Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger

tem BSc em Botânica (1972) - University of Durham Inglaterra, MSc em Botânica (1975) - Rutgers, The State University of New Jersey Estados Unidos, e PhD em Botânica Marinha (1977) - Rutgers, The State University of New Jersey Estados Unidos. Como Professor Titular do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) foi responsável pela elaboração e coordenação do Curso de Pós-graduação em Oceanografia Biológica. Coordenou projetos na área de Oceanografia e Ecologia Costeira contribuindo para a popularização e melhor conhecimento ecológico da costa Latino-Americana e, especialmente, sul-Brasileira. Foi Pesquisador 1A e membro do Comitê Assessor CA-OC e CA-EL do CNPq e da Comissão de avaliação na área de Ciências Biológicas I da CAPES. Recebeu a Medalha Bioligia Marinha Brasil em 2011 e aposentou-se em 2012.

Informações coletadas do Lattes em 21/07/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em BOTANICA MARINHA

1975 - 1977

The State University of New Jersey - New Brunswick
Título: Partitioning of copper in living and decomposing thalli of two species of red algae
Orientador: Peter Edwards
Bolsista do(a): Rutgers University, TEACHINGASSISTAN, Estados Unidos. Palavras-chave: Metais Pesados; Algas Vermelhas; Decomposicao; Absorcao; Bioacumulacao.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Mestrado em BOTANICA

1972 - 1975

The State University of New Jersey - New Brunswick
Título: HEAVY METAL CONCENTRATIONS IN WATER AND ALGAE IN RARITAN BAY, NEW JERSEY,Ano de Obtenção: 1975
Orientador: PETER EDWARDS
Bolsista do(a): Rutgers University, TEACHINGASSISTAN, Estados Unidos. Palavras-chave: Algas Bentonicas; Metais Pesados; Monitoramento Em Estuarios; Enteromorpha.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Graduação em BOTANICA

1969 - 1972

Durham University

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Biológica.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual e Cinema.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada.

Organização de eventos

SEELIGER, U. . Simpósio Internacional sobre Metais Pesados nos Ambientes Costeiros da America Latina. 1986. (Congresso).

SEELIGER, U. . Simpósio internacional sobre utilização de ecossistemas costeiros: planejamento, poluição e produtividade. 1982. (Outro).

Participação em eventos

III Congresso Brasileiro de Oceanografia. Litoral Selvagem. 2008. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Franciane Coimbra

COSTA, C. S. B.CORDAZZO, Cesar V.SEELIGER, U.GARCIA, V. M. T.. Mapeamento e Avaliação da Variação Sazonal da Resposta Espectral das Marismas da Lagoa dos Patos Através de Imagens do Satélite CBERS 2. 2008. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Afrânio Gomes Neto

SEELIGER, U.. Avaliação da toxidez e potencial de fitorremediação da água de produção de petróleo salina pela halófita Spartina alterniflora Loisel.. 2008. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Tadeu Braga AREJANO

SEELIGER, U.. Análise do regime de vento e potencial de deriva de areia no extremo sul do Rio Grande do Sul - Brasil. 1999. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Adriana Costa Braga

SEELIGER, U.. Alguns aspectos do metabolismo do nitrogênio e do fósforo em Laminaria abyssalis (Phaeophyta: Laminariales) em condições controladas.. 1995. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana da Costa Braga

SEELIGER, U.. Alguns aspectos do metabolismo do nitrogênio e do fósforo em Laminaria abyssalis (Phaeophyta, Laminariales) em condições controladas. 1995. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Eduardo Teixeira da Silva

SEELIGER, U.. Modelo dcológico de vundos egetados cominados por Ruppia maritima L. (Potamogetonaceae) do estuário da Lagoa dos Patos, RS, Brasil. 1995. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Valeria Freitas de Magalhães

SEELIGER, U.. Estudo da incorporação de metais pesados em uma espécie de alga marinha "Padina gumnospora" da Baía de Sepetiba através da utilização de traçadores radioativos. 1991 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Valeria Freitas de Magalhães

SEELIGER, U.. Estudo da Incorporação de metais pesados em uma espécie de alga marinha (Padina gymnospora) da Baía de Sepetiba através da utilização de traçadores radioativos. 1991. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Biologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Volney Zanardi Junior

SEELIGER, U.. Avaliação do sistema de lagoas em áreas de mineração de carvão a céu aberto, com ênfase nas concentrações de metais pesados em água, planta e substrato. 1990. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Volney Zanardi Junior

SEELIGER, U.. Avaliação do sistema de lagoas de mineração de carvão a céu aberto com ênfase em metais pesados nas plantas, água e substrato.. 1990. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marli Bergesch

SEELIGER, U.. Variações de biomassa e composição do fitoplancton na área estuarina rasa da Lagoa dos Patos e reláção com fatores de influência. 1990. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Paulo César Oliveira Vergne de Abreu

SEELIGER, U.. Variações temporais de biomassa fitoplanctonica (Clorofila a) relações com fatores abióticos no canal de acesso ao estuário da Lagoa dos Patos (RS-Brasil). 1987. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Sandra Maria Alves da Silva

SEELIGER, U.. Absorção de cromo por uma macrófita aquática (Ceratophtllum demersum) L. em condições de laboratório. 1987. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria da Graça Zepka Baumgarten

SEELIGER, U.. Avaliação de Balanus improvisus como indicador dos níveis metalicos do estuário da Lagoa dos Patos (RS-Brasil). 1987. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Milton Lafourcade Asmus

SEELIGER, U.. Estrutura da comunidade associada a Ruppia maritima no estuário da Lagoa dos Patos - RS (Brasil). 1984. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Jean Remy Davee Guimaraes

SEELIGER, U.. Acumulação de radionuclídeos críticos a serem lançados no efluente da central nuclear de Angra dos Reis por algas bentônicas da região. 1982. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação do Instituto de Biofísica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: VERA LÚCIA CAETANO GONÇALVES

COSTA, C. S. B.BEMVENUTI, C. E.ODEBRECHT, C.; ARAUJO, D. S. D.;SEELIGER, U.. O gênero Spartina Schreb. (Poaceae) nas marismas da costa atlântica sul americana: identidade taxonômica das espécies e respostas de crescimento a salinidade e ao alagamento. 2008. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Christovam Barcellos

SEELIGER, U.. Geodinâmica de cádmio de zinco na Baía de Sepetiba. 1995. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

SEELIGER, U.. Comissão Examinadora do Concurso Público para Seleçào de Professor Titular - Ecofisiologia do Fitoplancton. 1990. Universidade Federal do Rio Grande.

SEELIGER, U.. Comissão Examinadora para Seleção de Professor Adjunto. 2008. Universidade Federal do Rio Grande.

SEELIGER, U.. Comissão Julgadora para Professor Adjunto. 2001. Universidade Federal do Ceará.

SEELIGER, U.. Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Adjunto. 1997. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SEELIGER, U.. Comissão Examinadora do Concurso Público para Professor Assistente - Botânica Marinha. 1992. Universidade Federal do Rio Grande.

SEELIGER, U.. Comissão Julgadora do Concurso Público para Professor Adjunto - Geoquímica Ambiental. 1991. Universidade Federal Fluminense.

SEELIGER, U.. Comissão Examinadora do Concurso Público para Professor Assistente - Poluição Marinha. 1990. Universidade Federal do Rio Grande.

SEELIGER, U.. Comissão Julgadora para Professor - Fitoplancton. 1984. Universidade Federal do Rio Grande.

SEELIGER, U.. Comissão Externa de Avaliação do Programa de Apoio à Instalação de Doutores no Estado da Bahia - PRODOC. 2001. Universidade Federal da Bahia.

SEELIGER, U.. Avaliação do Departamento de Oceanografia Biológica do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. 1993. Universidade de São Paulo.

SEELIGER, U.. Avaliação do Departamento de Oceanografia - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Recife - Ministério da Educação - CEDATE. 1986. Centro de Desenvolvimento e Apoio Técnico a Educação.

SEELIGER, U.. Avaliação do Projeto Antartico Brasileiro (PROANTAR), Nova Friburgo - RJ. 1986. Ministério da Marinha - CIRM.

Orientou

André Ugri

Mudanças em escala histórica das dunas costeiras do sul do Brasil; 2004; 130 f; Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger;

Margareth da Silva Copertino

Influência da Inundação e da Salinidade no Crescimento Populacional de Spartina Alterniflora no Estuário da Lagoa dos Patos, Rs, Brasil; 1995; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger;

Adriana Maria Moreno Mazzo

Distribuição e Biomassa da Fanerógama Ruppia Maritima L; No Estuário da Lagoa dos Patos, Rio Grande-Rs, Brasil; 1994; Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger;

César Serra Bonifácio Costa

Aspectos da Ecologia Populacional das Plantas Dominantes das Dunas Costeiras do Rio Grande do Sul, Brasil; 1987; Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger;

Rosângela Braga Knak

Ecologia Esperimental de Ruppia Maritima L; Em Condições Controladas de Cultivo; 1986; Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger;

César Vieira Cordazzo

Taxonomia e Ecologia da Vegetação de Dunas Costeiras Ao Sul do Cassino (Rs); 1985; Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger;

Mônica Wallner-Kersanach

Monitoramento Nacional Para Cobre, Zinco, Cádmio e Chumbo Em Estuários Tropicais Brasileiros Utilizando Enteromorpha Como Organismo Monitor; 1985; Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger;

Ana Cafruni

Estudo Autoecológico de Ruppia Maritima no Estuário da Lagoa dos Patos; 1983; Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger;

Ricardo Coutinho

Taxonomia, Distribuicao, Crescimento Sazonal, Reproducao e Biomassa das Algas Bentônicas do Estuário da Lagoa dos Patos (RS); ; 1982; Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger;

Ioni Gonçalves Colares

Efeitos da Luz Sobre A Produção Primária da Ruppia Maritima L; No Estuário da Lagoa dos Patos, Rs, Brasil; 1998; Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger;

Margareth Copertino

2008; Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger;

Francisco Javier Jimenez Nieva

1998; Universidade de Sevilla,; Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger;

