Walter Andres Vermehren Valenzuela

Graduado em Engenharia Industrial Mecânica pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia (1993), graduado em Tecnologia Em Manutenção Mecânica pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia (1984), Engenheiro Industrial Mecânico (1993), Especialização em Engenharia de Produção (1995), mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2005) e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2012). Atualmente é professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e pesquisador pleno nível 6 do Instituto de Educação Galileo da Amazônia (ITEGAM) e atualmente participa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (PPGEP/ITEC/UFPA). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com destaque para o Projeto Mecânico, Sistemas fotovoltaicos, Controle e Automação e eficiencia energética.

Informações coletadas do Lattes em 29/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Elétrica

2006 - 2011

Universidade Federal de Campina Grande
Título: Robô Bípede Acionado com Ligas de Memória de Forma
José Sérgio da Rocha Neto. Coorientador: Antonio Marcus Nogueira Lima. Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil. Palavras-chave: Robô bípede; Ligas com memória de forma; Atuador artificial.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Atividades dos serviços de tecnologia da informação; Fabricação de máquinas e equipamentos.

Mestrado em Engenharia Elétrica

2003 - 2005

Universidade Federal de Campina Grande
Título: Sistema de articulação inteligente por meio da liga com memória de forma,Ano de Obtenção: 2005
José sérgio da Rocha Neto, Antonio Marcus Nogueira Lima.Bolsista do(a): Fundaçãode Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil. Palavras-chave: Shape Memory Alloy; Smart materials.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Biomédica. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Engenharia de Produção

1994 - 1995

Universidade Federal do Amazonas
Título: Processo de implantação de uma empresa
Orientador: sem

Graduação em Engenharia Industrial Mecânica

1986 - 1993

Instituto de Tecnologia da Amazônia
Título: Distribuição de agua gelada para maquinas injetoras
Orientador: Ricardo Cruz

Graduação em Tecnilogia Em Manutenção Mecânica

1981 - 1984

Instituto de Tecnologia da Amazônia
Título: Relatório de estágio
Orientador: Eduardo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1981 - 1981

Desenho Mecânico. (Carga horária: 60h). , Instituto de Tecnologia da Amazônia, UTAM, Brasil.

1980 - 1980

Metrologia Industrial. (Carga horária: 30h). , Escola Técnica do Estado do Amzonas, ETFAM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas/Especialidade: Métodos de Síntese e Otimização Aplicados ao Projeto Mecânico.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Biomédica / Subárea: Engenharia Médica/Especialidade: Instrumentação Odontológica e Médico-Hospitalar.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia.

Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Caio César Paulino Cavalcante

VALENZUELA, Walter Andrés Vermehren; AZEVEDO, M. S. S.; MORAES, N. M.. Controle cilmatização usando controlador PID ajustável com uso de lógica fuzzy. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Erik Tavares Guedes

GUEDES, E. T.; AZEVEDO, M. S. S.;VALENZUELA, Walter Andrés Vermehren; BRITO, J.; LEITE, J. C.. DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA AUTOMATIZADO PARA ALIMENTAÇÃO DE LINHAS DE PRODUÇÃO DE RÁDIOS AUTOMOTIVOS INTRÍNSECO À INDUSTRIA 4.0. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Caio César Luan Silva Araújo

ARAUJO, C. C. L. S.; AZEVEDO, M. S. S.;VALENZUELA, Walter Andrés Vermehren; LEITE, J. C.; MORAES, N. M.. MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR DE UM PROCESSO PRODUTIVO DE PLACAS ELETRÔNICAS COM USO DA LÓGICA DIFUSA. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Alex Sandro Soares de Souza

SOUZA, A. S. S.; LEITE, J. C.;VALENZUELA, Walter Andrés Vermehren; OLIVEIRA, K. B.. REUTILIZAÇÃO E REDUÇÃO DE SUCATAS METÁLICAS NO PROCESSO PRODUTIVO, UTILIZANDO CONCEITO LEAN MANUFACTURING. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Jackson Frank da Silva Lima

LIMA, J. F. S.; Quaresma, João Nazareno Nonato;VALENZUELA, Walter Andrés Vermehren; OLIVEIRA, K. B.. AUMENTO DA PRODUTIVIDADE NA FÁBRICA EMBALAGEM DE EPS EM UMA MULTINACIONAL DO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Paulo César Barros de Oliveira

OLIVEIRA, P. C. B.; BRAGA, E. M.;VALENZUELA, Walter Andrés Vermehren; PEREIRA, D.. MELHORIAS DE PROCESSOS DE UM LABORATÓRIO DE CALIBRAÇÃO ATRAVÉS DA IMPLEMENTAÇÃO DE FERRAMENTAS LEAN COM UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE DE GESTÃO DE INSTRUMENTOS. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Luiz Eduardo Mateus dos Santos

Batista, Claudeniro da Silva; RODRIGUEZ, J. L. M.; MAGALHAES, E. M.;VALENZUELA, Walter Andrés Vermehren. Estudo de Estrutur pré-moldada com adição de resíduos de pneus. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maura Celi Martins

LEITE, J. C.;VALENZUELA, WALTER ANDRÉS VERMEHREN; RODRIGUEZ, J. L. M.; CARVAJAL, T. L. R.. VIABILIDADE DE GERAÇÃO ENERGÉTICA NO ATERRO SANITÁRIO DE MANAUS VISANDO A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Mario Ricardo Bento de Carvalho

LEITE, J. C.;VALENZUELA, WALTER ANDRÉS VERMEHREN; CARVAJAL, T. L. R.; RODRIGUEZ, J. L. M.. LOGÍSTICA REVERSA E COLETA SELETIVA DO LIXO: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO DE RECICLAGEM DO LIXO ELETRÔNICO DOMÉSTICO. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Antonio Mitsomasa Vieira Takita

