Mauricio Matos dos Santos Pereira
Professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos-IHAC/UFBA e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade-PÓS-CULTURA onde orienta projetos no mestrado e doutorado; Coordenador do Grupo de Pesquisa Cultura e Subalternidades: epistemologias da subalternidade no cinema brasileiro contemporâneo, atuando prioritariamente nos seguintes domínios de investigação: pós-estruturalismo, cultura e cultura brasileira; contemporaneidade, fragmentação dos mecanismos discursivos de subalternização; violência e subjetividade; teoria e crítica do cinema brasileiro. Foi Coordenador do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades para a graduação do IHAC na gestão de 2015/2016. Possui livro publicado intitulado Significações da Violência no Cinema Brasileiro, Organizou a coletânea Dissidências subalternas no cinema brasileiro, publicada pela Editora Devires; além de ter sido um dos Organizadores das coletâneas Cartografias da Subalternidade e Subalternidades em Perspectiva, ambas publicadas pela EDUFBA.
Informações coletadas do Lattes em 12/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Cultura e Sociedade
2005 - 2009
Universidade Federal da Bahia
Título: Significações da violência no cinema brasileiro
, Ano de obtenção: 2009. Eneida Leal Cunha. Palavras-chave: violência e cinema brasileiro; rupturas da representação; estudos sobre subalternidade.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: rupturas da representação.
Mestrado em Letras e Lingüística
1999 - 2001
Universidade Federal da Bahia
Título: O devir criação contemporâneo: mapeando discursos de raça e gênero no www, Ano de Obtenção: 2001
Eneida Leal Cunha.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: identidades culturais; novas tecnologias da comunicação; raça; www.Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Graduação em Comunicação
1993 - 1996
Universidade Federal da Bahia
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
1997 - 1997
Computação. (Carga horária: 20h). , Upgraph, UPGRAPH, Brasil.
1986 - 1990
Curso de Inglês Concluído. , Escola Bahiana de Expansão Cultural, EBEC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Lê Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Pós-estruturalismo e estudos da subalternidade.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: teoria e crítica da cultura e da cultura brasileira.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Colonização e desconstrução da metafísica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: violência no cinema brasileiro.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Religião e pós-modernidade.
Organização de eventos
MATOS, Mauricio. . V Seminário de Pesquisa Cultura e Subalternidades. 2015. (Outro).
MATOS, Mauricio. ; OLIVEIRA, M. P. . IV Seminário de Pesquisa Cultura e Subalternidades. 2014. (Outro).
MATOS, Mauricio. . III Seminário de Pesquisa Cultura e Subalternidades. 2013. (Congresso).
MATOS, Mauricio. . II Seminário Cultura e Subalternidades. 2012. (Outro).
MATOS, Mauricio. . I Seminário Cultura e Subalternidades - CULT/IHAC/UFBA. 2011. (Outro).
MATOS, Mauricio. . Mini-Curso Deleuze e a Filosofia ministrado por Roberto Machado. 2011. (Outro).
MATOS, Mauricio. . Monitor do VII Congresso da Abralic. 2000. (Congresso).
Participação em eventos
Congresso Virtual UFBA 2021. Mesa Gravada - Dissidências Subalternas no Cinema Brasileiro I. 2021. (Congresso).
Congresso Virtual UFBA 2021. Mesa Gravada - Dissidências Subalternas no Cinema Brasileiro II. 2021. (Congresso).
Congresso Virtual UFBA 75 anos. Mesa Gravada - Cinema Brasileiro e História da Vida Política no Brasil. 2021. (Congresso).
Congresso Virtual UFBA 2020. Mesa Gravada: Epistemologias da Subalternidade no Cinema Brasileiro Contemporâneo. 2020. (Congresso).
XVII Seminário de Pesquisa Literatura e Diversidade Cultural.Neo-realismo em Grito da Terra: leitura fílmica desconstrutora. 2016. (Seminário).
X Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura-ENECULT.Cidade-paixão: afirmação subalterna. 2014. (Encontro).
IX Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura- IX ENECULT.Ou você é um dos nossos ou está contra nós: uma reflexão sobre as redes sociais da internet. 2013. (Encontro).
III Ebecult- Encontro Baiano de Estudos da Cultura.Subalternidades em perspectiva no cinema brasileiro. 2012. (Encontro).
II Seminário Cultura e Subalternidades.O que fazemos com a subalternidade. 2012. (Seminário).
IV Seminário de Pesquisa e extensão-IHAC/UFBA.Significações da violência no cinema brasileiro. 2012. (Seminário).
VIII ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura."Respeito é para quem tem": reflexões sobre o devir-subalterno em O Invasor. 2012. (Encontro).
III Seminário de Pesquisa e extensão-IHAC/UFBA.Significações da violência no cinema brasileiro. 2011. (Seminário).
II Seminário de Pesquisa e Extensão-IHAC/UFBA.Significações da violência no cinema brasileiro. 2011. (Seminário).
I Seminário Cultura e Subalternidades.Os labirintos da Visibilidade. 2011. (Seminário).
VII ENECULT.Entre Caveiras, Milícias, Traficantes e Consumidores: os limites da subalternidade em Tropa de Elite. 2011. (Encontro).
I Seminário de Pesquisa CULT.Apresentação grupo de pesquisa cultura e subalternidade. 2010. (Seminário).
VI Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura-ENECULT.Significações da violência no Cinema Brasileiro. 2010. (Encontro).
Gestão estratégica de instituições de ensino superior. 2008. (Seminário).
II ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.violência, cinema e processo democrático no Brasil. 2006. (Encontro).
Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual.Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual. 2005. (Seminário).
VII Congresso Nacional da ABRALIC - Associação Brasileira de Literatura Comparada. VII Congresso Nacional da ABRALIC - Associação Brasileira de Literatura Comparada.. 2000. (Congresso).