Simone Milach

A presença humana e impacto sobre o litoral no extremo sul do Brasil; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger;

Jeison Brum de Paiva

Adaptações biológicas e funções ecológicas das espécies dominantes nas dunas costeiras do Sul do Brasil: Revisao bibliográfica e audio-visual; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger;

Sabrina Mendes Espírito Santo

Variações interanuais da biomassa de Ruppia maritima no estuário da Lagoa dos Patos; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger;

André Ugri

Mudanças morfodinâmicas e vegetacionais nas dunas frontais no extremo sul do Brasil na última década; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger;

Katia Lixandra de Andrade Bittencourt

A construção dos Molhes da Barra da Lagoa dos Patos como agente transformador do cenário sócio-ambiental regional; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger;

Jefferson Ferreira Ferreira

Impacto ambiental e social causado pela construção dos molhes da Barra de Rio Grande em 1918 sobre o estuário da Lagoa dos Patos; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger;

Jeison Brum de Paiva

Perturbações naturais e antrópicas na ecologia do estuário da Lagoa dos Patos: produção e biomassa por pradarias submersas de Ruppia; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger;

Sabrina Mendes Espírito Santo

Pertubações naturais e antrópicas na ecologia do estuário da Lagoa dos Patos: produção e biomassa por pradarias submersas de Ruppia; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger;

Agata F Romero

Interações recíprocas entre pradarias de Ruppia maritima L; e dinâmica dos sedimentos em áreas rasas do estuário da Lagoa dos Patos; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger;

C

P; L; Oliveira; Levantamento e monitoramento aereo das comunidades vegetais costeiras ne extremo sul do Brasil; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger;

Cassio Holland

O impacto dos fatores fisicos no desenvolvimento da dunas frontais costeiras; 1991; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger;

Ricardo Lopes

O impacto dos fatores fisicos no desenvolvimento das fisiografias de dunas frontais costeirasl; 1990; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger;

Monica Eliza Borges

O impacto dos fatores fisicos no desenvolvimento das fisiografias da dunas frontais costeiras; 1990; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger;

Helena Bernardi

Ecologia populacional de Blutaparon portulacoides nas dunas embrionarias costeiras no extremo sul do Brasil; 1986; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger;

Eva W

Koch; Germinacao e cultivo de Ruppia maritima L; ; 1983; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger;

Cesar B

S; Costa; Fenologia quantitativa do Panicum racemosum e do Hydrocotyle bonariensis nas dunas costeiras do sul do Brasil; 1982; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger;

Nelio Baptista Barros

Estudos experimentais de campo sobre especies selecionadas de algas verdes do estuario da Lagoa dos Patos; 1981; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger;

C

P; L; Oliveira; Levantamento e monitoramento aereo das comunidades vegetais costeiras no extremo sul do Brasil; 1998; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger;

Produções bibliográficas

  • COPERTINO, M. ; Tormena, Thiago ; SEELIGER, U. . Biofiltering efficiency, uptake and assimilation rates of Ulva clathrata (Roth) J. Agardh (Clorophyceae) cultivated in shrimp aquaculture waste water. Journal of Applied Phycology , v. 21, p. 31-45, 2009.

  • Colares, Ioni G. ; Seeliger, Ulrich ; SEELIGER, U. . <![CDATA[<B>Influence of light regimes on growth and biomass production of <I>Ruppia maritima</I> L. under controlled culture conditions</B>]]>. Acta Botanica Brasilica , v. 20, p. 31-36, 2006.

  • SEELIGER, U. . Response of southern Brazilian coastal foredunes to natural and human-induced disturbance. Journal of Coastal Research , v. 35, p. 51-55, 2003.

  • CORDAZZO, C. V. ; SEELIGER, U. . Reproducao and vegetative regeneration in Blutaparon portulacoides (Amaranthaceae) on backshores of southern Brazil. Journal of Coastal Research , v. 35, p. 481-485, 2003.

  • SEELIGER, U. ; COSTA, C. S. B. . The Patos-Mirim Basins, laggons and estuary:Natural and human forcing factors. LOICZ Reports & Studies , Texel, v. 19, p. 105-112, 2002.

  • SEELIGER, U. ; CORDAZZO, Cesar V. ; OLIVEIRA, C. P. L. ; SEELIGER, M. . Long-Term Changes Of Coastal Foredunes In The Southwest Atlantic. Journal of Coastal Research , West Palm Beach, v. 16, n.4, p. 1068-1073, 2000.

  • COSTA, C. S. B. ; SEELIGER, U. ; Milach, S. . Distribuição, Funções e Valores das Marismas e Pradarias Submersas no Estuário da Lagoa dos Patos (Rs, Brasil). Atlântica , Rio Grande, v. 19, p. 67-85, 1997.

  • COSTA, C. S. B. ; CORDAZZO, Cesar V. ; SEELIGER, U. . Shore Disturbance And Dune Plant Distribution. Journal of Coastal Research , v. 12, n.1, p. 133-140, 1996.

  • CORDAZZO, Cesar V. ; SEELIGER, U. . Zoned Habitats Of Southern Brazilian Coastal Foredunes. Journal of Coastal Research , v. 9, n.2, p. 317-323, 1993.

  • COSTA, C. S. B. ; SEELIGER, U. ; CORDAZZO, Cesar V. . Leaf demography and decline of a Panicum racemosum population in coastal sand dunes of southern Brazil. Canadian Journal of Botany , v. 69, p. 1593-1599, 1991.

  • COSTA, C. S. B. ; SEELIGER, U. . Quantitative Phenology And Horizontal Distribution Of The Rhizomatous Perennial Herb Hydrocotyle Bonariensis Lam. In Coastal Sand Dunes. Vida Silvestre Neotropical , Washington DC, v. 2, n.2, p. 36-42, 1990.

  • COSTA, C. S. B. ; SEELIGER, U. . Vertical Distribution And Biomass Allocation Of Ruppia Maritima L. In Southern Brazilian Estuary. Aquatic Botany , v. 33, p. 123-129, 1989.

  • BERNARDI, H. ; SEELIGER, U. . Population Biology Of Blutaparon Portulacoides (St. Hill.) Mears On Southern Brazilian Backshores. Ciência e Cultura (SBPC) , v. 41, n.11, p. 1110-1113, 1989.

  • COSTA, C. S. B. ; SEELIGER, U. . Demografia de folhas de Hydrocotyle Bonariensis Lam., uma planta herbácea rizomatosa perene, nas dunas costeiras. Brazilian Journal of Botany , v. 48, n.3, p. 443-451, 1988.

  • COSTA, C. S. B. ; SEELIGER, U. ; CORDAZZO, Cesar V. . Distribution And Phenology Of Andropogon Arenarius Hackel In Coastal Dunes Of Rio Grande do Sul, Brazil. Revista Brasileira de Biologia , v. 48, n.3, p. 527-536, 1988.

  • COSTA, C. S. B. ; SEELIGER, U. ; CORDAZZO, Cesar V. . Dinâmica populacional e distribuição do Androtrichum trigynum (Spreng) (Cyperaceae) nos brejos e dunas costeiras do Rio Grande do Sul.. Acta Limnologica Brasiliensia , v. 2, p. 813-842, 1988.

  • CORDAZZO, Cesar V. ; SEELIGER, U. . Phenological And Biogeographical Aspects Of Dune Plant Communities In Southern Brazil. Journal of Vegetation Science , v. 75, p. 169-173, 1988.

  • KOCH, E. W. ; SEELIGER, U. . Germination Ecology Of Two Ruppia Maritima L. Populations In Southern Brazil. Aquatic Botany , v. 31, p. 321-327, 1988.

  • COSTA, C. S. B. ; SEELIGER, U. ; KINAS, P. G. . The Effect Of Wind Velocity And Direction On The Salinity Regime In The Patos Lagoon Estuary. Ciência e Cultura (SBPC) , v. 40, n.9, p. 909-912, 1988.

  • COSTA, C. S. B. ; SEELIGER, U. . Demografia de folhas de Spartina Ciliata Brong. em dunas e brejos costeiros. Brazilian Journal of Botany , v. 11, p. 85-94, 1988.

  • CORDAZZO, Cesar V. ; SEELIGER, U. . Composição e Distribuição da Vegetação nas Dunas Costeiras ao Sul de Rio Grande (RS). Ciência e Cultura (SBPC) , v. 39, n.3, p. 121-124, 1987.

  • LACERDA, L. D. ; CUNHA, C. T. ; SEELIGER, U. . Distribuição de Nutrientes em Perfis de Sedimentos em Brejos Costeiros Tropicais e Temperados. Acta Limnologica Brasiliensia , v. 1, p. 387-399, 1986.

  • SEELIGER, U. ; LACERDA, L. D. . Uptake And Release Of Cooper And Mercury By The Alga Ceramium Brasiliense Joly, (Rhodophyta, Ceramiales). Brazilian Journal of Botany , v. 9, p. 63-68, 1986.

  • COUTINHO, R. ; SEELIGER, U. . Seasonal Occurence And Growth Of Benthic Algae In The Patos Lagoon Estuary, Brazil. Estuarine, Coastal and Shelf Science , v. 23, p. 889-900, 1986.

  • WALLNER, M. ; SEELIGER, U. . Monitoramento de Metais Pesados Cu, Zn, Cd e Pb No Canal de Santa Cruz Utilizando A Macroalga Enteromorpha Sp.. Ciência e Cultura (SBPC) , v. 38, n.11, p. 1184-1189, 1986.

  • WALLNER, M. ; SEELIGER, U. ; TEIXEIRA, V. L. ; JOVENTINO, F. R. ; SILVA, S. . Variações Regionais Nas Concentrações de Metais Pesados Na Macroalga Enteromorpha Sp. Nos Estuários do Rio Ceará-Ce, Lagoa Mundau-Al e Lagoa da Tijuca-Rj. Arquivos de Ciências do Mar , v. 25, p. 41-50, 1986.

  • FERREIRA, S. ; SEELIGER, U. . The Colonization Process Of Algal Epiphytes On Ruppia Maritima L.. Botanica Marina , v. 28, p. 245-249, 1985.

