João Farias Guerreiro

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1979), mestrado em Genética pela Universidade Federal do Paraná (1983) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (1992). Pós-doutorado no Instituto de Medicina Molecular, Hospital John Radcliffe, Universidade de Oxford, Inglaterra (1998), e na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é Professor Titular do Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Genética Humana e Médica, com ênfase em Genética de Populações Humanas da Amazônia (indígenas, afro-descendentes e ribeirinhos), e em estudos de epidemiologia genética abordando hemoglobinopatias hereditárias, doenças crônicas não transmissíveis (obesidade, diabetes mellitus do tipo 2 e hipertensão arterial) e doenças transmissíveis (malária).

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Genética)

1990 - 1992

Universidade de São Paulo
Título: POLIMORFISMOS DE DNA NO COMPLEXO DE GENES BETA DA HEMOGLOBINA EM POPULACOES INDIGENAS DA AMAZONIA
Orientador: PROF. DR. MARCO ANTONIO ZAGO
Palavras-chave: POLIMORFISMO DE DNA; HAPLOTIPOS BETA; POPULACOES INDIGENAS DA AMAZONIA.Grande área: Ciências Biológicas

Mestrado em Genética

1980 - 1983

Universidade Federal do Paraná
Título: SISTEMAS DA COLINESTERASE DO SORO, ABO E RH NA POPULACAO DE BELEM: FREQUENCIAS GENICAS E ESTIMATIVAS DE MISTURA RACIAL,Ano de Obtenção: 1983
Orientador: PROFA. DRA. ELEIDI ALICE CHAUTARD FREIRE-MAIA
Palavras-chave: POPULACAO DE BELEM; MISTURA RACIAL; COLINESTERASE DO SORO, ABO E RH.Grande área: Ciências Biológicas

Graduação em Medicina

1973 - 1979

Universidade Federal do Pará

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2012 - 2013

Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Grande área: Ciências Biológicas

1996 - 1998

Pós-Doutorado. , University of Oxford, OX, Inglaterra. , Grande área: Ciências Biológicas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Humana e Médica/Especialidade: Genética de Populações Humanas.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Humana e Médica/Especialidade: Genética Humana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Genética Médica no Norte-Nordeste: Avanços, Desafios e Perspectivas. Conferência: Os Rumos da Genética Médica na Rigião Norte. 2013. (Congresso).

II Encontro de Genética do Norte.II Encontro de Genética do Norte. 2006. (Encontro).

I Reuniã0o Regional da FeSBE.Apresentação do Temo - Hemoglobionpatias hereditárias - no Simpósio - Doenças genéticas em populações amazônicas.. 2005. (Simpósio).

I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde.I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. 2004. (Outra).

II Jornada Paraense sobre Doenças Metabólicas Hereditárias: Uma Abordagem Multiprofissional.II Jornada Paraense sobre Doenças Metabólicas Hereditárias: Uma Abordagem Multiprofissional. 2004. (Outra).

XVI Congresso Brasileiro de Genética Clínica. XVI Congresso Brasileiro de Genética Clínica. 2004. (Congresso).

4o. Encontro de Genética do Amazonas/1o. Encontro de Genética do Norte. 4o. Encontro de Genética do Amazonas/1o. Encontro de Genética do Norte. 2003. (Congresso).

Encontro Nacional de Pró-reitores de pesquisa e Pós-graduação das IES Brasileiras.Encontro Nacional de Pró-reitores de pesquisa e Pós-graduação das IES Brasileiras. 2003. (Encontro).

16o. Encontro de Genética do Nordeste.16o. Encontro de Genética do Nordeste. 2002. (Encontro).

3 Seminário Interno de Avaliação e Planejamento da UFPA.3 Seminário Interno de Avaliação e Planejamento da UFPA. 2002. (Seminário).

Seminário Interno de Planejamento da UFPA.Seminário Interno de Planejamento da UFPA. 2002. (Seminário).

V Encontro IFNOPAP.V Encontro IFNOPAP. 2001. (Encontro).

IV Encontro do Projeto Integrado IFNOPAP.IV Encontro do Projeto IFNOPAP. 2000. (Encontro).

Simpósio Brasil 500 Anos.Brasil 500 Anos: Populações humanas da Amazônia : Passado, Presente e Perspectivas para o Futuro. 2000. (Simpósio).

XI Congresso Msdico Amazônico - Consenso Pela Vida. XI Congresso Médico Amazônico. 2000. (Congresso).

45 Congresso Brasileiro de Genética. 45 Congresso Nacional de Genética. 1999. (Congresso).

IX Seminário de Iniciação Científica da UFPA.IX Seminário de Iniciação Científica da UFPA. 1998. (Seminário).

41 CONGRESSO NACIONAL DE GENETICA. 41 CONGRESSO NACIONAL DE GENETICA. 1995. (Congresso).

XI ENCONTRO DE.XI ENCONTRO DE GENETICA DO NORDESTE. 1995. (Encontro).

40 CONGRESSO NACIONAL DE GENETICA. 40 CONGRESSO NACIONAL DE GENETICA. 1994. (Congresso).

39. 39 CONGRESSO NACIONAL DE GENETICA. 1993. (Congresso).

37 CONGRESSO NACIONAL DE GENETICA. 37 CONGRESSO NACIONAL DE GENETICA. 1991. (Congresso).

39 REUNIAO ANUAL DA SBPC.39 REUNIAO ANUAL DA SBPC. 1987. (Outra).

38 REUNIAO ANUAL DA SBPC.38 REUNIAO ANUAL DA SBPC. 1986. (Outra).

37 REUNIAO ANUAL.37 REUNIAO ANUAL DA SBPC. 1985. (Outra).

35 REUNIAO ANUAL DA SBPC.35 REUNIAO ANUAL DA SBPC. 1983. (Outra).

34 REUNIAO ANUAL DA SBPC.34 REUNIAO ANUAL DA SBPC. 1982. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Rosany de Oliveira Lisboa

ALVES, E. A. C.; BAUTE, L. F. H.;CARDOSO, Greice de LemosGuerreiro, J.F.. INVESTIGAÇÃO DA HISTÓRIA FAMILIAR E ANÁLISE DE MUTAÇÕES NO EXON 4 DO GENE IR6 EM UMA FAMÍLIA COM CARACTERÍSTICAS FENOTÍPICAS DE SÍNDROME DE VAN DEN WOUDE. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de ós-Graduação em Genética e Biologia Mo) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Marcos Antonio Trindade Amador

SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos; Assumpção, P. P.; SANTOS, Ândrea Kelly Ribeiro dos;Guerreiro, J.F.. PERFIL GENÉTICO DE SETE BIOMAARCADORES ASSOCIADOS AO CÂNCER NA POPULAÇÃO BRASILEIRA E ANCESTRAIS. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de ós-Graduação em Genética e Biologia Mo) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Joana Dulce Cabral Fonseca

Jr Brito, Lacy Cardoso; BICHARA, C. N. C.; CABRAL, C. M. V.;Guerreiro, J.F.. SEGURANÇA TRANSFUSIONAL: USO RACIONAL DO SANGUE E REAÇÕES TRANSFUSIONAIS IMEDIATAS, A EXPERIÊNCIA DE UM HOSPITAL PÚBLICO NO ESTADO PARÁ. 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Roselene Batista Rodrigues

Guerreiro, J.F.; LIMA, V. L. A.; CARVALHO, J. N.; SANTANA, M. E. S.. Violência Contra Mulheres: Homicídios No Município de Belém. 2014. Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Adriana Maria Rocha Bastos

Guerreiro, J.F.; SILVA, A. L. C.; SILVA, Luiz Carlos Santana da; SCHWARTZ, I. V. D.; BAUTE, L. F. H.. Aplicação de Técnicas de Geoprocessamento da Distribuição do Hipotireoidismo Congênito no Estado do Pará no Período de 2002 a 2012. 2014. Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Cassio Caldato

Guerreiro, J.F.; KHAYAT, A. S.; Assumpção, P. P.;SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos. ANÁLISE DE MUTAÇÕES GERMINATIVAS NO GENE SUPRESSOR DE TUMOR MEN1 EM PORTADORES DE ADENOMAS HIPOFISÁRIOS. 2014. Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Fatima Maria Angelim Mendes Sales

Guerreiro, J. F.; SOUZA, M. A. M.; RIBEIRO, Rita de Cássia Mousinho; VIEIRA, José Ricardo dos Santos. Estimativas do Risco de Excesso de Peso/Gordura Corporal e Dislipidemias, Associando com os Níveis de Hemoglobina A2 (HbA2) Da População Afrodescendentes da Amozônia Brasileira. 2013.

Aluno: DANILO LEONCIO AGUIAR PEREIRA

Guerreiro, J. F.. Estudo Molecular de Fissuras Orais: Investigação de Marcadores Polimórficos no Gene Candidato IRF6. 2012.

Aluno: Nathalia Oliveira de Lima

GUERREIRO, JOÃO F. Análise Molecular dos Genes 5HTT e HTR1B em Pacientes com Transtorno de Espectro Autista. 2012. Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Rafael Lima Resque

SANTOS, Sidney Emanuel Batista dosSANTOS, Ândrea Kely Campos Ribeiro dos; KHAYAT, A. S.; GUERREIRO, J. F.. ESTIMATIVA DE MISTURA INTERÉTNICA EMPREGANDO MARCADORES DO TIPO INDEL LIGADOS AO CROMOSSOMO X. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de ós-Graduação em Genética e Biologia Mo) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Gustavo Monteiro Viana

SILVA, Luiz Carlos Santana da;Guerreiro, João Farias; VIEIRA, José Ricardo dos Santos; RIBEIRO, Rita de Cássia Mousinho. Caracterização Molecular e Bioquímica de Pacientes com Mucopolissacaridoses. 2010. Dissertação (Mestrado em Neurociências e Biologia Celular) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Jocileide de Sousa Gomes

Dollabela MF; Silva HP;GUERREIRO. "Casas de Saúde" e Assistência Farmacêutica: Desafios da Saúde Indígena em Belém e Macapá.. 2008. Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Michelle da Silva Pereira

GUERREIRO; Santos JN; Souza MS. Epidemiologia da Anemia e Desnutrição Associadas as Enteroparasitoses nas Crianças Residentes as Margens do Canal Visconde de Inhauma, no Bairro da Pedreira na Cidade de Belém do Pará. 2008. Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Jocireudo de Jesus Carneiro

GUERREIRO; BURBANO, R. M. R.; VIEIRA, José Ricardo dos Santos. Polimorfismos do Gene N-acetiltransferase 2 (NAT2) e os Possíveis Efeitos Genotóxicos e Carcinogênicos do Urânio em Residentes das Populações dos Municípios de Monte Alegre (PA). 2008. Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Schneyder Rodrigues Jati

GUERREIRO; Antunes LMG; Lima PDL. Avaliação de Aberrações Cromossômicas como Indicador de Possíveis Efeitos Genotóxicos do Urânio em Residentes do Município de Monte Alegre. 2008. Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Carmem Eliônor Lobato Coimbra

GUERREIRO; RIBEIROS-DOS-SANTOS, Â. K. C.; VIEIRA, José Ricardo dos Santos. Identificação e Filogênia Molecular de Arraias da Família Potamotrygonidae da Região do rio Tapajós Pará. 2008. Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Sávio Macedo de Almeida

LEMOS, José Alexandre Rodrigues de;GUERREIRO; Jr Brito, Lacy Cardoso. Avaliação pelo Teste de Função Pulmonar em Portadores de Anemia de Células Falciformes e seu Significado no Diferentes Haplótipos Beta-S. 2008. Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Jocireudo de Jesus Carneiro

GUERREIRO; BURBANO, R. M. R.; VIEIRA, José Ricardo dos Santos. Polimorfismos do Gene NAT2 e os Possíveis Efeitos Genotóxicos e Carcinogênicos do Uraânio em Residentes das Populações dos Municípios de Monte Alegre (PA). 2008. Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Daniele Regina da Silva Fernandes

GUERREIRO; MACHADO, Luiz Fernando Almeida; VALLINOTO, Antonio Carlos Do Rosário. Investigação de Três Polimorfismos de Genes de Interleucinas em Relação à Infecção pelo HIV - SIDA/AIDS, na população de Belém - PA. 2006. Dissertação (Mestrado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ney Pereira Carneiro dos Santos

GUERREIRO; SILVA, Luis Carlos Santana da;SANTOS, Ândrea Kely Campos Ribeiro dos. Polimorfismo do Gene da Paraoxonase 1 (L55M e Q192R) em Populações Humanas no Brasil. 2005. Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Tatiana Freitas Paulo

GUERREIROSANTOS, Ândrea Kely Campos Ribeiro dosSANTOS, Eduardo Jose Melo dosSANTOS, Sidney Emanuel Batista dos. Polimorfismos de Inserções ALU na Amazônia: Quatro Populações Afro-brasileiras e Cinco Populações Indígenas. 2005. Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Elizabete Keiko Takahashi

LEMOS, José Alexandre Rodrigues de;GUERREIRO; RIBEIRO, Rita de Cassia Mousinho;SANTOS, Eduardo Jose Melo dos. Haplótipos do Alelo Beta S em pacientes portadores de traço falciforme. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Elias David Dahan

GUERREIRO; VALLINOTO, A. C. R.; RIBEIROS-DOS-SANTOS, Â. K. C.. Verificação da Associação da Variabilidade Genética e Funcional da Alfa-1-Antitripsina e do Fator de Necrose Tumoral com a Asma Brônquica. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Raquel de Lima Peixoto

GUERREIROSANTOS, Eduardo Jose Melo dos; RIBEIRO, Rita de Cassia Mousinho; GONÇALVES, Evonildo Costa. Predisposição Genética da Púrpura Trombocitopênica Idiopática na População de belém Mapeada por Microssatélites no Complexo Principal de Histocompatibilidade. 2004. Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Elias David Dahan

GUERREIROSANTOS, Ândrea Kely Campos Ribeiro dosVALLINOTO, Antonio Carlos Rosário. Investigação da associação da variabilidade genética da Alfa 1 antiripsina e do TNF-alfa (-308 G/A) com a asma brônquica. 2004. Dissertação (Mestrado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Angelita Silva de Miranda Corrêa

GUERREIRO; SILVA, Luiz Carlos Santana da; SANTOS, Sidney Emanuem Batista dos. Polimorfismos no gene MTHFR- Metilenotetrahidrofolato Redutase (C677T e A1298C) envolvidos no metabolismo do folato, associados com risco materno para Sindrome de Down. 2004. Dissertação (Mestrado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Edilberto Nunes

GUERREIRO; MOURA NETO, V.; FERREIRA, M. A. P.. Estabelecimento, Caracterização e Interação de Células Astromais e Epiteliais do Cérvix Uterina Humana: Estudo in vitro da Expressão de Proteínas de Adesão, Citoesqueleto e Degradação da Matrix Extracelular. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências Morfológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Pablo Abdon da Costa Francez

GUERREIRO. Análise Fenotípica e Genotípica do Sistema Lewis em uma População de Origem Japonesa Residente na Amazônia Brasileira. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Bárbara do Nascimento Borges

GUERREIRO; SCHNEIDER, H.;SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos. Evolução Molecular do Gene H (FUT1) em Primatas do Novo Mundo. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: André Salim Khayat

GUERREIRO; AMORIM, M. I. M.; LEMOS, José Alexandre Rodrigues de. Avaliação da Ação Mutagênica e Monitoramento Genotóxico em Pacientes Poratdores de Anemia de Células Falciformes Tratados com Hidróxiuréia. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maria Ierece Miranda de Carvalho

GUERREIROSANTOS, Sidney Emanuel Batista dos; SAMPAIO, M. I. C.. Caracterização Molecular do Gene da Glicose-6-Fosfato Desidrogenase (G6PD) em Populações da Amazônia. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Katiana de Sales Junes

GUERREIRO; VILLA, L. L.;ISHAK, Ricardo; BURBANO, R. M. R.; BENSABATH, G.. Variabilidade intratípica de HPV 16 e HPV 18 em carcinomas do colo de útero de uma área de alto risco para o câncer cervical. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Eliane Evanovich dos Santos

GUERREIRO; SANTOS, E. E.. Evolução Molecular do Sistema ABO em Primatas do Novo Mundo. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Lena Lilian Canto de Sá

GUERREIRO; SÁ, L. L. C.. Caracterização Molecular de Aeromonas hydrophilaI Isoladas de EcossistemaAaquáticos, Pará, Brasil. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maria Ierece Miranda de Carvalho

GUERREIRO; SAMPAIO, M. I.;SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos. Haplótipos e Caracterização Molecular das principais Variantes do gene da Glicose-6-Fosfato Desidrogenase (G6PD) em Seis Populações da Amazônia Legal. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Jackson Douglas Rodrigues

SANTOS, Sidney Emanuem Batista dos;GUERREIROSCHNEIDER, M. P. C.; SCHNEIDER, H.; HARADA, M. L.. Análise da estrutura genética da populaçao de Belém utilizando polimorfismos de DNA nuclear, mitocondriais e do cromossomo Y. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Carlos Augusto Lima Barros

PÓVOA, M. M.;ISHAK, RicardoGUERREIRO; VIEIRA, J. L. F.; SOUZA, J. M.. Haptoglobina como Possível Marcador de Infecção Malárica Causada por Plasmodium falciparum e/ou Plasmodium vivax em Crianças e Adultos e sua Correlação com os Perfis Hematológico e Bioquímico. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Glória Colonnelli Barba

SANTOS, Sidney Emanuel Batista dosGUERREIRO; AMORIM, C. S. C.;SCHNEIDER, M. P. C.; BARROSO, C. M. L.. Fibrose Cística : Estudo da Mutação deltaF508 e dos Marcadopres Genéticos XV2c e KM19 em Afetados e na População de Belém. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Dorotéa de Fátima Lobato Silva

SANTOS, Sidney Emanuel Batista dosGUERREIRO; HARADA, M. L.;SANTOS, Ândrea Kely Campos Ribeiro dos; PIECZARKA, J. C.. Polimorfismo de DNA Mitocondrial em Quatorze Populações Indígenas da Amazônia. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: José Ricardo dos Santos Vieira

SCHNEIDER, H.;SCHNEIDER, M. P. C.; PIECZARKA, J. C.; HARADA, M. L.;GUERREIRO. Estudo das Relações Intergenéricas na Subfamília Atelinae (Primates, Platyrrhini) Usando o INTRON 11 do Gene do Fator de von Willebrand. 1995. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Sandra Maria Mendes de Moura Dantas

GUERREIRO. Etudos Citogenéticos em Oito Subespécies do Gênero Saguinus (Primates).. 1994. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Manuel Alfredo Araújo Medeiros

GUERREIRO. Citogenética, Evolução Cromossômica, Radiação e Especiação dos Macacos - Aranha (Ateles, Primates). 1994. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ândrea Kely Campos Ribeiro

GUERREIRO. A Influência de Marcadores Genéticos na Epidemiologia da Hepatite B. 1993. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Natalle do Socorro da Costa freitas

Guerreiro, J.F.; SANTOS, Sidney Emanuem Batista dos; BURBANO, R. M. R.; Assumpção, P. P.;SANTOS, Ândrea Kely Campos Ribeiro dos. Desenvolvimento de um Painel de SNPs Para Análises Farmacogenéticas de Associação à Resposta Terapêutica do 5-FU em Pacientes Oncológicos da Região Norte do Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Janaína Mota de Vasconcelos

Guerreiro, J.F.; Ramos, R. T. J.; JÚNIOR, J. L. S. G. V.; MAIA, M. H. T.. EMERGÊNCIA E POTENCIAL PROPAGAÇÃO DO CHIKUNGUNYA VÍRUS (CHIKV) NO BRASIL. 2015. Tese (Doutorado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Adjanny Estela Santos de Souza

Guerreiro, J. F.SANTOS, Ândrea Kely Campos Ribeiro dos; CALDATO, Milena Fernandes; SILVA, Luiz Carlos Santana da; KHAYAT, A. S.. Investigação de Marcadores Genéticos Associados ao Diabetes Mellitus Tipo 2 em Santarém-Pará. 2014.

Aluno: Isabela Guerreiro Diniz

Guerreiro, J.F.; SANTOS, J.R; SILVA, Luiz Carlos Santana da;CARDOSO, Greice de Lemos; CALDATO, Milena Coelhos Fernandes. INVESTIGAÇÃO DA RELAÇÃO DE 11 MARCADORES MOLECULARES COM PARÊMETROS BIOQUÍMICOS E ANTROPOMÉTRICOS EM INDÍGENAS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA. 2014. Tese (Doutorado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Adjanny Estela Santos de Souza

Guerreiro, J.F.SANTOS, Ândrea Kely Campos Ribeiro dos; CALDATO, Milena Fernandes; SILVA, Luiz Carlos Santana da; KHAYAT, A. S.. INVESTIGAÇÃO DE MARCADORES GENÉTICOS ASSOCIADOS AO DIABETES MELLITUS TIPO 2 EM SANTARÉM-PARÁ. 2014. Tese (Doutorado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Pedro Eduardo Bonfim Freitas

Guerreiro, J. F.. Caracterização Molecular e Avaliação da Correlação Genótipo-Fenótipo em Pacientes com Hiperfenilalaninemia por Fenilalanina Hidroxilase do Estado do Pará. 2013. Tese (Doutorado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Luciana Gonçalves Quintana

Guerreiro, J. F.; OLIVEIRA, E. H. C.; RIEGEL, M.; CORNELIO, D. A.; BURBANO, R. M. R.. Análise da Correlação entre Sítios Frágeis e Pontos de Quebras Cromossômicas em Pacientes com Anemia Faconi. 2013.

Aluno: Tânia Maria de Souza Rodrigues

Guerreiro, J.F.; VIEIRA, José Ricardo dos Santos; PINHEIRO, J. J. V.;SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos; ALVES, A. C. B. A.. Porlimorfismo em Genes de Citocinas e Doenças Periodontal em uma População Indígena da Amazônia. 2013. Tese (Doutorado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Luciana Gonçalves Quintana

Guerreiro, J.F.; OLIVEIRA, E. H. C.; RIEGEL, M.; CORNELIO, D. A.; BURBANO, R. M. R.. ANÁLISE DA CORRELAÇÃO ENTRE SÍTIOS FRÁGEIS E PONTOS DE QUEBRAS CROMOSSÔMICAS EM PACIENTES COM ANEMIA FALCONI. 2013. Tese (Doutorado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Tarcísio André Amorim de Carvalho

Guerreiro, J.F.; CALDATO, Milena Coelhos Fernandes; SANTOS, Ândrea Kelly Ribeiro dos; Silva HP; VIEIRA, José Ricardo dos Santos. FATORES DE RISCO GENÉTICO PARA HIPERTENSÃO ARTERIAL EM AFRODESCENDENTES NO ESTADO DO PARÁ. 2012. Tese (Doutorado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Andréa Luciana Soares da Silva

Guerreiro, J.F.SANTOS, Eduardo Jose Melo dos; MACHADO, R. L. D.;SENA, Leonardo dos Santos; VALLINOTO, Antonio Carlos Do Rosario; Santos JN. ASSOCIAÇÃO DE POLIMORFISMOS DO COMPLEXO DE GENES KIR E SEUS LIGANTES COM INFECÇÃO POR Plasmodium falciparum E Plasmodium vivax NO MUNICÍPIO DE GOIANÉSIA DO PARÁ. 2012. Tese (Doutorado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Giselle Maria Rachid Viana

Guerreiro, J.F.; PÓVOA, M. M.; SILVA, Mônica Cristina Moraes da;SANTOS, Eduardo Jose Melo dos. Perfil genético de populações de Plasmodium falciparum resistentes a cloroquina e sulfadoxina-pirimetamina em áreas da Amazônia brasileira. 2011. Tese (Doutorado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Antônio David Corrêa Normando

Almeida MAO; Nascimento JF; Pordeus IA; Ursi WJS;GUERREIRO. Morfologia Dentofacial e Carcaterísticas Oclusais dos ïndios Arara-Revisitando o papel da Hereditariedade e da Dieta na Etiologia da Má Oclusão. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em odontologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ruy Lyra da Silva Filho

GUERREIRO; Rabelo LV; Montenegro Jr RM; Tambascia MA. Epidemiologia e Genética Molecular do Diabetes Mellitus Tipo 2 no Município de Triunfo, Pernambuco. 2010. Tese (Doutorado em Genética) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Neide Maria de Oliveira Godinho

GUERREIRO. O impacto de Migrações na Constituição Genética de Populações Latino-Americanas. 2008. Tese (Doutorado em Biologia Animal) - Universidade de Brasília.

Aluno: Eliana da Silva Nascimento

SILVA JR, W. A.; TONE, L. G.; LUCCA, F. L.;GUERREIRO; SILVA, E. H. T.. Análise dos MicroRNAs miR-223 e miR-155 em Leucemia Linfóide Crônica. 2007. Tese (Doutorado em Genética USP-RP) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rejane da Silva Sena Barcelos

GUERREIRO. Constituição Genética de Duas Populações Urbanas de Região Centro-Oeste Brasileira Estimada por Marcadores Uniparentais.. 2006. Tese (Doutorado em Biologia Animal) - Universidade de Brasília.

Aluno: Isabel Barroso Augusto da Silva

GUERREIROSANTOS, Sidney Emanuel Batista dos; JUNQUEIRA, M. I. M.; LIBONATI, R. M. F.. Malária vivax: Manifestações Clínicas e Laboratoriais Relacionadas com o Fator de Necrose Tumoral Alfa. 2004. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Dinamar Aparecida Gaspar Martins

GUERREIRO; ALONSO, N; KOIFFMANN, C. P; PASSOS-BUENO, M. R; MATIOLI, S. R. Estudo de Associação em Famílias com Fissura Labial e/ou Palatina não Sindrômica. 2002. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Genética)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lenize Maria Wanderley Santos

GUERREIRO. STRs Autossômicos e Ligados ao Cromossomo Y em Indígenas Brasileiros. 2001. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Genética)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Antonio Carlos Rosário Vallinoto

GUERREIRO; VICENTE, A. C. P.; VASCONCELOS, P. F. C.; ISHAK, M. O. G.. Caracterização Molecular, Filogenia e Origem do Vírus Linfotrópico de Células T Humanas, Tipo II (HTLV-II), de Populações Humanas da Amazônia Brasileira. 2001. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Marlene Barros de Assis

JARAMILLO, H. F.;ISHAK, RicardoGUERREIRO; FREITAS, J. A.;PÓVOA, Marinete Marins; VIEIRA, J. L. F.. Identificação de Fatores de Patogenicidade em Cepas Termotolerantes de Campylobacter, isoladas em diferentes origens no Chile. 2000. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ricardo Luiz Dantas Machado

GUERREIRO. Polimorfismos de DNA em Plasmodium falciparum Welch, 1897 da Região Amazônica Brasileira. 2000. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ricardo Luiz Dantas Machado

PÓVOA, Marinete MarinsSCHNEIDER, M. P. C.GUERREIROSANTOS, Sidney Emanuel Batista dosSANTOS, Eduardo José Melo dos; SOUZA, J. M.. Dinâmica de Populações do Plasmodium falciparum Welch 1897 da Região Amazônica Brasileira.. 2000 - Instituto Evandro Chagas.

Aluno: Silviene Fabiana de Oliveira

GUERREIRO. Inserções ALU em Populações Indígenas da Amazônia Brasileira. 1999. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Dayse de Oliveira Alencas

SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos; SANTOS, Ândrea Kelly Ribeiro dos; SOUZA, R. C. M.;Guerreiro, J.F.. Desenvolvimento de um protocolo de triagem neo natal para imunodeficiência combinada grave e outras linfopenias de células T. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Débora Christina Ricardo de Oliveira Fernandes

SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos; SANTOS, Ândrea Kelly Ribeiro dos;SENA, Leonardo dos SantosGuerreiro, J.F.. Associação entre polimorfismos em pré-mirRNAs e suscetibilidade à tuberculose na população do norte do Brasil. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Janaína Mota de Vsconcelos

Guerreiro, J. F.; Nunes, M. R. T.;SENA, Leonardo dos Santos; Ramos, R. T. J.. Epigenética Das Células Natural Killer Primárias na Resposta Imune Inata Na Febre da Dengue. 2014.

Aluno: Janaína Mota de Vasconcelos

Guerreiro, J.F.; Nunes, M. R. T.;SENA, Leonardo dos Santos; Ramos, R. T. J.. EPIGENÉTICA DAS CÉLULAS Natural Killer PRIMARIAS NA RESPOSTA IMUNE INATA NA FEBRE DA DENGUE. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Natalle do Socorro da Costa freitas

Guerreiro, J. F.. Desenvolvimento de um Painel de Marcadores Farmacogenéticos Associados a Resposta Terapêutica do 5-FU em Pacientes Oncológicos, como Modelo para Futuros Estudos de Fase I com Esquema S-I. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maria de Fátima Lobato da Cunha Sauma

Guerreiro, J.F.; CARNEIRO, J.R.;SENA, Leonardo dos SantosSANTOS, Sidney Emanuel Batista dos. ASSOCIAÇÃO DE POLIMORFISMOS DE QUINZE GENES DO COMPLEXO KIR, GENES HLA-A, B, C, G E DRB1, MTHFR, NRAMP1 E CASP8 COM PREDISPOSIÇÃO AO LUPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO E ARTRITE REUMATÓIDE. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maria de Fátima Lobato da Cunha Sauma

Guerreiro, J.F.; CARNEIRO, J.R.;SENA, Leonardo dos SantosSANTOS, Sidney Emanuel Batista dos. ASSOCIAÇÃO DE POLIMORFISMOS DE QUINZE GENES DO COMPLEXO KIR, GENES HLA-A, B, C, G E DRB1, MTHFR, NRAMP1 E CASP8 COM PREDISPOSIÇÃO AO LUPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO E ARTRITE REUMATÓIDE. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maria de Fátima Lobato da Cunha Sauma

Guerreiro, J.F.; CARNEIRO, J.R.;SENA, Leonardo dos SantosSANTOS, Sidney Emanuel Batista dos. ASSOCIAÇÃO DE POLIMORFISMOS DE QUINZE GENES DO COMPLEXO KIR, GENES HLA-A, B, C, G E DRB1, MTHFR, NRAMP1 E CASP8 COM PREDISPOSIÇÃO AO LUPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO E ARTRITE REUMATÓIDE. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Daniela Soares Leite

RIBEIROS-DOS-SANTOS, Â. K. C.;GUERREIROSANTOS, Sidney Emanuel Batista dos. A História do DNAmt em Populações Pré-Colombianas do Litoral Merional Brasileiro: Sambaquis. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Elzemar Martins Ribeiro Rodrigues

GUERREIRO; GONÇALVES, Evonildo Costa;SENA, Leonardo dos Santos. Análise da Variabilidade Genética de 12 Sistemas de Microsatélites Ligados ao Cromossomo X na População Brasileira e Validação para Amostras Forenses. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Isabel Barroso Augusto da Silva

GUERREIROSANTOS, Sidney Emanuel Batista dosPÓVOA, Marinete Marins; SOUZA, J. M.. Malária vivax: Manifestações Clínicas e Laboratoriais Relacionadas com o Fator de Necrose Tumoral Alfa. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Mayara Natália Santana Silva

SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos; SOUZA, R. C. M.;Guerreiro, J.F.. INFLUÊNCIA DA DELEÇÃO APOBEC3B EM INDIVIDUOS ACOMETIDOS POR INFLUENZA A (H1N1) PDM09 NA REGIÕES NORTE E NORDESTE.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de ós-Graduação em Genética e Biologia Mo) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Carlos Fabrício Pinto de Medeiros

CARDOSO, Greice de Lemos; RIBEIRO, Rita de Cassia Mousinho;Guerreiro, J.F.. ANÁLISE DE POLIMORFISMO NO GENE ENOS EM PACIENTES COM ANEMIA FALCIFORME DO ESTADO DO PARÁ. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de ós-Graduação em Genética e Biologia Mo) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Josivaldo Soares da Silva Junior

Guerreiro, J.F.; RIBEIRO, Rita de Cassia Mousinho;CARDOSO, Greice de Lemos. Prevalência de Talassemia Alfa em Populações Afrodescendentes do Estado do Pará.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Joana Dulce Cabral Formigosa

Guerreiro, J.F.; Jr Brito, Lacy Cardoso. SEGURANÇA TRANSFUSIONAL: USO RACIONAL DO SANGUE E REAÇÕES TRANSFUSIONAIS IMEDIATAS, A EXPERIÊNCIA DE UM HOSPITAL DE PÚBLICO NO ESTADO DO PARÁ. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Cláudia Cruz Barbosa

Guerreiro, J.F.; Martens, IBG; Silva HP. AVALIAÇÃO DA POPULAÇÃO INDÍGENA XIKRIN DO KATETÉ. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ieda Solange de Souza Pinto

Guerreiro, J.F.SANTOS, Sidney Emanuel Batista dosSANTOS, Ândrea Kely Campos Ribeiro dos. IDENTIFICAÇÃO DAS PORTADORAS DO GENE DA HEMOFILIA A. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em ONCOLOGIA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Mariana Rodrigues da Silva Menezes

Bastos MSCBO; Ishikawa EA;Guerreiro, J.F.. Fatores de Risco Á Saúde Cardiovascular de Ribeirinhos no Arquipélago do Combú. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ieda Solange de Souza Pinto

Guerreiro, J.F.SANTOS, Sidney Emanuel Batista dosSANTOS, Ândrea Kely Campos Ribeiro dos. Identificação das Portadoras do Gene da Hemofilia A. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em ONCOLOGIA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Marcos Antonio Trindade Amador

Guerreiro, J.F.SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos; Assumpção, P. P.. Perfil Genético da População Brasileira Quanto a Distribuição Alélica de Potenciais Marcadores do Câncer. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ana Paula Gomes Castro

Guerreiro, J.F.. Associação de Polimorfismos Marcadores de Ancestralidade com Infecção por Plasmodium falciparum e Plasmodium vivax no Município de Goianésia do Pará. 2013.

Aluno: Aylla Nubia Lima Martins da Silva

Guerreiro, J.F.; VIEIRA, José Ricardo dos Santos;CARDOSO, Greice Lemos. POLIMORFISMOS NOS GENES ASS, NOS1, NOS3 E KL E SUAS POSSÍVEIS ASSOCIAÇÕES COM OS NÍVEIS DE HEMOGLOBINA FETAL EM PACIENTES COM ANEMIA FALCIFORME NO ESTADO DO PARÁ. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ana Paula Gomes Castro

Guerreiro, J.F.SANTOS, Eduardo Jose Melo dosPÓVOA, Marinete Marins. ASSOCIAÇÃO DE POLIMORFISMOS MARCADORES DE ANCESTRALIDADE COM INFECÇÃO POR Plasmodium falciparum E Plasmodium vivax NO MUNICÍPIO DE GOIANÉSIA DO PARÁ. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Luisa Margareth Carneiro da Silva

Araujo, MS; RIBEIRO, Rita de Cassia Mousinho;Guerreiro, J.F.. Desenvolvimento de um Referencial Nutricional - Curvas de Referência para Adultos Quilombolas Ribeirinhos do Baixo amazonas. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Elgerlânia Queiroz Vittone

GUERREIRO; BURBANO, R. M. R.; RODRIGUES, L. R. R.. Diagnóstico Citogenético em Portadores de Síndrome de Down na Cidade de Santarém. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Genética) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Schneyder Rodrigues Jati

GUERREIRO; BURBANO, R. M. R.;SANTOS, Ândrea Kely Campos Ribeiro dos. Avaliação dos Possíveis Efeitos Genotóxicos e Carcinogênicos do Urânio como Indicador de Risco à Saúde de Residentes dos Municípios de Prainha, Monte Alegre e Alenquer. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Genética) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Luciene Soraya Souza de Moura

GUERREIRO; BURBANO, R. M. R.;SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos. Relação entre a Mutação no Gene PAX9 e a Ocorrência de Fissuras Labiais e/ou Palatinas. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Genética) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Alexandre Wander Martins Brito

GUERREIRO; BURBANO, R. M. R.; RODRIGUES, L. R. R.. Estudos em Profissionais de Radiologia na Cidade de Santarém. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Genética) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Josivaldo Soares da Silva Junior

CARDOSO, Greice de LemosGuerreiro, J. F.; RIBEIRO, Rita de Cássia Mousinho. Investigação do SNP da Região Intergênica Hbs1l-MYB (rs 9399137) e sua Associação com os Níveis de Hemoglobina Fetal e Manifestações Clínicas da Anemia Falciforme. 2013.

Aluno: Lorena Martins Cunha

GUERREIRO; SOUZA, Isabel Crisitina Neves de. Investigação de Doenças Metabólicas Hereditárias no Estado do Pará: Primeiros relatos da Doença do Óleo de Lorenzo.. 2005 - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Aila Cristina Rodrigues e Daniela da Silva Mendonça

GUERREIRO. Análise do Perfil Epidemiológico de Pacientes com Suspeita de Apresentar Doença Metabólica Hereditária. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Bruno Maia Carvalho

GUERREIROSANTOS, Ândrea Kely Campos Ribeiro dosSANTOS, Sidney Emanuel Batista dos. Polimorfismo do DNA Mitocôndrial (mtDNA) em duas Comunidades Afro-brasileiras da Amazônia: Pacoval e Trombetas.. 2002 - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Fabrício Chaves Novaes/ Flávia Gonçalves de Araújo

GUERREIROSANTOS, Sidney Emanuel Batista dos; SOUZA, I. C. N.. Triagem de Mutaçãoes do Gene CFTR em Pacientes com Suspeita de Fibrose Cística do Hospital Universitário João de Barros Barreto. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ana Cecília Feio dos Santos

GUERREIROSANTOS, Eduardo José Melo dos. Contribuição Étnica Revelada Através do DNA Mitocondrial em uma População Urbana da Amazônia; Santarém-PA. 2001 - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Darleise de Souza Oliveira

GUERREIROSANTOS, Ândrea Kely Campos Ribeiro dos; VALLINOTO, Â. C. R.. Avaliação das Relações Filogenéticas das Formas de Saimiri (Primates) Baseada em Seqüências Nucleotídicas do Gene Mitocondrial Citocromo B. 2001 - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Mauro de Meira Leite

GUERREIRO; CUNHA, Maristela Gomes da;SANTOS, Eduardo José Melo dos. Repertório de Genes KIR na População de Belém. 2005. Outra participação, Universidade Federal do Pará.

Aluno: Tatiana Freitas Paulo

GUERREIROSANTOS, Ândrea Kely Campos Ribeiro dosSANTOS, Sidney Emanuel Batista dos. Polimorfismos de Inserções ALU em Quatro Grupos Populacionais da Amazônia. 2004. Outra participação, Universidade Federal do Pará.

Aluno: Elizabeth Keiko Takahashi

GUERREIRO; RIBEIRO, Rita de Cassia Mousinho; LEMOS, José Alexandre Rodrigues de. Haplótipos do Alelo Beta S em Pacientes Portadores de Traço Falciforme. 2003. Outra participação, Universidade Federal do Pará.

COSTA, Edmar Tavares da; BURBANO, R. M. R.;Guerreiro, J.F.. Victória Judith Isaac Nahum. 2016. Universidade Federal do Pará.

Guerreiro, J.F.SANTOS, Sidney Emanuel Batista dosSANTOS, Ândrea Kely Campos Ribeiro dos. Otávio Mitio Ohashi. 2016. Universidade Federal do Pará.

Guerreiro, J.F.; Mattos ER; Quaresma JAS; Vale WG. Eduardo José Melo dos Santos. 2016. Universidade Federal do Pará.

BURBANO, R. M. R.;Guerreiro, J.F.SANTOS, Sidney Emanuel Batista dosSANTOS, Ândrea Kely Campos Ribeiro dos. Maria Paula Schineider. 2016. Universidade Federal do Pará.