I Congresso Regional da ABRALIC - Associação Brasileira de Literatura Comparada. I Congresso Regional da ABRALIC - Associação Brasileira de Literatura Comparada.. 1999. (Congresso).
VIV Seminário Estudantil de Pesquisa.Seminário Estudantil de Pesquisa. 1995. (Seminário).
Participação em bancas
MATOS, Mauricio.; ARAGÃO, Rita de Cássia.; NUNES, Karliane Macedo. O Regime do (In)visível no cinema Maxakali: um estudo a partir do filme Caçando Capivara. 2021. Dissertação (Mestrado em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; ZORZO, Francisco Antonio.; SANTOS, Leandro de Paula dos. A multiplicidade dos sujeitos virtuais: desenhos-robô como ferramenta midiática do consumo na sociedade contemporânea. 2021. Dissertação (Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
MATOS, Mauricio.; RIBEIRO, Maria de Fatima Maia; Ornellas, Sandro Santos. Poética do encontro: questões de representação testemunhal e de subalternidade em Indulgência Plenária, de Alberto Pimenta. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura) - Instituto de Letras-UFBA.
MATOS, Mauricio.; ZORZO, Francisco Antonio.; ALMEIDA, A. R. S.. Sociabilidade e desenho urbano na Praça Luiz Nogueira em Serrinha, Bahia. 2020. Dissertação (Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
MATOS, Mauricio.; Sampaio, Marcos Guedes Vaz; Mendes, Denise Viltale Ramos. O tributo do bom vizinho: a obra de Walt Disney no Brasil durante a política da boa vizinhança. 2019. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais.
MATOS, Mauricio.; MATOS, Daniela Abreu; SEVERINO, José R.. Rede Globo e periferia: uma representação social da diferença. 2019. Dissertação (Mestrado em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; SANTOS, Leandro de Paula dos; ROCHA, Júlio Cesar de Sá. A representação da identidade religiosa afro-brasileira no discurso de demonização neopentecostal contemporâneo. 2019. Dissertação (Mestrado em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; Djalma Thurler; MELO, Izabel de Fátima Cruz. "Da nossa memória fabulamos nóis mesmos": o contradiscurso do filme Branco sai, Preto fica. 2019. Dissertação (Mestrado em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; OLIVEIRA, M. P.; BARBOSA, Juciara Maria Nogueira.. Relações interéticas e processos identitários entre as comunidades rurais Barra e Mato Grosso do município de Rio de Contas-BA. 2018. Dissertação (Mestrado em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; PINHO, O. S. A.; ARAGÃO, Rita de Cássia.. O efeito Negro Encantado: representações étnico-raciais na era Obama: o caso American Stories American Solutions. 2018. Dissertação (Mestrado em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; OLIVEIRA, M. P.; CARVALHO, M. S. S.. Tantas vezes favela: a construção fílmica e a 'voz' da subalternidade no cinema brasileiro. 2018. Dissertação (Mestrado em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza; ARAGÃO, Rita de Cássia.. Cultura e partilha do sensível: um estudo de aspectos do filme Serras da Desordem a partir do pensamento de Jacques Ranciére. 2018. Dissertação (Mestrado em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; OLIVEIRA, M. P.; PINHO, O. S. A.. Deixa o subalterno falar! Narrativas identitárias e subalternidades no cinema periférico contemporâneo. 2017. Dissertação (Mestrado em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; SEVERINO, José R.; SANTOS, Carlos José Ferreira de.. Narrativas em disputa: o sul da Bahia e os Tupinambá de Olivença. 2017. Dissertação (Mestrado em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; RAMOS, Elizabeth Santos; SANTOS, Alvanita Almeida. As Grandes Esperanças do Sr. Pip: um estudo intertextual. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura) - Instituto de Letras-UFBA.
MATOS, Mauricio.; COLLING, L.; LIMA, Isabel Maria Sampaio Oliveira de. Intersexualidade: processo de designação sexual como violação dos direitos humanos das pessoas intersexuais. 2016. Dissertação (Mestrado em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
giagante, fernando ferraz;MATOS, Mauricio.; DRUMMOND, Washington Luis Lima; novoa, jorge. Biopoder, Espetacularização Urbana e Ação Multitudinária: a resistência biopolítica através das imagens na cidade contemporânea. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo-UFBA) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - UFBA.
MATOS, Mauricio.; Djalma Thurler; FERREIRA, Maria de Fátima. Abjetos da primeira à última página: críticas ao jornalismo a partir dos estudos queer. 2016. Dissertação (Mestrado em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; COLLING, L.; SILVA, Salete Maria da. Entre Betas, Multidões e Travestis: uma cartografia da abjeção do cinema do Cariri cearense. 2016. Dissertação (Mestrado em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; COLLING, L.; CAMPINHO, Ana Karina Figueira Canguçú. Infâncias, violências e sexualidade: uma aventura autobiográfica com Pedro Almodóvar. 2016. Dissertação (Mestrado em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; ARAGÃO, Rita de Cássia.; CAPPI, R.. De "menino" a "elemento": onde trajetórias se cruzam. 2016. Dissertação (Mestrado em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; OLIVEIRA, S. A.; Silva, M. Rios. Harry Potter e os caminhos para a institucionaslização de um fenômeno cultural convergente. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudo de Linguagens) - Universidade do Estado da Bahia.
MATOS, Mauricio.; Ornellas, Sandro Santos; LOPES, Cassia.. Ofício de ser gente: o projeto intelectual de Viviane Mosé.. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura) - Instituto de Letras-UFBA.
