Lígia Pellon de Lima Bulhões

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-1977), aperfeiçoamento em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da UFAL (1995), doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-2003). Atualmente, é professora titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), trabalhando no Departamento de Ciências Humanas (DCH-I). Atuou de 2006 a 2017 como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL).Em 2018 está atuando como professora colaboradora do mesmo programa de pós-graduação. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Língua e Contexto Social, atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade social, contexto urbano, escritas, representação, diversidade linguística, norma e contexto social: família - escola.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Lingüística

1987 - 2003

Universidade Estadual de Campinas
Título: A comunidade de São Lázaro: usos e atidudes sobre a escrita
Profa Dra. Tânia Maria Alkmim. Palavras-chave: Comunidade. Escrita. Comunicação cultural. Linguag.

Aperfeiçoamento em Pós Graduação em Letras

1995 - 1995

Universidade Federal de Alagoas
Título: A narrativa infantil: uma criança, a história e uma leitura. ( Trabalho de fim de curso). Ano de finalização: 1995
Orientador: Profa Dra. CLáudia Lemos

Graduação em Letras Português Inglês Bacharelado e Licenciatura

1973 - 1977

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2017 - 2018

Pós-Doutorado. , Uniersidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Extensão universitária em Lìnguas africanas no Brasil. (Carga horária: 45h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

1995 - 1995

Programa de Pós-Graduação em Letras. , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

, Lê Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística, Letras e Artes.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Língua e Contexto Social.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BULHÕES, Ligia Pellon de ; UNEB ; RIOSA, M. . Seminário de Grupos de Pesquisa do PPGEL 2015: linguagens, práticas e contextos. 2015. (Outro).

BULHÕES, Ligia Pellon de . linguagens, práticas e contextos. 2014. (Outro).

BULHÕES, Ligia Pellon de ; UNEB ; RIOS, M. . Seminário de grupos de pesquisa do PPGEL 2014: línguagens, práticas e contextos. 2014. (Outro).

BULHÕES, Ligia Pellon de ; UNEB ; CARVALHO, C. S. ; PARCERO, L. M. J. . III Encontro de Sociolinguística: a pesquisa em Salvador. 2013. (Outro).

BULHÕES, Ligia Pellon de ; LOPES, N. S. . II Encontro de Sociolinguística: Estudos da Variação, da Mudança e da Sócio-História do Português Brasileiro; Sociofuncionalismo e Etnografia da Comunicação. 2012. (Outro).

BULHÕES, Ligia Pellon de ; LOPES, N. S. . Encontro de Sociolinguística: variação - história - educação. 2011. (Outro).

BULHÕES, Ligia Pellon de . 2º Seminário Internacional Acolhendo as Línguas Africanas. 2008. (Outro).

BULHÕES, Ligia Pellon de . Encontro Brasil- África: Línguas e Literaturas. 2007. (Outro).

BULHÕES, Ligia Pellon de ; MACHADO, R.H.B. . Nelson Rodrigues e a poétida do fragmento, de Dra. Véra Motta. 2006. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Seminário de Grupos de Pesquisa do PPGEL ? Linguagens, Discurso e Sociedade.Possibilidades de pesquisa interpretativa sobre manifestações cotidianas da língua em abordagem interativa. 2016. (Outra).

VI Encontro de Sociolinguistica - O Português do Nordeste: (para além das ) fronteiras linguísticas das.Letramentos acadêmicos e experiências de escrita de alunos de uma universidade de Salvador. 2016. (Encontro).

III Colóquio de Prática Pedagógica e Estágio ? Letramento e Novas Tecnologias: os desafios da formação docente.. A escrita enquanto práticas culturais: os diferentes contextos de uso. 2015. (Congresso).

I Seminário de Metodologias Participativas: "perspectivas e desafios da Pesquisa-ação e Extensão em Comunidades".Práticas de escrita de estudantes universitários em diferentes contextos da vida cotidiana.. 2015. (Seminário).

V Encontro de Sociolinguística.Abordagens da Etnografia mista para a investigação de escritas dos espaços virtual e concreto de um grupo cultural.. 2015. (Encontro).

IV Encontro de Sociolinguística: diferentes olhares sobre o português brasileiro gra.Práticas culturais letradas de grupos populares: gênero, enunciado e contexto. 2014. (Encontro).

III Encontro de Sociolinguística: a pesquisa em Salvador. P.Multilinguagens e multiculturas nos gêneros textuais de um jornal comunitário: o estudo de caso do jornal Mìdia Periférica.. 2013. (Encontro).

III Encontro de Sociolinguística: a pesquisa em Salvador. PPGEL / UNEB.As escritas no cotidiano: contextos e práticas em um grupo popular da cidade de Salvador. 2013. (Encontro).

Encontro de Sociolinguística: variação - história - educação.Vertentes da pesquisa sociolinguística. 2011. (Encontro).

Seminários I da Linha de Pesquisa II.Pesquisa Etnográfica, meio urbano escritas do cotidiano: Possibilidades de Estudos. 2011. (Seminário).

XV Jornada de Iniciação Científica. 2011. (Outra).

III SIALA - Seminário Internacional Acolhendo as Línguas Africanas..História, manifestações de escrita e etnicidade: um convite à pesquisa.. 2010. (Seminário).

IV Seminário de Pesquisa e Extensão. UNEB, Campus XIV.Pesquisa etnográfica, meio urbano e escritas do cotidiano: possibilidades de estudos.. 2010. (Seminário).

Línguas Africanas no Brasil. 2010. (Outra).

V Seminário de Análise de Discurso / SAD..Saberes, práticas e representações sobre escritas do cotidiano no contexto urbano.Sessão de comunicações coordenadas intitulada O sujeito no contexto social urbano.. 2010. (Seminário).

I SELIS: Seminário de Linguagens e Sociedade.Contribuições de Pierre Bourdieu apra os estudos de linguagem. 2009. (Seminário).

VI Congresso Interancional da Abralin XIX Instituto de LInguística. Escritas do Cotidiano e escritas escolares em grupos populares. 2009. (Congresso).

Curso de Lingüística Textual: Objetos de Pesquisa e Desenvolvimentos Atuais. 2008. (Encontro).

II SIALA: Seminário Internacional: Acolhendo as línguas Africanas. 2008. (Seminário).

I Seminário de Estudos Lingüísticos e Literários.Usos da escrita. 2008. (Seminário).

Seminários I da Linha de Pesquisa II.Pesquisa Etnográfica, meio urbano escritas do cotidiano: Possibilidades de Estudos. 2008. (Seminário).

XXI Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos - GELNE. Práticas sociais em grupos urbanos: as escritas do cotidiano. 2006. (Congresso).

III Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita. 1999. (Encontro).

IV Seminário de Teses em Andamento.Comunicação: A Comunidade de São Lázaro: Usos e Atitudes Sobre a Escrita. 1998. (Seminário).

Mini-Curso: Estruturalismo e Pós Estruturalismo: Estruturas Linguísticas e Modelos de Análise. 1998. (Outra).

Curso: Aspectos Linguísticos de Aquisição da Escrita. 1994. (Congresso).

Diversidade LIngüística e o Ensino de Lingua Materna.Seminário Nacional da ANPOLL. 1993. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: carla eliana da silva tanan

MACHADO, R.H.B.; Emília Helena Portella Monteiro de Souza;BULHÕES, Ligia Pellon de. Práticas sociais de escrita de sujeitos das áreas rural e urbana do município de Itaberaba - BA. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudo de Linguagens) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Nathália Machado Matos

CARNEIRO, Z. O. N.;BULHÕES, Ligia Pellon de; BARREIROS, P. N.. Leitura e escrita na produção de uma revista no suporte digital: o gênero reportagem como como objeto de aprendizagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Selmo Alves dos Santos

BULHÕES, Ligia Pellon de; BARREIROS, P. N.; MACHADO, R.H.B.. Práticas de escrita de estudante universitários em diferentes contextos da vida cotidiana. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos de Linguagem) - UNEB/Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens.

