecnia
2010 - 2013
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Título: PRODUÇÃO DE MILHO PARA ENSILAGEM E ESPIGAS VERDES EM FUNÇÃO DE PERÍODOS DE VERANICO NOS SISTEMAS DE PLANTIO DIRETO E CONVENCIONAL
Francisco Claudio Lopes de Freitas. Coorientador: Paulo Roberto Ribeiro Rocha.
Mestrado em Zootecnia
2003 - 2006
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Título: Utilização da Quirera de Arroz com Fitase em Substituição parcial do Milho em Rações de Suínos na Fase de terminaçâo,Ano de Obtenção: 2006
WILSON MOREIRA DUTRA JÚNIOR - Dr..Palavras-chave: Quirera de arroz, suino, milho terminação.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aqüicultura.
Especialização em Caprinocultura
1994 - 1995
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Título: Manejo de ruminantes
Orientador: Gilberto Bitu primo
Graduação em Licenciatura em ciencias Agrícolas
1988 - 1992
Formação complementar
2008 - 2008
Formação de Totures em EAD. (Carga horária: 80h). , Instituto EADVIRTUAL, EADV, Brasil.
2008 - 2008
Conversação em lingua Inglesa. (Carga horária: 160h). , Escola Agrotecnica Federal de Iguatu - CE, EAFI, Brasil.
2008 - 2008
Inglês Instrumental. (Carga horária: 140h). , Escola Agrotecnica Federal de Iguatu - CE, EAFI, Brasil.
2007 - 2007
Elaboração e Monitoramento de Projeto. (Carga horária: 40h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE, SENAC/CE, Brasil.
2002 - 2002
Bovinocultura de Leite. (Carga horária: 40h). , Federação da Agricultura do Estado do Ceará, FAEC, Brasil.
2002 - 2002
Apicultura. (Carga horária: 40h). , Cooperativa dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Ceará, UNIAGRO, Brasil.
2001 - 2001
Inseminação Artificial em Bovinos. (Carga horária: 40h). , Escola Agrotecnica Federal de Iguatu - CE, EAFI, Brasil.
2000 - 2001
Formação Empreendedora na educação a Distancia. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1998 - 1998
Curso de Microinformatica (Windows 95, Word 7.0 ,. (Carga horária: 48h). , Serviços, Assesoria e Desenvolvimento, SAD, Brasil.
1998 - 1998
Produtor de Coco. (Carga horária: 60h). , Instituto Cearense de Pesquisa e desenvolvimento Agropecuário, ICPDA, Brasil.
1986 - 1986
Doutrina e organização Cooperativista. (Carga horária: 40h). , Associação Profissional dos Tecnologos em Cooperativismo do Estado da Parai, ASTECOOP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.
Participação em eventos
II Simpósio Sobre Manejo de Plantas Daninhas no Nordeste. 2013. (Seminário).
43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Efeito da Substituição parcial do milho por Quirera de arroz (oriza sativa ssp) Com Enzimas Sobre Caracteristicas de Carcaça em Suinos Terminados. 2006. (Congresso).
43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Desenpenho de Suinos em Terminação Alimentados Com Diferentes Níveis de Quirera de Arroz em Substituição Parcial ao Milho na Regiao de Iguatu, CE, Brasil. 2006. (Congresso).
PECNORDESTE 2006. 2006. (Seminário).
PECNORDESTE 2002. 2002. (Seminário).
Participação em bancas
SILVA, F. A.. Efeito de Diferentes Doses de Ácido Indolbutirico no Enraizamento e brotação de estacas da Sabiá (Mimosa caesalpinialfolia). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Irrigação e Drenagem) - Instituto Federal do Ceara - Campus Iguatu.
SILVA, F. A.. Concurso professor substituto para a área de Zootecnia. 2013. Instituto Federal do Ceara Campus Crato.
Comissão julgadora das bancas
FREITAS, F. C. L.; CUNHA, J. L. L. X.;DOMBROSKI, J. L. D.COELHO, Maria Eliani Holanda; SILVEIRA, L. M.. Produção de Milho para ensilagem e espigas verdes em função de períodos de veranico nos sistemas de plantio direto e convencional. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Fitotecnia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
FREITAS, F. C. L.;COELHO, Maria Eliani Holanda; ROCHA, P. R. R.. Efeitos da cobertura do solo sobre o manejo de plantas daninhas, eficiência no uso da água e comunidade microbiana do solo no cultivo de feijão-caupi. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
FREITAS, F. C. L.; CUNHA, J. L. X. L.;DOMBROSKI, J. L. D.. PRODUÇÃO DE MILHO PARA ENSILAGEM E ESPIGAS VERDES EM FUNÇÃO DE PERÍODOS DE VERANICO NOS SISTEMAS DE PLANTIO DIRETO E CONVENCIONAL. 2013. Tese (Doutorado em Fitotecnia) - Universidade Federal Rural do Semi Árido.
DUTRA JUNIOR, Wilson MoreiraLUDKE, M. C. M. M.RABELLO, Carlos Boa-viagem; TORRES, Delma Maria. Utilização da quirera de arroz com fitase em substituição parcial do milho em rações de suínos na fase de terminação. 2006. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
CUNHA, J. L. X. L.; Coelho, M.E.H.; Francisco Claudio Lopes de freitas; DOMBROSKI, J. L. D.; SILVEIRA, L. M.. Produção de milho para ensilagem e espigas verdes em função de períodos de veranico nos sistemas de plantio direto e convencional. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Fitotecnia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
FREITAS, F. C. L.; DOMBROSKI, J. L. D.;SILVEIRA, L. M.; CUNHA, J. L. X. L.; COELHO, M. E. H.. Produção de milho para ensilagem e espigas verdes em função de períodos de veranico nos sistemas de plantio direto e convencional.. 2013. Tese (Doutorado em Fitotecnia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
FREITAS, F. C. L.COELHO, M. E. H.DOMBROSKI, J. L. D.CUNHA, J. L. X. L.SILVEIRA, L.M.. PRODUÇÃO DE MILHO PARA ENSILAGEM E ESPIGAS VERDES EM FUNÇÃO DE PERÍODOS DE VERANICO NOS SISTEMAS DE PLANTIO DIRETO E CONVENCIONAL. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
FREITAS, F. C. L.COELHO, M. E. H.ROCHA, P.R.R. Efeito de plantas de cobertura sobre o manejo de plantas daninhas, eficiência no uso da água e comunidade microbiana co solo cultivado com feijão-caupi. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Fitotecnia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
FREITAS, F.C.L; COELHO, M. E. H.;ROCHA, P. R. R.. Efeitos de plantas de cobertura sobre o manejo de plantas daninhas, eficiência no uso da água e comunidade microbiana do solo no cultivo do feijão-caupi. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Fitotecnia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
Orientou
Efeito de diferentes Doses de Ácido Indobutirico no Enraizamento e na Brotação de Sabiá (Mimosa caesalpinialfolia); 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia em Irrigação e Drenagem) - Instituto Federal do Ceara - Campus Iguatu; Orientador: Francineudo Alves da Silva;
Foi orientado por
Efeito da substituição parcial do milho por quirera de arroz (Oriza sativa ssp) com enzimas sobre o desempenho e características de carcaça em suínos terminados; ; 2006; Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco,; Orientador: Wilson Moreira Dutra Junior;
PRODUÇÃO DE MILHO PARA ENSILAGEM E ESPIGAS VERDES EM FUNÇÃO DE PERÍODOS DE VERANICO NOS SISTEMAS DE PLANTIO DIRETO E CONVENCIONAL; 2013; Tese (Doutorado em Doutorado em Fitotecnia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido,; Orientador: Francisco Cláudio Lopes de Freitas;
Produção de milho para ensilagem e espigas verdes em função de períodos de veranico nos sistemas de plantio direto e convencional; 2013; Tese (Doutorado em Doutorado em Fitotecnia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, ; Coorientador: Paulo Roberto Ribeiro Rocha;
Produções bibliográficas
-
SILVA, FRANCINEUDO ALVES ; FREITAS, FRANCISCO CLAUDIO ; ROCHA, PAULO ROBERTO ; CUNHA, JORGE LUIS ; DOMBROSKI, JEFERSON DALLABONA ; COELHO, MARIA ELIANI ; LIMA, MAYKY FRANCLEY . Milho para ensilagem cultivado nos sistemas de plantio direto e convencional sob efeito de veranico. Semina. Ciências Agrárias (Online) , v. 36, p. 327-340, 2015.
-
SILVA, FRANCINEUDO ALVES . Efeito da Substituição parcial do milho por Quirera de arroz (oriza sativa ssp) Com Enzimas Sobre Caracteristicas de Carcaça em Suinos Terminados. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, FRANCINEUDO ALVES . Desenpenho de Suinos em Terminação Alimentados Com Diferentes Níveis de Quirera de Arroz em Substituição Parcial ao Milho na Regiao de Iguatu, CE, Brasil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Prêmios
2006
Mestrado, Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal do Ceará - Reitoria, Coordenação Geral de Produção e Pesquisa - CGPP. , Rod. Iguatu/Varzea Alegre km 05, Cajazeiras, 63000000 - Iguatu, CE - Brasil, Telefone: (88) 35821000, Ramal: 318
Experiência profissional
1992 - 1998
Escola Agrotecnica Fedral de Catu -BAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor e 1º e 2º graus, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
DE 1992 a 1998 atuou ministrando aulas de Zootecnia II, área Suinocultura, Mecanização Agrícola, área Agricultura e Construções e Instalações Rurais.
2000 - Atual
Escola Agrotécnica Federal de Iguatu - CEVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Básico Tec. e Tecnologico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Desde junho de 2000 tem ministrado aulas em disciplinas como, Irrigação e Drenagem; Mecanização Agrícola; Zootecnia III, area de bovinocultura; Administração Rural; Armazenamento de Grãos; Legislação Agroindustrial; Animais Silvestres; Ovinocaprinocultura; Apicultura; Aquicultura; Desenho Técnico; Zootecnia Geral; Construções e Instalações Rurais; Construções e Instalações Agroindustriais; Fabricação de Rações e Equinocultura.
1998 - 2000
Escola Agrotécnica Federal de Crato - CEVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor e 1º e 2º graus, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
De 1998 a 2000 atuou ministrando aulas de Zootecnia nas áreas de Bovinocultura e Avicultura.
Você é Francineudo Alves da Silva?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Francineudo Alves da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?