Lucas Rodrigues da Motta Pires

possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), graduação em História pela Universidade de São Paulo (2002) e mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Diretor-proprietário da Chuteira de Ouro Marketing e Eventos Esportivos. Interesse atual e estudo também em gestão de negócios, empreendedorismo e marketing em mídias sociais.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Comunicação e Semiótica

2003 - 2005

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: O Marginal no Cinema Brasileiro Contemporâneo: A Representação do Matador nos filmes O Invasor e O Homem do Ano,Ano de Obtenção: 2005
Orientador: Arlindo Ribeiro Machado Neto
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: cinema brasileiro; ética e estética; marginal; representação; violência; matador. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.

Aperfeiçoamento em Licenciatura

2002 - 2003

Universidade de São Paulo
Título: -. Ano de finalização: 2003

Graduação em História

1998 - 2002

Universidade de São Paulo

Graduação em Comunicação Social Jonalismo

1997 - 2000

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Conjecturas - um olhar sobre o cinema
Orientador: Hamilton Octavio de Souza

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 -

Tipos de Gestão e Liderança. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

1997 -

Extensão universitária em Direito. , Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.

2003 - 2003

Cinema Brasileiro da Retomada. (Carga horária: 8h). , Sesc, SESC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Interpretação Cinematográfica.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria da Cultura.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XIII Congresso de Ciências da Comunicação ma Região Sudeste. 2008. (Congresso).

3o Encontro Internacional de Comunicação, Cultura e Mídia.A Mulher que Ressuscitou seu Marido: Morte, Auto-engano e Resiliência. 2006. (Encontro).

X Encontro Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.Brasileiros, Malandros e Heróis. 2006. (Encontro).

II Congresso Internacional/VII Congresso Nacional de Semiótica ABES. O Padecimento da Identidade no filme ?Estorvo?. 2005. (Congresso).

II Congresso Internacional Semiótica/VII Congresso Nacional de Semiótica. Esse Outro, o Marginal: A Alteridade pela Violência em ?O Homem do Ano?. 2005. (Congresso).

IX Encontro Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema.IX Encontro Socine. 2005. (Encontro).

II Encontro Internacional de Comunicação, Cultura e Mídia. 2004. (Encontro).

Técnicas Narrativas.Técnicas Narrativas. 2003. (Oficina).

Festival de Cinema de Gramado - Cinema Brasileiro e Latino. 2002. (Outra).

Curso Novos Escritores.Novos Escritores. 1999. (Oficina).

Semana Estado de Jornalismo. 1998. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Matheus Passeri de Medeiros

BALSALOBRE, R.; PIRES, B.;PIRES, Lucas Rodrigues da Motta. Muito Além da Chuteira de Ouro - Um Olhar sobre o Futebol de Base no Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Juvenal Dias

PIRES, Lucas Rodrigues da Motta; PERIAGO, Francisco; HARRIS, H.. Rivalidade Brasil - Argentina no Futebol. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Tamires Paulino

PIRES, Lucas Rodrigues da Motta; SCHWARTZ, Rosana; SCHAUN, A.. A relação entre imprensa e o governo de JK. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Guilherme Nasser e Kaitlin Ferry

PIRES, Lucas Rodrigues da Motta; THOMAZ, D.; PINCER, C.. Diario da Saudade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Lautaro Lima, Marta Oyakawa, MAtheus Santos e Ruan Segretti

PIRES, Lucas Rodrigues da Motta. MUlheres no Esporte. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Yohana de Andrade

PIRES, Lucas Rodrigues da Motta. O Brasil e a UNASUI segunda a Folha de S.Paulo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Deerek Calheiros

NASCIMENTO, M.; HUADY, A.;PIRES, Lucas Rodrigues da Motta. O fotojornalismo e a visão de José Patricio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: César Bastos, Daniel Almeida, Marcela Manocci, Maria Cecilia

PIRES, Lucas Rodrigues da Motta; NASCIMENTO, M.; VIEIRA, R.. Crianças para adoção. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Newton Leonardo Silva

PIRES, Lucas Rodrigues da Motta. Imprensa católica e a Ditadura: o Caso de "O São Paulo". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Luciana Amaral Minami

PIRES, Lucas Rodrigues da Motta. Cobertura de Guerra: Revistas Realidade e O Cruzeiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Fabiola Nascimento, Giovanna Leopoldi e Eduardo Neco

PIRES, Lucas Rodrigues da Motta. Permacultura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Luciana Minami

PIRES, Lucas Rodrigues da Motta. O Vietna e a imprensa nacional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Newton Silva

PIRES, Lucas Rodrigues da Motta. O Sao Paulo e a resistencia catolica `a censura do regime militar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Carina Urbanin, Elisa Haetinger, Marcelo Ribeiro e Renata G

PIRES, Lucas Rodrigues da Motta; PERIAGO, Francisco. .Aty Tekoha - Degradação Indígena no Mato Grosso do Sul. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Luiz Gustavo Maluf

SCHWARTZ, Rosana;PIRES, Lucas Rodrigues da Motta. Comunicação e Política ? A nova configuração do enlace e o 2o. turno das eleições 2006. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Andréia Villella, Pedro Mota, Rubens Pádua e Tamara Foresti

PIRES, Lucas Rodrigues da Motta; CAZELOTO, E.. Sexo e Iconofagia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Instituto Presbiteriano Mackenzie.

Aluno: Henrique Ribeiro de Souza Bueno

PIRES, Lucas Rodrigues da Motta; STYCER, Mauricio. Jornalismo e Cinema. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Instituto Presbiteriano Mackenzie.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Fernão Vitor Pessoa de Almeida Ramos

RAMOS, Fernão Pessoa. O Marginal no Cinema Brasileiro Contemporâneo: a representação do matador nos filmes O Invasor e O Homem do Ano. 2005. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

José Amálio de Branco Pinheiro

PINHEIRO, A.; MACHADO NETO, Arlindo Ribeiro; TRIVINHO, Eugenio. O marginal no cinema brasileiro contemporâneo: a representação dos matadores dos filmes O Invasor e O Homem do Ano. 2005. Outra participação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Eugênio Rondini Trivinho

TRIVINHO, E.; MACHADO, Arlindo; PINHEIRO, Amálio. O marginal no cinema brasileiro contemporâneo: a representação do matador nos filmes O invasor e O homem do ano. 2005. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Camila Julliotti, Maira Xavier e Mariah Freitas

Mulheres estrangeiras presas no Brasil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Lucas Rodrigues da Motta Pires;

José Guilherme Taveira

O rugbi na imprensa; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Lucas Rodrigues da Motta Pires;

Juvenal Dias

Cobertura esportiva duelo Brasil x Argentina; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Lucas Rodrigues da Motta Pires;

Camila Juliotti, Mariah de Freitas, Maíra Medeiros

Do mundo para a Cela ? Mulheres estrangeiras em cárcere no Brasil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Lucas Rodrigues da Motta Pires;

José Guilherme Taveira

O rugbi a caminho do jornalismo; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Lucas Rodrigues da Motta Pires;

Caio Saviolo, Luis Fernando Saninana e outros

Imprensa esportiva x personagens do futebol - uma relacao conflituosa; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Lucas Rodrigues da Motta Pires;

Bruno Pegoraro, Ludmilla Amaral e Marilia Beatriz

Shalow! Salam! A outra face de um conflito; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Lucas Rodrigues da Motta Pires;

Ana Carolina Pereira, Marina Camargo e Thaisa Gazelli

Era uma Vez um Presidente - Collor, a imprensa e o impeachment; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Lucas Rodrigues da Motta Pires;

Natalia Botti

As faces de Almodovar; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Lucas Rodrigues da Motta Pires;

Vivian Prestes

A Serviço do Brasil- A imagem de FHC nos editoriais de O Estado de S; Paulo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Lucas Rodrigues da Motta Pires;

Michele Rodrigues Souza

As relações entre cinema e jornalismo no documentário de Eduardo Coutinho; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Lucas Rodrigues da Motta Pires;

Carolina Brandão Ionta

Imprensa, comunismo e nazismo nos anos 30; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Lucas Rodrigues da Motta Pires;

Cibele Molina e Patrícia Barbosa

Comunicação e Política - Construção e Recepção da Imagem Política; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Lucas Rodrigues da Motta Pires;

Beatriz Floret, Caio do Valle e Miguel Antunes

A Oposição e o Mensalão; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Lucas Rodrigues da Motta Pires;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Arlindo Ribeiro Machado Neto

O Marginal no Cinema Brasileiro Contemporâneo; 2005; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Arlindo Ribeiro Machado Neto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . Stalin - O ditador que espalhou o horror em nome do socialismo. Grandes Líderes da história , v. 22, p. 3-50, 2007.

  • PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . JK - o presidente que se transformou em mito. Grandes Líderes da História , v. 19, p. 4-50, 2006.

  • PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . Templários - Cavaleiros de Deus. Conhecer Fantástico , v. 40, p. 4-50, 2006.

  • PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . Alexandre, O Grande - tudo sobre o herói da Antiguidade. Grandes Líderes da História , v. 9, p. 4-50, 2005.

  • PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . Moisés - O profeta que teria falado com Deus face a face e salvado o povo de Israel. Grandes Líderes da História , v. 18, p. 4-50, 2005.

  • PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . Adolf Hitler - O homem que promoveu um dos maiores horrores da história da humanidade. Grandes Líderes da História , v. 11, p. 4-50, 2005.

  • PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . Getúlio Vargas - Tudo sobre o ditador que o povo amou. Grandes Líderes da História , v. 17, p. 4-50, 2005.

  • PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . Segunda Guerra Mundial - O maior conflito do século 20. Conhecer Fantástico , v. 30, p. 4-50, 2005.

  • PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . Os narradores de Eliane Caffé. Digestivo Cultural, 2004.

  • PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . Bíblia - O Antigo e o Novo Testamento. Conhecer Fantástico , v. 18, p. 4-50, 2004.

  • PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . Cinema em 2004. GV Executivo. Getúlio Vargas Executivo , v. 3, p. 56-58, 2004.

  • PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . Radiografia de um matador brasileiro. Digestivo Cultural, 2003.

  • PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . Babenco traz sua visão do país Carandiru. Digestivo Cultural, 2003.

  • PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . O silêncio e a palavra. Digestivo Cultural, 2003.

  • PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . Nada é capaz de envelhecer Renato Aragão. Digestivo Cultural, 2003.

  • PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . O nascimento de uma nação. Digestivo Cultural, 2003.

  • PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . A estréia de Glauber Rocha em DVD. Digestivo Cultural, 2003.

  • PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . Cinema brasileiro agora é notícia. Por quê?. Digestivo Cultural, 2003.

  • PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . Santa Xuxa contra a hipocrisia atual. Digestivo Cultural, 2002.

  • PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . O melhor nacional do ano. Digestivo Cultural, 2002.

  • PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . Lavoura da discórdia. Digestivo Cultural, 2002.

  • PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . O limite de um artista. Digestivo Cultural, 2002.

  • PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . O BRASIL DE JUSCELINO KUBITSCHEK. 1a.. ed. São Paulo: Landy Editora, 2006. v. 1. 208p .

  • PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . Manual Básico do Charuto. 1. ed. Caxias do Sul: Sérgio Bianco/Bocatti, 2004. v. 1. 74p .

  • PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . O Brasil vai à guerra. Revista IMPRENSA, São Paulo, p. 24 - 28, 05 set. 2006.

  • PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . A obra revolucionária de Glauber Rocha. Revista SEM TERRA, Sâo Paulo, p. 56 - 59, 30 jul. 2004.

  • PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . Um festival de estrelas e surpresas. Jornal do Vídoe, 10 set. 2002.

  • PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . Como anda a Ancine?. Jornal do Vídeo, 10 jul. 2002.

  • PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . O Brasil em Cannes. Jornal do Vídeo, 10 maio 2002.

  • PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . O regente de uma orquestra de palavras. Jornal do Vídeo, 10 abr. 2002.

  • PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . A estratégia da estréia. Jornal do Vídeo, 10 mar. 2002.

  • PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . O mundo por um anel. Jornal do Vídeo, 10 jan. 2002.

  • PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . Com a cabeça no lugar. Jornal do Vídeo, 10 jan. 2002.

  • PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . A cineasta da terra. Revista SEM TERRA.

  • PIRES, Lucas Rodrigues da Motta ; Costa Júnior, Martinho . A Mulher que Ressuscitou seu Marido: Morte, Auto-engano e Resiliência. In: 3o. Encontro Internacional de Comunicação, Cultura e Mídia, 2006, São Paulo. Os Meios da Incomunicação - textos completos, 2006.

  • PIRES, Lucas Rodrigues da Motta ; Costa Júnior, Martinho . O Padecimento da Identidade no filme Estorvo. In: II Congresso Internacional de Semiótica, 2005, São Paulo. O Padecimento da Identidade no filme Estorvo. São Paulo: ABES, 2005. v. 1.

  • PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . Esse Outro, o Marginal: A Alteridade pela Violência em ?O Homem do Ano?. In: II Congresso Internacional Semiótica/VII Congresso Nacional de Semiótica, 2005. II Congresso Internacional Semiótica/VII Congresso Nacional de Semiótica, 2005.

  • PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . Cinema, Jornalismo e Representação: A Figura do Excluído no Cinema. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . Lançamento livro O Brasil de JK. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . Livro do Ano Rio Branco 2000. 2001. (Editoração/Livro).

PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . A imagem do corpo e o corpo da imagem. 2006. Instalação.

PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . Na Orla da Memória. 2003.

PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . Poetas e Prosadores do Novo Milênio. 2000 (Coletânea de conto e poesia).

PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . DVD Brasil. 2003 (Revista) .

PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . Novo filme de Gerbase confunde ficção com realidade. 2003 (Reportagem) .

PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . Cony expõe sua visão da humanidade em novo romance. 2003 (Reportagem) .

PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . Entrevista sobre a violência no cinema brasileiro. 2003 (Entrevista concedida) .

PIRES, Lucas Rodrigues da Motta . Conjecturas. 1999 (Revista) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2004

IV Prêmio ABT de Jornalismo, Associação Brasileira de Telemarketing.

1998

1o. Concurso de Conto/Crônica, Faculdades Metropolitanas Unidas.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2007 - 2013

    Instituto Presbiteriano Mackenzie

    Vínculo: Professor Assistente, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Associado I, Carga horária: 38

  • 2007 - Atual

    Chuteira de Ouro Marketing e Eventos Esportivos

    Vínculo: Diretor, Enquadramento Funcional: Sócio-diretor, Carga horária: 10

  • 2003 - 2003

    Agência de Notícias Reuters Brasil

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: jornalista free-lancer, Carga horária: 0

    Outras informações:
    redação de reportagens ligadas a cinema e literatura

    Atividades

    • 04/2000

      Serviços técnicos especializados , Agência de Notícias Reuters Brasil, .,Serviço realizado, redação e reportagens em cinema e literatura.

  • 2004 - 2007

    Revista Grandes Líderes da História

    Vínculo: Free-lancer, Enquadramento Funcional: Jornalista

    Atividades

    • 10/2004

      Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Pesquisa e redação de artigos em História.

  • 2003 - 2005

    Editora On Line - Revista Meu Próprio Negócio

    Vínculo: Jornalista free-lancer, Enquadramento Funcional: jornalista free-lancer

    Outras informações:
    reportagens e entrevistas na área de marketing e negócios

  • 2002 - 2005

    Digestivo Cultural

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: crítico de cinema

  • 2000 - 2003

    Jonral do Vídeo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: jornalista, Carga horária: 25

    Outras informações:
    trabalho de jornalista voltado à pesquisa e redação em cinema, vídeo, mercado de cinema e DVD

  • 2005 - 2007

    revista Conhecer Fantástico

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: jornalista freelancer

    Outras informações:
    Pauta, pesquisa e elaboração de textos sobre conhecimentos gerais e cultura