MATOS, Mauricio.; OLIVEIRA, M. P.; PEREIRA, Cláudio Luiz. Desconstruindo estereótipos: devir-sertanejo na obra de Geraldo Sarno. 2015. Dissertação (Mestrado em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; OLIVEIRA, M. P.; Djalma Thurler. (Des)construindo Performances: o feminino como sujeito da pornografia.. 2015. Dissertação (Mestrado em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; França, Denise.; Fernandes, Sérgio. A Escola do Recife, o Romantismo Alemão e o Projeto de Formação da Identidade Brasileira. 2014 - Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a universidad.
MATOS, Mauricio.; BANDEIRA, Messias; Mendes, Eduardo. Devires Sonoros no Sertão do Cinema Novo. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia.
MATOS, Mauricio.; Carvalho, Maria do Socorro S.; BRAGA, Clarissa.. Singularidades Evangélicas: uma reflexão sobre personagens evangélicas no cinema brasileiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia.
MATOS, Mauricio.; Djalma Thurler; Felipe Bruno Martins Fernandes. A alma encantadora do beco ou as crônicas de um errante vagabundo. 2014. Dissertação (Mestrado em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; cledson; ZORZO, Francisco Antonio.. Práticas de videovigilância na cidade contemporânea: o caso da UFBA. 2014. Dissertação (Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
MATOS, Mauricio.; cledson. O Cinema de Olney São Paulo: Grito da Terra e o Cinema Nacional. 2013. Dissertação (Mestrado em PPG em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
MATOS, Mauricio.; cledson. Olney São paulo: maldição e esplendor em Manhã Cizenta. 2013. Dissertação (Mestrado em PPG em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
MATOS, Mauricio.; COLLING, L.; BAMBA, M.. Desejos desviantes e imagem cinematográfica. 2013. Dissertação (Mestrado em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; RAMOS, Elizabeth Santos; YERRO, Jorge Hernán; AZEVEDO, Luciene Almeida de; MEDEIROS, Fernanda Teixeira de. Blank verse: a tradução da história e da ficção de William Shakespeare no mundo virtual. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura-Letras/UFBA) - Instituto de Letras-UFBA.
MATOS, Mauricio.; Djalma Thurler; MAIA, Helder Thiago; MENDES JUNIOR, W. L.; MILANEZ, Felipe.. O Presídio das Ilusões Reais. 2021. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; RAMOS, Elizabeth Santos; RAMOS, Ana Rosa Neves; PFAU, Monique; MORINAKA, Elisa Mitiyo. Eros em trânsitos: a tradução do erótico e do obsceno em Jorge Amado. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura-Letras/UFBA) - Instituto de Letras-UFBA.
MATOS, Mauricio.; SILVA, Guilherme Sarmiento da.; ARAGÃO, Rita de Cássia.; SEVERINO, José R.; MARQUES, Márcia Gomes.. Subversões e alteridades: subalternidades no cinema brasileiro contemporâneo. 2020. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; FILHO, Jorge Luiz Cunha Cardoso; Oliveira, Rodrigo Bomfim; SEVERINO, José R.; Boccia, Leonardo Vicenzo. Lutas que contam histórias: samurais, violência e o bushido em Akira Kurosawa. 2019. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; COLLING, L.; SILVA, M. S.; Valencia, Sayak; RODRIGUEZ, M.; GUIMARAES, R. S.. Fantasmografias: sexílio, arte e ativismos cuirdecoloniais na transfronteira mexicobrasileira. 2019. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; SILVA, M. S.; SANTOS, Adalberto Silva; CONRADO, Amélia Vitória de Souza; ROSA, L. A. C.; França, Denise.. Diálogos artísticos África-Brasil: o encontro de Tiganá Santana com Sobo Badê Band. 2019. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; FIGUEREDO, A. L. S.; MUNANGA, Kabengele; SANTOS, Adalberto Silva; SEVERINO, José R.. Racismo/sexismo epistêmico da Universidade no Brasil e perspectivas e práticas político-intelectuais negras de descolonização do conhecimento. 2018. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; BARROS, José Márcio Pinto de Moura; SERPA, Angelo; FREITAS, Ricardo Oliveira de; BRUNET, Karla. A marginalidade da estética. 2017. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; OLIVEIRA, M. P.; CÔRTES, Clélia Nery; LOPES, Edinéia Tavares; BRITO, Edson Macedo. Imagens indígenas em movimento: história, cultura e cosmovisão nos cinemas Huni Kuin, Kuikuro e Mbyá-Guarani. 2017. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; MATOS, Edilene Dias; ROSSONI, Igor.; RODRIGUES, Inara Oliveira de; FARIAS, Francisco Ramos de. Trauma na literatura: Antônio Lobo Antunes e a Experiência na Escrita. 2017. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; RAMOS, Elizabeth Santos; Vieira, N; YERRO, Jorge Hernán; CERQUEDA, Sérgio Barbosa. A Arte de Frida Kahlo como palimpsesto corporal. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura-Letras/UFBA) - Instituto de Letras-UFBA.
MATOS, Mauricio.; COLLING, L.; Djalma Thurler; França, Denise.; CAETANO, Marcio Rodrigo Vale. Linguagens Pajubeyras: re(ex)sistência cultural e subversão da heteronormatividade. 2016. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
RUBIM, Lindinalva.;MATOS, Mauricio.; ARAGÃO, Rita de Cássia.; ROCHA, Marluce Mendes da.; PEREIRA, Cláudio Luiz. Cinemas do Sul: experiências contemporâneas de Brasil e Nigéria. 2014. Tese (Doutorado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia.