TAKITA, A. M. V.; LEITE, J. C.;VALENZUELA, Walter Andrés Vermehren; SOUZA, J. A. S.. MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR COMO FERRAMENTA CONTRA O DESPERDÍCIO NO FLUXO DA PRODUÇÃO. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Silvia Karla da Silva Oliveira

OLIVEIRA, S. K. S.; MAGALHAES, E. M.;VALENZUELA, Walter Andrés Vermehren; Quaresma, João Nazareno Nonato. PRODUTIVIDADE EM UMA EMPRESA DE REGRIGERAÇÃO COM ÊNFASE NA MELHORIA DA QUALIDADE. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Kellen Bicho Vieira

VIEIRA, K. B.; Quaresma, João Nazareno Nonato;VALENZUELA, Walter Andrés Vermehren; MACEDO, E. N.. OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE FABRICAÇÃO USANDO O TECNOMATIX PLANT SIMULATION COMO FERRAMENTA DE SIMULAÇÃO ? UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ananelia Claudia Rodrigues de Queiroz Albuquerque

LEITE, J. C.; AZEVEDO, M. S. S.;VALENZUELA, Walter Andrés Vermehren; Quaresma, João Nazareno Nonato. AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DO CICLO PDCA NA TOMADA DE DECISÃO EM PROCESSOS INDUSTRIAIS. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Marcelo da Silva Andion

LEITE, J. C.; Quaresma, João Nazareno Nonato;VALENZUELA, Walter Andrés Vermehren; RODRIGUEZ, J. L. M.. ANÁLISE DOS EQUIPAMENTOS PRIORITÁRIOS PARA O PROCESSO DE REQUALIFICAÇÃO DE VASILHAMES DE EMPRESA INDUSTRIAL SOB A ÓTICA DA TPM. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Francisco José Cavalcante Xavier

LEITE, J. C.; Quaresma, João Nazareno Nonato; MAGALHAES, E. M.; RODRIGUEZ, J. L. M.;VALENZUELA, Walter Andrés Vermehren. MANUTENÇÃO COMO ATIVIDADE DE GESTÃO E ESTRATÉGIA: UM ESTUDO NA EMPRESA ALFA DO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Caio Guedes de Souza Mendes

MENDES, C. G. S.;VALENZUELA, Walter Andrés Vermehren; RIO, D. G.; KIMURA JUNIOR, ALMIR. Modelo Computacional de uma Dispensa Mecatrônica para Armazenagem e distribuição automatizada de Medicamentos para assistência domiciliar de Saúde. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Ilson Ramalho Bastos Junior

BASTOS JUNIOR, I. R.; BASTOS, M. P.;VALENZUELA, Walter Andrés Vermehren; KIMURA JUNIOR, ALMIR. Sistema de segurança automático de tempo real em instalações prediais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Allan Lincoln Alves de Oliveira

OLIVEIRA, A. L. A.; RIO, D. G.;VALENZUELA, Walter Andrés Vermehren; KIMURA JUNIOR, ALMIR. Estação Virtual para controle de sistemas dinâmicos industriais através de modelo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Welmer Sales de Souza

SOUZA, W. S.;VALENZUELA, Walter Andrés Vermehren; RIO, D. G.; KIMURA JUNIOR, ALMIR. Desenvolvimento de um Sistema Mecatrônico para Geração de energia utilizando piezoeletricidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Antônio Benjamin Leão de Medeiros

VALENZUELA, Walter Andrés Vermehren; MELO, C. L. S.; BASTOS, M. P.; PINA, I. F. B.. Controlador PID para autolocalização de um protótipo veicular elétrico baseado em um sensor óptico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Erica Kido Shimomoto

VALENZUELA, Walter Andrés Vermehren; KIMURA JUNIOR, A.; RIO, D. G.; OLIVEIRA, M. A.. Sistema de reconhecimento facial com abordagem open-set aplicado ao controle de acesso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Luanda Desirée Rotondano Marinho

VALENZUELA, Walter Andrés Vermehren; MELO, C. L. S.; BASTOS, M. P.; GOMES, M. S.. Controle de rastreador solar: estudo de implementação de controle preditivo e controle PID clássico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Renan Lima Baima

VALENZUELA, Walter Andrés Vermehren; MORALES, I. M.; OLIVEIRA, M. A.; RIO, D. G.. Base de conhecimento ontológico para testes de software em aviação e na indústria aeroespacial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Victor da Silva Amorim

VALENZUELA, Walter Andrés Vermehren; MELO, C. L. S.; BASTOS, M. P.; MORALES, I. M.. Estudo comparativo da aplicação de controladores no modelo de turbina a gás proposto por Rowen. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Alexandre Gomes de Almeida Filho

VALENZUELA, Walter Andrés Vermehren; MORALES, I. M.; KIMURA JUNIOR, A.; BASTOS, M. P.. Controle de acesso de pessoas via biometria e vigilância por circuito de câmeras de um laboratório da EST-UEA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Anderson Hiago Canuto da Silva

VALENZUELA, Walter Andrés Vermehren; MORALES, I. M.; BORROTO, M. A. R.; AGUEDO, R. B.. Sistema para automatização de venda de água volumétrica de poços artesianos em Manaus. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade do Estado do Amazonas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carlos José de Araújo

ROCHA NETO, José Sérgio da; LIMA, Antonio Marcus Nogueira de; BARROS, Péricles Rezende;DE ARAÚJO, C. J.. Sistema de articulação inteligente por meio de liga com memória de forma. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Campina Grande.

Carlos José de Araújo

Perkusich, A.; Rosário, J. M.; Cerqueira, J. J. F.; Borges, G. A.;DE ARAÚJO, C. J.ROCHA NETO, José Sérgio daLIMA, A. M. N.. Robô Bípede Acionado com Liga de Memória de Forma. 2011. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Campina Grande.

