Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira

Graduação em Enfermagem e graduação em Ciências Econômicas, mestrado em Educação e doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Atualmente professora associada da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/Campus Uruguaiana.

Informações coletadas do Lattes em 09/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

2009 - 2011

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Percepções de Alunos e Professores da Rede Pública Municipal de Ensino Fundamental de Uruguaiana acerca da Educação Sexual na Escola
, Ano de obtenção: 2011. Vanderlei Folmer.

Mestrado em Educação

1994 - 1996

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Opiniões de Pacientes com Sarcoma de Kaposi associado à AIDS sobre suas Vivências: Implicações Educacionais, Ano de Obtenção: 1996
Claus Dieter Stobäus.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Acupuntura

2004 - 2006

Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos
Título: Menorragia: Um Estudo de Caso
Orientador: Ana Maria Biesek Regis

Especialização em Educação Profisional na Área de Saúde: Enfermagem

2003 - 2005

Fundação Oswaldo Cruz
Título: A Educação Continuada da Equipe de Enfermagem de um Hospital do Rio Grande do Sul na perspectiva do Curso de Formação Pedagógica do PROFAE

Graduação em Ciências Econômicas

2015 - 2018

Universidade Pitagoras Unopar

Graduação em Enfermagem

1987 - 1993

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Organização de eventos

MOREIRA, B. L. R. . Projeto de Extensão "Conhecendo a Unipampa" - Atividades do Curso de Enfermagem. 2018. (Outro).

MOREIRA, B. L. R. . VI Jornada Médica da Santa Casa e I Seminário de Enfermagem. 2006. (Outro).

MOREIRA, B. L. R. . Curso Avaliação da Cavidade Oral e Intervenções de Enfermagem. 1996. (Outro).

Participação em eventos

Capacitação em Notificação de Agravos Relacionados ao Trabalho. 2023. (Outra).

IV Seminário Internacional Tecendo Redes na Enfermagem e na Saúde.OS ASPECTOS DO AMBIENTE PRISIONAL E A SAÚDE MENTAL: REVISÃO INTEGRATIVA. 2023. (Seminário).

IV Seminário Internacional Tecendo Redes na Enfermagem e na Saúde.HIV/AIDS EM PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE: O QUE A ENFERMAGEM PODE FAZER?. 2023. (Seminário).

Ação Arena Geração alusiva ao Dezembro Vermelho- Campanha do Dia Mundial da Luta Contra a Aids 2022. 2022. (Outra).

I Conferência Nacional de Planificação da Atenção à Saúde.A PROPOSTA DO PET-SAÚDE NA INTEGRAÇÃO EM ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE COMO ARTICULAÇÃO INTERSETORIAL ENTRE CEREST, UNIVERSIDADE E ATENÇÃO BÁSICA. 2022. (Outra).

Módulo Atenção à Saúde do Trabalhador na Atenção Primária à Saúde. 2022. (Outra).

Módulo Clínica Ampliada e Apoio Matricial. 2022. (Outra).

Roda de Conversa "Ser Mulher, Mãe e Docente: entre questionamentos e desafios",. 2022. (Outra).

WEBINÁRIO APOIO MATRICIAL EM VIGILÂNCIA EM SAúDE DO TRABALHADOR: CONCEITOS E ABORDAGENS. 2022. (Outra).

5 SIMPÓSIO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIPAMPA - CAMPUS URUGUAIANA.COMISSÃO CIENTÍFICA DE AVALIAÇÃO DE RESUMOS. 2021. (Simpósio).

Ciclo de Desenvolvimento Profissional 2021. 2021. (Outra).

Curso Capacitação do Básico ao Avançado no AVA Moodle - 1a Edição, na modalidade a distância. 2021. (Outra).

IV Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasil. 2021. (Simpósio).

Webinar: Promoção da saúde como estratégia de Prevenção da Violência contra Crianças e Adolescentes.Experiências de Promoção da saúde e prevenção da violência no contexto escolar. 2021. (Outra).

3ª Ed. do Curso de Formação Pedagógica da UNIPAMPA. 2019. (Outra).

III Encontro de Formação em Educação Física - Educação e Saúde na Escola.Oficina 5: Trabalhando a Sexualidade em sala de aula. 2019. (Oficina).

10 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE).Mapeamento sobre consumo de drogas: perfil de estudantes de uma escola municipal de Uruguaiana-RS. 2018. (Outra).

10 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE).Educação sobre riscos a drogas voltada a jovens e adolescentes escolares: o lúdico como estratégia. 2018. (Outra).

Fórum da Saúde. 2018. (Outra).

II Encontro Regional de Ensino de Ciências.Sexualidade na escola: uma breve análise da escrita dos Parâmetros Curriculares Nacional e da Base Nacional Comum Curricular. 2018. (Encontro).

I Semana de Imersão Pedagógica do Curso de Enfermagem. 2018. (Outra).

9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE).Mostra Científica do 9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE). 2017. (Outra).

II Simpósio Integrado de Saúde no Pampa.Trabalhos Científicos. 2017. (Simpósio).

8 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE).Mostra Científica do 8 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE). 2016. (Outra).

I Fórum de Graduação da Universidade Federal do Pampa. 2016. (Outra).

I Simpósio Integrado de Saúde no Pampa.Trabalhos Científicos. 2016. (Simpósio).

Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas.Disciplina de Seminários de Pós-Graduação. 2016. (Outra).

Curso de Formação Pedagógica: Docência Universitária com foco na Metodologia e na Avaliação. 2015. (Outra).

VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE).Mostra Científica do VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE). 2015. (Outra).

VI Semana Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa.Parecerista de trabalhos. 2014. (Outra).

I Seminário Internacional Interdisciplinar: Humanização em Saúde.Painel Carta dos Direitos dos Usuários do SUS. 2013. (Seminário).

V Seminário de Desenvolvimento Docente da UNIPAMPA - Práticas Docentes em Construção: Realidades e Perspectivas. 2012. (Seminário).

III Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE).Expositor na Mostra das Profissões. 2011. (Outra).

IV Seminário de Desenvolvimento Docente da UNIPAMPA. 2011. (Seminário).

Treinamento de Atualização e Sensibilização em Saúde Sexual e Reprodutiva, com enfoque no adolescente. 2011. (Outra).

9 Congresso da Rede Unida. Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas: Uma Nova Alternativa para Discutir Sexualidade. 2010. (Congresso).

9 Congresso da Rede Unida. Grupo de Gestantes: Uma Ferramenta em Saúde para o Cuidado. 2010. (Congresso).

III Seminário de Desenvolvimento Profissional - Pedagogia Universitária. 2010. (Seminário).

II Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE).As percepções e a prática preventiva de universitárias dos cursos de enfermagem, farmácia e fisioterapia da UNIPAMPA/Campus Uruguaiana acerca do câncer de colo do útero. 2010. (Outra).

II Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE).Fortalecendo as ações de prevenção DST/HIV/AIDS entre Brasil e Argentina. 2010. (Outra).

II Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE).Bolsista de extensão: relato de experiência com o projeto Saúde e prevenção nas escolas. 2010. (Outra).

II Semana de Enfermagem da UNIPAMPA e I Mostra da Enfermagem.Comissão Científica. 2010. (Outra).

I Mostra Nacional Programa Saúde na Escola e a IV Mostra Nacional Saúde e Prevenção nas Escolas.SPE Uruguaiana e Protagonismo Juvenil. 2010. (Outra).

I Mostra Nacional Programa Saúde na Escola e a IV Mostra Nacional Saúde e Prevenção nas Escolas.SPE - Saúde e Educação uma Parceria de Sucesso. 2010. (Outra).

VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DDT e Aids e I Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais. SPE Uruguaiana e o Protagonismo Juvenil. 2010. (Congresso).

VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids e I Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais. Uruguaiana e Libres Unidas Fortalecendo o Protagonismo das PVHA. 2010. (Congresso).

VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids e I Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais. SPE "Saúde + Educação uma Experiência de Sucesso na Fronteira". 2010. (Congresso).

II Salão Internacional de Extensão.Saúde e Prevenção nas Escolas: uma possibilidade para discutir o tema sexualidade. 2009. (Outra).

II Salão Internacional de Extensão.Grupo de gestantes: relato de experiência. 2009. (Outra).

II Seminário de Desenvolvimento Profissional - Pedagogia Universitária. 2009. (Seminário).

I Mostra Gaúcha do Saúde e Prevenção nas Escolas.Gravidez na Adolescência - SPE uma Intervenção Multidisciplinar na Comunidade Cabo Luiz Quevedo. 2008. (Outra).