GUERREIRO; SAMPAIO, M. I. C.; Souza, CRB. Processo Seletivo de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Genética e Biologia Molecular. 2008. Universidade Federal do Pará.

Guerreiro, J.F.SANTOS, Sidney Emanuel Batista dosSANTOS, Ândrea Kely Campos Ribeiro dos. Progressão Funcional da Classe Associado III para Associado IV. Maristela Gomes Cunha. 2015. Universidade Federal do Pará.

PIECZARKA, J. C.; BURBANO, R. M. R.;Guerreiro, J.F.. Progressão Funcional da Classe Associado III para Associado IV. Edmar Tavares da Costa. 2013.

SANTOS, Eduardo Jose Melo dos; BURBANO, R. M. R.;Guerreiro, J.F.. Progressão Funcional da Classe Associado III para Associado IV. Maria de Fátima Pinheiro. 2013. Universidade Federal do Pará.

SANTOS, Ândrea Kely Campos Ribeiro dosGuerreiro, J.F.; BURBANO, R. M. R.. Progressão Funcional da Classe Associado I para Associado III. Tereza Cristina de Oliveira Corvelo. 2010. Universidade Federal do Pará.

SANTOS, Ândrea Kelly Ribeiro dos;SANTOS, Sidney Emanuel Batista dosGUERREIRO. Seleção Simplificada Professor Substituto na Matéria Introdução à Patologia Humana (Genética Humana e Médica). 2006. Universidade Federal do Pará.

GUERREIRO. Membro do Comitê Externo do 'X Seminário Interno do PIBIC/IEC'. 2005. Instituto Evandro Chagas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Moacyr Antonio Mestriner

MESTRINER, M. A.. Polimorfismos de DNA no Complexo de Genes Beta da Hemoglobina em Populações Indígenas da Amazonia. 1992 - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Fábio de Melo Sene

GUERREIRO, J. F.;SENE, F. M.. Título Q - João. 1992. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas) - Universidade de São Paulo.

Maria Luiza Petzl-Erler

PETZL-ERLER, M. L. ou PETZLERLER, M. L. ou PETZL, M. L.. Polimorfismos de DNA do Complexo de Genes Beta da Hemoglobina em Populações Indígenas da Amazônia. 1992. Tese (Doutorado em Genética) - Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

John Cley da Silva Costa

Análise de variantes nos genes ABCA1 e FTO em populações indígenas do Pará; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Rafael Rodrigo Lieuthier da Silva

Associação da região intergenica HBBP1 e BGLT3 com o espectro clínico de pacientes com beta-hemoglobinopatias no Estado do Pará; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Jéssica Lígia Picanço Mchado

Investigação de SNPs associados a diabetes tipo 2 e obesidade em populações indígenas; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Regiane Padilha dos Santos

DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS: AGENTES DETERMINANTES E PROTETORES DE SEU DESENVOLVIMENTO EM INDÍGENAS ADULTOS DA REGIÃO AMAZÔNICA; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Danielle do Socorro Pinto da Silva

ESTUDO DAS PRÁTICAS ALIMENTARES E SUA RELALÇÃO COM ASAÚDE EM UMA COMUNIDADE INDÍGENA NO SUDESTE PARAENSE; ; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Bárbara de Alencar Oliveira

Investigação da ocorrência de marcadores genéticos associados ao Diabetes Mellitus tipo 2 em pacientes atendidos no ambulatório de clínica médica no Instituto de Previdência e assistência do município de Belém-IPAMB; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Ewerton do Nascimento Miglio

Prevalência e variabilidade genotípica do papilomavírus humano em Amostras cérvico-vaginais de populações indígenas do Estado do Pará; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em ONCOLOGIA) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Josiellem Damasceno de Souza

Identificação molecular das infecções por HPV e Clamydia trachomatis e o impacto da confecção para alterações no colo uterino; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em ONCOLOGIA) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Eliene dos Santos Rodrigues

Perfil Epidemiológico de Populações Indígenas Xikrin do Kateté; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia) - Universidade Federal do Pará; (Coorientador);

Iê Regina Bentes Fernandez

Investigação de Polimorfismos Associados ao TNF-alfa e TGF em resposta a Hidróxiuréia em Pacientes com Anemia Falciforme do estado do Pará; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Manuela Genú Carvalho

INVESTIGAÇÃO DE POLIMORFISMOS ASSOCIADOS AO AUTISMO EM PACIENTES DO ESTADO DO PARÁ; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

ADAIR DE SILVA ELLERES

INVESTIGAÇÃO DE ANEMIAS EM MULHERES QUILOMBOLAS DA AMAZÔNIA; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Saide Maria Sarmento Trindade

Polimorfismos Associados a Vias de Metabolização da Hidroxiuréia no gene GTTP em Pacientes com Anemia Falciforme no estado do Pará; Início: 2016; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Análises Clínicas) - Universidade Federal do Pará; (Coorientador);

Carlos Fabrício Pinto de Medeiros

Investigação de Polimorfismos no gene NOS e Associação com Anemia Falciforme no estado do Pará; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Bárbara Guerreiro Américo Gomes

Fatores de Risco Genéticos e Ambientais para Doença Periodontal em remanescentes de Quilombos no estado do pará; Início: 2014; Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Josivaldo Soares da Silva Jr

Prevalência de Talassemia alfa emm Afro-descendetes do estado do Pará; Início: 2014; Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Clarice Geórgia Monteiro Dias

Indicadores de Qualidade da Assistência de Enfermagem na Clinica Cirúrgica do Hospital Universitário João de Barros Barreto ? Um Estudo de Análise Quanti-Qualitativa; Início: 2012; Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas; (Orientador);

Rodrigo Alexandre da Cunha Rodrigues

RISCO CARDIOVASCULAR EM MUNICÍPIO DO LITORAL NORTE DO BRASIL; Início: 2018; Tese (Doutorado em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Adriane Maria Bezerra da Silva

Caracterização Molecular das Talassemias alfa e beta no Estado do Pará e avaliação de efeitos de genes modificadores na gravidade das manifestações clínicas da Talassemia beta; ; Início: 2017; Tese (Doutorado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Odilon Salim Costa Abrahin

RELAÇÃO ENTRE OS GENÓTIPOS DA ECA (I/D), GNB3, AGT E NOS3 NA HIPOTENSÃO PÓS-EXERCÍCIO AERÓBIO E RESISTIDO EM PACIENTES HIPERTENSOS; ; Início: 2017; Tese (Doutorado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Haiala Soter Silva de Oliveira

Estudos Genético-Epidemiológicos Visando Estratégias de Controle de Malária no Estado do Pará: Municípios de Anajás, Muaná e Melgaço; ; Início: 2017; Tese (Doutorado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Patricia Jeanne de Souza Mendonca Mattos

Sequenciamento do Exoma e Variantes Genéticas Associadas ao Metabolismo da Hidroxiuréia em Pacientes com Anemia Falciforme do estado do Pará; Início: 2016; Tese (Doutorado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Eliane Barbosa Evanovich dos Santos

METAGENOMA E OBESIDADE EM INDÍGENAS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA; Início: 2016; Tese (Doutorado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Aylla Nubia Martins Lima e Silva

Investigação de Polimorfismos Genéticos relacionados a resposta ao tratamento com HU em pacientes com Anemia Falciforme do estado do Pará; Início: 2015; Tese (Doutorado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Luiz Alberto Moraes

Polimorfismos genéticos de interleucinas, infeção pelo Helicobacter pylori e carcinogenese gástrica na população de Oriximiná, PA; Início: 2007; Tese (Doutorado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

André Manfrini Barbosa de Lima

Inaptidão Feminina Por Baixa De Hemoglobina Entre Doadores De Sangue Da Fundação HEMOPA, ESTADO DO PARA, AMAZONIA - BRASIL; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Análises Clínicas) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Haiala Soter Silva de Oliveira

Genotipagem Da GLICOSE-6-FOSFATO DESIDROGENASE (G6PD) E Do Sistema Sanguineo DUFFY Em Comunidades Afrodescendentes Do Estado Do Pará; 2018; Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Mauro Lucio Ferreira Souza Junior

Associacao de polimorfismos do gene FTO (rs9939609 e rs8050136) com o Indice de Massa Corporal e Circunferencia Abdominal em Comunidades Quilombolas do Estado do Para; 2018; Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Carlos Fabricio Pinto de Mendeiros

Análise De Polimorfismos No Gene NOS Em Pacientes Com Anemia Falciforme No Estado Do Pará; 2017; Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Rosany de Oliveira Lisboa

Investigação da história familiar e análise de mutações no gene IRF6 em uma extensa família com características típicas da Síndrome de Van der Woude; 2016; Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

André Monteiro Pinto

SÍNDROME METABÓLICA EM INDÍGENAS DA AMAZÔNIA: Estudo transversal nas etnias Xikrin do Cateté e Suruí Aikewara; 2016; Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Bárbara Guerreiro Américo Gomes

Fatores de risco genéticos e ambientais da doença periodontal nos Xikrin do Cateté, Pará; 2016; Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Cláudia Cruz Barbosa

AVALIACAO DE PARAMETROS ANTROPOMETRICOS E BIOQUIMICOS, RELACIONADOS COM O PROCESSO DE TRANSICAO NUTRICIONAL DA POPULACAO INDIGENA XIKRIN DO KATETE; 2016; Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Joana Dulce Cabral Formigosa

Segurança Transfucional: Uso Racional Do Sangue E Reações Transfisionais Imediatas, A Experiência De Um Hospital De Publico No Estado Do Pará; 2016; Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Aylla Nubia Lima Martins da Silva

Caracterização Molecular de Talassemia Beta no estado do Pará; 2015; Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Cláudia Cruz Barbosa

Avaliação do estado nutricional e análise bioquímica da população indígena Xikrin do Kateté; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Joana Dulce Cabral Formigosa

Segurança Transfusional: Uso racional do sangue e reações transfusionais imediatas, a experiência de um hospital publico no estado do Pará; 2014; Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Cassio Caldato

Análise de Mutações Germinativas no Gene Supressor de Tumor MEN1 em Portadores de Adenomas Hipofisários; 2014; Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Maurício Figueiredo Massulo Aguiar

Prevalência de Deleções no Gene CYP21A2 na Hiperplasia Congênita no Estado do Pará; 2013; Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Luiza Margareth Carneiro da Silva

Curvas de carências nutricionais em adultos quilombolas de áreas ribeirinhas do baixo amazonas; 2013; Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Talitha Farag de Oliveira

Investigação no Gene da Calpaína-10 em Ameríndios na Amazônia Brasileira e Associação com Parâmetros Bioquímicos e Antropométricos; 2012; Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Edileuza Nunes Lima

?Representações sociais sobre o câncer de estomago na ótica dos portadores atendidos em hospital público Belém/PA?; 2012; Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Rosemary Pereira da Mota

Prevalência do Câncer do Colo do Útero em Indígenas da Amazônia Paraense; 2012; Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Fatima Maria Angelim Mendes Sales

Anemia, Enteroparasitose e Segurança Alimentar: Um Estudo na Creche Pública de São Sebastião da Boa Vista - Pará; 2012; Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Dalva Francês

Síndrome Lipodistrófica: Perfil de Adesão a Terapia Antirretroviral em Portadores da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida de um Hospital Universitário da Cidade de Belém (PA); 2012; Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Aniel de Sarom Negrao Silva

Adolescência e vida sexual: um perfil epidemiológico em adolescentes escolares do município de Abaetetuba-PA?; 2011; Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Joice Costa Santos

Fatores de risco cardiovasculares em comunidades de remanescentes quilombolas de Inhangapi - PA?; 2011; Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Isabela Guerreiro Diniz

Diversidade nucleotídica do gene HBB*S; 2010; Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Valéria Regina Santos

Perfil hematológico de uma população de região endêmica de malária da Amazônia brasileira (Anajás_PA); ?; 2010; Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Eunice Carvalho do Amaral

Identificação de Mutações no Gene HNF-1alfa Associadas ao Diabetes de Início Jovem, em Pacientes Caracterizados como do Tipo 2; 2009; 0 f; Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Mary Elizabeth Maklouf Carvalho

INVESTIGAÇÃO DE MUTAÇÕES DO GENE DA ENZIMA GLICOQUINASE ASSOCIADA AO DIABETES DE INICIO JOVEM(MODY)EM UM GRUPO DE DIABÉTICOS DIAGNOSTICADOS COMO DIABETES TIPO 2 CLÁSSICO; 2009; Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Silvania Yukiko Lins Takanashi

Prevalência da Talassemia Alfa em Afro-descendentes com e sem Microcitose na Comunidade de Saracura em Santarém _PA; 2008; Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Adjanny Estela Santos de Souza

Ocorrência da Talassemia Alfa em Pacientes Atendidos no Hospital Municipal de Santarém (HMS); 2008; Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Alexandre Escher Boger

Prevalência de Fatores de Risco Hereditário para Trombofilia (Fator V de Leiden e Fator II) na População de Santarém - PA; 2008; Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Rosilene Costa Reis

Estudo da prevalência do excesso de peso e sua associação com os níveis de Glicemiade Jejum e Pressão Arterial Sistêmica em Indígenas da Amazônia Brasileira; 2008; Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Joice Costa Santos

Estudo sobre a Prevalência de Hipertensão Arterial na Comunidade Quilombola de Pitimandeua - PA; 2008; Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Valeria Regina Cavalcante dos Santos

Alterações induzidas pelo Plasmodium vivax no Perfil Hematológico de Pacientes Atendidos em Unidades de Referência em Doenças Infecciosas no Município de Belém; 2008; Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Elgerlânia Queiroz Vittone

Caracterização Genética de Traíras (Hoplias) da Região Norte Brasileira; 2008; Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Cibelle Câmara

INVESTIGAÇÃO DE FATORES DE RISCO GENÉTICO ASSOCIADOS AO TROMBOEMBOLISMO VENOSO EM MULHERES QUE FAZEM TERAPIA DE REPOSIÇÃO HOMONAL; 2007; Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Cassio Caldato

Avaliação da expressão de IGF1 e mutações do gene APC de pólipos colônicos em pacientes acromegálicos; 2007; Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Tarcísio André Amorim de Carvalho

Identificação Molecular de Mutações Associadas à Deficiência da Enzima 21-Hidroxilase; ; 2006; 150 f; Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

GREICE LEMOS CARDOSO

Modulação Genética da Heterogeneidade Fenotípica da Anemia Falciforme no Estado do Pará; 2005; 135 f; Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Sirnoel José Quaresma Perna

Genotipagem do Sistema Duffy em Pacientes com Malária do Plasmodium vivax em Pacientes do Estado do Pará; 2005; 95 f; Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Mary Elizabeth Maklouf Carvalho Barros

Identificação de Mutações no Gene da Glicoquinase (GCK) associadas ao Diabetes de Início Jovem em um Grupo de Diabéticos, Diagnosticados como Tipo 2 Clássico; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Fernanda Andreza de Pinho Lott Carvalhaes

Prevalência de Mutações que Conferem Resistência à Infecção Pelo HIV ou à Taxa de Propagação para a SIDA/AIDS, em Populações da Amazônia; 2002; 95 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Eliana da Silva Nascimento

Diagnóstico Molecular de Talassemia-beta em Pacientes da Rede Publica de Saúde da População de Belém; ; 2002; 51 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Christiane Bentes da Silva

Prevalencia e Caracterização Molecular de Talassemia Beta em Indivduos com Anemia Microcítica da População de Belém/PA; 2002; 70 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Jaciléa Maria Pereira

Diagnóstico Molecular e a Prevalênciada Talassemia Alfa em Indivíduos com Anemia Microcítica e Hipocrômica na Cidade de Belém (PA); 2002; 65 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

France Keiko Nascimento Yoshioka

Prevalência de Mutações que Conferem Risco ao Tromboembolismo Venoso na População de Belém (PA); 2002; 93 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Antonio Carlos Rosário Vallinoto

ESTUDO DA VARIABILIDADE GENETICA DE CINCO TRIBOS INDIGENAS ATRAVES DA ANALISE DE QUATRO LOCI HIPERVARIAVEIS; 1996; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Izaura Maria Cayres Vallinoto

POLIMORFISMO DE VNTRS EM DUAS POPULACOES AMAZONICAS DE ORIGEM AFRICANA; 1996; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Rita de Cássia Mousinho Ribeiro

ESTUDO DA VARIABILIDADE GENETICA DE POPULACOES INDIGENAS DA AMAZONIA ATRAVES DA INVESTIGACAO DE POLIMORFISMOS DE DNA NO COMPLEXO DE GENES BETA DA HEMOGLOBINA E POLIMORFISMOS CLASSICOS; 1995; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Gabriela Pante de Souza

HAPLOTIPOS ASSOCIADOS AO GENE HBB*S NA POPULACAO DE BELEM E SEU SIGNIFICADO ANTROPOLOGICO; 1995; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Janaína Mota Vasconcelos

Emergência e potencial propagação do Chikungunya vírus (CHIKV) no Brsil, Ano de obtenção 2015; 2015; Tese (Doutorado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Adjanny Estela Santos de Souza

Investigação de marcadores genéticos relacionados ao diabetes mellitus tipo 2 em Santarém-Pará; 2014; Tese (Doutorado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Isabela Guerreiro Diniz

Investigação de 11 polimorfismos possivelmente relacionados à obesidade e ao Diabetes Melitus tipo 2 em indígenas da Amazonia brasileira; ; 2014; Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Tânia Maria de Souza Rodrigues

Investigação de Polimorfismos de Interleucinas em Pacientes com Periodontite do Estado do Pará; 2013; Tese (Doutorado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Maria de Fátima Lobato da Cunha Sauma

Associação de Polimorfismos de Quinze Genes do Complexo KIR, Genes HLA-A, B, C, G e DRB1, MTHFR, NRAMP1, e CASP8 com Predisposição ao Lúpus Eritematoso Sistêmico e Artrite Reumatóide; 2012; Tese (Doutorado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Tarcísio André Amorim de Carvalho

Fatores de Risco Genético para Hipertensão Arterial em Afrodescendentes no Estado do Pará; 2012; Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará, Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Sirnoel José Quaresma Perna

DISTRIBUIÇÃO DE QUATRO MARCADORES GENÉTICOS RELACIONADOS COM RESISTÊNCIA E SUSCEPTIBILIDADE À MALÁRIA NOS MUNICÍPIOS DE ANAJÁS E GOIANÉSIA, NO ESTADO DO PARÁ; 2012; Tese (Doutorado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Carlos Augusto Lima Barros

Estudo de Polimorfismos Genéticos e Avaliação Físico-Química Quântica na Região Promotora do Gene do Fator de Necrose Tumoral Alfa e suas Correlações com a Citocinemia e a Fase da Infecção Malárica por Plasmodium falciparum; 2012; Tese (Doutorado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Andréa Luciana Soares da Silva

Associação de Polimorfismos do Complexo de Genes KIR e seus Ligantes com a Infecção por Plasmodium falciparum e Plasmodium vivax no Município de Goianésia do Pará; 2012; Tese (Doutorado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Fernanda Andreza de Pinho Lott Carvalhaes

Investigação Molecular de Genes Associados ao Diabetes Mellitus em Pacientes do Estado do Pará; 2011; Tese (Doutorado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Isabela Guerreiro Diniz

Polimorfismos nos Genes HBG2, BCL11A e HBS1L-MYB, Níveis de Hemoglobina Fetal e Heterogeneidade Fenotípica da Anemia Falciforme no Estado do Pará; 2010; Tese (Doutorado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Greice de Lemos Cardoso

Investigação Molecular da Talassemia Alfa e Talassemia Beta em Populações do Estado do Pará: Afro-descendentes de Trombetas e Saracura e Pacientes com Anemia Falciforme; 2009; 0 f; Tese (Doutorado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

France Keiko Nascimento Yoshioka

Caracterização Imunofenotípica de Células Dendríticas Diferenciadas a partir de Monócitos de Indivíduos Sintomáticos e assintomáticos para PET/MAH infectados pelo HTLV-1; 2007; 0 f; Tese (Doutorado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

José Ricardo dos Santos Vieira

Identificação de Alterações Nucleotídicas no Gene do LDLR para o Diagnóstico Molecular de Hipercolesterolemia Familiar pelo Método de SSCP por Eletroforese Capilar Fluorescente; 2006; 0 f; Tese (Doutorado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Carlos Augusto Lima Barros

FATORES GENÉTICOS DO HOSPEDEIRO HUMANO E SUSCETIBILIDADE PARA MALÁRIA NA AMAZÔNIA; 2003; 0 f; Tese (Doutorado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Fernanda Andreza de Pinho Lott Carvalhaes

FATORES GENÉTICOS DO HOSPEDEIRO HUMANO E SUSCETIBILIDADE PARA A INFECÇÃO PELO HIV-1; 2002; 0 f; Tese (Doutorado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Rita de Cássia Mousinho Ribeiro

Variabilidade Genética no Complexo de Genes da Beta-Globina em Nove Populações nativas na Amazônia Brasileira - Polimorfismos de Restrição e Diversidade nucleotídica; 2000; 153 f; Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Gabriela Pante de Souza

A Contribuição Africana para o Norte do Brasil, revelada pela Análise de Polimorfismos de DNA Associados aos genes Beta-S, Beta-C, Beta-A, em Quatro Comunidades Afro-brasileiras da Amazônia; 2000; 153 f; Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Eduardo José Melo dos Santos

ÚLTIMOS 500 ANOS DE HISTÓRIA AMERÍNDIA NA AMAZÔNIA: RECENTE EXPANÃO, MIGRAÇÃO E DERIVA GENÉTICA; 1999; 0 f; Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Marise Primola Pedrosa

A PRESENCA AFRICANA EM ALAGOAS: CONTRIBUICOES DA GENETICA E DA BIOLOGIA MOLECULAR AO PERFIL DAS COMUNIDADES DE MUQUEM E QUILOMBO; 1998; Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Adjanny Estela Santos de Souza

Ocorrência de Talassemia-alfa em Pacientes com Microcitose e Hipocromia com e sem Anemia Atendidos no Hospital de Santarém, PA; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Genética) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Alexandre Escher Boger

Relação entre o Fator V de Leiden e o Tromboembolismo Venoso na População de Santarém, PA; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Genética) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

MARTA MARIA MAIA MELO

Diagnóstico Genético Pré-Natal; 1985; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Genética) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

ISABEL CRISTINA MONTEIRO

Estados Intersexuais na Espécie Humana; 1985; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Genética) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Margareth Léa da Silva Maia

ESTUDOS GENÉTICOS NA POPULAÇÃO DE BELÉM; 1985; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Genética) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

CECY MONTEIRO GABBAY

AGENTES TERATOGÊNICOS NA ESPÉCIE HUMANA; 1985; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Genética) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Thiara Yasmin Tobias dos Santos

PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DOS INDÍGENAS DA ETNIA XIKRIN DO KATETÉ DA SERRA DOS CARAJÁS-PARÁ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Eliene dos Santos Rodrigues

Prevalência de Anemia em Indígenas da Etnia Xikrin- Serra dos Carajás, Estado do Pará; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Aylla Nubia Lima Martins da Silva

Haplótipos Associados ao Gene da Hemoglobina S e sua Associação com suas Manifestações Clínicas em Pacientes do Estado do Pará; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Maíse Gomes Queiroz

Polimorfismos dos Genes FY e HBB e Detecção de Plasmodium spp Utilizando PCR Quantitativa em Tempo Real (qPCR) em uma Comunidade do Município de Anajás-PA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Bruno Souza da Silva

Fragmentos de Cromossomo Y em Pacientes com Síndrome de Turner Apresentando o Gene SRY e os Loci PABY e DYZ3; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Carolina Rosal Teixeira de Souza

Investigação das Espécies de Plasmodium Responsáveis pela Malária na Região Amazônica e Associação com Fatores de Resistência Relacionados ao Hospedeiro: HBS e DUFFY; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Andréa Christina Guedes Costa

Pesquisa de Cromossomo Y na Síndrome de Turner; 2007; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Antônio André Conde Modesto

Investigação molecular do gene candidato a Diabetes mellitus tipo 2 (PPAR-gama) em indivíduos com Síndrome de Down da APAE - Belém (PA); 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Cintia Helena Castro Malcher

Estudo de alterações cromossômicas hereditárias utilizando a técnica de hibridização in situ com fluorescência (FISH); 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Rosicleide Alves Mota

Investigação molecular do gene candidato a Diabetes mellitus tipo 2 (CAPN 10) em indivíduos com Síndrome de Down da APAE - Belém (PA); 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Tarcísio André Amorim de Carvalho

Identificação Molecular de Mutações Associadas à Deficiência da Enzima 21-Hidroxilase na População de Belém, PA; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Igor Guerreiro Hamoy

Prevalência da Mutação CCR5-delta32 em Pacientes com Anemia Falciforme da População de belém -PA; ; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

GREICE LEMOS CARDOSO

Prevalência de Mutações que Conferem Resistência à Infecção Pelo HIV-1 ou à Taxa de Progressão para SIDA/AIDS, em Paciêntes Soropositivos para HIV-1; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Sirnoel José Quaresma Perna

Genotipagem do sistema sanguíneo Duffy utilizando a Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) na população negróide de Trombetas (PA); ; 2001; 85 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Fernanda Andreza de Pinho Lott Carvalhaes

A mutação Deltaccr5, associada à resistência à infecção pelo HIC-1, na população de Belém, PA; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Rita Catarina Medeiros de Souza

Associação entre haplótipos e variabilidade clínica na anemia falciforme; 1993; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

ANGELINA XAVIER ACOSTA

Associação entre haplótipos e variabilidade clínica na anemia falciforme; 1993; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

ELKE VASCONCELOCS DE CAMPOS

Associação entre haplótipos e variabilidade clínica na anemia falciforme; 1993; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

MÔNICA CRISTINA MORAES DA SILVA

Síndrome do X Frágil; 1993; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Eduardo José Melo dos Santos

Estudos genéticos e demográficos em duas populações da Amazônia: Castanhal e Santarém; 1989; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Andrea Kely Campos Ribeiro dos Santos

Estudos genéticos e demográficos em duas populações da Amazônia: Castanhal e Santarém; 1989; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

ANTONIO HOUNSELL DE ALMEIDA

Síndrome de Corneli de Lange; 1987; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

NILSON JOSÉ ALVES DE OLIVEIRA

Parâmetros Biológicos da População de Belém; 1985; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

EDILSON BERNARDINO COUTINHO

Aberrações Cromossômicas na Espécie Humana; 1985; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Salma Gomes de Oliveira

Estudo da Freqüência da Colinesterase do Soro Atípica na População de Belém; 1983; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Rafael Rodrigo Lieuthier da Silva

Prevalências de Diabetes mellitus e dislipidemias na população indígena Xikrin do Katete (PA); 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Rafael Rodrigo Lieuthier da Silva

; INVESTIGAÇÃO DE DOENÇAS INFECCIOSAS NEGLIGENCIADAS NA POPULAÇÃO DE MELGAÇO, ESTADO DO PARÁ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

João Vítor Reis Marques

INVESTIGAÇÃO DE ASPECTOS CLÍNICOS E EPIDEMIOLÓGICOS DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS EM MELGAÇO (PA); 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Karoline Coelho Gaia

Polimorfismos Genéticos da região intergênica HBS1L-MYB (rs4895441, rs28384513 e rs9399137) e Elevação dos Níveis de Hemoglobina Fetal em pacientes com Talassemia; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Lais Helena Rescinho Macambira

Investigação do Polimorfismo no gene HBG2 (rs74821440) e Elevação dos Níveis de Hemoglobina Fetal em pacientes com Talassemia Beta; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Haiala Soter Silva de Oliveira

Talassemia-alfa e densidade parasitária de Plasmodium vivax em área endêmica: Goianésia do Pará; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Camila Tavares Carvalho Uchôa

PERFIL HEMATOLÓGICO DE UMA POPULAÇÃO DE REGIÃO ENDÊMICA DE MALÁRIA DA AMAZÔNIA BRASILEIRA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Aylla Nubia Lima Martins da Silva

Diagnóstico e Caracterização Molecular de Doenças Genéticas em Afrodescendentes no Estado do Pará: Hemoglobinopatias e Hipertensão Arterial; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Maíse Gomes Queiroz

Estudos Genético-Epidemiológicos Visando Estratégias de Controle e Prevenção da Malária no Estado do Pará: Município de Anajás; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Nayara Cristina Assunção Almeida

Investigação de Polimorfismos (SNPs) Associados ao Diabetes Tipo 2 em Populações da Amazônia Brasileira; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Escola Superior da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Bárbara de Souza Matos

Investigação de Polimorfismos (SNPs) Associados ao Diabetes Tipo 2 em Populações da Amazônia Brasileira; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Escola Superior da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Carla de Castro Sant?Anna

Diagnóstico e Caracterização Molecular de Doenças Genéticas em Afrodescendentes no Estado do Pará: Hemoglobinopatias e Hipertensão Arterial; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Biologia) - Centro Universitário do Estado do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Carolina Rosal Teixeira de Souza

Diagnóstico e Caracterização Molecular de Doenças Genéticas em Afrodescendentes no Estado do Pará: Hemoglobinopatias e Hipertensão Arterial; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Luciana Amaral Saunders Costa

Diagnóstico e Caracterização Molecular de Doenças Genéticas em Afrodescendentes no Estado do Pará: Hemoglobinopatias e Hipertensão Arterial; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Biologia) - Centro Universitário do Estado do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Rafaela Augusta Mouzinho Bordalo

Genotipagem do Sistema Sanguineo Duffy em Comunidades Afro-descendentes da Amazônia; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Andréa Christina Guedes Costa

Pesquisa de Cromossomo Y na Síndrome de Turner: Gene SRY; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Cintia Helena Castro Malcher

Prevalência da Incidência do Diabettes Mellitus Tipo II nas populações Indígenas da Amazônia; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Dayse Oliveira Alencar

Investigação de Genes Candidatos a Diabete Mellitus Tipo II; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joao Farias Guerreiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marco Antonio Zago

Haplótipos da região dos genes das globinas beta em indígenas da Amazonia; 1992; Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Genética)) - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marco Antonio Zago;

Rosicleide Alves Mota

INVESTIGAÇÃO MOLECULAR DO GENE CANDIDATO AO DIABETES MELLITUS TIPO2 (CAPN10) EM INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DE DOWN DA APAE-BELÉM/PA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Rosicleide Mota Brandão;

Wilson Araújo da Silva Junior

2013; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP,; Wilson Araújo da Silva Junior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RODRIGUES, JULIANA CARLA GOMES ; SOUZA, TATIANE PIEDADE DE ; PASTANA, LUCAS FAVACHO ; RIBEIRO DOS SANTOS, ANDRÉ MAURÍCIO ; FERNANDES, MARIANNE RODRIGUES ; PINTO, PABLO ; WANDERLEY, ALAYDE VIEIRA ; SOUZA, SANDRO JOSÉ DE ; KROLL, JOSÉ EDUARDO ; PEREIRA, ADENILSON LEÃO ; MAGALHÃES, LEANDRO ; MERCÊS, LAÍS REIS DAS ; VIDAL, AMANDA FERREIRA ; VINASCO-SANDOVAL, TATIANA ; CAVALCANTE, GIOVANNA CHAVES ; Guerreiro, João Farias ; ASSUMPÇÃO, PAULO PIMENTEL DE ; RIBEIRO-DOS-SANTOS, ÂNDREA ; SANTOS, Sidney ; SANTOS, Ney Pereira Carneiro dos . Identification of NUDT15 gene variants in Amazonian Amerindians and admixed individuals from northern Brazil. PLoS One , v. 15, p. e0231651, 2020.

  • BARBOSA, CLÁUDIA C. ; SACUENA, ELIENE S. R. ; PINTO, ANDRÉ M. ; CARDOSO'COSTA, GREICE L. ; GUERREIRO, JOÃO F. . Anthropometric and metabolic profile of a Brazilian Amerindian group: The Xikrin (Mebengôkre). AMERICAN JOURNAL OF HUMAN BIOLOGY , v. 21, p. e23255, 2019.

  • EVANOVICH, ELIANE ; DE SOUZA MENDONÇA MATTOS, PATRICIA JEANNE ; Guerreiro, João Farias . Comparative Genomic Analysis of Lactobacillus plantarum : An Overview. International Journal of Genomics , v. 2019, p. 1-11, 2019.

  • ABRAHIN, ODILON ; CORTINHAS-ALVES, ERIK ARTUR ; VIEIRA, RODOLFO PAULA ; Guerreiro, João Farias . Elite athletes have longer telomeres than sedentary subjects: A meta-analysis. EXPERIMENTAL GERONTOLOGY , v. 128, p. 138-145, 2019.

  • VALLINOTO, ANTONIO C. R. ; OTAKE, MATEUS I. ; SOUSA, PAULO V. N. R. ; LOPES, FELIPE T. ; SACUENA, ELIENE R. P. ; QUEIROZ, MARIA A. F. ; COSTA, GREICE L. C. ; ISHAK, MARLUÍSA O. G. ; CAYRES-VALLINOTO, IZAURA M. V. ; GUERREIRO, JOÃO F. ; ISHAK, Ricardo . Isolation of the Arawete and Asurini Indians keeps the tribes free from HTLV infection during 36years of follow-up. Retrovirology , v. 16, p. 1-4, 2019.

  • RODRIGUES, JULIANA CARLA GOMES ; FERNANDES, MARIANNE RODRIGUES ; GUERREIRO ; DA SILVA, ARTUR LUIZ DA COSTA ; SANTOS, A. K. C. R. ou Ribeiro-dos-Santos, A.K.C. ; SANTOS, Sidney ; SANTOS, Ney Pereira Carneiro dos . Polymorphisms of ADME-related genes and their implications for drug safety and efficacy in Amazonian Amerindians. Scientific Reports , v. 9, p. 7201, 2019.

  • BRAÇO, ISABEL LUÍS JOCENE ; DE SÁ, KEYLA SANTOS GUEDES ; WAQASI, MISHELLE ; QUEIROZ, MARIA ALICE FREITAS ; DA SILVA, ANDRÉA NAZARÉ RANGEL ; CAYRES-VALLINOTO, I. M. V. ; LIMA, SANDRA SOUZA ; DE OLIVEIRA GUIMARÃES ISHAK, MARLUÍSA ; ISHAK, Ricardo ; GUERREIRO ; VALLINOTO, Antonio Carlos Rosário . High prevalence of human T-lymphotropic virus 2 (HTLV-2) infection in villages of the Xikrin tribe (Kayapo), Brazilian Amazon region. BMC INFECTIOUS DISEASES , v. 19, p. 459, 2019.

  • OLIVEIRA, HAIALA S. SILVA DE ; SILVA, AYLLA N. LIMA MARTINS DA ; ANDRADE, GABRIELA BARRETO ; GAIA, KAROLINE COELHO ; COSTA, GREICE DE LEMOS CARDOSO ; SANTOS, ÂNDREA K. CAMPOS RIBEIRO DOS ; Guerreiro, João Farias . Molecular genotyping of G6PD mutations and Duffy blood group in Afro-descendant communities from Brazilian Amazon. GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY , v. 41, p. 758-765, 2018.

  • CARLICE-DOS-REIS, TÂNIA ; VIANA, JAIME ; MOREIRA, FABIANO CORDEIRO ; CARDOSO, Greice de Lemos ; GUERREIRO, JOÃO ; SANTOS, SIDNEY ; RIBEIRO-DOS-SANTOS, ÂNDREA . Investigation of mutations in the HBB gene using the 1,000 genomes database. PLoS One , v. 12, p. e0174637, 2017.

  • DA SILVA, ELLEN MORENO ; FERNANDES, MARIANNE RODRIGUES ; DE CARVALHO, DARLEN CARDOSO ; LEITAO, LUCIANA PEREIRA COLARES ; CAVALCANTE, GIOVANNA CHAVES ; PEREIRA, ESDRAS EDGAR BATISTA ; MODESTO, ANTÔNIO ANDRÉ CONDE ; GUERREIRO ; DE ASSUMPÇÃO, PAULO PIMENTEL ; DOS SANTOS, SIDNEY EMANUEL BATISTA ; SANTOS, N. P. C. . Effect of genetic ancestry to the risk of susceptibility to gastric cancer in a mixed population of the Brazilian Amazon. BMC RESEARCH NOTES , v. 10, p. 10:646, 2017.

  • AMADOR, MARCOS A. T. ; CAVALCANTE, GIOVANNA C. ; SANTOS, NEY P. C. ; GUSMÃO, LEONOR ; GUERREIRO, JOÃO F. ; RIBEIRO-DOS-SANTOS, ÂNDREA ; SANTOS, SIDNEY . Distribution of allelic and genotypic frequencies of IL1A, IL4, NFKB1 and PAR1 variants in Native American, African, European and Brazilian populations. BMC Research Notes , v. 9, p. 26879815, 2016.

  • SOUZA, BENTO SOUSA DE ; BICHARA, LIVIA MONTEIRO ; Guerreiro, João Farias ; QUINTÃO, CÁTIA CARDOSO ABDO ; NORMANDO, DAVID . Occlusal and Facial Features in Amazon Indigenous: An insight into the role of genetics and environment in the etiology dental malocclusion. Archives of Oral Biology , v. 60, p. 1177-1189, 2015.

  • SILVA, AYLLA N. L. M. ; CARDOSO, GREICE L. ; CUNHA, DANIELE A. ; DINIZ, ISABELA G. ; SANTOS, SIDNEY E.B. ; ANDRADE, GABRIELA B. ; TRINDADE, SAIDE M.S. ; CARDOSO, MARIA DO SOCORRO O. ; FRANCÊS, LARISSA T.V.M. ; GUERREIRO, JOÃO F. . The Spectrum of -Thalassemia Mutations in a Population from the Brazilian Amazon. Hemoglobin , v. 15, p. 1-5, 2015.

  • PINTO, ANA YECÊ DAS NEVES ; SANTOS, JOSÉ EDUARDO ; MACIEL, ROSINETE FERREIRA ; FERNANDES, AGOSTINHO SANTIAGO ; Guerreiro, João Farias ; VALENTE, VERA DA COSTA ; GONÇALVES, NELSON VEIGA ; MOTA FILHO, ORIVALDO DE LIMA . Dupla abordagem de infecções por Trypanosoma cruzi e/ou Plasmodium spp. aplicada ao diagnóstico de doença de Chagas e exposição vetorial triatomínica na Amazônia brasileira. Revista Pan-Amazônica de Saúde (Online) , v. 6, p. 35-43, 2015.

  • SILVA, ANIEL DE SAROM NEGRÃO ; SILVA, BEATRIZ LOBATO COSTA NEGRÃO ; SILVA JÚNIOR, ADEMIR FERREIRA DA ; SILVA, MÁRCIA CRISTINA FREITAS DA ; Guerreiro, João Farias ; SOUSA, ANDREA DO SOCORRO CAMPOS DE ARAÚJO . Início da vida sexual em adolescentes escolares: um estudo transversal sobre comportamento sexual de risco em Abaetetuba, Estado do Pará, Brasil. Revista Pan-Amazônica de Saúde (Online) , v. 6, p. 27-34, 2015.

  • CARDOSO, Greice Lemos ; DINIZ, ISABELA GUERREIRO ; MARTINS DA SILVA, AYLLA NÚBIA LIMA ; CUNHA, DANIELE ALMEIDA ; DA SILVA JUNIOR, JOSIVALDO SOARES ; CARVALHO UCHÔA, CAMILA TAVARES ; DOS SANTOS, SIDNEY EMANUEL BATISTA ; TRINDADE, SAIDE MARIA SARMENTO ; CARDOSO, MARIA DO SOCORRO DE OLIVEIRA ; Guerreiro, João Farias . DNA polymorphisms at BCL11A, HBS1L-MYB and Xmn1-HBG2 site loci associated with fetal hemoglobin levels in sickle cell anemia patients from Northern Brazil. Blood Cells, Molecules & Diseases (Print) , v. 14, p. 73 S1079-9796(1-74, 2014.

  • CUNHA, MARISTELA G. ; SILVA, ELIANE S. ; SEPÚLVEDA, NUNO ; COSTA, SHEYLA P. T. ; SABOIA, TIAGO C. ; GUERREIRO, JOÃO F. ; PÓVOA, MARINETE M. ; CORRAN, PATRICK H. ; RILEY, ELEANOR ; DRAKELEY, CHRIS J. . Serologically Defined Variations in Malaria Endemicity in Pará State, Brazil. Plos One , v. 9, p. e113357, 2014.

  • FERNANDES, H. F. ; COSTA, P. N. ; FERNANDES, H. F. ; ARAUJO NETO, A. P. ; YOSHIOKA, K. N. ; Guerreiro, J.F. ; BURBANO, R. R. ; PINTO, G. R. . Prevalence of variants that confer risk for venous thromboembolism in an elderly population of northeastern Brazil. Genetics and Molecular Research , v. 12, p. 3698-3707, 2013.

  • PALHA, Teresinha de Jesus Brabo Ferreira ; Leonor Gusmão ; Elzemar M. Ribeiro-Rodrigues ; GUERREIRO ; SANTOS, Ândrea Kelly Ribeiro dos ; SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos . Disclosing the Genetic Structure of Brazil through Analysis of Male Lineages with Highly Discriminating Haplotypes. Plos One , v. 7, p. e40007, 2012.

  • CARDOSO, Greice Lemos ; Takanashi, Silvania Yukiko Lins ; Guerreiro, João Farias . Inherited hemoglobin disorders in an Afro-Amazonian community: Saracura. Genetics and Molecular Biology (Impresso) , v. 35, p. 553-556, 2012.

  • Souza, C.R.T. ; Carvalho, T.A.A. ; Amaral, R.C.G. ; Cunha, L.S. ; Cunha, M.G. ; Guerreiro, J.F. . Prevalence of Plasmodium falciparum and P. vivax in an area of transmission located in Pará State, Brazil, determined by amplification of mtDNA using a real-time PCR assay. Genetics and Molecular Research , v. 11, p. 3409-3413, 2012.

  • CARVALHO, TARCISIO AA ; QUEIROZ, MAÍSE G ; CARDOSO, GREICE L ; DINIZ, ISABELA G ; SILVA, AYLLA NLM ; PINTO, ANA YN ; GUERREIRO, JOÃO F . Plasmodium vivax infection in Anajás, State of Pará: no differential resistance profile among Duffy-negative and Duffy-positive individuals. Malaria Journal (Online) , v. 11, p. 430, 2012.

  • Guerreiro, João Farias ; MEYER, DIOGO ; DINIZ, ISABELA GUERREIRO ; SANTOS, ÂNDREA RIBEIRO DOS ; SANTOS, Eduardo José Melo dos ; CLEGG, JOHN B. . -Globin polymorphisms in amerindian populations from the brazilian amazon. American Journal of Human Biology , v. 24, p. 432-435, 2012.

  • Pedroza, L ; Sauma, M ; Vasconcelos, J ; Takeshita, L. ; Elzemar M. Ribeiro-Rodrigues ; Sastre, D ; GUERREIRO, J. F. ; SENA, Leonardo dos Santos ; SANTOS, Eduardo Jose Melo dos ; SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos . Systemic lupus erythematosus: Association with KIR and SLC11A1 polymorphisms, ethnic predisposition and influence in clinical manifestations at onset revealed by ancestry genetic markers in an urban Brazilian population. Lupus (Basingstoke) , v. 20, p. 265-273, 2011.

  • PALHA, Teresinha de Jesus Brabo Ferreira ; Elzemar M. Ribeiro-Rodrigues ; RIBEIROS-DOS-SANTOS, Â. K. C. ; GUERREIRO, J. F. ; SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos . Male ancestry structure and interethnic admixture in African-descent communities from the Amazon as revealed by Y-chromosome Strs. American Journal of Physical Anthropology , v. 144, p. 471-478, 2011.

  • Normando D ; Faber J ; GUERREIRO, J. F. ; Quintão CCA . Dental Oclusion in a Split Amazon Indigenous Population: Genteics Prevails over Enviroment. Plos One , v. 6, p. 1-6, 2011.

  • LOPES MACIEL, LUANA GOMES ; RIBEIRO RODRIGUES, ELZEMAR MARTINS ; CARNEIRO DOS SANTOS, NEY PEREIRA ; RIBEIRO DOS SANTOS, ÂNDREA ; Guerreiro, João Farias ; SANTOS, SIDNEY . Afro-Derived Amazonian Populations: Inferring Continental Ancestry and Population Substructure. Human Biology (Print) , v. 83, p. 627-636, 2011.

  • SANTOS, Ney Pereira Carneiro dos ; Elzemar M. Ribeiro-Rodrigues ; RIBEIROS-DOS-SANTOS, Â. K. C. ; Rui Pereira ; Leonor Gusmão ; António Amorim ; GUERREIRO, J. F. ; ZAGO, Marco Antonio ; Cecília Matte ; HUTZ, M. H. ; SANTOS, Sidney Emanuem Batista dos . Assessing individual interethnic admixture and population substructure using a 48-insertion-deletion (INSEL) ancestry-informative marker (AIM) panel. Human Mutation , v. 31, p. 184-190, 2010.

  • Freitas, N ; Resque, R ; ACOSTA, A. X. ; Elzemar M. Ribeiro-Rodrigues ; GUERREIRO, J. F. ; SANTOS, Ney Pereira Carneiro dos ; SANTOS, Ândrea Kely Campos Ribeiro dos ; SANTOS, Sidney Emanuem Batista dos . X-linked insertion/deletion polymorphisms: forensic applications of a 33-markers panel. International Journal of Legal Medicine (Print) , v. 124, p. 589-593, 2010.

  • CARDOSO, Greice de Lemos ; GUERREIRO, J. F. . Molecular characterization of sickle cell anemia in the Northern Brazilian state of Pará. American Journal of Human Biology , v. 22, p. 573-577, 2010.

  • Resque, R ; Freitas, N ; Elzemar M. Ribeiro-Rodrigues ; GUERREIRO, J. F. ; SANTOS, Ney Pereira Carneiro dos ; RIBEIROS-DOS-SANTOS, Â. K. C. ; ZAGO, Marco Antonio ; SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos . Estimates of interethnic admixture in the Brazilian population using a panel of 24 X-linked insertion/deletion markers. American Journal of Human Biology , v. 22, p. 849-852, 2010.

  • Ramalho RF ; SANTOS, Eduardo José Melo dos ; GUERREIRO, J. F. ; MEYER, D. . Balanced polymorphism in bottlenecked populations: The case of the CCR5 5- cis-regulatory region in Amazonian Amerindians. Human Immunology , v. 71, p. 922-928, 2010.

  • SOUZA, A. E. S. ; CARDOSO, Greice de Lemos ; TAKANASHI, S. Y. L. ; GUERREIRO . -Thalassemia (3.7 kb deletion) in a population from the Brazilian Amazon region: Santarém, Pará State. Genetics and Molecular Research , v. 8, p. 477-481, 2009.

  • CARVALHO, Tarcisio Andre Amorim de ; SOUZA, Isabel Crisitina Neves de ; YOSHIOKA, France Keiko Nascimento ; CALDATO, Milena Coelhos Fernandes ; TORRES, N. N. ; GARCIA, L. S. ; GUERREIRO . CYP21 gene mutations in Brazilian patients with 21-hydroxylase deficiency from the Amazon region. Genetics and Molecular Biology (Impresso) , v. 31, p. 626-631, 2008.

  • PERNA, Sirnoel José Quaresma ; CARDOSO, Greice de Lemos ; GUERREIRO . Duffy blood group genotypes among African-Brazilian communities from the Amazon region. Genetics and Molecular Research (Online) , v. 6, p. 166-172, 2007.

  • ARAÚJO, Amélia Góes ; TAVELLA, Marli Haydee ; YOSHIOKA, France Keiko Nascimento ; HAMOY, Igor Guerreiro ; GUERREIRO . Prevalence of hereditary risk factors for thrombophilia in Belém, Brazilian Amazon. Genetics and Molecular Biology (Impresso) , Ribeirão Preto, SP, Brasil, v. 29, n.01, p. 38-40, 2006.

  • GUERREIRO ; CARDOSO, Greice de Lemos . African gene flow to north Brazil as revealed by HBB*S gene haplotype analysis. American Journal of Human Biology , v. 18, n.1, p. 93-98, 2006.

  • COVAS, Dimas Tadeu ; KASHIMA, S ; GUERREIRO ; SANTOS, Sidney Emanuem Batista dos ; ZAGO, Marco Antonio . Variation in the FCgR3B gene among distinct Brazilian populations. Tissue Antigens , Singapore, v. 65, p. 178-182, 2005.

  • GUERREIRO ; CARVALHAES, Fernanda Andreza de Pinho Lott ; CARDOSO, Greice de Lemos ; VALLINOTO, Antonio Carlos Do Rosario ; MACHADO, Luiz Fernando ; GUIMARÃES, Marluisa de Oliveira ; ISHAK, Ricardo . Frequencies of CCR5- 32, CCR2-64I and SDF1-3'A mutations in Human Immunodeficiency Virus (HIV) seropositive Subjects and seronegative Individuals from the State of Pará, in Brazilian Amazonian. Genetics and Molecular Biology (Impresso) , v. 28, n.4, p. 665-669, 2005.

  • VALLINOTO, Antonio Carlos Rosário ; PONTES, G S ; MUTO, Na ; LOPES, Igl ; MACHADO, Luiz Fernando ; AZEVEDO, Vânia Nakauth ; CARVALHAES, Fernanda Andreza de Pinho Lott ; SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos ; GUERREIRO ; ISHAK, Marluisa de Oliveira Guimarães ; ISHAK, Ricardo . Identification of human T-cell lymphotropic virus infection in a semi-isolated Afro-Brazilian quilombo located in the Marajó Island (Pará, Brazil). Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, v. 101, n.01, p. 103-105, 2005.

  • SILVA, Mônica Cristina Moraes da ; SANTOS, Eliane B ; COSTA, Elenild G ; S FILHO, Manoel G ; GUERREIRO ; PÓVOA, Marinete Marins . Alterações clínicolaboratoriais em pacientes com malária por Plasmodium vivax e deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase tratados com 0,50mg/kg/dia de primaquina. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , Brasil, v. 37, n.3, p. 215-217, 2004.

  • CARVALHAES, Fernanda Andreza de Pinho Lott ; CARDOSO, Greice Lemos ; HAMOY, Igor Guerreiro ; LIU, Yan Tat ; GUERREIRO . Distribution of CCRS-del32, CCR2-64I, and SDF1-3'A Mutations in Populations from the Brazilian Amazon Region. Human Biology , v. 76, n.4, p. 643-646, 2004.

  • RIBEIRO, Rita de Cassia Mousinho ; SOUZA, G. P. ; SANTOS, Eduardo José Melo dos ; GUERREIRO . Genetic relationships among native americans based on b-globin gene cluster haplotype frequencies. Genetics and Molecular Biology , Ribeirão Preto, SP, Brasil, v. 26, n.03, p. 229-234, 2003.

  • VALLINOTO, I. M. C. ; VALLINOTO, Antonio Carlos Rosário ; VALENTE, C. M. D. ; GUERREIRO . Allele frequency distributions of six hypervariable loci (D1S80, APOB, D4S43, vW1, F13A and DYS19) in two African-Brazilian communities from the Amazon region. Genetics and Molecular Biology , Ribeirão Preto, SP, Brasil, v. 26, n.3, p. 235-240, 2003.

  • SANTOS, Ândrea Kely Campos Ribeiro dos ; PEREIRA, J. M. ; LOBATO, M. R. ; CARVALHO, B. M. ; SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos ; Guerreiro, João Farias . Dissimilarities in the process of formation of Curiau, a semi-isolated Afro-Brazilian population of the Amazon region. American Journal of Human Biology , New York, USA, v. 14, p. 440-447, 2002.

  • SANTOS, Ândrea Kely Campos Ribeiro dos ; GUERREIRO ; SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos ; ZAGO, Marco Antonio . The split of the Arara population: comparison of genetic drift and founder effect. Human Heredity. International Journal of Human and Medical Genetics , Basel, Suiça, v. 51, p. 79-84, 2000.

  • COVAS, D. T. ; GUERREIRO ; BISCARO, T. A. ; NASCIUTTI, D. C. ; SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos ; ZAGO, Marco Antonio . Gene frequencies of the HPA-3 and HPA-5 platelet antigen alleles among the Amerindians. European Journal of Haematology , Copenhagem, Dinamarca, v. 65, n.2, p. 128-131, 2000.

  • ATTIE-CASTRO, F. ; LAVINHA, J. ; ZAGO, Marco Antonio ; ELION, J. ; RODRIGUEZ-DELFIN, L. ; GUERREIRO ; FRANCO, R. F. . Ethnic heterogeneity of the factor XIII Val34Leu polymorphism. Thrombosis and Haemostasis , Oxford, Inglaterra, v. 84, n.4, p. 601-603, 2000.

  • SOUZA, G. P. ; RIBEIRO, Rita de Cassia Mousinho ; SANTOS, Eduardo José Melo dos ; GUERREIRO . Beta-globin haplotypes analysis in Afro-Brazilians from the Amazon region: evidence for a significant gene flow from Atlantic West Africa. Annals of Human Biology , Inglaterra, v. 26, n.4, p. 365-373, 1999.

  • VALLINOTO, Antonio Carlos Rosário ; VALLINOTO, I. M. C. ; SANTOS, Ândrea Kely Campos Ribeiro dos ; ZAGO, Marco Antonio ; SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos ; GUERREIRO . Heterogeneity of Y chromosome markers among Brazilian Amerindians. American Journal of Human Biology , Estados Unidos, v. 11, p. 481-487, 1999.

  • REES, D. C. ; CHAPMAN, N. N. ; WEBSTER, M. M. ; GUERREIRO ; ROCHETTE, J. ; CLEGG, J. B. . Born to clot: the European burden. British Journal of Haematology , Inglaterra, v. 105, p. 564-566, 1999.

  • GUERREIRO ; SANTOS, Ândrea Kely Campos Ribeiro dos ; SANTOS, Eduardo José Melo dos ; VALLINOTO, Antonio Carlos Rosário ; VALLINOTO, I. M. C. ; AGUIAR, G. F. S. ; SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos . Genetical-demographic data from two Amazonian populations composed of descendants of African slaves: Pacoval and Curiau. Genetics and Molecular Biology , Brasil, v. 22, n.2, p. 163-167, 1999.

  • SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos ; SANTOS, Ândrea Kely Campos Ribeiro dos ; SANTOS, Eduardo José Melo dos ; GUERREIRO . The Amazon microcosm. Ciência e Cultura , São Paulo, v. 51, n.3/4, p. 181-190, 1999.

  • OLSSON, M. L. ; SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos ; GUERREIRO ; ZAGO, Marco Antonio ; ALAN-CHESTER, M. . HETEROGENEITY OF THE O ALLELES OF THE BLOOD GROUP ABO LOCUS IN AMERINDIANS. VOX SANGUINIS, Suiça, v. 74, p. 46-50, 1998.

  • FRANCO, R. F. ; ARAUJO, A. G. ; GUERREIRO ; ELION, J. ; ZAGO, Marco Antonio . ANALYSIS OF THE 677 C-T MUTATION OF THE METHYLENETETRAHYDROFOLATE REDUCTASE GENE IN DIFFERENT ETHNIC GROUPS. THROMBOSIS AND HAEMOSTASIS, v. 79, p. 46-50, 1998.

  • VALLINOTO, Antonio Carlos Rosário ; VALLINOTO, I. M. C. ; ZAGO, Marco Antonio ; SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos ; GUERREIRO . D1S80 POLYMORPHISM IN AMERINDIANS FROM THE AMAZON REGION OF BRAZIL. Human Biology , USA, v. 70, n.3, p. 507-516, 1998.

  • SANTOS, Eduardo José Melo dos ; EPPLEN, J. T. ; GUERREIRO ; EPPLEN, C. . MICROSATLELLITE EVOLUTION IN THE 5 UTR OF THE HLA-F GENE. HUMAN EVOLUTION, USA, v. 13, n.1, p. 57-64, 1998.

  • OLIVEIRA, S. G. ; LOPES, D. E. B. ; SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos ; GUERREIRO . THE AWA-GUAJA INDIANS OF BRAZILIAN AMAZONIA: DEMOGRAPHIC DATA, SERUM PROTEIN MARKERS AND BLOOD GROUPS. Human Heredity. International Journal of Human and Medical Genetics , Suiça, v. 48, p. 163-168, 1998.

  • SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos ; SANTOS, Ândrea Kely Campos Ribeiro dos ; GUERREIRO ; SANTOS, Eduardo José Melo dos ; WEIMER, T. A. ; CALLEGARI-JACQUES, S. M. ; MESTRINER, M. A. ; FRANCO, M. H. L. P. ; HUTZ, M. H. ; SALZANO, F. M. . NEW PROTEIN GENETIC STUDIES IN SIX AMAZONIAN INDIAN POPULATIONS. Annals of Human Biology , Inglaterra, v. 25, n.6, p. 505-522, 1998.

  • SOUZA, G. P. ; RIBEIRO, Rita de Cassia Mousinho ; SANTOS, Eduardo José Melo dos ; ZAGO, Marco Antonio ; GUERREIRO . Origin of the hemoglobin S gene in a northern Brazilian population: the combined effects of slave trade and internal migrations. Genetics and Molecular Biology , Ribeirão Preto, v. 21, n.4, p. 427-430, 1998.

  • MARIN, G. B. ; TAVELLA, M. H. ; GUERREIRO ; SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos ; ZAGO, Marco Antonio . ABSENCE OF THE E2 ALLELE OF APOLIPROTEIN IN AMERINDIANS. Genetics and Molecular Biology , Brasil, v. 20, p. 741-743, 1997.

  • COVAS, D. T. ; DELGADO, M. ; ZEITUNE, M. M. ; GUERREIRO ; SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos ; ZAGO, Marco Antonio . GENE FREQUENCIES OF THE HPA-1 AND HPA-2 PLATELET ANTIGEN ALLELES AMONGTHE AMERINDIANS. Vox Sanguinis (Basel. 1956) , Suiça, v. 73, p. 182-184, 1997.

  • OLSSON, M. L. ; GUERREIRO ; ZAGO, Marco Antonio ; ALAN-CHESTER, M. . MOLECULAR ANALYSIS OF THE O ALLELES AT THE BLOOD GROUP ABO LOCUS IN POPULATIONS OF DIFFERENT ETHNIC BACKGROUND REVEALS NOVEL CROSSING-0VEREVENTS AND POINT MUTATIONS. BIOCHEMICAL AND BIOPHYSICAL RESEARCH COMMUNICATIONS, v. 234, p. 779-782, 1997.

  • FRANCO, R. F. ; ARAUJO, A. G. ; ZAGO, Marco Antonio ; GUERREIRO ; FIGUEIREDO, M. S. . FACTOR IX GENE HAPLOTYPES IN AMERINDIANS. Genetics and Molecular Biology , v. 69, n.1, p. 1-9, 1997.

  • GUERREIRO ; EPPLEN, C. ; SANTOS, Eduardo José Melo dos ; HELDEN, P. V. ; EPPLEN, J. T. . CODING VERSUS INTRON VARIABILITY: EXTREMELY POLYMORPHIC HLA-DRB1 EXONSARE FLANKED BY COMPOSITE MICROSATELLITES, EVEN IN DISTANT POPULATIONS. Human Genetics , v. 99, p. 399-406, 1997.

  • FRANCO, R. F. ; GUERREIRO ; ZAGO, Marco Antonio ; FIGUEIREDO, M. S. . FACTOR VIII GENE POLYMORPHISMS IN AMRINDIANS FROM THE BRAZILIAM AMAZONREGION.. Genetics and Molecular Biology , Brasil, v. 19, n.2, p. 351-354, 1996.

