Alessandra Frota Martinez de Schueler

Doutora em Educação (2002) e Mestre em História (1997) pela Universidade Federal Fluminense. Professora Associada (área de História da Educação) na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, instituição na qual atua nos cursos de Pedagogia e Licenciaturas. Vice-líder do Grupo de Pesquisa História Social da Educação/FEUFF. Participa como colaboradora junto ao Grupo de Pesquisa "Gêneros, Sexualidades e Diferenças nos Vários EspaçosTempos da História e dos Cotidianos" - GESDI, coordenado pela Professora Dra. Denize de Aguiar Xavier Sepulveda, no Programa de Pós-Graduação em educação e na Faculdade de Educação da FFP\UERJ. Atualmente, em parceria com a professora Dra. Irma Rizzini (Faculdade de Educação da UFRJ), desenvolve o projeto de pesquisa intitulado Gênero e constituição do trabalho docente: professoras como intelectuais na cidade do Rio de Janeiro (1890-1920). Nas ultimas décadas, dedicou-se à pesquisa sobre a história da educação no Rio de Janeiro, privilegiando as questões referentes à constituição da cultura escolar, aos processos de escolarização e às práticas de educação formal e informal. Orientou teses, dissertações e monografias sobre a história da educação da população brasileira, com destaque para os estudos sobre a educação de pobres e trabalhadores, negros e mulheres, que envolvem reflexões teórico-metodológicas sobre as interseccionalidades de gênero, raça e classe, entre outras. Investigações sobre história de intelectuais, trajetórias e experiências de educadores e educadoras no campo educacional brasileiro também constituem problemáticas centrais de investigação e interesse dos grupos de pesquisa. No ano de 2014 realizou estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, sob a supervisão da Prof. Dra. Maria Cristina Gouvea (03/2014 a 03/2015). No âmbito da gestão universitária exerceu a função de Chefe do Departamento de Fundamentos Pedagógicos, SFP, na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, entre 26 de março de 2015 e 26 de março de 2017.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

1999 - 2002

Universidade Federal Fluminense
Título: Forma e Culturas escolares na cidade do Rio de Janeiro: representações, experiências, e profissionalização docente em escolas públicas primárias
Orientador: Jose Silvério Baia Horta
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: História - Cultura Escolar Urbana - Profissionaliz.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Império. Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.

Mestrado em História

1995 - 1997

Universidade Federal Fluminense
Título: Educar e Instruir: a instrução popular no Rio de Janeiro,Ano de Obtenção: 1997
Orientador: Martha Campos Abreu
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: História - Educação - Infância - século XIX -.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em História

1990 - 1994

Universidade Federal Fluminense

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2014 - 2015

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História dos Processos de Escolarização.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 -

Curso de formação Grupo de Pesquisa Infância, Juventudes e História. (Carga horária: 100h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

1998 - 2003

Direito. , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Colônia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea/Especialidade: História da Infância e da Família.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SCHUELER, A. F. M. . III Encontro de HIstória da Educação do Rio de Janeiro. 2013. (Outro).

SCHUELER, A. F. M. ; Vargas, Hustana ; ANTUNES, J. L. ; GONCALVES, M. G. . Educação e Diversidade: Abolição e pós-abolição.. 2011. (Outro).

SCHUELER, A. F. M. . V Seminario Internacional As Redes de Conhecimento e as Tecnologias: o outro como legítimo outro. 2009. (Congresso).

SCHUELER, A. F. M. . IX Congresso Ibero-Americano de História da Educação da América Latina. 2009. (Congresso).

SCHUELER, A. F. M. . Seminário Nacional de Ensino de HIstória: memória, história e historiografia. 2008. (Outro).

SCHUELER, A. F. M. . VI Encontro Intergrupos de Pesquisa em História da Educação. 2008. (Outro).

SCHUELER, A. F. M. . XIII Semana de Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.. 2008. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Encontro do Grupo de Pesquisa Politica e História da Educação, no Programa de P-os-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz Ilheus.História das Mulheres, Gênero e Agências Docentes,. 2020. (Encontro).

II JORNADA LEH-UFF ?EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: AÇÃO, REFLEXÃO, LIBERDADE? realizada de 04 a 07 de junho de 2019, na Faculdade de Educação da UFF..Mesa LINGUAGENS E PRÁTICAS DE ENSINO (2). 2019. (Encontro).

II Semana LGBTI+ da Universidade Federal Fluminense.LGBTIs+ e suas temáticas nos contextos educacionais. 2019. (Encontro).

História das Mulheres, Gêneros e História da Educação: historiografia e perspectivas de pesquisa - Homenagem a Vereadora Marielle Franco e.História das Mulheres, Gêneros e História da Educação: historiografia e perspectivas de pesquisa. 2018. (Encontro).

II Seminário Internacional Histórias do Pós-Abolição no Mundo Atlântico.História da Educação: sujeitos negros, coletividades e iniciativas. 2018. (Seminário).

XIII CIHELA Congreso Iberoamericano de historia de la Educaión.. Comentários ao Painel Educação e população negra no Brasil e Colômbia, coordenado por Surya Barros Pombo. 2018. (Congresso).

XIII CIHELA Congreso Iberoamericano de historia de la Educaión.. Gêneros e constituição do magistério primário: "feminização" e "desmasculinização" no Rio de Janeiro (1870-1910). 2018. (Congresso).

Colóquio A Historiografia em Trabalho-Educação - como se escreve a história da educação profissional no Brasil.Coordenação da Mesa Trabalho e Educação de Crianças Pobres no final do século XIX e na Primeira República. Evento organizado pela professora Dra. Maria Ciavatta, coordenadora do Grupo THESE e membro a linha de pesquisa Trabalho e Educação no PPGE\UFF.. 2017. (Outra).

Disciplina Teoria e Educação II, Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação, UFF, sob coordenação de Cláudia Maria da Costa Alves.Palestra Intelectuais negros no debate educacional de fins do século XIX.. 2017. (Outra).

IX Congresso Brasileiro de História da Educação. Minicurso História das Mulheres, Gênero e Sexualidades: perspectivas para o ensino e a pesquisa em História da Educação. 2017. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de História da Educação. Entre becos, morros e trilhos: expansão da escola primária pelos subúrbios da cidade do Rio de Janeiro (1870-1906). 2017. (Congresso).

12 Reunião Científica Regional Sudeste da ANPED.Coordenação do GT História da Educação. 2016. (Encontro).

III Seminário Discente PPGE UFF.Educação, historiografia e identidades. 2016. (Seminário).

VIII Encontro Maranhense de HIstória da Educação.Dizem que o cabra é mulato: notas iniciais sobre literatura e história da educação em torno de O Mulato, de Aluísio de Azevedo.. 2015. (Encontro).

VIII Seminário Internacional As Redes de Conhecimento e as Tecnologias.Movimentos sociais e educação: trajetórias e histórias. 2015. (Seminário).

XI Congresso Iberoamericano de História da Educação Latiniinoamericana. Escolarização de meninos e meninas na Capital Federal no pós-abolição (1888-1910). Painel Coordenado por Maria Cristina Gouvea. Participantes: Alessandra Schueler, Diana Vidal, Irma Rizzini, Marcus Vinicius Fonseca, Maria Cristina Gouvea.. 2014. (Congresso).

Seminário Discente Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF.Coordenação de Mesa de História da Educação. 2013. (Seminário).

Seminário Tráfico, Abolição e Pós-Abolição: novos debates.Coordenação de Mesa sobre o Pós-Abolição no Rio de Janeiro. 2013. (Seminário).

III Encontro de História do Império Brasileiro.Cultura material escolar e instituições educacionais no Império brasileiro: história e historiografia da educação. 2012. (Encontro).

Encontro do Projeto Temático.A riqueza da patria e a grandeza do Estado: um estudo sobre a escola graduada no Estado do Rio de Janeiro na Primeira República (1890-1930). 2010. (Encontro).

II Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro.Grandeza da patria e riqueza do estado: expansão da escola primaria graduada no Estado do Rio de Janeiro (1889-1930). 2010. (Encontro).

V Seminario Internacional As Redes de Conhecimento e as Tecnologias. Os outros como legítimo outro..República, educação e escolarização dos outros: criação dos grupos escolares no interior fluminense. 2009. (Seminário).

Cultura Escolar e cidade no século XIX. Conferência ministrada no Grupo de Estudos e Pesquisas em HIstória da Educação (GEPHE/PPGE/UFMG), em 16 de abril de 2008..Cultura escolar e cidade no século XIX. 2008. (Encontro).

V Congresso Brasileiro de História da Educação. Práticas de escrita e sociabilidades intelectuais:professores-autores na Corte Imperial (1860-1890). 2008. (Congresso).

VI Encontro Intergrupos de Pesquisa em História da Educação.Percursos profissionais e diálogos: artes de fazer pesquisa em História da Educação. 2008. (Encontro).

I Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro.Viagem e Comparação. 2007. (Encontro).

I Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro.Ofício em família: o Colégio Amorim Carvalho na Corte imperial (1882-1889). 2007. (Encontro).

III Seminário Internacional Imagens, Redes e Tecnologias.Ofício de criança e de aluno no Brasil: representações e práticas na história da educação da infância. 2007. (Seminário).

III Seminário Memórias, Histórias e Formação de Professores.Livros escolares e produção escrita de uma professora primária da Corte imperial: o caso de Guilhermina Azambuja Neves. 2007. (Seminário).

IV Congresso Internacional Lassalista de Educação: Ética os caos e a questão da pesquisa educacional. Ética os caos e a questão da pesquisa educacional. 2007. (Congresso).

XXIV Simpósio Nacional de História.Professores primários como intelectuais da cidade: um estudo sobre produção escrita e sociabilidade intelectual (Corte imperial - 1860-1889). 2007. (Simpósio).

II Encontro Nacional de História do Direito Brasileiro.Direito à instrução primária na Corte imperial: impasses e ambigüidades dos debates sobre a educação de libertos e escravos na imprensa paedagógica (Instrução Pública) 1870-1880. II Encontro de História do Direito Brasileiro, 9 a 12 de agosto de 2006.. 2006. (Encontro).

III Colóqui Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação. Genealogia e escrita da História com Michel Foucault: um estudo sobre disciplina e educação das infãncias nos Relatórios de Justiça e POlícia da Corte imperial (1860-1889), por Alessandra Schueler e Irma Rizzini. III Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação - Foucault 80 anos. 2006. (Congresso).

Minicurso Diretrizes Curriculares Nacionais para a Pedagogia.Minicurso Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Pedagogia (Parecer CNE/CP 01/2006). 2006. (Outra).

Projeto Unilasalle de Cinema. Exibição e debate do documentário Justiça..Projeto Unilasalle de Cinema. Exibição e debate do documentário Justiça, de Maria Augusta Ramos.. 2006. (Outra).

Simpósio Regional da ANPUH.Circulação de modelos pedagógicos e projetos educacionais no início da República: o professor da roça vai à Europa (1891-1893). Simpósio A nova velha República. Simpósio Regional da ANPUH, 14 a 18 de agosto de 2006.. 2006. (Simpósio).

VI Congresso Brasileiro de História da Educação. Experiências profissionais e produção intelectual de professores primários na Corte imperial. 2006. (Congresso).

VI Forum de Pedagogos.. 2006. (Encontro).

XV Semana de Iniciação Científica da UERJ. XV Semana de Iniciação Científica do UERJ. Coordenação de Projeto de Pesquisa. Bolsa de IC FAPERJ.. 2006. (Congresso).

Ciclo de Debates História e Educação. 2005. (Outra).

Ciclo de Palestras.Ciclo de palestras - Culturas escolares e fazeres docentes. Palestra proferida no Sindicato dos Professores do Municíoio do Rio de Janeiro, em 03/05/05.. 2005. (Outra).

Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos. Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos. 2005. (Congresso).

Encontro do Centro de Estudos da Unilasalle.Palestra: A formação do professor pesquisador, Centro de Estudos da Unilasalle, com a participação dos alunos de graduação em História, Letras e Normal Superior, proferida por Alessandra F. M. de Schueler, em 17/06/2005.. 2005. (Encontro).

Fórum de Pesquisa Ciências Sociais e Educação.Fórum de Pesquisa. Ciências Sociais e Educação. Departamento de Ciências Sociais e Educação da Faculdade de Educação da UERJ. 2005. (Outra).

Ideal Republicano e Educação Nova.Palestra Ideal Republicano e Educação Nova em Portugal. 2005. (Outra).

III Seminário Internacional As Redes de Conhecimentos e a Tecnologia:professores/professoras:textos/imagens/sons..III Seminário Internacional Redes de Conhecimento e Tecnologias. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.. 2005. (Seminário).

XXIII Simpósio Nacional da ANPUH. Guerra e Paz..XXIII Simpósio Nacional da ANPUH. Guerra e Paz. Londrina.. 2005. (Simpósio).

A Homogeneização da Escola no Século XX.Palestra A Homogenização da Escola no Século XX, proferida pelo professor Dr. Pablo Pineau, em 18 de novembro de 2004.. 2004. (Outra).

História da Educação Arquivo e Memória.Pariticipação no encontro História da Educação, Arquivo e Memória, ministrada pelo profesor Nicanor Palhares Sá, em 07/10/2004, no NEPHE/UERJ.. 2004. (Encontro).

História da Infância: crianças em tempo de sobrevivência difícil.Participação no encontro História da Infância: Crianças em tempo de sobrevivência difícil, na FEUERJ/NEPHE.. 2004. (Encontro).

II Seminário de Educação.II Seminário de Educação. Memória(s), História (s) e Educação: Fios e Desafios na Formação de Professores. 2004. (Seminário).