MATOS, Mauricio.; SILVEIRA, R. J. A.; PITOMBO, R.; ALBUQUERQUE JUNIOR, D. M.; RANGEL, S.. Aparência cangaceira: um estudo sobre a aparição como aspecto do poder. 2013. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; SEVERINO, José R.; Silva, Romero Júnior Venâncio. Ressignificações e re (a) presentações: realizadoras negras na cena do audiovisual brasileiro. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; SANTOS, Adalberto Silva; ROSA, Laila Andresa Cavalcanti. Tiganá Santana: diálogos artísticos África-Brasil. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; RAMOS, Elizabeth Santos; YERRO, Jorge Hernán. Blank Verse: a tradução da história e da ficção de William Shakespeare no mundo virtual. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura-Letras/UFBA) - Instituto de Letras-UFBA.
MATOS, Mauricio.; Djalma Thurler; RODRIGUES, Maria Silvania Marques. Anarqueologia do corpomídia. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; FIGUEREDO, A. L. S.; SEVERINO, José R.. Práticas político-intelectuais negras e cuturais negras de enfrentamento ao racismo epistêmico e descolonização do conhecimento. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; SILVA, M. S.; COLLING, L.; GUIMARAES, R. S.. Nós, outros: uma cartografia artística da fantasmática migrante. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; OLIVEIRA, M. P.; RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Subversões e alteridades: subalternidades no cinema brasileiro contemporâneo. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; RAMOS, Elizabeth Santos; RAMOS, Ana Rosa Neves. Eros em Trânsitos: a tradução do erótico e do obsceno em Jorge Amado. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura-Letras/UFBA) - Instituto de Letras-UFBA.
MATOS, Mauricio.; OLIVEIRA, M. P.; FILHO, Jorge Luiz Cunha Cardoso. Lutas que contam histórias: a poética da violência em Akira Kurosawa. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.. Banhando-se nas águas de um rio que nunca dorme. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; BARROS, José Márcio Pinto de Moura; SERPA, Angelo. A marginalidade da estética. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; França, Denise.; COLLING, L.. Linguagens Pajubeyras: Re (ex)sistência cultural e subversão da heteronormatividade. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.. Elas falam por elas: os devires-mulheres no cinema brasileiro contemporâneo. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; ARAGÃO, Rita de Cássia.; OLIVEIRA, J. P.. Um carinho para essa mulher: o protagonismo negro e feminino no cinema nacional. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; ZORZO, Francisco Antonio.; SANTOS, Leandro de Paula dos. A Multiplicidade dos Sujeitos Virtuais: desenhos-robô como ferramenta midiática do consumo na sociedade contemporânea. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Desenho, Cultura e Interatividade) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
MATOS, Mauricio.; ARAGÃO, Rita de Cássia.; Nascimento, Marco Tromboni de Souza. O Regime do (In) visível no Cinema Maxakali: um estudo a partir do filme Caçando Capivara. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; Djalma Thurler; Melo, Izabel de Fátima Cruz.. Da nossa memória fabulamos nóis mesmos: o cinema monstro de 'Branco sai, preto fica'.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; ZORZO, F.; ALMEIDA, A. R. S.. Memória, sociabilidade e patrimônio cultural da praça Luiz Nogueira da Cidade de Serrinha, Bahia. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Desenho, Cultura e Interatividade) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
MATOS, Mauricio.; ARAGÃO, Rita de Cássia.. A Representação da identidade religiosa Afro-Brasileira no discurso de demonização Neopentecostal contemporâneo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; ARAGÃO, Rita de Cássia.; RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Cultura e partilha do sensível: um estudo de aspectos do filme Serras da Desordem, a partir do pensamento de Janques Ranciére. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; OLIVEIRA, M. P.; PINHO, O. S. A.. Deixa o subalterno falar! Narrativas identitárias e subalternidades no cinema brasileiro. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; OLIVEIRA, M. P.; Carvalho, Maria do Socorro S.. Ladrões de cinema: de cinco vezes favela a cinco vezes favela, agora por nós mesmos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; PINHO, O. S. A.; ARAGÃO, Rita de Cássia.. Obama, o negro encantado: um estudo sobre representações raciais e identidade negra: o caso american stories. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; MATOS, Daniela Abreu; SEVERINO, José R.. TV Globo e Periferia: uma construção social da diferença (análise dos programas Central da Periferia e Esquenta!). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; MATOS, Edilene Dias; CARVALHO, M. S. S.. A figura feminina no cinema novo: o olhar de Helena Solberg como vetor da estética da diferenciação. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; OLIVEIRA, M. P.; SANTOS, José Henrique de Freitas. Relações interétnicas e processos identitários nas comunidades de Barra e Mato Grosso do Município de Rio de Contas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; ARAGÃO, Rita de Cássia.; CAPPI, R.. De "menino" a "elemento": a trajetória de adolescentes jovens em Itinga. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; CARVALHO, M. S. S.; OLIVEIRA, S. A.. O Brasil de Ex-isto: entre a visceralidade tropical e a geometria cartesiana. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Estudo de Linguagens) - Universidade do Estado da Bahia.
MATOS, Mauricio.. Entre beatas e travestis: cartografia da abjeção feminina no cinema do Cariri. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.. É bafão, confusão e gritaria: o que está por trás do armário na representação LGBT nos jornais massa! e atarde. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.. Biopoder, espetacularização e ação multitudinária - qualificação II. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.
MATOS, Mauricio.. Devir-sertanejo: o homem provisório nos documentários de Geraldo Sarno. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.; OLIVEIRA, S. A.; Silva, M. Rios. Harry Potter: um cult de nosso tempo. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Estudo de Linguagens) - Universidade do Estado da Bahia.
MATOS, Mauricio.; cledson; ZORZO, Francisco Antonio.. Práticas de Videovigilância e Cidade Contemporânea: o caso da UFBA. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Desenho, Cultura e Interatividade) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
MATOS, Mauricio.. Biopoder, espetacularização urbana e ação multitudinária. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.