  • SEELIGER, U. ; CORDAZZO, Cesar V. ; KOCH, E. W. . Germination And Algal Free Laboratory Culture Of Widgeon Grass Ruppia Maritima L.. Estuaries , v. 7, n.1, p. 176-178, 1984.

  • COUTINHO, R. ; SEELIGER, U. . The Horizontal Distribution Of The Benthic Algal Flora In The Patos Lagoon Estuary, Brazil. Journal of Experimental Marine Biology and Ecology , v. 80, p. 247-257, 1984.

  • COUTINHO, R. ; SEELIGER, U. . The horizontal distribution of the benthic algal flora in the Patos Lagoon estuary, Brazil, in relation to salinity, substratum and wave exposure. Journal of Experimental Marine Biology and Ecology , v. 80, p. 247-257, 1984.

  • SEELIGER, U. ; KNAK, R. B. . Estuarine Metal Monitoring In Southern Brazil. Marine Pollution Bulletin , v. 13, n.7, p. 253-254, 1982.

  • SEELIGER, U. ; CORDAZZO, Cesar V. . Field And Experimental Evaluation Of Enteromorpha As Qualitative And Quantitative Monitoring Organism For Cu And Hg In Estuaries. Environmental Pollution (London) , v. 29, n.3, p. 197-206, 1982.

  • SEELIGER, U. ; KNAK, R. B. . Origin And Concentration Of Copper And Mercury In Water And Biota Of The Patos Lagoon Estuary, Brazil. Atlântica , Rio Grande (RS-Brazil), v. 5, n.1, p. 35-42, 1982.

  • KNAK, R. B. ; SEELIGER, U. . Análise de Cobre e Mercúrio No Ambiente Marinho: Revisão e Recomendações. Atlântica , Rio Grande (RS), v. 3, p. 1-25, 1982.

  • SEELIGER, U. ; CORDAZZO, Cesar V. . Critérios para construção de uma sala de cultivos. Atlântica , Rio Grande (RS-Brasil), v. 4, n.1, p. 73-78, 1980.

  • SEELIGER, U. ; CORDAZZO, Cesar V. . Métodos de Cultivo de Algas Marinhas Bentônicas em Laboratório. Atlântica , Rio Grande (RS), v. 1, p. 1-7, 1980.

  • SEELIGER, U. ; EDWARDS, P. . Fate Of Biologically Accumulated Copper In Growing And Decomposing Thalli Of Two Benthic Marine Red Algae. Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom , v. 59, n.1, p. 227-238, 1979.

  • SEELIGER, U. ; KRIEGER, J. ; CAFRUNI, A. . Comportamento biológico do mercúrio no ambiente marinho: uma revisão. Acta Toxicológica , Pelotas, v. 2, n.1, p. 27-38, 1979.

  • CAFRUNI, A. ; KRIEGER, J. ; SEELIGER, U. . Observação Sobre Ruppia Maritima L. No Sul do Brasil. Atlântica , Rio Grande (RS- Brasil), v. 3, n.1, p. 85-90, 1978.

  • SEELIGER, U. ; EDWARDS, P. . Correlation Coefficients And Concentration Factors Of Copper And Lead Seawater And Benthic Algae. Marine Pollution Bulletin , v. 8, n.1, p. 16-19, 1977.

  • SEELIGER, U. ; ODEBRECHT, C. . O Estuário da Lagoa dos Patos: um século de transformações. Rio Grande: FURG, 2010. 180p .

  • CORDAZZO, Cesar V. ; PAIVA, Jeison Brum de ; SEELIGER, U. . Plantas das dunas da costa sudoeste Atlantica. 1. ed. Pelotas: USEB, 2006. 125p .

  • SEELIGER, U. ; CORDAZZO, Cesar V. ; BARCELLOS, Lauro . Areias do Albardão: Um guia ecológico ilustrado do litoral no extremo sul do Brasil. Rio Grande: Editora Ecoscientia, 2004. v. 1. 96p .

  • SEELIGER, U. ; CORDAZZO, C. V. ; BARBOSA, F. . Os Sites e o programa Brasileiro de pesquisas ecologicas de longa duracao. Belo Horizonte: , 2002. v. 1. 184p .

  • SEELIGER, U. ; KJERFVE, B. . Coastal Marine Ecosystems Of Latin America. 1. ed. Heidelberg - New York: Springer Verlag GmbH, 2001. v. 1. 360p .

  • SEELIGER, U. ; ODEBRECHT, C. ; CASTELLO, J. P. . Os Ecossistemas Costeiro e Marinho do Extremo Sul do Brasil. Rio Grande RS , Brasil: Editora Ecoscientia Ltda, 1998. v. 1. 326p .

  • SEELIGER, U. ; ODEBRECHT, C. ; CASTELLO, J. P. . Subtropical Convergence Environments: The Coast And Sea In The Southwestern Atlantic.. 1. ed. Berlim (Alemanha): Springer-Verlag, 1997. v. 1. 308p .

  • SEELIGER, U. . Coastal Plant Communities Of Latin America. 1. ed. New York (EUA): Academic Press, Inc., 1992. 392p .

  • SEELIGER, U. ; LACERDA, L. D. ; PATCHINEELAM, S. R. . Metals In Coastal Environments Of Latin America. 1. ed. Berlim (Alemanha): Springer-Verlag, 1988. v. 1. 297p .

  • CORDAZZO, Cesar V. ; SEELIGER, U. . Guia Ilustrado da Vegetação Costeira No Extremo Sul do Brasil. 2. ed. Rio Grande (RS): Editora FURG, 1988. v. 1. 275p .

  • COPERTINO, M. ; SEELIGER, U. . Hábitats de Ruppia maritima e de macroalgas. In: Seeliger, Odebrecht. (Org.). O estuário da Lagoa dos Patos: um século de transformações. Rio Grande: FURG, 2010, v. 1, p. 91-98.

  • SEELIGER, U. ; COSTA, C. S. B. . As dunas costeiras adjacentes ao estuário. In: Seeliger; Odebrecht. (Org.). O estuário da Lagoa dos Patos: um século de transformações. Rio Grande: FURG, 2010, v. 1, p. 137-143.

  • SEELIGER, U. ; COSTA, C. S. B. . Lições ecológicas e futuras tendências. In: Seeliger;Odebrecht. (Org.). O estuário da Lagoa dos Patos: um século de transformações. Rio Grande: FURG, 2010, v. , p. 147-149.

  • SEELIGER, U. . Catchment-lagoon-estuary-coast interactions of the Patos-Mirim System.. In: Lacerda, L.D.; Santelli, R.E.; Duursma, E.K.; Abrao, J.J.. (Org.). Environmental Geochemistry in Tropical and Sub-tropical Environments. Heidelberg: Springer Verlag, 2004, v. , p. 234-254.

  • SEELIGER, U. ; COSTA, C. B. S. . Alterações de habitats devido as atividades antrópicas na região da costa sul do Brasil. In: Claudino-Sales, Vanda. (Org.). Ecosisstemas Brasileiros: Manejo e conservacao. Fortaleza: Expressao Grafica e Editora, 2003, v. , p. 237-244.

  • SEELIGER, U. ; COSTA, C. . The Patos-Mirim basins, lagoons and estuary, South Brazil: Natural and human forcing factors. In: L.D. de Lacerda; H.H. Kremer; B. Kjerfve; W. Salomons; J.I.Marshall Crossland; J.C. Crossland. (Org.). South American Basins:LOICZ Global Change Assessement and Synthesis. Texel: LOICZ, 2002, v. 1, p. 105-112.

  • SEELIGER, U. ; CORDAZZO, C. V. . Estuário da Lagoa dos Patos e costa adjacente. In: Ulrich Seeliger; Cesar Cordazzo; Francisco Barbosa. (Org.). Os Sites e o programa brasileiro de pesquisas ecológicas de longa duração. 1ed.Belo Horizonte: , 2002, v. 1, p. 145-165.

  • SEELIGER, U. . The Patos Lagoon Estuary. In: Ulrich Seeliger; Luiz D. de Lacerda; Bjorn Kjerfve. (Org.). Coastal Marine Ecosystems of Latin America. Heidelberg - New York: Springer Verlag GmbH, 2001, v. , p. -.

  • KJERFVE, B. ; SEELIGER, U. ; LACERDA, L. D. . A summary of natural and human-induced variables on coastal marine ecosystems of Latin America. In: Seeliger U.; Kjerfve B.. (Org.). Coastal Marine Ecosystems of Latin America. Heidelberg, Berlin: Springer Verlag, 2001, v. 1, p. 341-353.

  • SEELIGER, U. ; ODEBRECHT, C. . Introdução e Aspetos Gerais. In: Ulrich Seeliger; Clarisse Odebrecht; Jorge P. Castello. (Org.). Os ecossistemas costeiro e marinho do extremo sul do Brasil. Rio Grande RS, Brasil: Editora Ecoscientia, 1998, v. 1, p. 1-4.

  • SEELIGER, U. . Fanerogamas Marinhas Submersas. In: Ulrich Seeliger; Clarisse Odebrecht; Jorge P. Castello. (Org.). Os Ecossistemas costeiro e marinho do extremo sul do Brasil. Rio Grande RS Brasil: Editora Ecoscientia, 1998, v. 1, p. 29-32.

  • SEELIGER, U. . Macroalgas Bentônicas. In: Ulrich Seeliger; Clarisse Odebrecht; Jorge P. Castello. (Org.). Os Ecossistemas costeiro e marrinho do extremo sul do Brasil. Rio Grande RS Brasil: Editora Ecoscientia, 1998, v. 1, p. 32-35.

  • SEELIGER, U. ; COSTA, C. B. S. ; ABREU, P. C. . Ciclos de Produção Primária. In: Ulrich Seeliger; Clarisse Odebrecht; Jorge P. Castello. (Org.). Os ecossistemas costeiro e marinho do extremo sul do Brasil. Rio Grande RS Brasil: Editora Ecoscientia, 1998, v. 1, p. 73-79.