Aluno: Milena Farias de Sousa

BULHÕES, Ligia Pellon de; PARCERO, L. M.; UNEB. Leitura e Escrita em uso: notas sobre as práticas escolares e cotidianas de (multi)letramentos. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos de Linguagem) - UNEB/Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens.

Aluno: Edivanildo Flaubert Correia de Afonso

BULHÕES, Ligia Pellon de; PARCERO, L. M. J.; PAIM, M. M. T.. Sessão ordinária da Câmera Municipal como evento comunicativo de heterogeneidade linguístico-cultural.. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos de Linguagem) - UNEB/Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens.

Aluno: Abdon Mendes Borges Santana

BULHÕES, Ligia Pellon de; LOPES, N. S.; PAIM, M. M. T.. Nós e a gente: um retrato do Português popular de Salvador. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos de Linguagem) - UNEB/Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens.

Aluno: Aline Silva Gomes

LOPES, N. S.;BULHÕES, Ligia Pellon de; OLIVEIRA, M. S.. A Vibrante Múltipla Espanhola em Aprendentes de Espanhol como Língua Estrangeira na Bahia e em São Paulo: Uma abordagem Sociolinguística. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudo de Linguagens) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Eunice Salgado Soares

BULHÕES, Ligia Pellon de; MACHADO, R.H.B.. A construção do texto escrito na escola: acertos e erros. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudo de Linguagens) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Valter de Carvalho Dias

CARVALHO, Valter de;BULHÕES, Ligia Pellon de. Você, a gente e et alia indeterminam o sujeito em Salvador. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudo de Linguagens) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Sandra de Araújo Cerqueira,

MACHADO, R.H.B.; Alkmim, Tânia Maria;BULHÕES, Ligia Pellon de. Usos sociais da escrita: uma abordagem etnográfica na comunidade do Baldez.. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudo de Linguagens) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Andrea Andrade de Mattos

UNEB; Emília Helena Portella Monteiro de Souza;BULHÕES, Ligia Pellon de. Concordância verbal, mercado de trabalho e ensino médio: um olhar sociolingüístico sobre a fala e escrita de mulheres de comunidades populares de Salvador. 2009. Dissertação (Mestrado em Estudo de Linguaggens) - UNEB/Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens.

Aluno: Lívia de Carvalho Mendonça

FANTI, M. G. C.;BULHÕES, Ligia Pellon de; BARREIROS, P. N.; FREITAS, E. C.; PIZZINATO, A.. Escrevivendo ? Escrita ano domínio escolar e na vida cotidiana de remanescentes quilombolas: uma abordagem dialógica.. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sandra Carneiro de Oliveira

MOTA, J. A.; RAMOS, J. M.; PAIM, M. M. T.; CARDOSO, S. A. M.;BULHÕES, Ligia Pellon de. "Se eu falar você, painho me mata!"! Tratamento entre pais e filhos em Salvador. 2014. Tese (Doutorado em Língua e Cultura) - Programa de Pós- Graduação em Língua e Cultura PPGLinC ? UFBA.

Aluno: Denise Aparecida Brito Barreto

BULHÕES, Ligia Pellon de; MACEDO, Roberto Sidney; MUNIZ, Dinéia Maria Sobral. Representações Sociais do Professor de Educação de Jovens e Adultos sobre Leitura Escrita. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Lívia de Carvalho Mendonça

BULHÕES, Ligia Pellon de; FANTI, M. G. C.; FREIRA, E. C.; PIZZINATO, A.; FREITAS, E. C.; BARREIROS, P. N.. Escrevivendo ? Escrita ano domínio escolar e na vida cotidiana de remanescentes quilombolas: uma abordagem dialógica.. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em letras) - Doutorado Interinstitucional-DINTER: UNEB e PUC/RS-Prog de Pós-Gra em letra.

Aluno: Sandra Carneiro de Oliveira

BULHÕES, Ligia Pellon de; CARDOSO, S. A. M.; RAMOS, J. M.; PAIM, M. M. T.; MOTA, J. A.. Se eu falar você painho me mata! Tratamento entre pais e filhos em Salvador. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Língua e Cultura) - Programa de Pós- Graduação em Língua e Cultura PPGLinC ? UFBA.

Aluno: Sandra Carneiro de Oliveira

BULHÕES, Ligia Pellon de; CARDOSO, S. A. M.; MOTA, J. A.. Formas de tratamento entre pais e filhos em Salvador: Usos e significados. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Letras e Lingüísitca) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Denise Barreto

BULHÕES, Ligia Pellon de; MUNIZ, Dinéia Maria Sobral; MACEDO, Roberto Sidney. Representações Sociais do Professor de Educação de Jovens e Adultos sobre Leitura Escrita. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: ADRIANA LEAL DE ANDRADE

BULHÕES, Ligia Pellon de; BARREIROS, P. N.; FREITAS, R. O.. Entre o virtual e o concreto: as experiências de escrita dos jovens do grupo Sarau da Onça. 2016 - UNEB/Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens.

Aluno: Nathália Machado Matos

BULHÕES, Ligia Pellon de; CARNEIRO, Z. O. N.; MENDONCA, L. C.; BARREIROS, P. N.. Leitura e Escrita em meio digital: o gênero reportagem no contexto da revista eletrônica como objeto de aprendizagem.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Estudos de Linguagem) - UNEB/Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens.

Aluno: Nathália Machado Matos

CARNEIRO, Z. O. N.; MENDONCA, L. C.; BARREIROS, P. N.;BULHÕES, Ligia Pellon de. Leitura e Escrita em meio digital: o gênero reportagem no contexto da revista eletrônica como objeto de aprendizagem.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: carla eliana da silva tanan

Emília Helena Portella Monteiro de Souza;BULHÕES, Ligia Pellon de; MACHADO, R.H.B.. Práticas sociais de escrita de sujeitos da área rural e urbana da cidade de Itaberaba - BA.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Estudos de Linguagem) - UNEB/Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens.

Aluno: carla eliana da silva tanan

Emília Helena Portella Monteiro de Souza; MACHADO, R.H.B.;BULHÕES, Ligia Pellon de. Práticas sócias de escrita de sujeitos da área rural e urbana da cidade de Itaberaba ? BA.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Estudos de Linguagem) - UNEB/Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens.

Aluno: Edivaldo Flauberte Correia de Afonso

PAIM, M. M. T.; PARCERO, L. M. J.;BULHÕES, Ligia Pellon de. . Sessão ordinária da Câmera Municipal como evento comunicativo de heterogeneidade linguístico-cultural.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Estudos de Linguagem) - UNEB/Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens.

Aluno: Selmo Alves dos Santos

BULHÕES, Ligia Pellon de; MACHADO, R.H.B.; BARREIROS, P. N.. Práticas de escrita de estudante universitários em diferentes contextos da vida cotidiana. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Estudos de Linguagem) - UNEB/Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens.

Aluno: Milena Farias de Sousa

BULHÕES, Ligia Pellon de; PARCERO, L. M. J.; ZOGHBI, D. M. O.. Leitura e Escrita em Uso: notas sobre as práticas escolares e cotidianas de (multi)letramentos. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Estudos de Linguagem) - UNEB/Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens.

Aluno: Abdon Mendes Borges Santana

LOPES, N. S.;BULHÕES, Ligia Pellon de; PAIM, M. M. T.. Nós e a gente: um retrato do Português popular de Salvador. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Estudos de Linguagem) - UNEB/Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens.