I Seminário de Iniciação Científica.I Seminário de Iniciação Científica dos Cursos Normais Superiores da Unilasalle. 2004. (Seminário).

Seminário de Intercâmbio do GT História da Educação: A produção da pesquisa em História da Educação no Brasil..Seminário de Intercâmbio do GT de História da Educação da Anped: A produção da pesquisa en História da Educação no Brasil.. 2004. (Seminário).

Seminário Nacional: Universidade Pública: Conhecimento e Projeto de País.Seminário Nacional: Universidade Pública: Conhecimento e Projeto de País. 2004. (Seminário).

Sociedade, Democracia e Educação. Qual Universidade?. 27ª Reunião Anual da Anped. Sociedade, Democracia e Educação. Qual Universidade?. 2004. (Congresso).

Um olhar sobre o sentido da Educação Comparada.Participação no encontro Um olhr sobre o sentido da Educação Comparada, ministrada pelo professor Dr. Antonio Gomes Ferreira, da Universidade de Coimbra.. 2004. (Encontro).

Seminário 15 Anos de Constituição Brasileira.Seminário 15 Anos de Constituição Brasileira. 2003. (Seminário).

Palestra A Emergência da Escola Primária.Palestra A Emergência da Escola Primária. 2002. (Encontro).

V Seminário de Educação: Tempo e Processo.Palestra: A Educação Brasileira no Século XIX: Historiografia e Notas de Pesquisa. 2002. (Seminário).

I Encontro de Pesquisadores do Direito.Participação. 2001. (Encontro).

I Seminário de Pesquisa e Projetos de Pesquisa - Mestrado e Doutorado.Participação e organização. 1999. (Seminário).

Curso Fontes da História.Participante. 1996. (Outra).

Seminário Abolição e Abolicionistas.Participação. 1996. (Seminário).

VII Encontro Regional. História e Violência.Expositora - Comunicação coordenada. 1996. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Jefferson Basílio Cruz da Silva

SCHUELER, ALESSANDRA FROTA MARTINEZ DE; Andrade, Everardo P.; Barcelos, Ana Paula; Costa, Warley. "Sou um negro que correu para a polícia": Carlos Magno Nazareth Cerqueira (1937-1999) e o sonho pedagógico de um novo policial. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mariana Elena Pinheiro dos Santos de Souza

SCHUELER, ALESSANDRA FROTA MARTINEZ DE; SILVA, M. C.; Xavier, Libânia. Divertir, educar e instruir: Vida Infantil (1947-1961). 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcele Moreira de Castro

SCHUELER, ALESSANDRA FROTA MARTINEZ DERIZZINI, Irma; Sepúlveda, Denize; Sepúlveda, José. A escolarização do aluno negro: a história dos meninos na Casa de São José. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Regina Coeli Alcantara Silva

SCHUELER, ALESSANDRA FROTA MARTINEZ DE; Dias, Amália; Oliveira, Claudia Maria Costa Alves; SILVA, M. C.; Sepúlveda, José. Processos de escolarização em Itaboraí: um estudo sobre a constituição da instrução publica primária (1880-1911). 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Renata de Almeiida Corrêa

SCHUELER, ALESSANDRA FROTA MARTINEZ DE; Carrano, Paulo; Goudard, Maria Teresa; BRENNER, A. K.. "Meu umbigo está enterrado aqui",Barreto, Jurujuba e as cidades narradas de Niterói: memórias de mulheres entre as portas de fora da escolas, as portas de dentro das fábricas e das casas de família.. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ana Carolina Cunha Lemos

SCHUELER, ALESSANDRA FROTA MARTINEZ DE; Leonardi, Paula;GONDRA, J. G.. Entre a tradição e a modernidade: fornação e experiência em Manuel Querino, Salvador, 1892-1916. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Hemerson Pereira da Fonseca

SCHUELER, ALESSANDRA FROTA MARTINEZ DE; DASSIE, Bruno; Soares, Renata. As Aritméticas Primárias de Antonio Trajano como instrumentos para a prática do professor. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luciana de Rezendes Ferreira da Silva

SCHUELER, ALESSANDRA FROTA MARTINEZ DE; Monteiro, Ana M.; Ferreira, Márcia. A disciplina HIstória na formação de professores: forjando uma identidade através do currículo? 1880-1916.. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

SCHUELER, ALESSANDRA FROTA MARTINEZ DE; COSTA, P. R. C.; Soares, Jefferson. As crianças negras da Casa de São José no Rio de Janeiro (1888-1916): relações raciais no debate sobre a educação. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação.

Aluno: Aline Silveira Tasmerão

SCHUELER, A. F. M.; SILVA, M. C.; Silva, Alexandra; Cunha, Maria T. S.. "Abra o seu coração": a dimensão educativa do correio sentimental de Flan - O Jornal da Semana. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Felipe Lameu dos Santos

SCHUELER, A. F. M.; Melo, Vitor; Carvalho, Marcus. Formas de higienizar por meio da educação física segundo teses, conferências e periódicos médicos do Rio de Janeiro entre 1870-1892. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF.

Aluno: Jonathan Douglas Pereira

SCHUELER, A. F. M.; SILVA, M. C.;GONDRA, J. G.. "A primeira cousa que se deve ler depois das escripturas: a dimensão pedagogica de o Jornal Baptista (1901-1905). 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Fátima Aparecida do Nascimento

SCHUELER, A. F. M.; Silva, Alexandra; Pasche, Aline Limeira.;GONDRA, J. G.. "Porta de todas as inteligências e carreiras": instrução, trabalho e ciência no Ministério João Alfredo Correia de Oliveira (1870-1875). 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Tatiana Aparecida Pereira

SCHUELER, A. F. M.; Lemos, Daniel; Miranda, Sonia. "A magna causa do ensino popular: a criação e a consolidação do Grupo Escolar de São Matheus - Juis de Fora 1906-1929. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Wild Muller dos Santos Lima Orlanda

SCHUELER, A. F. M.; GALVES, Marcelo; Pacheco Filho, Allan.. As primeiras letras nos sertões maranhenses 1824-1841. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Rosana Pena de Sá

SCHUELER, A. F. M.; Carvalho, Marcus; Lessa, Patrícia. Historiografia do movimento homossexual no Brasil entre 1978 e 1984: educação e sexualidade nas intervenções pela imprensa nas tensões do espaço público. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Paulo Roberto de Almeida

SCHUELER, A. F. M.; ABREU, M.; Xavier, Giovana. A presença negra no Tetro de Revistas do Rio de Janeiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vinícius de Moraes Monção

SCHUELER, A. F. M.RIZZINI, Irma; SILVA, José Claudio. Espinhos no jardim: conflitos e tensões na criação do Jardim de Infânica Campos Salles (1909-1911). 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Lilian Bordes dos Santos

SCHUELER, A. F. M.; COLL, Ana; Ferreira, Marcia; Nörnberg, Marta. O GÊNERO MASCULINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR FOCADO NOS SENTIDOS DO TRABALHO DE UM AUXILIAR E SEUS DESDOBRAMENTOS NO COTIDIANO DE UMA E.M.E.I. DE PELOTAS. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Dayana Raquel Pereira de Lima

SCHUELER, A. F. M.; SILVA, A. P.; OLIVEIRA, R.. Sinais do desconforto no exercício da docência pública em Recife e Olinda (1860-1880). 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Fabiana de Oliveira Bernanrdo

SCHUELER, A. F. M.; Taborda, M.; Carvalho, R.; Jinsenzi, M.. Promoção da frequencia escolar na instrução pública mineira: organização, implementação e representaçoes da caixa escolar (1911-1913). 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Gabriela Saba de Alvarenga

SCHUELER, A. F. M.; CAMARA, S.; Sily, Paulo; gasparello, a.. Os intelectuais da educação na Comissão de Censura Cinematrográfica (1932-1935). 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pòs-Graduação em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ilzani Valeira dos Santos

SCHUELER, A. F. M.; Lopes, Sonia;RIZZINI, Irma. Processos de escolarização na escola primária pública no interior fluminense (1880-1910): uma análise de instituições escolares e seus sujeitos. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Edcuação) - Programa de Pós-Graduação em Educação UFRJ.

Aluno: Amanda Sousa Galvíncio

SCHUELER, A. F. M.; Costa, Jean; PINHEIRO, A. C. F.. Atuação educacional de Carlos Dias Feranandes na Parahyba do Norte (1913-1925): jornalismo, literatura e conferências.. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Priscilla Nogueira Bahiense

SCHUELER, A. F. M.; GOUVEA, M. C. S.; FARIA FILHO, Luciano Mendes; Jinzenji, Monica. A fim de "arrancar do erro e da ignorância pequeninos seres": as caixas escolares em Belo Horizonte (1911-1918). 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Gisele Elaine da Silva

SCHUELER, A. F. M.; Arruda, M. A.; ABREU JUNIOR, L. M.. Bordar e coser: representações da educação das mulheres nos romances (1820-1830). 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São João Del Rey.

Aluno: Jordania Rocha de Queiroz Guedes

SCHUELER, A. F. M.; BONATO, Nailda; MARTINS, Angela;GONDRA, José Gonçalves. Cenários do processo de escolarização do Recôncavo da Guanabara - a história de Iguassu (1833-1858). 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabiana Garcia Munhoz

SCHUELER, A. F. M.; PINTASSILGO, Joaquim; VIDAL, Diana. Experiência docente no século XIX. Trajetórias de professores de primeiras letras da 5ª Comarca da Província de São Paulo e da Província do Paraná.. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Andrea Martins Alves Silva

SCHUELER, A. F. M.; ROCHA, Helenice; Quelhas, Iza. Educar a mulher para civilizar a nação: os projetos educacionais de Rui Barbosa e José Veríssimo no final do século XIX e início do século XX. 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Vital Abreu David

SCHUELER, A. F. M.; Ferreira, L.O.;Magaldi, Ana Maria. Pela criança, para a família: a intervenção científica no espaço privado através do Serviço de Ortofrenia e Higiene Mental (1934/1939). 2012.

Aluno: Sandra Jorge da Silva

SCHUELER, A. F. M.; Sá, Nicanor; SIQUEIRA, E.. Colônia Indígena Tereza Cristina e a Educação Ocidental. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Gabriel Rodrigues Daumas Marques

SCHUELER, A. F. M.RIZZINI, Irma; XAVIER, Libania. A Educação do Corpo e o Protagonismo Discente no Colégio Pedro II: mediações entre o ideário republicano e a memória histórica da instituição (1837-1889). 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Vanessa Barbosa do Nascimento

SCHUELER, A. F. M.RIZZINI, Irma; GASPARELLO, Arlette. A Instrução Primária na Formação do Império do Brasil. Os bastidores da lei de 15 de outubro de 1827.. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pòs-Graduação em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: José Carlos Xavier Bonfim

SCHUELER, A. F. M.; CUNHA, C. F.;GONDRA, José Gonçalves. Revigorar os corpos, fortalecer a nação: um estudo dos campos de jogos no Distrito Federal (1930-1938).. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Ramona Halley Rosário de Souza

SCHUELER, A. F. M.; Gonçalves, Margareth; BASILE, M.; Villela, Heloisa. Instrução para os "discípulos" do Império: leis, prática e cultura escolar nas escolas públicas primárias da cidade do Rio de Janeiro (1850-1860). 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Ramona Halley Rosário de Souza

SCHUELER, A. F. M.; Gonçalves, Margareth; BASILE, M.. Instrução Para os Discípulos do Império: leis, prática e cultura escolar nas escolas públicas primárias (1850-1860). 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Roberta Guimarães Teixeira

SCHUELER, A. F. M.; BONATO, Nailda; MARTINS, Angela. Na penna da imprensa:professoras e professores primários do século XIX (1852-1888): contribuiçoes aos estudos de feminização do magistério. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Sheila Santos de Oliveira

SCHUELER, A. F. M.; Salles, Sandra; Villela, Heloisa. Da ação à reflexão: a trajetória de uma proposta pedagógica para a EJA no município de São Gonçalo - Rio de Janeiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luciandra Gonçalves da Silva

SCHUELER, A. F. M.; MENDONÇA, Ana Waleska;Magaldi, Ana Maria. Sob o símbolo da cruz: questão social, família e educação nas relações entre Estado e Igreja no Brasil (1930-1945). 2010. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado e Doutorado da UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael Pinto Rodrigues

SCHUELER, A. F. M.; BASILE, M.; Gonçalves, Margareth. A Educação Literária no Colégio Pedro II (1838-1854). 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Irinilda da Silva Bezerra

SCHUELER, A. F. M.; Villela, Heloisa; ACACIO, L.. A escola normal regional de Cruzeiro do Sul: tecendo memórias e histórias sobre a formação religiosa católica alemã na Amazônia acriana (1947-1965). 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Nailza da Costa Barbosa Gomes

SCHUELER, A. F. M.; Ferreira, Marcia; Sá, Nicanor; Occuni, Lourenço. Uma professora negra em Cuiabá na Primeira República: limites e possibilidades. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: João Valério Scremin

SCHUELER, A. F. M.; ROCHA, Heloísa Pimenta; Bittencourt, A. B.. Pobre coração de Maria": assistência e educação de meninas desvalidas em fins do século XIX e inicio do XX. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Vinicius Liorde Pontes

SCHUELER, A. F. M.; MADER, M. E. N. S.; MATTOS, S. R.; Gonçalves, M. A.. A Reforma Couto Ferraz e o estabelecimento de uma direção para a instrução primária e secundária no Império do Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Rosane dos Santos Torres

SCHUELER, A. F. M.; ENGEL, Magali; MAGALHÃES, Marcelo. Filhos da Pátria, Homens pelo Progresso: O Conselho Municipal e a Instrução Pública na Capital Federal (1892-1902). 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em HIstória Social) - Programa de Pós-Graduação em HIstória Social/FFP/UERJ.