Carlos José de Araújo

BARROS, Péricles Rezende;De Araújo, Carlos José; LIMA, Antonio Marcus Nogueira de;ROCHA NETO, José Sérgio da; Rosário, J. M.; Cerqueira, J. J. F.; Borges, G. A.. Utilização de Ligas com Memória de Forma no Projeto de um Robô Bípede. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Campina Grande.

Geovany Araújo Borges

LIMA, Antonio Marcus Nogueira; NETO, José Sérgio da Rocha;BORGES, Geovany Araujo. Utilização de ligas com memória de forma no projeto de um robô bípede. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Campina Grande.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Roberto Ferreira de Lima

Controle de reativação de transformadores em linhas de baixa tensão; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

José Francisco de Caldas Costa

Sistema computacional para conversão de áudio em libras voltado à inclusão dos deficientes auditivos, nas atividades físicas; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Marcos Viturino Souza de Jesus

DESKINT ? UMA MESA INTELIGENTE PARA AUTOMATIZAÇÃO DE AMBIENTES EDUCACIONAIS; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Lucas Matheus Bezerra do Nascimento

Desenvolvimento da Supervisão do Processo Produtivo com comunicação via Internet das Coisas para indústria 4; 0; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado do Amazonas; (Orientador);

Lucas da Silva Lopes

Sistema Mecatrônico de Automatização para aumento da Eficiência Energética em Usinas Fotovoltaicas com Internet das Coisas; ; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade do Estado do Amazonas; (Orientador);

Welmer Sales

geração de energia elétrica por meio de um sistema mecatrônico que aproveita a energy harvesting; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade do Estado do Amazonas; (Orientador);

Caio Guedes de Souza Mendes

MODELO COMPUTACIONAL DE DESPENSA MECATRÔNICA PARA ARMAZENAGEM E DISTRIBUIÇÃO AUTOMATIZADA DE MEDICAMENTOS; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade do Estado do Amazonas; (Orientador);

Cássio Rodrigo de Souza Achão

Sistema para Direcionamento e Localização Relativa para o Futebol de 5 Praticado por Jogadores Portadores de Deficiência Visual; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade do Estado do Amazonas; (Orientador);

Lucas Matheus Bezerra do Nascimento

Estudo e Simulação do Desenvolvimento da Automatização do Processo Produtivo com comunicação via Internet das Coisas para indústria 4; 0; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; (Orientador);

Vinícius Cabral de Serra

Geração de energia elétrica através do gás metano oriundo de estações de tratamento de efluentes; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; (Orientador);

Lucas da Silva Lopes

Sistema mecatrônico de automatização para aumento da eficiência energética em usinas fotovoltaicas com internet das coisas; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; (Orientador);

Ivan Miller Medeiros Cardoso

istema de auxílio à comunicação com monitoramento e orientação remota adaptado para atletas com deficiência visual no Futebol de 5; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; (Orientador);

Eduardo Santos Freitas

Eficiência da captação de energia por meio de um sistema híbrido (solar-eólico) controlado; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade do Estado do Amazonas; (Orientador);

João Bernardo Aranha Ribeiro

Eficiência Energética na Escola Superior de Tecnologia da UEA/AM, viabilidade e automação; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade do Estado do Amazonas; (Orientador);

Vinicius Gomes de Castro

Estudo de Energias Renováveis e Enegy Harvesting; Início: 2015; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; (Orientador);

Renan Figueredo da Silva

Implementação de malhas fechadas de sistemas de controle SISO e MIMO no kit didático Banco Ensaios Nível, Vazão, Pressão e Temperatura; Início: 2015; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; (Orientador);

Eduardo Santos Freitas

Automatização para aumento da eficiência da captação da energia solar na geração de energia solar; Início: 2015; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; (Orientador);

Álvaro José Belota de Oliveira Saraiva

Sistema de Indicação de Direções e Alerta Contra Colisões para Locomoção de Deficientes Visuais em Ambientes Estruturados; Início: 2015; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado do Amazonas; (Orientador);

Luiz Alberto Queiroz Cordovil Júnior

Energia Solar mais Verde com Piezoeletricidade; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mecatrônica Industrial) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Walter Andres Vermehren Valenzuela;

Renan Lima Baima

Base de conhecimento ontológico para testes de software da indústria de aviação e aeroespacial; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Walter Andres Vermehren Valenzuela;

Renan Figueredo da Silva

Implementação de malhas fechadas de sistemas de controle SISO e MIMO no kit didático Banco Ensaios Nível, Vazão, Pressão e Temperatura; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Walter Andres Vermehren Valenzuela;

Marcos Renner da Silva Rufino

ESTUDO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS E ENERGY HARVESTING; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Walter Andres Vermehren Valenzuela;

Nilteomar Nascimento Gabay

Projeto de análise da implementação de um laboratório didático para instrumentação industrial; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Walter Andres Vermehren Valenzuela;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Antonio Marcus Nogueira Lima

Sistema de articulação inteligente por meio da liga com memória de forma; 2005; 100 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Campina Grande,; Orientador: Antonio Marcus Nogueira Lima;

Antonio Marcus Nogueira Lima

Robô Bípede Acionado com Ligas de Memória de Forma; 2011; Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Campina Grande, Fundaçãode Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Antonio Marcus Nogueira Lima;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • AZEVEDO, M. S. S. ; Almeida, Rivaldo Duarte ; LEITE, J. C. ; ABRIL, I. P. ; Nogueira, Rildo de Mendonça ; VALENZUELA, WALTER ANDRÉS VERMEHREN . ANÁLISE DE DISTORÇÕES HARMÔNICAS EM PONTOS DE UM BARRAMENTO DE INTERESSE DO SISTEMA ELÉTRICO. SODEBRÁS , v. 11, p. 146-153, 2016.