  • ZAGO, Marco Antonio ; TAVELLA, M. H. ; SIMOES, B. P. ; FRANCO, R. F. ; GUERREIRO ; SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos . RACIAL HETEROGENEITY OF THE DNA POLYMORPHISMS LINKED TO THE A AND O ALLELES OF THE ABO BLOOD GROUP GENE.. Annals of Human Biology , Inglaterra, v. 60, p. 67-72, 1996.

  • ZAGO, Marco Antonio ; SILVA JR, W. A. ; TAVELLA, M. H. ; SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos ; GUERREIRO ; FIGUEIREDO, M. S. . INTERPOPULATIONAL AND INTRAPOPULATIONAL DIVERSITY OF AMERINDIAN AS REVEALED BY SIX VNTRS.. Human Heredity , Suiça, v. 46, p. 274-289, 1996.

  • EIRAKU, N. ; NÓVOA, P. ; COSTA-FERREIRA, M. ; MONKEN, C. ; ISHAK, Ricardo ; ZHU, S. W. ; LORENCO, R. ; ISHAK, Marluisa de Oliveira Guimarães ; AZEVEDO, V. ; GUERREIRO ; OLIVEIRA, M. P. ; LOUREIRO, P. ; HAMMERSCHLAK, N. ; IJICHI, S. ; HALL, W. W. . IDENTIFICATION AND CHARACTERIZATION OF A NEW AND DISTINCT MOLECULAR SUBTYPE OF HUMAN T-CELL LYMPHOTROPIC VIRUS TYPE 2. Journal of Virology (Print) , Estados Unidos, v. 70, n.3, p. 1481-1492, 1996.

  • SANTOS, Eduardo José Melo dos ; SANTOS, Ândrea Kely Campos Ribeiro dos ; GUERREIRO ; AGUIAR, G. F. S. ; SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos . MIGRATION AND CHANGE OF ETHNIC STRUCTURE IN A HYBRID POPULATION FROM AMAZON REGION (SANTAREM PARA). Genetics and Molecular Biology , Brasil, v. 19, n.3, p. 511-515, 1996.

  • SANTOS, Ândrea Kely Campos Ribeiro dos ; SANTOS, Eduardo José Melo dos ; GUERREIRO ; SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos . DEMOGRAPHIC AND GENETIC STRUCTURE OF THE POPULATION OF CASTANHAL, IN THE AMAZON REGION OF BRAZIL. Genetics and Molecular Biology (Impresso) , v. 18, n.3, p. 469-474, 1995.

  • SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos ; GUERREIRO . THE INDIGENOUS CONTRIBUTION TO THE FORMATION OF THE POPULATION OF BRAZILIAM AMAZON REGION. Genetics and Molecular Biology (Impresso) , v. 18, n.2, p. 311-315, 1995.

  • ZAGO, Marco Antonio ; SANTOS, Eduardo José Melo dos ; CLEGG, J. B. ; GUERREIRO ; MARTINSON, J. J. ; NORWICH, J. ; FIGUEIREDO, M. S. . ALFA GLOBIN GENE HAPLOTYPES IN SOUTH AMERICAN INDIANS. Human Biology (Print) , ESTADOS UNIDOS, v. 21, n.6, p. 535-545, 1995.

  • ISHAK, Ricardo ; HARRINGTON JR, W. J. ; AZEVEDO, V. ; EIRAKU, N. ; ISHAK, Marluisa de Oliveira Guimarães ; GUERREIRO ; SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos ; KUBO, T. ; MONKEN, C. ; ALEXANDER, S. ; HALL, W. W. . IDENTIFICATION OF HUMAN T-CELL LYMPHOTROPIC VIRUS TYPE IIA INFECTION IN THE KAYAPO, AN INDIGENOUS POPULATION OF BRAZIL. AIDS Research and Human Retroviruses , ESTADOS UNIDOS, v. 11, n.7, p. 813-821, 1995.

  • RIBEIROS-DOS-SANTOS, Â. K. C. ; ISHAK, Marluisa de Oliveira Guimarães ; SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos ; GUERREIRO ; ISHAK, Ricardo . A POSSIBLE CORRELATION BETWEEN THE HOST GENETIC BACKGROUND IN THE EPIDEMIOLOGY OF HEPATITIS B VIRUS IN THE AMAZON REGION OF BRAZIL. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso) , BRASIL, v. 90, n.4, p. 435-441, 1995.

  • FIGUEIREDO, M. S. ; SILVA, M. C. B. O. ; GUERREIRO ; SOUZA, G. P. ; PIRES, A. C. R. ; ZAGO, Marco Antonio . THE HETEROGENEITY OF THE BETA-S HAPLOTYPES CLUSTER IN BRAZIL. GENE GEOGRAPHY, ITÁLIA, v. 8, n.1, p. 7-12, 1994.

  • CALLEGARI-JACQUES, S. M. ; WEIMER, T. A. ; SALZANO, F. M. ; HUTZ, M. H. ; BLACK, F. L. ; SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos ; GUERREIRO ; MESTRINER, M. A. ; PANDEY, J. P. . FURTHER BLOOD GENETIC STUDIES ON AMAZON DIVERSITY - DATA FROM FOUR INDIAN GROUPS. Annals of Human Biology , INGLATERRA, v. 21, n.5, p. 465-481, 1994.

  • GUERREIRO ; SANTOS, Eduardo José Melo dos ; SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos . EFFECT OF AVERAGE HETEROZIGOSITY ON THE GENETIC DISTANCE OF SEVERAL INDIAN TRIBES FROM THE AMAZON REGION. Annals of Human Biology , INGLATERRA, v. 21, n.06, p. 589-595, 1994.

  • FRANCO, R. F. ; SIMOES, B. P. ; GUERREIRO ; SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos ; ZAGO, Marco Antonio . MOLECULAR BASES OF THE ABO BLOOD GROUPS OF INDIANS FROM THE BRAZILIAN AMAZON REGION. Vox Sanguinis (Basel. 1956) , ESTADOS UNIDOS, v. 67, p. 299-301, 1994.

  • GUERREIRO ; FIGUEIREDO, M. S. ; ZAGO, Marco Antonio . THE BETA-GLOBIN GENE CLUSTER HAPLOTYPES OF AMERINDIAN POPULATIONS FROM THE BRAZILIAN AMAZON REGION. Human Heredity , SUIÇA, v. 44, p. 142-149, 1994.

  • GUERREIRO ; SANTOS, Ândrea Kely Campos Ribeiro dos ; SANTOS, Eduardo José Melo dos ; CAYRES, I. M. V. ; SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos . GENETIC STRUCTURE AND DEMOGRAPHY OF THE HUMAN POPULATION OF ÓBIDOS, IN THE BRAZILIAN AMAZON. Genetics and Molecular Biology , BRASIL, v. 16, n.4, p. 1075-1084, 1993.

  • GUERREIRO ; FIGUEIREDO, M. S. ; SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos ; ZAGO, Marco Antonio . BETA-GLOBIN GENE CLUSTER HAPLOTYPES IN YANOMAMA INDIANS FROM THE AMAZON REGION OF BRAZIL. Human Genetics , ALEMANHA, v. 89, p. 629-631, 1992.

  • GUERREIRO ; AGUIAR, G. F. S. ; SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos . SERUM CHOLINESTERASE POLYMORPHISM (CHE1 AND CHE2 LOCI) AMONG SEVERAL INDIAN GROUPS FROM THE AMAZON REGION OF BRAZIL, AND SEGREGATION OF THE C5 VARIANT IN FAMILIES. GENE GEOGRAPHY, ITALIA, v. 3, n.1, p. 11-20, 1989.

  • GUERREIRO ; CHAUTARD-FREIRE-MAIA, E. A. . ABO AND RH BLOOD GROUPS, MIGRATION AND ESTIMATES OF RACIAL ADMIXTURE FOR THE POPULATION OF BELEM, STATE OF PARA, BRAZIL. Genetics and Molecular Biology (Impresso) , BRASIL, v. 11, n.1, p. 171-186, 1988.

  • SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos ; GUERREIRO ; SALZANO, F. M. ; WEIMER, T. A. ; HUTZ, M. H. ; FRANCO, M. H. L. P. . MOBILITY, BLOOD GENETIC TRAITS AND RACE ADMIXTURE IN THE AMAZONIAN POPULATIONS OF ORIXIMINA. Genetics and Molecular Biology (Impresso) , BRASIL, v. 10, n.4, p. 745-759, 1987.

  • SCHNEIDER, H. ; GUERREIRO ; SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos ; WEIMER, T. A. ; SCHNEIDER, M. P. C. ; SALZANO, F. M. . ISOLATE BREAKDOWN IN AMAZONIA: THE BLACKS OF THE TROMBETAS RIVER. Genetics and Molecular Biology (Impresso) , BRASIL, v. 10, n.3, p. 565-574, 1987.

  • GUERREIRO ; CHAUTARD-FREIRE-MAIA, E. A. . SERUM CHOLINESTERASE POLYMORPHISM (CHE1 LOCUS) IN INDIANS FROM AMAZON REGION OF BRAZIL: URUBU-KAAPOR AND ASSURINI TRIBES. Genetics and Molecular Biology (Impresso) , v. 10, n.4, p. 717-725, 1987.

  • GUERREIRO ; SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos . STUDIES ON SERUM CHOLINESTERASE (CHE1 LOCUS) AMONG INDIANS FROM THE AMAZON REGION OF BRAZIL: MUNDURUKU AND PARAKANA TRIBES. Genetics and Molecular Biology (Impresso) , v. 10, n.3, p. 559-563, 1987.

  • GUERREIRO ; SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos ; BLACK, F. L. . FREQUENCIES OF THE ATYPICAL AND C5 VARIANTS OF SERUM CHOLINESTERASE IN WAYANA-APALAI INDIANS. Genetics and Molecular Biology (Impresso) , BRASIL, v. 8, n.1, p. 123-129, 1985.

  • GUERREIRO ; CHAUTARD-FREIRE-MAIA, E. A. . STUDIES ON SERUM CHOLINESTERASE (CHE1 LOCUS) IN A SAMPLE FROM NORTHERNBRAZIL. Genetics and Molecular Biology (Impresso) , BRASIL, v. 7, n.4, p. 717-725, 1984.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GUERREIRO . Oficina Prioridades de Pesquisa em Saúde - Ministério da Saúde/MCT. 2006.

GUERREIRO . Manuscript 05-056 Human Biology. 2006.

GUERREIRO . Projeto de Tese do Programa de Pós Graduação em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários. 2006.

GUERREIRO . Manuscript AJH - 05-0076 American Journal of Hematology. 2006.

GUERREIRO . Manuscript 05-334 American Journal of Hematology. 2006.

GUERREIRO . Processo 478743/2006-8 CNPq. 2006.

GUERREIRO . Processo 475481/2006-2 CNPq. 2006.

GUERREIRO . Processo 474641/2006-6 CNPq. 2006.

GUERREIRO . Processo 474349/2006-3 CNPq. 2006.

GUERREIRO . Processo 471234/2006-0 CNPq. 2006.

GUERREIRO . Processo 152419/2006-3 CNPq. 2006.

GUERREIRO . Manuscript 5605 Journal of Heredity. 2006.

GUERREIRO . Processo n 470526/2004-1 - CNPq. 2005.

GUERREIRO . Processo n 490196/2005-5- CNPq. 2005.

GUERREIRO . Processo n 452953/2005-7 - CNPq. 2005.

GUERREIRO . Processo n 308504/2005-4 - CNPq. 2005.

GUERREIRO . Processo n302792/2005-8 - CNPq. 2005.

GUERREIRO . Processo n 301366/2005-5 - CNPq. 2005.

GUERREIRO . Processo n 301125/2005-8 - CNPq. 2005.

GUERREIRO . Processo n 478492/2004-9 - CNPq. 2005.

GUERREIRO . Processo n 477219/2004-7 - CNPq. 2005.

GUERREIRO . Processo n 474420/2004-3 - CNPq. 2005.

GUERREIRO . Processo n 474113/2004-3 CNPq. 2005.

GUERREIRO . Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Processo n BFT-0113-2.02/05. 2005.

GUERREIRO . Processo n 452449/2004-9 - CNPq. 2004.

GUERREIRO . Processo n 307836/2004-5 - CNPq. 2004.

GUERREIRO . Processo n 303669/2004-7 - CNPq. 2004.

GUERREIRO . Processo n 302826/2004-1 - CNPq. 2004.

GUERREIRO . Processo n 201186/2004-7 - CNPq. 2004.

GUERREIRO . Avaliação de projeto de bolsa de produtividade em pesquisa CNPq. 2003.

GUERREIRO . Avaliação de projeto de bolsa no país-recém doutor-CNPq. 2003.

GUERREIRO . Avaliação de projeto de bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq. 2003.

GUERREIRO . Avaliação de projeto de bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq. 2003.

GUERREIRO . Avaliação de projeto de bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq. 2003.

GUERREIRO . Avaliação de projeto de bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq. 2003.

GUERREIRO . Avaliação de projeto de bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq. 2003.

GUERREIRO . Avaliação de projeto de pesquisa do CNPq. 2003.

GUERREIRO . Avaliação de projeto de bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq. 2003.

GUERREIRO . Avaliação de projeto de pesquisa do CNPq. 2003.

GUERREIRO . Avaliação de projeto de bolsa de pesquisa do CNPq. 2003.

GUERREIRO . Avaliação de bolsa de projeto integrado de pesquisa do CNPq. 2003.

GUERREIRO . Processo n 500763/2003-8 - CNPq. 2003.

GUERREIRO . Processo n 477780/2003-2 - CNPq. 2003.

GUERREIRO . Processo n 476315/2003-4 - CNPq. 2003.

GUERREIRO . Processo n 474151/2003-4 - CNPq. 2003.

GUERREIRO . Processo n 308936/2003-5 - CNPq. 2003.

GUERREIRO . Processo n 305609/2003-3 - CNPq. 2003.

GUERREIRO . Processo n 305475/2003-7 - CNPq. 2003.

GUERREIRO . Processo n 305004/2003-4 - CNPq. 2003.

GUERREIRO . Processo n 304338/2003-6 - CNPq. 2003.

GUERREIRO . Processo n 303772/2003-4 - CNPq. 2003.

GUERREIRO . Processo n303772/2003-4 - CNPq. 2003.

GUERREIRO . Processo n 302334/2003-3 - CNPq. 2003.

GUERREIRO . Processo n 301144/2003-6) - CNPq. 2003.

GUERREIRO . Processo n 303840/2002-1 - CNPq. 2003.

GUERREIRO . Processo n 477940/2001-3 - CNPq. 2001.

GUERREIRO . Processo n 474905/2001-2 - CNPq. 2001.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Análise diferencial dos perfis de expressão gênica em pacientes portadores de anemia falciforme respondedores e não-respondedores à terapia com hidroxiureia, Descrição: A doença falciforme (DF) é a doença hereditária monogênica mais comum no Brasil, exibindo um quadro clínico amplamente variável. Dentre os fatores que podem modular as características clínicas da doença falciforme, o nível endógeno de hemoglobina fetal (HbF) é um dos mais estudados. A hidroxiureia (HU) é o indutor de HbF de maior sucesso para o tratamento da DF. Dados disponíveis revelam que a administração de HU promove reduções significativas na frequência de crise dolorosa vaso-oclusiva, de síndrome torácica aguda e na necessidade de transfusões sanguíneas. No entanto, a concentração basal da HbF e a magnitude da resposta entre os pacientes também são altamente variáveis. De 30 a 50% dos pacientes não respondem à droga, sendo expostos à toxicidade. Embora múltiplos polimorfismos de nucleotídeo único (SNP) tenham sido associados à resposta de HbF à HU, a (s) via (s) regulatória (s) responsável (is) pela resistência à ativação do gene da globina- pela HU permanece desconhecida, bem como os mecanismos de ação de suas enzimas metabolizadoras. Alguns estudos têm vinculado à resposta à hidroxiureia com vias bioquímicas intrínsecas à eritropoiese, e estudos trancriptômicos, in vitro e in vivo, têm sido realizados para melhorar a compreensão dos mecanismos regulatórios da eritropoiese, bem como os de ação da hidroxiureia em pacientes respondedores e não respondedores. Mais recentemente, RNA longos não codificadores foram descritos como importantes reguladores de diversos processos biológicos. A hidroxiureia induz transcrição de globina- e a síntese de hemoglobina ocorre durante a fase de diferenciação eritróide terminal. Este estudo tem como objetivo identificar e caracterizar a expressão de RNA codificadores e RNA longos não codificadores que possam estar associados aos mecanismos de resposta à hidroxiureia, em pacientes com anemia falciforme respondedores e não-respondedores à hidroxiureia em acompanhamento ambulatorial no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (HEMOPA), por meio de sequenciamento de RNA de nova geração (RNA-seq).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Joao Farias Guerreiro - Coordenador / PATRICIA JEANNE DE SOUZA MENDONÇA MATTOS - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2018 - Atual