MATOS, Mauricio.; Djalma Thurler; OLIVEIRA, M. P.. (Des) construindo performances: o feminino como sujeito na pornografia feminista. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.. Do personagem evangélico no cinema brasileiro dos anos 2000. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.. A paisagem sonora do sertão nordestino no cinema novo brasileiro: um estudo dos devires sonoros na trilogia do sertão. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.. Olney São Paulo: maldição e esplendor em Manhã Cinzenta. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
MATOS, Mauricio.. O cinema de Olney São Paulo. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
MATOS, Mauricio.; COLLING, L.; BAMBA, M.. Desejos Desviantes e imagem cinematográfica. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.. A Escola do Recife e sua importância no pensamento filosófico e literário brasileiro do século XIX. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) - Universidade Federal da Bahia.
MATOS, Mauricio.; cledson; Rubens Alves. A Bahia na prosa das imagens: performances imaginárias em Vasconcelos Maia e Agnaldo Siri. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
MATOS, Mauricio.. Protagonismo e subalternidade dos negros no cinema brasileiro. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
BRASIL, V.;MATOS, Mauricio.. Pelourinho em imagens: do cartão postal ao cenário do real. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Com Ênfase Em Relaçoes Públicas) - Universidade Salvador.
MATOS, Mauricio.. Salvador: um destino cheio de segundas intenções. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Com Ênfase Em Relaçoes Públicas) - Universidade Salvador.
BRAGA, C.;MATOS, Mauricio.; FREIRE, M. F.. O Relações Públicas como assessor pessoal: estudo de caso do grafiteiro Tárcio Vasconcelos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Com Ênfase Em Relaçoes Públicas) - Universidade Salvador.
BRAGA, C.;MATOS, Mauricio.; FREIRE, M. F.. Relações públicas comunitárias: estratégias para o desenvolvimento da comunicação interna. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Com Ênfase Em Relaçoes Públicas) - Universidade Salvador.
MATOS, Mauricio.. Vitalmed: uma análise publicitária do produto. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Com Ênfase Em Publicidade e Pro) - Universidade Salvador.
MATOS, Mauricio.. O jornalismo popular dentro do programa Domingo Legal.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Com Ênfase Em Relaçoes Públicas) - Universidade Salvador.
BRASIL, V.;MATOS, Mauricio.; MASIP, F.. A verificação da imagem dos jornais Correio da Bahia e o jornal A Tarde.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Com Ênfase Em Relaçoes Públicas) - Universidade Salvador.
BROTAS, A.;MATOS, Mauricio.; BRAGA, C.. A espetacularização do real: uma proposta de análise do programa No Limite, da Rede Globo de Televisão.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Com Ênfase Em Relaçoes Públicas) - Universidade Salvador.
MATOS, Mauricio.; LEMOS, D. V.; BRAGA, C.. Concurso Professor Substituto IHAC/UFBA. 2013. Instituto de Humanidades, Artes e Ciências-UFBA.
MATOS, Mauricio.; COLLING, L.; Djalma Thurler. Membro da Comissão de Seleção dos alunos regulares do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade-PÓS-CULTURA. 2021. Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.. Membro da Comissão Científica - XV ENECULT. 2019. Instituto de Humanidades, Artes e Ciências-UFBA.
MATOS, Mauricio.; MATOS, Edilene Dias; PITOMBO, R.. Participação da Comissão de Seleção Alunos Regulares do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade. 2018. Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.. Participação no Núcleo Docente Estruturante-NDE do Bacharelado Interdisciplinar de Humanidades. 2018. Instituto de Humanidades, Artes e Ciências-UFBA.
MATOS, Mauricio.. Membro da Comissão de Bolsas do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade. 2018. Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.. Membro da Comissão de Seleção para ingresso alunos regulares do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade. 2016. Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.. Membro da Comissão Científica XI ENECULT. 2015. Instituto de Humanidades, Artes e Ciências-UFBA.
MATOS, Mauricio.; SAMPAIO, Adriano de O.; SEVERINO, José R.. Membro da Comissão de Seleção de Alunos Regulares de Programa de Pós-Graduação. 2014. Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
MATOS, Mauricio.. Membro da Comissão Científica X ENECULT. 2014. Instituto de Humanidades, Artes e Ciências-UFBA.
MATOS, Mauricio.. Membro da Comissão Científica XI ENECULT. 2013. Instituto de Humanidades, Artes e Ciências-UFBA.
MATOS, Mauricio.. Membro da Comissão Científica VIII ENECULT. 2012. Instituto de Humanidades, Artes e Ciências-UFBA.
MATOS, Mauricio.; cledson. A tradução do sujeito pós-colonial em A Small Place, de Jamaica Kincaid. 2011. Instituto de Letras-UFBA.
MATOS, Mauricio.; cledson. As viagens do Minotauro: diálogos entre o mito, a obra lobatiana e sua adaptação televisiva. 2011. Instituto de Letras-UFBA.
MATOS, Mauricio.; cledson. Hamlet II: um intertexto que se anuncia. 2011. Instituto de Letras-UFBA.
MATOS, Mauricio.; cledson. Merlin: intertexto não nomeado no cinema contemporâneo. 2011. Instituto de Letras-UFBA.
MATOS, Mauricio.. Membro da Comissão Científica VII ENECULT. 2011. Instituto de Humanidades, Artes e Ciências-UFBA.
MATOS, Mauricio.. Coordenação mesa apresentação trabalhos VI ENECULT. 2010. Instituto de Humanidades, Artes e Ciências-UFBA.
MATOS, Mauricio.. participação em banca para contratação de professor na disciplina logística de importação e exportação. 2009. Universidade Salvador.
MATOS, Mauricio.. participasção em banca para contratação de professor na disciplina de análise e diagnóstico organizacuional I. 2009. Universidade Salvador.
MATOS, Mauricio.. participação em banca para contratação de professor na disciplina de execução de eventos culturais. 2009. Universidade Salvador.