  • LEITE, J. C. ; VALENZUELA, Walter Andrés Vermehren ; AZEVEDO, M. S. S. ; ABRIL, I. P. ; MEDEIROS, A. B. ; NASCIMENTO, M. H. R. . Otimi de filtros multiobjeto harmônicos passivos para instalações industriais usando técnicas NSGA II. Revista SODEBRAS , v. 10, p. 110-116, 2015.

  • SARAIVA, ÁLVARO JOSÉ BELOTA DE OLIVEIRA ; VALENZUELA, WALTER ANDRÉS VERMEHREN . System of indication of directions and warnings against collisions for locomotion of people with impaired vision in structured environments. ITEGAM- Journal of Engineering and Technology for Industrial Applications (ITEGAM-JETIA) , v. 1, p. 35-39, 2015.

  • LIMA, RENAN ARAÚJO DE ; KIMURA JUNIOR, ALMIR ; PINA, ISRAEL FRANCISCO BENÍTEZ ; VALENZUELA, WALTER ANDRÉS VERMEHREN . INTERNET OF THINGS APPLIED ON A SUPERVISORY SYSTEM FOR MODULAR PRODUCTION SYSTEM STATIONS. ITEGAM- Journal of Engineering and Technology for Industrial Applications (ITEGAM-JETIA) , v. 1, p. 40-45, 2015.

  • VALENZUELA, Walter Andrés Vermehren ; W. M. Lima ; A. M. N. Lima ; J. S. Rocha Neto . Comparative Analysis and Numerical Simulation of the Macro-mechanical Models of Shape Memory Alloy. IEEE Transactions on Instrumentation and Measurement , v. 1, p. 979-984, 2008.

  • AZEVEDO, M. S. S. ; Almeida, Rivaldo Duarte ; LEITE, J. C. ; ABRIL, I. P. ; Nogueira, Rildo de Mendonça ; VALENZUELA, Walter Andrés Vermehren . ANÁLISE DE DISTORÇÕES HARMÔNICAS EM PONTOS DE UM BARRAMENTO DE INTERESSE DO SISTEMA ELÉTRICO. SODEBRAS -, SODEBRAS, p. 146 - 153, 10 maio 2016.

  • VALENZUELA, Walter Andrés Vermehren ; CAVALCANTI, T. C. M. ; A. M. N. Lima ; J. S. Rocha Neto . Instrumentação Eletrônica para Atuação e Sensoriamento de uma Plataforma Robótica Bípede. In: XIX Congresso Brasileiro de Automática - CBA, 2012, Campina Grande. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Automática - CBA 2012. Campina Grande: CBA, 2012. v. único. p. 4369-4374.

  • CAVALCANTI, T. C. M. ; VALENZUELA, Walter Andrés Vermehren ; J. S. Rocha Neto . METODOLOGIA PARA A OBTENÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DA RESISTÊNCIA ELÉTRICA DE ATUADORES DE LIGAS COM MEMÓRIA DE FORMA. In: XXXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA - COBENGE 2011, 2011, Blumenau/SC. Anais XXXIX COBENGE: FURB - Blumenau/SC. UFOP/IME: ABENGE, 2011. v. 30. p. 2134-2144.

  • W. M. Lima ; ARAUJO, C. J. ; VALENZUELA, Walter Andrés Vermehren ; J. S. Rocha Neto . Deformation Control of a Flexible Beam Under Low Frequency Loading Using Ni-Ti-Cu SMA Wire Actuator. In: Cobem 2009 - 20º Congresso Internacional de Engenharia Mecânica, 2010, Porto Alegre. ABCM Symposium Series in Mechatronics, 2010. v. 4. p. 110-119.

  • VALENZUELA, Walter Andrés Vermehren . Atuador acionado por músculo artificial. In: IV Congresso Ibero-americano sobre tecnologias de apóio a portadores de deficiência, 2006, Vitória-ES. IV IBERDISCAP, 2006. v. 1.

  • VALENZUELA, Walter Andrés Vermehren . Sistema Articulado ativado por liga com memória de forma. In: Conferência Internacional de Aplicações Industriais, 2006, Recife-PE. VI INDUSCON, 2006. v. 1.

  • CORDOVIL JUNIOR, L. A. Q. ; BASTOS, M. P. ; FILGUEIRAS, T. S. ; VALENZUELA, Walter Andrés Vermehren ; LIMA, A. C. O. . Network Hardware Review for a Location System. ABCM Newsletter , 2015.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

VALENZUELA, Walter Andrés Vermehren . Projeto Pedagógico de Curso. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Institucional).

VALENZUELA, WALTER ANDRÉS VERMEHREN . PPC de Engenharia de Controle e Automação. 2014. (Projeto Pedagógico do Curso da UEA).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2007

    Modelagem e Simulação de um atuador de Liga com Memória de Forma, Descrição: Avalia-ae e simula-se quatro modelos constitutivos macromecânicos, utilisando o ambiente gráfico de desenvolvimento do MATLAB (GUI), para caracterização termomecânica da liga com memória de forma de composição quiímica Ni-Ti, que aponta seu uso em aplicações tecnolígicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Walter Andres Vermehren Valenzuela - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2015 - Atual

    DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA MULTIOBJETIVO DE FILTROS HARMÔNICOS PASSIVOS PARA INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS UTILIZANDO TÉCNICAS DE INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL, Descrição: Este projeto tem como objetivo geral desenvolver uma metodologia e um método matemático e uma ferramenta computacional para a seleção da configuração e parâmetros do projeto de um conjunto de filtros harmônicos passivos para sistemas elétricos industriais. Nesta ótica, o problema de otimização da compensação de harmônicos por meio de filtros passivos foi formulado como um problema multiobjetivo que considera tanto os objetivos da redução da distorção harmônica como da efetividade econômica do projeto considerando as características das tarifas brasileiras. Todavia, a formulação apresentada considera as restrições relevantes impostas pelas normas brasileiras e estrangeiras. A solução computacional para este problema, usando o algoritmo genético NSGA-II que determina um conjunto de soluções ótimas de Pareto (Fronteira) que permitem ao projetista escolher as soluções mais adequadas para o problema. Por conseguinte, a ferramenta computacional desenvolvida tem várias novidades como: não só calcula os parâmetros que caracterizam os filtros, como também seleciona o tipo de configuração e o número de ramos do filtro em cada barra candidata de acordo com um conjunto de configurações pré-estabelecidas; têm implementada duas normas para a avaliação das restrições de qualidade de energia (Prodist-Módulo 8 e IEEE 519-92) que podem ser selecionadas pelo usuário; determina soluções com bons indicadores de desempenho para vários cenários característicos e não característicos do sistema que permitem a representação das as variações diárias da carga; das variações dos parâmetros do sistema e dos filtros; avalia o custo das contas de energia numa rede elétrica industrial que tem diferentes condições de operação (cenários característicos); e avalia o efeito econômico de filtros de harmônicos como compensadores de potência reativa. Para desenvolver a ferramenta computacional adequada deste projeto, está sendo empregado um modelo trifásico em coordenadas de fase para redes de energia elétrica industriais e de serviços onde foram feitos vários programas utilizando várias ferramentas computacionais adicionais. Estas ferramentas compreendem um programa de varredura de freqüência, um programa do fluxo de harmônicos por injeção de correntes e um programa de fluxo de potência à freqüência fundamental. Os resultados positivos deste projeto, a partir da análise de vários exemplos práticos, irão mostrar as vantagens do método desenvolvido. A Duração do Projeto é de 24 meses.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Walter Andres Vermehren Valenzuela - Coordenador / Jandecy Cabral Leite - Integrante / Manuel Socorro Santos Azevedo - Integrante / Jorge Laureano Moya Rodriguez - Integrante / Manoel Henrique Reis Nascimento - Integrante / Ignácio Perez Abril - Integrante / Francisco Beraldo Herrera Hernandez - Integrante., Financiador(es): Amazonas Distribuidora de Energia - Matriz - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA MULTIOBJETIVO DE FILTROS HARMÔNICOS PASSIVOS PARA INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS UTILIZANDO TÉCNICAS DE INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL, Descrição: Este projeto tem como objetivo geral desenvolver uma metodologia e um método matemático e uma ferramenta computacional para a seleção da configuração e parâmetros do projeto de um conjunto de filtros harmônicos passivos para sistemas elétricos industriais. Nesta ótica, o problema de otimização da compensação de harmônicos por meio de filtros passivos foi formulado como um problema multiobjetivo que considera tanto os objetivos da redução da distorção harmônica como da efetividade econômica do projeto considerando as características das tarifas brasileiras. Todavia, a formulação apresentada considera as restrições relevantes impostas pelas normas brasileiras e estrangeiras. A solução computacional para este problema, usando o algoritmo genético NSGA-II que determina um conjunto de soluções ótimas de Pareto (Fronteira) que permitem ao projetista escolher as soluções mais adequadas para o problema. Por conseguinte, a ferramenta computacional desenvolvida tem várias novidades como: não só calcula os parâmetros que caracterizam os filtros, como também seleciona o tipo de configuração e o número de ramos do filtro em cada barra candidata de acordo com um conjunto de configurações pré-estabelecidas; têm implementada duas normas para a avaliação das restrições de qualidade de energia (Prodist-Módulo 8 e IEEE 519-92) que podem ser selecionadas pelo usuário; determina soluções com bons indicadores de desempenho para vários cenários característicos e não característicos do sistema que permitem a representação das as variações diárias da carga; das variações dos parâmetros do sistema e dos filtros; avalia o custo das contas de energia numa rede elétrica industrial que tem diferentes condições de operação (cenários característicos); e avalia o efeito econômico de filtros de harmônicos como compensadores de potência reativa. Para desenvolver a ferramenta computacional adequada deste projeto, está sendo empregado um modelo trifásico em coordenadas de fase para redes de energia elétrica industriais e de serviços onde foram feitos vários programas utilizando várias ferramentas computacionais adicionais. Estas ferramentas compreendem um programa de varredura de freqüência, um programa do fluxo de harmônicos por injeção de correntes e um programa de fluxo de potência à freqüência fundamental. Os resultados positivos deste projeto, a partir da análise de vários exemplos práticos, irão mostrar as vantagens do método desenvolvido. A Duração do Projeto é de 24 meses.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Walter Andres Vermehren Valenzuela - Coordenador / Jandecy Cabral Leite - Integrante / Manuel Socorro Santos Azevedo - Integrante / Jorge Laureano Moya Rodriguez - Integrante / Manoel Henrique Reis Nascimento - Integrante / Ignácio Perez Abril - Integrante / Francisco Beraldo Herrera Hernandez - Integrante., Financiador(es): Amazonas Distribuidora de Energia - Matriz - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA MULTIOBJETIVO DE FILTROS HARMÔNICOS PASSIVOS PARA INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS UTILIZANDO TÉCNICAS DE INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL, Descrição: Este projeto tem como objetivo geral desenvolver uma metodologia e um método matemático e uma ferramenta computacional para a seleção da configuração e parâmetros do projeto de um conjunto de filtros harmônicos passivos para sistemas elétricos industriais. Nesta ótica, o problema de otimização da compensação de harmônicos por meio de filtros passivos foi formulado como um problema multiobjetivo que considera tanto os objetivos da redução da distorção harmônica como da efetividade econômica do projeto considerando as características das tarifas brasileiras. Todavia, a formulação apresentada considera as restrições relevantes impostas pelas normas brasileiras e estrangeiras. A solução computacional para este problema, usando o algoritmo genético NSGA-II que determina um conjunto de soluções ótimas de Pareto (Fronteira) que permitem ao projetista escolher as soluções mais adequadas para o problema. Por conseguinte, a ferramenta computacional desenvolvida tem várias novidades como: não só calcula os parâmetros que caracterizam os filtros, como também seleciona o tipo de configuração e o número de ramos do filtro em cada barra candidata de acordo com um conjunto de configurações pré-estabelecidas; têm implementada duas normas para a avaliação das restrições de qualidade de energia (Prodist-Módulo 8 e IEEE 519-92) que podem ser selecionadas pelo usuário; determina soluções com bons indicadores de desempenho para vários cenários característicos e não característicos do sistema que permitem a representação das as variações diárias da carga; das variações dos parâmetros do sistema e dos filtros; avalia o custo das contas de energia numa rede elétrica industrial que tem diferentes condições de operação (cenários característicos); e avalia o efeito econômico de filtros de harmônicos como compensadores de potência reativa. Para desenvolver a ferramenta computacional adequada deste projeto, está sendo empregado um modelo trifásico em coordenadas de fase para redes de energia elétrica industriais e de serviços onde foram feitos vários programas utilizando várias ferramentas computacionais adicionais. Estas ferramentas compreendem um programa de varredura de freqüência, um programa do fluxo de harmônicos por injeção de correntes e um programa de fluxo de potência à freqüência fundamental. Os resultados positivos deste projeto, a partir da análise de vários exemplos práticos, irão mostrar as vantagens do método desenvolvido. A Duração do Projeto é de 24 meses.