  • SEELIGER, U. . Pradarias de Fanerogamas Submersas. In: Ulrich Seeliger; Clarisse Odebrecht; Jorge P. Castello. (Org.). Os ecossistemas costeiro e marinho do extremo sul do Brasil. Rio Grande RS Brasil: Editora Ecoscientia, 1998, v. 1, p. 92-95.

  • SEELIGER, U. . A Flora das Dunas Costeiras. In: Ulrich Seeliger; Clarisse Odebrecht; Jorge P. Castello. (Org.). Os ecossistemas costeiro e marinho do extremo sul do Brasil. Rio Grande RS Brasil: Editora Ecoscientia, 1998, v. 1, p. 109-114.

  • SEELIGER, U. . O Sistema das Dunas Costeiras Frontais. In: Ulrich Seeliger; Clarisse Odebrecht; Jorge P. Castello. (Org.). Os ecossistemas costeiro e marinho do extremo sul do Brasil. Rio Grande RS Brasil: Ecoscientia, 1998, v. 1, p. 179-184.

  • SEELIGER, U. ; COSTA, C. B. S. . Impactos Naturais e Humanos. In: Ulrich Seeliger; Clarisse Odebrecht; Jorge P. Castello. (Org.). Os ecossistemas costeiro e marinho do extremo sul do Brasil. Rio Grande-RS, Brasil: Editora Ecoscientia, 1998, v. 1, p. 219-226.

  • SEELIGER, U. ; ODEBRECHT, C. . Introduction And Overview. In: Ulrich Seeliger; Clarisse Odebrecht; Jorge P. Castello. (Org.). Subtropical Convergence Environments: The Coast and Sea in the Southwestern Atlantic. 1ed.Berlim (Alemanha): Springer-Verlag, 1997, v. 1, p. 1-3.

  • SEELIGER, U. . Submersed Spermatophytes. In: Ulrich Seeliger; Clarisse Odebrecht; Jorge P. Castello. (Org.). Subtropical Convergence Environments: The Coast and Sea in the Southwestern Atlantic. 1ed.Berlim (Alemanha): Springer-Verlag, 1997, v. 1, p. 27-30.

  • SEELIGER, U. . Benthic Macroalgae. In: Ulrich Seeliger; Clarisse Odebrecht; Jorge P. Castello. (Org.). Subtropical Convergence Environments: The Coast and Sea in the Southwestern Atlantic. 1ed.Berlim (Alemanha): Springer-Verlag, 1997, v. 1, p. 30-33.

  • SEELIGER, U. ; COSTA, C. B. S. ; ABREU, P. C. . Primary Production Cycles. In: Ulrich Seeliger; Clarisse Odebrecht; Jorge P. Castello. (Org.). Subtropical Convergence Environments: The Coast and Sea in the Southwestern Atlantic. 1ed.Berlim (Alemanha): Springer-Verlag, 1997, v. 1, p. 65-70.

  • SEELIGER, U. . Seagrass Meadows. In: Ulrich Seeliger; Clarisse Odebrecht; Jorge P. Castello. (Org.). Subtropical Convergence Environments: The Coast and Sea in the Southwestern Atlantic. 1ed.Berlim (Alemanha): Springer-Verlag, 1997, v. 1, p. 82-85.

  • SEELIGER, U. . Coastal Foredune Flora. In: Ulrich Seeliger; Clarisse Odebrecht; Jorge P. Castello. (Org.). Subtropical Convergence Environments: The Coast and Sea in the Southwestern Atlantic. 1ed.Berlim (Alemanha): Springer-Verlag, 1997, v. 1, p. 98-102.

  • SEELIGER, U. . The Foredune System. In: Ulrich Seeliger; Clarisse Odebrecht; Jorge P. Castello. (Org.). Subtropical Convergence Environments: The Coast and Sea in the Southwestern Atlantic. 1ed.Berlim (Alemanha): Springer-Verlag, 1997, v. 1, p. 161-166.

  • SEELIGER, U. ; COSTA, C. S. B. . Natural And Human Impact. In: Ulrich Seeliger; Clarisse Odebrecht; Jorge P. Castello. (Org.). Subtropical Convergence Environments: The Coast and Sea in the Southwestern Atlantic. 1ed.Berlim (Alemanha): Springer-Verlag, 1997, v. 1, p. 197-203.

  • SEELIGER, U. . Coastal Foredunes Of Southern Brazil: Physiography, Habitats And Vegetation. In: Ulrich Seeliger. (Org.). Coastal Plant Communities of Latin America. 1ed.: Academic Press, Inc., 1992, v. 1, p. 367-381.

  • SEELIGER, U. ; WALLNER, M. . Multispecies Metal Monitoring In Tropical Brazilian Estuaries. In: Ulrich Seeliger; Luiz D. de Lacerda; S.R. Patchineelam. (Org.). Metals in Coastal Environments of Latin America. 1ed.Berlim (Alemanha): Springer-Verlag, 1988, v. 1, p. 258-269.

  • SEELIGER, U. ; LACERDA, L. D. . Metals In Coastal Environments Of Latin America: Present Situation And Recommendations. In: Ulrich Seeliger; Luiz D. de Lacerda; S.R. Patchineelam. (Org.). Metals in Coastal Environments of Latin America. 1ed.Berlim (Alemanha): Springer-Verlag, 1988, v. 1, p. 295-297.

  • NIEVA, F. J. J. ; GAONA, C. A. P. ; SEELIGER, U. . Resposta Fotossintética em Relação a Radiação Incidente de Macroalgas de Inverno do Estuário da Lagoa dos Patos, Rio Grande-Rs. In: X SUOCEAN - Semana Nacional de Oceanografia, 1997, Itajai. Resumos da X Semana Nacional de Oceanografia. Itajaí (SC), 1997. p. 423-425.

  • COPERTINO, M. ; COSTA, C. S. B. ; SEELIGER, U. . Dinâmica populacional de Spartina alterniflora em um pantano salgado do estuário da Lagoa dos Patos, Rio Grande - RS. In: VIII Seminário Regional de Ecologia, 1997, São Carlos. Anais do VIII Seminário Regional de Ecologia, 1997. p. 295-312.

  • ODEBRECHT, C. ; SEELIGER, U. ; COUTINHO, R. ; TORGAN, L. C. . Floração de Microcystis (Cianobacteria) Na Lagoa dos Patos, RS. In: Simpósio sobre Ecossistemas da Costa Sul e Sudeste Brasileira, 1987, Cananeia. Ecossistemas da Costa Sul e Sudeste - Brasileira: Síntese dos Conhecimentos. Cananéia (SP), 1987. v. 1. p. 280-411.

  • COSTA, C. S. B. ; SEELIGER, U. ; CORDAZZO, Cesar V. . Aspectos da ecologia populacional de Panicum Racemosum (Spreng) nas dunas costeiras do Rio Grande do Sul, Brasil. In: Simpósio sobre Restingas Brasileiras, 1984, Niteroi. Restingas: origem, estruturas e processos. Rio de Janeiro (RJ), 1984. v. 1. p. 395-411.

  • COPERTINO, M. ; SEELIGER, U. ; PAIVA, Jeison Brum de . Redução e desaparecimento de pradarias de fanerógamas submersas no estuário da Lagoa dos Patos - RS, Brasil.. In: XII Congresso Latinamericano sobre Ciencias del Mar, 2007, Florianópolis. XII Congresso Latinamericano sobre Ciencias del Mar, 2007.

  • FERREIRA, Jefferson Ferreira ; SEELIGER, U. . Influência dos molhes da Barra do Rio Grande (RS) na morfologia da linha de costa adjacente: uma revisão. In: Encontro Nacional de Estudantes de Geografia, 2007, Cáceres. Encontro Nacional de Estudantes de Geografia, 2007.

  • Lanari, M. O ; COPERTINO, M. ; SEELIGER, U. . Influência de fatores hidrológicos sobre o aparecimento e abundância de macroalgas de deriva no estuário da Lagoa dos Patos. In: XI Congresso Brasileiro de Ficologia Simpósio Latino-Americano de Algas Nocivas, 2006, Itajaí, 2006. p. 103-103.

  • SEELIGER, U. ; COSTA, C. . Alerações de habitats devido as atividades antrópicas na costa sul do Brasil. In: VI Congresso de Ecologia do Brasil, 2003, Fortaleza. Ecossistemas Brasileiros: Manejo e conservação. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2003. v. 1. p. 237-244.

  • SANTO, S. M. E. ; SEELIGER, U. . Variações interanuais da biomassa de Ruppia maritima L. no estuário da Lagoa dos Patos. In: XIV Semana nacional de Oceanografia, 2001, Rio Grande. Anais da XIV Semana Nacional de Oceanografia, 2001. v. 1. p. 71-73.

  • SANTO, S. M. E. ; SEELIGER, U. . Capacidade de sobrevivência de Ruppia maritima na ausência de luz. In: V Congrsso de ecologia do Brasil, 2001, Porto Alegre. Resumos do V Congresso de Ecologia do Brasil, 2001. v. 1. p. 54.

  • UGRI, A. ; CORDAZZO, Cesar V. ; SEELIGER, U. . Mudanças na estrutura da vegetação das dunas costeiras do extremo sul do Brasil na última década. In: V Congresso de Ecologia do Brasil, 2001, Porto Alegre. Resumos do V Congresso de Ecologia, 2001. v. 1. p. 158.

  • ROCHA, R. D. ; CORDAZZO, Cesar V. ; SEELIGER, U. . Efeitos da abundancia de Panicum racemosum Spreng. na estabilidade e integridade das dunas costeiras no extremo sul do Brasil. In: V Congresso de Ecologia do Brasil, 2001, Porto Alegre. Resumo do V Congrrsso de Ecologia do Brasil, 2001. v. 1. p. 254.

  • UGRI, A. ; SEELIGER, U. ; CORDAZZO, C. V. . Mudanças na vegetação das fronteis no extremo sul do Brasil na última década. In: Simpósio Brasileiro sobre Praias Arenosas, 2000, Itajai - SC. Anais do Simpósio Brasileiro sobre Praias Arenosas, 2000. p. 279-280.