    Investigação da associação da mediação de HbA2 e talassemias., Descrição: Estudos sobre talassemias são importantes, pois acredita-se que haja subnotificação de casos brasileiros, uma vez que a OMS prevê pelo menos 1000 pessoas com síndromes talassêmicas no país. A maioria dos indivíduos com talassemia- apresentam fenótipos clínicos muito leves e podem não ser notados durante a vida, já a talassemia- menor é frequentemente mal diagnosticada e apresenta manifestações clínicas muito discretas, o que enfatiza a necessidade de uma análise diagnóstica mais aprofundada para ambas as talassemias. Vários fatores são conhecidos por dificultar a interpretação dos resultados interferindo no diagnóstico laboratorial das talassemias, dentre eles os que estão associados ao aumento de HbA2, como mutações no gene KLF1 e os fatores associados à HbA2 limítrofe em portadores de talassemia-. Aumentos significativos nos níveis de HbF e HbA2, os quais melhora o quadro clínico da talassemia-, podem ser decorrentes de mutações em KLF. A co-herança de variantes do gene KLF1 com hemoglobinopatia não é um fenômeno raro, o que enfatiza que a identificação dessas variantes poderão ajudar a facilitar a compreensão do amplo espectro de fenótipos gerados por essas variantes. Deve-se ressaltar que o KLF1 é um ativador da expressão de BCL11A que, por sua vez, suprime a expressão de HBG2/HBG1, e que o fator de transcrição MYB ativa o KLF1. Portanto, devido a necessidade de um painel maior de modificadores genéticos que ainda não foram descobertos para informar o prognóstico e orientar o direcionamento para o tratamento da talassemia- serão selecionadas variantes dos genes KLF1, BCL11A, locus HMIP e Xmn1-HBG2 em pacientes sugestivos de talassemia- com o intuito de examinar o efeito destas sobre o desfecho clínico dos pacientes e associá-los com os resultados da dosagem de HbF e HbA2, índices fundamentais na triagem diagnóstica de talassemias. Além disso, com o intuito de atualizar a caracterização das bases moleculares da talassemia- e ? na Região Amazônica será realizada a avaliação dos resultados hematológicos (padrões de hemoglobina) a partir de anemias hipocrômicas microcíticas sem sideropenia, para posterior direcionamento da análise molecular mais apropriada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Joao Farias Guerreiro - Coordenador / Adriane Maria Bezerra da Silva - Integrante / PATRICIA JEANNE DE SOUZA MENDONÇA MATTOS - Integrante / SAIDE MARIA SARMENTO TRINDADE - Integrante / LARISSA TATIANA VALENTE MARTINS FRANCÊS - Integrante / ALINE LIRA DO NASCIMENTO - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Metagenômica da microbiota intestinal, ganho de peso e diabetes do tipo 2 em indígenas da Amazônia, Descrição: As doenças infecciosas e parasitárias ainda constituem as principais causas de morbimortalidade em indígenas brasileiros, mas há evidências de uma transição epidemiológica são hoje observadas em boa parte das tribos indígenas, com elevadas prevalências de desordens nutricionais como desnutrição na infância e excesso de peso no adulto, além de desordens associadas, como dislipidemias, diabetes mellitus e doenças cardiovasculares, entre outras. Também se observam, entre crianças, prevalências de moderadas a elevadas de baixa estatura e baixo peso para a idade, além de elevadas prevalências de anemia e, em alguns casos, uma ampla inadequação das dietas. O atual perfil epidemiológico das populações indígenas resulta da intensificação dos contatos dos indígenas com a sociedade urbana, que propiciou modificações na subsistência, dieta e atividade física desses povos, que estão deixando de ser tradicionalmente caçadores e coletores e iniciando processo de sedentarização e consumindo alimentos industrializados altamente calóricos. Essas novas causas de adoecimento e morte tornaram ainda mais complexos os desafios para se entender os determinantes do processo saúde-doença e viabilizar modelos de atenção capazes de integralidade do cuidado para essas comunidades. Com base nesse cenário, visamos no presente estudo caracterizar o microbioma intestional (genes da microbiota) e avaliar possíveis efeitos da microbiota intestinal sobre o ganho de peso e o desenvolvimento de diabetes do tipo 2 (DM2) em indígenas da Amazônia brasileira, no contexto de condições sócio-ecológicas e biológicas das comunidades, analisando-se grupos indígenas com diferentes graus de contato e miscigenação com não-indígenas e diferentes perfis de transição nutricional e epidemiológica. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Joao Farias Guerreiro - Coordenador / Eliane Evanovich dos Santos - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Perfil epidemiológico de populações indígenas do Pará: situação nutricional e prevalência de doenças transmissíveis e não transmissíveis, Descrição: As informações disponíveis revelam que o atendimento de saúde à população indígena no Brasil é insatisfatório, e que agravos que poderiam ser resolvidos nas aldeias e polos-base continuam sendo encaminhados para as cidades. Essas remoções superlotam as Casas de Saúde Indígena e oneram desnecessariamente as famílias indígenas com remoções que interrompem suas rotinas de subsistência. Assim, a persistência de níveis elevados de mortalidade infantil, de doenças transmissíveis e outros agravos ligados à má qualidade das condições de vida das famílias indígenas, tendem a piorar devido à falta de intervenção sistemática das equipes de saúde. Nesse contexto, ações de qualificação da gestão em rede assistencial e construção de uma linha de cuidados pautados em indicadores, podem contribuir sobremaneira, no desenho assistencial que reflita as verdadeiras necessidades sociais de saúde desta população. Visando responder a esse quadro desafiador propõe-se neste projeto (i) investigar a prevalência e a distribuição espacial das doenças e agravos crônico-degenerativos e fatores de risco biológico, e prevalência de doenças infecto-parasitárias na população indígena localizada na área de adscrição do DSEI Guamá-Tocantins; (ii) avaliar com o DSEI, gestores municipais, SESPA e comunidades indígenas as redes de atenção ao cuidado em saúde e a integração dos modelos de atenção indígena e Estratégia de Saúde da Família; e (iii) discutir com as comunidades indígenas os resultados dos levantamentos e as melhores estratégias de prevenção primária (orientação para mudanças comportamentais), secundária (tratamento precoce), terciária (medidas para redução de complicações) para os agravos mais prevalentes encontrados e ainda, pactuar atividades de promoção que possibilitem o empoderamento da comunidade sobre os seus problemas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (6) . , Integrantes: Joao Farias Guerreiro - Coordenador / Cardoso, GL - Integrante / Tarcisio Andre Amorim de Carvalho - Integrante / Hilton Pereira da Silva - Integrante / Edna Ishikawa - Integrante / Ediclei Lima do Carmo - Integrante / Irland Barroncas Gonzaga Martens - Integrante / Marília de Souza Araújo - Integrante / Nelson Veiga Gonçalves - Integrante / Marinete Marins Póvoa - Integrante / Maria do Socorro Castelo Branco Oliveira Bastos - Integrante / Dione Marilia Albuquerque Cunha - Integrante., Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2017

    Sequenciamento do Exoma e Variantes Genéticas Associadas à Obesidade e Comorbidades em uma População Indígena da Amazônia Brasileira., Descrição: As doenças infecciosas e parasitárias ainda constituem as principais causas de morbimortalidade em indígenas brasileiros, em particular na Amazônia. No entanto, evidências de uma transição epidemiológica são hoje observadas em boa parte das tribos indígenas, com elevadas prevalências de desordens nutricionais como desnutrição na infância e excesso de peso no adulto, além de desordens associadas, como dislipidemias, diabetes mellitus e doenças cardiovasculares, entre outras. O atual perfil epidemiológico das populações indígenas resulta, certamente, da intensificação dos contatos dos indígenas com a sociedade urbana, que propiciou modificações na subsistência, dieta e atividade física desses povos, que estão deixando de ser tradicionalmente caçadores e coletores e iniciando processo de sedentarização e consumindo alimentos industrializados altamente calóricos. Está em curso, portanto, entre os indígenas da Amazônia, a instalação de fatores ambientais relacionados a doenças crônicas não transmissíveis, particularmente para a obesidade e comorbidades. Por outro lado, sabe-se que 40-70% de variação do IMC é explicada por fatores genéticos e estudos de famílias mostraram estimativas de herdabilidade semelhantes de 50-60% para o IMC e diabetes tipo 2. Vários estudos sugerem que há uma maior prevalência de diabetes tipo 2, de obesidade e de dislipidemias em nativos americanos e ?latinos'' ou ''mestiços'' (resultantes da mistura entre nativos americanos e europeus) do que em euro-americanos, e que o risco para essas patologias aumenta com a maior proporção de ascendência indígena. Estas observações levaram à proposição da hipótese de "genótipo econômico", que postula que a adaptação metabólica para uma uma baixa ingestão de calorias em nativos americanos tornou as pessoas com maior ascendência indígena particularmente propensas a uma série de distúrbios metabólicos, quando expostos a um estilo de vida com dieta hipercalórica de calorias e pouca atividade física. Nesse cenário, propomos um projeto piloto para investigar variações genéticas associadas à gênese da obesidade e comorbidades associadas por meio do sequenciamento completo do exoma de indígenas da tribo Xikrin do Cateté, no Estado do Pará, na Amazônia brasileira. Estudos epidemiológicos realizados por equipe do Laboratório de Genética Humana e Médica da UFPA em populações indígenas do sudeste do Pará, entre os anos de 2007 a 2011, revelaram elevados percentuais de sobrepeso e obesidade (30,0% e 33,3%, respectivamente) e glicemia de jejum 126 mg/dL) em 6,5% da população adulta do grupo indígena Xikrin do Cateté. Esse grupo indígena constitui, portanto, uma excelente oportunidade para a investigação de variantes funcionais associadas com obesidade e comorbidades relacionadas à obesidade, que posam ter contribuído para a evolução adaptativa das populações nativas da Amazônia brasileira. Nesse grupo o grau de mistura com não indígenas ainda é baixo, o que permitirá minimizar a influencia de genes provenientes da miscigenação com outras etnias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Joao Farias Guerreiro - Coordenador / SIDNEY EMANUEL BATISTA DOS SANTOS - Integrante / WILSON ARAÚJO DA SILVA JR - Integrante / Ândrea Kelly Ribeiro dos Santos - Integrante / Greice de Lemos Cardoso - Integrante / Isabela Guerreiro Diniz - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2017

    Determinantes Sócio-ecológicos e Biológicos da Obesidade, Diabetes e Hipertensão Arterial em Populações Afrodescendentes da Amazônia: Buscando respostas concretas para a ontogenia de doenças complexas, Descrição: Esta é a primeira pesquisa envolvendo grupos tradicionais afrobrasileiros (Quilombolas) à partir de um enfoque simultâneo e multidisciplinar sobre os determinantes sociais, ambientais e biológicos de doenças crônicas no estado do Pará. Busca identificar as principais causas sócio-ecológicas e biológicas relacionadas à emergência da obesidade, hipertensão arterial, diabetes e patologias a estas associadas entre Quilombolas vivendo em ecossistemas diversos, e suas consequências imediatas nos serviços locais de saúde. Serão investigados os efeitos dos diferentes meio ambientes, condições sociais e culturais, estilos de vida e aspectos biológicos e genéticos em 19 populações do Pará. Historicamente, apesar da grande presença negra na região, as características de saúde dos Quilombolas têm sido pouco investigadas. Os grupos participantes são: Santo Antônio, no município de Concórdia do Pará (N 300 indivíduos); África e Laranjituba, em Abaetetuba (N350); Mangueiras, em Salvaterra (N1200); Mola, Itapocu, Bonfim, Frade, Laguinho, Tachizal, Tomásia e Tabatinga, em Cametá (N900); Serrinha, Araçá de Fora, Jauari, Boa Vista do Cuminá, Jarauacá e Poço Fundo, em Oriximiná (N800) e Abacatal, em Ananindeua (N 500); que representam uma ampla gama da diversidade sócio-ecológica do Pará. Na literatura científica internacional, os distúrbios de pressão arterial, de ganho de peso, o diabetes e outras doenças associadas ocorrem com maior freqüência entre populações negras ocidentalizadas. No entanto, as causas dessa alta prevalência ainda não foram claramente definidas estando, possivelmente, associadas a uma combinação complexa de fatores socioculturais, biológicos/genéticos e ambientais. O projeto utilizará metodologias tanto das ciências sociais, como etnografia e observação participante, como também das ciências biomédicas, como medidas corporais (peso, altura, dobras cutâneas), análises bioquímicas e genéticas do sangue, juntamente com um detalhado recenseamento epidemiológico, cultural e alimentar, que darão os elementos sócio-ecológicos comparativos para as análises. As informações de cunho biológico serão coletadas de uma amostra estatisticamente representativa da população, os recenseamentos e observações serão conduzidos nas unidades domésticas, e as informações sobre políticas públicas serão levantadas juntos às prefeituras. Todos os domicílios dos quilombos, bem como as organizações sociais locais serão convidados a se envolver na pesquisa. Estudos em populações Quilombolas são importantes porque estes são grupos social e economicamente vulneráveis, e se encontram em transição de um estilo de vida tradicional para um mais ocidentalizado, o que permite definir mais claramente os efeitos de cada um dos fatores investigados na ontogenia das doenças crônicas. Além disso, os resultados da pesquisa levarão a proposição de políticas públicas de saúde mais culturalmente adequadas aos Quilombolas e suas necessidades/demandas específicas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Joao Farias Guerreiro - Integrante / Hilton Pereira da Silva - Coordenador / Maria de Socorro Castelo Branco de Oliveira Bastos - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Doenças Infecciosas Negligenciadas e Doenças Crônicas não transmissíveis em Melgaço (PA): Aspectos epidemiológicos, Clínicos e Laboratoriais., Descrição: Os indicadores atualmente disponíveis revelam que as doenças infecciosas e parasitárias, associadas às condições de saneamento básico e tratamento da água, ainda constituem as principais causas de morbimortalidade na população de Melgaço. Adicionalmente, de acordo com o ?Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013? elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Melgaço ostenta o título de cidade com o pior desenvolvimento humano do país. (referencia). Visando responder a esse quadro desafiador propõe-se neste projeto (i) investigar a prevalência e a distribuição espacial de doenças infecto-parasitárias e de doenças e agravos crônico-degenerativos na população de Melgaço; (ii) pesquisar determinantes sociais e biológicos que possam estar associados à gênese desses agravos; e (iii) elaborar plano de estratégias de atenção primária visando a prevenção e o controle das enfermidades. Entre as doenças transmissíveis será dada ênfase à tuberculose, infecções respiratórias agudas, doenças diarreicas e parasitismo intestinal, toxoplasmose e leishmaniose. Entre as não transmissíveis a ênfase será para o diabetes mellitus do tipo 2, hipertensão arterial e obesidade, em adultos, e anemia ferropriva e desnutrição em crianças.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Joao Farias Guerreiro - Coordenador / Greice de Lemos Cardoso - Integrante / Tarcisio Andre Amorim de Carvalho - Integrante / Hilton Pereira da Silva - Integrante / Marinete Marins Póvoa - Integrante., Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Sequenciamento de Nova Geração e Investigação de Fatores de Risco Genético para Diabetes Mellitus Tipo 2, Descrição: Nos últimos 30 anos houve um esforço extraordinário para identificar a base genética do T2DM, por meio de três abordagens principais: (i) estudos de ligação em famílias, (ii) investigação de genes candidatos com base na função biológica, e (iii) análise de associação genômica ampla. Mais recentemente, com o advento dos estudos de associação genômica ampla (GWAS), houve um progresso notável em nossa compreensão da base genética de T2DM e mais de 40 variações genéticas que conferem risco ao desenvolvimento de T2DM foram identificadas. A maioria dos genes identificada nos GWAS está relacionada a defeitos na função das células beta-pancreáticas, ao invés de aumento na resistência insulínica. É evidente que o sucesso dos estudos GWAS revolucionou a compreensão dos fatores de risco genéticos de T2DM e da patogênese do T2DM. No entanto, deve-se destacar que a maioria das variações genéticas descritas tem um efeito modesto e a combinação delas explica menos do que 10% da herdabilidade do T2DM (Manolio et al., 2009). Uma possível explicação para essa ?perda de herdabilidade? é a de os GWAS não revelariam diretamente a variante de DNA responsável pela doença, mas sim uma variante de DNA comum, geralmente um SNP, que está situada próximo o suficiente para estar geneticamente ligada (quase sempre herdados juntos), e comum o suficiente para estar nos ?microarrays? de genotipagem. Alternativamente, sugere-se que as variantes que predispoõem a doença não sejam apenas SNPs, mas outras alterações no genoma ou um resultado de marcas epigenéticas na cromatina, não detectáveis na atual geração de microarrays que buscam apenas SNPs. Uma das abordagens para testar a associação tanto de variantes comuns como de variantes com baixa freqüência consiste em realizar o seqüenciamento do genoma inteiro ou do exoma inteiro de indivíduos, em vez de genotipar um catálogo de variantes. Até recentemente esta era uma tarefa assustadora, porém agora isso é possível com o advento de tecnologias de sequ. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Joao Farias Guerreiro - Coordenador / WILSON ARAÚJO DA SILVA JR - Integrante / Greice de Lemos Cardoso - Integrante / Tarcisio Andre Amorim de Carvalho - Integrante / Isabela Guerreiro Diniz - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2014

    Consolidação da Genética Humana e Médica na UFPA: Formação de Recursos Humanos em Genética Médica ambulatorial, diagnóstico molecular, aconselhamento genético e pesquisa em células tronco., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Joao Farias Guerreiro - Coordenador / EDUARDO JOSE MELO DOS SANTOS - Integrante / Greice de Lemos Cardoso - Integrante / Isabela Guerreiro Diniz - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2009 - Atual

    REDE PARAENSE DE MALÁRIA-Caracterização de marcadores moleculares, bioquímicos e imunológicos na malária causada por Plasmodium vivax, Descrição: Na infecção malárica a resposta imune contra o estágio eritrocítico é de fundamental importância para a aquisição de resposta imune protetora, pois as formas sangüíneas do parasito desencadeiam os eventos responsáveis pelas manifestações clínicas da doença. Durante esse estágio, o sistema imune do hospedeiro desenvolve uma potente resposta contra o parasito, causando alterações em quase todos os componentes desse sistema. A ativação e a mobilização de elementos celulares requeridos tanto na resposta imune inata quanto na resposta específica, resultam de interações complexas entre diferentes mecanismos efetores de imunidade, como a produção de citocinas. Nesse estágio, uma grande quantidade de citocinas é liberada na circulação sangüínea contribuindo direta ou indiretamente para a eliminação do parasito, ou então, apresentando efeitos totalmente contrários, podendo influenciar no desenvolvimento dos sintomas clínicos e das complicações associadas à infecção. Os eventos relacionados ao reconhecimento por anticorpos específicos contra os antígenos da superfície do merozoíta e de células sangüíneas parasitadas são bastante estudados, mas os mecanismos efetores ainda não foram bem compreendidos no sentido de explicar como estes anticorpos são responsáveis pela imunidade antiparasitária, que pode ser adquirida após anos de exposição ao parasito. Portanto, o tipo de resposta induzida pelo parasito ou por antígenos vacinais pode ser determinante para a sua eliminação e pode ter conseqüências graves para o hospedeiro se houver uma indução inapropriada das funções efetoras do sistema imune. Além disso, fatores genéticos do hospedeiro podem influenciar a suscetibilidade à malária, conferindo resistência inata ou alterando as respostas imunes inata e/ou adquirida como também alterar o metabolismo de drogas antimaláricas... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Joao Farias Guerreiro - Integrante / EDUARDO JOSE MELO DOS SANTOS - Integrante / Marinete Marins Póvoa - Coordenador.

  • 2008 - 2011

    Instituto Nacional de Genética Médica Populacional - INAGEMP (Aprovado no Edital CNPq 015/2008)., Descrição: A Genética Médica Populacional (GEMEPO) é uma seção da Genética Médica que tem como objeto de estudo e atenção médica uma população em vez de uma família, como ocorre na Genética Clínica ou Médica propriamente dita. A GEMEPO conjuga a Genética Clínica com a Genética de Populações Humanas, dedicada ao estudo das populações do ponto de vista de microevolução, com a Genética Epidemiológica, tradicionalmente enfocada no estudo de doenças crônicas comuns de etiologia poligênica, excluindo as mendelianas, e com a Genética Sanitária ou Comunitária, na interface com a saúde pública, fundamentando ações de saúde preventivas. A GEMEPO é uma ciência pouco desenvolvida no mundo inteiro e inexistente ainda no Brasil. A estrutura e dinâmica populacional das comunidades do nordeste e, em menor grau, de outras regiões do país têm sido profundamente estudadas cientificamente nos últimos 50 anos, cujos resultados têm beneficiado a comunidade científica internacional pelos conhecimentos e métodos desenvolvidos nessas pesquisas. Porém, tais estudos restringiram-se ao estudo de caracteres genéticos normais, como grupos sangüíneos e outros marcadores, e não às doenças mono, oligo, ou poli gênicas e seus aspectos médicos de diagnóstico, prevenção, tratamento e prognóstico. Do mesmo modo, nenhuma ação de educação comunitária tem tido até agora o objetivo de instruir a população sobre sua estrutura reprodutiva, histórica e atual, com o objetivo final da prevenção primária. Para abordar de forma adequada a GEMEPO está sendo apresentada a proposta de criação do Instituto Nacional de Genética Médica Populacional ? INAGEMP, com 6 Centros Associados do Brasil: Serviço de Genética Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Laboratório de Epidemiologia e Malformações Congênitas (IOC / FIOCRUZ / RJ), Departamento de Genética ? UFRJ, Departamento de Parasitologia ? ICB / USP, Departamento de Genética ? UFRGS, Laboratório de Erros Inatos do Metabolissmo, ICB / UFPA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Joao Farias Guerreiro - Coordenador / Luiz Carlos Santana da Silva - Integrante / Roberto Giugliani - Integrante / Lavinia Schuler-Faccini - Integrante / Eduardo Castilla - Integrante / Henrique Krieger - Integrante / Ieda Maria Orioli - Integrante.