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Walter Andres Vermehren Valenzuela - Coordenador / Jandecy Cabral Leite - Integrante / Manuel Socorro Santos Azevedo - Integrante / Jorge Laureano Moya Rodriguez - Integrante / Manoel Henrique Reis Nascimento - Integrante / Ignácio Perez Abril - Integrante / Francisco Beraldo Herrera Hernandez - Integrante., Financiador(es): Amazonas Distribuidora de Energia - Matriz - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA MULTIOBJETIVO DE FILTROS HARMÔNICOS PASSIVOS PARA INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS UTILIZANDO TÉCNICAS DE INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL, Descrição: Este projeto tem como objetivo geral desenvolver uma metodologia e um método matemático e uma ferramenta computacional para a seleção da configuração e parâmetros do projeto de um conjunto de filtros harmônicos passivos para sistemas elétricos industriais. Nesta ótica, o problema de otimização da compensação de harmônicos por meio de filtros passivos foi formulado como um problema multiobjetivo que considera tanto os objetivos da redução da distorção harmônica como da efetividade econômica do projeto considerando as características das tarifas brasileiras. Todavia, a formulação apresentada considera as restrições relevantes impostas pelas normas brasileiras e estrangeiras. A solução computacional para este problema, usando o algoritmo genético NSGA-II que determina um conjunto de soluções ótimas de Pareto (Fronteira) que permitem ao projetista escolher as soluções mais adequadas para o problema. Por conseguinte, a ferramenta computacional desenvolvida tem várias novidades como: não só calcula os parâmetros que caracterizam os filtros, como também seleciona o tipo de configuração e o número de ramos do filtro em cada barra candidata de acordo com um conjunto de configurações pré-estabelecidas; têm implementada duas normas para a avaliação das restrições de qualidade de energia (Prodist-Módulo 8 e IEEE 519-92) que podem ser selecionadas pelo usuário; determina soluções com bons indicadores de desempenho para vários cenários característicos e não característicos do sistema que permitem a representação das as variações diárias da carga; das variações dos parâmetros do sistema e dos filtros; avalia o custo das contas de energia numa rede elétrica industrial que tem diferentes condições de operação (cenários característicos); e avalia o efeito econômico de filtros de harmônicos como compensadores de potência reativa. Para desenvolver a ferramenta computacional adequada deste projeto, está sendo empregado um modelo trifásico em coordenadas de fase para redes de energia elétrica industriais e de serviços onde foram feitos vários programas utilizando várias ferramentas computacionais adicionais. Estas ferramentas compreendem um programa de varredura de freqüência, um programa do fluxo de harmônicos por injeção de correntes e um programa de fluxo de potência à freqüência fundamental. Os resultados positivos deste projeto, a partir da análise de vários exemplos práticos, irão mostrar as vantagens do método desenvolvido. A Duração do Projeto é de 24 meses.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Walter Andres Vermehren Valenzuela - Coordenador / Jandecy Cabral Leite - Integrante / Manuel Socorro Santos Azevedo - Integrante / Jorge Laureano Moya Rodriguez - Integrante / Manoel Henrique Reis Nascimento - Integrante / Ignácio Perez Abril - Integrante / Francisco Beraldo Herrera Hernandez - Integrante., Financiador(es): Amazonas Distribuidora de Energia - Matriz - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA MULTIOBJETIVO DE FILTROS HARMÔNICOS PASSIVOS PARA INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS UTILIZANDO TÉCNICAS DE INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL, Descrição: Este projeto tem como objetivo geral desenvolver uma metodologia e um método matemático e uma ferramenta computacional para a seleção da configuração e parâmetros do projeto de um conjunto de filtros harmônicos passivos para sistemas elétricos industriais. Nesta ótica, o problema de otimização da compensação de harmônicos por meio de filtros passivos foi formulado como um problema multiobjetivo que considera tanto os objetivos da redução da distorção harmônica como da efetividade econômica do projeto considerando as características das tarifas brasileiras. Todavia, a formulação apresentada considera as restrições relevantes impostas pelas normas brasileiras e estrangeiras. A solução computacional para este problema, usando o algoritmo genético NSGA-II que determina um conjunto de soluções ótimas de Pareto (Fronteira) que permitem ao projetista escolher as soluções mais adequadas para o problema. Por conseguinte, a ferramenta computacional desenvolvida tem várias novidades como: não só calcula os parâmetros que caracterizam os filtros, como também seleciona o tipo de configuração e o número de ramos do filtro em cada barra candidata de acordo com um conjunto de configurações pré-estabelecidas; têm implementada duas normas para a avaliação das restrições de qualidade de energia (Prodist-Módulo 8 e IEEE 519-92) que podem ser selecionadas pelo usuário; determina soluções com bons indicadores de desempenho para vários cenários característicos e não característicos do sistema que permitem a representação das as variações diárias da carga; das variações dos parâmetros do sistema e dos filtros; avalia o custo das contas de energia numa rede elétrica industrial que tem diferentes condições de operação (cenários característicos); e avalia o efeito econômico de filtros de harmônicos como compensadores de potência reativa. Para desenvolver a ferramenta computacional adequada deste projeto, está sendo empregado um modelo trifásico em coordenadas de fase para redes de energia elétrica industriais e de serviços onde foram feitos vários programas utilizando várias ferramentas computacionais adicionais. Estas ferramentas compreendem um programa de varredura de freqüência, um programa do fluxo de harmônicos por injeção de correntes e um programa de fluxo de potência à freqüência fundamental. Os resultados positivos deste projeto, a partir da análise de vários exemplos práticos, irão mostrar as vantagens do método desenvolvido. A Duração do Projeto é de 24 meses.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Walter Andres Vermehren Valenzuela - Coordenador / Jandecy Cabral Leite - Integrante / Manuel Socorro Santos Azevedo - Integrante / Jorge Laureano Moya Rodriguez - Integrante / Manoel Henrique Reis Nascimento - Integrante / Ignácio Perez Abril - Integrante / Francisco Beraldo Herrera Hernandez - Integrante., Financiador(es): Amazonas Distribuidora de Energia - Matriz - Auxílio financeiro.