VII Congresso Brasileiro Prevenção das DST e AIDS. Gravidez na Adolescência: SPE Uma Intervenção Multidisciplinar na Comunidade Cabo Luiz Quevedo. 2008. (Congresso).

VIII Mostra Científica - Ed. Internacional.Gravidez na Adolescência: Uma Proposta de Trabalho Integrado através do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. 2008. (Outra).

VIII Mostra Científica - Ed. Internacional.Utilização de plantes medicinais como automedicação pela população da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. 2008. (Outra).

VIII Salão de Iniciação Científica - Ed. Internacional.Utilização de Plantas Medicinais como Automedicação pela População da Fronteira Oeste do Estado do Rio Grande do Sukl. 2008. (Outra).

I Semana de Enfermagem da UNIPAMPA - Uruguaiana.A História da Enfermagem na Secretaria de Saúde e Meio Ambiente de Uruguaiana. 2007. (Outra).

I Semana de Enfermagem da UNIPAMPA - Uruguaiana.O Desenvolvimento da Saúde e da Enfermagem no Município de Uruguaiana. 2007. (Outra).

I Semana de Enfermagem da UNIPAMPA - Uruguaiana.A Enfermagem da Santa Casa Ontem e Hoje. 2007. (Outra).

10 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.Opiniões de Pacientes com Sarcoma de Kaposi associado à AIDS sobre suas Vivências: Implicações Educacionais. 1999. (Seminário).

8ª Semana Acadêmica de Enfermagem.Oficina de Sensibilização em AIDS. 1999. (Outra).

VI Congresso Internacional sobre Adolescência. AIDS: Uma Reflexão sobre a Vida e o Viver. 1999. (Congresso).

Prefeitura Municipal de Canoas (RS) - Departamento de Saúde Pública.Momentos de Debate sobre AIDS. 1998. (Seminário).

VII Semana Acadêmica de Enfermagem.Pela Qualidade da Vida, Pela Qualidade da Morte. 1998. (Outra).

Curso Avaliação da Cavidade Oral e Intervenções de Enfermagem.Educação para a Saúde Bucal. 1997. (Outra).

II Congresso Brasileiro de Terapia Familiar. AIDS e Terapia Familiar. 1996. (Congresso).

I Curso de Monitorização Clínica de Ensaios Clínicos com Novas Drogas Anticâncer.Manejo de Dados. 1995. (Outra).

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Departamento de Microbiologia - Instituto de Biociências.Enfermagem na Pesquisa Anticâncer: Ideologia, Protocolos e Condutas. 1994. (Outra).

XIII Congresso Brasileiro de Cancerologia. Monitorização de Estudos Clínicos de Fase II com Novas Drogas Anticâncer Utilizando Instrumentos de. 1994. (Congresso).

13ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Experiência com a Utilização do Termo Consentimento Pós-Informado em Protocolos de Fase II com Novas Drogas Anticâncer. 1993. (Outra).

13ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Estudo de Fase II com Cisplatina (CDDP) e 5-Aza-Deoxicitidina (DAC) em pacientes com Carcinoma de Pulmão Não de Pequenas Células (CNPCP). 1993. (Outra).

X Congresso da sociedade Latino Americana de Oncologia Pediátrica - IV Congresso da sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica - I Jornada de Enfermagem em Oncologia Pediátrica. Experiência com a Utilização do termo de Consentimento Pós-Informado em Protocolos de Fase II com Novas Drogas Anticâncer. 1993. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Elenize Rangel Nicoletti

SEPEL, L. M. N.;MOREIRA, B. L. R.; ADAIME, M. B.. Explorando o Tema Água Através de Diferentes Abordagens Metodológicas no Ensino Fundamental. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da VIda e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Ingrid Prereira Piccini

LORETO, E. L. S.;MOREIRA, B. L. R.; BARBOSA, N. B. V.. A Complexidade do Ensino Noturno Somada a Dificuldade de Delimitar o Tema Sexualidade nas Aulas de Ciências e Biologia. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da VIda e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Taiane Acunha Esobar

MACHADO, M. M.; LIMA, A. P. S.;MOREIRA, B. L. R.; GONCALVES, C. S.; KRUG, M. R.. EDUCOMUNICAÇÃO E SAÚDE COLETIVA: RECURSOS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ÁREA DE SAÚDE. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.

Aluno: Camila Pereira Burchard

FOLMER, V.MOREIRA, B. L. R.; VICOSA, C. S. C. L.; KIST, F. F.. EDUCAÇÃO SEXUAL: CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UM PLANO DE AÇÃO COM ADULTOS DE REFERÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.

Aluno: LUCIANA UCHOA BARBOSA

SCHETINGER, M. R. C.;MOREIRA, B. L. R.; SALGUEIRO, A. C. F.. Educação sexual, escola e família: possibilidades de aprendizagem e diálogo utilizando a metodologia da problematização. 2018.

Aluno: Simone Lara

FOLMER, V.; BALK, R.; PUNTEL, G. O.;MOREIRA, B. L. R.; TOLENTINO NETO, L. C. B.. Educação e Saúde no Ensino Básico: Saúde Cardiovascular como Tema Gerador no Curso Normal. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Vanessa Ferreira Backes

MOREIRA, B. L. R.; SILVA, F. F.; BONETTI, A. L.. Sexualidade e Juventude: o olhar de estudantes do 9 ano de uma escola de Uruguaiana/RS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Matheus Henrique Naumann

VELOZO, K. D. S.;MOREIRA, B. L. R.. DESAFIOS DE ENFERMEIROS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO CUIDADO À CRIANÇA DURANTE A PANDEMIA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: LAIS ALVES VARGAS

LIPINSKI, J. M.;MOREIRA, B. L. R.. Adolescentes mulheres: necessidades de cuidados e ações de saúde desenvolvidas por enfermeiros. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Renata Vasconcellos Leão

MOREIRA, B. L. R.; NICORENA, B. P. B.. Impactos da pandemia Covid-19 no controle glicêmico de caminhoneiros. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Luciéle dos Santos Soares

ZANELLA, A. K.;MOREIRA, B. L. R.; FERREIRA, F. V.. Inserção das Práticas Integrativas e Complementares no SUS na Estratégia de Saúde da Família (ESF): Um olhar da enfermagem. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Alexandre Vasconcellos Leão

VELOZO, K. D. S.;MOREIRA, B. L. R.; ESCOBAL, A. P. L.. Capacitação sobre primeiros socorros para professores da educação infantil: relato de experiência. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Alexandre Vasconcellos Leão

VELOZO, K. D. S.;MOREIRA, B. L. R.; SOUZA, M. B.. Urgência e emergência na escola, e agora professor?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Sabrina Dias Lima de Aguiar

MOREIRA, B. L. R.. Percepção dos Idosos em Relação às Doenças Sexualmente Transmissíveis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Inaíza de Medeiros Gudolle

MOREIRA, B. L. R.. A Violência no Contexto Escolar e seu Entorno a partir da Visão dos Adolescentes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Cibeli Ferreira Martins e Luana Paula Nava

MOREIRA, B. L. R.. Funcionalidade de Membro Superior e Qualidade de Vida de Mulheres com Câncer de Mama Submetidas a Tratamento Fisioterapêutico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Inaíza de Medeiros Gudolle

MOREIRA, B. L. R.. A Violência no Contexto Escolar e seu Entorno a partir da Visão dos Adolescentes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Anni Nathalia Oliveira Garcia

MOREIRA, B. L. R.. Demandas de Cuidado de Crianças com Necessidades Especiais sobre a Ótica de Professores e Profissionais da Saúde de uma Escola de Educação Especializada diante do Processo de Inclusão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Josianny dos Santos Rodrigues

MOREIRA, B. L. R.. Registros de Enfermagem: Percepção do Enfermeiro na Atenção Básica de Saúde no Extremo Oeste do Rio Grande do Sul. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.

Aluno: Josianny dos Santos Rodrigues

MOREIRA, B. L. R.. Registros de Enfermagem: Percepção do Enfermeiro na Atenção Básica de Saúde no Extremo Oeste do Rio Grande do Sul. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Adriele da Silva Bradão

MOREIRA, B. L. R.. Assistência Farmacêutica na Atenção Primária à Saúde. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.

Aluno: Carla Cibele Silveira da Costa

MOREIRA, B. L. R.. Planejamento Familiar: a Percepção da Mulher acerca da Participação do Homem neste Contexto. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.

Aluno: Darleni Rosa Tambara

MOREIRA, B. L. R.. Condições de Vida dos Idosos Residentes em Uruguaiana/RS: Perfil Multidimensional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.

Aluno: Raquel Einloft Kleinubing

MOREIRA, B. L. R.. Gestantes e Puérperas Soropositivas para o HIV: como estão Vivenciando a não Amamentação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.

Aluno: Rosangela de Almeida Roxo Alexandre

MOREIRA, B. L. R.. A Subjetividade do Cuidado: o Resgate da Sensibilização dos Profissionais de Enfermagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.

Aluno: Cláudio Roberto Acosta Barbosa

MOREIRA, B. L. R.. Tabagismo na Gestação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.

Aluno: Fabiani Weiss Pereira

MOREIRA, B. L. R.. O Trabalho da Equipe de Saúde no Atendimento das Gestantes Portadoras da Soropositividade para o HIV: Implicações para a Enfermagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.

Aluno: Eduarda da Silva Oliveira

MOREIRA, B. L. R.. Educação e Saúde: Ações para o Enfrentamento dos Comportamentos de Risco na Adolescência. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.

Aluno: Elian Machado Belous, Fabiana S Veppo e Rodrigo S da Rocha

MOREIRA, B. L. R.. Conhecimentos e Benefícios Relatados por Gestante de uma ESF sobre a Lei 11.108. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.

Aluno: Flávia Rodrigues Pandolfo

MOREIRA, B. L. R.. Perfil Epidemiológico das Mulheres com Câncer de Colo Uterino, no Município de Uruguaiana-Rs, Brasil: Implicações para Enfermagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.

Aluno: Camila Lara Ibarra, Helena P

MOREIRA, B. L. R.. Rodrigues, Neriete da S. Pires.As Percepções e a Prática Preventiva de Universitárias do Curso de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia da UNIPAMPA/Campus Uruguaiana acerca do Câncer de Colo do Útero. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.

Aluno: Catiane Aparecida de Moura e Verônica Castro da Rosa

MOREIRA, B. L. R.. Dúvidas de Gestantes Referentes à Gestação, ao Parto e ao Aleitamento Materno: Implicações para a Enfermagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.

Aluno: Charles Jopar Hedlund e Luiz Antonio Fernandes Filho

MOREIRA, B. L. R.. Percepção de Risco dos Estivadores do Porto Seco Ferroviário de Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.

Aluno: Carine Q de Mello, Luciane F

MOREIRA, B. L. R.. Escobar e Rose de B. Bordão.Estratégias de Enfrentamento Adotadas pelas Mulheres Portadoras de Câncer de Mama e pela Enfermagem no Tratamento Oncológico: Uma Revisão Integrativa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.

Aluno: Camila Lara Ibarra, Helena P

MOREIRA, B. L. R.. Rodrigues, Neriete da S. Pires.As Percepções e a Prática Preventiva de Universitárias dos Cursos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia da Unipampa/Campus Uruguaiana acerca do Câncer do Colo do Útero. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Charles Jopar Hedlund, Luiz Antonio Fernandes Filho

MOREIRA, B. L. R.. Percepção de Risco dos Estivadores do Porto Seco Ferroviário de Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Catiane Aparecida de Moura

MOREIRA, B. L. R.. Dúvidas de Gestantes Referentes à Gestação, ao Parto e ao Aleitamento Materno: Implicações para a Enfermagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Fernanda de Oliveira Marofiski

MOREIRA, B. L. R.. A Atuação da Enfermagem na Prevenção e Enfrentamento da Depressão Pós-parto. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.

Aluno: Fabiani Weiss Pereira

MOREIRA, B. L. R.. O Trabalho da Equipe de Saúde do Centro de Orientação e Apoio Sorológico (COAS) de Uruguaiana no Atendimento das Gestantes HIV/AIDS: Implicações para a Enfermagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.

Aluno: Flávia Rodrigues Pandolfo

MOREIRA, B. L. R.. Perfil Epidemiológico das Mulheres com Câncer Uterino no Município de Uruguaiana, RS, Brasil: Implicações para Enfermagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.

Aluno: Darleni Rosa Tambara

MOREIRA, B. L. R.. Condições de Vida dos Idosos Residentes em Uruguaiana/RS: Perfil Multidimensional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.

Aluno: Cláudio Roberto Acosta Barbosa

MOREIRA, B. L. R.. O Tabagismo na Gestação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.

Aluno: Carla Cibele Silveira da Costa

MOREIRA, B. L. R.. Planejamento Familiar: a Percepção da Mulher acerca da Participação do Homem neste Contexto. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.

Aluno: Rosangela de Almeida Roxo Alexandre

MOREIRA, B. L. R.. A Subjetividade do Cuidado: o Resgate da Sensibilização dos Profissionais de Enfermagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.

Aluno: Maria Cristina Ferraro Engers

MOREIRA, B. L. R.. Sentimentos e Ações Imediatas do Enfermeiro Frente a Confirmação de Morte do Paciente. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Dionéia Alves Hoffmann Sparremberger

MOREIRA, B. L. R.. Exame Preventivo de Câncer de Colo Uterino: Fatores Determinantes para a Realização do Mesmo para Docentes e Acadêmicas de Enfermagem. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Taíse Bianchi Reis

MOREIRA, B. L. R.. Conhecimento do Adolescente sobre DST/AIDS: Uma Contribuição para a Enfermagem. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Vivian Radke Carnal Alliatti

MOREIRA, B. L. R.. As Opiniões das Acadêmicas de Enfermagem em Relação ao Executar e Ensinar o Auto-Exame Mensal das Mamas. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Marta Conte

MOREIRA, B. L. R.. Opiniões de Enfermeiros em Relação às Orientações de Enfermagem ao Paciente Pós-Transplante Cardíaco. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Simone Vianna Pantoja

MOREIRA, B. L. R.. Sentimentos e Percepções Vivenciadas por Enfermeiros ao Cuidar de Pacientes com HIV/AIDS. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Ana Regina Tomczyk

MOREIRA, B. L. R.. Satisfação do Funcionário de Enfermagem na Sala de Recuperação Pós-Anestésica. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Andréia Oleques Spiller

MOREIRA, B. L. R.. Abuso Sexual Infantil: A Conduta do Enfermeiro Frente à esta Situação. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Lúcia Benini e Zenaide Maria Ranzan

MOREIRA, B. L. R.. Estudo das Orientações de Enfermagem para Prevenção da Eclâmpsia Recebidas por Gestantes Internadas por Pré-Eclâmpsia. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Adriana Fassina e Adriana Roloff

MOREIRA, B. L. R.. Identificação do Grau de Conhecimento Adquirido pelos Trabalhadores de uma Metalúrgica de Porto Alegre (Setor X), em Relação às Ações Educativas de Saúde que Receberam no Primeiro Semestre de 1997. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Universidade Luterana do Brasil.

MOREIRA, B. L. R.. Membro Titular da Comissão Examinadora do Concurso Público para Professor do Magistério Superior, Edital 230/2015 - Unipampa/Campus Uruguaiana, área de conhecimento: Epidemiologia, vigilância epidemiológica e bioestatística. 2015. Universidade Federal do Pampa.

MOREIRA, B. L. R.. Membro titular da banca examinadora do Processo Seletivo Simplificado para Professor do Magistério Superior, Edital n° 173/2022 -UNIPAMPA/Campus Uruguaiana, área de conhecimento: Enfermagem na Atenção Primária à Saúde. 2022. Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.

MOREIRA, B. L. R.. Membro Titular da Banca do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto, Edital 25/2019 - UNIPAMPA/Campus Uruguaiana, área de conhecimento: Enfermagem na Atenção Primária. 2019. Universidade Federal do Pampa.

MOREIRA, B. L. R.. Membro Titular da Banca do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto, Edital 118/2016 - Unipampa/Campus Uruguaiana, área de conhecimento: Enfermagem. 2016. Universidade Federal do Pampa.

MOREIRA, B. L. R.. Membro Titular da Banca do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto, Edital 260/2014 - Unipampa/Campus Uruguaiana, área de conhecimento: Enfermagem I. 2015. Universidade Federal do Pampa.

MOREIRA, B. L. R.. Banca Examinadora de Seleção Pública para Professor Substituto do Campus Uruguaiana, área Enfermagem, no Cuidado ao Adulto e em Situação Crítica de Vida. 2008. Universidade Federal do Pampa.

Orientou

Michele Bulhosa de Souza

Conhecimentos e práticas pedagógicas de professores e a percepção de familiares/responsáveis acerca da prevenção de doenças na infância; Início: 2021; Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Pampa; (Orientador);

Veronica de Oliveira Correa

Fatores que interferem na atuação do enfermeiro na prevenção do câncer de mama na atenção primária; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa; (Orientador);

Caroline Santos dos Santos

Abordagem sobre Mecanismos Reprodutivos e Sexualidade em turmas de 8 ano do Ensino Fundamental em Uruguaiana, RS; 2023; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Pampa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira;

Fernanda Murussi Domingues

Concepções de professores sobre o desenvolvimento das ações de prevenção em saúde bucal em um município da fronteira oeste do Rio Grande do Sul; 2020; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Pampa,; Orientador: Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira;

Camila Pereira Burchard

Concepções de professores de ciências do ensino fundamental sobre trabalhar o tema sexualidade em sala de aula; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Pampa,; Orientador: Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira;

Fernanda Cristina Foss de Zorzi

Ação docente voltada à Educação em Saúde como possibilidade de contribuir para a qualidade de vida do aluno adolescente do Ensino Médio; 2023; Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Pampa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira;

DIEGO FERNANDES LEAL

Conhecimento de Universitários sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e HIV/AIDS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira;

DIEGO FERNANDES LEAL

Dúvidas de Universitários sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e HIV/AIDS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira;

Ana Paula Pinheiro Silveira

A Família e o Portador de Transtorno Mental: Uma Revisão da Literatura; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana; Orientador: Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira;

Flávia Rodrigues Pandolfo

Perfil Epidemiológico das Mulheres com Câncer de Colo Uterino no Município de Uruguaiana, RS, Brasil: Implicações para Enfermagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana; Orientador: Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira;

Carla Cibele Slveirada Costa

Panejamento Familiar: a Perepção da Mulher acerca da Participação do Homem neste Contexto; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana; Orientador: Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira;

Catiane Aparecida de Moura

Dúvidas de Gestantes Referentes à Gestação, ao Parto e ao Aleitamento Materno: Implicações para a Enfermagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana; Orientador: Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira;

Camila L

Ibarra, Helena P; Rodrigues, Nerite da S; Pires; As Percepções e a Prática Preventiva de Universitárias dos Cursos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia a UNIPAMPA/Campus Uruguaiana acerca do Câncer do Colo do Útero; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana; Orientador: Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira;

Arléia Patrícia Sternberg

A Equipe de Enfermagem Diante da Dor do Recém-Nascido; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Enfermagem) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira;

Marcela Soto Badilla

Levantamento dos Cuidados na Diarréia Infecciosa Utilizados pelos Pais de Crianças de 0 a 12 Meses de Idade; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Enfermagem) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira;

Fernanda Sant'Ana Tristão

A Atuação do Enfermeiro em Centros de Hemoterapia; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Enfermagem) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira;

Maiana Pinheiro dos Santos

Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE); 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa, Programa de Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico; Orientador: Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira;

Camila Lara Ibarra

Percepções de Professores de Ciências e Educação Física da Rede Pública Municipal de Ensino Fundamental de Uruguaiana acerca da Educação Sexual na Escola; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa, Programa de Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico; Orientador: Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira;

Maiana Pinheiro dos Santos

Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) - Grupo Gestor Municipal (GGM); 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa, Programa de Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico; Orientador: Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira;

Flávia Rodrigues Pandolfo

Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) - Grupo Gestor Municipal (GGM); 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa, Programa de Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico; Orientador: Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira;

Produções bibliográficas

  • SANTOS DOS SANTOS, CAROLINE ; LOITZENBAUER DA ROCHA MOREIRA, BETINA . Abordagem sobre mecanismos reprodutivos e sexualidade em turmas de 8 ano do ensino fundamental em Uruguaiana/RS. Revista Ponto de Vista , v. 13, p. 01-20, 2024.

  • OLIVEIRA, KARINA ANDRADE DE ; ALENDE, MANUELLI PAIM ; ENGERS, FERNANDA GODOY ; DEMARCHI, MARCIANA ; MOREIRA, BETINA LOITZENBAUER DA ROCHA ; MEDEIRO, VALQUÍRIA SOUZA DE OLIVEIRA DE ; OLIVEIRA, LUÍS FLÁVIO SOUZA DE . Educação sobre risco a drogas para público escolar do Ensino Fundamental: o lúdico como estratégia. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. 54984667, 2020.

  • OLIVEIRA, LUÍS FLÁVIO SOUZA DE ; MOREIRA, BETINA LOITZENBAUER DA ROCHA ; OLIVEIRA, ELEN LEMES DE ; BOFILL, Maria Aparecida de Medeiros ; MACHADO, MICHEL MANSUR ; AFONSO, DENISE HERDY . RISCO DE DROGADIÇÃO EM ESCOLARES: PROFESSORES COMO POTENCIAIS AGENTES DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE. EXPRESSA EXTENSÃO , v. 23, p. 43-57, 2018.

  • MOREIRA, B. L. R. ; FOLMER, V. . Percepções de professores de ciências e educação física acerca da educação sexual na escola. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS) , v. 10, p. 150-163, 2015.

  • LANES, D. V. C. ; LANES, K. G. ; SANTOS, M. E. T. ; SILVA, E. F. S. J. ; MOREIRA, B. L. R. ; PUNTEL, R. L. ; FOLMER, V. . A recreação como ferramenta metodológica para abordar sexualidade e gênero na educação infantil. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS) , v. 8, p. 95-103, 2013.

  • MOREIRA, B. L. R. ; João Batista Teixeira da Rocha ; PUNTEL, R. L. (Robson Luis Puntel) ; FOLMER, V. (Vanderlei Folmer) . Educação sexual na escola: implicações para a práxis dos adultos de referência a partir das dúvidas e curiosidades dos adolescentes. REEC. Revista Electrónica de Enseanza de las Ciencias , v. 10, p. 64-83, 2011.

  • MOREIRA, B. L. R. ; FOLMER, V. (Vanderlei Folmer) . Educação sexual na escola: construção e aplicação de material de apoio. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS) , v. 6, p. 151-160, 2011.

  • SCHWARTSMANN, G. ; FERNANDES, MS ; SCHAAN, MD ; MOSCHEN, M ; GERHARDT, LM ; LEONE, L Di ; MOREIRA, B. L. R. ; KALAKUN, L . Decitabine (5-Aza-2'deoxycytidine; DAC) plus daunorubicin as a first line treatment in patients with myeloid lekemia: preliminary observations. Leukemia , v. 11, p. 28-31, 1997.

  • BURCHARD, C. P. ; DOMINGUES, F. M. ; MOREIRA, B. L. R. . SAÚDE E EDUCAÇÃO: vivências de docentes no percurso da formação stricto sensu. In: Raquel Ruppenthal, Michel Mansur Machado. (Org.). A relevância do PPG Educação em Ciências na região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. 1ed.: , 2022, v. , p. 71-81.

  • SANTOS, C. S. ; SOUZA, M. B. ; MOREIRA, B. L. R. . MAPAS CONCEITUAIS E MENTAIS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM EM GRUPO. In: Raquel Ruppenthal, Michel Mansur Machado. (Org.). Da universidade para a sociedade: pesquisas e relatos do PPG Educação em Ciências na Fronteira Oeste do RS. 1ed.: , 2022, v. , p. 77-86.

  • SILVEIRA, A. ; MOREIRA, B. L. R. ; PACHECO, K. C. F. ; SOUZA, N. S. . O processo de educação em saúde para autonomia dos sujeitos. In: Karina Silveira de Almeida Hammerschmidt. (Org.). Cuidado do enfermagem: interfaces teóricas e práticas no ciclo vital do ser humano. 1ed.Curitiba, PR: CRV, 2015, v. , p. 357-372.

  • MOREIRA, B. L. R. ; BOFILL, M. A. M. ; ABAD, M. A. S. ; FREITAS, J. R. ; GRECCO, M. S. . Educação sexual na escola: um breve relato da experiência do município de Uruguaiana/RS. In: Jaqueline Copetti; Vanderlei Folmer. (Org.). Educação e saúde no contexto escolar [livro eletrônico]. 1ed.Uruguaiana: Universidade Federal do Pampa, 2015, v. , p. 273-300.

  • CARDOSO, M. ; MOREIRA, B. L. R. ; OLIVEIRA, L. F. S. ; PASQUALI, T. ; ROCHA, M. B. ; DOMINGUES, F. M. . JOGO TOMADA DE DECISÕES FRENTE AOS RISCOS DA DROGADIÇÃO EM ESCOLARES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: 11 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA :Salão de Extensão, 2019. Anais do 11 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA :Salão de Extensão, 2019.

  • ROCHA, M. ; PASQUALI, T. ; MACHADO, M. M. ; MOREIRA, B. L. R. ; OLIVEIRA, L. F. S. . PERCEPÇÕES E CONCEITOS DE ESTUDANTES SOBRE O USO DE DROGAS ATRAVÉS DE UMA PEÇA TEATRAL. In: 11 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA :Salão de Extensão, 2019. Anais do 11 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA :Salão de Extensão, 2019.

  • OLIVEIRA, L. F. S. ; ALENDE, M. P. ; ENGERS, F. G. ; OLIVEIRA, K. A. ; MACHADO, M. M. ; MOREIRA, B. L. R. . Educação sobre riscos a drogas voltada a jovens e adolescentes escolares: o lúdico como estratégia. In: 10 SIEPE - Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2018. Anais do 10 SIEPE - Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.

  • BURCHARD, C. ; ENGERS, F. G. ; ANDRADE, K. ; ALENDE, M. P. ; OLIVEIRA, L. F. S. ; MOREIRA, B. L. R. . Mapeamento sobre consumo de drogas: perfil de estudantes de uma escola municipal de Uruguaiana-RS. In: 10 SIEPE - Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2018. Anais do 10 SIEPE - Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.

  • BURCHARD, C. P. ; MOREIRA, B. L. R. ; COPETTI, J. . Sexualidade na escola: uma breve análise da escrita dos Parâmetros Curriculares Nacional e da Base Nacional Comum Curricular. In: II Encontro Regional de Ensino de Ciências, 2018. Anais do II Encontro Regional de Ensino de Ciências, 2018.

  • IBARRA, C. L. (Camila Lara Ibarra) ; SANTOS, M. P. (Maiana Pinheiro dos Santos) ; BOFILL, M.A.M. (Maria Aparecida de Medeiros Bofill) ; ALTAMIRA, J.R. ; MOREIRA, B. L. R. . Fortalecendo as ações de prevenção DST/HIV/AIDS entre Brasil e Argentina. In: II Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010, Uruguaiana. II SIEPE: Diversidade de Ideias para Ações Inovadoras, 2010.

  • SANTOS, M. P. (Maiana Pinheiro dos Santos) ; BOFILL, M.A.M. (Maria Aparecida de Medeiros Bofill) ; FOLMER, V. (Vanderlei Folmer) ; MOREIRA, B. L. R. . Bolsista da extensão: relato de experiência com o projeto saúde e prevenção nas escolas. In: II Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010, Uruguaiana. II SIEPE: Diversidade de Ideias para Ações Inovadoras, 2010.

  • PIRES, N. S. ; PIEGAS, H. ; IBARRA, C. L. (Camila Lara Ibarra) ; MOREIRA, B. L. R. . As percepções e a prática preventiva de universitárias dos cursos de enfermagem, farmácia e fisioterapia da UNIPAMPA/Campus Uruguaiana acerca do câncer do colo do útero. In: II Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010, Uruguaiana. II SIEPE: Diversidade de Ideias para Ações Inovadoras, 2010.

  • MOREIRA, B. L. R. . Opiniões de Pacientes com Sarcoma de Kaposi associado à AIDS sobre as suas Vivências: Implicações Educacionais. In: 10 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 1999, Gramado. Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem. Brasília/Porto Alegre: Aben-Nacional/Aben-RS, 1999.

  • MOREIRA, B. L. R. . Questões Familiares do Paciente com AIDS. In: II Congresso Brasileiro de Terapia Familiar, 1996, Gramado. II Congresso Brasileiro de Terapia Familiar, 1996. p. 163-163.

  • KALAKUN, L. ; VIEGAS, M. A. V. ; MOREIRA, B. L. R. ; LEONI, L. P. Di . The Role of the Nurse in Phase II Clinical Trials with AIDS-Related Kaposi's Sarcoma Patients in Brazil. In: Oncology Nursing Society 21st Annual Congress, 1996, Philadelphia. Oncology Nursing Forum, 1996. v. 23. p. 327-327.

  • KALAKUN, L. ; VIEGAS, M. A. V. ; MOREIRA, B. L. R. ; GERHARDT, LM ; SPRINZ, E. ; KOYA, R. C. ; SCHWARTSMANN, G. . The Challenge of Introducing the Concept of Informed Consent in Early Clinical Trials in Cancer and AIDS: The SOAD Experience. In: Second Internacional Congress of Psycho-Oncology, 1995, Kobe. Second Internacional Congress of Psycho-Oncology, 1995.

  • VIEGAS, M. A. V. ; KALAKUN, L. ; GERHARDT, LM ; MOREIRA, B. L. R. ; SCHWARTSMANN, G. . Informed consent in Oncology and AIDS Trials: Do Brazilian Patients Match the Literatura?. In: Second International Congress of Psycho-Oncology, 1995, Kobe. Second International Congress of Psycho-Oncology, 1995.

  • LEONE, L. P. ; KALAKUN, L. ; VIEGAS, M. A. V. ; MOREIRA, B. L. R. ; GERHARDT, LM ; SPRINZ, E. ; SCHWARTSMANN, G. . O Desafio da Introdução do Conceito de Consentimento Pós-Informação em Estudos com drogas Novas em Câncer e SIDA: A Experiência do Programa Clínico da SOAD. In: VII Salão de Iniciação Científica e IV Feira de Iniciação Científica, 1995, Porto Alegre. VII Salão de Iniciação Científica e IV Feira de Iniciação Científica, 1995. p. 171-171.

  • GORINI, C. ; GUIMARAES, J. L. ; LEVIN, R. ; MUSE, I. ; GARBINO, C. ; LAGO, S. ; KALAKUN, L. ; MOREIRA, B. L. R. ; MAINO, M. ; SCHWARTSMANN, G. . Estudo de Fase II com Cisplatinum e 5-Aza-2-Deoxicitidina (DAC) em Pacientes com Carcinoma Não de Pequenas Células de Pulmão (CNPCP). In: IX Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, 1995, Belo Horizonte. Oncologia Atual, 1995. v. 5.

  • KALAKUN, L. ; VIEGAS, M. A. V. ; MOREIRA, B. L. R. ; GERHARDT, LM ; SPRINZ, E. ; KOYA, R. C. ; SCHWARTSMANN, G. . O Desafio da Introdução do Conceito de Consentimento Pós-Informação em Estudos com drogas Novas em Câncer e SIDA: A Experiência do Programa Clínico da SOAD. In: IX Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, 1995, Belo Horizonte. Oncologia Atual, 1995.

  • VIEGAS, M. A. V. ; KALAKUN, L. ; GERHARDT, LM ; MOREIRA, B. L. R. ; SCHWARTSMANN, G. . Consentimento pós-Informação em Estudos com Drogas Novas em Oncologia e SIDA: Os Pacientes Brasileiros se Comportam Como Refere a Literatura?. In: IX Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, 1995, Belo Horizonte. Oncologia Atual, 1995.

  • KALAKUN, L. ; VIEGAS, M. A. V. ; BRUNSTEIN, C. G. ; MOREIRA, B. L. R. ; SPRINZ, E. ; SCHWARTSMANN, G. . Informed Consent (IC) in Phase II Clinical Trials with New Anticancer Agents in South America: The SOAD Experience. In: 19th Congress of the European Society for Medical Oncology, 1994, Lisboa. ESMO - Annals of Oncology - Official Journal of the European Society for Medical Oncology, 1994. v. 5. p. 190-190.

  • KALAKUN, L. ; MOREIRA, B. L. R. ; SCHWARTSMANN, G. . Monitorização de Estudo Clínicos de Fase II com Drogas Anticâncer Utilizando Instrumentos de "Good Clinical Practice". In: XIII Congresso Brasileiro de Cancerologia, 1994, Porto Alegre. XIII Congresso Brasileiro de Cancerologia - Temas Livres, 1994.

  • KALAKUN, L. ; SCHOLEM, V. G. S. ; MOREIRA, B. L. R. ; VIEGAS, M. A. V. ; SCHWARTSMANN, G. . Reasons for Cancer Patients to Participate in Phase II Studies: The SOAD Experience. In: Third National Conference on Cancer Nursing Research, 1994, Newport Beach. Third National Conference on Cancer Nursing Research - Abstracts, 1994. p. 49-C-49-C.

  • KALAKUN, L. ; BRUNETTO, A. L. ; MOREIRA, B. L. R. ; SCHOLEM, V. G. S. ; VIEGAS, M. A. V. ; SCHWARTSMANN, G. . Experiência com a Utilização do termo de Consentimento Pós-Informado (TCPI) em Protocolos de Fase II com Novas Drogas Anticâcer. In: 13ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 1993, Porto Alegre. Anais Científicos N 9, 1993. p. 62-62.

  • KALAKUN, L. ; MOREIRA, B. L. R. ; SCHOLEM, V. G. S. ; VIEGAS, M. A. V. ; SCHWARTSMANN, G. . Experiência com a Utilização do Termo de Consentimento Pós-Informado em Protocolos de Fase II com Novas Drogas Anticâncer. In: X Congresso da sociedade Latino Americana de Oncologia Pediátrica - IV Congresso da sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica - I Jornada de Enfermagem em Oncologia Pediátrica, 1993, Rio de Janeiro. X Congresso da Sociedade Latino-Americana de Oncologia Pediátrica - IV Congresso da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica - I Jornada de Enfermagem Oncológica Pediátrica da SLAOP - II Jornada de Cirurgia Oncológica Pediátrica da SOBOPE, 1993.

  • BRUNSTEIN, C. G. ; KALAKUN, L. ; LAGO, S. ; MOREIRA, B. L. R. ; MACHADO, V. L. ; SOSTRUZNIK, M. H. ; VIEGAS, M. A. V. ; SCHWARTSMANN, G. . Estudo de Fase II com Cisplatina (CDDP) e 5-Aza-Deoxicitidina (DAC) em Pacientes com Carcinoma de Pulmão Não de Pequenas Células (CNPCP). In: 13ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 1993, Porto Alegre. Anais Científicos N 9, 1993. p. 63-63.

  • MOREIRA, B. L. R. . Experiências de Promoção da saúde e prevenção da violência no contexto escolar. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, M. P. (Maiana Pinheiro dos Santos) ; SANTOS, N.O. ; SANTOS, V. C. F. (Vilma C. Fioravante dos Santos) ; IBARRA, C. L. (Camila Lara Ibarra) ; MOREIRA, B. L. R. . Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas: Uma Nova Alternativa para Discutir Sexualidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, M. P. (Maiana Pinheiro dos Santos) ; SANTOS, V. C. F. (Vilma C. Fioravante dos Santos) ; SANTOS, N.O. ; IBARRA, C. L. (Camila Lara Ibarra) ; MOREIRA, B. L. R. . Grupo de Gestantes: uma Ferramenta em Saúde para o Cuidado. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BOFILL, M.A.M. (Maria Aparecida de Medeiros Bofill) ; TAMAYO, A. K. (Adriana Kirchof Tamayo) ; LIMA, S.R.A. ; ABAD, M.A.S. (Marta Aurora Santiago Abad) ; CAMPONOGARA, E. R. (Elaine Rita Camponogara) ; FREITAS, J.R.R. (Jussara Rosa Rodrigues de Freitas) ; SILVEIRA, M.G.S. (Marlise Grecco de Souza Silveira) ; MOREIRA, B. L. R. ; GONZAGUE, E. B. (Édison Brito Gonzague) . SPE "Saúde + Educação uma Experiêncioa de Sucesso na Fronteira". 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOREIRA, B. L. R. ; BOFILL, M.A.M. (Maria Aparecida de Medeiros Bofill) ; TAMAYO, A. K. (Adriana Kirchof Tamayo) ; ABAD, M.A.S. (Marta Aurora Santiago Abad) ; CAMPONOGARA, E. R. (Elaine Rita Camponogara) ; FREITAS, J.R.R. (Jussara Rosa Rodrigues de Freitas) ; SILVEIRA, M.G.S. (Marlise Grecco de Souza Silveira) ; SILVA, E. G. B. (Édison Gonzague Brito da Silva) ; LIMA, S.R.A. . SPE Uruguaiana e o Protagonismo Juvenil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BOFILL, M.A.M. (Maria Aparecida de Medeiros Bofill) ; TAMAYO, A. K. (Adriana Kirchof Tamayo) ; ABAD, M.A.S. (Marta Aurora Santiago Abad) ; CAMPONOGARA, E. R. (Elaine Rita Camponogara) ; FREITAS, J.R.R. (Jussara Rosa Rodrigues de Freitas) ; SILVEIRA, M.G.S. (Marlise Grecco de Souza Silveira) ; MOREIRA, B. L. R. ; LIMA, S.R.A. ; CANNES, A. R. . SPE - Saúde e educação uma Parceria de Sucesso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BOFILL, M.A.M. (Maria Aparecida de Medeiros Bofill) ; TAMAYO, A. K. (Adriana Kirchof Tamayo) ; ABAD, M.A.S. (Marta Aurora Santiago Abad) ; CAMPONOGARA, E. R. (Elaine Rita Camponogara) ; FREITAS, J.R.R. (Jussara Rosa Rodrigues de Freitas) ; SILVEIRA, M.G.S. (Marlise Grecco de Souza Silveira) ; MOREIRA, B. L. R. ; LIMA, S.R.A. ; CANNES, A. R. . SPE Uruguaiana e Protagonismo Juvenil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALTAMIRA, J.R. ; BOFILL, M.A.M. (Maria Aparecida de Medeiros Bofill) ; TAMAYO, A. K. (Adriana Kirchof Tamayo) ; ABAD, M.A.S. (Marta Aurora Santiago Abad) ; ALGAYER, C. ; FREITAS, J.R.R. (Jussara Rosa Rodrigues de Freitas) ; SILVEIRA, M.G.S. (Marlise Grecco de Souza Silveira) ; MOREIRA, B. L. R. ; LIMA, S.R.A. ; CANNES, A. R. ; DAME, J.F. ; ENCINA, M. ; LUQUE, M. ; MEZA, P. H. . Uruguaiana e Libres Unidas Fortalecendo o Protagonismo das PVHA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • IBARRA, C. L. (Camila Lara Ibarra) ; SANTOS, M. P. (Maiana Pinheiro dos Santos) ; SANTOS, V. C. F. (Vilma C. Fioravante dos Santos) ; CAMPONOGARA, E. R. (Elaine Rita Camponogara) ; MOREIRA, B. L. R. . Grupo de gestantes: relato de experiência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, M. P. (Maiana Pinheiro dos Santos) ; IBARRA, C. L. (Camila Lara Ibarra) ; SANTOS, V. C. F. (Vilma C. Fioravante dos Santos) ; BOFILL, M.A.M. (Maria Aparecida de Medeiros Bofill) ; MOREIRA, B. L. R. . Saúde e Prevenção nas Escolas: uma possibilidade para discutir o tema sexualidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BOFILL, M.A.M. (Maria Aparecida de Medeiros Bofill) ; ABAD, M.A.S. (Marta Aurora Santiago Abad) ; BARROS, M.M.F (Marta Maria Figueiredo de Barros) ; CAMPONOGARA, E. R. ; FREITAS, J.R.R. (Jussara Rosa Rodrigues de Freitas) ; SILVEIRA, M.G.S. (Marlise Grecco de Souza Silveira) ; MOREIRA, B. L. R. ; GONZAGUE, E. B. (Édison Brito Gonzague) . Gravidez na adolescência: SPE uma intervenção multidisciplinar na comunidade Cabo Luiz Quevedo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOREIRA, B. L. R. ; BOFILL, M.A.M. (Maria Aparecida de Medeiros Bofill) ; ABAD, M.A.S. (Marta Aurora Santiago Abad) ; FREITAS, J.R.R. (Jussara Rosa Rodrigues de Freitas) ; SILVEIRA, M.G.S. (Marlise Grecco de Souza Silveira) . Gravidez na Adolescência: Uma Proposta de Tabalho Integrado através do Pojeto Saúde e Prevenção nas Escolas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARQUES JUNIOR, J. M. ; MARIUSSI, A. P. ; SILVA, T. J. ; MOREIRA, B. L. R. ; DENARDIN, E. L. G. . Utilização de plantas medicianais como automedicação pela população da fronteira oeste do Estado do Rio Grande do Sul. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TAMAYO, A. K. (Adriana Kirchof Tamayo) ; MOREIRA, B. L. R. ; SILVA, E.G.B. (Édison Gonzague Brito da Silva) ; FREITAS, J.R.R. (Jussara Rosa Rodrigues de Freitas) ; BOFILL, M.A.M. (Maria Aparecida de Medeiros Bofill) ; SILVEIRA, M.G.S. (Marlise Grecco de Souza Silveira) ; ABAD, M.A.S. (Marta Aurora Santiago Abad) ; BARROS, M.M.F (Marta Maria Figueiredo de Barros) . Gravidez na adolescência: SPE uma intervenção multidisciplinar na comunidade Cabo Luiz Quevedo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

MOREIRA, B. L. R. . COMISSÃO CIENTÍFICA DE AVALIAÇÃO DE RESUMOS DO 5 SIMPÓSIO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIPAMPA - CAMPUS URUGUAIANA. 2021.

MOREIRA, B. L. R. . Programa Saúde na Escola. 2019. (Formação Continuada - Coordenadora).

MOREIRA, B. L. R. . Projeto Educar para Viver - Programa Saúde na Escola (PSE) - Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE). 2017. (Formação Continuada - Coordenadora).

MOREIRA, B. L. R. . Projeto Educar para Viver + Saúde e Prevenção nas Escolas. 2016. (Formação Continuada - Coordenadora).

MOREIRA, B. L. R. . Projeto Educar para Viver + Saúde e Prevenção nas Escolas. 2015. (Formação Continuada - Coordenadora).

MOREIRA, B. L. R. . Crianças e Adolescentes Vivendo com HIV/AIDS: Reflexões sobre Direitos Humanos, Saúde e HIV. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MOREIRA, B. L. R. . Projeto Educar para Viver + Saúde e Prevenção nas Escolas. 2014. (Formação Continuada - Coordenadora).

MOREIRA, B. L. R. . Oficina Sexualidade, Adolescência e o Papel do Adulto como Referência. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOREIRA, B. L. R. . Projeto Educar para Viver + Saúde e Prevenção nas Escolas. 2010. (Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Uruguaiana).

MOREIRA, B. L. R. . I Seminário Municipal do Projeto 'Educar para Viver + Saúde e Prevenção nas Escolas'. 2010. (Coordenadora).

MOREIRA, B. L. R. . Capacitação do Projeto Rondon. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MOREIRA, B. L. R. ; BOFILL, Maria Aparecida de Medeiros ; ABAD, M.A.S. (Marta Aurora Santiago Abad) ; TAMAYO, A. K. (Adriana Kirchof Tamayo) ; FREITAS, J.R.R. (Jussara Rosa Rodrigues de Freitas) ; SILVEIRA, M.G.S. (Marlise Grecco de Souza Silveira) . Minicurso Comportamento Sexual e Doenças Sexualmente Transmissíveis. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOREIRA, B. L. R. ; ABAD, M.A.S. (Marta Aurora Santiago Abad) ; BOFILL, M.A.M. (Maria Aparecida de Medeiros Bofill) ; FOLMER, V. (Vanderlei Folmer) ; PUNTEL, R. L. (Robson Luis Puntel) ; SOARES, M. C. (Max Castelhano Soares) ; COUTINHO, R. X. (Renato Xavier Coutinho) . Sexualidade: é verdade ...? Dúvidas e curiosidades de adolescentes, pais e professores. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

MOREIRA, B. L. R. . Projeto Educar para Viver + Saúde e Prevenção nas Escolas. 2009. (Coordenadora).

MOREIRA, B. L. R. ; BOFILL, M.A.M. (Maria Aparecida de Medeiros Bofill) ; ABAD, M.A.S. (Marta Aurora Santiago Abad) ; FREITAS, J.R.R. (Jussara Rosa Rodrigues de Freitas) ; SILVEIRA, M.G.S. (Marlise Grecco de Souza Silveira) ; CAMPONOGARA, E. R. ; BARROS, M.M.F (Marta Maria Figueiredo de Barros) . Minicurso Saúde, Sexualidade e Cia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BOFILL, M.A.M. (Maria Aparecida de Medeiros Bofill) ; TAMAYO, A. K. (Adriana Kirchof Tamayo) ; ARAMBURU, T. D. B. ; ABAD, M.A.S. (Marta Aurora Santiago Abad) ; BARROS, M.M.F (Marta Maria Figueiredo de Barros) ; MOREIRA, B. L. R. . Curso de Capacitação para Adolescentes e Jovens Multiplicadores do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas - Atitude pra Curtir a Vida. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOREIRA, B. L. R. . Capacitação em Orientação Sexual de Professores que Desenvolverão o Programa do Adolescente - Educar para Viver. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    Conhecimentos e práticas pedagógicas de professores e a percepção de familiares/responsáveis acerca da prevenção de doenças na infância, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira - Integrante / Michele Bulhosa de Souza - Coordenador.

  • 2021 - 2023

    Abordagem sobre Mecanismos Reprodutivos e Sexualidade em turmas de 8 ano do Ensino Fundamental em Uruguaiana, RS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira - Coordenador / Caroline Santos dos Santos - Integrante.

  • 2018 - 2020

    Opiniões de professores sobre o desenvolvimento das ações de prevenção em saúde bucal em um município da fronteira oeste do Rio Grande do Sul, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira - Coordenador / Jaqueline Copetti - Integrante / Fernanda Murussi Domingues - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Opiniões de professores de ciências do ensino fundamental sobre trabalhar o tema sexualidade em sala de aula, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira - Coordenador / Jaqueline Copetti - Integrante / Camila Pereira Burchard - Integrante.

  • 2016 - 2016

    Conhecimento de Universitários sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e HIV/AIDS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira - Coordenador / Diego Fernandes Leal - Integrante.

  • 2009 - 2011

    Percepções de Professores de Ciências e Educação Física da Rede Pública Municipal de Ensino Fundamental de Uruguaiana acerca da Educação Sexual na Escola, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira - Coordenador / Camila Lara Ibarra - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Estudo do Uso de Plantas Medicinais e Fitoterápicos como Automedicação: Aspectos Social, Cultural e Econômico, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira - Integrante / Ana Paula Mariussi - Integrante / Jucelino Medeiros Marques Júnior - Integrante / Thomas Josue Silva - Integrante / Elton Luis Gasparotto Denardin - Coordenador.

Prêmios

2008

Prêmio Destaque - I Mostra Gaúcha do Saúde e Prevenção nas Escolas - "Gravidez na adolescência: SPE uma intervenção multidisciplinar na comunidade Cabo Luiz Quevedo", Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul e Secreta da Educação do Rio Grande do Sul.

2008

"Utilização de Plantas Medicinais como Automedicação pela População da Fronteira Oeste do Estado do Rio Grande do Sul" - 3 lugar no VIII Salão de Iniciação Científica - Ed. Internacional, PUCRS- Campus Uruguaiana, UNIPAMPA, Universidad de la Cuenca del Plata.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. , AC Uruguaiana (BR 472 - Km 585), Centro, 97501970 - Uruguaiana, RS - Brasil - Caixa-postal: 118, Telefone: (55) 39110200

Experiência profissional

2023 - Atual

Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2021 - 2023

Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - 2021

Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2019

Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2017

Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2015

Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2013

Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2011

Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2009

Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Servidora da Universidade Federal do Pampa desde abril de 2007, porém vinculada à Universidade Federal de Santa Maria que implantou a UNIPAMPA/Campus Uruguaiana.

Atividades

  • 08/2023

    Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde Coletiva para Ciências Farmacêuticas

  • 03/2023

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde Coletiva I: Promoção da Saúde, Saúde Coletiva II: Autocuidado Apoiado

  • 03/2023

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/Campus Uruguaiana, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/Campus Uruguaiana.,Atividade realizada, Grupo de Estudo e Pesquisa Ensino em Movimento (GEPEM).

  • 05/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/Campus Uruguaiana.,Cargo ou função, Núcleo Docente Estruturante do Curso de Enfermagem (Portaria n 830, de 19 de maio de 2022).

  • 09/2020

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Financeira

  • 09/2020

    Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Financeira

  • 08/2019

    Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação em Saúde

  • 08/2018

    Ensino, Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa em Educação e Saúde

  • 01/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/Campus Uruguaiana, Curso de Enfermagem.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Enfermagem (Portaria n 006 de 10 de julho de 2007).

  • 01/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/Campus Uruguaiana.,Cargo ou função, Representante da UNIPAMPA no Grupo Gestor Municipal referente ao Projeto "Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE" (Portaria n 017 de 10 de setembro de 2007).

  • 08/2022 - 07/2023

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/Campus Uruguaiana, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/Campus Uruguaiana.,Atividade realizada, Tutora da 10 edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde: PET-Saúde Gestão e Assistência, Edital GM/MS n01/2022.

  • 09/2020 - 07/2023

    Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde Coletiva

  • 03/2012 - 02/2023

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem na Saúde Coletiva

  • 03/2011 - 02/2023

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Metodologia Científica

  • 03/2010 - 02/2023

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, O Sistema de Saúde no Brasil

  • 04/2018 - 07/2022

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/Campus Uruguaiana, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/Campus Uruguaiana.,Atividade realizada, Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF).

  • 01/2019 - 05/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/Campus Uruguaiana.,Cargo ou função, Núcleo Docente Estruturante do Curso de Enfermagem (Portaria n 184, de 30 de janeiro de 2019).

  • 08/2010 - 09/2020

    Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde Coletiva I

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Vigilância em Saúde

  • 03/2011 - 07/2019

    Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Saúde

  • 04/2018 - 01/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/Campus Uruguaiana.,Cargo ou função, Núcleo Docente Estruturante do Curso de Enfermagem (Portaria n 455, de 26 de abril de 2018).

  • 10/2015 - 04/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/Campus Uruguaiana.,Cargo ou função, Núcleo Docente Estruturante - NDE (Portaria n 1225 de 09 de outubro de 2015).

  • 09/2014 - 10/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/Campus Uruguaiana, Curso de Enfermagem.,Cargo ou função, Núcleo Docente Estruturante do Curso de Enfermagem - NDE (Portaria n 1250 de 23 de setembro de 2014).

  • 09/2014 - 07/2015

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso I

  • 09/2014 - 07/2015

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso II

  • 03/2010 - 07/2015

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Vigilância em Saúde

  • 05/2014 - 02/2015

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde Coletiva I

  • 05/2014 - 02/2015

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde Coletiva II

  • 04/2013 - 09/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/Campus Uruguaiana, Curso de Enfermagem.,Cargo ou função, Núcleo Docente Estruturante do Curso de Enfermagem - NDE (Portaria n 452 de 30 de abril de 2013).

  • 02/2011 - 04/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/Campus Uruguaiana, Curso de Enfermagem.,Cargo ou função, Núcleo Docente Estruturante do Curso de Enfermagem - NDE (Portaria n 949 de 27 de abril de 2011).

  • 09/2012 - 09/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/Campus Uruguaiana.,Cargo ou função, Representante da UNIPAMPA na Comissão Intermunicipal Uruguaiana-Libres de HIV/AIDS do Mercosul - Comissão Municipal do Projeto de Prevenção, Atenção e Apoio em HIV/AIDS nos espaços fronteiriços dos países do MERCOSUL (Portaria n 012 de 18/09/2012).

  • 11/2008 - 08/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Uruguaiana.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Fronteiras do Projeto de Fortalecimento das Ações de DST e AIDS nas Fronteiras do MERCOSUL (Ata n 003 - 06/11/2008).

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Saúde

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem no Gerenciamento do Cuidado dos Serviços de Saúde III

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde Coletiva II

  • 08/2008 - 07/2009

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem no Cuidado a Mulher, ao Adolescente e a Criança

  • 03/2008 - 07/2009

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde Coletiva III

  • 09/2008 - 01/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Uruguaiana.,Cargo ou função, Membro do Conselho do Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (Ata da 6ª Reunião do Conselho do Campus Uruguaiana - 08/09/2008).

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde Coletiva II

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa II

  • 03/2008 - 12/2008

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem no Cuidado ao Adulto

  • 03/2008 - 07/2008

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Saúde

  • 05/2008 - 05/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Uruguaiana.,Cargo ou função, Membro da Comissão Local de Concursos - Campus Uruguaiana (Portaria n 047 de 16 de junho de 2008).

  • 02/2008 - 02/2008

    Direção e administração, Curso de Enfermagem.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Enfermagem (Portaria n 001 de 17 de janeiro de 2008).

2007 - 2007

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Lotada no Centro de Ciências da Saúde - Campus Uruguaiana/Universidade Federal do Pampa(UNIPAMPA)/Universidade Federal do Santa Maria (UFSM). A UNIPAMPA tornou-se independente da UFSM em jan./2008.

Atividades

  • 09/2007 - 02/2008

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde Coletiva II, Saúde Coletiva III, Educação e Saúde

  • 08/2007 - 12/2007

    Direção e administração, Centro de Ciências da Saúde de Uruguaiana/Futura UNIPAMPA.,Cargo ou função, Representante da UNIPAMPA no Grupo Gestor Municipal referente ao Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) (Portaria n 017 de 10 de setembro de 2007).

  • 06/2007 - 12/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Enfermagem.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Enfermagem (Portaria n 006 de 10 de julho de 2007).

  • 09/2007 - 09/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Enfermagem.,Cargo ou função, Membro Comissão de Seleção da Monitoria em Saúde Coletiva.

  • 04/2007 - 08/2007

    Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Humana

  • 04/2007 - 08/2007

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia I

2001 - 2007

Santa Casa de Caridade de Uruguaiana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira

Atividades

  • 03/2005 - 03/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação Continuada.,Cargo ou função, Representante no Comitê Municipal de Política de Humanização da Assistência à Saúde - PHAS.

  • 09/2004 - 03/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação Continuada.,Cargo ou função, Conselheira Suplente no Conselho Municipal de Saúde.

  • 11/2001 - 03/2007

    Direção e administração, Departamento de Educação Continuada.,Cargo ou função, Coordenadora.

  • 11/2001 - 03/2007

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Educação Continuada, Departamento de Educação Continuada.,Atividade realizada, Capacitação dos Funcionários do Hospital; Avaliação de Setores; Membro da Equipe de Planejamento Estratégico; Gerenciamento do Sistema de Indicadores Padronizados para Gestão Hospitalar - SIPAGEH..

  • 01/2001 - 10/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Unidade de Atendimento Clínico e Cirúrgico Adulto, Unidade de Atendimento Clínico e Cirúrgico Adulto.,Atividade realizada, Atividades Assistenciais.

2002 - 2007

Prefeitura Municipal de Uruguaiana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira Concursada

2001 - 2002

Prefeitura Municipal de Uruguaiana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira Contratada

Atividades

  • 07/2002 - 03/2007

    Direção e administração, Secretaria de Saúde e Meio Ambiente, Setor Saúde da Mulher.,Cargo ou função, Membro da Equipe Coordenadora do Projeto Educar para Viver; Membro do Grupo Gestor Municipal do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas.

  • 07/2002 - 03/2007

    Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Saúde e Meio Ambiente, Secretaria de Saúde e Meio Ambiente.,Atividade realizada, Atividades Assistenciais: Cadastro, Orientações e Encaminhamentos em Planejamento Familiar; Criação e Desenvolvimento do Ambulatório do Adolescente.

  • 08/2001 - 06/2002

    Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Saúde e Meio Ambiente, Secretaria de Saúde e Meio Ambiente.,Atividade realizada, Atividades Assistenciais.

1997 - 2001

Universidade Luterana do Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto com Mestrado

1996 - 1996

Universidade Luterana do Brasil

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Pós-Graduação

Atividades

  • 08/1997 - 01/2001

    Ensino, Curso de Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biofísica, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio III - Administração da Assistência de Enfermagem - Área: Pediatria e Área: HIV/AIDS, Estágio VI - Por Área de Concentração - Área: HIV/AIDS, Prática Supervisionada em Saúde Escolar, Promoção e Educação em Saúde, Didática aplicada à Saúde, Saúde Coletiva I

  • 11/1999 - 12/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Universitária de Canoas.,Cargo ou função, Membro da Comissão Organizadora do Treinamento Universidade Solidária Etapa 2000.

  • 12/1998 - 12/1999

    Direção e administração, Unidade Universitária de Canoas.,Cargo ou função, Coordenadora da Extensão Comunitária do Centro de Ciências da Saúde - CESBEM.

  • 05/1998 - 05/1998

    Extensão universitária , Unidade Universitária de Canoas.,Atividade de extensão realizada, Membro da Comissão Científica da VII Semana Acadêmica do Curso de Enfermagem - Enfermeiro: O Ser Profissional ainda em Conflito com o Ser Humano.

  • 02/1998 - 02/1998

    Direção e administração, Unidade Universitária de Canoas.,Cargo ou função, Coordenadora da Equipe da ULBRA no Município de Lajedo do Tabocal (Bahia), no Programa Universidade Solidária 1998..

  • 10/1997 - 10/1997

    Extensão universitária , Unidade Universitária de Canoas.,Atividade de extensão realizada, Professora Supervisora do Curso de Enfermagem na Feira da Saúde em Candelária/RS.

  • 08/1996 - 10/1996

    Ensino, Saúde Comunitária, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

1997 - 1997

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Substituta

1996 - 1997

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Pós-Graduação

Atividades

  • 03/1997 - 08/1997

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica

  • 09/1996 - 01/1997

    Ensino, Enfermagem de Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Formação Didático-Pedagógica

1996 - 2000

Instituto de administração Hospitalar e Ciências da Saúde

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Pós-Graduação

Atividades

  • 08/1996 - 01/2000

    Ensino, Administração dos Serviços de Enfermagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa, Teorias de Enfermagem e a Sistematização da Assistência ao Cliente

1994 - 1997

Fundação Central Sul Americana para o Desenvol. de Drogas Anti-Câncer

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Enfermeira

Atividades

  • 03/1994 - 11/1997

    Outras atividades técnico-científicas , Fundação SOAD, Fundação SOAD.,Atividade realizada, Acompanhamento de Estudos Clínicos de Fase II.