MATOS, Mauricio.. contratação de professor: banca examinadora da seleção para metodologia da pesquisa em comunicação. 2004. Universidade Salvador.
MATOS, Mauricio.. contratação de professor: banca para disciplina técnicas de pesquisa em opinião pública. 2003. Universidade Salvador.
MATOS, Mauricio.. contratação de professor: banca examinadora de docente para metodologia da pesquisa em comunicaçãor. 2003. Universidade Salvador.
Comissão julgadora das bancas
SILVEIRA, Renato. A violência no cinema brasileiro. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em cultura e sociedade) - Universidade Federal da Bahia.
CUNHA, Eneida Leal;OLIVEIRA, M. G. P.; Renato da Silveira; NOVAIS, Cláudio Cledson. Significações da violência no cinema brasileiro. 2009. Tese (Doutorado em Progr. Multid. de Pós-Grad. em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia.
CUNHA, E. L.; KLEDSON, C.; OLIVEIRA, M. P.. Significações da violência no cinema brasileiro. 2009. Tese (Doutorado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia.
CUNHA, E. L.. A VIOLÊNCIA NO CINEMA BRASILEIRO. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia.
CUNHA, Eneida Leal; OLIVEIRA, M. P.;NOVAES, Claudio C.; KIFFER, A. P. V.; SILVEIRA, Renato da. Significações da Violência no Cinema Brasileiro. 2009. Tese (Doutorado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia.
CUNHA, Eneida Leal; SILVEIRA, Renato da;NOVAES, Claudio C.. A violência no cinema brasileiro. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia.
Orientou
O cinema baiano desenvolvido por mulheres negras; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade; (Orientador);
As mulheres negras da sedição baiana de 1798: uma análise sobre o filme "1798: revolta dos búzios"; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade; (Orientador);
A identidade sapatão dentro das narrativas recentes de curta-metragens brasileiros; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade; (Orientador);
Cinema, Educação, Gênero e Sexualidade: narrativas contra-hegemônicas no ambiente escolar; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade; (Orientador);
Selfiementary: o celular na criação de narrativas contemporâneas; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade; (Orientador);
Cinema Nacional, Negro e Feminino: narrativas emergentes, identitárias e plurais; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade; (Orientador);
Subalternidades como simulacros: violência urbana e tráfico de drogas no cinema brasileiro contemporâneo; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade; (Orientador);
Cinema brasileiro em contexto pós-autoritário através dos diálogos interartes da trilogia de Edgard Navarro; Início: 2020; Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade; (Orientador);
A construção imagética do espaço da cidade do Recife através das lentes do cinema feito em Pernambuco; Início: 2019; Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade; (Orientador);
Cultura audiovisual: sintomas (de) coloniais nos gestos de construção da subalternidade na obra de Adirley; Início: 2019; Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade; (Orientador);
Coletivos de cinema: por uma produção de mulheres; Início: 2017; Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade; (Orientador);
Início: 2020; Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade;
A exposição do antecampo e a representação de identidades culturais indígenas nos documentários premiados no Cine Kurumin; 2018; Dissertação (Mestrado em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade,; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
Cinema e partilha do sensível: potências de sentido em Serras da Desordem; 2017; Dissertação (Mestrado em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade,; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
A representação da identidade afro-brasileira no discurso de demonização neopentecostal contemporâneo; 2016; Dissertação (Mestrado em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade,; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
Obama, o negro encantado: o caso american stories, american solutions; 2016; Dissertação (Mestrado em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
Construindo performances: o feminino como sujeito na pornografia; 2015; Dissertação (Mestrado em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade,; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
O devir-sertanejo no cinema de Geraldo Sarno; 2015; Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
Rede Globo e periferia: uma representação social da diferença; 2015; Dissertação (Mestrado em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade,; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
Análise das narrativas identitárias nos filmes produzidos no Projeto Faz-se Filmes; 2015; Dissertação (Mestrado em pós-graduação em cultura e sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade,; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
Imagem dos personagens evangélicos no cinema brasileiro contemporâneo; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
Projeto político-intelectuais e culturais negros de descolonização do conhecimento e de enfrentamento do racismo epistêmico no Brasil; 2017; Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade,; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
Violência e subalternidade no cinema brasileiro; 2015; Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
Lutas que contam histórias: a poética da violência em Akira Kusosawa; 2015; Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade,; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
Proposição do SIGP: ferramente de gerenciamento de públicos na internet; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Com Ênfase Em Relaçoes Públicas) - Universidade Salvador; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
Avaliação das relações públicas: importância, descaso e reflexão; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Com Ênfase Em Relaçoes Públicas) - Universidade Salvador; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
Revista Versão: espaço multidisciplinar de publicação; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Com Ênfase Em Relaçoes Públicas) - Universidade Salvador; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
As transformações históricas da elite brasileira: uma análise dos anos 1960/1970 e dos anos 1980/1990; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicação e marketing) - Universidade Salvador; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
Uma análise da obra de OLiviero Toscani; 2004; 100 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Com Ênfase Em Publicidade e Pro) - Universidade Salvador; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
Relações públicas e novas tecnologias; 2004; 80 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Com Ênfase Em Relaçoes Públicas) - Universidade Salvador; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