Aluno: Paula Regina Moraes Martins

SCHUELER, A. F. M.; Sá, Nicanor. O ensino da leitura e da escrita em Mato Grosso na passagem do Império para a Repíblica (1888-1910). 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Daniel Cacalvanti de Albuquerque Lemos

SCHUELER, A. F. M.. O Discurso da Ordem. A constituição do campo docente na Corte imperial. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Perses Maria Cannelas da Cunha

SCHUELER, A. F. M.; NUNES, Clarice; OLIVEIRA, Iolanda de. Educação como forma de resistência. O caso da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São benedito dos Homens Pretos. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Katia Geni Cordeiro Lopes

SCHUELER, A. F. M.GONDRA, José Gonçalves; Dávila, Jerry; Fonseca, Marcus; Souza, Zélia; Pasche, Aline Limeira.. "Dai-lhes mestres, dai-lhes officinas": o acesso de negros livres, libertos e "sujeitos de pés-descalços" à cultura letrada no Rio de Janeiro. 2020. Tese (Doutorado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ian Andrade Cavalcante

SCHUELER, A. F. M.; Albuquerque, Wlamyra; Silva, Alexandra; Barros, Surya; Vianna, Larissa; cord, marcelo;RIZZINI, Irma. Educando livres, libertos e escravizados: a trajetória do professor negro Cincinato Franca, Bahia, 1860-1934. 2020. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maria Lígia Rosa Carvalho

SCHUELER, ALESSANDRA FROTA MARTINEZ DE; ABREU, M.; GOMES, Angela; MAGALDI, Ana; MAGALHÃES, Marcelo. "De normalistas a professoras: configurações da carreira no funcionalismo municipal (Rio de Janeiro, primeiras décadas republicanas). 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Larissa Zanetti Antas

SCHUELER, ALESSANDRA FROTA MARTINEZ DE; Freitas, Luciana; ALMEIDA, D. M. V.; Cristóvão, Lenadro; CORREIA, A. M.. "Deusa delicada ou fofoqueira desequilibrada?" Uma análise discursiva das identidades femininas em textos sobre a dança do ventre. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras Universidade Federal Fluminense) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ilka Cristina Diniz Pereira

SCHUELER, ALESSANDRA FROTA MARTINEZ DE; ALVES, Claudia;RIZZINI, Irma; Ahlert, Martina; Marafon, Giovanna. Pelas mãos de mãe Nilza: religião e mulheres negras em Codó - MA. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Elda Alvarenga

SCHUELER, A. F. M.; Simões, Regina; carvalho, janete; Franco, Sebastio; BECALLI, F.. A inserção das mulheres no magistério capixaba: desdobramentos possíveis no trabalho docente no Estado do Espirito Santo (1845-1930). 2018. Tese (Doutorado em Curso de Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: JAILTON ALVES DE OLIVEIRA

SCHUELER, A. F. M.GONDRA, José Gonçalves; Pasche, Aline L.; Bretas, Marcos; Costa, Icléa. "Vadias, homicidas, ladras, embriagadas, prostitutas, adúlteras, defloradas, desordeiras, obscenas, alienadas: experiências femininas na Casa de Detenção da Corte. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Iriana Vezzani

SCHUELER, ALESSANDRA FROTA MARTINEZ DE; Osinski, D.;CHAMON, Carla; Machado Jr., C.; Bega, M.. JORNAL QUINZE DE NOVEMBRO: forças educativas entre espaços de experiências e horizontes de expectativas (Curitiba, 1888-1890). 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Marcelo Gomes da Silva

SCHUELER, ALESSANDRA FROTA MARTINEZ DE; FARIA FILHO, Luciano Mendes; Dias, Amália;Magaldi, Ana Maria; SILVA, José Claudio; Oliveira, Claudia Maria Costa Alves. "Operários do pensamento": trajetórias, sociabilidades e experiências de organização docente de homens e mulheres no Rio de Janeiro (1900-1937). 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vinícius de Moraes Monção

SCHUELER, ALESSANDRA FROTA MARTINEZ DERIZZINI, Irma; MARTINS, Angela; Melo, Victor; Xavier, Libânia. "Lugares de autoria: contingências, desafios e possibilidades na produção de livros didáticos de História. 2018. Tese (Doutorado em Curso de Doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Surya Aaaronovich Pombo de Barros

SCHUELER, A. F. M.; Carvalho, Martha Maria Chagas; Salvadori, Maria; CURY, C. E.; Hisdorf, Maria. Universo letrado, educação e população negra na Parayba do Norte (século XIX). 2017. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade de São Paulo.

Aluno: CARLA VARGAS PEDROSO

SCHUELER, A. F. M.; Selles, Sandra; Hora, Dayse; Ayres, Ana C.; Tavares, Daniele; Andrade, Everardo P.; Azevedo, Jeferson. A institucionalização das Ciências Biológicas na universidade brasileira: investigando sentidos nas matrizes curriculares de Ciências Naturais e História Natural 1934 - 1942. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Paulo Sérgio Dutra

SCHUELER, A. F. M.; Fonseca, Marcus; cord, marcelo;RIZZINI, Irma; Oliveira, Claudia Maria Costa Alves. Ao correr da penna: pretos e pardos escolarizados na cidade de Cuiabá MT nos oitocentos. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Manna Nunes Maia

SCHUELER, A. F. M.; Dias, Amália; Marques, Marcos; Martinez, Silvia; Oliveira, Claudia Maria Costa Alves. The making of empresariado do ensino secundário em Niterói - RJ (1899-1944). 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vitor Bemvindo

SCHUELER, A. F. M.; Ciavatta, Maria; Prestes, Zoia; Lima, Marcelo; Campello, Ana Margarida. Por uma história da educação politécnica: origens, experiências e perspectivas. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF.

Aluno: Renata dos Santos Soares

SCHUELER, A. F. M.; COSTA, P. R. C.; Mendonça, Ana; Lopes, Sonia; Soares, Jefferson. Profissinalização do magistério: a construção da condição laboral do professor primário no Rio de Janeiro (1854-1926). 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - PUC Rio.

Aluno: Elizabeth Monteiro da Silva

SCHUELER, A. F. M.GONDRA, José Gonçalves; CAMARA, S.; Nery, Ana Clara; SILVA, José Claudio. De todas as cores: professores negros e mestiços no Imperial Colégio Pedro II (1838-1870). 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Graciane Daniela Sebrão

SCHUELER, A. F. M.GONDRA, José Gonçalves; Fonseca, Marcus; AURAS, G. M. T.; Dávila, Jerry;RIZZINI, Irma. A Educação dos negros em Santa Catarina: narrativas, expectativas, experiências (1850-1889). 2015. Tese (Doutorado em Curso de Mestrado e Doutorado da UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: JUCINATO SEQUEIRA MARQUES

SCHUELER, A. F. M.GONDRA, José Gonçalves; Xavier, Libânia; SILVA, José Claudio; Melo, Victor. O fio e os rastros da escolarização no DF (1890-1906). 2015. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação.

Aluno: Licia Maciel Hauer

SCHUELER, A. F. M.; ALVES, Claudia;Magaldi, Ana Maria; Carvalho, Marcus; Dias, Amália. A Imprensa estudantil no Colégio Pedro II dos anos 1930. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF.

Aluno: Maria Irinilda da Silva Bezerra

SCHUELER, A. F. M.; Oliveira, Claudia Maria Costa Alves; VIDAL, Diana; Villela, Heloisa; Lopes, Sonia; Dias, Amália. Formação docente institucionalizada na Amazônia acriana: da Escola Normal regional à Escola Normal Padre Anchieta (1840-1970). 2015. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Daniel Luiz Poio Roberti

SCHUELER, A. F. M.; Janer, Jader; Amorim, Cassiano; Guimarães, Gláucia; Motta, Flávia. Cartografias de quem produz cartografias: narrativas sobre crianças, mapas e escolas. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF.

Aluno: Livia Beatriz da Conceição

SCHUELER, A. F. M.; Gonçalves, M. A.; Souza, Adriana; Lynch, Cristian; MATTOS, Ilmar; Castro, Fernando. Diálogos apropriativos em tempos de funestas paixões: uma leitura das relações entre os projetos para a instrução pública primária de Joaquim José Rodrigues Torres e de François Guizot (184-1840). 2014. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Angélica Borges

SCHUELER, A. F. M.; VIDAL, Diana; Paulillo, André; FONSECA, Thais; Costa, A. J.. A urdidura do magistério primário na Corte imperial: um professor na trama de relações e agências. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da USP.

Aluno: Aline de Morais Limeira

SCHUELER, A. F. M.GONDRA, J. G.; Gonçalves Netto, Wenceslau; Simões, Regina; BONATO, Nailda. Entre o trono e altar: sujeitos, instituições e saberes na capital do Império brasileiro. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Maria Zelia Maia de Souza

SCHUELER, A. F. M.RIZZINI, IrmaCHAMON, Carla; Oliveira, Marcos; Veiga, Cynthia Greive. Educar o jovem para ser útil a si e à pátria: a assistência pela profissionalização, Rio de Janeiro (1894-1932).. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Paulo Rogério Marques Silly

SCHUELER, A. F. M.GONDRA, José Gonçalves; HEIZER, A.; CHAGAS, M.; NUNES, Zilda Clarice. Casa de ciência, casa de educação: ações educativas do Museu Nacional (1818-1935).. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Ana Paula da Silva Xaveir

SCHUELER, A. F. M.; Veiga, Cynthia Greive; GALVÃO, A. M. O.; Sá, Nicanor; GOUVEA, M. C. S.. Processos de educação da infância em Mato Grosso (1870-1910). 2012. Tese (Doutorado em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Luiza Jesus da Costa

SCHUELER, A. F. M.; BICCAS, Maurilane de Souza; SALVADORI, Maria Angela; Maciel, Laura; FARIA FILHO, Luciano Mendes. O educar-se das classes populares oitocentistas no Rio de Janeiro entre a escolarização e a experiência.. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Beatriz Rietmann da Costa e Cunha

SCHUELER, A. F. M.GONDRA, José Gonçalves; Mendonça, Sonia; LEMOS, R.; Oliveira, Claudia Maria Costa Alves. Ensino Secundário Militar na Primeira República: a construção dos Colégios Militares.. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Amália Cristina Dias da Rocha Bezerra

SCHUELER, A. F. M.; FARIA FILHO, Luciano Mendes; Mendonça, Sonia; NASCIMENTO, Alvaro; Fávero, Osmar; Oliveira, Claudia Maria Costa Alves. Entre laranjas e letras: processos de escolarização no distrito-sede de Nova Iguaçu (1916-1950). 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Cecilia Vieira do Nascimento

SCHUELER, A. F. M.; FARIA FILHO, Luciano Mendes; FONSECA, Marcus Vinicius; FONSECA, Thais; JINSENZI, Monica. Caminhos da docência. Trajetórias de mulheres professoras em Sabará. Minas Gerais. (1830-1880). 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Aparecida Arruda

SCHUELER, A. F. M.; PINTASSILGO, Joaquim; MENDONÇA, Ana Waleska; REZENDE, Selmo Haroldo;GONDRA, José Gonçalves. Formar almas, plasmar corações, dirigir vontades: o projeto educacional das vicentinas em São João Del Rey (1894-1905). 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Inara de Almeida Garcia Pinto

SCHUELER, A. F. M.; GALLEGO, R. C.; FREITAS, A. G. B.;GONDRA, José Gonçalves; VIDAL, Diana. Um professor em dois mundos: a viagem do professor Luiz Augusto dos Reis à Europa (1891). 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação (Doutorado)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rubia-Mar Nunes Pinto

SCHUELER, A. F. M.; NUNES, Zilda Clarice; Veiga, Cynthia Greive;GONDRA, José Gonçalves; Oliveira, Claudia Maria Costa Alves. Goiânia, no coração do Brasil (1937-1945): a escola e a cidade reinventando a nação. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Acildo Leite da Silva

SCHUELER, A. F. M.; FONSECA, Thais; MULLER, Maria Lucia; OLIVEIRA, Iolanda de; NUNES, Zilda Clarice. A civilização pelas águas e a gente de cor: urbanismo e relações educativas na vila-capital de capitania de Mato Grosso (1752-1835). 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rogério Würdig

SCHUELER, A. F. M.; COLL, Ana; Fischer, Beatriz; Cunha, Maria Isabel; Corsetti, Berenice. O quebra-cabeça da cultura lúdica. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade do Valo do Rio dos Sinos.

