Rodrigo Oliveira Lessa

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano, Campus Alagoinhas. Membro do Núcleo de Estudos em Sociologia da Arte - NUCLEART, com sede na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA. Autor do livro O Conflito Social no Campo no Cinema Documentário Brasileiro: luta de classes e representação fílmica (2016) e um dos organizadores de Cinema Documentário Brasileiro em Perspectiva (2013) e Ensaios de Sociologia da Arte (2018).

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Sociais

2011 - 2015

Universidade Federal da Bahia
Título: As Imagens da Classe Trabalhadora No Cinema Documentário Brasileiro
Antônio da Silva Câmara. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Representações; CINEMA DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO; Classe Trabalhadora.Grande área: Ciências Humanas

Doutorado em Ciências Sociais

2012 - 2013

Universidade Federal da Bahia
Título: As Imagens da Classe Trabalhadora No Cinema Documentário Brasileiro
Orientador: em Université de Strasbourg ( Agnès Clerc-Renaud)
com Antônio da Silva Câmara. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Ciências Sociais

2009 - 2011

Universidade Federal da Bahia
Título: As Representações dos Contextos de Conflito Social No Campo No Cinema Documentário Brasileiro,Ano de Obtenção: 2011
Antônio da Silva Câmara.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Representação; cinema documentário; Conflitos Sociais.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Rural.

Graduação em Ciências Sociais

2004 - 2008

Universidade Federal da Bahia
Título: As Representações da Luta Social do MST Nos Filmes Documentários Terra Para Rose e O Sonho de Rose
Orientador: Antônio da Silva Câmara
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Créer son moteur de recherche personnalisé. (Carga horária: 2h). , Université de Strasbourg, UNISTRA, França.

1999 - 2001

Curso Básico de Inglês. (Carga horária: 420h). , UEC, UEC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Arte.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Cinema.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Teoria Sociológica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Luta de classes.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Conflitos sociais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Movimentos sociais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Rodrigo Oliveira Lessa ; Agnès-Clerc Renaud ; Colette Mechin . Atelier Brésil. 2013. (Outro).

Rodrigo Oliveira Lessa . I Encuentro Latinoamericano Ciencias Sociales y Represas e II Encontro Brasileiro de Ciências Sociais e Barragens. 2007. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Encontro Arte e Sociedade.DA PASSIVIDADE À LUTA POLÍTICA: ideologia e emancipação no cinema documentário brasileiro entre as décadas de 1960 e 1980. 2018. (Encontro).

VII Simpósio Nacional de Representações Sociais e Educação.Representações Sociais na Arte. 2018. (Simpósio).

I Encontro Arte e Sociedade.Da Passividade À Luta Política: as imagens da classe trabalhadora no cinema documentário brasileiro. 2016. (Encontro).

Arte e Sociedade na Argentina. 2013. (Seminário).

Atelier Brésil.Les Images de La Classe Ouvrière dans Le Cinéma Documentaire Brésilien. 2013. (Outra).

Seminário Anual do Projeto Interações bioculturais e desenvolvimento rural sustentável em região de Mata Atlântica. 2013. (Seminário).

Seminário Doutoral do Laboratório Cultura e Sociedades na Europa - As Utilidades Alternativas da Observação no CampoFerramentas Alternativas do Trabalho de Campo. 2013. (Outra).

Seminário Doutoral do Laboratório Cultura e Sociedades na Europa - Balanço e Previsões. 2013. (Outra).

Seminário Doutoral do Laboratório Cultura e Sociedades na Europa - Metodologia, Campo e Dificuldades. 2013. (Outra).

Atelier Brésil.Apresentação do Filme A Água e A Vida (2009). 2012. (Outra).

XV Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos em Cinema e Audiovisual.A Representação da Classe Trabalhadora em Cabra Marcado Para Morrer. 2011. (Encontro).

VI Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.A Objetivação do Mundo No Campo da Arte A Partir dos Escritos de Thedor W. Adorno. 2010. (Encontro).