A função de planejamento do relações públicas na construção de mitos; 2004; 100 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Com Ênfase Em Relaçoes Públicas) - Universidade Salvador; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
O processo de construção da opinião pública no cinema hollywoodiano; 2003; 100 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Com Ênfase Em Relaçoes Públicas) - Universidade Salvador; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
O intermedio nas relações ciberespaciais; 2003; 100 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Com Ênfase Em Relaçoes Públicas) - Universidade Salvador; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
Pesquisa de opinião Nordeste de Amaralina sobre o programa da polícia cidadã; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Com Ênfase Em Relaçoes Públicas) - Universidade Salvador; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
Boatos na Internet: uma investigação com desdobramentos empíricos; 2002; 100 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Com Ênfase Em Relaçoes Públicas) - Universidade Salvador; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
Jornalismo on-line: uma investigação sobre o público leitor; 2002; 120 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Com Ênfase Em Relaçoes Públicas) - Universidade Salvador; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
ONGs e novas tecnologias da comunicação; 2002; 120 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Com Ênfase Em Relaçoes Públicas) - Universidade Salvador; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
Violências e subalternidades: o lugar do subalterno na história do tráfico de drogas no Brasil; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar) - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências-UFBA, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
Com os pés no lodaçal: crítica da cultura brasileira; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Bachalerados Interdisciplinares-BI) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
Com os pés no lodaçal: crítica da cultura brasileira; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar) - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências-UFBA; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
Crítica cultural e cinema brasileiro contemporâneo; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar) - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências-UFBA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
Tirocínio docente de Cesar Fernando de Oliveira; 2020; Orientação de outra natureza - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
Tirocínio docente de Caio Olympio Matos da Rocha; 2020; Orientação de outra natureza - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
Tirocínio Docente Mestranda Olívia dos Santos Nascimento; 2017; Orientação de outra natureza - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
Tirocínio Docente de Violeta Teresa de Queiroz Martinez; 2016; Orientação de outra natureza - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
Tirocínio de Rodolfo Nonose Ikeda; 2015; Orientação de outra natureza - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
Tirocínio de Samuel Macedo; 2015; Orientação de outra natureza - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
Tirocínio de Sophia Mídian Bagues dos Santos; 2014; Orientação de outra natureza - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
Tirocínio Morgana Gama de Lima; ; 2013; Orientação de outra natureza - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
Tirocínio Docente de Andrigo de Lázaro; ; 2012; Orientação de outra natureza - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
Tirocínio docente - aluna doutorado; 2011; Orientação de outra natureza - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade; Orientador: Maurício Matos dos Santos Pereira;
Foi orientado por
O devir criação contemporâneo: www e identidades culturais; 2001; Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eneida Leal Cunha;
Signficações da violência no cinema; 2009; Tese (Doutorado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Eneida Leal Cunha;
Produções bibliográficas
-
PEREIRA, MAURICIO MATOS DOS SANTOS . Saque e assassinato: a violência contra a mulher no filme Grito da terra. LÉGUA & MEIA , v. 9, p. 36-53, 2019.
-
MATOS, Mauricio. . Pós-religião, América Latina e Ressentimento. Diálogos Latinoamericanos , v. 19, p. 167-186, 2012.
-
MATOS, Mauricio. . Cinema, mercado e política cultural no Brasil. Ecos Revista , v. 10, p. 135-150, 2006.
-
MATOS, Mauricio. . Dissidências subalternas no cinema brasileiro (Org.).. 1a.. ed. Salvador-BA: Editora Devires, 2021. 269p .
-
MATOS, Mauricio. ; PEREIRA, Ana Lúcia Lage (Org.) ; Boccia, Leonardo Vicenzo (Org.) ; ARAGÃO, Rita de Cássia. (Org.) ; CARMO, Maria Beatriz Barreto do (Org.) . Contemporaneidades em foco: os estudos sobre a contemporaneidade como eixo dos Bacharelados Interdisciplinares da UFBA (Org.).. 1. ed. salvador: Edufba, 2020. v. 1. 289p .
-
MATOS, Mauricio. ; OLIVEIRA, M. P. (Org.) . Subalternidades em perspectiva: limite, ausências e devires. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2015. v. 500. 228p .
-
MATOS, Mauricio. ; OLIVEIRA, M. P. (Org.) ; França, Denise. (Org.) . Cartografias da Subalternidade: Diálogos no Eixo Sul-Sul. 1a.. ed. Salvador-BA: EDUFBA, 2014. v. 1. 238p .
-
MATOS, Mauricio. . Significações da violência no cinema brasileiro. 1. ed. salvador: Quarteto editora, 2010. v. 100. 244p .
-
MATOS, Mauricio. ; SANTOS, Leandro de Paula dos ; MILANEZ, Felipe. . Identidades e diferenças na cultura política brasileira contemporânea. In: Leandro Colling; Adriano Sampaio. (Org.). A Cultura em Tempos Sombrios. 1ed.Salvador-BA: EDUFBA, 2022, v. , p. 73-94.
-
MATOS, Mauricio. . "Galinha que acompanha pato morre afogada": juventudes, trajetórias de vidas subalternas. In: MATOS, Mauricio. (Org.). Dissidências subalternas no cinema brasileiro. 1ed.Salvador-BA: Editora Devires, 2021, v. 1, p. 109-144.
-
MATOS, Mauricio. . Da impossibilidade de fixar uma pedra na montanha: uma reflexão sobre contemporaneidade e cinema do terceiro mundo. In: MATOS, Mauricio; PEREIRA, Ana Lúcia Lage; BOCCIA, Leonardo Vincenzo; CARMO, Maria Beatriz do; MATOS, Rita de Cássia Aragão. (Org.). Contemporaneidades em foco: os estudos sobre a contemporaneidade como eixo dos Bacharelados Interdisciplinares da UFBA. 1ed.Salvador: Edufba, 2020, v. 1, p. 55-67.
-
MATOS, Mauricio. . Eu-tráfico: violência e subjetividade em Falcão. In: Marinyze Prates de Oliveira; Jonathan Warren. (Org.). Miradas sobre o Brasil. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2016, v. , p. 111-129.
-
MATOS, Mauricio. ; OLIVEIRA, M. P. . O que fazemos com a subalternidade. In: MATOS, Mauricio; PRATES, Marinyze.. (Org.). O que fazemos com a subalternidade. 1ed.Salvador-BA: EDUFBA, 2015, v. 1, p. 39-58.