  • 2008 - 2010

    Investigação de Polimorfismos (SNPs) Associados ao Diabetes Tipo 2 em Populações da Amazônia Brasileira, Descrição: Nesta investigação, propomos analisar 20 dos mais significativos SNPs identificados em estudos GWA associados com T2DM em populações Caucasianas, em uma amostra de 500 pacientes, não relacionados, com T2DM e 500 controles da população de Belém, Pará, no norte do Brasil, uma população que resulta da miscigenação entre europeus, representados fundamentalmente por portugueses, africanos e indígenas. Para minimizar os efeitos da potencial estratificação de população estudada, a associação entre os SNPs com T2D será avaliada usando o programa ADMIXMAP para ajustar um modelo de regressão de logística que incorpore ancestralidade individual, sexo, idade e índice de massa de corpo (BMI). Também serão genotipados para esses polimorfismos 371 amostras de indígenas da Amazônia, para obter subsídios adicionais para discutir as implicações das distribuições alélicas observadas nessas populações comparativamente àquelas descritas para europeus e afro-americanos. Nosso estudo está focalizado nos genes/SNPs TCF7L2 (rs7903146), HHEX (rs1111875, rs 015480, rs7923837), SLC30A8 (rs13266634), IGF2BP2 (rs4402960), FTO (rs8050136), PPARG2 (rs1801282), CDK5 (rs7754840), CDKN2A (rs10811661), KCNJ11 (rs5219), PKN2 (rs6698181), FLJ39370 (rs17044137), CDKAL1 (rs10946398, rs7754840), EXT2/ALX4 (rs3740878, rs11037909, rs1113132), LOC387761 (rs74800010, rs9300039).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Joao Farias Guerreiro - Coordenador / Sidia Maria Callegari Jacques - Integrante / MARA HELENA HUTZ - Integrante / Edison Sales Abrahim Filho - Integrante / Milena Coelhos Fernandes Caldato - Integrante / Regina Célia Guerreiro do Amaral - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Estudos Genético-Epidemiológicos Visando Estratégias de Controle e Prevenção da Malária no Estado do Pará: Município de Anajás, Descrição: Neste projeto serão investigados fatores genéticos do hospedeiro humano que participam dos mecanismos de proteção inata e específica na malária, que poderão esclarecer aspectos da epidemiologia da transmissão dessa patologia, em Anajás, município paraense que constitui área de alto risco para malária, inclusive na área urbana. Adicionalmente, pretende-se monitorar o tratamento e evitar complicações causadas pelo uso da primaquina nos pacientes portadores de deficiência de G6PD e padronizar métodos de novos métodos diagnósticos com maior sensibilidade e especificidade, que terão impacto importante no controle da malária, em particular no diagnóstico de infecções mistas e na detecção de parasitemias subpatentes (portadores assintomáticos), que podem contribuir para a manutenção de focos de transmissão da malária.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Joao Farias Guerreiro - Coordenador / MARA HELENA HUTZ - Integrante / Maristela Gomes da Cunha - Integrante / Lauro da Silva Cunha - Integrante / Regina Célia Guerreiro do Amaral - Integrante / Greice de Lemos Cardoso - Integrante / Evander de Jesus Oliveira Batista - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    Diagnóstico e Caracterização Molecular de Doenças Genéticas em Afrodescendentes no Estado do Pará: Hemoglobinopatias e Hipertensão Arterial, Descrição: O estudo da distribuição populacional de doenças genéticas tem demonstrado que muito embora os genes humanos sejam idênticos em todos os membros da espécie, há diferenças nas freqüências populacionais de diversas mutações responsáveis por doença genéticas. Além disso, há doenças que são causadas por diferentes mutações em um mesmo loco, e essas mutações exibem prevalências populacionais diferentes e em alguns casos chegam a ser de ocorrência restrita a determinados grupos étnicos. Deste modo, a existência de mutações específicas de populações são importantes para a compreensão das origens das doenças genéticas e também oferece oportunidades para o diagnóstico de alelos específicos em uma determinada população. Segundo dados da pesquisa nacional por amostra de domicílio do IBGE (PNAD ? 2004), a população de etnia negra e parda corresponde a 79% no estado do Pará, alem disso, é o estado com terceiro maior número de comunidades quilombolas no Brasil, totalizando 294 grupos. A anemia falcliforme é a doença é mais comum em populações negras onde ocorre com freqüência média de 1 em 600. No Brasil, e nas Américas em geral, a HbS é encontrada apenas entre imigrantes ou descendentes de imigrantes de regiões malarígenas do Velho Mundo, predominantemente da África. No Brasil, cerca de 20% dos negros são portadores da heterozigose para a talassemia-alfa conseqüente à deficiência de um gene (a3.7). Assim é freqüente a associação entre anemia falciforme e talassemia-alfa. Do mesmo modo, a prevalência da hipertensão no Brasil é maior em negros e em mulatos, comparados com brancos, o que também é observado para a gravidade das complicações originadas pela hipertensão (infarto agudo do miocárdio e doença cerebrovascular hemorrágica). Nesse contexto, estamos propondo o presente projeto que tem como objetivos (i) investigar a prevalência de hemoglobinopatias hereditárias (hemoglobinas S e C e talassemia do tipo alfa) e a heterogeneidade das manifestações clínicas (evolução e gravidade. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Joao Farias Guerreiro - Coordenador / SIDNEY EMANUEL BATISTA DOS SANTOS - Integrante / Ândrea Kely Campos Ribeiros dos Santos - Integrante / EDUARDO JOSÉ MELO DOS SANTOS - Integrante / FERNANDA ANDREZA DE PINHO LOTT CARVALHAES - Integrante / Tarcísio André Amorim de Carvalho - Integrante / José Ricardo dos Santos Vieira - Integrante / Regina Célia Guerreiro do Amaral - Integrante / Greice de Lemos Cardoso - Integrante / Leonardo dos Santos Sena - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2009

    Suscetibilidade Genética e Farmacogenômica de Doenças Negligenciadas na Amazônia: Malária, Hanseníase e Tuberculose, Descrição: O Brasil, como muitos países, possui dois conjuntos distintos de problemas de saúde: as doenças dos mais ricos e aquelas da pobreza, cada uma delas com demandas radicalmente diferentes em termos de políticas de saúde. As doenças negligenciadas estão concentradas nos estados mais pobres das regiões norte e nordeste do país. Dessa forma, considerando o pouco interesse da comunidade científica global nesse problema, pesquisadores da UFPA e da UFRGS decidiram reunir esforços para (i) investigar fatores biológicos relacionados ao hospedeiro, que participam dos mecanismos de proteção inata e específica na malária, hanseníase e tuberculose; (ii) implantar novas metodologias de diagnóstico, de modo a contribuir com a geração de conhecimento acerca desses importantes problemas e disponibilizar para os serviços locais novas metodologias, que poderão ser aplicadas para controlar, prevenir e/ou tratar, em particular com relação (i) ao diagnóstico molecular da infecção malárica por método de RT-PCR para detectar, em áreas de transmissão de malária, a ocorrência de indivíduos portadores de parasitemias subpatentes e de infecções mistas, e (ii) a monitoração da terapia antimalárica por meio da triagem para a deficiência de G6PD para evitar complicações causadas pelo uso da primaquina. Adicionalmente, pretende-se investigar aspectos farmacogenéticos da resposta ao tratamento bem como dos efeitos adversos das drogas comumente usadas para tratar essas patologias, em indivíduos dessa região. Enquanto a equipe da Universidade Federal do Pará tem ampla experiência em trabalho de campo e na genotipagem de marcadores moleculares, os participantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul vêm trabalhando há vários anos com epidemiologia molecular e farmacogenômica. Essa reunião de esforços certamente produzirá resultados com impacto para uma melhor adequação das políticas de saúde para as doenças que serão investigadas como poderão criar um modelo para estudos com outras doenças neglige. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Joao Farias Guerreiro - Coordenador / SIDNEY EMANUEL BATISTA DOS SANTOS - Integrante / Sidia Maria Callegari Jacques - Integrante / Francisco Mauro Salzano - Integrante / Ândrea Kely Campos Ribeiros dos Santos - Integrante / MARA HELENA HUTZ - Integrante / EDUARDO JOSÉ MELO DOS SANTOS - Integrante / FERNANDA ANDREZA DE PINHO LOTT CARVALHAES - Integrante / Tarcísio André Amorim de Carvalho - Integrante / Carlos Augusto Lima Barros - Integrante / José Ricardo dos Santos Vieira - Integrante / Maristela Gomes da Cunha - Integrante / Greice de Lemos Cardoso - Integrante / Ney Pereira Carneiro dos Santos - Integrante / Cláudio Guedes Salgado - Integrante / Jose Artur Bogo Chies - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    PERFIL NUTRICIONAL E SUA RELAÇÃO COM A INCIDÊNCIA DE DIABETES MELLITUS TIPO 2 E DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA EM COMUNIDADES INDÍGENAS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA, Descrição: O perfil epidemiológico dos povos indígenas no Brasil é muito pouco conhecido e o complexo quadro de saúde indígena está diretamente relacionado a processos históricos de mudanças sociais, econômicas e ambientais atreladas à expansão de frentes demográficas e econômicas nas diversas regiões do país ao longo do tempo. Em algumas comunidades, entre os impactos decorrentes do contato, observam-se mudanças nas formas de subsistência e na dieta com a entrada de alimentos industrializados. O impacto da atividade física reduzida e do consumo calórico excessivo no desenvolvimento da diabetes mellitus do tipo 2 (DM2) e de doença arterial coronariana (DAC) representa a base para o aumento epidêmico na prevalência dessas doenças em populações indígenas americanas. Em indígenas brasileiros, a DM2 tem sido descrita com freqüências expressivas nas aldeias Xikrin do Cateté e Xikrin do Bacajá, do grupo Kayapó, nas aldeias Bom Jardim e Marudjewara, da tribo Parakanã, e entre os Parakategê, também conhecidos como Gavião. Essas ocorrências têm sido atribuídas, sobretudo, às mudanças de hábitos alimentares, com a introdução de dieta hipercalórica nesses grupos. Neste projeto serão caracterizadas as práticas alimentares tradicionais de indígenas da Amazônia, correlacionando-as à presença de mutações associadas a DM2 e DAC, além de desenvolver ações médico-preventivas nessas comunidades por meio de diagnóstico clínico, laboratorial e epidemiológico e tratamento de agravos que possam ser confirmadas em situação de campo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Joao Farias Guerreiro - Coordenador / SIDNEY EMANUEL BATISTA DOS SANTOS - Integrante / EDUARDO JOSÉ MELO DOS SANTOS - Integrante / FERNANDA ANDREZA DE PINHO LOTT CARVALHAES - Integrante / MARTA MARIA MAIA MELO - Integrante / José Ricardo dos Santos Vieira - Integrante / Ândrea Kelly Ribeiro dos Santos - Integrante / Eunice Carvalho do Amaral - Integrante / Lauro da Silva Cunha - Integrante / Mary Elizabeth Maclouf Cravalho Barros - Integrante / Milena Coelhos Fernandes Caldato - Integrante / Regina Célia Guerreiro do Amaral - Integrante / Greice de Lemos Cardoso - Integrante / Tarcísio Andre Amorim de Carvalho - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    ESTUDOS MOLECULARES E IMUNOEPIDEMIOLÓGICOS VISANDO ESTRATÉGIAS DE CONTROLE DE MALÁRIA EM MUNICÍPIOS LOCALIZADOS NA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA RODOVIA BR-163: ITAITUBA, JACAREACANGA E NOVO PROGRESSO, ESTADO DO PARÁ, Descrição: Estudos sobre as doenças endêmicas da Amazônia representam uma contribuição significativa para a melhoria da qualidade de vida da população, gerando conhecimento científico relevante sobre os graves problemas de saúde que afeta a população. A malária representa um importante problema de saúde pública na Amazônia, sendo responsável por perdas econômicas e contribuindo para a precária condição de saúde das populações expostas. No Brasil, ainda são poucos os estudos sobre a prevalência de casos de infecção assintomática por Plasmodium. Assim, a detecção e tratamento destes casos poderão interromper a cadeia de transmissão da doença em determinadas áreas. Propomos a padronização dos métodos para diagnóstico moleculares e sorológicos, que serão aplicados para a detecção de parasitemias subpatentes e estudos genético-moleculares (fatores relacionados ao hospedeiro, que participam dos mecanismos de proteção inata e específica na malária) que poderão esclarecer aspectos da epidemiologia da transmissão da malária e dos mecanismos imunológicos envolvidos na resposta imune protetora na malária, bem como no monitoramento da infecção, visando contribuir para o controle da malária em áreas endêmicas localizadas em municípios da Rodovia Cuiabá-Santarém (BR-163).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Joao Farias Guerreiro - Coordenador / SIDNEY EMANUEL BATISTA DOS SANTOS - Integrante / Ândrea Kely Campos Ribeiro dos Santos - Integrante / FERNANDA ANDREZA DE PINHO LOTT CARVALHAES - Integrante / MARTA MARIA MAIA MELO - Integrante / Maristela Gomes da Cunha - Integrante / Greice de Lemos Cardoso - Integrante / Tarcisio Andre Amorim de Carvalho - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2006

    INVESTIGAÇÃO DA PREVALÊNCIA DO DIABETES MELLITUS TIPO 2 E DE FATORES DE RISCO GENÉTICO ASSOCIADOS EM POPULAÇÕES INDÍGENAS DA AMAZÔNIA, Descrição: O diabetes tipo 2 tem sido reconhecido como um problema de saúde pública significativo em comunidades indígenas americanas por mais de 40 anos, e os índios Pima no Arizona tem a prevalência mais elevada para essa forma de diabetes no mundo. Em indígenas brasileiros, essa patologia têm sido descrita com freqüências expressivas nas aldeias Xikrin do Cateté e Xikrin do Bacajá, do grupo Kayapó, nas aldeias Bom Jardim e Marudjewara, da tribo Parakanã, e entre os Parakategê, também conhecidos como Gavião. Essas ocorrências têm sido atribuídas sobretudo às mudanças de hábitos alimentares, com a introdução de dieta hipercalórica nesses grupos. Com base nessas informações, neste projeto serão investigadas mutações que têm sido associadas ao diabetes tipo 2 em populações indígenas da Amazônia, tendo como hipótese de trabalho a de que, a exemplo do que tem sido observado em indígenas norte-americanos, exista uma predisposição genética para o Diabetes Mellitus Tipo 2 que se manifesta apenas em condições favoráveis para tanto, como é o caso da dieta ou do sedentarismo. Com base nos resultados obtidos, a investigação dessas mutações poderá ser utilizada como um procedimento de rotina para a identificação de fatores de risco para o DM2 na população em geral de nossa região.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Joao Farias Guerreiro - Coordenador / FERNANDA ANDREZA DE PINHO LOTT CARVALHAES - Integrante., Financiador(es): Fundação Estadual de Ciência e Tecnologia - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2005

    CARACTERIZAÇÃO DE MARCADORES MOLECULARES EM QUADROS DE DEMÊNCIA, Descrição: CARACTERIZAÇÃO DE MARCADORES MOLECULARES EM QUADROS DE DEMÊNCIA ASSOCIADOS A DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS (DOENÇAS DE ALZHEIMER E PARKINSON): ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO E IDENTIFICAÇÃO DE PERFIL E FATORES DE RISCO DA POPULAÇÃO ATINGIDA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Joao Farias Guerreiro - Coordenador / ANTONIO CARLOS ROSÁRIO VALLINOTO - Integrante / FERNANDA ANDREZA DE PINHO LOTT CARVALHAES - Integrante / Elizabeth Sumi Yamada - Integrante / Rita de Cássia Mousinho Ribeiro - Integrante / Gabriella Pante de Sousa - Integrante / Nelson Monte Carvalho Filho - Integrante / Ricardo Bezerra de Oliveira - Integrante / Edmar Tavares da Costa - Integrante / Jaime Roberto Seráfico de Assis Carvalho - Integrante.

  • 2001 - 2004

    ESTUDO DE FATORES DE RISCO GENÉTICO E AMBIENTAL (METAIS PESA, Descrição: ESTUDO DE FATORES DE RISCO GENÉTICO E AMBIENTAL (METAIS PESADOS E INFECÇÕES VIRAIS NA IDADE AVANÇADA) PARA A DOENÇA DE ALZHEIMER. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Joao Farias Guerreiro - Coordenador / ANTONIO CARLOS ROSÁRIO VALLINOTO - Integrante / Rita de Cássia Mousinho Ribeiro - Integrante / Gabriella Pante de Sousa - Integrante / Ricardo Bezerra de Oliveira - Integrante / Ian N. Day - Integrante / Marcos Farina de Souza - Integrante / Maria Sueli da Silva Kataoka - Integrante / Edison Sales Abrahim Filho - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2004

    Fatores Genéticos do Hospedeiro Humano Associados à Resistên, Descrição: : Fatores Genéticos do Hospedeiro Humano Associados à Resistência à Infecção pelo HIV-1 e/ou Progressão para AIDS em Populações da Amazônia. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Joao Farias Guerreiro - Coordenador / FERNANDA ANDREZA DE PINHO LOTT CARVALHAES - Integrante.

  • 1990 - 1992

    Polimorfismos de DNA em populações humanas da Amazônia, Descrição: Polimorfismos de DNA em populações humanas da Amazônia. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Joao Farias Guerreiro - Coordenador.

  • 1982 - 1989

    Descrição e quantificação da variabilidade genética de populações indígenas da Amazônia, Descrição: Descrição e quantificação da variabilidade genética de população humana da Amazônia. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Joao Farias Guerreiro - Coordenador.

  • 1982 - 1989

    Estudos genéticos em populações humanas da Amazônia por meio, Descrição: Estudos genéticos em populações humanas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Joao Farias Guerreiro - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Homenagem de "Honra ao Mérito pela Dedicação á Genética Médica no Pará" - IV Congresso Norte-Nordeste de Genética Médica, Sociedade Brasileira de Genética Médica.

2011

Título Honorífico de Honra ao Mérito, Assembleia Legislativa do Estado do Pará.

2009

Membro Titular/ secão de Ciências Biológicas, Academia Paraense de Ciências.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Biológicas - Lab. Genética Humana e Médica. , Rua Augusto Côrrea, 01 - Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto, Laboratório de Genética Humana e Médica, Guamá, 66075970 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (91) 32018236, Fax: (91) 32017843

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Universidade Federal do Pará

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2014 - Atual

    Universidade Federal do Pará

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do PPG SAS, Carga horária: 40

  • 1979 - Atual

    Universidade Federal do Pará

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2011

    Universidade Federal do Pará

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor Executivo da FADESP, Carga horária: 40

  • 2007 - 2009

    Universidade Federal do Pará

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor Executivo da FADESP, Carga horária: 40

  • 2001 - 2004

    Universidade Federal do Pará

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carga horária: 40

    Atividades

    • 02/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará, .,Cargo ou função, Representante Suplente da UFPA no Conselho Superior da Fundação Amazônia Paraense - FAPESPA.

    • 01/2013

      Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Genética Médica

    • 07/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Representante Ufpa Comitê Científico do Instituto Evandro Chagas, .,Cargo ou função, Membro Titular do Comitê Externo do Instituto Evandro Chagas.

    • 03/2004

      Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hereditariedade e Evolução

    • 01/2004

      Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Biologia Celular

    • 03/2001

      Ensino, Genética e Biologia Molecular, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Base Molecular de Doenças Genéticas

    • 11/2007 - 01/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará, .,Cargo ou função, Representante Suplente da UFPA no Conselho Superior da Fundação Amazônia Paraense - FAPESPA.

    • 07/2005 - 12/2011

      Direção e administração, Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa Fadesp, .,Cargo ou função, Diretor Executivo.

    • 09/2004 - 09/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Gerência e planejamento do PROF (CPGPROF), Universidade Federal do Pará.,Cargo ou função, Representante da PROPESP - Presidente.

    • 08/2001 - 05/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia Contec, Universidade Federal do Pará.,Cargo ou função, Representante Titular da Universidade Federal do Pará.

    • 07/2001 - 07/2005

      Direção e administração, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .,Cargo ou função, Pró-Reitor.

    • 07/2001 - 07/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Gerência e Planejamento do Prof Capes, Universidade Federal do Pará.,Cargo ou função, Representante da PROPESP - Presidente.

    • 01/2001 - 07/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará, .,Cargo ou função, Representante Titular da UFPA no Conselho Superior da FAPESPA.

    • 12/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, .,Cargo ou função, Comissão para Elaboração de Criação e Implantação do Curso de Biologia no Município de Oriximiná.

    • 03/2000 - 12/2004

      Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Patologia.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular.

    • 08/1979 - 03/2004

      Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, GENETICA MEDICA

    • 08/1979 - 03/2004

      Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Genética Médica

    • 07/1999 - 07/2002

      Direção e administração, Centro de Ciências da Saúde, Colegiado do Curso de Medicina.,Cargo ou função, Membro de colegiado superior.

    • 03/1993 - 03/2001

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, BASE MOLECULAR E BIOQUIMICA DE DOENCAS GENETICAS, POLIMORFISMOS DE DNA EM POPULACOES HUMANAS

    • 08/1994 - 11/1996

      Direção e administração, Instituto de Ciências Biológicas, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas.

    • 07/1985 - 06/1989

      Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Genética.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Genética.