Aluno: Aline Silva Gomes

BULHOES, L. P. L.; LOPES, N. S.; OLIVEIRA, M. S.;BULHÕES, Ligia Pellon de. A vibrante múltipla espanhola em aprendizes de espanhol como língua estrangeira da BA e SP: uma abordagem sociolinguística. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Estudo de Linguaggens) - UNEB/Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens.

Aluno: Valter de Carvalho Dias

MACHADO, R.H.B.;BULHÕES, Ligia Pellon de; MOTA, J. A.. Você, a gente e et alia indeterminam o sujeito em Salvador. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Estudo de Linguagens) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Eunice Salgado Soares

MACHADO, R.H.B.;BULHÕES, Ligia Pellon de; SANTOS, E. J.. A prática Discursiva no Ensino da Redação: Vozes e Sentido. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Estudos de Linguagem) - UNEB/Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens.

Aluno: Anfréa Andrade Matos

LOPES, N. S.;BULHÕES, Ligia Pellon de; Emília Helena Portella Monteiro de Souza. Concordância verbal, mercado de trabalho e ensino médio: um olhar sociolingüístico sobre a fala e escrita de mulheres de comunidades populares de Salvador. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Estudos de Linguagem) - UNEB/Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens.

Aluno: Lilian Costa de Souza

BULHÕES, Ligia Pellon de. O processo de aquisição de linguagem em uma criança bilíngue: um estudo de caso. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Anderson Rabelo Pereira

BULHÕES, Ligia Pellon de. Nas entrelinhas da Bíblia: uma bem-humorada leitura bíblica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Nádia Dias Assunção

BULHÕES, Ligia Pellon de. Os estereótipos linguísticos na mídia: um estudo do rotacismo no programa humorístico "Sai de Baixo". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Renata de Miranda Santos

BULHÕES, Ligia Pellon de; UNEB. A pós-tônica nas proparoxítonas: uma observação no município de Wanderley. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Márcia Cristina Reis Oliveira

BULHÕES, Ligia Pellon de; UNEB. A pós-tônica nas proparoxítonas em Feira de Santana. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Bárbara Catarina Góes Diniz

BULHÕES, Ligia Pellon de; UNEB. Um estudo sobre a dificuldade no aprendizado e uso da norma padrão no ensino fundamental do Colégio Polivalente do Cabula. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Cacilda Bonfim Flor

BULHÕES, Ligia Pellon de; UNEB. Variação Lingüística na Feira de São Joaquim. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Quesia dos Santos Lima

BULHÕES, Ligia Pellon de; MACHADO, R.H.B.; UNEB. Estratégias discursivas nas falas de vendedores ambulantes de coletivos de Salvador. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Silmara Silva Gonçalves

BULHÕES, Ligia Pellon de. A linguagem oral e suas implicações na relação entre professor e aluno. 2004. Outra participação, Universidade do Estado da Bahia.

BULHÕES, Ligia Pellon de. Presidente da Banca de Seleção Pública Docente em Linguagem e Educação.. 2003. Universidade do Estado da Bahia.

BULHÕES, Ligia Pellon de. Presidente/ Banca Examinadora de Concurso Público Docente em Linguística.. 1990. Universidade do Estado da Bahia.

BULHÕES, Ligia Pellon de. Banca Examinadora de Metodologia e Prática de Ensino de Português em Seleção Pública Docente. 1988. Universidade do Estado da Bahia.

BULHÕES, Ligia Pellon de; MENDONCA, L. C.. Concurso Público para admissão de professor assistente - edital 037 /2011. 2011. Universidade do Estado da Bahia.

BULHÕES, Ligia Pellon de. Seleção Pública para professor Substituto: Docente Língua Portuguesa Edital 001 /07. 2007.

BULHÕES, Ligia Pellon de. Seleção Pública para Professor Substituto: Língua Portuguesa. 2007. Universidade do Estado da Bahia.

BULHÕES, Ligia Pellon de. Membro da comissão examinadora do Concurso Público Docente - classe Assistente, para a disciplina: Língua Portuguesa. Edital 007/2005.. 2005. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

BULHÕES, Ligia Pellon de. Membro da comissão examinadora do Concurso Público Docente para docente - classe Assistente. Matéria:Português Instrumental. Edital: 007/2005.. 2005. Universidade do Estado da Bahia.

BULHÕES, Ligia Pellon de. Presidente da Banca Examinadora: Concurso público na área de Língua portuguesa para admissão de Professor: Auxiliar, Assistente e Adjunto. Edital: 001/2004.. 2005. Universidade do Estado da Bahia.

BULHÕES, Ligia Pellon de. Membro de Banca Examinadora: Concurso público do Magistério Superior - Disciplina: Língua Portuguesa. Edital 027/2004.. 2004. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

BULHÕES, Ligia Pellon de. Seleção Pública para Professor Substituto. 1996. Universidade do Estado da Bahia.

BULHÕES, Ligia Pellon de. Concurso Público Docente:Membro de Banca examinadora em Língua Portuguesa. 1988. Universidade do Estado da Bahia.

BULHÕES, Ligia Pellon de. Seleção Pública para Docente: Metodologia e Prática de Ensino de Português. 1988. Universidade do Estado da Bahia- Santo Antonio de Jesus.

BARRETO, R. P.;BULHÕES, Ligia Pellon de; BARREIROS, P. N.. Banca de promoção na carreira de professor assistente para professor adjunto. 2017. Universidade Estadual de Feira de Santana.

BULHÕES, Ligia Pellon de; Bedasse, Raimunda; MACHADO, R.H.B.. Banca de Progressão de Carreira do Magistério Superior da Classe Assistente para Adjunto. 2007. Universidade Estadual de Feira de Santana.

BULHÕES, Ligia Pellon de; banca Examinadora; UESB. Banca Examinadora de Promoção na Carreira de Mágistério Superior. 2007. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

BULHÕES, Ligia Pellon de; banca Examinadora. Banca Examinadora de Promoção na Carreira. 2007. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

BULHÕES, Ligia Pellon de. Julgamento de projetos para concessão de bolsas de Iniciação Científica- PICIN / FAPESB / PIBIC/. 2006. Universidade do Estado da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ingedore Grunfeld Villaça Koch

ALKMIM, Tânia Maria;KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A comunidade de São Lázaro: usos e atidudes sobre a escrita. 2000. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Ingedore Grunfeld Villaça Koch

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A Dimensão Social do Conceito de Letramento e a Concepção de Gêneros de Discurso. 2003. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Tania Maria Alkmim

ALKMIM, T. M.; SILVA, Anna Christina Bentes da; SABINSON, Maria Laura Trindade Mayrink. A Comunidade de São Lázaro (Salvador - BA): usos e atitudes sobre a escrita. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Anna Christina Bentes

ALKMIM, Tânia Maria;BENTES, A. C.. A comunidade de São Lázaro - usos e atitudes sobre a escrita (Projeto de tese). 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Rosa Helena Blanco Machado

Alkmim, Tânia; mayrink-Sabinson, Maria Laura T.; SILVA, A. C. B.; ROMUALDO, J. A.;MACHADO. A comunidade de São Lázaro: usos sociais da escrita. 2003. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

ADRIANA LEAL DE ANDRADE

Entre o virtual e o concreto: As experiências de escrita dos jovens do grupo Sarau da Onça; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos de Linguagem) - UNEB/Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