XIV Congresso de Sociologia. A Sociologia da Arte e as Representações sociais no cinema documentário. 2009. (Congresso).

1o Colóquio Nacional Processos de Hegemonia e Contra-Hegemonia.O Papel da Religiosidade Popular na Construção da Estratégia Política do MST. 2008. (Outra).

II Seminário Arte e Cidade.As representações sociais da luta por moradia urbana no no documentário Sonho Real. 2008. (Seminário).

IV Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.As Representações Sociais do Cinema no Contexto do Modo de Produção Capitalista. 2008. (Encontro).

V Seminário Estudantil de Pesquisa em Adminstração.A Relação Entre o Clientelismo, o Processo Eleitoral e A Formação do Estado Brasileiro: uma discussão sobre o caso da Cidade de Deus - RJ. 2008. (Seminário).

XII Encontro Internacional da SOCINE. 2008. (Encontro).

XXVII Seminário Estudantil de Pesquisa/ IX Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação.Análise das Reprsentações da Vida Rural nos Filmes Documentários Questão de Terra, A Veracel no Abril Vermelho do MST, Acredito Que o Mundo Será Melhor. 2008. (Seminário).

I Encuentro Latinoamericano Ciencias Sociales y Represas e II Encontro Brasileiro de Ciências Sociais e Barragens. 2007. (Encontro).

II ENCONTRO DE ANTROPOLOGIA VISUAL EM ALAGOAS/ 13 ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO NORTE E NORDESTE.RELIGIOSIDADE POPULAR EM FILME DOCUMENTÁRIO: "DA TERRA AO SONHO DE ROSE". 2007. (Encontro).

MOVIMENTOS AGRÁRIOS E URBANOS NA AMÉRICA LATINA.MOVIMENTOS AGRÁRIOS E URBANOS NA AMÉRICA LATINA. 2007. (Simpósio).

VIII Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação/ XXVI Seminário Estudantil de Pesquisa.As Representações da Vida Rural nos filmes documentários Terra Para Rose e O Sonho de Rose. 2007. (Seminário).

VI Seminário do Grupo de Pesquisa O Som do Lugar e do Mundo.Representação do real em filme documentário: Da Terra Ao Sonho de Rose. 2007. (Seminário).

XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA. Representações Religiosas Nos Movimentos Sociais Pela Terra. 2007. (Congresso).

1 SIMPÓSIO NACIONAL O RURAL E O URBANO NO BRASIL (SINAURB). 2006. (Simpósio).

II Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual. 2006. (Seminário).

VII Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação.Lavoura Arcaica: a moral contra os sentidos. 2006. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: LucasBarreto Catalan

Antônio da Silva Câmara;Rodrigo Oliveira Lessa; Selma Cristina de Jesus. Imagens das Fábricas Recuperadas na Argentina. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciencias Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: VALÉRIA ARAÚJO PASSOS SANTOS

Márcio Lima Rios; Vanessa Angelim;Rodrigo Oliveira Lessa. Realidade Sócioambiental Advinda das Dinâmicas de Uso da Barragem de São José do Jacuípe No Povoado de Jaboticaba ? Bahia. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento Sustentável com Ênfase em Recursos Hídricos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

Rodrigo Oliveira Lessa; Enaide Maciel Beserra Dias. Processo Seletivo Para A Contratação de Professor Substituto da Área de Filosofia. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Mahomed Bamba

BAMBA, M.; Lidia Maria Pires Soares Cardel. As representações dos contextos de conflito social no campo no cinema documentário brasileiro. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Mark Andrew Cravalho

Câmara, Antônio da Silva;CRAVALHO, M. A.; Nôvoa, Jorge. AS REPRESENTAÇÕES DA LUTA SOCIAL DO MST NOS FILMES DOCUMENTÁRIOS TERRA PARA ROSE E O SONHO DE ROSE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Jorge Luiz Bezerra Nóvoa

CAMARA, A. S.;NÓVOA, Jorge Luiz Bezerra. As representações da luta social do MST nos filmes documentários Terra para Rose e O sonho de Rose. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade Federal da Bahia.