Aluno: Mauricio Zeni

SCHUELER, A. F. M.; ORIENTADORA, Martha Abreu; ENGEL, Magali; LOBO, Lilia; LESSA, Renato; CASTRO, Hebe de. Os Cegos no Rio de Janeiro do Segundo Reinado e do Começo da República. 2005. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Fátima Aparecida do Nascimento

SCHUELER, ALESSANDRA FROTA MARTINEZ DE; SILVA, A. P.;GONDRA, José Gonçalves; SILVA, José Claudio; CAMARA, S.. Formação de um povo nobre, morigerado e laborioso: a educação nos papéis da Câmara, do Ministério e da Imprensa. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Suly Rose Pinheiro

SCHUELER, A. F. M.; Oliveira, Claudia Maria Costa Alves; Sepúlveda, Denize. Gênero e Educação escolar: uma análise das políticas públicas em São Luis (2003-2014). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ian Andrade Cavalcante

SCHUELER, ALESSANDRA FROTA MARTINEZ DE; Barros, Surya; cord, marcelo; Silva, Alexandra; Albuquerque, Wlamyra. Intelectuais negros e educação: a trajetória do professor abolicionista Cincinato Franca, Bahia, 1870-1920.. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Renata Azevedo Campos

SCHUELER, ALESSANDRA FROTA MARTINEZ DE; SILVEIRA, Z. S.; RODRIGUES, J.; SOUZA, M.; LEMOS, R.. As disputas pela educaçao no âmbito da sociedade política brasileira: o golpe de 1964 e as transformações no Ministério da Educação e Cultura. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Bruno Pessoa Villela

SCHUELER, ALESSANDRA FROTA MARTINEZ DERIZZINI, Irma; Sepúlveda, Denize; Sepúlveda, José. Das salas de aula à imprensa. A trajetória intelectual e as redes de sociabilidade da professora Maria do Nascimento Reis nos embates pela educação popular na Primeira República (1881-1920). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marcelo Gomes da Silva

SCHUELER, A. F. M.; Dias, Amália; ALVES, Claudia. Professores em movimento: associativismo, imprensa e atuação docente no Rio de Janeiro na Primeira República. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vinícius de Moraes Monção

SCHUELER, A. F. M.; Melo, Victor;RIZZINI, Irma. A agência de mulheres no projeto de divulgação e implementação dos jardins de infância no Brasil via redes de sociabilidade (1883-1910). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Katia Geni Cordeiro Lopes

SCHUELER, A. F. M.; Dávila, Jerry;GONDRA, José Gonçalves; Silva, Alexandra. Negros livres, libertos e "sujeitos de pés descalços" nas escolas do Rio de Janeiro oitocentista. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: CARLA VARGAS PEDROSO

SCHUELER, A. F. M.; Selles, Sandra; Hora, Dayse. A institucionalização das Ciências Biológicas na universidade brasileira: investigando sentidos nas matrizes curriculares de Ciiências Naturais e HIstória Natural (1934-1942). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF.

Aluno: Vinícius de Moraes Monção

SCHUELER, A. F. M.RIZZINI, Irma; Melo, Victor. Entre idas e vindas: relações da viagem de Maria Guilhermina Loureiro de Andrade aos Estados Unidos da América com sua trajetória profissional (1883-1910). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação UFRJ.

Aluno: Manna Nunes Maia

SCHUELER, A. F. M.; Oliveira, Claudia Maria Costa Alves; Dias, Amália. A educação secundária em Niterói (RJ) na primeira metade do século XX. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Paulo Sérgio Dutra

SCHUELER, A. F. M.; Oliveira, Claudia Maria Costa Alves;RIZZINI, Irma. Ao correr da penna: o processo de escolarização de pretos e pardos no município de Cuiabá/MT nos oitocentos. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF.

Aluno: Cintia Borges de Alemida

SCHUELER, A. F. M.; CAMARA, S.; SILVA, M. C.. "Um Paiz de poucas letras?: experi~encias de educabilidade, instrução obrigatória e analfabetismo na imprensa carioca (1900-1922). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Barbara Canedo Ruiz Martins

SCHUELER, A. F. M.; Maciel, Laura; Melo, Victor; Julião, Elionaldo;RIZZINI, Irma. Os trabalhadores e trabalhadoras que se apresentam à noite às escolas: sentidos e significados dos cursos noturnos no Rio de Janeiro (1870-1910). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rebeca Natacha de Oliveira Pinto

SCHUELER, A. F. M.; Maciel, Laura; Melo, Vitor; Paixão, Léa; ABREU, M.. Aracy Cortes em revista: gênero, teatro e práticas educativas difusas no Rio de Janeiro. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Surya Aaaronovich Pombo de Barros

SCHUELER, A. F. M.; Carvalho, Martha; SALVADORI, Maria Angela. A institucionalização da instrução na Parayba do Norte e a população negra. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maíra Lewtchuk Espíndola

SCHUELER, A. F. M.; Costa, Jean; Vieira, Carlos Eduardo. Intelectuais e professores de primeiras letras: a escolarização paraybana no longo século XIX. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: JAILTON ALVES DE OLIVEIRA

SCHUELER, A. F. M.GONDRA, J. G.; Rago, Margareth. Criminologia, Medicina legal e Direito. A Escolarização das criminosas no complexto penitenciário da Corte. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Renata dos Santos Soares

SCHUELER, A. F. M.; Mendonça, Ana; COSTA, P. R. C.. Profissionalização do magistério: a construção da condição laboral do professor primário na cidade do Rio de Janeiro (1854-1926).. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação.

Aluno: Aline de Morais Limeira

SCHUELER, A. F. M.; Bessone, Tania;GONDRA, José Gonçalves. Entre o Trono e o Altar: saberes, sujeitos e instituições escolares na capital do Império Brasileiro. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriane Pesovento

SCHUELER, A. F. M.; Sá, Nicanor; Madureira, Elizabeth; Passos, Luiz A.; Neto, Orestes Z.. História da Educação Indígena na Província do Mato Grosso. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Amália Cristina Dias da Rocha

SCHUELER, A. F. M.; ALVES, Claudia; FARIA FILHO, Luciano Mendes; Favero, Osmar; NASCIMENTO, Alvaro. Entre laranjas e letras: história, escolarização e sociedade em Nova Iguaçu (1919-1950). 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maria Zelia Maia de Souza

SCHUELER, A. F. M.; Veiga, Cynthia Greive; Taborda, Marcus. Educar meninos úteis a si e à pátria: assistência, educaçao e profissionalização no IPJA 1894-1933. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Paula da Silva Xavier

SCHUELER, A. F. M.; GALVÃO, A. M. O.; GOUVEA, M. C. S.. Escolarização da infância na Província de Mato Grosso: multiplicidade de pertencimentos (1871-1890). 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Luiza Jesus da Costa

SCHUELER, A. F. M.; SALVADORI, Maria Angela; BICCAS, Maurilane de Souza. Sociedade civil oitocentista e Educação do Povo. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Paulo Rogério Sily

SCHUELER, A. F. M.; Carvalho, Martha Maria Chagas;GONDRA, José Gonçalves. Divulgar as ciências, popularizar a cultura, reformar o ensino: um estudo das ações educativas do Museu Nacional do Rio de Janeiro. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniel Cavalcanti de Albuquerque Lemos

SCHUELER, A. F. M.; FARIA FILHO, Luciano Mendes; GOUVEA, M. C. S.. Professores em movimento: associativismo docente Brasil/Portugal. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Inara Garcia de Almeida Pinto

SCHUELER, A. F. M.; Felgueiras, Margarida Pereira dos Santos Louro; VIDAL, Diana. Um professor em dois mundos: a viagem de Luiz Augusto dos Reis a Portugal. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Anna Clara Granado Silva

SCHUELER, A. F. M.; Sepúlveda, José; SILVA, José Claudio. A EDUCAÇÃO E AS LUTAS PELA EMANCIPAÇÃO FEMININA NO PERÍODO DA REFORMA FERNANDO DE AZEVEDO (1927 ? 1930). 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Edmar Soares Ramos Junior

SCHUELER, ALESSANDRA FROTA MARTINEZ DE; Popiginis, Fabiane; Gonçalves, Margareth. Porque os cativos de ontem podem ser os operários livres de amanhã? Escolarização e trabalho para os filhos dos operários do matadouro Escola Mixta de Santa Isabel (1886-1889). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana Silva Jardim Reis

SCHUELER, A. F. M.; ARREGUY, M.; GIL, A. V.. Educação e Gênero: embates sobre o papel da escola no enfrentamento à violência contra a mulher. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rosana Pena de Sá

SCHUELER, A. F. M.; Carvalho, Marcus; Lessa, Patrícia. Historiografia do movimento homossexual no Brasil entre 1978 e 1981. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF.

Aluno: Maria Lígia Rosa Carvalho

SCHUELER, A. F. M.; MAGALHÃES, Marcelo;Magaldi, Ana Maria. De normalistas a funcionárias públicas: trajetórias profissionais e políticas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Paulo Roberto de Almeida

SCHUELER, A. F. M.; ABREU, M.; Xavier, Giovana. Teatro das realidade, personagens de convenções: a presença negra no teatro de revistas dos anos 1920. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Nathalia dos Santos Nicolau

SCHUELER, A. F. M.; Maciel, Laura; Mendonça, Sonia. Clubes Agrícolas - Educação de Jovens Rurais (1945-1960). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lenecleide Silva Vaz

SCHUELER, A. F. M.; Paladino, Mariana. Uma abordagem sobre o tratamento das culturas indígenas na educação escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Leoanrdo Baptista de Sales da Silva

SCHUELER, A. F. M.; Paladino, Mariana. O processo de socialização e a construção da identidade sexual e de gênero em duas escolas da Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Juliana Braz de Souza Viana

SCHUELER, A. F. M.; SERPA, A.. Se der tempo, a gente cria. Educação Infantil e suas Contradições.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Renata Toledo Pereira

SCHUELER, A. F. M.; SEGALA, Lygia. Memória e história do bairro saco das Flores: educação patrimonial na Escola Municipal Antunes de Carvalho. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense.

SCHUELER, A. F. M.; Lemos, Daniel; Fonseca, Marcus. Banca Examinadora de Concurso Público de Provas e Títulos para Professor do Magistério Superior Area de Fundamentos Pedagogicos História da Educação. 2016. Universidade Federal de Juiz de Fora.

SCHUELER, A. F. M.; Boto, Carlota; Faria, Lia. Concurso Público Professor Adjunto de História da Educação na Faculdade de Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

SCHUELER, A. F. M.; Villela, Heloisa;GONDRA, José Gonçalves; ROCHA, Heloísa Pimenta; BICCAS, Maurilane de Souza. Membro da Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para a vaga de Professor Adjunto. Área de História da Educação. Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.. 2011. Universidade Federal Fluminense.

SCHUELER, ALESSANDRA FROTA MARTINEZ DE; cord, marcelo; Arguelles, Régis. Concurso Processo Seletivo para Monitoria em História da Educação. 2019. Universidade Federal Fluminense.

SCHUELER, A. F. M.; Mauad, A. M.; Vereza, Renata. Banca de avaliação - Comissão Julgadora da II Edicão do Prêmio de Melhor Dissertação do Mestrado Profissional em História. 2019. Universidade Federal Fluminense.

SCHUELER, A. F. M.; Miranda, Sonia; Lemos, Daniel. Exame de qualificação de mestrado. 2015. Universidade Federal de Juiz de Fora.

SCHUELER, A. F. M.; Melo, Victor; Carvalho, Marcus. Exame de qualificação de mestrado. 2015. Universidade Federal Fluminense.

SCHUELER, A. F. M.; Carvalho, Marcus. Exame de qualificação de mestrado de Felipe Lameu. 2015. Universidade Federal Fluminense.

SCHUELER, A. F. M.; Maciel, Laura; SILVA, M. C.. Exame de qualificação de mestrado de Renata Rodrigues Chagas Pessoa. 2015. Universidade Federal Fluminense.

SCHUELER, A. F. M.; ALVES, Claudia; Lopes, Sonia; Villela, Heloisa. Exame de qualificação de doutorado. Irinilda Bezerra - Contribuição à História da Formação Docente institucionalizada na Amazônia acriana: a Escola Normal Regional de Cruzeiro do Sul - 1960-1970.. 2014. Universidade Federal Fluminense.

SCHUELER, A. F. M.; ENGEL, Magali; ABREU, M.. Exame de qualificação de doutorado de Leonardo da Costa Ferreira, Educação e cidadania: debates e reformas educacionais na Primeira República.. 2014. Universidade Federal Fluminense.

SCHUELER, A. F. M.RIZZINI, Irma; Vianna, Larissa. Exame de qualificação de mestrado, Ian Cavalcante, Escolarização e cultura escolar no pós-abolição na cidade do Salvador. 2014. Universidade Federal Fluminense.

SCHUELER, A. F. M.GONDRA, José Gonçalves; CAMARA, S.; VECHIA, A.. Exame de qualificação de doutorado, de Elisabeth Monteiro da Silva. 2014. Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ.

SCHUELER, A. F. M.; Mendonça, Ana; COSTA, P. R. C.. Exame de Qualificação I de Renata dos Santos Soares. 2014. PUC Rio.

SCHUELER, A. F. M.; VIDAL, Diana; Villela, Heloisa; Oliveira, Claudia Maria Costa Alves; cord, marcelo. Exame de qualificação de doutorado de Marina Natsume Uekane. 2014. Universidade Federal Fluminense.

SCHUELER, A. F. M.GONDRA, José Gonçalves; Oliveira, Claudia Maria Costa Alves; Villela, Heloisa; cord, marcelo. Exame de qualificação de doutorado de Giselle Baptista Teixeira. 2014.

SCHUELER, A. F. M.; Janer, Jader; Amorim, Cassiano; Guimarães, Gláucia. Exame de qualificação de doutorado de Daniel Luiz Poio Roberti - A História da cartografia escolar brasileira. 2014. Universidade Federal Fluminense.

SCHUELER, A. F. M.; Janer, Jader; Amorim, Cassiano; Guimarães, Gláucia. Exame de qualificação de doutorado de Daniel Luiz Poio Roberti - A História da cartografia escolar brasileira. 2014. Universidade Federal Fluminense.

SCHUELER, A. F. M.DELGADO, Ana Cristina Coll. O Gênero Masculino na Educação Infantil: um olhar focado nos sentidos do trabalho do auxiliar e seus desdobramentos no cotidiano de uma U.M.E.I. em Pelotas. Exame de qualificação Projeto de Dissertação de Mestrado em Educação.. 2013. Universidade Federal de Pelotas.

SCHUELER, A. F. M.RIZZINI, Irma; SILVA, José Claudio. Exame de Qualificação de Tese de Doutorado de Jucinato de Serqueira Marques, intiitulado O processo de escolarização do Distrito Federal (1888-1906). 2013. Programa de Pós-Graduação em Educação UFRJ.

SCHUELER, A. F. M.; GASPARELLO, Arlette; Cardoso, Teresa; Villela, Heloisa. Exame de qualificação projeto de Mestrado de Ana Gabriela Saba: Os intelectuais da educação na Censura Cinematográfica no Governo Vargas (1930-1935).. 2012. Universidade Federal Fluminense.

SCHUELER, A. F. M.; MARTINS, Angela; GASPARELLO, Arlette; Villela, Heloisa. Exame de qualificação de projeto de dissertação de mestrado acadêmico, de Raphael Ribeiro da Silva Cunha, intitulado Fábio Luz e a educação anarquista (1900-1920).. 2012. Universidade Federal Fluminense.

SCHUELER, A. F. M.; MATTOS, Ilmar; Gonçalves, M. A.; Castro, Fernando. Exame de qualificação de doutorado de Livia Beatriz da Conceição: O fio da trama: instrução pública primária e formação do Estado imperial no Brasil na trajetória política de Joaquim José Rodrigues Torres (1821-1840). 2012. Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio de Jan.

SCHUELER, A. F. M.; Villela, Heloisa. Exame de qualificação do Projeto de Dissertação de Mestrado da aluna Maria Irinilda da Silva Bezerra, Memória, HIstória e educação: a escola normal regional de Cruzeiro do Sul/Acre. 2010. Universidade Federal Fluminense.

SCHUELER, A. F. M.RIZZINI, Irma; GASPARELLO, Arlette. Exame de Qualificação de Projeto de Dissertação de Vanessa Barbosa do Nascimento intitulado "A instrução primária na formação do Império do Brasil. Os bastidores da Lei de 15 de outubro de 1827". 2010. UFF.

HILSDORF, Maria Lucia; VIDAL, Diana;SCHUELER, A. F. M.. Exame de Qualificação de mestrado As primeiras letras na constituição da docência paranaense, de Fabiana Munhoz.. 2010. Universidade de São Paulo.

SCHUELER, A. F. M.; Bessone, Tania; Gonçalves, Margareth. Exame de qualificação de Projeto de Dissertação de Mestrado "Instrução para os discipulos do Império: as escolas publicas de primeiras letras da Corte imperial (1851-1860), de Ramona Halley Rosario de Souza. 2010. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, S. S.; Villela, Heloisa; Favero, Osmar;SCHUELER, A. F. M.. Exame de qualificação de projeto de mestrado: Da ação à reflexão: a trajetória de uma proposta pedagógica para a educação de jovens e adultos no município de São Gonçalo. 2009. Universidade Federal Fluminense.

SCHUELER, A. F. M.. XII Semana de Monitoria da Universidade Federal Fluminense. 2009. Universidade Federal Fluminense.

SCHUELER, A. F. M.. Membro do Conselho Editorial. Avaliação dos artigos do livro Trajetórias históricas da educação, organizado por Angela Maria de Souza Martins e Nailda da Costa Bonato. Editora Rovelle.. 2009. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

SCHUELER, A. F. M.. Avaliação dos trabalhos da XIX Semana de Iniciação Científica da UERJ. UERJ sem muros.. 2008.

SCHUELER, A. F. M.; AREZZO, Adriana; ORNELLAS, Cesar. Coordenação e avaliação de monografias de graduação (Licenciatura em Normal Supeiror). IV Seminário de Iniciação Científica da Unilasalle.. 2006. Universidade La Salle - Canoas.

SCHUELER, A. F. M.GONDRA, José; MAGALDI, Ana. Banca Examinadora Concurso para Monitoria. Disciplina: História da Educação. Faculdade de Educação. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.. 2005. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

SCHUELER, A. F. M.; MAGALDI, Ana. Membro do Comitê Científico de avaliação dos trabalhos apresentados ao eixo Memórias de escolas em imagens para o III Seminário Internacional: Redes de Conhecimento e a Tecnologia, realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, de 06 a 09 de junho de 2005.. 2005. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

SCHUELER, A. F. M.. Avaliação dos trabalhos de Iniciação Científica da IV Semana de Iniciação Científica da UNIMATh.. 2004. Faculdades Integradas Maria Thereza.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Silverio Baia Horta

HORTA, J. S. B.. Formas e culturas escolares na cidade do Rio de Janeiro: representações, experiências e profissionalização docente em escolas públicas primárias (1870-1890). 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

José Silverio Baia Horta

HORTA, J. S. B.. Cotidiano e experiências escolares na Cidade do Rio de Janeiro. Uma contribuição à história social da ediucação (1870-1892). 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Zilda Clarice Rosa Martins Nunes

NUNES, C.. Cotidiano de experiências escolares na cidade do Rio de Janeiro. Uma contribuição à história social da educação (1870-1892). 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Bruno Pessoa Villela

"Da imprensa para as salas de aulas: o movimento e interelação social e política de duas professoras/diretoras Maria Reis Santos e Maria Amelia de Lima, em prol da educação popular na Primeira República (1900-1929)"; Início: 2016; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Anna Esser dos Santos

Início: 2019; Universidade Federal Fluminense;

Camilla Estevam Dantas Gomes

Instruam o operário: projetos, disputas e demandas por instrução para trabalhadores na imprensa do Engenho de Dentro (1890-1905); 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Regina Coeli Alcantara Silva

Processos de escolarização em Itaboraí: um estudo sobre a constituição da instrução pública primária; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pòs-Graduação em Educação) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Renata Rodrigues Chagas Pessoa

Instrução Primária e profissional na Gazeta de Notícias (1875-1888); 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Ian Andrade Cavalcante

?Pela instrução dos filhos do povo?: escolarização e cultura escolar na Salvador do pós-Abolição (1888-1906); 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Rebeca Natacha de Oliveira Pinto

De Chocolat: identidade negra, teatro e educação na Primeira República; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado e Douotrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Ariadne Lopes Ecar

Conhecimentos pedagógicos como orientação para a "missão docente": a formação na Escola Normal de Niterói na Primeira República (1893-1915); 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Hermes Ferreira da Silva Filho

Os caminhos da instrução pública elementar em Maricá de 1834 a 1854; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ,; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Aline de Morais Limeira

O Comércio da Instrução no Século XIX: colégios particulares, propagandas e subvenções públicas; 2010; Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado e Doutorado da UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Ligia Bahia de Mendonça

O Silêncio da Ação: os jesuítas no Brasil Pós-Reforma Pombalina; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

HERMES FERREIRA FILHO

A cidade de Maricá no final do século XIX: educação escolar primária e profissão docente no interior da Província do Rio de Janeiro (1870/1889); ; 2008; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Ariadne Ecar

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS COMO ORIENTAÇÃO PARA A "MISSÃO DOCENTE": A FORMAÇÃO NA ESCOLA NORMAL DE NITERÓI NA PRIMEIRA REPÚBLICA (1893-1918); 2008; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Ian Andrade Cavalcante

Educando livres, libertos e escravizados: a trajetória do professor negro Cincinato Franca, Bahia, 1860-1934; 2020; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Aderaldo Pereira dos Santos

"Arma da educação": cultura política, cidadania e antirracismo nas experiências do professor Hemetério Josê dos Santos (1870-1930); 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós_Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Suly Rose Pinheiro

Gênero e educação escolar: uma análise das políticas públicas no município de São Luís - MA (2003-2004); 2019; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Rebeca Natacha de Oliveira Pinto

Aracy Côrtes em Revistas: gênero, teatro e educação na Primeira República; 2018; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Barbara Canedo Ruiz Martins

"Os trabalhadores que se apresentam à noite às escolas": sentidos e significados dos cursos noturnos para trabalhadores urbanos (1870-1910); 2018; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

ELVIS HAHN RODRIGUES

A nacionalidade brasileira como narrativa escolar: raça e nação nos livros didáticos de História (1861-1900); 2016; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Marina Natsume Uekane

"Com o bom professor tudo está feito, sem ele nada se faz": uma análise da conformação do magistério priimário na Escola Normal do Distrito Federal (1892-1912); 2016; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Giselle Baptista Teixeira

A imprensa pedagógica no Rio de Janeiro: os jornais e as revistas como agentes construtores da escola (1870-1910); 2016; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Denize Xavier de Aguiar Sepúlveda

2019; Universidade Federal Fluminense,; Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Irma Rizzini

2017; Universidade Federal Fluminense,; Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Christiane Guimarães Pançardes da Silva

Colégio Sagrado Coração de Jesus (Valença, Rio de Janeiro, 1950): um estudo sobre os currículos de educação física e moral cívica; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Profissionais da Escola e Práticas Curriculares) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Tamires Marins Araújo

Experiências educativas e observações sobre questões de gênero numa escola do município de Niterói; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Carla Fagundes da Silva

Gênero e sexualidade: como tem ocorrido essas relações na Educação Infantil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Rita de Cássia da Silva Cardoso

Alfabetização e literatura:encontros possíveis/mundos possíveis; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Daniele de Oliveira Gonçalves

Literatura, história e educação: as representações sociais sobre a normalista de Adolfo Caminha; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Ana Carolina Cunha Lemos

?SOMENTE A FALTA DE INSTRUÇÃO DESTRUIU O VALOR DO AFRICANO?: O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE MANUEL QUERINO, O LICEU DE ARTES E OFÍCIOS DA BAHIA E O DESENHO (1851-1923); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Camilla Estevam Dantas Gomes

EDUCAÇÃO EM MUSEUS: O MUSEU DE ARTE DO RIO E SUAS AÇÕES EDUCATIVAS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

[Nome removido após solicitação do usuário]

O CURSO DE PEDAGOGIA; UMA VISÃO SÓCIO-HISTÓRICA; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Alexsander de Carvalho

Imigraçao judaica e educação no Distrito Federal (1880-1930); ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Rebeca Natacha de Oliveira Pinto

Companhia Negra de Revistas: educação, teatro e política na Primeira República; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Elisângela Maciel Gomes Marques

Os caminhos da instrução pública e privada no Rio de Janeiro (século XIX); 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Fernanda da Silva Caldeira

Educação brasileira no processo de mudança política; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Daiane Ribeiro Duarte

Da lousa individual ao caderno (século XIX); 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Denise da Silva

Formação e campos de atuação do pedagogo - a pedagogia não-escolar; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Cristiane Benites

Enfoques e trajetórias - o curso de Pedagogia em análise; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Micheli Silva Souza

O (Novo) Currículo de Pedagogia da UERJ: a identidade do pedagogo e alguns campos de atuação; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Tatiana Teixeira

O Curso de Pedagogia: um olhar acerca de sua história e a busca por uma identidade profissional; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Rita de Cassia Souza Nunes da Silva

Educação Integral; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Institutos Superiores de Educação; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Leila Brito

Formação docente e cotidiano escolar na creche comunitária, Niterói, 1990-2000; ; 2006; 30 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Elizangela Dias

Avaliação continuada nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; ; 2006; 25 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Tathiana Ramalho

Avaliação e aprendizagem escolar; ; 2006; 35 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Katia Mello

O Curso Normal Superior e a formação de professores pós-LDB/1996; ; 2006; 25 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Rita de Cassia Cortes

Cidadania negada: certidão de nascimento como Direito da Criança e do Adolescente; 2006; 30 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Catiana da Silva

Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil; 2006; 30 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Silvone Faustino

Fracasso escolar; 2006; 25 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Anna Célia Mossé

A Rodinha no processo de construção do conhecimento na Educação Infantil; 2005; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Maria do Socorro Perpétuo

O Curso Normal Médio, o Normal Superior e a POlítica de Formação Docente (1990-2005); ; 2005; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Georgia Baggio

A Brinquedoteca nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Nelza Costa

Autoridade e Autonomia na Educação Infantil; 2005; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Fernanda Bouth

A Educação dos Surdos no Brasil: o caso do Instituto Imperial dos Surdos (1853-1860); 2005; 55 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Camilla Estevam Dantas Gomes

Projetos de educação em disputa: intelectuais negros e reformas sociais no Rio de Janeiro; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Ana Carolina Cunha Lemos

Projetos de educação em disputa: intelectuais negros e reformas sociais no Rio de Janeiro; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Rebeca Natacha de Oliveira Pinto

Projetos de educação em disputa no periodo da abolição e do pós-abolição: intelectuais negros, imprensa e reformas sociais no Rio de Janeiro; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Aline Danielle Borges

Professores como intelectuais da cidade: produção escrita e grupos de sociabilidade; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Ilzany Valeria dos Santos

Professores como intelectuais: produção escrita e grupos de sociabilidade; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Kelly Pereira

Professores como intelectuais da cidade: experiências profissionais e producão escrita na Corte imperial; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Gabriel Vazquez

Professores como intelectuais: produção escrita e grupos de sociabilidade (1860-1890); 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Patricia Souza da Silva

Ensino de História da Educação: produção de materiais didáticos e recursos pedagógicos para a aprendizagem da história educacional na formação docente; Projeto de Monitoria 2010/PROAC/UFF; 2010; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal Fluminense/PROAC; Orientador: Alessandra Frota Martinez de Schueler;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Márcia Cabral da Silva

Licença-capacitação - Gênero e constituição do trabalho docente: professora como intelectuais na cidade do Rio de Janeiro (1890-1920); 2017; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Márcia Cabral da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RIZZINI, Irma ; DE SCHUELER, ALESSANDRA FROTA MARTINEZ . -O FEMINISMO TRANSBORDA-: DOCE-NCIA, PRODUC-A-O ESCRITA E ATUAC-A-O POLI-TICA DE AUREA CORRE-A NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE) , v. 16, p. 42-65, 2020.

  • SCHUELER, ALESSANDRA FROTA MARTINEZ DE ; RIZZINI, Irma . Entre becos, morros e trilhos: expansão da escola primária na cidade do Rio de Janeiro (1870-1906). CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE) , v. 18, p. 160-175, 2019.

  • RIZZINI, Irma ; SCHUELER, ALESSANDRA FROTA MARTINEZ DE . Entre o mundo da casa e o espaço público: um plebiscito sobre a educação da mulher (Rio de Janeiro, 1906) / Between the domestic world and the public space: a plebiscite on women's education (Rio de Janeiro, 1906). Revista de História e Historiografia da Educação , v. 2, p. 122, 2018.

  • RIZZINI, Irma ; SCHUELER, A. F. M. . Trabalho e escolarização urbana: o curso noturno para jovens e adultos trabalhadores na Escola Municipal de São Sebastião, Rio de Janeiro (1872-1893). Revista Brasileira de História da Educação , v. 17, p. 89-115, 2017.

  • SCHUELER, A. F. M. ; RIZZINI, Irma ; MARQUES, J. . Felismina e Libertina vão à escola: notas sobre a escolarização nas freguesias de Santa Rita e Santana (Rio de Janeiro, 1888-1906) - Felismina and Libertina go to school: notes on schooling in the parishes of Santa Rita and Santana (RJ, 1888-1906). História da Educação , v. 19, p. 145-165, 2015.

  • SCHUELER, A. F. M. ; Teixeira, Giselle . Educar os Pobres e os Negros: Representações, Práticas e Propostas de Educação na Imprensa Periódica na Cidade do Rio de Janeiro (1870-1889). Revista Eletrônica Documento/Monumento , v. 15, p. 135-145, 2015.

  • GONDRA, J. G. ; SCHUELER, A. F. M. . Education of the People and the Building of the Brazilian Nation. The Hungarian Educational Research Journal , v. 4, p. 1-12, 2014.

  • RIZZINI, Irma ; SCHUELER, A. F. M. . Escola primária no estado do Rio de Janeiro: expansão e transformações (1930 a 1954). Revista de Educação Publica (UFMT) , v. 23, p. 877-896, 2014.

  • SCHUELER, A. F. M. ; RIZZINI, Irma . Modernidad republicana, reformas urbanas y expansión de la escuela primaria en la Amazonia brasilea (1897-1910). Revista Mexicana de Historia de la Educación , v. II, p. 201-222, 2014.

  • SCHUELER, A. F. M. ; CHAMON, Carla ; VAZQUEZ, Gabriel . Ensinar História na escola primária oitocentista: o Resumo da História do Brasil, de Maria Guilhermina Loureiro de Andrade.. Gênero (Niterói) , v. 11, p. 15-34, 2012.

  • RIZZINI, Irma ; SCHUELER, A. F. M. . O Instituto do Prata: índios e missionários no Pará. Currículo sem Fronteiras , v. 11, p. 4-0, 2011.

  • SCHUELER, A. F. M. ; ECAR, A. L. . Novas perspectivas sobre as reformas educacionais no Rio de Janeiro (1920-1930). História da Historiografia , v. 7, p. 312-317, 2011.

  • SCHUELER, A. F. M. . "Grandeza da Pátria e Riqueza do Estado": Expansão da escola primária no Estado do Rio de Janeiro (1893-1930). Revista de Educação Publica (UFMT) , v. 19, p. 535-550, 2010.

  • SCHUELER, A. F. M. ; GONDRA, José Gonçalves . Olhar o outro e ver a si: um professor primário brasileiro no Velho Mundo. Revista Brasileira de História da Educação , v. 22, p. 87-112, 2010.

  • SCHUELER, A. F. M. ; Magaldi, Ana Maria . Educação escolar na Primeira República: memória, história e perspectivas de pesquisa. Tempo. Revista do Departamento de História da UFF , v. 26, p. 32-55, 2009.

  • TEIXIERA, G. B. ; SCHUELER, A. F. M. . Livros para a escola primária carioca no século XIX: produção, circulação e adoção de textos escolares. Revista Brasileira de História da Educação , v. 20, p. 50-65, 2009.

  • SCHUELER, A. F. M. . Internatos, asilos e instituições disciplinares na HIstória da Educação Brasileira. Apresentaçao.. Revista Contemporânea de Educação , v. 7, p. 1-7, 2009.

  • SCHUELER, A. F. M. ; LIMEIRA, A. . Ensino particular e controle estatal: a Reforma Couto Ferraz (1854) e a regulação das escolas privadas na Corte imperial. Revista HISTEDBR On-line , v. 32, p. 48-64, 2008.

  • SCHUELER, A. F. M. ; GONDRA, José Gonçalves . Reformas educativas, viagem e comparação no Brasil oitocentista: o caso de Uchoa Cavalcanti (1879). Educação e Pesquisa (USP) , v. 34, p. 437-448, 2008.

  • SCHUELER, A. F. M. ; Teixeira, Giselle . Civilizar a infância: moral em lições no livro escolar de Guilhermina de Azambuja Neves (Corte imperial, 1883). Revista de Educação Pública , v. 17, p. 563-578, 2008.

  • SCHUELER, A. F. M. . Marxismo e Historiografia no Reino de Vitória: as contribuições de Edward Palmer Thompson. Verinotio (Belo Horizonte) , v. 6, p. 4-18, 2007.

  • SCHUELER, A. F. M. ; RIZZINI, Irma . A "Caçada aos Menores": disciplina e educação das infâncias nos Relatórios de Justiça e Polícia da Corte imperial. Revista Educação e Cidadania , v. 6, p. 71-82, 2007.

  • SCHUELER, A. F. M. . Educar em família: o Colégio Amorim Carvalho na Corte imperial (1882-1889). Revista HISTEDBR On-line , v. set, p. 65-77, 2007.

  • SCHUELER, A. F. M. ; DELGADO, Ana Cristina Coll ; MULLER, Fernanda . A participação das crianças nas festividades brasileiras. Educação em Questão , v. 29, p. 122-148, 2007.

  • SCHUELER, A. F. M. . Professores primarios como intelectuais da cidade: um estudo sobre produção escrita e sociabilidade inteelctual (Corte imperial, 1860-1889). Revista de Educação Pública , v. 32, p. 50-65, 2007.

  • SCHUELER, A. F. M. . A Imprensa Pedagógica e a Educação de Escravos e Libertos na Corte Imperial: impasses e ambigüidades da cidadania na revista Instrução Pública (1871-1889). Cadernos de História da Educação (UFU) , v. jan.de, p. 13-26, 2006.

  • SCHUELER, A. F. M. . Ensaios de história social da educação: escolas primárias e professores na Corte imperial. Momento (Rio Grande) , v. 18, p. 11-33, 2006.

  • SCHUELER, A. F. M. . Combates pelo ofício em uma escola moralizada e cívica: a experiência do professor Manoel José Pereira Frazão. Revista Brasileira de História da Educação , Campinas, v. 9, n.jan./jun., p. 109-139, 2005.

  • SCHUELER, A. F. M. . Representações da docência na imprensa pedagógica na Corte Imperial (1870-1880): o exemplo da Instrução Pública. Educação e Pesquisa (USP) , São Paulo, v. 31, n.3, p. 379-390, 2005.

  • SCHUELER, A. F. M. . Entre escolas domésticas e palácios: culturas escolares e processos de institucionalização da instrução primária na cidade do Rio de Janeiro (1870-1890). Educação em Questão , Natal/RN, v. 23, n.9, p. 160-184, 2005.

  • SCHUELER, A. F. M. . El metodo Bacadafá: lectura, escritura y lengua nacional en escuelas públicas de enseanza primaria de la Corte imperial (1870-1880). Historia de la Educación Anuario , Buenos Aires, v. 6, p. 211-229, 2005.

  • SCHUELER, A. F. M. . O Método Bacadafá: leitura, escrita e língua nacional em escolas públicas primárias da Corte imperial (1870-1880). História da Educação (UFPel) , Pelotas, v. 18, p. 173-190, 2005.

  • SCHUELER, A. F. M. . A educação escolar brasileira no século XIX: por uma nova historiografia da educação. Prismas da Educação Revista do Instituto Superior de Educação La Salle , Rio de Janeiro, Niterói, v. 4, n.4, 2004.

  • SCHUELER, A. F. M. . Notas sobre a feminização da docência:professoras primárias na cidade do Rio de Janeiro. Revista Rio de Janeiro , Rio de Janeiro, v. 13-14, n.maio-dez, p. 29-47, 2004.

  • SCHUELER, A. F. M. . De mestres-escolas a professores públicos: histórias de formação de professores na Corte imperial.. Cadernos de Educação (UFPel) , v. 23, p. 197-217, 2004.

  • SCHUELER, A. F. M. . A instrução primária no Rio de Janeiro imperial: esboço das escolas públicas nas últimas décadas do século XIX. Cadernos de Educação (UFPel) , Pelotas, v. Ano 10, n.17, p. 93-124, 2001.

  • SCHUELER, A. F. M. . A infância desamparada no Asilo Agrícola de Santa Isabel: instrução rural e educação infantil - 1880/1886. Revista da Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo , São Paulo, v. 26, n.01, p. 119-134, 2000.

  • SCHUELER, A. F. M. . Crianças e Escolas na Passagem do Império para a República. Revista Brasileira de História , São Paulo, v. 19, n.37, p. 59-84, 1999.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SCHUELER, ALESSANDRA FROTA MARTINEZ DE . Caderno pedagógico - Ensino de História. Orientações pedagógicas para a temática de história da África e indígena.. 2019.

SCHUELER, ALESSANDRA FROTA MARTINEZ DE . Revista História da Educação ASPHE. 2018.

SCHUELER, ALESSANDRA FROTA MARTINEZ DE . Revista Brasileira de História da Educação. 2018.

SCHUELER, ALESSANDRA FROTA MARTINEZ DE . Revista Cantareira. 2018.

SCHUELER, ALESSANDRA FROTA MARTINEZ DE . Revista Movimento. 2018.

SCHUELER, A. F. M. . Comissão Científica - XIII Encontro de Iniciação Científica e XI Fórum Científico IV Seminário PIBID ? Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 2017.

SCHUELER, A. F. M. . Pareceres avaliação dos trabalhos da Anped Sudeste GT História da Educação. 2014.

SCHUELER, A. F. M. . Parecer Revista de Educação Pública. 2014.

SCHUELER, A. F. M. . Parecer para Revista Brasileira de História da Educação. 2014.

SCHUELER, A. F. M. . Parecer para Revista Mexicana de História da Educação. 2014.

SCHUELER, A. F. M. . e PARECERISTA da RevistAleph N 20 ? ?HISTÓRIA, MEMÓRIA E NARRATIVAS: OS ANOS RECENTES DA EDUCAÇÃO NO BRASIL? vinculada ao Aleph - Programa de Pesquisa, Aprendizagem - Ensinagem e Extensão em Formação dos Profissionais da Educação.. 2013.

SCHUELER, A. F. M. . Revista Brasileira de História da Educação. 2013.

SCHUELER, A. F. M. . Revista Brasileira de História da Educação. 2013.

SCHUELER, A. F. M. . Revista de Educação Pública. UFMT.. 2013.

SCHUELER, A. F. M. . Revista de Educação Pública. UFMT.. 2013.

SCHUELER, A. F. M. . Revista Brasileira de Educação. 2013.

SCHUELER, A. F. M. . VII Congresso Luso Brasileiro de HIstória da Educação. 2012.

SCHUELER, A. F. M. . Consultoria ad hoc. GT Historia da Educação. ANPEd. 2010.

SCHUELER, A. F. M. . Consultoria ad hoc para revista (parecer artigo). 2009.

SCHUELER, A. F. M. . Cadernos de Educação. 2009.

SCHUELER, A. F. M. . Consultoria ad hoc. Parecer para artigo científico.. 2008.

SCHUELER, A. F. M. . Psicologia: teoria e pesquisa. Consultoria ad hoc. Parecer para artigo científico.. 2007.

SCHUELER, A. F. M. . Psicologia em Estudo. Consultoria ad hoc. Parecer para artigo científico.. 2007.

SCHUELER, A. F. M. . Parecer de monografia. 2017.

SCHUELER, A. F. M. . Parecer de monografia de graduação. 2016.

SCHUELER, A. F. M. . Parecer de monografia. 2016.

SCHUELER, A. F. M. . Parecer de monografia. 2016.

SCHUELER, A. F. M. . Intelectuais negros e projetos de educação (1870-1910): experiências docentes de André Rebouças, José do Patrocínio e Manoel Querino.. 2013.

SCHUELER, A. F. M. . Revista Brasileira de Educação. 2012.

SCHUELER, A. F. M. . Revista Brasileira de História da Educação. 2012.

SCHUELER, A. F. M. . Parecer para Revista de Educação Pública. 2012.

SCHUELER, A. F. M. . A riqueza da pátria e a grandeza do Estado: um estudo sobre a escola primarua graduada no Estado do Rio de Janeiro na Primeira República. 1890-1930. 2010.

SCHUELER, A. F. M. . Parecer para artigo Revista Educação em Questão. 2010.

SCHUELER, A. F. M. . Revista Brasileira de História da Educãção. 2008.

SCHUELER, A. F. M. . Parecer para agência de fomento. Avaliação de Projeto de Pesquisa. Bolsa de Iniciação Científica.. 2008.

SCHUELER, A. F. M. . Parecer. Projeto de pesquisa. Solicitação de financiamento. Edital Universal. CNPq. 2008.

SCHUELER, A. F. M. . Parecer. Projeto de pesquisa. Edital Universal. CNPq. 2008.

SCHUELER, A. F. M. . Parecer para fomento. CNPq. Edital 10/2008.. 2008.

SCHUELER, A. F. M. . Parecer para fomento. CNPq. Edital 10/2008. 2008.

SCHUELER, A. F. M. . Filhos da pátria, homens de progresso. O Conselho Municipal e a instrução pública na capital federal (1892-1902). 2008.

SCHUELER, A. F. M. . Parecer para artigo científico. Revista Brasileira de Educação.. 2008.

SCHUELER, A. F. M. . Parecer para artigo científico. Revista Estudos Históricos, Fundação Getúlio Vargas.. 2008.

SCHUELER, A. F. M. . Parecer. Banca de Qualificação de Dissertação de Mestrado. O Ensino da Leitura e Escrita em Mato Grosso na Passagem do Império para a República (1888-1910). 2007.

SCHUELER, A. F. M. . Parecer sobre trabalho de conclusão de curso de graduação em Pedagogia intitulado O Comércio da Instrução: um exame das propagandas no Alamanak Laemmert (1844-1859), por Aline Limeira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.. 2007.

SCHUELER, A. F. M. . Parecer. Moças de Azul e Branco: a revista O Tangará em Foco. Monografia de graduação em Pedagogia. Autora: Liana Pereira Borba dos Santos. Orientador: Ana Maria Magaldi.. 2007.

SCHUELER, A. F. M. . Revista Momento. 2007.

SCHUELER, A. F. M. . Consultoria Ad Hoc Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Parecer Técnico sobre o Projeto de Pesquisa Fundamentos HIstóricos da Educação em Vitória da Conquista.. 2006.

SCHUELER, A. F. M. . Parecer sobre trabalho de conclusão de curso de graduação em História intitulado Ecos da Civilização: o Conselho Municipal e a Instrução Pública (1890-1893), por Rosane Torres. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores.. 2006.

SCHUELER, A. F. M. . Parecer sobre trabalho de conclusão de curso: Moldar o homem de letras: uma análise das condições sociais e dos saberes escolares no Imperial Colégio de Pedro II. Autor: Pollyanna Gomes Pinho, Monografia de Graduação em Pedagogia, UERJ. 2005.

SCHUELER, A. F. M. . Seminário do NIEPHE. Professora convidada.. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SCHUELER, A. F. M. . Professora Convidada. Disciplina História Conectada da educação: circulação de objetos culturais, modelos pedagógicos e pessoas entre mundos. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade de São Paulo.. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SCHUELER, A. F. M. . I Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro. 2007. (Coordenação de Sessão de Comunicações Orais).

SCHUELER, A. F. M. ; GONDRA, José . Viagem e Comparação. 2007. (Comunicação oral de trabalho de pesquisa).

SCHUELER, A. F. M. ; BARRETO, Flavia . Ofício em família: o Colégio Amorim Carvalho na Corte imperial. 2007. (Comunicação oral de trabalho de pesquisa).

SCHUELER, A. F. M. ; DELGADO, Ana Cristina Coll ; MULLER, Fernanda . Ofício de aluno e criança no Brasil: representações e práticas na história da educação da infância. 2007. (Comunicação oral de trabalho de pesquisa).

SCHUELER, A. F. M. . Professores primários como intelectuais da cidade?. 2007. (Comunicação oral de trabalho de pesquisa).

SCHUELER, A. F. M. ; TEIXIERA, G. B. . Livros escolares e produção escrita de uma professora primária na Corte imperial. 2007. (Comunicação oral de trabalho de pesquisa).

SCHUELER, A. F. M. . Ética ou caos e a questão da pesquisa educacional. 2007. (Mediadora de Mesa Temática).

SCHUELER, A. F. M. . A formação do povo: o papel da imprensa na construção da Opinião Pública. 1994. (Relatório de pesquisa).

SCHUELER, A. F. M. . Em cada época, uma nova concepção do que é brincar.. 2006 (Demais trabalhos relevantes) .

SCHUELER, A. F. M. . Do Direito Penal do Menor à Doutrina da Proteção Integral: histórico do tratamento jurídico-penal às crianças e adolescentes no ordenamento jurídico brasileiro. 2005 (Demais trabalhos relevantes) .

SCHUELER, A. F. M. . Marxismo e Historiografia no Reino de Vitória: as contribuições de Edward Palmer Thompson. 2004 (Demais trabalhos relevantes) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Gênero e constituição do trabalho docente: professoras como intelectuais na cidade do Rio de Janeiro (1890-1920), Descrição: O presente projeto de pesquisa visa a investigação de fontes primárias e documentais nos acervos dos arquivos da cidade do Rio de Janeiro, com o objetivo de ampliar o conhecimento historiográfico sobre a atuação de intelectuais da educação, especialmente as mulheres, professoras educadoras de origens sociais e étnicas diversas, nas iniciativas e debates sobre a instrução pública e suas relações com as lutas pela redefinição da cidadania, das relações de gênero, do trabalho e atuação de mulheres e homens no campo intelectual e educacional da cidade do Rio de Janeiro, nas primeiras décadas republicanas (1890 a 1920). No que se refere às abordagens teóricas, segue-se a trilha iniciada por Guacira Louro e Rachel Soihet, para inserir as pesquisas em História da Educação nas perspectivas dos estudos de História das Mulheres e das Relações de Gênero. Segundo estas autoras, o uso do conceito de gênero, tal qual o de classe, refere--se às múltiplas relações sociais estabelecidas entre homens e mulheres, relações não binárias, não naturais e complexamente móveis nos espaços e temporalidades históricas. A sua utilização na pesquisa histórica da educação significa considerar a construção das diferenças sexuais, construção que é simultaneamente social, histórica e biológica, além de perpassar a questão da educação como um todo, isto é, influir nos processos formais de educação em sua interação com a totalidade das contradições sociais de classe, gênero e raça. Seguindo as pistas das investigações realizadas pelas historiadoras sobre as lutas das mulheres e as mudanças nas relações de gênero em fins do século XIX e décadas iniciais do século XX, a presente proposta de pesquisa consiste em investigar a participação e a atuação de professoras das escolas públicas primárias e da Escola Normal do Rio de Janeiro nesses debates públicos, por meio da imprensa comum e da chamada imprensa de trabalhadores (Laura Maciel) ou pedagógica (Giselle Teixeira) e também por intermédio da sua produção escrita em outros suportes (conferências públicas, livros escolares, romances, panfletos, etc.). Além dessas fontes, os documentos oficiais da Instrução Pública Municipal (Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro) também serão investigados, de modo a apreender a presença crescente e atuação dessas professoras nas diversas escolas da cidade, nas áreas urbanas, suburbanas e rurais. Entre as questões que norteiam a investigação, podem ser destacadas: qual o papel da escola primária e da Escola Normal nas transformações dos tempos, das formas de socialização e das relações de gênero no processo de reformulação do trabalho e nas lutas pelo acesso aos direitos civis e políticos, à cidadania? Como se inseriam nesse processo os professores e as professoras, intelectuais, homens e mulheres de letras, envolvidos com os debates e as ações pedagógicas por meio da imprensa e de sua produção intelectual e escrita? Quais seriam as demandas das mulheres, inseridas no campo da educação como diretoras de escolas, professoras e autoras de livros didáticos, em relação à instrução pública? Como essas demandas e projetos se configuravam na transformação das relações de gênero no âmbito da constituição do trabalho docente e da cultura escolar da capital? Diante do debate a respeito da constituição do trabalho docente no Rio de Janeiro, especialmente a partir da segunda metade do século XIX e décadas iniciais do século XX, na presente proposta de pesquisa pretendemos contribuir para complexificar as análises sobre a constituição do ofício docente como trabalho essencialmente feminino. É importante romper com a lógica linear, binária e excludente presente na maioria dos estudos sobre a história dos ?processos de feminização e desmasculinização? do magistério.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Alessandra Frota Martinez de Schueler - Coordenador / Irma Rizzini - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Demandas por educação e intervenção pedagógica na urbs carioca: intelectuais e imprensa nas lutas por educação pública (1889-1920), Descrição: A investigação tem como objetivo analisar os projetos e demandas por escolarização na cidade do Rio de Janeiro, no período imediato à proclamação do regime republicano, período que coincide com o pós-abolição da escravidão (1888) e a ampliação das lutas e dos debates em torno do direito á escola pública e à redefinição da cidadania no país. Cultura escolar, processos de escolarização, relações de classe, gênero e etnia são problemas e categorias teórico-metodológicas fundamentais para a análise. A pesquisa incide sobre as áreas de maior densidade demográfica da cidade, ou seja, as áreas centrais da capital federal e os chamados subúrbios cariocas, em franca expansão desde o final do século XIX. Locais de moradia de trabalhadores, estas regiões da cidade continham altos índices de meninos, meninas, jovens e adultos em idade escolar e também apresentavam os maiores índices de matrículas nas escolas públicas. O Rio de Janeiro, antiga sede da Corte monárquica, e, desde 1892, do Distrito Federal, vinha sendo, desde a segunda metade do Oitocentos, palco de investidas de políticas educacionais, assistenciais, sanitárias e higienistas, sob a égide dos ideais de civilização, progresso e modernidade, em franca tensão com elementos sociais então identificados com a pobreza, a escravidão e a desordem. Com base na imprensa urbana, e também da chamada imprensa suburbana (Biblioteca Nacional), nas fontes oficiais da Instrução Pública Municipal (Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro) e nos textos e publicações de intelectuais e professores das instituições educacionais cariocas, serão investigados a cultura escolar urbana e os processos de escolarização, especialmente consideradas a partir das diferentes demandas de intelectuais e grupos letrados, que se mobilizaram nas lutas políticas pelo acesso à educação pública nas décadas iniciais da Primeira República. Entre as questões que norteiam a investigação, podem ser destacadas: qual o papel da escola primária nas transformações dos tempos e das formas de socialização de crianças, jovens e adultos pobres e trabalhadores, no processo de reformulação do trabalho e nas lutas pelo acesso aos direitos civis e políticos, à cidadania? Como se inseria nesse processo os intelectuais, homens de letras, professores e jornalistas envolvidos com os debates e as ações pedagógicas por meio da imprensa? Como essas demandas e projetos se configuravam nos espaços urbanos e na cultura escolar da capital? Coloca-se o desafio de compreender a escola como espaço específico de manifestação de embates entre projetos educacionais e a cultura escolar imposta, porém, negociada, frente às ingerências/intromissões dos anseios, reivindicações, visões de mundo, costumes e demandas de grupos sociais letrados e intelectuais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) . , Integrantes: Alessandra Frota Martinez de Schueler - Coordenador / Irma Rizzini - Integrante / Camilla Gomes - Integrante / Bárbara Canedo - Integrante / Suly Rose Pinheiro - Integrante / Bruno Pessoa Villela - Integrante / Regina Coeli Alcântara - Integrante., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 5

  • 2014 - 2015

    Escolarização de meninos e meninas na Capital Federal no pós-abolição (1888-1910). Projeto de Residência Pós-Doutoral. Universidade Federal de Minas Gerais, de 01/03/2014 a 28/02/2015, sob a supervisão da prof. Dra. Maria Cristina Soares Gouvea., Descrição: O presente projeto de pesquisa foi apresentado, e aprovado, como um dos critérios para a realização de Residência Pós-Doutoral, no período de 01 de março de 2014 a 28 de fevereiro de 2015, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, sob a supervisão da professora Dra. Maria Cristina Soares Gouvêa, integrante da Linha de Pesquisa História da Educação e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação (GEPHE/UFMG). A investigação tem como objetivo analisar as possibilidades, as tensões e os limites dos processos de escolarização de meninos e meninas pobres e negros na cidade do Rio de Janeiro, no pós-abolição (1888-1910). Cultura escolar, processos de escolarização, relações de classe, gênero e etnia são problemas e categorias teórico-metodológicas fundamentais para a análise. A pesquisa incide sobre as áreas de maior densidade demográfica da cidade, ou seja, as áreas centrais da capital federal, locais de moradia de populares, com altos índices de meninos e meninas em idade escolar e de matrículas nas escolas públicas. Trata-se de um espaço urbano que vinha sendo, desde a segunda metade do Oitocentos, palco de investidas de políticas educacionais, assistenciais, sanitárias e higienistas, sob a égide da civilização, do progresso e da modernidade, em franca tensão com elementos sociais então identificados com a pobreza, a escravidão e a desordem. Com base nas fontes oficiais da Instrução Pública Municipal (Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro) e na imprensa (Biblioteca Nacional), serão investigados a cultura escolar urbana e os processos de escolarização, entendendo-se que parte da população escolar era composta por alunos e alunas negros, provenientes de grupos sociais heterogêneos, com demandas próprias em termos de suas lutas políticas, no contexto de uma sociedade extremamente hierarquizada e desigual. Palavras-chave: escolarização de negros; meninos e meninas pobres; pós-abolição; história da educação; Rio de Janeiro (1889-1910). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Alessandra Frota Martinez de Schueler - Coordenador / Irma Rizzini - Integrante / Maria Cristina Soares de Gouvea - Integrante / Jucinato Marques - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Projetos de educação em disputa no período da abolição e no pós-abolição (1870-1920): intelectuais negros, imprensa e reformas sociais no Rio de Janeiro., Descrição: A pesquisa investiga os projetos de educação e de reformas sociais em disputa no processo de abolição e pós-abolição na cidade do Rio de Janeiro (1870-1910), veiculados por destacados intelectuais negros atuantes no período, muitos dos quais imersos na luta abolicionista e nos movimentos republicanos, como foram exemplares os casos de José do Patrocínio, André Rebouças, Hemetério José dos Santos. A metodologia utilizada implica em reconstruir as redes de sociabilidade intelectual e mapear a produção escrita, considerando a pluralidade de espaços sociais nos quais circularam estes sujeitos, tais como: as sociedades e confederações abolicionistas, as associações beneficentes, operárias e de auxílio mútuo chamada imprensa negra. O repertório teórico-metodológico referenciado na interface entre estudos sobre a História Social da Educação do Negro, a História Cultural, a História Intelectual e a Micro-História, inclui ainda uma abordagem sobre biografias e trajetórias de intelectuais. Para tanto, a investigação busca localizar, selecionar e analisar manuscritos e impressos produzidos por estes intelectuais em vários suportes, tais como: obras, livros, panfletos, opúsculos, discursos políticos, conferências, projetos, artigos e editoriais para a imprensa, com destaque, neste último caso, para os jornais e revistas nas quais atuaram como redatores, editores, jornalistas e colaboradores. Inclui-se, também, no corpus documental, a chamada imprensa negra, considerando sua intervenção pedagógica e educativa no período abrangido pela investigação. Ao questionar as razões da persistência de relativo silêncio na historiografia da educação a respeito da atuação de intelectuais negros no processo de abolição e pós-abolição, na cidade do Rio de Janeiro, a pesquisa contribui para o campo de estudos sobre a História Social da Educação do Negro no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Alessandra Frota Martinez de Schueler - Coordenador / Rebeca Natacha de Oliveira Pinto - Integrante / Ian Andrade Cavalcante - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 2

  • 2011 - 2013

    Projetos de educação em disputa no período da abolição e no pós-abolição (1870-1910): intelectuais negros, imprensa e reformas sociais no Rio de Janeiro., Descrição: O projeto de pesquisa visa investigar as representações construídas por intelectuais negros sobre aboloção, república, nação, educação, raça e cidadania, no periodo de 1870a 1910. O eixo central que orienta a investigação é a compreensão dos projetos educacionais em disputa e as demandas por reformas sociais para a população negra na cidade do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Alessandra Frota Martinez de Schueler - Coordenador / Rebeca Natacha de Oliveira Pinto - Integrante / Camilla Gomes - Integrante / Mariana Sommerlatte - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2011 - 2013

    HIstoria da Escola Primária no Brasil: investigação em perspectiva comparada no âmbito nacional (1930-1960), Descrição: Co-participante do Projeto Integrado sob a Coordenação Geral: Rosa Fatima de Souza (UNESP). Responsável pela pesquisa no Estado do Rio de Janeiro. Consiste em um estudo na perspectiva comparada sobre a escola primária no Brasil, no período de 1930-1961, compreendendo 4 eixos de investigação: a) institucionalização da escola elementar para a população infantil, envolvendo a atuação do Estado, por meio de programas, reformas educacionais e expansão do ensino e das diferentes modalidades de escolas urbanas e rurais; b) organização pefdagógica, métodos, materiais de ensino; c) cultura material escolar; d) representações sociais sobre a escola elementar. O projeto integrado pretende dar continuidade ao projeto de pesquisa antecedente: Por uma teoria e uma história da escola primária no Brasil: investigações comparadas sobre a escola primária graduada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alessandra Frota Martinez de Schueler - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    Grandeza da Pátria e Riqueza do Estado: estudo sobre a expansão da escola primária no Rio de Janeiro (1850-1946), Descrição: O objetivo é investigar o processo de expansão da escola primária e, especialmente da escola graduada no Estado do Rio de Janeiro, considerando o período de 1850 (Província) a 1946 (1891 a 1946, Estado). A pesquisa de fontes e documentos oficiais, preservados nos acervos estaduais vem apontando para a riqueza e a complexidade dos debates e das iniciativas de interiorização da escola primária. Prioriza-se a apreciação dos sentidos atribuídos à escola graduada, em processo de expansão no Estado, a partir das Mensagens apresentadas pela Presidência do Estado à Assembléia Legislativa, dos Relatorios de Instrução Pública e da legislação educacional. Nos anos iniciais do regime vivenciava-se profunda crise econômica, política e cultural na sociedade fluminense, em razão da perda de hegemonia em relação a outros Estados da federação (São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, principalmente). No âmbito regional, igualmente, a instabilidade política desencadeada pelo processo de construção do governo republicano no Estado do Rio de Janeiro, aliada à decadência econômica, à perda de prestígio político e às disputas intra-elites republicanas estaduais, interferiram nas reformas e nas políticas educacionais do período. Assim, argumentamos que só é possível compreender os processos de escolarização a partir da reconstituição da cartografia das lutas políticas, das alianças e confrontos, ou seja, do processo de (re) formação e de rearranjo das redes políticas locais, regionais e nacionais. As concepções de escola e os sentidos de sua expansão, no âmbito das políticas e ações locais, estiveram no centro destas disputas, emergindo então projetos de educação e modelos de escolarização distintos para a população fluminense. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Alessandra Frota Martinez de Schueler - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    Projeto Integrado de Pesquisa. Por uma teoria e um a história da escola primária no Brasil: investigações comparadas sobre a escola graduada (1870-1950). Coordenação Geral: Prof. Dra. Rosa Fátima de Souza (UNESP), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alessandra Frota Martinez de Schueler - Integrante / Diana Vidal - Integrante / Luciano Mendes Faria Filho - Integrante / Nicanor Palhares Sá - Integrante / Rosa Fátima de Souza - Coordenador / Andreia Dantas - Integrante / Antonio Carlos F. Pinheiro - Integrante / Antonio de Padua Carvalho Lopes - Integrante / Cesar Augusto de Castro - Integrante / Diomar das Graças Motta - Integrante / Eliana Terezinha Peres - Integrante / Elizabeth Miranda de Lima - Integrante / Gisele Souza - Integrante / Gladys Mary Teive Auras - Integrante / Irlen Antonio Gonçalves - Integrante / José Carlos Souza Araújo - Integrante / Jorge Carvalho do Nascimento - Integrante / Lucia Maria da Franca Rocha - Integrante / Marta Maria Araújo - Integrante / Rosinete M. Reis - Integrante / Vera Lucia Gaspar Silva - Integrante / Vera Teresa Valdemarin - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2009

    A constituição e reforma dos sistemas educativos no Brasil e na Argentina: histórias conectadas (1820-1980). Programa CAPES SECYT/Coordenação da Equipe Brasileira: Prof. Dra. Diana Vidal (USP), Descrição: O projeto de pesquisa visa a investigar os modos de constituição dos sitemas e reformas educativos no Brasil e na Argentina, no decorrer dos séculos XIX e XX (1820-1930). Busca perceber as relações entre os países na perspectiva de uma história conectada, atentando para os seguintes eixos de interpretação: a) historiografia da educação; b) circulação de pessoas, objetos culturais e modelos pedagógicos; c) culturas escolares e processos de escolarização; d) reformas educativas e conflitos sociais, nos processos de disputa entre as políticas educacionais e as representações sobre a escola ideal nos dois países.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Alessandra Frota Martinez de Schueler - Integrante / José Gonçalves Gondra - Integrante / Diana Vidal - Coordenador / Bernardo Jefferson de Oliveira - Integrante / Heloísa Pimenta Rocha - Integrante / Luciano Mendes Faria Filho - Integrante / Maria do Carmo Martins - Integrante / Maurilane de Souza Biccas - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.

  • 2006 - 2009

    Ateliês de Ensino e Pesquisa em História e Filosofia da Educação. Formação, Pensamento e Memória da Educação Fluminense. Edital Faperj de Apoio às Entidades Estaduais., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alessandra Frota Martinez de Schueler - Integrante / Ana Magaldi - Integrante / José Gonçalves Gondra - Coordenador / Ana Crystina Venancio Mignot - Integrante / Lia Ciomar Macedo de Faria - Integrante / Ligia de Aquino - Integrante / Marcia Cabral da Silva - Integrante / Mario Bruno - Integrante / Siomara Borba Leite - Integrante / Sonia Câmara - Integrante / Vera Maria Ramos de Vasconcellos - Integrante / Walter Kohan - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal Fluminense, Departamento de Fundamentos Pedagogicos/Facudade de Educação. , Rua Visconde do Rio Branco, 882, Campus do Gragoatá, Bloco D, Gragoatá, 24210350 - Niterói, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26292664, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1997 - 1997

Universidade Santa Úrsula

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 20

Atividades

  • 01/1997 - 12/1997

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas e Sociais, Cespi.,Linhas de pesquisa

2009 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Nomeação em 12/06/2009. Diario Oficial da União, Seção II, p. 31. Termo de posse assinado em 18/06/2009. Exercício iniciado em 22/06/2009.

Atividades

  • 03/2015

    Direção e administração, Departamento de Fundamentos Pedagogicos/Facudade de Educação, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento de Fundamentos Pedagógicos / SFP.

  • 04/2013

    Ensino, Programa de Pòs-Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Campo de Confluência: Diversidade, desigualdades sociais e educação, Cultura, experiência e Formação: contribuições de Raymond Williams e E. P. Thompson para a HIstória Social da Educação. 2013. 2, 60 horas. Tópicos Especiais em Diversidade, Desigualdades sociais e Educação. , Educação Brasileira - 60 horas. Disciplina ministrada com a professora Dra. Iolanda de Oliveira. Obrigatória, Mestrado em Educação, 01 semestre de 2013., Educação Brasileira (60 h), com a professora Iolanda de Oliveira, primeiro semestre de 2017., Estudos Independentes Supervisionados - 2014, 2015, 2016., Intelectuais e mediadores culturais na História da Educação: trajetórias no Império e na República (1870-1930) - início em março de 2017., Teoria e Educação II, disciplina obrigatória para Doutorado, ministrada juntamente com a professora Dra. Cláudia Alves, Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, 01 sem. de 2018.

  • 07/2010

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Fundamentos Pedagogicos/Facudade de Educação, Departamento de Fundamentos Pedagogicos/Facudade de Educação.,Atividade realizada, Novas Fronteiras: caminhos para consolidação da pesquisa no Centro-Oeste. PROCAD UFMT/UFF. Pesquisador participante..

  • 08/2009

    Ensino, Profissionais da Escola e Práticas Curriculares, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Pensamento educacional brasileiro (perspectiva histórica) - módulo de 8 horas

  • 08/2009

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades Culturais - Gênero, sexualidade e educação: história, literatura e cinema, Historia da Educação I, História da Educação II, Negros e História da Educação: Tópicos Especiais em História da Educação., Pesquisa e Prática Pedagógica I, Pesquisa e Prática Pedagógica II, Tópicos Especiais em História da Educação: História das Mulheres, Gênero e Sexualidades em HE

  • 07/2009

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Fundamentos Pedagogicos/Facudade de Educação, .,Linhas de pesquisa

2018 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora associada, Carga horária: 4

Outras informações:
Colaboração como pesquisadora associada junto ao grupo de pesquisa Grupo de Estudo e Pesquisa "Gêneros, Sexualidades e Diferenças nos Vários EspaçosTempos da História e dos Cotidianos" - GESDI., do(a) Universidade do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela Professora Doutora Denize de Aguiar Xavier Sepulveda, na Faculdade de Formação de Professores, FFP\UERJ, São Gonçalo, Rio de Janeiro.

2004 - 2009

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminario de Consolidação Tematica/Linha de Pesquisa Instituições, Práticas Educativas e História, ministrado em colaboração com a prof. Ana Maria Bandeira de Mello Magaldi, no Proped. Segundo semestre de 2010.

  • 03/2008 - 06/2009

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Intelectuais, escola e família: projetos educacionais na construção da nação (1870-1930), ministrada em colaboração com a prof. Dra. Ana Maria Bandeira de Mello Magaldi, Seminario de Consolidação Temática da Linha Instituições, Práticas Educativas e História, ministrada em colaboração com a prof. Dra. Ana Maria Bandeira de Mello Magaldi, Seminario de Pesquisa I

  • 03/2008 - 06/2009

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades Culturais I e II, Historia dos Processos de Escolarização, Orientação de monografia, Pesquisa e Prática Pedagogica II

  • 08/2007 - 06/2009

    Ensino, Curso de Mestrado e Doutorado da UERJ, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Consolidação Temática, ministrada pelas professoras Ana Mignot e Alessandra Schueler

  • 09/2004 - 06/2009

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Estudos Gerais da Educação.,Linhas de pesquisa

  • 09/2004 - 06/2009

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da profissão docente, História dos Processos de Escolarização, Introdução ã Pedagogia: história , formação e campos de atuação do pedagogo, Pesquisa e Prática Pedagógica I - Memórias, Histórias e Formação de Professores no Brasil (segunda metade do século XIX e início do século XX)

2003 - 2007

Institutos Superiores de Ensino

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 5

Atividades

  • 03/2003 - 12/2007

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monografia IV, Monografia V, Teoria Pedagógica

  • 03/2003 - 06/2007

    Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monografia V, História da Educação, Estágio Curricular Supervisionado III, Fundamentos da Educação Infantil

  • 03/2005 - 12/2006

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Direito, História do Direito Brasileiro

1997 - 1999

Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 16

Outras informações:
Exonerada em 30/03/1999, em razão do curso de Doutorado em Educação iniciado em 1999.

Atividades

  • 02/1997 - 03/1999

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História