  • 2019 - Atual

    Sistema de Tecnologia de Informação e Comunicação para Automatização da Coleta de Resíduos Sólidos - Smart Cities, Descrição: Desenvolver e implementar uma plataforma baseada em tecnologias de informação e comunicação para a gestão de uma rede de contentores inteligentes, smart ecopontos, que resultará em geração automatizada de Itinerários de coleta e transporte do RSU até a disposição final.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Walter Andres Vermehren Valenzuela - Coordenador / Moisés Pereira Bastos - Integrante / Victor enrique vermehren Valenzuela - Integrante / Raimundo Correa de Oliveira - Integrante / Alacy da Conceição da Silva Serrão - Integrante.

  • 2015 - Atual

    DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA MULTIOBJETIVO DE FILTROS HARMÔNICOS PASSIVOS PARA INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS UTILIZANDO TÉCNICAS DE INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL, Descrição: Este projeto tem como objetivo geral desenvolver uma metodologia e um método matemático e uma ferramenta computacional para a seleção da configuração e parâmetros do projeto de um conjunto de filtros harmônicos passivos para sistemas elétricos industriais. Nesta ótica, o problema de otimização da compensação de harmônicos por meio de filtros passivos foi formulado como um problema multiobjetivo que considera tanto os objetivos da redução da distorção harmônica como da efetividade econômica do projeto considerando as características das tarifas brasileiras. Todavia, a formulação apresentada considera as restrições relevantes impostas pelas normas brasileiras e estrangeiras. A solução computacional para este problema, usando o algoritmo genético NSGA-II que determina um conjunto de soluções ótimas de Pareto (Fronteira) que permitem ao projetista escolher as soluções mais adequadas para o problema. Por conseguinte, a ferramenta computacional desenvolvida tem várias novidades como: não só calcula os parâmetros que caracterizam os filtros, como também seleciona o tipo de configuração e o número de ramos do filtro em cada barra candidata de acordo com um conjunto de configurações pré-estabelecidas; têm implementada duas normas para a avaliação das restrições de qualidade de energia (Prodist-Módulo 8 e IEEE 519-92) que podem ser selecionadas pelo usuário; determina soluções com bons indicadores de desempenho para vários cenários característicos e não característicos do sistema que permitem a representação das as variações diárias da carga; das variações dos parâmetros do sistema e dos filtros; avalia o custo das contas de energia numa rede elétrica industrial que tem diferentes condições de operação (cenários característicos); e avalia o efeito econômico de filtros de harmônicos como compensadores de potência reativa. Para desenvolver a ferramenta computacional adequada deste projeto, está sendo empregado um modelo trifásico em coordenadas de fase para redes de energia elétrica industriais e de serviços onde foram feitos vários programas utilizando várias ferramentas computacionais adicionais. Estas ferramentas compreendem um programa de varredura de freqüência, um programa do fluxo de harmônicos por injeção de correntes e um programa de fluxo de potência à freqüência fundamental. Os resultados positivos deste projeto, a partir da análise de vários exemplos práticos, irão mostrar as vantagens do método desenvolvido. A Duração do Projeto é de 24 meses.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Walter Andres Vermehren Valenzuela - Coordenador / Jandecy Cabral Leite - Integrante / Manuel Socorro Santos Azevedo - Integrante / Jorge Laureano Moya Rodriguez - Integrante / Manoel Henrique Reis Nascimento - Integrante / Ignácio Perez Abril - Integrante / Francisco Beraldo Herrera Hernandez - Integrante., Financiador(es): Amazonas Distribuidora de Energia - Matriz - Auxílio financeiro.

  • 2019 - Atual

    Sistema de Tecnologia de Informação e Comunicação para Automatização da Coleta de Resíduos Sólidos - Smart Cities, Descrição: Desenvolver e implementar uma plataforma baseada em tecnologias de informação e comunicação para a gestão de uma rede de contentores inteligentes, smart ecopontos, que resultará em geração automatizada de Itinerários de coleta e transporte do RSU até a disposição final.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Walter Andres Vermehren Valenzuela - Coordenador / Moisés Pereira Bastos - Integrante / Victor enrique vermehren Valenzuela - Integrante / André Luis do Vale Soares - Integrante.