ADRIANA LEAL DE ANDRADE

Entre o impresso e o digital: as experiências de escrita do jovens do grupo Sarau da Onça; ; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos de Linguagem) - UNEB/Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ligia Pellon de Lima Bulhões;

carla eliana da silva tanan

Práticas sociais de escrita de sujeitos das áreas rural e urbana da cidade de Itaberaba; 2014; Dissertação (Mestrado em Estudo de Linguagens) - Universidade do Estado da Bahia,; Orientador: Ligia Pellon de Lima Bulhões;

Selmo Alves Santos

Práticas de escrita de estudantes universitários em diferentes contextos da vida cotidiana; 2013; Dissertação (Mestrado em Estudo de Linguaggens) - UNEB/Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens,; Orientador: Ligia Pellon de Lima Bulhões;

Milena Farias de Sousa

Leitura e escrita em uso: notas sobre as práticas escolares cotidianas de (multi)letramentos; 2012; Dissertação (Mestrado em Estudo de Linguaggens) - UNEB/Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens,; Orientador: Ligia Pellon de Lima Bulhões;

Sandra Sinara Araújo Cerqueira

Os Usos Sociasi Da Escrita: Uma Aobrdagem Etnográfica Na Comunidade Do Baldez; 2010; Dissertação (Mestrado em Estudo de Linguagens) - Universidade do Estado da Bahia,; Orientador: Ligia Pellon de Lima Bulhões;

Lívia de Carvalho Mendonça

Na Vida Com Todas as Letras; Manifestações Sociais de Escrita: Práticas Escolares e Usos Cotidianos; 2009; Dissertação (Mestrado em Estudo de Linguaggens) - UNEB/Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens,; Orientador: Ligia Pellon de Lima Bulhões;

Edna da Luz Silva e Patrícia Filard

Avaliação no Uso do Pronome nós pelo agente nas gramáticas normativas; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gramática e Texto) - Universidade Salvador; Orientador: Ligia Pellon de Lima Bulhões;

Noelza Eloy Guimaraes

A Avaliação da Atitude de Universitários em relação as Letras de Músicas Populares; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gramática e Texto) - Universidade Salvador; Orientador: Ligia Pellon de Lima Bulhões;

Érica F

Costa; Isabel Cristina Santana; Maria Eugênia; A queda do "r" final de palavras; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gramática e Texto) - Universidade Salvador; Orientador: Ligia Pellon de Lima Bulhões;

Elizabeth Jesus dos Santos; Fábia Celiane Brandão Pinto

A variação da Concordância verbal nas produções textuais de alunos do Ensino Fundamental e Médio; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gramática e Texto) - Universidade Salvador; Orientador: Ligia Pellon de Lima Bulhões;

Edna Leandro da Silva; Edna Pires de Carvalho; Rita C

; A influência da oralidade na escrita: marcas orais determinadas pelo dialeto dos alunos; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gramática e Texto) - Universidade Salvador; Orientador: Ligia Pellon de Lima Bulhões;

Maria Arcoverde C

da Fonseca; Variedades Linguísticas, Norma e Ensino de Língua Materna; ; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gramática e Texto) - Universidade Salvador; Orientador: Ligia Pellon de Lima Bulhões;

Nadija Pereira Tosta de Souza / Solange Lúcia P

de Oliveira; Marcas de Oralidade em Produções Textuais: Redações Elaboradas por Alunos de Classe Populares do Ensino Médio e Aceleração de Salvador; ; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gramática e Texto) - Universidade Salvador; Orientador: Ligia Pellon de Lima Bulhões;

Vanessa de Jesus Sampaio

Análie e diagnose das marcas de fala em escritas escolares; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Ligia Pellon de Lima Bulhões;

Viviane Santos Silva

A fala de Lula: norma, mídia, poder e discriminação"; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Ligia Pellon de Lima Bulhões;

Luana Bandeira Vieira

Escrita e diversidade lingüística: a gíria na obra Cabeça de Porco; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras- Português-Espanhol) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Ligia Pellon de Lima Bulhões;

Ana Claúdia Santos; Maria Suely Souza; Patrícia Reis Alves

Práticas Docentes e Sabores Discentes; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia Para a Educação Básica) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Ligia Pellon de Lima Bulhões;

Ana Lúcia Ribeiro; Ana Rita Santos; Isileide Mendes;

O cotidiano da sala de aula: Discurso e prática do professor alfabetizador com relação à construção da escrita; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia Para a Educação Básica) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Ligia Pellon de Lima Bulhões;

Ana L

R; J; ; Ana R; C; S; ; Isileide S; M; ; Jandira S; M; ; MariaA; O Cotidiano da sala de Aula: Discurso e Prática do Professor Alfabetizado com relação à Construção da Escrita; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia - rede Uneb 2000; M; Lauro de Freitas) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Ligia Pellon de Lima Bulhões;

Ana C

R; Santos; Maria S; F; Souza; Patrícia R; Alves; Suely S; S; Práticas Docentes e Sabores Discentes: Usos Escolares da Escrita; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia - rede Uneb 2000; M; Lauro de Freitas) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Ligia Pellon de Lima Bulhões;

[Nome removido após solicitação do usuário]

FALHAS DE ESCRITA DE ESTUDANTES NATIVOS DO INGLÊS EM PROCESSO DE APRENDIZADO DO PORTUGUÊS: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Ligia Pellon de Lima Bulhões;

Rosane Cristina Prudente Thioune

Jornal comunitário online: a Voz do Beiru em textos escritos, orais e em imagens digitais; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - UNEB/Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ligia Pellon de Lima Bulhões;

ADRIANA LEAL DE ANDRADE

Multilinguagens e multiculturas no gêneros textuais de jornal comunitário: o estudo de caso do Jornal Mídia Periférica; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Ligia Pellon de Lima Bulhões;

Adriana Leal Andrade

As escritas do cotidiano: Contextos de práticas em um grupo popularda cidade de Salvador; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, Programa de Iniciação Científica; Orientador: Ligia Pellon de Lima Bulhões;

Rosane Cristina Prudente Thioune

A formação do pesquisador de campo em um estudo qualitativo de base etnográfica sobre escritas do cotidiano; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Ligia Pellon de Lima Bulhões;

ADRIANA LEAL DE ANDRADE

Manifestações de escrita e escola:confronto entre escritas do cotidiano e textos escolares na palavra de professores de um bairro popular de Salvador; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Ligia Pellon de Lima Bulhões;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Tania Maria Alkmim

A comunidade de São Lázaro: usos e atitudes sobre a escrita; 2002; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Tania Maria Alkmim;

Patrício Nunes Barreiros

2017; Universidade Estadual de Feira de Santana,; Patricio Nunes Barreiros;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MENDONÇA, LÍVIA CARVALHO ; BULHÕES, LIGIA PELLON DE . Português e Redação: imprecisão de duas disciplinas de uma disciplina só. A COR DAS LETRAS (UEFS) , v. 18, p. 166, 2018.

  • BULHÕES, Ligia Pellon de . Viver a escrita, aprender a escrita: Entre criatividade e conformismo. TABULEIRO DE LETRAS , v. 01, p. 01-17, 2012.

  • BULHÕES, Ligia Pellon de . A importância do auditório para a argumentação. REVISTA FAEEBA , v. 19, p. 93-99, 2001.

  • PARCERO, L. M. (Org.) ; LOPES, N. S. (Org.) ; BULHÕES, Ligia Pellon de (Org.) . Estudos da diversidade linguística.. 1. ed. Salvador: Eduneb, 2016. v. 1. 253p .

  • LOPES, N. S. (Org.) ; BULHÕES, Ligia Pellon de (Org.) ; CARVALHO, C. S. (Org.) . Sociolinguística: estudos da variação, da mudança e da sócio-história do português brasileiro. Sociolinguística paramétrica. Sociofuncionalismo. 1ª. ed. Feira de Santana-BA: EDUSFS, 2013.

