Sebastiana Érica Cruz Santana
Mestranda no Programa de Pós gradação de Ensino de Ciências e Matemática (NPGECIMA) da Universidade Federal de Sergipe, a linha de pesquisa é Currículo, didáticas e métodos de ensino das ciências naturais e matemática. Graduada em Ciências Biológicas na mesma universidade.
Informações coletadas do Lattes em 21/07/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
2018 - Atual
Universidade Federal de Sergipe
Orientador:Myrna Friederichs Landim de Souza.Grande área: Ciências Humanas
Graduação em Ciências Biológicas
2013 - 2017
Universidade Federal de Sergipe
Título: ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA SOB A PERSPECTIVA CTSA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ARACAJU, SE.
Orientador: Carmen Regina Parisotto Guimarães
Formação complementar
2017 - 2017
Água e Floresta: uso sustentável da Caatinga. (Carga horária: 20h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em CINE DICAS - EXIBIÇÃO E DEBATE DO FILME DOU-TE MEUS OLHOS. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2016 - 2016
PARTIDA, MULHER E EDUCAÇÃO POLÍTICA: OS DIREITOS HUMANOS NAS REDES SOCIAIS. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2015 - 2015
Programa de Treinamento do Portal de Periódicos. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2014 - 2015
My English Online. (Carga horária: 60h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Biologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.
Organização de eventos
SANTANA, S. E. C. ; SANTOS NETO, A. M. . XIX ENCONTRO INTERNACIONAL DA REDE FEMINISTA NORTE E NORDESTE DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE MULHER E RELAÇÕES DE GÊNERO. 2016. (Congresso).
Participação em eventos
VI Congresso Nacional de Educação. 2019. (Congresso).
XI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. 2017. (Outra).
BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM (BNCC): DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO DO FUTURO. 2016. (Outra).
I ENCONTRO DE ALUNOS DE LIBRAS DA UFS CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO'. 2016. (Encontro).
II FÓRUM PERMANENTE DAS LICENCIATURAS: A FORMAÇÃO DOCENTE EM FOCO. 2016. (Outra).
I Jornada de mini-cursos: atualização em Ensino de Ciências e Biologia.Espaços não Formais para o ensino de Ciências e Biologia. 2016. (Outra).
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE "ÁGUA: DESAFIOS PARA O CONSUMO CONSCIENTE. 2016. (Seminário).
XIX Encontro Internacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher e Relações de Gênero. 2016. (Encontro).
'I ENCONTRO DE ALUNOS DE LIBRAS DA UFS CAMPUS SÃO CRISTOVÃO. 2015. (Encontro).
IX COLOQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADEDE. 2015. (Outra).
'II SEMANA ACADÊMICA E CULTURAL DA UFS - TEMA: FRONTEIRAS DA BIOLOGIA: INOVAÇÕES EM ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2014. (Encontro).
VII SIMPÓSIO DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL. 2014. (Simpósio).
CONTRIBUIÇÃO DA UFS NA FORMAÇÃO DO BIÓLOGO. 2013. (Seminário).
II ENCONTRO DE MORFOLOGIA. 2013. (Outra).
PARA FALAR BEM" - I SEMANA ACADÊMICO-CULTURAL DA UFS. 2013. (Oficina).
Comissão julgadora das bancas
SOUZA, M. F. L.; GUIMARAES, C. R. P.;DONATO, C. R.. Formação de professores no enfoque CTSA: uma experiência com licenciandos em Ciências Biológicas em Sergipe. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.
LANDIM, M. F.; GUIMARAES, C. R. P.. Formação de professores no enfoque CTSA: uma experiência com licenciandos em Ciências Biológicas em Sergipe. 2019. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.
GUIMARAES, C. R. P.;LANDIM, M. F.; CARVALHO, L. J.. Alimentação e nutrição no ensino de ciências: Uma experiência sob a perspectiva CTSA em uma escola da rede pública de Aracaju, SE.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura) - Universidade Federal de Sergipe.
SOUZA, M. F. L.;GUIMARAES, C.R.P.; DONATO, C.R.. Formação de professores no enfoque CTSA: uma experiência com licenciandos em Ciências Biológicas em Sergipe. 2020. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.
LANDIM, Myrna F;GUIMARAES, C.R.P.; DONATO, C.R.. Formação de professores no enfoque CTSA: uma experiência com licenciandos em Ciências Biológicas em Sergipe.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.
GUIMARAES, C. R. P.; SOUZA, M. F. L.; CARVALHO, L.J.. ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA SOB A PERSPECTIVA CTSA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ARACAJU, SE.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal de Sergipe.
Foi orientado por
Formação de Professores no Enfoque CTSA: Uma Experiência com Licenciandos em Ciências Biológicas em Sergipe; 2019; Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe,; Orientador: Myrna Friederichs Landim de Souza;
Biodiversidade e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas - Licenciatura) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Myrna Friederichs Landim de Souza;
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA SOB A PERSPECTIVA CTSA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ARACAJU, SE; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carmen Regina Parisotto Guimaraes;
Produções bibliográficas
-
SANTANA, S. E. C. ; SANTOS, T. S ; LANDIM, M. F. . Aulas práticas no ensino de botânica: relato de uma experiência no contexto do PIBID em uma escola da rede estadual em Aracaju, SE.. SCIENTIA PLENA , v. 12, p. 1-08, 2016.
Outras produções
SANTANA, S. E. C. ; MAIA, P. C. R. . Espaços não Formais para o ensino de Ciências e Biologia. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Histórico profissional
Experiência profissional
2019 - 2019
Universidade Federal de SergipeVínculo: Docência, Enquadramento Funcional: Professora Voluntária, Carga horária: 4
2014 - 2017
Universidade Federal de SergipeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação a Docência, Carga horária: 20
Outras informações:
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID é um programa de incentivo e valorização do magistério e de aprimoramento do processo de formação de docentes para a educação básica, vinculado a Diretoria de Educação Básica Presencial ? DEB ? da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ? CAPES.
Atividades
-
04/2019 - 09/2019
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Você é Sebastiana Érica Cruz Santana?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sebastiana Érica Cruz Santana e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?