Teresinha de Quadros Guilherme dos Santos

SANTOS, T. Q. G.; Câmara, A.S.; Cardel, L. M. P. S.; da Silva, J. B.; de Oliveira, D. M.. "Da passividade à luta política: as imagens da classe trabalhadora no cinema documentário brasileiro". 2015. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Jair Batista da Silva

ORIENTADOR, A. S. C.;SILVA, J. B.; CARDEL, L. M. P. S.; CHAMPANGNATTE, D. M. O.; SANTOS, T. Q. G.; MOURA, M. A.. Da passividade à luta política: as imagens da classe trabalhadora no cinema documentário brasileiro. 2015. Tese (Doutorado em Curso de doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Jair Batista da Silva

CAMARA, A.;SILVA, J. B.; MOURA, M. A.. As imagens da classe trabalhadora no cinema documentário brasileiro. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Milton Araújo Moura

CÂMARA, Antônio da Silva; CARDEL, Lídia Maria Pires Soares; BATISTA, Jair; QUADROS, Teresinha; CHAMPAGNATTE, Dostoiewski;MOURA, Milton. Da passividade à luta política: as imagens da classe trabalhadora no cinema documentário brasileiro. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Lídia Maria Pires Soares Cardel

CARDEL, Lídia; Bamba, M.; CÂMARA, Antônio. As Representações dos Contextos de Conflito Social no Campo no Cinema Documentário Brasileiro.. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciencias Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Lídia Maria Pires Soares Cardel

CARDEL, Lídia; CÂMARA, Antônio; SILVA, J. B.; MOURA, Milton; Guilherme dos Santos, Teresinha; Champangnatte, Dostoiewski. Da passividade à Luta Política: as imagens da classe trabalhadora no cinema documentário brasileiro.. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Lídia Maria Pires Soares Cardel

CARDEL, Lídia; CÂMARA, Antônio; Bamba, M.. As Representações dos Contextos de Conflito Social no Campo no Cinema Documentário Brasileiro. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Antonio da Silva Camara

CAMARA, A. S.; BAMBA, Mahomed; CARDEL, L. M. P. S.. Representações dos Contextos de Conflito Social No Campo no Cinema Documentário Brasileiro. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Antonio da Silva Camara

CHAMPANGNATTE, Dostoiewski M. O.; SANTOS, Teresinha de Q. G..; MOURA, Milton Araujo; SILVA, J. B.; CARDEL, L. M. P. S.;CAMARA, A. S.. Da Passividade à Luta Política: as imagens da classe trabalhadora no cinema docuentário brasileiro. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Antonio da Silva Camara

CAMARA, A. S.; MOURA, Milton Araujo; SILVA, J. B.. As Imagens da Classe Operária no Cinema documentário brasileiro. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciencias Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Antonio da Silva Camara

NÓVOA, Jorge Luiz Bezerra; CRAVALHO, M.A.;CAMARA, A. S.. As Representações da Luta Social do MST nos filmes documentários Terra para Rose e o Sonho de Rose. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Filipe Santos Baqueiro Cerqueira

Pós-Neo-Realismo: A Aventura 1962; Blow up, 1966; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Rodrigo Oliveira Lessa;

Caetano Ignacio Vieira Portugal

Representações Sociais No Cinema Documentário Brasileiro: análise dos filmes História do Brasil, Fala Tu; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rodrigo Oliveira Lessa;

João Gilberto Paim Mascarenhas

Representações Sociais No Cinema Documentário Brasileiro: Babilônia 2000, Fala Mangueira; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rodrigo Oliveira Lessa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Antonio da Silva Camara

Representação do conflito social no cinema documentário; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Antonio da Silva Camara;

Antonio da Silva Camara

Da Passividade à luta: As Imagens da Classe Trabalhadora no Cinema documentário brasileiro; 2016; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio da Silva Camara;

Antonio da Silva Camara

As Representações da luta social do MST nos Filmes documentários Terra para Rose e O Sonho de Rose; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Antonio da Silva Camara;

Antonio da Silva Camara

Representações Sociais no cinema documentário; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio da Silva Camara;

Antonio da Silva Camara

As Representações da vida rural no cinema brasileiro; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio da Silva Camara;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DA SILVA CÂMARA, ANTÔNIO ; VILAS BOAS BISPO CORREIO, BRUNO ; OLIVEIRA LESSA, RODRIGO . IMAGENS DA CLASSE TRABALHADORA NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO: apontamentos metodológicos. Caderno CRH (UFBA) , v. 32, p. 491-504, 2020.

  • Rodrigo Oliveira Lessa ; Bruno Villas Boas Bispo ; Filipe Santos Baqueiro Cerqueira . Crítica Cinematográfica na Bahia do século XX: os olhares de Walter da Silveira e André Setaro sobre a relação entre cinema e sociedade. Teoria e Cultura , v. 14, p. 70-86, 2019.

  • LESSA, RODRIGO . SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL ENTRE OS ANOS 1930 E 1980: contextos e convergências. REVISTA CIÊNCIAS HUMANAS , v. 12, p. 114-123, 2019.

  • Rodrigo Oliveira Lessa . O Tema das Desigualdades Educacionais No Contexto Pós Segunda Guerra Mundial. REVISTA ALAMEDAS (UNIOESTE. TOLEDO) , v. 6, p. 87-103, 2018.

  • Rodrigo Oliveira Lessa . O Global e O Local Na Modernidade: crítica ao pressuposto da intersticialidade. REVISTA DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES , v. 7, p. 165-182, 2018.

  • Rodrigo Oliveira Lessa . A Expressividade do Indivíduo e da Realidade social na Imagem do Filme. REVISTA FÓRUM IDENTIDADES , v. 12, p. 199-215, 2018.

  • Rodrigo Oliveira Lessa ; Bruno Villas Boas Bispo . A PRIMEIRA FASE DO DOCUMENTARISMO BRASILEIRO E O DESPERTAR DA CRITICIDADE CINEMATOGRÁFICA NOS ANOS 1960. ART&SENSORIUM , v. 5, p. 212-229, 2018.

  • LESSA, RODRIGO OLIVEIRA . Da passividade à luta política: a classe trabalhadora no cinema documentário brasileiro de 1960 a 1980. Todas as Artes: Revista Luso-Brasileira de Artes e Cultura , v. 1, p. 67-88, 2018.

  • Rodrigo Oliveira Lessa . Elementos Sobre A Representação da Vida Cotidiana no Cinema. Revista de Humanidades , v. 32, p. 131-138, 2017.

  • Rodrigo Oliveira Lessa . A multiplicidade das novas abordagens sobre uma educação escolar emancipatória no âmbito da Sociologia da Educação. SEMINA. CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS (ONLINE) , v. 38, p. 233-247, 2017.

  • Rodrigo Oliveira Lessa . Juventude, Sociedade e Formação Escolar: distanciamentos e aproximações entre currículo e vida jovem na contemporaneidade. E-Hum Revista Científica do Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes do UNI-BH , v. 10, p. 59-65, 2017.

  • Rodrigo Oliveira Lessa . Militância política e vida camponesa pacificada Cabra Marcado para morrer (1984). CRÍTICA E SOCIEDADE: revista de cultura política , v. 7, p. 146-180, 2017.

  • OLIVEIRA LESSA, RODRIGO . A OPINIÃO PÚBLICA (1967) E A IMAGEM COMO ALICERCE REALISTA. REVISTA NEP - NÚCLEO DE ESTUDOS PARANAENSES DA UFPR , v. 3, p. 276-292, 2017.

  • Rodrigo Oliveira Lessa . A Obra de Arte Cinematográfica Como Mercadoria. Revista Café com Sociologia , v. 5, p. 85-100, 2016.

  • Rodrigo Oliveira Lessa . A Luta Por Moradia Urbana e Os Traços da Representação Documentária No Filme Sonho Real (2005). Revista Prelúdios , v. 2, p. 99-120, 2015.

  • Rodrigo Oliveira Lessa . O Sentido da Etnografia Fílmica Compartilhada de Jean Rouch Em Crônicas De Um Verão. CADERNOS DE ARTE E ANTROPOLOGIA , v. 3, p. 91-102, 2014.

  • Rodrigo Oliveira Lessa . Os Modos de Apreensão e Representação da Luta Social do MST No Cinema Documentário: Da Terra Ao Sonho De Rose. Revista Café com Sociologia , v. 2, p. 50-66, 2013.

  • Rodrigo Oliveira Lessa . O Sentido da Neutralidade Axiológica de Max Weber Em Sua Face Lógico-Positivista. CADERNOS DE ESTUDOS SOCIAIS E POLÍTICOS , v. 2, p. 29-48, 2013.

  • Rodrigo Oliveira Lessa . As Imagens da Classe Trabalhadora No Cinema Documentário Brasileiro. Revista Angolana de Sociologia , v. 1, p. 103-113, 2013.

  • Rodrigo Oliveira Lessa . A Luta Social do MST Pela Reforma Agrária No Documentário O Sonho de Rose. Mnemocine , v. 1, p. 01-04, 2012.

  • Antônio da Silva Câmara ; Rodrigo Oliveira Lessa . A Sociologia da Arte e As Representações Sociais no Cinema Documentário. O Olho da História , v. 1, p. 01-11, 2010.

  • Antônio da Silva Câmara ; Miranda, Renan ; Rodrigo Oliveira Lessa ; Greice Bezerra ; Taís Vital . O Caminho das Nuvens: representação da vida no Nordeste ou saga urbana. O Olho da História , v. 01, p. 01-07, 2006.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Rodrigo Oliveira Lessa . Relatório de Pesquisa - Doutorado Sanduíche. 2014. (Relatório de pesquisa).

Rodrigo Oliveira Lessa . As Representações da Classe Trabalhadora No Cinema Documentário Brasileiro. 2011. (Projeto de Pesquisa).

Rodrigo Oliveira Lessa . Relatório Parcial de Atividades. 2009. (Relatório de pesquisa).

Rodrigo Oliveira Lessa . As Representações dos Contextos de Conflito Social No Campo No Cinema Documentário Brasileiro. 2009. (Projeto de Pesquisa).

Rodrigo Oliveira Lessa . Relatório Parcial de Atividades. 2008. (Relatório de pesquisa).

Rodrigo Oliveira Lessa . Análise das Representações da Vida Rural Nos Filmes Documentários Questão de Terra, A Veracel no Abril Vermelho do MST e Acredito Que O Mundo Será Melhor. 2008. (Relatório de pesquisa).

Rodrigo Oliveira Lessa . Representações Sociais No Cinema Documentário Brasileiro: Análise dos filmes Arraial do Cabo, Santa Marta: duas semanas no morro, O Sonho Real: Uma história de luta por moradia. 2008. (Projeto de Pesquisa).

Rodrigo Oliveira Lessa . As Representações da Vida Rural Nos Filmes Documentários: Terra Para Rose e O Sonho de Rose. 2007. (Relatório de pesquisa).

Rodrigo Oliveira Lessa . Análise das Representações da Vida Rural Nos Filmes Documentários Questão de Terra, A Veracel no Abril Vermelho, Acredito que o mundo será melhor. 2007. (Plano de Trabalho de Bolsista).

Rodrigo Oliveira Lessa . As Representações da Vida Rural Nos Filmes Documentários: Terra Para Rose e O Sonho de Rose. 2006. (Relatório de pesquisa).

Rodrigo Oliveira Lessa . Relatório Parcial de Atividades do Bolsista. 2006. (Relatório de pesquisa).

Rodrigo Oliveira Lessa . Análise das Representações da Vida Rural Nos Filmes Documentários Terra para Rose, Um sonho de Rose. 2006. (Projeto de Pesquisa).

Bruno Andrade de Sampaio Neto ; Antônio da Silva Câmara ; Lucas Moreira da Silva ; Rodrigo Oliveira Lessa . Cercando o Mundo. 2013. Filme.

Bruno Andrade de Sampaio Neto ; Antônio da Silva Câmara ; Rodrigo Oliveira Lessa ; Lucas Moreira da Silva ; Perola Mathias . A Água e A Vida. 2011. Filme.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    A construção do imaginário de uma nação no cinema de origem norte-americano, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Antonio da Silva Camara em 12/09/2018., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Oliveira Lessa - Integrante / Antonio da Silva Cãmara - Coordenador / Bruno Evangelista da Silva - Integrante / Bruno Villas Boas Bispo - Integrante / Sérgio Elísio Peixoto - Integrante / Anderson de Jesus Costa - Integrante / Beth Malin - Integrante / Filipe Santos Baqueiro Cerqueira - Integrante.

  • 2014 - Atual

    O Pós-Neorealismo Italiano: estética e sociedade, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Antonio da Silva Camara em 11/01/2015., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Oliveira Lessa - Coordenador / Antônio da Silva Câmara - Integrante / Sérgio Elísio Peixoto - Integrante / Anderson de Jesus Costa - Integrante / Hidemi Myamoto - Integrante / Lucas Silva Moreira - Integrante / Manoel Messias Jesus Bastos - Integrante / Thiago Araújo Pinho - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Neo-Realismo Italiano: estética e sociedade, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Antonio da Silva Camara em 04/03/2013., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Oliveira Lessa - Integrante / Bruno Andrade de Sampaio Neto - Integrante / Bruno Evangelista da Silva - Integrante / Bruno Villas Boas Bispo - Integrante / Antônio da Silva Câmara - Coordenador / Sérgio Elísio Peixoto - Integrante / Lucas Moreira da Silva - Integrante / Humberto Alves Silva Jr. - Integrante.

  • 2011 - 2015

    As Representações da Classe Trabalhadora no Cinema Documentário Brasileiro, Descrição: Projeto de pesquisa relativo à dissertação defendida como requisito parcial para obtenção do grau de Doutor em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (UFBA).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Oliveira Lessa - Coordenador.

  • 2010 - 2014

    Interações Bioculturais e Desenvolvimento Rural Sustentável Em Região De Mata Atlântica: saberes e práticas naturais, mobilidades e dinâmicas territoriais, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Antonio da Silva Camara em 26/09/2013., Descrição: Projeto de pesquisa com cooperação internacional França/Brasil através das organizações CAPES/COFECUB, atendendo aos interesses acadêmicos do Núcleo de Estudos Ambientais e Rurais - NUCLEAR, situado na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - FFCH da Universidade Federal da Bahia - UFBA, do Laboratório de Alternativas Viáveis a Impactos em Ecossistemas Terrestres - LAVIET/UFBA e o Laboratoire Cultures et Societés en Europe - LSCE, este último localizado na cidade de Strasbourg, na Université de Strasbourg - UNISTRA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Oliveira Lessa - Integrante / Bruno Andrade de Sampaio Neto - Integrante / Collete Mechin - Integrante / Antônio da Silva Câmara - Coordenador / Humberto Alves Silva Jr. - Integrante / Maria Cecília Paula da Silva - Integrante / Lídia Maria Soares Cardel - Integrante / Agnès-Clerc Renaud - Integrante / Collete Mechin - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Representações Sociais No Cinema Latino-Americano, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Antonio da Silva Camara em 26/09/2013., Descrição: Projeto de pesquisa inscrito no diretório do CNPq - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e vinculado ao PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFBA - Universidade Federal da Bahia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Oliveira Lessa - Integrante / Bruno Andrade de Sampaio Neto - Integrante / Bruno Evangelista da Silva - Integrante / Bruno Villas Boas Bispo - Integrante / Antônio da Silva Câmara - Coordenador / Sérgio Elísio Peixoto - Integrante / Lucas Moreira da Silva - Integrante.

  • 2009 - 2011

    As Representações dos Contextos de Conflito Social No Campo No Cinema Documentário Brasileiro, Descrição: Projeto de pesquisa relativo à dissertação defendida como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (UFBA).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Oliveira Lessa - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    Representações Sociais No Cinema Documentário Brasileiro, Descrição: Projeto de pesquisa inscrito no diretório do CNPq - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e vinculado ao PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFBA - Universidade Federal da Bahia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Oliveira Lessa - Integrante / Greice Bezerra - Integrante / Renan Miranda - Integrante / Tais Vital - Integrante / Altair Reis de Jesus - Integrante / Bruno Andrade de Sampaio Neto - Integrante / Bruno Evangelista da Silva - Integrante / Vitor Mascarenhas Neves - Integrante / Mariana Aragão - Integrante / Antônio da Silva Câmara - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 2007 - 2009

    As Representações da Luta Social do MST Nos Filmes Documentários Terra Para Rose E O Sonho De Rose, Descrição: Projeto de pesquisa relativo à monografia defendida como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Oliveira Lessa - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

  • 2007 - 2008

    Representações Da Vida Rural No Cinema Brasileiro: o cinema documentário, Descrição: Projeto de pesquisa inscrito no diretório do CNPq - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e vinculado ao PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFBA - Universidade Federal da Bahia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Oliveira Lessa - Integrante / Renan Miranda - Integrante / Tais Vital - Integrante / Antônio da Silva Câmara - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4

  • 2006 - 2007

    As Representações da Vida Rural no Cinema Documentário Brasileiro, Descrição: Projeto de pesquisa inscrito no diretório do CNPq - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e vinculado ao PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFBA - Universidade Federal da Bahia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Oliveira Lessa - Integrante / Greice Bezerra - Integrante / Renan Miranda - Integrante / Bruno Andrade de Sampaio Neto - Integrante / Antônio da Silva Câmara - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
1. Exercício da função representativa de Presidente do Núcleo Permanente de Pessoal Docente (NPPD) e membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) entre 13 de junho de 2017 e 31 de dezembro de 2017, Portaria n. 1137 de 13 de junho de 2017. 2. Exercício da função administrativa de Coordenador da Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE) do IF Baiano Campus Alagoinhas desde 06/06/2018 até o presente. Portaria n. 1.506 de 06/06/2018, publicada no Diário Oficial da União em 07/06/2018.

Atividades

  • 03/2018

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Federal Baiano Campus Alagoinhas, .,Linhas de pesquisa

2011 - 2015

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado

2014 - 2014

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor substituto do Departamento de Sociologia da Universidade Federal da Bahia

2009 - 2011

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado

2010 - 2010

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor do Geci, Carga horária: 4

Outras informações:
A atividade de docente foi realizada junto ao Curso de Licenciatura em Pedagogia em Ensino Fundamental/Séries Iniciais da Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, minstrando o Geci (Grupo de Estudo Cinematográfico).

2009 - 2009

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor da disciplina Sociologia Rural 1-A, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor da disciplina Sociologia Rural 1 - A no Curso de Licenciatura em Educação do Campo oferecido pela Faculdade de Educação da UFBA. A disciplina é alocada no Departamento de Sociologia da UFBA, sob a supervisão do professor Antônio da Silva Câmara.

2006 - 2009

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20

2012 - 2012

Colégio Gregor Mendel

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 12

2011 - 2012

Colégio Gregor Mendel

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 8

2012 - 2012

Faculdade Metropolitana de Camaçari

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 7