  • BULHÕES, Ligia Pellon de ; LOPES, N. S. (Org.) ; PARCERO, L. M. (Org.) . Salvador o olhar da Sociolinguística. 1ª. ed. Feira de Santana-BA: EDUSFS, 2013.

  • BULHÕES, Ligia Pellon de . Linguagens, práticas, discursos e sociedade. 1. ed. Salvador: EDUNEB, 2012. v. 1. 274p .

  • BULHÕES, Ligia Pellon de ; CERQUEIRA, S. S. (Org.) ; UNEB (Org.) ; Jaciara Ornellas (Org.) . Escritas do Cotidiano como Objeto de Estudo IN: Linguagem na Cidade: Fotografias Sócio-Discursivas. 01. ed. , 2012.

  • BULHÕES, Ligia Pellon de ; MACHADO, R.H.B. (Org.) ; MOTTA, V. (Org.) ; DANTAS, T. (Org.) . Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade.Educação, Linguagem e Sociedade.. 15. ed. Salvador: UNEB, 2001. 176p .

  • BULHÕES, Ligia Pellon de ; SANTOS, S. A. . Letramento acadêmico em uma universidade particular de Salvador. In: Norma da Silva Lopes; Gilberto Nazareno Sobral. (Org.). A Bahia em perspectivas diversas: Língua e Discurso. Ied.Salvador: Quarteto, 2015, v. 1, p. 95-107.

  • BULHÕES, Ligia Pellon de ; CERQUEIRA, S. S. . Práticas culturas letradas de grupos populares: gênero, enunciado e contexto. In: LOPES. N; RAMOS, J.; OLIVEIRA, J.. (Org.). Diferentes olhares sobre o português brasileiro. 1ed.Feira de Santana: UEFS Editora, 2014, v. , p. 55-72.

  • BULHÕES, Ligia Pellon de ; THIOUNE, R. C. P. ; ANDRADE, A. L. . Linguagens ?periféricas? em jornais comunitários de Salvador. Linguagens ?periféricas? em jornais comunitários de Salvador IN: Salvador em Preto e Branco. 1ªed.Salvador-BA: Quarteto, 2013, v. 1, p. 135-153.

  • BULHÕES, Ligia Pellon de . Pesquisa etnográfica. meio urbano e escritas do cotidiano: possibilidades de estudo. In: Cristina dos Santos Carvalho; Flávia Aninger de Barros Rocha; Lúcia maria de Jesus Parcero. (Org.). Discurso e cultura: diálogos interdisciplinares. 1ªed.Salvador: Eduneb, 2011, v. V.1, p. 41-52.

  • BULHÕES, Ligia Pellon de . Tabuleiro de Letras. Revista Eletrônica Tabuleiro de Letras do PPGEL, Salvador, p. 3 - 124, 07 dez. 2013.

  • BULHÕES, Ligia Pellon de . História, Manifestações de Escrita e Etnicidade: Um Convite à Pesquisa. In: III SIALA: Seminário Internacional Acolhendo as Línguas Africanas, 2012, Salvador. Livro de Resumos e Programação. Salvador: Editoração Eletrônica, 2012.

  • BULHÕES, Ligia Pellon de . Saberes, práticas e representações sobre escritas do cotidiano no contexto urbano.. In: V Seminário de Análise de Discurso, 2010, Salvador. A Heterogeneidade significativa do discurso urbano. Salvador: Quarteto, 2010. v. 1. p. 1-7.

  • BULHÕES, Ligia Pellon de . Escriats do Cotidiano e Escritas Escolares em grupos populares. In: VI Congresso Internacional da Abralin, 2009, João Pessoa. Abralin 40 anos. João Pessoa: Ideia, 2009. v. 1º. p. 2351-2355.

  • BULHÕES, Ligia Pellon de . Práticas sociais em um grupo social urbano. In: XXI Jornada nacional de Estudos Lingüísticos, 2006, João Pessoa. XXI Jornada nacional de Estudos Lingüísticos. João Pessoa: www.gelne.org.br / Idéia - Edtiora Ltda, 2006. v. úncio. p. 1536-1542.

  • BULHÕES, Ligia Pellon de ; SOUSA, M. F. . Leitura e Escrita em Uso: notas sobre as práticas escolares e cotidianas de (multi)letramentos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BULHÕES, Ligia Pellon de ; THIOUNE, R. C. P. . Multilinguagens e multiculturas nos gêneros textuais de um jornal comunitário: o estudo de caso do jornal Mìdia Periférica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BULHÕES, Ligia Pellon de ; CUNHA, A. L. . As escritas no cotidiano: contextos e práticas em um grupo popular da cidade de Salvador. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BULHÕES, Ligia Pellon de ; LOPES, N. S. . A heterogeneidade lingusítica na fala e as manifestações de escrita em Salvador. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BULHÕES, Ligia Pellon de ; ANDRADE, A. L. . Escritas do cotidiano: práticas sociais em um bairro de Salvador. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BULHÕES, Ligia Pellon de . Pesquisa Etnográfica, meio urbano escritas do cotidiano: Possibilidades de Estudos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BULHÕES, Ligia Pellon de . Pesquisa Etnográfica, meio urbano escritas do cotidiano: Possibilidades de Estudos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BULHÕES, Ligia Pellon de . História, Manifestações de Escrita e Etnicidade: Um Convite à Pesquisa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BULHÕES, Ligia Pellon de . Saberes, Práticas e Representações Sobre Escritas do Cotidiano no Contexto Urbano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BULHÕES, Ligia Pellon de . Escritas do Cotidiano e Escritas Escolares em grupos Populares. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BULHÕES, Ligia Pellon de . I SELIS - Seminário de Linguagem e Sociedade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BULHÕES, Ligia Pellon de . Práticas Sociais e Grupos Urbanos: As escritas do Cotidiano. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BULHÕES, Ligia Pellon de . A Comunidade de São Lázaro: Usos e Atitudes sobre a Escrita. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BULHÕES, Ligia Pellon de . A Comunidade de São Lázaro: Usos e Atitudes sobre a Escrita. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOPES, N. S. ; CASTRO, Y. P. ; COSTA, E. S. ; BULHÕES, Ligia Pellon de ; PARCERO, L. M. J. ; VILELA, M. M. . Livro de Resumos e Programação. Salvador: Editoração Eletrônica, 2008 (Livro de Resumos e Programação II Seminário Internacional Acolhendo as Línguas Africanas).

  • BULHÕES, Ligia Pellon de . Sociolinguística- Língua e Sociedade, 1990. (Tradução/Artigo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BULHÕES, Ligia Pellon de . Assessora ad hoc dos Programas de Iniciação Científica PROBIC/UEFS, PIBIC/FAPESB, PIBIC/CNPq e PIIBIC/AF. 2016.

BULHÕES, Ligia Pellon de . Parecerista ad hoc dos Programas de Iniciação Científica PROBIC/UEFS, PIBIC/FAPESB, PIBIC/CNPq e PIIBIC/AF. 2015.

BULHÕES, Ligia Pellon de . Autoria de Módulos de Lingua Portuguesa - Gramática e Redação do Programa Universidade Para Todos. 2006.

BULHÕES, Ligia Pellon de . Lingua Portuguesa para Concursos. 2006.

BULHÕES, Ligia Pellon de . ED 0027 Diversidade Linguística. 2015.

BULHÕES, Ligia Pellon de . PPGEL 005. Pesquisa Orientada I. 2015.

BULHÕES, Ligia Pellon de . LE 0001 Leitura e Produção Textual I. 2015.

BULHÕES, Ligia Pellon de . PPGEL 006 Pesquisa Orientada II. 2015.

BULHÕES, Ligia Pellon de . PPGEL 023 Seminários de Pesquisa II. 2015.

BULHÕES, Ligia Pellon de . PPGEL 005. Pesquisa Orientada I. 2014.

BULHÕES, Ligia Pellon de . ED 0027 Diversidade Linguística. 2014.

BULHÕES, Ligia Pellon de . PPGEL 002 Teorias de Linguagem. 2014.

BULHÕES, Ligia Pellon de . LE 0015 Leitura e Produção Textual II. 2014.

BULHÕES, Ligia Pellon de . PPGEL 006 Pesquisa Orientada II. 2014.

BULHÕES, Ligia Pellon de . PPGEL 023 Seminários de Pesquisa II. 2014.

BULHÕES, Ligia Pellon de ; UNEB . Elaboração de Projeto PROCAD com o POSLIN, da UFMG. 2009.

BULHÕES, Ligia Pellon de . Revisão de textos -tese. 2006.

BULHÕES, Ligia Pellon de . Revisão de textos - Revista Educação e Contemporaneidade.. 2004.

BULHÕES, Ligia Pellon de ; LEAL, A. . Abordagens da Etnografia mista para a investigação de escritas dos espaços virtual e concreto de um grupo cultural.. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BULHÕES, Ligia Pellon de ; LEAL, A. . Abordagens da Etnografia mista para a investigação de escritas dos espaços virtual e concreto de um grupo cultural.. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BULHÕES, Ligia Pellon de . A Sociolinguística e suas interfaces. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BULHÕES, Ligia Pellon de . Língua, Sociedade e Cultura. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BULHÕES, Ligia Pellon de . Contribuições de Pierre Bourdieu para os estudos da Linguagem. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BULHÕES, Ligia Pellon de . Usos da Escrita. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BULHÕES, Ligia Pellon de . Sessão de Comunicação I e II: Acolhendo as Línguas Africanas. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BULHÕES, Ligia Pellon de . Língau Falada, Língua Escrita e Ensino. 1999. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BULHÕES, Ligia Pellon de . Revista Eletrônica do Programa de Pós-graduação em Estudo de Linguagens. 2013. (Editoração/Periódico).

BULHÕES, Ligia Pellon de . Revista FAEEBA: Educação e Contemporaneidade. 2012. (PARECER AD HOC).

BULHÕES, Ligia Pellon de . Revista Eletrônica Tabuleiro de Letras. 2012. (PARECER AD HOC).

BULHÕES, Ligia Pellon de . Seis artigos DA EDUNEB. 2011. (Parecer ad hoc).

BULHÕES, Ligia Pellon de . Artigos Revista Inventário. 2011. (PARECER AD HOC).

BULHÕES, Ligia Pellon de . Artigos da Revista da Faeeba. 2011. (PARECER AD HOC).

BULHÕES, Ligia Pellon de . EDO 0027: Diversidade Linguística:. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BULHÕES, Ligia Pellon de . LE 001: Leitura e Produção Textual I:. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BULHÕES, Ligia Pellon de . ED 0043: Aquisição de Linguagem. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BULHÕES, Ligia Pellon de . ED 0039: Pesquisa Orientada. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BULHÕES, Ligia Pellon de . PPGEL 023: Seminários II da Linha de Pesquisa 2. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BULHÕES, Ligia Pellon de . Qualificação de mestrado de Eunice Salgado Soares. 2010. (Banca avaliadora).

BULHÕES, Ligia Pellon de . Estudos Sociolinguísticos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BULHÕES, Ligia Pellon de . ED 0043: Aquisição de Linguagem. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BULHÕES, Ligia Pellon de . EDO 0027: Diversidade Linguística. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BULHÕES, Ligia Pellon de . LE 001: Leitura e Produção Textual I. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BULHÕES, Ligia Pellon de . Parecer ad hoc. 2009. (Parecer).

BULHÕES, Ligia Pellon de . Qualificação de mestrado de Válter Carvalho. 2009. (Banca avaliadora).

BULHÕES, Ligia Pellon de ; MAGALHAES, C. ; CORDEIRO, V. R. . Afastamento docente. 2009. (Banca avaliadora).

Kely de Jesus Santos ; BULHÕES, Ligia Pellon de . Parecer TCC. 2008. (Parecer).

BULHÕES, Ligia Pellon de . Comissão eleitoral. 2008. (membro de comissão).

BULHÕES, Ligia Pellon de . PARECER AD HOC - PROJETO PIBIC/PICIN. 2005. (PARECER AD HOC).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Escritas escolares e não escolares do cotidiano de alunos e professores: relações e confrontos, Descrição: Este projeto é sobre letramentos, cultura escrita e constituição letrada de estudantes no ambiente acadêmico. Propomos uma pesquisa interpretativa de base etnográfica sobre escritas escolares e não escolares de alunos de instituições públicas e particulares de bairros populares de cidades da Bahia. Para a sua execução, serão escolhidas inicialmente, como locus do estudo, escolas da rede oficial de ensino situadas nestes bairros, e escolhidos como sujeitos um grupo representativo de alunos do Ensino Fundamental II regular e seus professores de Redação e Língua Portuguesa. Em uma segunda etapa, estenderemos esta pesquisa a sujeitos de grupos populares que cursem o Ensino Médio na rede oficial de ensino. Por fim, em uma última etapa, pesquisaremos as manifestações culturais letradas de pessoas de grupos populares que são graduandos e pós-graduandos de cursos de Letras, e suas experiências e competências com a escrita acadêmica no contexto universitário. Para tanto, realizaremos entrevistas temáticas; coletaremos textos e hipertextos que os alunos pesquisados leem e escrevem online e offline; observaremos professores e alunos envolvidos no trabalho com o texto em sala de aula; e descreveremos os contextos da pesquisa ? o contexto escolar e o não escolar. Em seguida, descreveremos os sujeitos com base em fatores biossociais, e os usos que eles fazem da escrita em diversos contextos da vida cotidiana, além das atitudes que mantêm sobre estas manifestações, incluindo a avaliação de seu desempenho no âmbito escolar. Prosseguindo, interpretaremos os dados levando em conta a relação entre texto, sujeitos e contextos, e, no contexto escolar, algumas estratégias metacognitivas de que os sujeitos lançam mão para ler e redigir, de acordo com os diferentes gêneros do discurso. Também analisaremos o confronto entre escritas escolares e não escolares nas práticas culturais letradas dos diferentes sujeitos. Para tanto, tentaremos aliar a perspectiva etnográfica de pesquisa a uma perspectiva dialógica, da herança bakhtiniana, para a análise da escrita, a compreendendo como um conjunto sócio ? histórico de práticas multiletradas que se materializa no texto como unidade de sentido, fundada na interação entre os sujeitos envolvidos e suas intenções discursivas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ligia Pellon de Lima Bulhões - Coordenador / Lívia de Carvalho Mendonça - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Escritas, contextos e escola na voz de professores de escolas públicas da Bahia, Descrição: I. Apresentação geral e justificativa O projeto de pesquisa está circunscrito à grande área 8.00.00.00: Linguística, Letras e Artes. E faz parte dos estudos sociais sobre a língua referentes às manifestações de escrita dos diferentes contextos discursivos da vida cotidiana. Já exploramos esta temática em nossa tese de doutorado (BULHÕES, 2005), na orientação de seis dissertações de mestrado do PPGEL / UNEB, e na orientação de dois projetos de Iniciação Científica do Curso de Letras / Língua Portuguesa do DCH I da UNEB. Pouco se conhece sobre as escritas ? produção e recepção de textos ? que permeiam a vida cotidiana das pessoas em geral, e que passam ao largo do espaço escolar e das demais instâncias burocráticas da sociedade, principalmente as manifestações culturais letradas dos chamados grupos populares. Para conhecê-las, não podemos nos limitar a fazer estudos descritivos, ou ?pulverizados?, que atendam apenas a relatividade ou singularidade de seus dados. É necessário que se façam generalizações úteis, ou que se teorize sobre maneiras de fazer relacionadas às práticas de ler e de produzir textos, e sobre o comportamento que se mantém sobre essas manifestações cotidianas. Propomos, em linhas gerais, o estudo das experiências cotidianas de escrita de um grupo representativo de mestrandos do Profletras que moram e trabalham em cidades diferentes do interior baiano, e sobre o que estes dizem sobre elas. Afinal, é importante para este programa de pós-graduação contar com um perfil sociocultural de seus alunos, 3 a partir do que estes leem e escrevem e de como se comportam em relação a essa experiência, já que a concepção de língua e escrita que eles mantêm será a base para a elaboração de sua prática docente e a avaliação de seus alunos de língua portuguesa. A pesquisa proposta requer a elaboração de um quadro teórico que alicerce a interpretação dos dados disponíveis. E, para tanto, consideramos importante conceituar a priori a escrita como um conjunto sócio ? histórico de práticas, na perspectiva dos letramentos e multi / hiperletramentos. E considerarmos o texto como enunciado concreto, de acordo com a perspectiva sócio - histórica e dialógica para o estudo dos gêneros do discurso, da herança bakhtiniana, dentre outros aportes teóricos que se façam necessários. . Diante do exposto, o projeto de estudos a ser desenvolvido no PROFLETRAS , caso aceito, será uma tentativa de favorecer a pesquisa, e, com isso, poder contribuir para o aprofundamento dos estudos e a consolidação deste programa de pós-graduação. II. Escrita, história e sociedade em breves palavras A investigação das manifestações da escrita enquanto fenômeno sociocultural refere-se aos usos de escrita e as atitudes que assumimos sobre eles, além das situações concretas em que ocorrem, pressupondo sujeitos reais em contextos ou campo sócio - históricos diversos de interação discursiva. Refere-se também, em decorrência, às relações complexas e multidimensionais entre escrita e oralidade, à multiplicidade de orientações culturais das pessoas, e à multiplicidade de linguagens que constituem os textos pelos quais elas constroem significados e interagem entre si.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ligia Pellon de Lima Bulhões - Coordenador.

  • 2015 - 2017

    Escritas populares baianas em pesquisas do GELLC / CNPQ: Grupo de Estudos Interdisciplinares em Língua, Linguagem e Cultura., Descrição: Investigação sobre padrões recorrentes de escritas que constituem determinados campos da vida cotidiana de pessoas de grupos populares baianos, com base em dados coletados por pesquisadores egressos do PPGEL do Departamento de C.H. I / UNEB, e do GELLC - CNPQ: Grupo de Estudos Interdisciplinares em Língua, Linguagem e Cultura, em pesquisas de base etnográfica realizadas. Organização de um acervo de dados coletados em pesquisas de campo, que incluem, além de dados contextuais e biossociais, textos escritos recolhidos e transcrições das entrevistas feitas. Interpretação destes dados com base nos conceitos de escrita como prática sócio - histórica, atitude linguística, representação sociolinguística e multi / hiperletramentos, além da noção de texto como enunciado concreto, de acordo com a perspectiva sócio - histórica e dialógica de Bakhtin para o estudo dos gêneros do discurso. Generalizações úteis, ou teorização sobre maneiras de fazer relacionadas às práticas de ler e de produzir textos, e sobre o comportamento que se mantém sobre essas manifestações. Pretende-se fornecer dados para novas investigações, e, com isso, contribuir para o fortalecimento da pesquisa sobre escritas de grupos populares no Estado da Bahia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Ligia Pellon de Lima Bulhões - Coordenador / Adriana Leal de Andrade - Integrante.

  • 2012 - 2015

    Linguagem na cidade: uma fotografia sócio-discursiva de Salvador, Descrição: Salvador é uma cidade que, devido a sua historicidade baseada na heterogeneidade de etnias, apresenta uma gama extensa de diversidades culturais, linguísticas, religiosas e ideológicas. Tal fato é relevante para que se realize uma pesquisa científica que tome como objeto a linguagem e os discursos que circulam no espaço urbano de Salvador e área metropolitana. Ou seja, que procure compreender processos linguísticos e/ou discursivos de significação, gestos de interpretação e relações de sentido, que se estabelecem na articulação do tempo, do espaço, do corpo, dos sujeitos urbanos. Na formação sócio-histórica da população soteropolitana, a heterogeneidade de etnias e a necessidade de se comunicar em Língua Portuguesa resultou em uma diversidade linguística e de uso do português nas mais diversas manifestações discursivas, revelando as visões de mundo. Observa-se hoje em dia nas salas de aulas de escolas públicas da Grande Salvador, principalmente durante as atividades de ensino da Língua Portuguesa, o confronto entre as normas populares utilizadas pela maioria dos alunos e os usos orais de prestígio, ou cultos, valorizados pelo sistema de ensino como os únicos corretos, o que caracteriza uma verdadeira situação de diglossia que gera discriminação e dificulta o necessário aprendizado da leitura e da escrita a partir do conhecimento processual da norma padrão. Além da valorização de clássicos da literatura em todo processo de formação do leitor, em detrimento de outros gêneros de escrita que são significativos para os alunos. Daí a investigação da realidade sociolinguística dos grupos populares que constituem o tecido urbano de Salvador se faz necessária. Pouco se sabe sobre as manifestações orais e escritas que fazem parte do cotidiano dos sujeitos nestes espaços da cidade, o que significam para eles nos diversos contextos discursivos, o que por si só já justifica o seu estudo. Não podemos reformular os objetivos de ensino de língua portuguesa, tendo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ligia Pellon de Lima Bulhões - Integrante / GIlberto Nazareno - Integrante / Norma da Silva Lopes - Coordenador / Ornellas, Jaciara - Integrante / joão santana neto - Integrante / Daisy Cordeiro dos Santos - Integrante / Selmo Alves Santos - Integrante., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 3

  • 2008 - 2012

    Escritas do cotidiano: práticas sociais de um bairro de Salvador, Descrição: Na perspectiva da pesquisa qualitativa em ciências sociais, elegemos a etnografia como abordagem da investigação científica, baseada no trabalho etnográfico de campo. Isto posto, estabelecemos como objeto de estudo as manifestações de escrita - consideradas práticas sociais e interativas desenvolvidas por sujeitos leitores e redatores que circulam no bairro de Escada, situado no subúrbio ferroviário de Salvador, e que fazem parte da vida de seus moradores em suas relações cotidianas. As questões que delimitam este campo específico de observação referem-se basicamente a indagações sobre: a) os textos escritos que circulam na comunidade e em espaços escolares; b) as características sócio-culturais dos sujeitos e seus padrões de uso da escrita; c) os eventos em que ocorrem as manifestações de escrita e as relações entre práticas escritas, práticas orais e contexto social; d) posição social e relações de poder no universo pesquisado, constitutivos das interações discursivas; e, e) as representações sobre a escrita, de acordo com condições sócio-históricas e culturais específicas do grupo pesquisado. Ou seja, a unidade de trabalho é a prática escrita, situada em um espaço onde os sujeitos compartilham valores, regras sociais e mantêm tradições culturais, incluindo-se aqui as tradições de escrita.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ligia Pellon de Lima Bulhões - Coordenador., Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 2

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado da Bahia, Faculdade de Educação do Estado da Bahia. , Estrada das Barreiras s/n, Cabula, 40000-000 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 31172271, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - 2012

Editora da Uneb - EDUNEB

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Conselheira

2004 - Atual

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora na Pós-Graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Exercício da docência de março de 2004 em Cursos de Pós-Graduação ministrando as seguintes disciplinas: Universidade Salvador - UNIFACS Diversidade Linguística ( 2004;2005;2006); Ensino de Língua Materna ( 2004;2005;2006) Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL); Estudos Sociolinguísticos (2016.2); Seminários II da Linha de Pesquisa II; Teorias de Linguagens (2014.1); Atividades de orientação de Dissertação de Mestrado; Pesquisa Orientada I (2013.1); Seminários de Pesquisa II (2013.2, 2015.2) Seminários de Pesquisa I (2013.1) Estudos Sociolinguísticos (a ser ministrada no semestre 2018.2)

1988 - Atual

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora na Graduação, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Exerceu a docência de março de 1998 a Agosto de 2006 no Departamento de Educação, curso de Pedagogia - Campus I ministrando as seguintes disciplinas: Português II (1998); Português I(1989); Sociolinguística (1989; 1991; 1993; 1994; 1995; 1996; 2001); Linguística (1991; 1994); Linguagem e Educação (2002; 2003); Psicolinguística (2002;2003); Estudos Linguísticos e Educação I (2004; 2005;2006). Exerceu a docência no ano de 2007 no Departamento de Ciências da Vida, curso de Fonoaudiologia - Campus I ministrando as seguintes disciplinas: Linguística (2007); Fonética e Fonologia (2007) Exerce a docência de 2007 até o presente momento no Departamento de Ciências Humanas, curso de Letras - Língua Portuguesa e suas Literaturas - Campus I ministrando as seguintes disciplinas: Diversidade Linguística (2013.1, 2014.1, 2015.1, 2016.1) Leitura e Produção Textual II (2012.2, 2013.2, 2015.2) Atuou no curso Letras - Língua espanhola, ministrando as seguintes disciplinas: Leitura e Produção Textual (2012.2) Linguística Textual (2018.1)

2016 - 2016

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de curso de extensão

Outras informações:
Ministrou, no Departamento de Ciências Humanas (DCH-I), o seguinte curso de extensão: Gramática normativa: algumas questões

2003 - 2003

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora no Programa Rede Uneb 2000, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Exercício da docência de Junho de 2003 a Dezembro de 2003 no Programa Rede Uneb 2000, atuando nas seguintes disciplinas: Professora do Componente Curricular: Oficina de Leitura e Produção Textual. Município: Lauro de Freitas-BA.

1993 - 1995

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Sub-Chefia do Dep. de Fund. Teórica, Carga horária: 20

1991 - 1993

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do Departamento I - Fund. Teórica, Carga horária: 20

1989 - 1991

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do Departamento I - Fund. ´Teórica, Carga horária: 20

Atividades

  • 09/2006

    Ensino, Estudo de Linguagens, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Sociolingüísticos

  • 01/2006

    Pesquisa e desenvolvimento , Metrado em Estudo de Linguagens, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2001

    Ensino, Pedagogia Para a Educação Básica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem e Educação

  • 10/2008 - 10/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Humanas I, .,Cargo ou função, Comissão para Eleição de Coordenador de Colegiado.

  • 04/2002 - 04/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação do Campus 1, Colegiado do Curso de Educação Básica.,Cargo ou função, Membro do Colegiado de Curso.

  • 03/2002 - 07/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró Reitoria de Pòs Graduação, Administração Central.,Cargo ou função, Membro permanente da Comissão de Implantação do Mestrado em Letras da Uneb.

  • 11/2003 - 12/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação do Campus 1, Mestrado Em Educação.,Cargo ou função, Parecerista ad hoc do nº 20 da Revista Educação e Contemporaneidade do Depto. de Educação - Campus 1 - Educação e Formação do Leitor / no prelo, sob responsabilidade do Mestrado em Educação e Contemporaneidade da Uneb.

  • 05/2002 - 12/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Humanas I, .,Cargo ou função, Membro da Comissão para proceder a análise do Projeto do Curso de Licenciatura em Letras.

  • 09/2002 - 11/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Assessora Especial, Reitoria.,Cargo ou função, Membrod a Comissão designada para analisar o Projeto do Curso de Licenciatura em Letras para o Campus 1 da Uneb. Ato nº 35/2002 do Diretor do Depto. de CH/ Campus 1 da Uneb.

  • 08/1988 - 12/1996

    Ensino, Pedagogia Para Pré Escolar e Séries Iniciais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lìngüística, Sociolingüiística, Lìngua Portuguesa

  • 07/1994 - 09/1995

    Direção e administração, Departamento de Educação do Campus 1, Antigo Departamento de Fundamentação Teórica.,Cargo ou função, Chefia de Departamento de acordo com a Portarira nº 1113/94.

  • 08/1993 - 12/1994

    Extensão universitária , Faculdade de Educação do Estado da Bahia, Atual Departamento de Educação do Estado da Bahia.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Aperfeiçoamento de Professores da Rede Municipal de Ensino de Salvador. Convênio UNEB/SESU/MEC/FNDE. Participação em 2 etapas do projeto..

  • 09/1993 - 07/1994

    Direção e administração, Departamento de Educação do Campus 1, Antigo Departamento de Fundamentação Teórica.,Cargo ou função, Sub - chefia de Departamento de acordo com a Portaria 1112/93.

  • 09/1991 - 09/1993

    Direção e administração, Departamento de Educação do Campus 1, Antigo Departamento de Fundamentação Teórica.,Cargo ou função, Chefia de Departamento de acordo com a Portaria 812 / 91.

  • 09/1989 - 09/1991

    Direção e administração, Departamento de Educação do Campus 1, Antigo Departamento de Fundamentação Teórica.,Cargo ou função, Chefia de Departamento, de acordo com a Portaria 668/89.

2005 - Atual

UNEB/Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisa e desenvolvimento

Atividades

  • 03/2012

    Direção e administração, UNEB, .,Cargo ou função, Coordenadora da Linha de Pesquisa 2: Linguagens, Discurso e Sociedade.

  • 03/2006

    Ensino, Mestrado em Estudos de Linguagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa em Linguagens, Linguagens e Sociedade, Estudos Sociolinguísticos

  • 03/2005

    Pesquisa e desenvolvimento , UNEB, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2002

    Pesquisa e desenvolvimento , UNEB, .,Linhas de pesquisa

  • 09/2006 - 09/2006

    Ensino, Estudo de Linguaggens, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Soiolingüísticos

2017 - 2017

Universidade Estadual de Feira de Santana

Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora no mestrado, Carga horária: 12

Outras informações:
Atuou no Departamento de Letras e Artes, ministrando a seguinte disciplina: Aspectos sociocognitivos e metacognitivos da leitura e da escrita

2006 - 2006

Universidade Salvador

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultor

Outras informações:
Módulo " Diversidade LIngüística e Ensino de Língua Materna", do curso "Gramática e Texto".

2005 - 2005

Universidade Salvador

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: CONSULTORIA, Carga horária: 28

Outras informações:
Ministrou a disciplina Diversidade Linguística e Ensino de Língua Materna no Curso de especialização em Ensino,gramática e texto.

2004 - 2004

Universidade Salvador

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: CONSULTORIA, Carga horária: 28

Outras informações:
Ministrou a disciplina Diversidade Linguística e Ensino de Língua Materna no Curso de especialização em Ensino,gramática e texto.

Atividades

  • 05/2006 - 05/2006

    Ensino, Gramática e Texto, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Diversidade Lingüistica e Ensino de Língua Materna

  • 05/2004 - 05/2004

    Ensino, Gramática e Texto, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Diversidade Lingüística e Ensino de Língua Materna