  • CORDAZZO, C. V. ; SEELIGER, U. . Capacidade reprodutiva e regeneração vegetativa de Blutaparon portulacoides nas dunas costeiras do Sul do Brasil. In: Simpósio Brasileiro sobre Praias Arenosas, 2000, Itajai - SC. Anais do Simpósio Brasileiro sobre Praias Arenosas, 2000. p. 283-285.

  • UGRI, A. ; SEELIGER, U. ; CORDAZZO, C. V. . Mudanças vegetacionais x variabilidade ambiental nas dunas costeiras do extremo sul do Brasil na última década. In: IV Jornadas Nacionales de Ciencias del Mar, 2000, Puerto Madryn - ARG. Resumenes da IV Jornadas Nacionales de Ciencias del Mar, 2000.

  • ROCHA, R. D. ; CORDAZZO, C. V. ; SEELIGER, U. . Mudanças na Vegetação das dunas costeiras frontais observadas numa área permanente entre 1983-2000. In: V Simpósio de Ecossistemas Brasileiros: Conservação, 2000, Vitória - ES. Resumos do V Simpósio de Ecossistemas Brasileiros : Conservação, 2000.

  • COLARES, I. ; SEELIGER, U. . Fotossíntese de Ruppia maritima em diferentes níveis de irradiancia subaquática. In: 50. Congresso Nacional de Botânica, 1999, Blumenau. Congresso Nacional de Botânica, 1999.

  • COLARES, I. ; SEELIGER, U. . Response of Ruppia maritima to an underwater light gradient. In: 15. Estuarine Research Federation Conference, 1999, New Orleans, 1999.

  • SEELIGER, U. . Biological structure and ecological processes in Latin American estuaries. In: 15. Estuarine Research Federation Conference, 1999, New Orleans, 1999.

  • SEELIGER, U. ; CORDAZZO, Cesar V. ; Milach, S. . Structural and vegetational changes of coastal foredune landscapes in southern Brazil. In: 4. Simposio de Ecossistemas Brasileiros, 1998, Aguas de Lindoia, 1998.

  • COLARES, I. ; SEELIGER, U. . Fotossíntese líquida de Ruppia maritima no estuário da Lagoa dos Patos. In: 9. Encontro de Botânicos do Rio Grande do Sul, 1998, Porto Alegre. 9. Encontro de Botânicos do Rio Grande do Sul, 1998.

  • ROMERO, A. F. ; SEELIGER, U. . Crescimento e sobrevivênvia de Ruppia maritima na ausência de luz. In: 14. Semana de Oceanografia, 1998, Rio Grande. 14. Semana de Oceanografia, 1998.

  • NIEVA, F. J. J. ; SEELIGER, U. ; GAONA, C. . Resposta fotossintética em relação a radiação incidente de macroalgas de inverno do estuário da Lagoa dos Patos. In: Semana Nacional de Oceanografia, 1997, Itajai. Semana Nacional de Oceanografia, 1997. p. 423-425.

  • COPERTINO, M. ; SEELIGER, U. ; COSTA, C. B. S. . Dinâmica populacional e ciclo sazonal de Spartina alterniflora em pântanos irregularmente alagados do estuário da Lagoa dos Patos, Rio Grande, RS. In: VIII Seminário Regional de Ecologia, 1996, São Carlos. VIII Seminário Regional de Ecologia.

  • COPERTINO, M. ; SEELIGER, U. ; COSTA, C. B. S. . Influência do alagamento no crescimento populacional de Spartina alterniflora em pantanos irregularmente alagados do estuário da Lagoa dos Patos, Rio Grande, RS. In: 8. Seminário Regional de Ecologia, 1996, São Carlos. 8. Seminário Regional de Ecologia, 1996.

  • SEELIGER, U. ; ODEBRECHT, C. . Ambientes de convergência subtropical. In: 3. Reunião Especial do SBPC: Ecossistemas Costeiros, 1996, Florianópolis. 3. Reunião Especial do SBPC: Ecossistemas Costeiros, 1996.

  • SEELIGER, U. ; GAONA, C. . Ambientes de convergência subtropical: Macroalgas bentônicas. In: 3. Reunião Especial da SBPC: Ecossistemas Costeiros, 1996, Florianópolis. 3. Reunião Especial da SBPC: Ecossistemas Costeiros, 1996.

  • SEELIGER, U. ; COLARES, I. . Ambientes de convergência subtropical: Fanerogamas marinhas. In: 3. Reunião Especial da SBPC: Ecossistemas Costeiros, 1996, Florianópolis. 3. Reunião Especial da SBPC: Ecossistemas Costeiros, 1996.

  • SEELIGER, U. . Ambientes de convergência subtropical: Pradarias de Ruppia maritima L.. In: 3. Reunião Especial da SBPC: Ecossistemas Costeiros, 1996, Florianópolis. 3. Reunião Especial da SBPC: Ecossistemas Costeiros, 1996.

  • SEELIGER, U. ; CORDAZZO, Cesar V. . Ambientes de convergência subtropical: Flora de dunas costeiras. In: 3. Reunião Especial da SBPC: Ecossistemas Costeiros, 1996, Florianópolis. 3. Reunião Especial da SBPC: Ecossistemas Costeiros, 1996.

  • SEELIGER, U. ; CORDAZZO, Cesar V. . Ambientes de convergência subtropical: Sistema das dunas frontais. In: 3. Reunião Especial da SBPC: Ecossistemas Costeiros, 1996, Florianópolis. 3. Reunião Especial da SBPC: Ecossistemas Costeiros, 1996.

  • SEELIGER, U. ; COSTA, C. B. S. . Ambientes de convergência subtropical: Impactos naturais e humanos. In: 3. Reunião Especial da SBPC: Ecossistemas Costeiros, 1996, Florianópolis. 3. Reunião Especial da SBPC: Ecossistemas Costeiros, 1996.

  • SEELIGER, U. ; COSTA, C. B. S. ; ABREU, P. C. . Ambientes de convergência subtropical: Ciclos de produção primáia no estuáio da Lagoa dos Patos. In: 3. Reunião Especial da SBPC: Ecossistemas Costeiros, 1996, Florianópolis. 3. Reunião Especial da SBPC: Ecossistemas Costeiros, 1996.

  • COLARES, I. ; SEELIGER, U. ; COPERTINO, M. . Variação interanual da produção de Ruppia maritima no estuáio da Lagoa dos Patos. In: 3. Reunião Especial da SBPC: Ecossistemas Costeiros, 1996, Florianópolis. 3. Reunião Especial da SBPC: Ecossistemas Costeiros, 1996.

  • COLARES, I. ; SEELIGER, U. . Crescimento e idade das folhas de Ruppia maritima em diferentes intensidades luminosas. In: 3. Reunião Especial da SBPC: Ecossistemas Costeiros, 1996, Florianópolis. 3. Reunião Especial da SBPC: Ecossistemas Costeiros, 1996.

  • SEELIGER, U. ; COLARES, I. ; GAONA, C. ; GONÇALVES, E. . Respostas fotossintéticas de Ruppia maritima em função da idade das folhas para plantas crescendo originalmente em luz alta. In: Encontro de Botânicos do Rio Grande do Sul, 1996, Rio Grande. Encontro de Botânicos do Rio Grande do Sul, 1996.

  • COPERTINO, M. ; SEELIGER, U. ; COSTA, C. B. S. . Desempenho de Spartina alterniflora ao estresse de alagamento em pântanos do estuário da Lagoa dos Patos. In: Semana de Oceanologia, 1995, Rio Grande. Semana de Oceanologia, 1995.

  • COLARES, I. ; SEELIGER, U. ; COPERTINO, M. . Variação anual da Ruppia maritima L. no Saco de Mendanha, estuário da Lagoa dos Patos. In: Semana de Oceanologia, 1995, Rio Grande. Semana de Oceanologia.

  • COPERTINO, M. ; SEELIGER, U. ; COSTA, C. B. S. . Influência da inundação e salinidade em populações de Spartina alterniflora em pântanos salgados do estuário da Lagoa dos Patos. In: 6. Congresso Latinamericano de Ciencias del Mar, 1995, Mar del Plata. VI Congresso Latinamericano de Ciencias del Mar, 1995.

  • COPERTINO, M. ; SEELIGER, U. . Influêcia da inundação e salinidade em populações de Spartina alterniflora em pântanos salgados do estuário da Lagoa dos Patos, Rio Grande, RS. In: Congresso de Botânica, 1994, São Leopoldo. Congresso de Botânica, 1994.

  • COPERTINO, M. ; SEELIGER, U. . Aspectos da ecologia populacional de Spartina alterniflora Loisel em pântanos salgados do estuário da Lagoa dos Patos, RS. In: III Simpósio de Ecossistemas da Costa Brasileira, 1993, Serra Negra. III Simpósio de Ecossistemas da Costa Brasileira, 1993.

  • PAIVA, Jeison Brum de ; SEELIGER, U. . Distribuição e biomassa de Ruppia maritima L. no estuário da Lagoa dos Patos, RS, Brasil. In: III Simpósio de Ecossistemas da Costa Brasileira, 1993, Serra Negra. III Simpósio de Ecossistemas da Costa Brasileira, 1993.

  • CORDAZZO, Cesar V. ; SEELIGER, U. . Zonação dos habitats das dunas costeiras no sul do Brasil. In: Simpósio sobre Estrutura, Funcionamento e Manejo de Ecossistemas, 1992, Rio de Janeiro. Simpósio sobre Estrutura, Funcionamento e Manejo de Ecossistemas, 1992.

  • BORGES, M. E. ; SEELIGER, U. ; LOPES, R. . Classificação e mapeamento das unidades naturais das dunas costeiras do sul do Brasil. In: III Encontro Nacional sobre Meio Ambiente, 1991, Londrina. III Encontro Nacional sobre Meio Ambiente, 1991.

  • LOPES, R. ; SEELIGER, U. . Caracterização das dunas costeiras no extremo sul do Brasil. In: III Encontro Nacional de Estudos sobre Meio Ambiente, 1991, Londrina. III Encontro Nacional de Estudos sobre Meio Ambiente, 1991.

  • SEELIGER, U. ; LOPES, R. . Os efeitos dos fatores alogênicos na evolução das dunas frontais do Rio Grande do Sul.. In: III Encontro Nacional de Estudos sobre Meio Ambiente, 1991, Londrina. III Encontro Nacional de Estudos sobre Meio Ambiente, 1991.

  • BORGES, M. E. ; SEELIGER, U. . Mapa temático das dunas costeiras do sul do Brasil. In: IV Congresso Latinoamericano sobre Ciencias del Mar, 1991, Coquimbo. IV Congresso Latinoamericano sobre Ciencias del Mar, 1991.

  • SEELIGER, U. ; LOPES, R. ; BORGES, M. E. . Sistemas fisiograficos de las dunas costeras al sur de Rio Grande do Sul, Brasil. In: IV Congresso Latinoamericano sobre Ciencias del Mar, 1991, Coquimbo. IV Congresso Latinoamericano sobre Ciencias del Mar, 1991.

  • SEELIGER, U. . Dunas costeiras do sul do Brasil: Fisiografias, habitats e vegetação. In: XI Jornada Fluminense de Botânica, 1991, Arraial do Cabo. XI Jornada Fluminense de Botânica, 1991.

  • SEELIGER, U. . Fisiografia, habitats e vegetação das dunas costeiras do sul do Brasil. In: III Ciclo de Palestres em Biologia, 1991, Rio Grande. III Ciclo de Palestres em Biologia, 1991.

  • COSTA, C. B. S. ; CORDAZZO, Cesar V. ; SEELIGER, U. . The structure and distribution of plant communities on coastal foredunes in southern Brazil: A multivariate approach. In: Winter an Annual General Meeting of the British Ecological Society, 1989, Swansea, 1989.

  • COSTA, C. B. S. ; SEELIGER, U. . Distribuição vertical e alocação de biomassa de Ruppia maritima L. no estuário da Lagoa dos Patos. In: IX Reunião Anual da SBPC, 1988, São Paulo. IX Reunião Anual da SBPC, 1988.

  • SEELIGER, U. ; COSTA, C. B. S. . Demografia de folhas de Panicum racemosum Spreng. In: 40. Reuniao Anual da SBPC, 1988, Sao Paulo, 1988.

  • SEELIGER, U. ; COSTA, C. B. S. ; KINAS, P. G. . Efeito da velocidade e direção dos ventos na variabilidade temporal da salinidade no estuário da Lagoa dos Patos. In: IV Reunião Anual do SBPC, 1988, São Paulo. IV Reunião Anual do SBPC.

  • SEELIGER, U. ; COSTA, C. B. S. . Vertical distribution and biomass allocation of Ruppia maritima in a souther Brasilian estuary. In: British Ecological Society Winter Meeting, 1988, New Castle. British Ecological Society Winter Meeting, 1988.

  • COSTA, C. B. S. ; SEELIGER, U. . Ramet demography and quantitative phenology of Hydrocotyle bonariensis Lam. in different coastal dune subhabitats of southern Brazil. In: British Ecological Society Winter Meeting, 1988, New Castle. British Ecological Society Winter Meeting, 1988.

  • KNAK, R. B. ; SEELIGER, U. . Ecologia experimental da Ruppia maritima L. em condições controladas de cultivo: 1 Morfologia. In: III Reunião Brasileira de Ficologia, 1987, Arraial do Cabo. III Reunião Brasileira de Ficologia, 1987.

  • KNAK, R. B. ; SEELIGER, U. . Ecologia experimental de Ruppia maritima L. em condiçõess controladas de cultivo: 2. Produçãoao. In: III Reunião de Ficologia, 1987, Arraial do Cabo. III Reunião de Ficologia, 1987.

  • SEELIGER, U. ; COSTA, C. B. S. ; CORDAZZO, Cesar V. . Distribuição sazonal e horizontal do Andropogon arenarius Hackel nas dunas costeiras do Rio Grande do Sul. In: Simpósio sobre Ecossistemas da Costa Sul e Sudoeste Brasileira, 1987, Cananeia. Simpósio sobre Ecossistemas da Costa Sul e Sudoeste Brasileira, 1987.

  • SEELIGER, U. ; COSTA, C. B. S. ; CORDAZZO, Cesar V. . Fenologia e biogeografia das comunidades de plantas de dunas costeiras no sul do Brasil. In: Simpósio sobre Ecossistemas da Costa Sul e Sudoeste Brasileira, 1987, Cananeia. Simpósio sobre Ecossistemas da Costa Sul e Sudoeste Brasileira, 1987.

  • SEELIGER, U. ; COSTA, C. B. S. ; CORDAZZO, Cesar V. . Demografia de folhas e hastes de Spartina ciliata Brong. em dunas e breijos costeiros. In: Simpósio sobre Ecossistemas da Costa Sul e Sudoeste Brasileira, 1987, Cananeia. Simpósio sobre Ecossistemas da Costa Sul e Sudoeste Brasileira, 1987.

  • ODEBRECHT, C. ; SEELIGER, U. ; COUTINHO, R. . Floração de Microcystis (Cianobateria) na Lagoa dos Patos. In: Simpósio sobre Ecossistemas da Costa Sul e Sudoeste Brasileira, 1987, Cananeia. Simpósio sobre Ecossistemas da Costa Sul e Sudoeste Brasileira, 1987.

  • SEELIGER, U. ; COSTA, C. B. S. ; CORDAZZO, Cesar V. . Dinâmica populacional e distribuição do Androtrichum trigynum nas dunas e brejos. In: I Congresso Brasileiro de Limnologia, 1986, Belo Horizonte. I Congresso Brasileiro de Limnologia, 1986.

  • SEELIGER, U. ; CORDAZZO, Cesar V. ; COSTA, C. B. S. . Demografia de folhas do Hydrocotyle bonariensis L. (Umbelliferae) nas dunas e brejos costeiros do Rio Grande do Sul. In: I Congresso Brasileiro de Limnologia, 1986, Belo Horizonte. I Congresso Brasileiro de Limnologia, 1986.

  • COUTINHO, R. ; ZINGMARK, R. ; SEELIGER, U. . Estuarine seaweeds: Importance and utilization. In: 12 International Seaweed Symposium, 1986, Sao Paulo, 1986.

  • WALLNER, M. ; SEELIGER, U. . Monitoramento para cobre, cadmio, zinco e chumbo em estuáarios tropicais brasileiros utilizando Enteromorpha sp. como organismo monitor. In: I Congresso Brasileiro de Quimica Ambiental, 1986, Salvador. I Congresso Brasileiro de Quimica Ambiental, 1986.

  • SEELIGER, U. ; WALLNER, M. . Multispecies metal monitoring in tropical Brasilian estuaries. In: Simpósio Internacional sobre Metais Pesados nos Ambientes Costeiros, 1986, Niterói. Simpósio Internacional sobre Metais Pesados nos Ambientes Costeiros, 1986.

  • COUTINHO, R. ; SEELIGER, U. ; ZINGMARK, R. . Ecological comparison of benthic macroalgae of the Patos Lagoon estuary, Brazil, and North Inlet estuary, USA. In: 4. International Congress of Ecology, 1986, Syracus, 1986.

  • SEELIGER, U. ; COSTA, C. B. S. ; CORDAZZO, Cesar V. . Ecologia da vegetação das dunas costeiras do Rio Grande do Sul. In: 36. Congresso Nacional de Botânica, 1985, Curitiba. 36. Congresso Nacional de Botânica, 1985.

  • KOCH, E. W. ; SEELIGER, U. . Germinação da duas populações de Ruppia maritima no estuário da Lagoa dos Patos. In: II Reunião Brasileira de Ficologia, 1985, São Sebastião. II Reunião Brasileira de Ficologia, 1985.

  • KOCH, E. W. ; SEELIGER, U. ; CORDAZZO, Cesar V. . Algal free culture and field transplantation of Ruppia maritima. In: 7. Southeastern Phycological Colloquy, 1985, Duke University, 1985.

  • LACERDA, L. D. ; SEELIGER, U. ; COSTA, C. B. S. ; CUNHA, C. T. . Distribuição de nutrientes em perfis de sedimentos em brejos costeiros tropicais e temperados. In: Simpósio sobre ciclagem de nutrientes em ecossistemas aquáticos e terrestres, 1985, São Carlos. Simpósio sobre ciclagem de nutrientes em ecossistemas aquáticos e terrestres, 1985.

  • SEELIGER, U. . Ecologia populacional de Ruppia maritima L. no sul do Brasil. In: II Simpósio Brasileiro sobre Recursos do Mar, 1984, Rio de Janeiro. II Simpósio Brasileiro sobre Recursos do Mar, 1984.

  • SEELIGER, U. . Levantamento ecológico da vegetação das dunas ao longo da costa do Rio Grande do Sul. In: II Simpósio Brasileiro sobre Recursos do Mar, 1984, Rio de Janeiro. II Simpósio Brasileiro sobre Recursos do Mar, 1984.

  • KOCH, E. W. ; SEELIGER, U. . Transplante de Ruppia maritima L. no estuário da Lagoa dos Patos RS. In: Seminário sobre Pesquisa na Lagoa dos Patos, 1984, Porto Alegre. Seminário sobre Pesquisa na Lagoa dos Patos, 1984.

  • COSTA, C. B. S. ; SEELIGER, U. ; CORDAZZO, Cesar V. . Aspectos da ecologia populacional de Panicum racemosum (Spreng) nas dunas costeiras do Rio Grande do Sul. In: Simpósio sobre restingas brasileiras: origem, estrutura e processos, 1984, Niterói. Simpósio sobre Restingas Brasileiras: origem, estrutura e processos, 1984.

  • COUTINHO, R. ; SEELIGER, U. . Bioecologia das macroalgas bentônicas do estuário da Lagoa dos Patos, Brasil. In: I Simpósio Brasileiro sobre Recursos do Mar, 1983, São Paulo. I Simpósio Brasileiro sobre Recursos do Mar, 1983.

  • COUTINHO, R. ; SEELIGER, U. . Taxonomy and seasonal occurence of cyanophyta in the Patos Lagoon, Brazil. In: 34. Annual Meeting of the American Institute of Biological Science, 1983, Grand Forks, 1983.

  • COUTINHO, R. ; SEELIGER, U. ; ZINGMARK, R. . Preliminary comparison of the benthic macroalgae in the Patos Lagoon, Brazil, and North Inlet estuary, USA. In: 5. Southeastern Phycological Colloquy, 1983, Georgetown, 1983.

  • SEELIGER, U. ; COUTINHO, R. . Seasonal growth and reproductive biology of benthic algae in Rio Grandedo Sul, Brazil. In: 21. Northeast Algal Symposium, 1982, Woods Hole. 21. Northeast Algal Symposium, 1982.

  • COUTINHO, R. ; SEELIGER, U. . Benthic algal distribution along estuarine gradients in the Patos Lagoon, Brazil. In: 21 Northeast Algal Symposium, 1982, Woods Hole, 1982.

  • SEELIGER, U. ; CORDAZZO, Cesar V. . Field and experimental evaluation of Enteromorpha as quali-quantitative monitoring organism for copper and mercury in estuaries. In: 21 Northeast Algal Symposium, 1982, Woods Hole. 21 Northeast Algal Symposium, 1982.

  • SEELIGER, U. . Vegetação marinha em ambientes costeiros. In: Estudos oceanográficos e limnologicos na Amazônia, 1982, Belem. Estudos oceanográficos e limnologicos na Amazônia, 1982.

  • SEELIGER, U. . Interferência humana na ecologia funcional da vegetação costeira. In: Estudos oceanográficos e limnolóicos na Amazônia, 1982, Belem. Estudos oceanográficos e limnolóicos na Amazônia, 1982.

  • SEELIGER, U. . Preliminary evaluation of the structure and function of primary producer communities in the Patos Lagoon estuart. In: Simpósio Internacional sobre utilização de Ecossistemas costeiros, 1982, Rio Grande. Simpósio Internacional sobre utilização de Ecossistemas costeiros, 1982.

  • CAFRUNI, A. ; SEELIGER, U. . Quantitative phenology of Ruppia maritima in the Patos Lagoon estuary, Brazil. In: Simpósio Internacional sobre utilização de Ecossistemas costeiros, 1982, Rio Grande. Simpósio Internacional sobre utilização de Ecossistemas costeiros, 1982.

  • SEELIGER, U. ; COUTINHO, R. ; CAFRUNI, A. . Production ecology of aquatic macrophytes in the Patos Lagoon estuary, Brazil. In: Simpósio Internacional sobre utilização de Ecossistemas costeiros, 1982, Rio Grande. Simpósio Internacional sobre utilização de Ecossistemas costeiros, 1982.

  • FERREIRA, S. ; SEELIGER, U. . The colonization process of algal epiphytes on Ruppia maritima in the Patos Lagoon estuary, Brazil. In: Simpósio Internacional sobre utilização de Ecossistemas costeiras, 1982, Rio Grande. Simpósio Internacional sobre utilização de Ecossistemas costeiras, 1982.

  • COUTINHO, R. ; SEELIGER, U. . The effect of salinity on the horizontal distribution of benthic algae in the Patos Lagoon estuary, Brazil. In: Simpósio Internacional sobre utilização de Ecossistemas costeiros, 1982, Rio Grande. Simpósio Internacional sobre utilização de Ecossistemas costeiros, 1982.

  • BARROS, N. B. ; SEELIGER, U. ; COUTINHO, R. . Field and culture studies on selected green algae of the Patos Lagoon, Brazil. In: Simpósio Internacional sobre utilização de Ecossistemas costeiros, 1982, Rio Grande. Simpósio Internacional sobre utilização de Ecossistemas costeiros, 1982.

  • COUTINHO, R. ; SEELIGER, U. . Life forms of benthic algae and their seasonal growth and reproduction in Rio Grande, Brazil. In: Simpósio Internacional sobre utilização de Ecossistemas costeiros, 1982, Rio Grande. Simpósio Internacional sobre utilização de Ecossistemas costeiros, 1982.

  • SEELIGER, U. ; KNAK, R. B. . Ocorrência de cobre e mercúrio na água e biota do estuário da Lagoa dos Patos. In: III Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso de Ciência, 1981, Salvador. III Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso de Ciência, 1981.

  • SEELIGER, U. ; KNAK, R. B. . Avaliação de Enteromorpha como monitor biológico quantitativo de metais no ambiente estuarial. In: III Reunião Anual da SBPC, 1981, Salvador. III Reunião Anual da SBPC, 1981.

  • SEELIGER, U. ; KNAK, R. B. . Monitoramento de metais pesados no estuário da Lagoa dos Patos. In: I Encontro de macrofitas marinhas, 1981, Arraial do Cabo. I Encontro de macrofitas marinhas, 1981.

  • COUTINHO, R. ; SEELIGER, U. . Taxonomia, distribuição e crescimento de algas no estuário da Lagoa dos Patos. In: I Encontro de macrofitas marinhas, 1981, Arraial do Cabo. I Encontro de macrofitas marinhas, 1981.

  • CAFRUNI, A. ; SEELIGER, U. . Aspectos sistemáticos e fenológicos de Ruppia maritima. In: I Encontro de macrofitas marinhas, 1981, Arraial do Cabo. I Encontro de macrofitas marinhas, 1981.

  • CORDAZZO, Cesar V. ; SEELIGER, U. . Avaliação de Enteromorpha para monitoramento de metais pesados. In: I Encontro de macrofitas marinhas, 1981, Arraial do Cabo. I Encontro de macrofitas marinhas, 1981.

  • SEELIGER, U. ; EDWARDS, P. . Estudos sobre a magnificação biológica do cobre em culturas de algas marinhas. In: V Simpósio Latino Americano sobre Oceanografia Biológica, 1978, São Paulo. V Simpósio Latino Americano sobre Oceanografia Biológica, 1978.

  • SEELIGER, U. ; CAFRUNI, A. ; KRIEGER, J. . Observações preliminares sobre Ruppia maritima no sul do Brasil. In: V Simpósio Latino Americano sobre Oceanografia Biológica, 1978, São Paulo. V Simpósio Latino Americano sobre Oceanografia Biológica, 1978.

  • SEELIGER, U. ; EDWARDS, P. . Heavy metal concentrations in Raritan Bay, New Jersey. In: New Jersey Academy of Science Meeting, 1975, Camden, NJ,. New Jersey Academy of Science Meeting, 1975.

  • SEELIGER, U. ; EDWARDS, P. . Cu, Pb, and Cd in Blidingia, Enteromorpha, Ulva and Fucus and in water in a polluted estuary.. In: Northeast Algal Society Meeting, 1975, University of Rhode Island, 1975.

  • KOCH, E. W. ; SEELIGER, U. . Transplante de Ruppia maritima L. no estuário da Lagoa dos Patos, Rs. 1984. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SEELIGER, U. . Fauna e Flora do litoral no extremo sul do Brasil. Rio Grande: Editora Ecoscientia, 2003 (Colecao de 7 Posteres).

Outras produções

SEELIGER, U. ; PAIVA, Jeison Brum de . Um mar quase doce: uma jornada ecológica nas Lagoa dos Patos. 2008. (Vídeo Documentário).

SEELIGER, U. ; PAIVA, Jeison Brum de . Litoral Selvagem: uma jornada ecológica nos confins do Brasil.. 2007. (Vídeo Documentário).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - Atual

    Limnificação e ação antrópica no Estuário da Lagoa dos Patos: Consequências de longo prazo no recrutamento, invasão de espécies e interações tróficas., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger - Integrante / Clarisse Odebrecht - Coordenador / Paulo C. Abreu - Integrante / Carlos Emilio Bemvenuti - Integrante / João Vieira Sobrinho - Integrante / José Henrique Muelbert - Integrante / Copertino, Margareth da Silva - Integrante / Carlos Eiras Garcia - Integrante / Osmar Möller - Integrante / Elisa Fernandes - Integrante / Alexandre Garcia - Integrante / Erik Muxagata - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2009 - Atual

    Zonas Costeiras Rede CLIMA & INCT para Mudanças Climáticas, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger - Integrante / José Henrique Muelbert - Integrante / Copertino, Margareth da Silva - Integrante / Carlos Eiras Garcia - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2008

    Alterações hidrológicas e reduces na abundância dos fundos vegetados do Estuário da Lagoa dos Patos: consequências ecológicas e sócio-ambientais., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger - Coordenador / Margarete Copertino - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2006

    Divulgação audio-visual da ecologia costeira sul-brasileira, Descrição: Processo CNPQ 504739/2003-4 - Bolsa de longa duração. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2006

    Subprojeto PROBIO Diagnóstico de Alterações Hidrológicas Devido ao Impacto das Mudanças Climáticas Sobre o Ecossistema Costeiro Temperado Brasileiro (Rio Grande do Sul) Através da Vegetação e do Macrozoobentos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger - Integrante / Cesar Costa - Coordenador.

  • 2002 - 2004

    Distribuição espaço temporal da fanerogama marinha submersa Ruppia Maritima L e fauna macrobentônica associada em relação a dinâmica dos sedimentos em áreas rasas do estuário da Lagoa dos Patos - RS, Descrição: CNPq - Processo 470123/01-0. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger - Coordenador / Carlos Emilio Bemvenuti - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2004

    Efeito de perturbações naturais e antrópicas na ecologia bentônica da Lagoa dos Patos, Descrição: CNPq - Processo 520105/01-0. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2002

    Ampliação da percepção socio-ambiental no litoral sul do Rio Grande do Sul, Descrição: FAPERGS Processo 002117-9. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2001

    Avaliação das mudanças estruturais e vegetacionais durante os últimos 50 anos na dunas costeiras do extremo sul do Brasil. Processo 301593/81-7 Pesquisador CNPq Nível 1A, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1999 - 2009

    Pesquisas Ecológicas de Longa Duração - PELD, Descrição: Alterações episódica, esporádica e caóticas (eventos de El Nio, La Nia e tempestades) do regime hidrodinâmico e perturbações antrópicas de longa escala (pesca, eutrofização, dragagem e aterros) afetam a estrutura das populações, das comunidades e dos hábitats, bem como os processos de produção no estuário da Lagoa dos Patos, seja de forma direta ou através de modificações nas características da coluna d? água e da dinâmica dos sedimentos. Dados de longa duração permitirão elaborar modelos preditivos e subsidiar a exploração sustentável de espécies comerciais e a manutenção da biodiversidade das regiões estuarina e marinha adjacente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger - Coordenador / Clarisse Odebrecht - Integrante / Paulo C. Abreu - Integrante / Cesar S. B. Costa - Integrante / Bjorn Kjerfve - Integrante / Carlos Emilio Bemvenuti - Integrante / João Vieira Sobrinho - Integrante / José Henrique Muelbert - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 34

  • 1998 - 2000

    Interações recíprocas entre pradarias de Ruppia maritima L. e a dinâmica dos sedimentos em áreas rasas do estuário da Lagoa dos Patos, Descrição: CNPq - Processo 523961/96-0. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1998 - 2000

    Interações recíprocas entre pradarias de Ruppia maritima L. e a dinâmica dos sedimentos em áreas rasas do estuário da Lagoa dos Patos, Descrição: CNPq - Processo 523961/96-0. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1998 - 1998

    Edição de livros "Coastal marine ecosystems of Latin America" e "A costa e o mar do extremo sul do Brasil: ambiente da convergencia subtropical", Descrição: CNPq - Processo 400613/97-2. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1997 - 1999

    Mudanças vegetacionais e estruturais das dunas costeiras do extremo sul do Brasil - Processo 523961/96, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 1997 - 1998

    Mapeamento aéreo das comunidades vegetais costeiras no extremo sul do Brasil e avaliação da ecologia produtiva das pradarias de fanerógama submersa Ruppia maritima L. no estuário da Lagoa dos Patos, Descrição: CNPq - Processo 420015/97-3. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1997 - 1998

    Mudanças vegetacionais e estruturais das dunas costeiras do extremo sul do Brasil, Descrição: FAPERGS - Processo 98/0339-6. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.

  • 1996 - 1997

    Levantamento aéreo e monitoramento aéreo das comunidades vegetais costeiras no extremo su do Brasil, Descrição: CNPq - Processo 523115/95-4. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1994 - 1995

    Aprimoramento de habitats (Ruppia maritima) de recursos pesqueiros no estuário da Lagoa dos Patos, Descrição: CNPq - Processo 400218/92-5. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1994 - 1995

    Aprimoramento de habitats (Ruppia maritima) de recursos pesqueiros no estuário da Lagoa dos Patos - Processo 93/01159-8, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.

  • 1991 - 1995

    PADCT: Ciências Ambientais. Oceanografia Biológica no extremo sul do Brasil, Descrição: Projeto de Apoio ao Programa de Mestrado e implantação do Doutorado em Oceanografia Biológica na FURG.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1990 - 1991

    Impacto dos fatores físicos no desenvolvimento das dunas frontais costeiras, Descrição: CNPq - Processo 403117/89-5. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1987 - 1988

    Dinâmica de populações dos vegetais dominantes submersos e emersos no ecossistema estuarino da Lagoa dos Patos e da costa do RS, Descrição: CNPq - Processo 40.1685/86-1. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1987 - 1988

    Transferência de informação científica no campo de oceanografia biológica no sul do Brasil, Descrição: CNPq - Processo 400148/87. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ulrich Christian Karl Heinz Bruno Seeliger - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Prêmios

2011

Medalha Biologia Marinha Brasil, Associação Brasileira de Biologia Marinha.

Histórico profissional

Experiência profissional

1998 - 1998

Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas

Vínculo: Membro externo, Enquadramento Funcional: Livre

Outras informações:
Membro Externo do Comitê de Avaliação dos Projetos de Meio Ambiente Montevideo - Uruguay Consejo Nacional de Investigaciones Cientificas y Tecnicas - CONICYT

Atividades

  • 01/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê para Avaliação dos Projetos de Meio Ambiente.,Cargo ou função, Membro externo do Comitê.

1977 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2000

    Ensino, Oceanologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunidades Bentonica (flora e fauna): Métodos ecológicos de campo

  • 01/1977

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Oceanografia, Lab Ecologia Vegetal Costeira.,Linhas de pesquisa

  • 01/1977

    Direção e administração, Reitoria, Laboratório de Ecologia Vegetal Costeira.,Cargo ou função, Chefe do Laboratório de Ecologia Vegetal Costeira - Departamento de Oceanografia - FURG.

  • 01/1994

    Ensino, Oceanografia Biológica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia de Pradarias Submersas Marinhas

  • 01/1979

    Ensino, Oceanografia Biológica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia da vegetacao costeira, Ecologia das fanerogamas marinhas submersas, Ecologia de comunidades bentonicas, Poluicao marinha, Seminarios em Oceanografia Biologica

  • 01/1978

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Oceanografia.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Departamento de Oceanografia - FURG - RS.

  • 01/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Cargo ou função, Membro da Comissão para elaboração do Curso de Mestrado/Doutorado em Ecologia Costeira - FURG - RS.

  • 01/1991

    Ensino, Oceanologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Botânica Marinha

  • 01/1991

    Ensino, Oceanografia Biológica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário em Oceanografia Biológica

  • 01/1981

    Ensino, Oceanologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Botanica Marinha, Comunidades bentonicas(flora e fauna): Metodos ecologicos de campo

  • 01/1979

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Cargo ou função, Membro da Comissão do Curso de Pós-graduação em Oceanografia Biológica.

  • 01/1988

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Cargo ou função, Membro da Câmara de Pós-graduação e Pesquisa do Departamento de Oceanografia - FURG - RS.

  • 01/1988

    Ensino, Oceanografia Biológica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia da Vegetação Costeira

  • 01/1991

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão para a Elaboração do Curso de Doutorado.,Cargo ou função, Membro da Comissão - Doutorado em Oceanografia Biológica - FURG - RS.

  • 01/1979

    Ensino, Oceanologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Algologia II

  • 01/1979

    Ensino, Oceanografia Biológica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Poluição Marinha

  • 01/1987

    Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, Coordenador de Curso - Pós-graduação em Oceanografia Biológica - FURG - RS.

  • 01/1979

    Ensino, Oceanografia Biológica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Botânica Marinha

  • 01/1979

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê Editorial.,Cargo ou função, Membro do Comitê Editoral - Revista Atlântica - FURG - RS.

  • 01/1975

    Ensino, Oceanologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Algologia I

  • 01/1979

    Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, Coordenador de Curso - Pós-graduação em Oceanografia Biológica - FURG - RS.

  • 01/1977

    Direção e administração, Reitoria, Núcleo de Oceanografia Biológica.,Cargo ou função, Base Oceanográfica Atlantica - FURG - Coordenador do Núcleo de Oceanografia Biológica.

  • 01/1978

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão para a Elaboração do Curso de Mestrado em Oceanografia Biológica.,Cargo ou função, Coordenador da Comissão.

1999 - 2009

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador

2001 - 2003

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador 1C

2000 - 2001

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador 1A

Outras informações:
Processo 301593/81-7

1998 - 2000

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador 1A

Outras informações:
Processo 301593/81-7

1996 - 1998

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador 1A

Outras informações:
Processo 301593/81-7

1994 - 1996

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador 1A

Outras informações:
Processo 301593/81-7

1992 - 1994

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador 1B

Outras informações:
Processo 301593/81-7

1990 - 1992

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador 1B

Outras informações:
Processo 301593/81

1988 - 1990

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador 1B

Outras informações:
Processo 301593/81

1986 - 1987

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador 1C

Outras informações:
Processo 301593/81

1984 - 1985

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador 1C

Outras informações:
Processo 301593/81

1981 - 1981

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Avaliador, Enquadramento Funcional: Livre

Outras informações:
Avaliação do Instituto de Pesquisas da Marinha - IPQM Rio de Janeiro - Cabo Frio

Atividades

  • 01/1996

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Deliberativo.,Cargo ou função, Coordenador do Comitê Assessor de Ecologia.

  • 01/1994

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Deliberativo.,Cargo ou função, Membro Comitê Assessor de Ecologia.

  • 01/1995

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Deliberativo.,Cargo ou função, Avaliação PIBIC-CNPq na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

  • 01/1986

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Deliberativo.,Cargo ou função, Membro do Comitê Assessor de Oceanografia.

  • 01/1981

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Deliberativo.,Cargo ou função, Avaliação do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPQM) - Rio de Janeiro - Cabo Frio.

1994 - 2002

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador

1986 - 1996

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Comissão de Avaliação - PIBIC, Enquadramento Funcional: Livre

Atividades

  • 01/1996

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Técnico.,Cargo ou função, Avaliação dos Cursos de Pós-graduação em Oceanografia Biológica.

  • 01/1992

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Técnico.,Cargo ou função, Avaliação dos Cursos de Pós-graduação em Ecologia.

  • 01/1992

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Técnico.,Cargo ou função, Avaliação dos Cursos de Pós-graduação em Ecologia.

  • 01/1992

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Técnico.,Cargo ou função, Avaliação dos Cursos de Pós-graduação em Oceanografia Biológica.

  • 01/1991

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Técnico.,Cargo ou função, Avaliação do Curso de Pós-Graduação em Biologia Marinha - Universidade Federal Fluminense.

  • 01/1990

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Técnico.,Cargo ou função, Avaliação dos Cursos de Pós-graduação em Ecologia.

  • 01/1990

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Técnico.,Cargo ou função, Avaliação dos Cursos de Pós-graduação em Oceanografia Biológica.

  • 01/1986

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Técnico.,Cargo ou função, Avaliação dos Cursos de Pós-graduação em Ecologia.

  • 01/1986

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Técnico.,Cargo ou função, Avaliação dos Cursos de Pós-graduação em Oceanografia Biológica.