  • 2015 - Atual

    DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA MULTIOBJETIVO DE FILTROS HARMÔNICOS PASSIVOS PARA INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS UTILIZANDO TÉCNICAS DE INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL, Descrição: Este projeto tem como objetivo geral desenvolver uma metodologia e um método matemático e uma ferramenta computacional para a seleção da configuração e parâmetros do projeto de um conjunto de filtros harmônicos passivos para sistemas elétricos industriais. Nesta ótica, o problema de otimização da compensação de harmônicos por meio de filtros passivos foi formulado como um problema multiobjetivo que considera tanto os objetivos da redução da distorção harmônica como da efetividade econômica do projeto considerando as características das tarifas brasileiras. Todavia, a formulação apresentada considera as restrições relevantes impostas pelas normas brasileiras e estrangeiras. A solução computacional para este problema, usando o algoritmo genético NSGA-II que determina um conjunto de soluções ótimas de Pareto (Fronteira) que permitem ao projetista escolher as soluções mais adequadas para o problema. Por conseguinte, a ferramenta computacional desenvolvida tem várias novidades como: não só calcula os parâmetros que caracterizam os filtros, como também seleciona o tipo de configuração e o número de ramos do filtro em cada barra candidata de acordo com um conjunto de configurações pré-estabelecidas; têm implementada duas normas para a avaliação das restrições de qualidade de energia (Prodist-Módulo 8 e IEEE 519-92) que podem ser selecionadas pelo usuário; determina soluções com bons indicadores de desempenho para vários cenários característicos e não característicos do sistema que permitem a representação das as variações diárias da carga; das variações dos parâmetros do sistema e dos filtros; avalia o custo das contas de energia numa rede elétrica industrial que tem diferentes condições de operação (cenários característicos); e avalia o efeito econômico de filtros de harmônicos como compensadores de potência reativa. Para desenvolver a ferramenta computacional adequada deste projeto, está sendo empregado um modelo trifásico em coordenadas de fase para redes de energia elétrica industriais e de serviços onde foram feitos vários programas utilizando várias ferramentas computacionais adicionais. Estas ferramentas compreendem um programa de varredura de freqüência, um programa do fluxo de harmônicos por injeção de correntes e um programa de fluxo de potência à freqüência fundamental. Os resultados positivos deste projeto, a partir da análise de vários exemplos práticos, irão mostrar as vantagens do método desenvolvido. A Duração do Projeto é de 24 meses.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Walter Andres Vermehren Valenzuela - Coordenador / Jandecy Cabral Leite - Integrante / Manuel Socorro Santos Azevedo - Integrante / Jorge Laureano Moya Rodriguez - Integrante / Manoel Henrique Reis Nascimento - Integrante / Ignácio Perez Abril - Integrante / Francisco Beraldo Herrera Hernandez - Integrante., Financiador(es): Amazonas Distribuidora de Energia - Matriz - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2011

Doutor em Instrumentação e Controle, Universidade Federal de Campina Grande.

2005

Mestre em Instrumentação e Controle, Universidade Federal de Campina Grande.

2001

Especialista em Engenharia de Produção, Universidade Federal do Amazonas.

1993

Engenheiro industrial Mecânico, UTAM.

1984

Tecnologo em Manutenção Mecânica, UTAM.

1981

Técnico Mecânico, Escola Técnica Federal do Estado do Amazonas.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Amazonas, Escola Superior de Tecnologia. , Avenida Darcy Vargas 1200, Parque 10, 69050020 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (92) 38784341, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2002 - Atual

Universidade do Estado do Amazonas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2002

    Ensino, Engenharias, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho para Engenharia I, Desenho para Engenharia II

  • 03/2017 - 03/2017

    Ensino, Tecnologia construção naval, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Alinhamento e vibrações

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, engenharia de controle e automação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução ao Projeto de Sistemas mecânicos

  • 03/2012 - 12/2014

    Ensino, engenharia de controle e automação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comandos eletropneumático e hidráulico, Desenho básico, Estágio supervisionado I, Estagio supervisionado II, Trabalho de conclusão de curso II

  • 01/2012 - 12/2014

    Direção e administração, Escola Superior de Tecnologia - EST, .,Cargo ou função, Coordenador pedagógico do curso de Engenharia de Controle e Automação.

2015 - Atual

Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10

2007 - 2011

Universidade Federal de Campina Grande

Vínculo: Outro (estudante de doutorado), Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado, Carga horária: 20

1986 - 1992

Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Operacional Junior, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/1986 - 08/1992

    Serviços técnicos especializados , Diretoria Executiva, Departamento de Desenvolvimento Tecnológico.,Serviço realizado, visitas a fábricas, pareceres técnicos, processos produtivos, etc.

  • 01/1990

    Ensino, Desenho técnico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho técnico

1994 - Atual

Instituto de Tecnologia da Amazônia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atualmente este vínculo está suspenso até novenbro de 2003. A instituição fou fundida com a Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Atividades

  • 03/1994

    Ensino, Engenharias, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Técnico, Desenho Básico, Desenho de Máquinas, Mecanismos

1983 - 1985

Evadin Industrias

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Projetista Mecânico, Carga horária: 44

Atividades

  • 01/1983

    Pesquisa e desenvolvimento , Engenharia de Fábrica, .

1994 - 1995

JToledo da Amazonia Ind e Com de Veículos Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecânico, Carga horária: 44

Outras informações:
Responsável pelas áreas produtivas e manutenção da fábrica

Atividades

  • 01/1994 - 03/1995

    Direção e administração, Gerência, .,Cargo ou função, Engenheiro Mecânico.

2017 - Atual

Universidade Federal do Pará

Vínculo: colaborador membro, Enquadramento Funcional: membro do corpo docente da pós-graduação, Carga horária: 20

Outras informações:
Membro do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (PPGEP/ITEC/UFPA)

2017 - Atual

Universidade do Estado do Amazonas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: