Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo

Engenheiro de Materiais. Doutor em Engenharia Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período de pesquisa no Instituto de Conformação Mecânica (IBF) da Universidade RWTH Aachen, Alemanha. Atualmente atua como Engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento e como Gestor de Projetos de Cooperação Universidade-Indústria no Centro de Competência em Manufatura (CCM) do ITA. É também docente de ensino superior na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC), em São José dos Campos. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedades mecânicas de materiais (metais e polímeros), processamento de materiais, tensões residuais e processos de manufatura. Principais interesses de pesquisa são: - Evolução de microestrutura induzida por processos de manufatura; - Tensões residuais; - Simulação numérica de processos de manufatura; - Integridade estrutural; - Manufatura de estruturas envolvendo Aços Avançados de Alta Resistência (AHSS) e ligas leves.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Aeronâutica e Mecânica

2015 - 2019

Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Título: Resistance spot welding of Twinning-Induced Plasticity Steels
Alfredo Rocha de Faria. Coorientador: Jorge Otubo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: manufatura; Tensões residuais; Microstructure Evolution; Aços Automotivos; Aços TWIP; Análise de falhas. Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Processos de Manufatura. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Física / Especialidade: Materiais e Ligas Metálicas.

Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais

2010 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Análise numérica do forjamento em matriz aberta para a produção de eixos vazados.,Ano de Obtenção: 2012
Orientador: em Rheinisch-Westfaelische Technische Hochschule Aachen ( Gerhardt Hirt)
com Lirio Schaeffer.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Conformação mecânica; Engenharia de Materiais; Materiais metálicos.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia de Transformação / Especialidade: Conformação Mecânica. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Física / Especialidade: Materiais e Ligas Metálicas.

Graduação em Engenharia de Materiais

2003 - 2010

Universidade de Caxias do Sul
Título: Avaliação das propriedades mecânicas, térmicas e de degradação de compósitos PHB-V / fibras de celulose
Orientador: Ademir José Zattera

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

PCP - Planejamento e Controle da Produção. (Carga horária: 12h). , Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul, CIC CAXIAS, Brasil.

2012 - 2012

Tratamento Térmico de Ligas Ferrosas. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2012 - 2012

Metalografia Aplicada. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2010 - 2010

Gestão da produção. (Carga horária: 60h). , Portal Educação, PE, Brasil.

2009 - 2009

Trefilação de metais. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2009 - 2009

Gerenciamento pela Qualidade Total. (Carga horária: 56h). , Feeling Gestão Empresarial, FGE, Brasil.

2009 - 2009

Estampagem de chapas metálicas. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2008 - 2008

Planejamento Estratégico. (Carga horária: 20h). , Feeling Gestão Empresarial, FGE, Brasil.

2008 - 2008

Simulação de Injeção de polímeros no moldflow. (Carga horária: 32h). , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Correlação entre Processo-Microestrutura-Propriedades de materiais.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Materiais e Ligas Metálicas.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Conformação Mecânica.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Processos de Manufatura.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Análise por Elementos Finitos.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Tensões Residuais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Schaeffer, L. ; BRITO, A. M. G. ; COLOMBO, T. C. A. . 16° Conferência Internacional de Forjamento (32° Senafor). 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

METEC 2011. 2011. (Congresso).

30° Senafor 2010. 2010. (Congresso).

Ciclo de palestras de gerenciamento de projetos da Serra Gaúcha. 2009. (Encontro).

Seminário de Metalurgia do Pó. 2009. (Seminário).

Competência global em compósitos de madeira e plástico. 2008. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Grasiele Romanzini Bezerra

COLOMBO, T. C. A.; FIORIO, R.; SALGUEIRO, M.. Gestão e Controle de Estoque na Empresa Chumaq Máquinas. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Técnico em Plásticos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Karina dos Reis Constantin

COLOMBO, T. C. A.; FIORIO, R.; SALGUEIRO, M.. Controle da Produção e Desenvolvimento de Produtos na Indústria de Filmes Plásticos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Técnico em Plásticos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Natália Castilhos Pioner

COLOMBO, T. C. A.; FIORIO, R.; SALGUEIRO, M.. Atividades de Gestão da Qualidade em uma Indústria de Filmes Plásticos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Técnico em Plásticos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Anderson Costa de Oliveira

FIORIO, R.;COLOMBO, T. C. A.; SALGUEIRO, M.. Atividades Fabris no Processo de Fabricação de Embalagens Plásticas. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Técnico em Plásticos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gabriel Oliveira Ferranti

COLOMBO, T. C. A.; SALGUEIRO, M.; FIORIO, R.. Processo Produtivo na Indústria de Extrusão de Filmes Tubulares Plásticos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Técnico em Plásticos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Estéfani Pereira Machado

COLOMBO, T. C. A.; FIORIO, R.; SALGUEIRO, M.. Engenharia Industrial, Qualidade e Manufatura em uma Empresa de Moldes de Injeção de Plásticos. 2014 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Isadora Mattevi Dutra

COLOMBO, T. C. A.; SALGUEIRO, M.; FIORIO, R.. A Logística dos Setores de Uma Empresa de Fabricação de Peças Plásticas. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Técnico em Plásticos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lucas Nascimento

COLOMBO, T. C. A.; SALGUEIRO, M.; FIORIO, R.. Sinergia: Qualidade e Organização. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Técnico em Plásticos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Talita Bonalume Bianchi

FIORIO, R.;COLOMBO, T. C. A.; SALGUEIRO, M.. Garantia da Qualidade. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Técnico em Plásticos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luísa Simon Covolan

FIORIO, R.;COLOMBO, T. C. A.; SALGUEIRO, M.. Comitê da Qualidade. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Técnico em Plásticos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Kélsen Freitas Roque

MACHADO, F.M.; RODRIGUES JUNIOR, L.F.;COLOMBO, T. C. A.. .AVALIAÇÃO DA OXIDAÇÃO DE BROCAS ODONTOLÓGICAS DE BAIXA ROTAÇÃO E UMA PROPOSIÇÃO DE NOVO MATERIAL PARA PORTA BROCAS ESTERELIZÁVEL EM AUTOCLAVE.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Franciscana.

COLOMBO, T. C. A.; FIORIO, R.. Avaliador de trabalhos na II Mostra de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Caxias do Sul. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rudinei Fiorio

GRISA, A. M. C.FIORIO, R.; CARVALHO, G. A.. Avaliação das propriedades mecânicas, térmicas, e de degradação de compósitos poli(hidróxi butirato valerato) (PHB-V) e celulose / fibras de celulose. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade de Caxias do Sul.

Ana Maria Coulon Grisa

GRISA, Ana Maria CoulonFIORIO, Rudinei; Gláucio de Almeida Carvalho. Avaliação das propriedades mecânicas , térmicas e de degrdação de compósitos poli(hidroxi butirato valerato) (PHB-V) e celulose/Fibras de celulose. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Engenharia dos Materiais) - Universidade de Caxias do Sul.

Glaucio de Almeida Carvalho

FIORIO, R.; GRISA, A.M.C.;CARVALHO, G. A.. Avaliação das propriedades mecânicas, térmicas, e de degradação de compósitos poli(hidróxi butirato valerato) (PHB-V) e celulose / Fibras de Celulose. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade de Caxias do Sul.

Alfredo Rocha de Faria

Schaeffer, L.; de Souza, Eduardo Netto;de Faria, A. R.; Brito, A. M. G.. Análise numérica do forjamento em matriz aberta para a produção de eixos vazados. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Alfredo Rocha de Faria

de Faria, A.R.; Otubo, J.; Lima, N. B.; Machado, J. P. B.; Abdalla, A. J.; Rade, Domingos Alves. Resistance spot welding of twinning-induced plasticity steels. 2019. Tese (Doutorado em Engenharia Aeronâutica e Mecânica) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Jorge Otubo

Faria, A. R.; BATALHA, G.;OTUBO, JANTUNES, A. S.. A STUDY ON THE WELDABILITY AND POST-WELD PROPERTIES OF ADVANCED HIGH-STRENGTH STEELS WITH TWINNING-INDUCED PLASTICITY EFFECT. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Aeronâutica e Mecânica) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Alberto Moreira Guerreiro Brito

BRITO, A. M. G.; SCHAEFFER, L.; FARIA, A. R.; SOUZA, E. N.. Análise numérica do forjamento em matriz aberta para a produção de eixos vazados.. 2012. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Lucas Molina

; Avaliação das características superfíciais de aços para moldes de injeção nitretados a plasma; ; Início: 2014; Orientação de outra natureza; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Khrisna Pereira

Identificação de Polímeros por Métodos de Chama; Início: 2014; Orientação de outra natureza; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Matheus Gomes de Almeida Moreira da Silva

Viabilidade de uma bobina planar de núcleo de ar para aplicação como sensor de medição de espaçamentos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Manutenção de Aeronaves; ) - Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos Prof; Jessen Vidal; Orientador: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo;

Weslley Poleto

Estudo de diferentes perfis de aplicação de corrente na microestrutura e desempenho mecânico de juntas de aço soldadas por RSW; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Projetos de Estruturas Aeronáuticas) - Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos Prof; Jessen Vidal; Orientador: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo;

Vágner Braga

Soldagem a ponto por resistência de aços avançados de alta resistência (coorientação); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Franciscana; Orientador: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo;

Victória Carpowinski Kryzozun

Gestão da Qualidade na Empresa Reality; 2014; Orientação de outra natureza; (Técnico em Plásticos - Modalidade Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Alfredo Rocha de Faria

Resistance spot welding of twinning-induced plasticity steels; 2019; Tese (Doutorado em Engenharia Aeronâutica e Mecânica) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alfredo Rocha de Faria;

Jorge Otubo

RESISTANCE SPOT WELDING OF TWINNING-INDUCED PLASTICITY STEELS; 2019; Tese (Doutorado em Engenharia Aeronâutica e Mecânica) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Jorge Otubo;

Marcelo Dall'Onder Michelon

Próteses de Fêmur Confeccionadas em Polímero Poli-Éter-Éter-Cetona; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade de Caxias do Sul, Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Marcelo Dall'Onder Michelon;

Lírio Schaeffer

Análise do Forjamento em Matriz Aberta para Produção de Eixos Vazados Assistido por Simulação Numérica; 2012; Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lirio Schaeffer;

Ademir José Zattera

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS, TÉRMICAS, E DE DEGRADAÇÃO DE COMPÓSITOS POLI(HIDROXI BUTIRATO VALERATO) (PHB-V) E CELULOSE/FIBRAS DE CELULOSE; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Ademir José Zattera;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • COLOMBO, TIAGO C.A. ; REGO, RONNIE R. ; OTUBO, JORGE ; DE FARIA, ALFREDO R. . Mechanical reliability of TWIP steel spot weldings. JOURNAL OF MATERIALS PROCESSING TECHNOLOGY , v. 266, p. 662-674, 2019.

  • COLOMBO, T. C. A. ; SANTOS, G. J. ; TERUEL, P. ; OTUBO, J. ; FARIA, A. R. . Microstructure Evolution and Failure Modes of a Resistance Spot Welded TWIP Steel. Soldagem & Inspecao , v. 23, p. 460-473, 2018.

  • COLOMBO, TIAGO C.A. ; BRITO, ALBERTO M.G. ; SCHAEFFER, LIRIO . Numerical Simulation of Thermomechanical Processes Coupled with Microstructure Evolution. Computing in Science & Engineering (Print) , v. 16, p. 10-15, 2014.

  • Polozine, A. ; COLOMBO, T. C. A. ; Schaeffer, L. . Termoeletricidade de Seebeck aplicada no forjamento a quente. Forge , v. 10, p. 40-41-41, 2013.

  • ZOTTIS, J. ; FREITAS, L.M. ; SOARES, C. A. T. ; SOUZA, T. F. ; COLOMBO, T. C. A. ; ROCHA, A. S. . Influência do ângulo e do coeficiente de atrito nas tensões residuais geradas na trefilação de barras de aço AISI 1045. Estudos Tecnológicos (Online) , v. 9, p. 54-62, 2013.

  • COLOMBO, T. C. A. ; Schaeffer, L. . Aspectos de ensaios mecânicos para obtenção de curvas de escoamento. Ferramental (Curitiba) , v. 7, p. 29-34, 2012.

  • COLOMBO, T. C. A. ; Margutti, D. M. ; GOMES, T. S. ; Schaeffer, L. . Estudo dos efeitos de diferentes geometrias de matrizes e metodologias de processo no forjamento em matriz aberta de lingotes. Forge , v. 08, p. 36-41, 2012.

  • COLOMBO, T. C. A. ; Schaeffer, L. . Simulação de processos de conformação mecânica com previsão de microestrutura. Ferramental (Curitiba) , v. 7, p. 32-36, 2012.

  • GOMES, T. S. ; LIMA, D. R. S. ; Medeiros, G. ; COLOMBO, T. C. A. ; Schaeffer, L. . Analise através da simulação computacional na produção de rolamento interno de junta homocinética.. Forge , v. 08, p. 42-46, 2012.

  • COLOMBO, T. C. A. ; MONTENEGRO, P. ; BORILLE, A. V. ; SAKURAMOTO, C. Y. ; FARIA, A. R. . Mechanical Properties and Formability of a Fe-Mn-C-Al-Si TWIP Steel. In: 7th International Sheet Metal Forming Conference - 37th Senafor, 2017, Porto Alegre. Proceedings of the 37th Senafor, 2017.

  • COLOMBO, TIAGO C.A. ; SENA, F. ; FARIA, J. J. R. ; FARIA, A. R. . Analysis of the effect of spot welding current on the mechanical behavior and failure modes of automotive steel sheets. In: 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2017, Curitiba. Proceedings of the 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2017.

  • COLOMBO, TIAGO C.A. ; SANTOS, G. J. ; BRAGA, V. ; RODRIGUES JUNIOR, L.F. ; FARIA, A. R. . The effect of welding current on mechanical behavior of resistance-spot welded TWIP steel joints. In: 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2017, Curitiba. Proceedings of the 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2017.

  • AGUZZOLI COLOMBO, T. ; SAKURAMOTO, C. Y. ; BORILLE, A. V. ; PRADO, M. B. ; SCHAEFFER, L. ; FARIA, A. R. . TRIP and TWIP Steel Sheets: Review of Metallurgy and Properties. In: 36° Senafor, 2016, Porto Alegre. Anais do 6° Conferência Internacional de Conformação de Chapas - 36° Senafor, 2016.

  • COLOMBO, T. C. A. ; BRITO, A. M. G. ; Schaeffer, L. . Numerical Simulation of Thermomechanical Processes Coupled with Microstructure Evolution. In: 15° Conferência Internacional de Forjamento (33° Senafor), 2013, Porto Alegre. 33° Senafor - Anais da 17° Conferência Internacional de Forjamento, 2013.

  • COLOMBO, T. C. A. ; MOTTA, C. A. ; SOUZA, J. ; Ferrandini, P. ; Schaeffer, L. ; MARTINS, V. . Failure Analysis of an Extensor in a Mechanical Press for Metal Power Compression: A Case Study. In: 67° Congresso ABM Internacional, 2012, Rio de Janeiro. Anais do 67° Congresso Internacional da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), 2012.

  • COLOMBO, T. C. A. ; MARTINS, V. ; SOUZA, T. F. ; SOARES, C. A. T. ; Schaeffer, L. . Simulation of Microstructure Evolution During Hot Working. In: 67° Congresso ABM Internacional, 2012, Rio de Janeiro. Anais do 67° Congresso Internacional da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), 2012.

  • SOARES, C. A. T. ; SOUZA, T. F. ; ZOTTIS, J. ; COLOMBO, T. C. A. ; ROCHA, A. S. . Study of the influence of anisotropy on the residual stresses generated in the wire drawing process of an AISI 1040 steel. In: 67° Congresso Internacional Anual da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), 2012, Rio de Janeiro. Anais do 67° Congresso Anual da ABM, 2012. p. 1341-1350.

  • Schäfer, D. ; Medeiros, G. ; COLOMBO, T. C. A. ; Hirt, G. ; Schaeffer, L. . Parametric Modelling of Complex Open Die Forging Processes. In: 15° Conferência Internacional de Forjamento - Brasil, 2011, Porto Alegre. 31° Senafor - Anais da 15° Conferência Internacional de Forjamento - Brasil. Porto Alegre: Ed. Forma Diagramação, 2011. p. 130-140.

  • COLOMBO, T. C. A. ; Margutti, D. M. ; Schaeffer, L. . Estudo dos efeitos de diferentes geometrias de matrizes no forjamento em matriz aberta. In: 15° Conferência Internacional de Forjamento - Brasil, 2011, Porto Alegre. 31° Senafor - Anais da 15° Conferência Internacional de Forjamento - Brasil. Porto Alegre: Ed. Forma Diagramação, 2011.

  • COLOMBO, T. C. A. ; GRISA, A. ; PEZZIN, A. P. T. ; BRANDALISE, R. N. ; ZATTERA, A. J. . Thermal and Mechanical Properties of Composites Polyhydrohybutyrate-co-valerate reinforced with cellulose fibers. In: XII International Macromolecular Colloquium and the 7th International Symposium on Natural Polymers and Composites, 2010, Gramado. XII International Macromolecular Colloquium and 7th ISNaPoL. São Carlos: ABPol, 2010.

  • MICHELON, M. D. O. ; COLOMBO, T. C. A. ; SANTOS, L. A. . Finite Element Analysis of Total HIP Replacement Prosthesis. In: 7º Congresso Latino-Americano de Órgãos Artificiais e Biomateriais, 2012, Natal - RN. Anais do 7º Congresso Latino-Americano de Órgãos Artificiais e Biomateriais, 2012.

  • COLOMBO, T. C. A. ; MICHELON, M. D. O. ; BALBINOT, E. . Próteses de Fêmur Confeccionadas em Polímero Poli-Éter-Éter-Cetona (PEEK). In: XVIII Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS, 2010, Caxias do Sul., 2010, Caxias do SUl - RS. XVIII Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS, 2010, Caxias do Sul., 2010.

  • Schäfer, D. ; Medeiros, G. ; COLOMBO, T. C. A. ; Hirt, G. ; Schaeffer, L. . Parametric Modelling of Complex Open Die Forging Processes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Schaeffer, L. ; BRITO, A. M. G. ; COLOMBO, T. C. A. ; Medeiros, G. ; GOMES, T. S. . Desenvolvimento de produtos forjados para aplicação na indústria da construção civil, assistido por simulação numérica computacional. 2012.

Schaeffer, L. ; COLOMBO, T. C. A. . Simulação Numérica Aplicada à Conformação Mecânica. 2013. .

Schaeffer, L. ; COLOMBO, T. C. A. . Cálculos aplicados ao Forjamento em Matriz Fechada. 2012. .

Schaeffer, L. ; COLOMBO, T. C. A. . Simulação Numérica Aplicada à Conformação Mecânica. 2012. .

COLOMBO, T. C. A. . Curso de Aperfeiçoamento em Informática: Hardware e Software. 2007. .

COLOMBO, T. C. A. . Informática: Software e Hardware. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COLOMBO, T. C. A. . Curso de Aperfeiçoamento em Informática: Hardware e Software. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Informática).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Evolução microestrutural de aços de plasticidade induzida por maclação (TWIP) durante processo de soldagem., Descrição: Aços Avançados de Alta Resistência para aplicações automotivas tem o potencial de redução de peso de carrocerias ao mesmo tempo em que possibilitam uma maior absorção de energia em eventos de colisão, contribuindo para o aumento de segurança aos passageiros. Esta versatilidade de propriedades deve-se à rica composição química e tratamentos termomecânicos empregados a estes aços.No entanto, os processos de união de componentes automotivos na carroceria provocam alterações microestruturais que podem acarretar em modificações significativas nas características metalúrgicas destes aços, comprometendo o desempenho mecânico dos mesmos. Este projeto de pesquisa visa investigar os efeitos dos ciclos térmicos associados aos processos de soldagem utilizados na indústria automobilística na microestrutura metalúrgica de aços de plasticidade induzida por maclação (aços TWIP) e consequentemente no desempenho mecânico para carregamentos quase-estáticos e dinâmicos utilizando esta classe de aços.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Faria - Coordenador / Anderson Vicente Borille - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Resistance Spot Welding of Advanced High Strength Steels, Descrição: Este projeto busca o entendimento das correlações entre processos de soldagem, microestrutura metalúrgica e desempenho mecânico de juntas soldadas utilizando Aços Avançados de Alta Resistência (AHSS, do inglês Advanced High-Strength Steels). O foco deste projeto de pesquisa é a definição de estratégias de soldagem que permitam a otimização do desempenho mecânico pós-soldagem destes materiais, permitindo a incorporação segura dos mesmos em carrocerias automotivas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Fábio Sena - Integrante / Alfredo Rocha de Faria - Coordenador / Anderson Vicente Borille - Integrante / Weslley Poleto - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2011 - 2012

    Otimização de processos de conformação a quente através de modelos numéricos, com previsão de microestrutura metalúrgica., Descrição: Este projeto visa desenvolver um modelo numérico para previsão de evolução de microestrutura durante o processo de forjamento em matriz aberta para a fabricação de componentes de grande porte. O modelo de simulação deve ter a capacidade de prever a microestrutura resultante dos processos dinâmicos de recristalização associados à etapa de conformação a quente, de modo a possibilitar a otimização de processos de conformação visando a adequação de microestrutura e consequente aumento de performance mecânica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Gianpaulo Alves Medeiros - Integrante / Tiago de Sá Gomes - Integrante / Lirio Schaeffer - Coordenador / ALBERTO M G BRITO - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Proposição de Design de Prótese de Fêmur Confeccionada em Polímero Poli-Éter-Éter-Cetona (PEEK), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Marcelo Dall'Onder Michelon - Integrante / Luis Alberto dos Santos - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Cooperação.

  • 2008 - 2010

    Caracterização mecânica, térmica e de biodegradação de compósito de matriz polimérica biodegradável reforçada com fibras de celulose, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ademir José Zattera em 03/12/2015., Descrição: Levantamento de propriedades mecânicas, térmicas e estudo de biodegradação ambiental de compósitos de matriz PHBV reforçados com fibras de celulose. Investigação das influências do teor de fibras de celulose nas propriedades mecânicas e térmicas dos compósitos e na velocidade de biodegradação dos mesmos quando submetidos a condições controladas de degradação ambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Ana Grisa - Integrante / Ademir Zattera - Coordenador / Rosmary Nichele Brandalise - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2007 - 2009

    Preparação e caracterização de nanomisturas poliméricas processadas por moagem de alta energia, Descrição: A maior parte dos pares polímero-polímero apresentam imiscibilidade, e os métodos usuais de processamento de polímeros favorecem o aparecimento de morfologias irregulares e grosseiras. Por isso, novas estratégias de processamento têm sido desenvolvidas para promover um alto grau de mistura em misturas poliméricas. O objetivo deste projeto é processar e caracterizar misturas poliméricas à base de polímeros fluorados, variando os seguintes parâmetros de processo, para verificar sua influência na constituição final dos pós nas propriedades finais da mistura. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Coordenador / Estevão Freire - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2010 - Atual

    Iniciativa Brasil-Alemanha para Pesquisa Colaborativa em Tecnologia de Manufatura - BRAGECRIM., Descrição: Desenvolvimento de processo de conformação mecânica para a produção de eixos vazados de grande porte para aplicação em aerogeradores de energia, auxiliado por simulação numérica computacional com previsão de microestrutura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Lirio Schaeffer - Coordenador / Antônio Moreira Guerreiro Brito - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Deutsche Forschungsgemeinschaft - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6

  • 2010 - Atual

    Iniciativa Brasil-Alemanha para Pesquisa Colaborativa em Tecnologia de Manufatura - BRAGECRIM., Descrição: Desenvolvimento de processo de conformação mecânica para a produção de eixos vazados de grande porte para aplicação em aerogeradores de energia, auxiliado por simulação numérica computacional com previsão de microestrutura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Lirio Schaeffer - Coordenador / Antônio Moreira Guerreiro Brito - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Deutsche Forschungsgemeinschaft - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6

  • 2010 - Atual

    Iniciativa Brasil-Alemanha para Pesquisa Colaborativa em Tecnologia de Manufatura - BRAGECRIM., Descrição: Desenvolvimento de processo de conformação mecânica para a produção de eixos vazados de grande porte para aplicação em aerogeradores de energia, auxiliado por simulação numérica computacional com previsão de microestrutura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Lirio Schaeffer - Coordenador / Antônio Moreira Guerreiro Brito - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Deutsche Forschungsgemeinschaft - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6

  • 2010 - Atual

    Iniciativa Brasil-Alemanha para Pesquisa Colaborativa em Tecnologia de Manufatura - BRAGECRIM., Descrição: Desenvolvimento de processo de conformação mecânica para a produção de eixos vazados de grande porte para aplicação em aerogeradores de energia, auxiliado por simulação numérica computacional com previsão de microestrutura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Lirio Schaeffer - Coordenador / Antônio Moreira Guerreiro Brito - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Deutsche Forschungsgemeinschaft - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 6

  • 2015 - Atual

    Otimização de estruturas automotivas unidas pelo processo de soldagem a ponto por resistência (RSW -Resistance Spot Welding), Descrição: Este projeto visa a o aumento da segurança de estruturas automotivas através da otimização do processo de Soldagem a Ponto por Resistência, buscando juntas soldadas que apresentem comportamento mecânico otimizado e maior capacidade de absorção de energia durante testes de impacto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Faria - Coordenador / Renan Padovani - Integrante / Fábio Sena - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Modelagem e predição de modos de falha de pontos de solda - fase 2, Descrição: Projeto em parceria com a fabricante de automóveis General Motors do Brasil, com foco na união de chapas metálicas por pontos de solda. Este projeto tem por objetivo avaliar o processo de soldagem a ponto por resistência, bem como a qualidade de solda e seus modos de falha. Além da modelagem, são realizados ensaios de tração, compressão e estiramento em corpos de prova e estudos sobre a influência do processo de estampagem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Faria - Coordenador / Renan Padovani - Integrante / Fábio Sena - Integrante / Anderson Vicente Borille - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Estudo da aplicação de aços TWIP (twinning induced plasticity) em chapas estampadas, Descrição: Projeto em parceria com a fabricante de automóveis General Motors do Brasil. O objetivo deste projeto é analisar a viabilidade da utilização de novas ligas de aço para a fabricação de carrocerias automotivas, através de ensaios de corpos de prova e comparação das características físicas, estampabilidade, elasticidade e resistência à falha. O aço TWIP apresenta características físicas interessantes de maior resistência à tração, permitindo a redução de peso da estrutura do automóvel, o que acarretaria em maior eficiência energética.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Coordenador / Alfredo Rocha de Faria - Integrante / Paula Montenegro - Integrante / Anderson Vicente Borille - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Iniciativa Brasil-Alemanha para Pesquisa Colaborativa em Tecnologia de Manufatura - BRAGECRIM., Descrição: Desenvolvimento de processo de conformação mecânica para a produção de eixos vazados de grande porte para aplicação em aerogeradores de energia, auxiliado por simulação numérica computacional com previsão de microestrutura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Lirio Schaeffer - Coordenador / Antônio Moreira Guerreiro Brito - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Deutsche Forschungsgemeinschaft - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6

  • 2016 - Atual

    Estudo da qualidade e desempenho de juntas soldadas utilizando Aços Avançados de Alta Resistência, Descrição: O comportamento mecânico de uma junta soldada pelo processo de soldagem a ponto por resistência é fortemente dependente dos parâmetros utilizados no processo. Além das não-linearidades associadas a processos de soldagem, a utilização de Aços Avançados de Alta Resistência (AHSS) traz desafios em termos de processabilidade devido às características metalúrgicas e de composição química consideravelmente mais complexas, tornando estreita a janela de processabilidade destes materiais seja estreita. Portanto, torna-se imprescindível o desenvolvimento experimental para determinação da influência de parâmetros de processo de soldagem a ponto por resistência nas características mecânicas das juntas soldadas utilizando aços AHSS, permitindo definir a janela ótima de processamento que forneça juntas de maior qualidade e segurança. Dentro deste aspecto, este projeto tem o objetivo de investigar o efeito de parâmetros de processo de soldagem na resistência mecânica e qualidade dos pontos de solda utilizando aços AHSS, delineando a janela ótima de processamento para estes tipos de materiais. Este projeto é desenvolvido em conjunto com a fabricante General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Faria - Coordenador / Anderson Vicente Borille - Integrante / Carlos Yuji Sakuramoto - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Previsão de natureza, estado e intensidade de tensões residuais provenientes da cadeia de manufatura automotiva, Descrição: Tensões residuais em componentes automotivos são originadas ao longo do processo de manufatura dos componentes, subconjuntos e conjuntos. As tensões geradas ao longo dos processos de manufatura são cumulativas e impactam sobre maneira a vida útil dos componentes provocando a falha prematura, podendo acarretar problemas quanto à segurança. Os processos de manufatura envolvem uma série de forças externas, que por sua vez geram tensões residuais cumulativas, inviáveis de serem previstas de forma analítica devido às não-linearidades envolvidas, tais como heterogeneidades de deformações plásticas durante a etapa de estampagem, alterações volumétricas associadas aos ciclos de dilatação e contração e às transformações de fases metalúrgicas durante a etapa de soldagem, entre inúmeras outras. Portanto, este projeto visa o desenvolvimento de métodos computacionais que permitam estimar de forma confiável o nível, a natureza e o perfil de tensões residuais em componentes automotivos, levando em consideração os efeitos de cada etapa realizada ao longo de toda a cadeia de manufatura do produto. Este projeto é desenvolvido em parceria com a fabricante de veículos General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Rocha de Faria - Integrante / Anderson Vicente Borille - Coordenador / Carlos Yuji Sakuramoto - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Modelagem e predição de modos de falha de pontos de solda - fase 2, Descrição: Projeto em parceria com a fabricante de automóveis General Motors do Brasil, com foco na união de chapas metálicas por pontos de solda. Este projeto tem por objetivo avaliar o processo de soldagem a ponto por resistência, bem como a qualidade de solda e seus modos de falha. Além da modelagem, são realizados ensaios de tração, compressão e estiramento em corpos de prova e estudos sobre a influência do processo de estampagem. Este projeto é desenvolvido em conjunto com a fabricante General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Faria - Coordenador / Renan Padovani - Integrante / Fábio Sena - Integrante / Anderson Vicente Borille - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Estudo da aplicação de aços TWIP (twinning induced plasticity) em chapas estampadas, Descrição: Projeto em parceria com a fabricante de automóveis General Motors do Brasil. O objetivo deste projeto é analisar a viabilidade da utilização de novas ligas de aço para a fabricação de carrocerias automotivas, através de ensaios de corpos de prova e comparação das características físicas, estampabilidade, elasticidade e resistência à falha. O aço TWIP apresenta características físicas interessantes de maior resistência à tração, permitindo a redução de peso da estrutura do automóvel, o que acarretaria em maior eficiência energética. Este projeto é desenvolvido em conjunto com a fabricante General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Rocha de Faria - Coordenador / Paula Montenegro - Integrante / Anderson Vicente Borille - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Otimização de estruturas automotivas unidas pelo processo de soldagem a ponto por resistência (RSW -Resistance Spot Welding), Descrição: Este projeto visa a o aumento da segurança de estruturas automotivas através da otimização do processo de Soldagem a Ponto por Resistência, buscando juntas soldadas que apresentem comportamento mecânico otimizado e maior capacidade de absorção de energia durante testes de impacto. Este projeto é desenvolvido em conjunto com a fabricante General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Faria - Coordenador / Renan Padovani - Integrante / Fábio Sena - Integrante.

  • 2013 - 2013

    Desenvolvimento de modelo numérico para previsão de escoamento plástico de aços no processo de forjamento em matriz fechada para fabricação de brocas de grande porte, Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento e validação de um modelo numérico para análise e otimização de processo de forjamento a quente em matriz fechada para a fabricação de brocas de grande porte utilizadas na construção civil. Neste estudo, serão analisadas e reavaliadas todas as etapas de fabricação do produto, desde detalhamentos dimensionais do mesmo até fabricação de matrizes, de modo a otimizar o produto final no que diz respeito a preenchimento de cavidades, redução de rebarbas e de esforços para conformação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Gianpaulo Alves Medeiros - Integrante / Tiago de Sá Gomes - Integrante / BRITO, ALBERTO M.G. - Integrante / Lirio Schaeffer - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Iniciativa Brasil-Alemanha para Pesquisa Colaborativa em Tecnologia de Manufatura - BRAGECRIM., Descrição: Desenvolvimento de processo de conformação mecânica para a produção de eixos vazados de grande porte para aplicação em aerogeradores de energia, auxiliado por simulação numérica computacional com previsão de microestrutura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Lirio Schaeffer - Coordenador / Antônio Moreira Guerreiro Brito - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Deutsche Forschungsgemeinschaft - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 6

  • 2017 - Atual

    BIW Structural Monitoring, Descrição: Este projeto tem como objetivo o desafiador e inovador monitoramento estrutural ao longo de toda a cadeia de manufatura de uma carroceria automotiva, incluindo as etapas críticas de pintura e posterior secagem da mesma. Os resultados esperados permitirão conhecer os fenômenos estruturais associados ao surgimento de imperfeições presentes em estruturas automotivas, através do desenvolvimento de uma metodologia para medição e monitoramento de campos de deformação presentes ao longo do processo de manufatura de carrocerias automotivas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Coordenador / Alfredo Rocha de Faria - Integrante / Anderson Vicente Borille - Integrante / José Jeronimo R. Faria - Integrante / Hermann L. Lebkuchen - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Estudo da qualidade e desempenho de juntas soldadas utilizando Aços Avançados de Alta Resistência, Descrição: O comportamento mecânico de uma junta soldada pelo processo de soldagem a ponto por resistência é fortemente dependente dos parâmetros utilizados no processo. Além das não-linearidades associadas a processos de soldagem, a utilização de Aços Avançados de Alta Resistência (AHSS) traz desafios em termos de processabilidade devido às características metalúrgicas e de composição química consideravelmente mais complexas, tornando estreita a janela de processabilidade destes materiais seja estreita. Portanto, torna-se imprescindível o desenvolvimento experimental para determinação da influência de parâmetros de processo de soldagem a ponto por resistência nas características mecânicas das juntas soldadas utilizando aços AHSS, permitindo definir a janela ótima de processamento que forneça juntas de maior qualidade e segurança. Dentro deste aspecto, este projeto tem o objetivo de investigar o efeito de parâmetros de processo de soldagem na resistência mecânica e qualidade dos pontos de solda utilizando aços AHSS, delineando a janela ótima de processamento para estes tipos de materiais. Este projeto é desenvolvido em conjunto com a fabricante General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Faria - Coordenador / Anderson Vicente Borille - Integrante / Carlos Yuji Sakuramoto - Integrante.

  • 2016 - Atual

    New Washer Concept Manufacturing Processes, Descrição: A indústria automotiva foi marcada nos últimos anos pelo estabelecimento de regimes regulatórios de rígido controle sobre a emissão de poluentes. Simultaneamente, sob a perspectiva do desenvolvimento de novas tecnologias e da crescente concorrência internacional, o mercado consumidor nacional exige veículos com evolução técnica nos atributos dinâmicos. Entre eles, enquadram-se durabilidade, desempenho dinâmico, consumo de combustível e níveis de ruído. Em um contexto em que o sistema motopropulsor (powertrain) é o agente de maior contribuição, dois componentes exercem funções vitais a esses atributos. Sobre os componentes do sistema de powertrain, como no caso de engrenagens, válvulas, sedes e até mesmo arruelas, um elevado esforço de engenharia tem sido investido em soluções alternativas para os convencionais processos de fabricação. A explicação recai sobre a forte influência que as características induzidas pela manufatura exercem sobre os requisitos funcionais. Este projeto tem o objetivo de implantação de uma bancada de teste de arruelas do sistema de transmissão automotivo, com avaliação de desgaste e atrito gerado por diferentes tratamentos das superfícies.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Coordenador / Anderson Vicente Borille - Integrante / Pedro Teruel - Integrante / Artur Cantisano - Integrante / Kalvin Sanches - Integrante / André L. R. de Oliveira - Integrante / Rafael Mundim - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Previsão de natureza, estado e intensidade de tensões residuais provenientes da cadeia de manufatura automotiva, Descrição: Tensões residuais em componentes automotivos são originadas ao longo do processo de manufatura dos componentes, subconjuntos e conjuntos. As tensões geradas ao longo dos processos de manufatura são cumulativas e impactam sobre maneira a vida útil dos componentes provocando a falha prematura, podendo acarretar problemas quanto à segurança. Os processos de manufatura envolvem uma série de forças externas, que por sua vez geram tensões residuais cumulativas, inviáveis de serem previstas de forma analítica devido às não-linearidades envolvidas, tais como heterogeneidades de deformações plásticas durante a etapa de estampagem, alterações volumétricas associadas aos ciclos de dilatação e contração e às transformações de fases metalúrgicas durante a etapa de soldagem, entre inúmeras outras. Portanto, este projeto visa o desenvolvimento de métodos computacionais que permitam estimar de forma confiável o nível, a natureza e o perfil de tensões residuais em componentes automotivos, levando em consideração os efeitos de cada etapa realizada ao longo de toda a cadeia de manufatura do produto. Este projeto é desenvolvido em parceria com a fabricante de veículos General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Rocha de Faria - Integrante / Anderson Vicente Borille - Coordenador / Carlos Yuji Sakuramoto - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Manufatura aditiva, Descrição: Avaliar de forma exploratória, através de um projeto cooperativo entre os grupos CCM (do ITA), LAPROSOLDA (da UFU) e General Motors do Brasil, a potencialidade do uso de Manufatura Aditiva por Soldagem a Arco (MASA) para fabricação de pré-forma para uso em ferramentas de estampo de ferro fundido.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Coordenador / Anderson Vicente Borille - Integrante / Rafael Mundim - Integrante / Augusto Dttmann - Integrante / Leandro João da Silva - Integrante.

  • 2016 - Atual

    New Concept of Valve Guide Steam Treated Manufacturing Process, Descrição: Guias de válvulas são elementos essenciais na eficiência de motores de combustão interna. Elas são responsáveis por manter o alinhamento das válvulas, o que promove a abertura e fechamento controlado da câmara de combustão. São, geralmente, fabricadas em material diferente do material do cabeçote do motor, sendo obtidas através de operações de usinagem. Este projeto tem o objetivo de avaliar de forma exploratória a potencialidade de substituição do material atualmente utilizado para confecção de guias de válvulas, utilizando processos avaliativos de usinabilidade de diferentes materiais e comparando ao material atualmente utilizado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Coordenador / Anderson Vicente Borille - Integrante / Natália Dávila - Integrante / Rafael Mundim - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Otimização de estruturas automotivas unidas pelo processo de soldagem a ponto por resistência (RSW -Resistance Spot Welding), Descrição: Este projeto visa a o aumento da segurança de estruturas automotivas através da otimização do processo de Soldagem a Ponto por Resistência, buscando juntas soldadas que apresentem comportamento mecânico otimizado e maior capacidade de absorção de energia durante testes de impacto. Este projeto é desenvolvido em conjunto com a fabricante General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Faria - Coordenador / Renan Padovani - Integrante / Fábio Sena - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Estudo da aplicação de aços TWIP (twinning induced plasticity) em chapas estampadas, Descrição: Projeto em parceria com a fabricante de automóveis General Motors do Brasil. O objetivo deste projeto é analisar a viabilidade da utilização de novas ligas de aço para a fabricação de carrocerias automotivas, através de ensaios de corpos de prova e comparação das características físicas, estampabilidade, elasticidade e resistência à falha. O aço TWIP apresenta características físicas interessantes de maior resistência à tração, permitindo a redução de peso da estrutura do automóvel, o que acarretaria em maior eficiência energética. Este projeto é desenvolvido em conjunto com a fabricante General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Rocha de Faria - Coordenador / Paula Montenegro - Integrante / Anderson Vicente Borille - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Modelagem e predição de modos de falha de pontos de solda - fase 2, Descrição: Projeto em parceria com a fabricante de automóveis General Motors do Brasil, com foco na união de chapas metálicas por pontos de solda. Este projeto tem por objetivo avaliar o processo de soldagem a ponto por resistência, bem como a qualidade de solda e seus modos de falha. Além da modelagem, são realizados ensaios de tração, compressão e estiramento em corpos de prova e estudos sobre a influência do processo de estampagem. Este projeto é desenvolvido em conjunto com a fabricante General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Faria - Coordenador / Renan Padovani - Integrante / Fábio Sena - Integrante / Anderson Vicente Borille - Integrante.

  • 2013 - 2013

    Desenvolvimento de modelo numérico para previsão de escoamento plástico de aços no processo de forjamento em matriz fechada para fabricação de brocas de grande porte, Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento e validação de um modelo numérico para análise e otimização de processo de forjamento a quente em matriz fechada para a fabricação de brocas de grande porte utilizadas na construção civil. Neste estudo, serão analisadas e reavaliadas todas as etapas de fabricação do produto, desde detalhamentos dimensionais do mesmo até fabricação de matrizes, de modo a otimizar o produto final no que diz respeito a preenchimento de cavidades, redução de rebarbas e de esforços para conformação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Gianpaulo Alves Medeiros - Integrante / Tiago de Sá Gomes - Integrante / BRITO, ALBERTO M.G. - Integrante / Lirio Schaeffer - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Iniciativa Brasil-Alemanha para Pesquisa Colaborativa em Tecnologia de Manufatura - BRAGECRIM., Descrição: Desenvolvimento de processo de conformação mecânica para a produção de eixos vazados de grande porte para aplicação em aerogeradores de energia, auxiliado por simulação numérica computacional com previsão de microestrutura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Lirio Schaeffer - Coordenador / Antônio Moreira Guerreiro Brito - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Deutsche Forschungsgemeinschaft - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 6

  • 2017 - Atual

    BIW Structural Monitoring, Descrição: Este projeto tem como objetivo o desafiador e inovador monitoramento estrutural ao longo de toda a cadeia de manufatura de uma carroceria automotiva, incluindo as etapas críticas de pintura e posterior secagem da mesma. Os resultados esperados permitirão conhecer os fenômenos estruturais associados ao surgimento de imperfeições presentes em estruturas automotivas, através do desenvolvimento de uma metodologia para medição e monitoramento de campos de deformação presentes ao longo do processo de manufatura de carrocerias automotivas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Coordenador / Alfredo Rocha de Faria - Integrante / Anderson Vicente Borille - Integrante / José Jeronimo R. Faria - Integrante / Hermann L. Lebkuchen - Integrante.

  • 2016 - Atual

    New Concept of Valve Guide Steam Treated Manufacturing Process, Descrição: Guias de válvulas são elementos essenciais na eficiência de motores de combustão interna. Elas são responsáveis por manter o alinhamento das válvulas, o que promove a abertura e fechamento controlado da câmara de combustão. São, geralmente, fabricadas em material diferente do material do cabeçote do motor, sendo obtidas através de operações de usinagem. Este projeto tem o objetivo de avaliar de forma exploratória a potencialidade de substituição do material atualmente utilizado para confecção de guias de válvulas, utilizando processos avaliativos de usinabilidade de diferentes materiais e comparando ao material atualmente utilizado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Coordenador / Anderson Vicente Borille - Integrante / Natália Dávila - Integrante / Rafael Mundim - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Estudo da qualidade e desempenho de juntas soldadas utilizando Aços Avançados de Alta Resistência, Descrição: O comportamento mecânico de uma junta soldada pelo processo de soldagem a ponto por resistência é fortemente dependente dos parâmetros utilizados no processo. Além das não-linearidades associadas a processos de soldagem, a utilização de Aços Avançados de Alta Resistência (AHSS) traz desafios em termos de processabilidade devido às características metalúrgicas e de composição química consideravelmente mais complexas, tornando estreita a janela de processabilidade destes materiais seja estreita. Portanto, torna-se imprescindível o desenvolvimento experimental para determinação da influência de parâmetros de processo de soldagem a ponto por resistência nas características mecânicas das juntas soldadas utilizando aços AHSS, permitindo definir a janela ótima de processamento que forneça juntas de maior qualidade e segurança. Dentro deste aspecto, este projeto tem o objetivo de investigar o efeito de parâmetros de processo de soldagem na resistência mecânica e qualidade dos pontos de solda utilizando aços AHSS, delineando a janela ótima de processamento para estes tipos de materiais. Este projeto é desenvolvido em conjunto com a fabricante General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Faria - Coordenador / Anderson Vicente Borille - Integrante / Carlos Yuji Sakuramoto - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Previsão de natureza, estado e intensidade de tensões residuais provenientes da cadeia de manufatura automotiva, Descrição: Tensões residuais em componentes automotivos são originadas ao longo do processo de manufatura dos componentes, subconjuntos e conjuntos. As tensões geradas ao longo dos processos de manufatura são cumulativas e impactam sobre maneira a vida útil dos componentes provocando a falha prematura, podendo acarretar problemas quanto à segurança. Os processos de manufatura envolvem uma série de forças externas, que por sua vez geram tensões residuais cumulativas, inviáveis de serem previstas de forma analítica devido às não-linearidades envolvidas, tais como heterogeneidades de deformações plásticas durante a etapa de estampagem, alterações volumétricas associadas aos ciclos de dilatação e contração e às transformações de fases metalúrgicas durante a etapa de soldagem, entre inúmeras outras. Portanto, este projeto visa o desenvolvimento de métodos computacionais que permitam estimar de forma confiável o nível, a natureza e o perfil de tensões residuais em componentes automotivos, levando em consideração os efeitos de cada etapa realizada ao longo de toda a cadeia de manufatura do produto. Este projeto é desenvolvido em parceria com a fabricante de veículos General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Rocha de Faria - Integrante / Anderson Vicente Borille - Coordenador / Carlos Yuji Sakuramoto - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Manufatura aditiva, Descrição: Avaliar de forma exploratória, através de um projeto cooperativo entre os grupos CCM (do ITA), LAPROSOLDA (da UFU) e General Motors do Brasil, a potencialidade do uso de Manufatura Aditiva por Soldagem a Arco (MASA) para fabricação de pré-forma para uso em ferramentas de estampo de ferro fundido.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Coordenador / Anderson Vicente Borille - Integrante / Rafael Mundim - Integrante / Augusto Dttmann - Integrante / Leandro João da Silva - Integrante.

  • 2016 - Atual

    New Washer Concept Manufacturing Processes, Descrição: A indústria automotiva foi marcada nos últimos anos pelo estabelecimento de regimes regulatórios de rígido controle sobre a emissão de poluentes. Simultaneamente, sob a perspectiva do desenvolvimento de novas tecnologias e da crescente concorrência internacional, o mercado consumidor nacional exige veículos com evolução técnica nos atributos dinâmicos. Entre eles, enquadram-se durabilidade, desempenho dinâmico, consumo de combustível e níveis de ruído. Em um contexto em que o sistema motopropulsor (powertrain) é o agente de maior contribuição, dois componentes exercem funções vitais a esses atributos. Sobre os componentes do sistema de powertrain, como no caso de engrenagens, válvulas, sedes e até mesmo arruelas, um elevado esforço de engenharia tem sido investido em soluções alternativas para os convencionais processos de fabricação. A explicação recai sobre a forte influência que as características induzidas pela manufatura exercem sobre os requisitos funcionais. Este projeto tem o objetivo de implantação de uma bancada de teste de arruelas do sistema de transmissão automotivo, com avaliação de desgaste e atrito gerado por diferentes tratamentos das superfícies.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Coordenador / Anderson Vicente Borille - Integrante / Pedro Teruel - Integrante / Artur Cantisano - Integrante / Kalvin Sanches - Integrante / André L. R. de Oliveira - Integrante / Rafael Mundim - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Otimização de estruturas automotivas unidas pelo processo de soldagem a ponto por resistência (RSW -Resistance Spot Welding), Descrição: Este projeto visa a o aumento da segurança de estruturas automotivas através da otimização do processo de Soldagem a Ponto por Resistência, buscando juntas soldadas que apresentem comportamento mecânico otimizado e maior capacidade de absorção de energia durante testes de impacto. Este projeto é desenvolvido em conjunto com a fabricante General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Faria - Coordenador / Renan Padovani - Integrante / Fábio Sena - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Estudo da aplicação de aços TWIP (twinning induced plasticity) em chapas estampadas, Descrição: Projeto em parceria com a fabricante de automóveis General Motors do Brasil. O objetivo deste projeto é analisar a viabilidade da utilização de novas ligas de aço para a fabricação de carrocerias automotivas, através de ensaios de corpos de prova e comparação das características físicas, estampabilidade, elasticidade e resistência à falha. O aço TWIP apresenta características físicas interessantes de maior resistência à tração, permitindo a redução de peso da estrutura do automóvel, o que acarretaria em maior eficiência energética. Este projeto é desenvolvido em conjunto com a fabricante General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Rocha de Faria - Coordenador / Paula Montenegro - Integrante / Anderson Vicente Borille - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Modelagem e predição de modos de falha de pontos de solda - fase 2, Descrição: Projeto em parceria com a fabricante de automóveis General Motors do Brasil, com foco na união de chapas metálicas por pontos de solda. Este projeto tem por objetivo avaliar o processo de soldagem a ponto por resistência, bem como a qualidade de solda e seus modos de falha. Além da modelagem, são realizados ensaios de tração, compressão e estiramento em corpos de prova e estudos sobre a influência do processo de estampagem. Este projeto é desenvolvido em conjunto com a fabricante General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Faria - Coordenador / Renan Padovani - Integrante / Fábio Sena - Integrante / Anderson Vicente Borille - Integrante.

  • 2013 - 2013

    Desenvolvimento de modelo numérico para previsão de escoamento plástico de aços no processo de forjamento em matriz fechada para fabricação de brocas de grande porte, Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento e validação de um modelo numérico para análise e otimização de processo de forjamento a quente em matriz fechada para a fabricação de brocas de grande porte utilizadas na construção civil. Neste estudo, serão analisadas e reavaliadas todas as etapas de fabricação do produto, desde detalhamentos dimensionais do mesmo até fabricação de matrizes, de modo a otimizar o produto final no que diz respeito a preenchimento de cavidades, redução de rebarbas e de esforços para conformação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Gianpaulo Alves Medeiros - Integrante / Tiago de Sá Gomes - Integrante / BRITO, ALBERTO M.G. - Integrante / Lirio Schaeffer - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Iniciativa Brasil-Alemanha para Pesquisa Colaborativa em Tecnologia de Manufatura - BRAGECRIM., Descrição: Desenvolvimento de processo de conformação mecânica para a produção de eixos vazados de grande porte para aplicação em aerogeradores de energia, auxiliado por simulação numérica computacional com previsão de microestrutura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Lirio Schaeffer - Coordenador / Antônio Moreira Guerreiro Brito - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Deutsche Forschungsgemeinschaft - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 6

  • 2017 - Atual

    BIW Structural Monitoring, Descrição: Este projeto tem como objetivo o desafiador e inovador monitoramento estrutural ao longo de toda a cadeia de manufatura de uma carroceria automotiva, incluindo as etapas críticas de pintura e posterior secagem da mesma. Os resultados esperados permitirão conhecer os fenômenos estruturais associados ao surgimento de imperfeições presentes em estruturas automotivas, através do desenvolvimento de uma metodologia para medição e monitoramento de campos de deformação presentes ao longo do processo de manufatura de carrocerias automotivas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Coordenador / Alfredo Rocha de Faria - Integrante / Anderson Vicente Borille - Integrante / José Jeronimo R. Faria - Integrante / Hermann L. Lebkuchen - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Estudo da qualidade e desempenho de juntas soldadas utilizando Aços Avançados de Alta Resistência, Descrição: O comportamento mecânico de uma junta soldada pelo processo de soldagem a ponto por resistência é fortemente dependente dos parâmetros utilizados no processo. Além das não-linearidades associadas a processos de soldagem, a utilização de Aços Avançados de Alta Resistência (AHSS) traz desafios em termos de processabilidade devido às características metalúrgicas e de composição química consideravelmente mais complexas, tornando estreita a janela de processabilidade destes materiais seja estreita. Portanto, torna-se imprescindível o desenvolvimento experimental para determinação da influência de parâmetros de processo de soldagem a ponto por resistência nas características mecânicas das juntas soldadas utilizando aços AHSS, permitindo definir a janela ótima de processamento que forneça juntas de maior qualidade e segurança. Dentro deste aspecto, este projeto tem o objetivo de investigar o efeito de parâmetros de processo de soldagem na resistência mecânica e qualidade dos pontos de solda utilizando aços AHSS, delineando a janela ótima de processamento para estes tipos de materiais. Este projeto é desenvolvido em conjunto com a fabricante General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Faria - Coordenador / Anderson Vicente Borille - Integrante / Carlos Yuji Sakuramoto - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Manufatura aditiva, Descrição: Avaliar de forma exploratória, através de um projeto cooperativo entre os grupos CCM (do ITA), LAPROSOLDA (da UFU) e General Motors do Brasil, a potencialidade do uso de Manufatura Aditiva por Soldagem a Arco (MASA) para fabricação de pré-forma para uso em ferramentas de estampo de ferro fundido.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Coordenador / Anderson Vicente Borille - Integrante / Rafael Mundim - Integrante / Augusto Dttmann - Integrante / Leandro João da Silva - Integrante.

  • 2016 - Atual

    New Washer Concept Manufacturing Processes, Descrição: A indústria automotiva foi marcada nos últimos anos pelo estabelecimento de regimes regulatórios de rígido controle sobre a emissão de poluentes. Simultaneamente, sob a perspectiva do desenvolvimento de novas tecnologias e da crescente concorrência internacional, o mercado consumidor nacional exige veículos com evolução técnica nos atributos dinâmicos. Entre eles, enquadram-se durabilidade, desempenho dinâmico, consumo de combustível e níveis de ruído. Em um contexto em que o sistema motopropulsor (powertrain) é o agente de maior contribuição, dois componentes exercem funções vitais a esses atributos. Sobre os componentes do sistema de powertrain, como no caso de engrenagens, válvulas, sedes e até mesmo arruelas, um elevado esforço de engenharia tem sido investido em soluções alternativas para os convencionais processos de fabricação. A explicação recai sobre a forte influência que as características induzidas pela manufatura exercem sobre os requisitos funcionais. Este projeto tem o objetivo de implantação de uma bancada de teste de arruelas do sistema de transmissão automotivo, com avaliação de desgaste e atrito gerado por diferentes tratamentos das superfícies.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Coordenador / Anderson Vicente Borille - Integrante / Pedro Teruel - Integrante / Artur Cantisano - Integrante / Kalvin Sanches - Integrante / André L. R. de Oliveira - Integrante / Rafael Mundim - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Previsão de natureza, estado e intensidade de tensões residuais provenientes da cadeia de manufatura automotiva, Descrição: Tensões residuais em componentes automotivos são originadas ao longo do processo de manufatura dos componentes, subconjuntos e conjuntos. As tensões geradas ao longo dos processos de manufatura são cumulativas e impactam sobre maneira a vida útil dos componentes provocando a falha prematura, podendo acarretar problemas quanto à segurança. Os processos de manufatura envolvem uma série de forças externas, que por sua vez geram tensões residuais cumulativas, inviáveis de serem previstas de forma analítica devido às não-linearidades envolvidas, tais como heterogeneidades de deformações plásticas durante a etapa de estampagem, alterações volumétricas associadas aos ciclos de dilatação e contração e às transformações de fases metalúrgicas durante a etapa de soldagem, entre inúmeras outras. Portanto, este projeto visa o desenvolvimento de métodos computacionais que permitam estimar de forma confiável o nível, a natureza e o perfil de tensões residuais em componentes automotivos, levando em consideração os efeitos de cada etapa realizada ao longo de toda a cadeia de manufatura do produto. Este projeto é desenvolvido em parceria com a fabricante de veículos General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Rocha de Faria - Integrante / Anderson Vicente Borille - Coordenador / Carlos Yuji Sakuramoto - Integrante.

  • 2016 - Atual

    New Concept of Valve Guide Steam Treated Manufacturing Process, Descrição: Guias de válvulas são elementos essenciais na eficiência de motores de combustão interna. Elas são responsáveis por manter o alinhamento das válvulas, o que promove a abertura e fechamento controlado da câmara de combustão. São, geralmente, fabricadas em material diferente do material do cabeçote do motor, sendo obtidas através de operações de usinagem. Este projeto tem o objetivo de avaliar de forma exploratória a potencialidade de substituição do material atualmente utilizado para confecção de guias de válvulas, utilizando processos avaliativos de usinabilidade de diferentes materiais e comparando ao material atualmente utilizado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Coordenador / Anderson Vicente Borille - Integrante / Natália Dávila - Integrante / Rafael Mundim - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Modelagem e predição de modos de falha de pontos de solda - fase 2, Descrição: Projeto em parceria com a fabricante de automóveis General Motors do Brasil, com foco na união de chapas metálicas por pontos de solda. Este projeto tem por objetivo avaliar o processo de soldagem a ponto por resistência, bem como a qualidade de solda e seus modos de falha. Além da modelagem, são realizados ensaios de tração, compressão e estiramento em corpos de prova e estudos sobre a influência do processo de estampagem. Este projeto é desenvolvido em conjunto com a fabricante General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Faria - Coordenador / Renan Padovani - Integrante / Fábio Sena - Integrante / Anderson Vicente Borille - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Estudo da aplicação de aços TWIP (twinning induced plasticity) em chapas estampadas, Descrição: Projeto em parceria com a fabricante de automóveis General Motors do Brasil. O objetivo deste projeto é analisar a viabilidade da utilização de novas ligas de aço para a fabricação de carrocerias automotivas, através de ensaios de corpos de prova e comparação das características físicas, estampabilidade, elasticidade e resistência à falha. O aço TWIP apresenta características físicas interessantes de maior resistência à tração, permitindo a redução de peso da estrutura do automóvel, o que acarretaria em maior eficiência energética. Este projeto é desenvolvido em conjunto com a fabricante General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Rocha de Faria - Coordenador / Paula Montenegro - Integrante / Anderson Vicente Borille - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Otimização de estruturas automotivas unidas pelo processo de soldagem a ponto por resistência (RSW -Resistance Spot Welding), Descrição: Este projeto visa a o aumento da segurança de estruturas automotivas através da otimização do processo de Soldagem a Ponto por Resistência, buscando juntas soldadas que apresentem comportamento mecânico otimizado e maior capacidade de absorção de energia durante testes de impacto. Este projeto é desenvolvido em conjunto com a fabricante General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Faria - Coordenador / Renan Padovani - Integrante / Fábio Sena - Integrante.

  • 2013 - 2013

    Desenvolvimento de modelo numérico para previsão de escoamento plástico de aços no processo de forjamento em matriz fechada para fabricação de brocas de grande porte, Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento e validação de um modelo numérico para análise e otimização de processo de forjamento a quente em matriz fechada para a fabricação de brocas de grande porte utilizadas na construção civil. Neste estudo, serão analisadas e reavaliadas todas as etapas de fabricação do produto, desde detalhamentos dimensionais do mesmo até fabricação de matrizes, de modo a otimizar o produto final no que diz respeito a preenchimento de cavidades, redução de rebarbas e de esforços para conformação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Gianpaulo Alves Medeiros - Integrante / Tiago de Sá Gomes - Integrante / BRITO, ALBERTO M.G. - Integrante / Lirio Schaeffer - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Iniciativa Brasil-Alemanha para Pesquisa Colaborativa em Tecnologia de Manufatura - BRAGECRIM., Descrição: Desenvolvimento de processo de conformação mecânica para a produção de eixos vazados de grande porte para aplicação em aerogeradores de energia, auxiliado por simulação numérica computacional com previsão de microestrutura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Lirio Schaeffer - Coordenador / Antônio Moreira Guerreiro Brito - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Deutsche Forschungsgemeinschaft - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 6

  • 2017 - Atual

    BIW Structural Monitoring, Descrição: Este projeto tem como objetivo o desafiador e inovador monitoramento estrutural ao longo de toda a cadeia de manufatura de uma carroceria automotiva, incluindo as etapas críticas de pintura e posterior secagem da mesma. Os resultados esperados permitirão conhecer os fenômenos estruturais associados ao surgimento de imperfeições presentes em estruturas automotivas, através do desenvolvimento de uma metodologia para medição e monitoramento de campos de deformação presentes ao longo do processo de manufatura de carrocerias automotivas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Coordenador / Alfredo Rocha de Faria - Integrante / Anderson Vicente Borille - Integrante / José Jeronimo R. Faria - Integrante / Hermann L. Lebkuchen - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Previsão de natureza, estado e intensidade de tensões residuais provenientes da cadeia de manufatura automotiva, Descrição: Tensões residuais em componentes automotivos são originadas ao longo do processo de manufatura dos componentes, subconjuntos e conjuntos. As tensões geradas ao longo dos processos de manufatura são cumulativas e impactam sobre maneira a vida útil dos componentes provocando a falha prematura, podendo acarretar problemas quanto à segurança. Os processos de manufatura envolvem uma série de forças externas, que por sua vez geram tensões residuais cumulativas, inviáveis de serem previstas de forma analítica devido às não-linearidades envolvidas, tais como heterogeneidades de deformações plásticas durante a etapa de estampagem, alterações volumétricas associadas aos ciclos de dilatação e contração e às transformações de fases metalúrgicas durante a etapa de soldagem, entre inúmeras outras. Portanto, este projeto visa o desenvolvimento de métodos computacionais que permitam estimar de forma confiável o nível, a natureza e o perfil de tensões residuais em componentes automotivos, levando em consideração os efeitos de cada etapa realizada ao longo de toda a cadeia de manufatura do produto. Este projeto é desenvolvido em parceria com a fabricante de veículos General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Rocha de Faria - Integrante / Anderson Vicente Borille - Coordenador / Carlos Yuji Sakuramoto - Integrante.

  • 2016 - Atual

    New Concept of Valve Guide Steam Treated Manufacturing Process, Descrição: Guias de válvulas são elementos essenciais na eficiência de motores de combustão interna. Elas são responsáveis por manter o alinhamento das válvulas, o que promove a abertura e fechamento controlado da câmara de combustão. São, geralmente, fabricadas em material diferente do material do cabeçote do motor, sendo obtidas através de operações de usinagem. Este projeto tem o objetivo de avaliar de forma exploratória a potencialidade de substituição do material atualmente utilizado para confecção de guias de válvulas, utilizando processos avaliativos de usinabilidade de diferentes materiais e comparando ao material atualmente utilizado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Coordenador / Anderson Vicente Borille - Integrante / Natália Dávila - Integrante / Rafael Mundim - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Manufatura aditiva, Descrição: Avaliar de forma exploratória, através de um projeto cooperativo entre os grupos CCM (do ITA), LAPROSOLDA (da UFU) e General Motors do Brasil, a potencialidade do uso de Manufatura Aditiva por Soldagem a Arco (MASA) para fabricação de pré-forma para uso em ferramentas de estampo de ferro fundido.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Coordenador / Anderson Vicente Borille - Integrante / Rafael Mundim - Integrante / Augusto Dttmann - Integrante / Leandro João da Silva - Integrante.

  • 2016 - Atual

    New Washer Concept Manufacturing Processes, Descrição: A indústria automotiva foi marcada nos últimos anos pelo estabelecimento de regimes regulatórios de rígido controle sobre a emissão de poluentes. Simultaneamente, sob a perspectiva do desenvolvimento de novas tecnologias e da crescente concorrência internacional, o mercado consumidor nacional exige veículos com evolução técnica nos atributos dinâmicos. Entre eles, enquadram-se durabilidade, desempenho dinâmico, consumo de combustível e níveis de ruído. Em um contexto em que o sistema motopropulsor (powertrain) é o agente de maior contribuição, dois componentes exercem funções vitais a esses atributos. Sobre os componentes do sistema de powertrain, como no caso de engrenagens, válvulas, sedes e até mesmo arruelas, um elevado esforço de engenharia tem sido investido em soluções alternativas para os convencionais processos de fabricação. A explicação recai sobre a forte influência que as características induzidas pela manufatura exercem sobre os requisitos funcionais. Este projeto tem o objetivo de implantação de uma bancada de teste de arruelas do sistema de transmissão automotivo, com avaliação de desgaste e atrito gerado por diferentes tratamentos das superfícies.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Coordenador / Anderson Vicente Borille - Integrante / Pedro Teruel - Integrante / Artur Cantisano - Integrante / Kalvin Sanches - Integrante / André L. R. de Oliveira - Integrante / Rafael Mundim - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Estudo da qualidade e desempenho de juntas soldadas utilizando Aços Avançados de Alta Resistência, Descrição: O comportamento mecânico de uma junta soldada pelo processo de soldagem a ponto por resistência é fortemente dependente dos parâmetros utilizados no processo. Além das não-linearidades associadas a processos de soldagem, a utilização de Aços Avançados de Alta Resistência (AHSS) traz desafios em termos de processabilidade devido às características metalúrgicas e de composição química consideravelmente mais complexas, tornando estreita a janela de processabilidade destes materiais seja estreita. Portanto, torna-se imprescindível o desenvolvimento experimental para determinação da influência de parâmetros de processo de soldagem a ponto por resistência nas características mecânicas das juntas soldadas utilizando aços AHSS, permitindo definir a janela ótima de processamento que forneça juntas de maior qualidade e segurança. Dentro deste aspecto, este projeto tem o objetivo de investigar o efeito de parâmetros de processo de soldagem na resistência mecânica e qualidade dos pontos de solda utilizando aços AHSS, delineando a janela ótima de processamento para estes tipos de materiais. Este projeto é desenvolvido em conjunto com a fabricante General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Faria - Coordenador / Anderson Vicente Borille - Integrante / Carlos Yuji Sakuramoto - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Otimização de estruturas automotivas unidas pelo processo de soldagem a ponto por resistência (RSW -Resistance Spot Welding), Descrição: Este projeto visa a o aumento da segurança de estruturas automotivas através da otimização do processo de Soldagem a Ponto por Resistência, buscando juntas soldadas que apresentem comportamento mecânico otimizado e maior capacidade de absorção de energia durante testes de impacto. Este projeto é desenvolvido em conjunto com a fabricante General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Faria - Coordenador / Renan Padovani - Integrante / Fábio Sena - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Estudo da aplicação de aços TWIP (twinning induced plasticity) em chapas estampadas, Descrição: Projeto em parceria com a fabricante de automóveis General Motors do Brasil. O objetivo deste projeto é analisar a viabilidade da utilização de novas ligas de aço para a fabricação de carrocerias automotivas, através de ensaios de corpos de prova e comparação das características físicas, estampabilidade, elasticidade e resistência à falha. O aço TWIP apresenta características físicas interessantes de maior resistência à tração, permitindo a redução de peso da estrutura do automóvel, o que acarretaria em maior eficiência energética. Este projeto é desenvolvido em conjunto com a fabricante General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Rocha de Faria - Coordenador / Paula Montenegro - Integrante / Anderson Vicente Borille - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Modelagem e predição de modos de falha de pontos de solda - fase 2, Descrição: Projeto em parceria com a fabricante de automóveis General Motors do Brasil, com foco na união de chapas metálicas por pontos de solda. Este projeto tem por objetivo avaliar o processo de soldagem a ponto por resistência, bem como a qualidade de solda e seus modos de falha. Além da modelagem, são realizados ensaios de tração, compressão e estiramento em corpos de prova e estudos sobre a influência do processo de estampagem. Este projeto é desenvolvido em conjunto com a fabricante General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Faria - Coordenador / Renan Padovani - Integrante / Fábio Sena - Integrante / Anderson Vicente Borille - Integrante.

  • 2013 - 2013

    Desenvolvimento de modelo numérico para previsão de escoamento plástico de aços no processo de forjamento em matriz fechada para fabricação de brocas de grande porte, Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento e validação de um modelo numérico para análise e otimização de processo de forjamento a quente em matriz fechada para a fabricação de brocas de grande porte utilizadas na construção civil. Neste estudo, serão analisadas e reavaliadas todas as etapas de fabricação do produto, desde detalhamentos dimensionais do mesmo até fabricação de matrizes, de modo a otimizar o produto final no que diz respeito a preenchimento de cavidades, redução de rebarbas e de esforços para conformação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Gianpaulo Alves Medeiros - Integrante / Tiago de Sá Gomes - Integrante / BRITO, ALBERTO M.G. - Integrante / Lirio Schaeffer - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Iniciativa Brasil-Alemanha para Pesquisa Colaborativa em Tecnologia de Manufatura - BRAGECRIM., Descrição: Desenvolvimento de processo de conformação mecânica para a produção de eixos vazados de grande porte para aplicação em aerogeradores de energia, auxiliado por simulação numérica computacional com previsão de microestrutura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Lirio Schaeffer - Coordenador / Antônio Moreira Guerreiro Brito - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Deutsche Forschungsgemeinschaft - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6

  • 2017 - Atual

    BIW Structural Monitoring, Descrição: Este projeto tem como objetivo o desafiador e inovador monitoramento estrutural ao longo de toda a cadeia de manufatura de uma carroceria automotiva, incluindo as etapas críticas de pintura e posterior secagem da mesma. Os resultados esperados permitirão conhecer os fenômenos estruturais associados ao surgimento de imperfeições presentes em estruturas automotivas, através do desenvolvimento de uma metodologia para medição e monitoramento de campos de deformação presentes ao longo do processo de manufatura de carrocerias automotivas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Coordenador / Alfredo Rocha de Faria - Integrante / Anderson Vicente Borille - Integrante / José Jeronimo R. Faria - Integrante / Hermann L. Lebkuchen - Integrante.

  • 2016 - Atual

    New Concept of Valve Guide Steam Treated Manufacturing Process, Descrição: Guias de válvulas são elementos essenciais na eficiência de motores de combustão interna. Elas são responsáveis por manter o alinhamento das válvulas, o que promove a abertura e fechamento controlado da câmara de combustão. São, geralmente, fabricadas em material diferente do material do cabeçote do motor, sendo obtidas através de operações de usinagem. Este projeto tem o objetivo de avaliar de forma exploratória a potencialidade de substituição do material atualmente utilizado para confecção de guias de válvulas, utilizando processos avaliativos de usinabilidade de diferentes materiais e comparando ao material atualmente utilizado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Coordenador / Anderson Vicente Borille - Integrante / Natália Dávila - Integrante / Rafael Mundim - Integrante.

  • 2016 - Atual

    New Washer Concept Manufacturing Processes, Descrição: A indústria automotiva foi marcada nos últimos anos pelo estabelecimento de regimes regulatórios de rígido controle sobre a emissão de poluentes. Simultaneamente, sob a perspectiva do desenvolvimento de novas tecnologias e da crescente concorrência internacional, o mercado consumidor nacional exige veículos com evolução técnica nos atributos dinâmicos. Entre eles, enquadram-se durabilidade, desempenho dinâmico, consumo de combustível e níveis de ruído. Em um contexto em que o sistema motopropulsor (powertrain) é o agente de maior contribuição, dois componentes exercem funções vitais a esses atributos. Sobre os componentes do sistema de powertrain, como no caso de engrenagens, válvulas, sedes e até mesmo arruelas, um elevado esforço de engenharia tem sido investido em soluções alternativas para os convencionais processos de fabricação. A explicação recai sobre a forte influência que as características induzidas pela manufatura exercem sobre os requisitos funcionais. Este projeto tem o objetivo de implantação de uma bancada de teste de arruelas do sistema de transmissão automotivo, com avaliação de desgaste e atrito gerado por diferentes tratamentos das superfícies.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Coordenador / Anderson Vicente Borille - Integrante / Pedro Teruel - Integrante / Artur Cantisano - Integrante / Kalvin Sanches - Integrante / André L. R. de Oliveira - Integrante / Rafael Mundim - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Previsão de natureza, estado e intensidade de tensões residuais provenientes da cadeia de manufatura automotiva, Descrição: Tensões residuais em componentes automotivos são originadas ao longo do processo de manufatura dos componentes, subconjuntos e conjuntos. As tensões geradas ao longo dos processos de manufatura são cumulativas e impactam sobre maneira a vida útil dos componentes provocando a falha prematura, podendo acarretar problemas quanto à segurança. Os processos de manufatura envolvem uma série de forças externas, que por sua vez geram tensões residuais cumulativas, inviáveis de serem previstas de forma analítica devido às não-linearidades envolvidas, tais como heterogeneidades de deformações plásticas durante a etapa de estampagem, alterações volumétricas associadas aos ciclos de dilatação e contração e às transformações de fases metalúrgicas durante a etapa de soldagem, entre inúmeras outras. Portanto, este projeto visa o desenvolvimento de métodos computacionais que permitam estimar de forma confiável o nível, a natureza e o perfil de tensões residuais em componentes automotivos, levando em consideração os efeitos de cada etapa realizada ao longo de toda a cadeia de manufatura do produto. Este projeto é desenvolvido em parceria com a fabricante de veículos General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Rocha de Faria - Integrante / Anderson Vicente Borille - Coordenador / Carlos Yuji Sakuramoto - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Estudo da qualidade e desempenho de juntas soldadas utilizando Aços Avançados de Alta Resistência, Descrição: O comportamento mecânico de uma junta soldada pelo processo de soldagem a ponto por resistência é fortemente dependente dos parâmetros utilizados no processo. Além das não-linearidades associadas a processos de soldagem, a utilização de Aços Avançados de Alta Resistência (AHSS) traz desafios em termos de processabilidade devido às características metalúrgicas e de composição química consideravelmente mais complexas, tornando estreita a janela de processabilidade destes materiais seja estreita. Portanto, torna-se imprescindível o desenvolvimento experimental para determinação da influência de parâmetros de processo de soldagem a ponto por resistência nas características mecânicas das juntas soldadas utilizando aços AHSS, permitindo definir a janela ótima de processamento que forneça juntas de maior qualidade e segurança. Dentro deste aspecto, este projeto tem o objetivo de investigar o efeito de parâmetros de processo de soldagem na resistência mecânica e qualidade dos pontos de solda utilizando aços AHSS, delineando a janela ótima de processamento para estes tipos de materiais. Este projeto é desenvolvido em conjunto com a fabricante General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Faria - Coordenador / Anderson Vicente Borille - Integrante / Carlos Yuji Sakuramoto - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Manufatura aditiva, Descrição: Avaliar de forma exploratória, através de um projeto cooperativo entre os grupos CCM (do ITA), LAPROSOLDA (da UFU) e General Motors do Brasil, a potencialidade do uso de Manufatura Aditiva por Soldagem a Arco (MASA) para fabricação de pré-forma para uso em ferramentas de estampo de ferro fundido.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Coordenador / Anderson Vicente Borille - Integrante / Rafael Mundim - Integrante / Augusto Dttmann - Integrante / Leandro João da Silva - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Modelagem e predição de modos de falha de pontos de solda - fase 2, Descrição: Projeto em parceria com a fabricante de automóveis General Motors do Brasil, com foco na união de chapas metálicas por pontos de solda. Este projeto tem por objetivo avaliar o processo de soldagem a ponto por resistência, bem como a qualidade de solda e seus modos de falha. Além da modelagem, são realizados ensaios de tração, compressão e estiramento em corpos de prova e estudos sobre a influência do processo de estampagem. Este projeto é desenvolvido em conjunto com a fabricante General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Faria - Coordenador / Renan Padovani - Integrante / Fábio Sena - Integrante / Anderson Vicente Borille - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Estudo da aplicação de aços TWIP (twinning induced plasticity) em chapas estampadas, Descrição: Projeto em parceria com a fabricante de automóveis General Motors do Brasil. O objetivo deste projeto é analisar a viabilidade da utilização de novas ligas de aço para a fabricação de carrocerias automotivas, através de ensaios de corpos de prova e comparação das características físicas, estampabilidade, elasticidade e resistência à falha. O aço TWIP apresenta características físicas interessantes de maior resistência à tração, permitindo a redução de peso da estrutura do automóvel, o que acarretaria em maior eficiência energética. Este projeto é desenvolvido em conjunto com a fabricante General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Rocha de Faria - Coordenador / Paula Montenegro - Integrante / Anderson Vicente Borille - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Otimização de estruturas automotivas unidas pelo processo de soldagem a ponto por resistência (RSW -Resistance Spot Welding), Descrição: Este projeto visa a o aumento da segurança de estruturas automotivas através da otimização do processo de Soldagem a Ponto por Resistência, buscando juntas soldadas que apresentem comportamento mecânico otimizado e maior capacidade de absorção de energia durante testes de impacto. Este projeto é desenvolvido em conjunto com a fabricante General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Faria - Coordenador / Renan Padovani - Integrante / Fábio Sena - Integrante.

  • 2013 - 2013

    Desenvolvimento de modelo numérico para previsão de escoamento plástico de aços no processo de forjamento em matriz fechada para fabricação de brocas de grande porte, Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento e validação de um modelo numérico para análise e otimização de processo de forjamento a quente em matriz fechada para a fabricação de brocas de grande porte utilizadas na construção civil. Neste estudo, serão analisadas e reavaliadas todas as etapas de fabricação do produto, desde detalhamentos dimensionais do mesmo até fabricação de matrizes, de modo a otimizar o produto final no que diz respeito a preenchimento de cavidades, redução de rebarbas e de esforços para conformação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Gianpaulo Alves Medeiros - Integrante / Tiago de Sá Gomes - Integrante / BRITO, ALBERTO M.G. - Integrante / Lirio Schaeffer - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Iniciativa Brasil-Alemanha para Pesquisa Colaborativa em Tecnologia de Manufatura - BRAGECRIM., Descrição: Desenvolvimento de processo de conformação mecânica para a produção de eixos vazados de grande porte para aplicação em aerogeradores de energia, auxiliado por simulação numérica computacional com previsão de microestrutura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Lirio Schaeffer - Coordenador / Antônio Moreira Guerreiro Brito - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Deutsche Forschungsgemeinschaft - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6

  • 2017 - Atual

    BIW Structural Monitoring, Descrição: Este projeto tem como objetivo o desafiador e inovador monitoramento estrutural ao longo de toda a cadeia de manufatura de uma carroceria automotiva, incluindo as etapas críticas de pintura e posterior secagem da mesma. Os resultados esperados permitirão conhecer os fenômenos estruturais associados ao surgimento de imperfeições presentes em estruturas automotivas, através do desenvolvimento de uma metodologia para medição e monitoramento de campos de deformação presentes ao longo do processo de manufatura de carrocerias automotivas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Coordenador / Alfredo Rocha de Faria - Integrante / Anderson Vicente Borille - Integrante / José Jeronimo R. Faria - Integrante / Hermann L. Lebkuchen - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Manufatura aditiva, Descrição: Avaliar de forma exploratória, através de um projeto cooperativo entre os grupos CCM (do ITA), LAPROSOLDA (da UFU) e General Motors do Brasil, a potencialidade do uso de Manufatura Aditiva por Soldagem a Arco (MASA) para fabricação de pré-forma para uso em ferramentas de estampo de ferro fundido.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Coordenador / Anderson Vicente Borille - Integrante / Rafael Mundim - Integrante / Augusto Dttmann - Integrante / Leandro João da Silva - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Previsão de natureza, estado e intensidade de tensões residuais provenientes da cadeia de manufatura automotiva, Descrição: Tensões residuais em componentes automotivos são originadas ao longo do processo de manufatura dos componentes, subconjuntos e conjuntos. As tensões geradas ao longo dos processos de manufatura são cumulativas e impactam sobre maneira a vida útil dos componentes provocando a falha prematura, podendo acarretar problemas quanto à segurança. Os processos de manufatura envolvem uma série de forças externas, que por sua vez geram tensões residuais cumulativas, inviáveis de serem previstas de forma analítica devido às não-linearidades envolvidas, tais como heterogeneidades de deformações plásticas durante a etapa de estampagem, alterações volumétricas associadas aos ciclos de dilatação e contração e às transformações de fases metalúrgicas durante a etapa de soldagem, entre inúmeras outras. Portanto, este projeto visa o desenvolvimento de métodos computacionais que permitam estimar de forma confiável o nível, a natureza e o perfil de tensões residuais em componentes automotivos, levando em consideração os efeitos de cada etapa realizada ao longo de toda a cadeia de manufatura do produto. Este projeto é desenvolvido em parceria com a fabricante de veículos General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Rocha de Faria - Integrante / Anderson Vicente Borille - Coordenador / Carlos Yuji Sakuramoto - Integrante.

  • 2016 - Atual

    New Concept of Valve Guide Steam Treated Manufacturing Process, Descrição: Guias de válvulas são elementos essenciais na eficiência de motores de combustão interna. Elas são responsáveis por manter o alinhamento das válvulas, o que promove a abertura e fechamento controlado da câmara de combustão. São, geralmente, fabricadas em material diferente do material do cabeçote do motor, sendo obtidas através de operações de usinagem. Este projeto tem o objetivo de avaliar de forma exploratória a potencialidade de substituição do material atualmente utilizado para confecção de guias de válvulas, utilizando processos avaliativos de usinabilidade de diferentes materiais e comparando ao material atualmente utilizado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Coordenador / Anderson Vicente Borille - Integrante / Natália Dávila - Integrante / Rafael Mundim - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Estudo da qualidade e desempenho de juntas soldadas utilizando Aços Avançados de Alta Resistência, Descrição: O comportamento mecânico de uma junta soldada pelo processo de soldagem a ponto por resistência é fortemente dependente dos parâmetros utilizados no processo. Além das não-linearidades associadas a processos de soldagem, a utilização de Aços Avançados de Alta Resistência (AHSS) traz desafios em termos de processabilidade devido às características metalúrgicas e de composição química consideravelmente mais complexas, tornando estreita a janela de processabilidade destes materiais seja estreita. Portanto, torna-se imprescindível o desenvolvimento experimental para determinação da influência de parâmetros de processo de soldagem a ponto por resistência nas características mecânicas das juntas soldadas utilizando aços AHSS, permitindo definir a janela ótima de processamento que forneça juntas de maior qualidade e segurança. Dentro deste aspecto, este projeto tem o objetivo de investigar o efeito de parâmetros de processo de soldagem na resistência mecânica e qualidade dos pontos de solda utilizando aços AHSS, delineando a janela ótima de processamento para estes tipos de materiais. Este projeto é desenvolvido em conjunto com a fabricante General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Faria - Coordenador / Anderson Vicente Borille - Integrante / Carlos Yuji Sakuramoto - Integrante.

  • 2016 - Atual

    New Washer Concept Manufacturing Processes, Descrição: A indústria automotiva foi marcada nos últimos anos pelo estabelecimento de regimes regulatórios de rígido controle sobre a emissão de poluentes. Simultaneamente, sob a perspectiva do desenvolvimento de novas tecnologias e da crescente concorrência internacional, o mercado consumidor nacional exige veículos com evolução técnica nos atributos dinâmicos. Entre eles, enquadram-se durabilidade, desempenho dinâmico, consumo de combustível e níveis de ruído. Em um contexto em que o sistema motopropulsor (powertrain) é o agente de maior contribuição, dois componentes exercem funções vitais a esses atributos. Sobre os componentes do sistema de powertrain, como no caso de engrenagens, válvulas, sedes e até mesmo arruelas, um elevado esforço de engenharia tem sido investido em soluções alternativas para os convencionais processos de fabricação. A explicação recai sobre a forte influência que as características induzidas pela manufatura exercem sobre os requisitos funcionais. Este projeto tem o objetivo de implantação de uma bancada de teste de arruelas do sistema de transmissão automotivo, com avaliação de desgaste e atrito gerado por diferentes tratamentos das superfícies.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Coordenador / Anderson Vicente Borille - Integrante / Pedro Teruel - Integrante / Artur Cantisano - Integrante / Kalvin Sanches - Integrante / André L. R. de Oliveira - Integrante / Rafael Mundim - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Estudo da aplicação de aços TWIP (twinning induced plasticity) em chapas estampadas, Descrição: Projeto em parceria com a fabricante de automóveis General Motors do Brasil. O objetivo deste projeto é analisar a viabilidade da utilização de novas ligas de aço para a fabricação de carrocerias automotivas, através de ensaios de corpos de prova e comparação das características físicas, estampabilidade, elasticidade e resistência à falha. O aço TWIP apresenta características físicas interessantes de maior resistência à tração, permitindo a redução de peso da estrutura do automóvel, o que acarretaria em maior eficiência energética. Este projeto é desenvolvido em conjunto com a fabricante General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2015 - Atual

    Otimização de estruturas automotivas unidas pelo processo de soldagem a ponto por resistência (RSW -Resistance Spot Welding), Descrição: Este projeto visa a o aumento da segurança de estruturas automotivas através da otimização do processo de Soldagem a Ponto por Resistência, buscando juntas soldadas que apresentem comportamento mecânico otimizado e maior capacidade de absorção de energia durante testes de impacto. Este projeto é desenvolvido em conjunto com a fabricante General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2015 - Atual

    Modelagem e predição de modos de falha de pontos de solda - fase 2, Descrição: Projeto em parceria com a fabricante de automóveis General Motors do Brasil, com foco na união de chapas metálicas por pontos de solda. Este projeto tem por objetivo avaliar o processo de soldagem a ponto por resistência, bem como a qualidade de solda e seus modos de falha. Além da modelagem, são realizados ensaios de tração, compressão e estiramento em corpos de prova e estudos sobre a influência do processo de estampagem. Este projeto é desenvolvido em conjunto com a fabricante General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2013 - 2013

    Desenvolvimento de modelo numérico para previsão de escoamento plástico de aços no processo de forjamento em matriz fechada para fabricação de brocas de grande porte, Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento e validação de um modelo numérico para análise e otimização de processo de forjamento a quente em matriz fechada para a fabricação de brocas de grande porte utilizadas na construção civil. Neste estudo, serão analisadas e reavaliadas todas as etapas de fabricação do produto, desde detalhamentos dimensionais do mesmo até fabricação de matrizes, de modo a otimizar o produto final no que diz respeito a preenchimento de cavidades, redução de rebarbas e de esforços para conformação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2010 - Atual

    Iniciativa Brasil-Alemanha para Pesquisa Colaborativa em Tecnologia de Manufatura - BRAGECRIM., Descrição: Desenvolvimento de processo de conformação mecânica para a produção de eixos vazados de grande porte para aplicação em aerogeradores de energia, auxiliado por simulação numérica computacional com previsão de microestrutura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Lirio Schaeffer - Coordenador / Antônio Moreira Guerreiro Brito - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Deutsche Forschungsgemeinschaft - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 6

  • 2017 - Atual

    BIW Structural Monitoring, Descrição: Este projeto tem como objetivo o desafiador e inovador monitoramento estrutural ao longo de toda a cadeia de manufatura de uma carroceria automotiva, incluindo as etapas críticas de pintura e posterior secagem da mesma. Os resultados esperados permitirão conhecer os fenômenos estruturais associados ao surgimento de imperfeições presentes em estruturas automotivas, através do desenvolvimento de uma metodologia para medição e monitoramento de campos de deformação presentes ao longo do processo de manufatura de carrocerias automotivas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Coordenador / Alfredo Rocha de Faria - Integrante / Anderson Vicente Borille - Integrante / José Jeronimo R. Faria - Integrante / Hermann L. Lebkuchen - Integrante.

  • 2016 - Atual

    New Concept of Valve Guide Steam Treated Manufacturing Process, Descrição: Guias de válvulas são elementos essenciais na eficiência de motores de combustão interna. Elas são responsáveis por manter o alinhamento das válvulas, o que promove a abertura e fechamento controlado da câmara de combustão. São, geralmente, fabricadas em material diferente do material do cabeçote do motor, sendo obtidas através de operações de usinagem. Este projeto tem o objetivo de avaliar de forma exploratória a potencialidade de substituição do material atualmente utilizado para confecção de guias de válvulas, utilizando processos avaliativos de usinabilidade de diferentes materiais e comparando ao material atualmente utilizado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Coordenador / Anderson Vicente Borille - Integrante / Natália Dávila - Integrante / Rafael Mundim - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Previsão de natureza, estado e intensidade de tensões residuais provenientes da cadeia de manufatura automotiva, Descrição: Tensões residuais em componentes automotivos são originadas ao longo do processo de manufatura dos componentes, subconjuntos e conjuntos. As tensões geradas ao longo dos processos de manufatura são cumulativas e impactam sobre maneira a vida útil dos componentes provocando a falha prematura, podendo acarretar problemas quanto à segurança. Os processos de manufatura envolvem uma série de forças externas, que por sua vez geram tensões residuais cumulativas, inviáveis de serem previstas de forma analítica devido às não-linearidades envolvidas, tais como heterogeneidades de deformações plásticas durante a etapa de estampagem, alterações volumétricas associadas aos ciclos de dilatação e contração e às transformações de fases metalúrgicas durante a etapa de soldagem, entre inúmeras outras. Portanto, este projeto visa o desenvolvimento de métodos computacionais que permitam estimar de forma confiável o nível, a natureza e o perfil de tensões residuais em componentes automotivos, levando em consideração os efeitos de cada etapa realizada ao longo de toda a cadeia de manufatura do produto. Este projeto é desenvolvido em parceria com a fabricante de veículos General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Rocha de Faria - Integrante / Anderson Vicente Borille - Coordenador / Carlos Yuji Sakuramoto - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Manufatura aditiva, Descrição: Avaliar de forma exploratória, através de um projeto cooperativo entre os grupos CCM (do ITA), LAPROSOLDA (da UFU) e General Motors do Brasil, a potencialidade do uso de Manufatura Aditiva por Soldagem a Arco (MASA) para fabricação de pré-forma para uso em ferramentas de estampo de ferro fundido.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Coordenador / Anderson Vicente Borille - Integrante / Rafael Mundim - Integrante / Augusto Dttmann - Integrante / Leandro João da Silva - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Estudo da qualidade e desempenho de juntas soldadas utilizando Aços Avançados de Alta Resistência, Descrição: O comportamento mecânico de uma junta soldada pelo processo de soldagem a ponto por resistência é fortemente dependente dos parâmetros utilizados no processo. Além das não-linearidades associadas a processos de soldagem, a utilização de Aços Avançados de Alta Resistência (AHSS) traz desafios em termos de processabilidade devido às características metalúrgicas e de composição química consideravelmente mais complexas, tornando estreita a janela de processabilidade destes materiais seja estreita. Portanto, torna-se imprescindível o desenvolvimento experimental para determinação da influência de parâmetros de processo de soldagem a ponto por resistência nas características mecânicas das juntas soldadas utilizando aços AHSS, permitindo definir a janela ótima de processamento que forneça juntas de maior qualidade e segurança. Dentro deste aspecto, este projeto tem o objetivo de investigar o efeito de parâmetros de processo de soldagem na resistência mecânica e qualidade dos pontos de solda utilizando aços AHSS, delineando a janela ótima de processamento para estes tipos de materiais. Este projeto é desenvolvido em conjunto com a fabricante General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Faria - Coordenador / Anderson Vicente Borille - Integrante / Carlos Yuji Sakuramoto - Integrante.

  • 2016 - Atual

    New Washer Concept Manufacturing Processes, Descrição: A indústria automotiva foi marcada nos últimos anos pelo estabelecimento de regimes regulatórios de rígido controle sobre a emissão de poluentes. Simultaneamente, sob a perspectiva do desenvolvimento de novas tecnologias e da crescente concorrência internacional, o mercado consumidor nacional exige veículos com evolução técnica nos atributos dinâmicos. Entre eles, enquadram-se durabilidade, desempenho dinâmico, consumo de combustível e níveis de ruído. Em um contexto em que o sistema motopropulsor (powertrain) é o agente de maior contribuição, dois componentes exercem funções vitais a esses atributos. Sobre os componentes do sistema de powertrain, como no caso de engrenagens, válvulas, sedes e até mesmo arruelas, um elevado esforço de engenharia tem sido investido em soluções alternativas para os convencionais processos de fabricação. A explicação recai sobre a forte influência que as características induzidas pela manufatura exercem sobre os requisitos funcionais. Este projeto tem o objetivo de implantação de uma bancada de teste de arruelas do sistema de transmissão automotivo, com avaliação de desgaste e atrito gerado por diferentes tratamentos das superfícies.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Coordenador / Anderson Vicente Borille - Integrante / Pedro Teruel - Integrante / Artur Cantisano - Integrante / Kalvin Sanches - Integrante / André L. R. de Oliveira - Integrante / Rafael Mundim - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Modelagem e predição de modos de falha de pontos de solda - fase 2, Descrição: Projeto em parceria com a fabricante de automóveis General Motors do Brasil, com foco na união de chapas metálicas por pontos de solda. Este projeto tem por objetivo avaliar o processo de soldagem a ponto por resistência, bem como a qualidade de solda e seus modos de falha. Além da modelagem, são realizados ensaios de tração, compressão e estiramento em corpos de prova e estudos sobre a influência do processo de estampagem. Este projeto é desenvolvido em conjunto com a fabricante General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Faria - Coordenador / Renan Padovani - Integrante / Fábio Sena - Integrante / Anderson Vicente Borille - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Otimização de estruturas automotivas unidas pelo processo de soldagem a ponto por resistência (RSW -Resistance Spot Welding), Descrição: Este projeto visa a o aumento da segurança de estruturas automotivas através da otimização do processo de Soldagem a Ponto por Resistência, buscando juntas soldadas que apresentem comportamento mecânico otimizado e maior capacidade de absorção de energia durante testes de impacto. Este projeto é desenvolvido em conjunto com a fabricante General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Faria - Coordenador / Renan Padovani - Integrante / Fábio Sena - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Estudo da aplicação de aços TWIP (twinning induced plasticity) em chapas estampadas, Descrição: Projeto em parceria com a fabricante de automóveis General Motors do Brasil. O objetivo deste projeto é analisar a viabilidade da utilização de novas ligas de aço para a fabricação de carrocerias automotivas, através de ensaios de corpos de prova e comparação das características físicas, estampabilidade, elasticidade e resistência à falha. O aço TWIP apresenta características físicas interessantes de maior resistência à tração, permitindo a redução de peso da estrutura do automóvel, o que acarretaria em maior eficiência energética. Este projeto é desenvolvido em conjunto com a fabricante General Motors do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Rocha de Faria - Coordenador / Paula Montenegro - Integrante / Anderson Vicente Borille - Integrante.

  • 2013 - 2013

    Desenvolvimento de modelo numérico para previsão de escoamento plástico de aços no processo de forjamento em matriz fechada para fabricação de brocas de grande porte, Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento e validação de um modelo numérico para análise e otimização de processo de forjamento a quente em matriz fechada para a fabricação de brocas de grande porte utilizadas na construção civil. Neste estudo, serão analisadas e reavaliadas todas as etapas de fabricação do produto, desde detalhamentos dimensionais do mesmo até fabricação de matrizes, de modo a otimizar o produto final no que diz respeito a preenchimento de cavidades, redução de rebarbas e de esforços para conformação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Gianpaulo Alves Medeiros - Integrante / Tiago de Sá Gomes - Integrante / BRITO, ALBERTO M.G. - Integrante / Lirio Schaeffer - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Iniciativa Brasil-Alemanha para Pesquisa Colaborativa em Tecnologia de Manufatura - BRAGECRIM., Descrição: Desenvolvimento de processo de conformação mecânica para a produção de eixos vazados de grande porte para aplicação em aerogeradores de energia, auxiliado por simulação numérica computacional com previsão de microestrutura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Lirio Schaeffer - Coordenador / Antônio Moreira Guerreiro Brito - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Deutsche Forschungsgemeinschaft - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 6

  • 2017 - 2018

    Body-in-white Structural Monitoring, Descrição: Este projeto tem como objetivo o desafiador e inovador monitoramento estrutural ao longo de toda a cadeia de manufatura de uma carroceria automotiva, incluindo as etapas críticas de pintura e posterior secagem da mesma. Os resultados esperados permitirão conhecer os fenômenos estruturais associados ao surgimento de imperfeições presentes em estruturas automotivas, através do desenvolvimento de uma metodologia para medição e monitoramento de campos de deformação presentes ao longo do processo de manufatura de carrocerias automotivas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Coordenador / Alfredo Rocha de Faria - Integrante / Anderson Vicente Borille - Integrante / José Jeronimo R. Faria - Integrante / Hermann L. Lebkuchen - Integrante.

  • 2016 - 2017

    New Concept of Valve Guide Steam Treated Manufacturing Process, Descrição: Guias de válvulas são elementos essenciais na eficiência de motores de combustão interna. Elas são responsáveis por manter o alinhamento das válvulas, o que promove a abertura e fechamento controlado da câmara de combustão. São, geralmente, fabricadas em material diferente do material do cabeçote do motor, sendo obtidas através de operações de usinagem. Este projeto tem o objetivo de avaliar de forma exploratória a potencialidade de substituição do material atualmente utilizado para confecção de guias de válvulas, utilizando processos avaliativos de usinabilidade de diferentes materiais e comparando ao material atualmente utilizado.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Coordenador / Anderson Vicente Borille - Integrante / Natália Dávila - Integrante / Rafael Mundim - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Manufatura aditiva, Descrição: Avaliar de forma exploratória, através de um projeto cooperativo entre os grupos CCM (do ITA), LAPROSOLDA (da UFU) e General Motors do Brasil, a potencialidade do uso de Manufatura Aditiva por Soldagem a Arco (MASA) para fabricação de pré-forma para uso em ferramentas de estampo de ferro fundido.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Coordenador / Anderson Vicente Borille - Integrante / Rafael Mundim - Integrante / Augusto Dttmann - Integrante / Leandro João da Silva - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Estudo da qualidade e desempenho de juntas soldadas utilizando Aços Avançados de Alta Resistência, Descrição: O comportamento mecânico de uma junta soldada pelo processo de soldagem a ponto por resistência é fortemente dependente dos parâmetros utilizados no processo. Além das não-linearidades associadas a processos de soldagem, a utilização de Aços Avançados de Alta Resistência (AHSS) traz desafios em termos de processabilidade devido às características metalúrgicas e de composição química consideravelmente mais complexas, tornando estreita a janela de processabilidade destes materiais seja estreita. Portanto, torna-se imprescindível o desenvolvimento experimental para determinação da influência de parâmetros de processo de soldagem a ponto por resistência nas características mecânicas das juntas soldadas utilizando aços AHSS, permitindo definir a janela ótima de processamento que forneça juntas de maior qualidade e segurança. Dentro deste aspecto, este projeto tem o objetivo de investigar o efeito de parâmetros de processo de soldagem na resistência mecânica e qualidade dos pontos de solda utilizando aços AHSS, delineando a janela ótima de processamento para estes tipos de materiais. Este projeto é desenvolvido em conjunto com a fabricante General Motors do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Faria - Coordenador / Anderson Vicente Borille - Integrante / Carlos Yuji Sakuramoto - Integrante.

  • 2016 - 2016

    Previsão de natureza, estado e intensidade de tensões residuais provenientes da cadeia de manufatura automotiva, Descrição: Tensões residuais em componentes automotivos são originadas ao longo do processo de manufatura dos componentes, subconjuntos e conjuntos. As tensões geradas ao longo dos processos de manufatura são cumulativas e impactam sobre maneira a vida útil dos componentes provocando a falha prematura, podendo acarretar problemas quanto à segurança. Os processos de manufatura envolvem uma série de forças externas, que por sua vez geram tensões residuais cumulativas, inviáveis de serem previstas de forma analítica devido às não-linearidades envolvidas, tais como heterogeneidades de deformações plásticas durante a etapa de estampagem, alterações volumétricas associadas aos ciclos de dilatação e contração e às transformações de fases metalúrgicas durante a etapa de soldagem, entre inúmeras outras. Portanto, este projeto visa o desenvolvimento de métodos computacionais que permitam estimar de forma confiável o nível, a natureza e o perfil de tensões residuais em componentes automotivos, levando em consideração os efeitos de cada etapa realizada ao longo de toda a cadeia de manufatura do produto. Este projeto é desenvolvido em parceria com a fabricante de veículos General Motors do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Rocha de Faria - Integrante / Anderson Vicente Borille - Coordenador / Carlos Yuji Sakuramoto - Integrante.

  • 2016 - 2016

    New Washer Concept Manufacturing Processes, Descrição: A indústria automotiva foi marcada nos últimos anos pelo estabelecimento de regimes regulatórios de rígido controle sobre a emissão de poluentes. Simultaneamente, sob a perspectiva do desenvolvimento de novas tecnologias e da crescente concorrência internacional, o mercado consumidor nacional exige veículos com evolução técnica nos atributos dinâmicos. Entre eles, enquadram-se durabilidade, desempenho dinâmico, consumo de combustível e níveis de ruído. Em um contexto em que o sistema motopropulsor (powertrain) é o agente de maior contribuição, dois componentes exercem funções vitais a esses atributos. Sobre os componentes do sistema de powertrain, como no caso de engrenagens, válvulas, sedes e até mesmo arruelas, um elevado esforço de engenharia tem sido investido em soluções alternativas para os convencionais processos de fabricação. A explicação recai sobre a forte influência que as características induzidas pela manufatura exercem sobre os requisitos funcionais. Este projeto tem o objetivo de implantação de uma bancada de teste de arruelas do sistema de transmissão automotivo, com avaliação de desgaste e atrito gerado por diferentes tratamentos das superfícies.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Coordenador / Anderson Vicente Borille - Integrante / Pedro Teruel - Integrante / Artur Cantisano - Integrante / Kalvin Sanches - Integrante / André L. R. de Oliveira - Integrante / Rafael Mundim - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Modelagem e predição de modos de falha de pontos de solda - fase 2, Descrição: Projeto em parceria com a fabricante de automóveis General Motors do Brasil, com foco na união de chapas metálicas por pontos de solda. Este projeto tem por objetivo avaliar o processo de soldagem a ponto por resistência, bem como a qualidade de solda e seus modos de falha. Além da modelagem, são realizados ensaios de tração, compressão e estiramento em corpos de prova e estudos sobre a influência do processo de estampagem. Este projeto é desenvolvido em conjunto com a fabricante General Motors do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Faria - Coordenador / Renan Padovani - Integrante / Fábio Sena - Integrante / Anderson Vicente Borille - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Otimização de estruturas automotivas unidas pelo processo de soldagem a ponto por resistência (RSW -Resistance Spot Welding), Descrição: Este projeto visa a o aumento da segurança de estruturas automotivas através da otimização do processo de Soldagem a Ponto por Resistência, buscando juntas soldadas que apresentem comportamento mecânico otimizado e maior capacidade de absorção de energia durante testes de impacto. Este projeto é desenvolvido em conjunto com a fabricante General Motors do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Faria - Coordenador / Renan Padovani - Integrante / Fábio Sena - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Estudo da aplicação de aços TWIP (twinning induced plasticity) em chapas estampadas, Descrição: Projeto em parceria com a fabricante de automóveis General Motors do Brasil. O objetivo deste projeto é analisar a viabilidade da utilização de novas ligas de aço para a fabricação de carrocerias automotivas, através de ensaios de corpos de prova e comparação das características físicas, estampabilidade, elasticidade e resistência à falha. O aço TWIP apresenta características físicas interessantes de maior resistência à tração, permitindo a redução de peso da estrutura do automóvel, o que acarretaria em maior eficiência energética. Este projeto é desenvolvido em conjunto com a fabricante General Motors do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Alfredo Rocha de Faria - Coordenador / Paula Montenegro - Integrante / Anderson Vicente Borille - Integrante.

  • 2013 - 2013

    Desenvolvimento de modelo numérico para previsão de escoamento plástico de aços no processo de forjamento em matriz fechada para fabricação de brocas de grande porte, Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento e validação de um modelo numérico para análise e otimização de processo de forjamento a quente em matriz fechada para a fabricação de brocas de grande porte utilizadas na construção civil. Neste estudo, serão analisadas e reavaliadas todas as etapas de fabricação do produto, desde detalhamentos dimensionais do mesmo até fabricação de matrizes, de modo a otimizar o produto final no que diz respeito a preenchimento de cavidades, redução de rebarbas e de esforços para conformação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Gianpaulo Alves Medeiros - Integrante / Tiago de Sá Gomes - Integrante / BRITO, ALBERTO M.G. - Integrante / Lirio Schaeffer - Coordenador.

  • 2010 - 2013

    Iniciativa Brasil-Alemanha para Pesquisa Colaborativa em Tecnologia de Manufatura - BRAGECRIM., Descrição: Desenvolvimento de processo de conformação mecânica para a produção de eixos vazados de grande porte para aplicação em aerogeradores de energia, auxiliado por simulação numérica computacional com previsão de microestrutura.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Tiago Cristofer Aguzzoli Colombo - Integrante / Lirio Schaeffer - Coordenador / Antônio Moreira Guerreiro Brito - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Deutsche Forschungsgemeinschaft - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 6

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Instituto Tecnológico de Aeronáutica

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Gestor de Projetos de Cooperação Tecnológica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Responsável pela gestão de projetos de cooperação entre o Instituto Tecnológico de Aeronáutica e a fabricante de automóveis General Motors do Brasil

  • 2015 - Atual

    Instituto Tecnológico de Aeronáutica

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento, como foco no desenvolvimento de tecnologias de manufatura, especialmente em cooperação com indústrias do ramo automobilístico e óleo & gás.

    Atividades

    • 03/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Competência em Manufatura, .,Linhas de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos Prof. Jessen Vidal

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20

  • 2014 - 2015

    Universidade Franciscana

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor do Ensino superior, para os cursos de graduação em Engenharia de Materiais e Engenharia Química, ministrando as seguintes disciplinas: - Materiais Metálicos I; - Mecânica e Resistência dos Materiais I; - Mecânica e Resistência dos Materiais II.

    Atividades

    • 06/2014 - 06/2015

      Ensino, Engenharia de Materiais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Materiais Metálicos I, Materiais Metálicos II , Pesquisa em Materiais II, Resistência dos Materiais I, Resistência dos Materiais II, Mecânica Estática, Simulação e Métodos Computacionais

    • 06/2014 - 06/2015

      Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Mecânica Estática , Resistência dos Materiais

    • 06/2014 - 06/2015

      Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Resistência dos Materiais, Mecânica Estática

  • 2014 - 2014

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Ensino. Nível: Técnico Integrado, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas: - Desenvolvimento de Produtos; - Matrizes e Moldes; - Projetos; - Ciência dos Materiais; - Projeto Integrador; - Introdução a Polímeros; - Acionamentos; - Reciclagem; - Conformação Mecânica.

  • 2013 - 2013

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Ensino. Nível: Superior, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas: - MET22: Processos de Conformação Mecânica III

  • 2013 - 2013

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Ensino. Nível: Técnico Integrado, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas: - Materiais Poliméricos; - Processamento de Termoplásticos

    Atividades

    • 06/2013 - 12/2014

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Materiais Poliméricos e Aditivos

    • 04/2013 - 12/2014

      Ensino, Técnico em Plásticos - Modalidade Integrado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciência dos Materiais, Desenvolvimento de Produtos, Introdução a Polímeros, Matrizes e Moldes, Projeto Integrador, Projetos, Reciclagem

    • 07/2013 - 12/2013

      Ensino, Tecnologia em Processos Metalúrgicos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conformação Mecânica III

  • 2014 - 2014

    Faculdade de Tecnologia TecBrasil (FTec)

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Professor da disciplina de Engenharia de Confiabilidade para os cursos de graduação em Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia Civil.

    Atividades

    • 02/2014 - 07/2014

      Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia de Confiabilidade

    • 02/2014 - 07/2014

      Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia de Confiabilidade

    • 02/2014 - 07/2014

      Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia de Confiabilidade

  • 2011 - 2011

    Institut für Bildsame Formgebung, Alemanha

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Convidado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Pesquisas realizadas: ? Aplicação de simulação computacional na otimização de processos conformação mecânica, inclusive com previsão de microestrutura; ? Realização de ensaios mecânicos e metalográficos para levantamento de dados de materiais e alimentação em bancos de dados de softwares de simulação computacional; ? Análise e controle de qualidade de materiais.

    Atividades

    • 04/2011 - 10/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Conformação Mecânica, .,Linhas de pesquisa

  • 2010 - 2013

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Pesquisa e Desenvolvimento, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Pesquisa e desenvolvimento nas seguintes linhas: - Conformação Mecânica - Método dos Elementos Finitos - Processamento Termomecânico

  • 2012 - 2012

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Estágio Docência, Enquadramento Funcional: Docência em Conformação Mecânica, Carga horária: 4

  • 2010 - 2012

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Mestrado Acadêmico, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2010 - 06/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Engenharia, Departamento de Metalurgia.,Linhas de pesquisa

  • 2010 - 2010

    Universidade de Caxias do Sul

    Vínculo: Iniciação científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Proposição de design de prótese de quadril confeccionada em polímero poli-éter-éter-cetona.

  • 2009 - 2010

    Universidade de Caxias do Sul

    Vínculo: Estágio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Estágio curricular, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Avaliação das propriedades mecânicas, térmica e de biodegradação de material compósito de matriz polimérica PHB-V reforçada com fibras de celulose.

  • 2008 - 2008

    Universidade de Caxias do Sul

    Vínculo: Estágio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Caracterização de misturas poliméricas PVDF/ABS, em diversas composições, obtidas por moagem de alta energia em diferentes condições de processamento.

    Atividades

    • 03/2009 - 07/2009

      Outras atividades técnico-científicas , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Atividade realizada, Monitor da disciplina de Informática Aplicada à Engenharia.

    • 06/2008 - 12/2008

      Outras atividades técnico-científicas , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Atividade realizada, Monitor da disciplina de Informática Aplicada à Engenharia.