-
MATOS, Mauricio. ; OLIVEIRA, M. P. ; França, Denise. . Os Labirintos da Visibilidade. In: MATOS, Mauricio; PRATES, Marinyze; CARRASCOSA, Denise.. (Org.). Os labirintos da visibilidade. 1a.ed.Salvador-BA: EDUFBA, 2014, v. 1, p. 201-216.
-
MATOS, Mauricio. ; OLIVEIRA, M. P. . Veredas de um diálogo: literatura, cinema e contexto sociocultural. In: Marinyze Prates de Oliveira; Elizabeth Ramos. (Org.). Veredas de um diálogo: literatura, cinema e contexto sociocultural. 1a.ed.Salvador-Bahia: EDUFBA, 2013, v. 12, p. 143-159.
-
MATOS, Mauricio. . Violência como simulacro. jornal a tarde, caderno cultural, 11 abr. 2009.
-
MATOS, Mauricio. . Amando infinitamente o finito. Jornal A Tarde, Caderno cultural, 01 nov. 1996.
-
MATOS, Mauricio. ; IKEDA, Rodolfo Nonose . Subalternidades ao redor: subversões no cinema brasileiro contemporâneo. In: XII ENECULT - Encontro De Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2016, Salvador-BA. XII ENECULT, 2016.
-
MATOS, Mauricio. ; IKEDA, Rodolfo Nonose . Subalternidades no Cinema Brasileiro Contemporâneo. In: Encontro de estudos Multidisciplinares em Cultura-ENECULT, 2015, Salvador-BA. ENECULT, 2015.
-
MATOS, Mauricio. . Cidade-paixão: afirmação subalterna. In: X Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura-ENECULT, 2014, Salvador-BA. X Enecult, 2014.
-
MATOS, Mauricio. . Ou você é um dos nossos ou está contra nós: uma reflexão sobre as redes sociais da internet. In: ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA-IX ENECULT, 2013, Salvador. IX Enecult, 2013.
-
MATOS, Mauricio. . 'Respeito é para quem tem': reflexões sobre o devir-subalterno em O Invasor. In: VIII ENECULT, 2012, salvador-ba. VIII ENECULT, 2012.
-
MATOS, Mauricio. . Subalternidades em perspectiva no cinema brasileiro. In: III EBECULT, 2012, Cachoeira-BA. III EBECULT, 2012.
-
MATOS, Mauricio. . Entre Caveiras, Milícias, Traficantes e Consumidores: os limites da subalternidade em Tropa de Elite. In: VII ENECULT, 2011, salvador. VII ENECULT. salvador, 2011.
-
MATOS, Mauricio. . Significações da violência no cinema brasileiro. In: Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura-ENECULT, 2010, salvador. VI Enecult. salvador: CULT, 2010.
-
MATOS, Mauricio. . O sertaneljo polimórfico. In: XI Congresso de Literatura Comparada, 2009, são paulo. cinco vezes sertão: literatura, cinema e outras escrituras. Feira de Santana: Edições UEFS, 2009. v. 3. p. 27-48.
-
MATOS, Mauricio. . Violência, cinema e processo democrático no Brasil. In: II Enecult - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2006, salvador. II Enecult- UFBa, 2006. v. 2.
-
MATOS, Mauricio. . Greenpeace em rede: internet, identidades culturais e ecologia. Trabalho publicado em CD-ROM no Anais do VII Congresso da ABRALIC.. In: VII Congresso da ABRALIC, 2000, Salvador. Terras e Gentes. salvador: edufba, 2000.
-
MATOS, Mauricio. . Quem é esse artista negro ? alguns comentários sobre o site do CIDAN. In: Seminário Abralic norte/nordeste, 1999, Maceió. Culturas, contextos e contemporaneidade. salvador: Edufba, 1999.
-
MATOS, Mauricio. . Neo-realismo em Grito da terra: leitura fílmica desconstrutora. In: Seminário de Pesquisa em Literatura e Diversidade Cultural, 2016, Feira de Santana-BA. Livro de resumosa XVII Seminário de Pesquisa em Literatura e Diversidade Cultural. Feira de Santana: Editora Universidade Estadual de Feira de Santana, 2016. v. 17.
-
MATOS, Mauricio. . Cidade-paixão: afirmação subalterna. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATOS, Mauricio. . Ou você é um dos nossos ou está contra nós: uma reflexão sobre as redes sociais da internet. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATOS, Mauricio. . Subalternidades em perspectiva no cinema brasileiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATOS, Mauricio. . O que fazemos com a subalternidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MATOS, Mauricio. . Entre Caveiras, Milícias, Traficantes e Consumidores: os limites da subalternidade em Tropa de Elite. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATOS, Mauricio. . Os labirintos da visibilidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MATOS, Mauricio. . Significações da Violência no Cinema Brasileiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATOS, Mauricio. . Violência, cinema e processo democrático no Brasil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MATOS, Mauricio. . Grrenpeace em rede: internet, identidades culturais e ecologia. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATOS, Mauricio. . Quem é este artista negro? - alguns comentários sobre o site do CIDAN. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
MATOS, Mauricio. . Membro da Comissão de Pareceristas XVIII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura-ENECULT. 2022.
MATOS, Mauricio. ; DIAS, André Luís Mattedi ; NASCIMENTO, Ademar Nogueira do . Membro (Presidente) da Comissão de elaboração de Parecer e de Relatório de Progressão Funcional de Professor Adjunto I para Professor Adjunto II de Docente do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos-IHAC/UFBA. 2022.
MATOS, Mauricio. . Membro da Comissão de Pareceristas do XVII ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. 2021.
MATOS, Mauricio. . Relatório Progressão Funcional de Professor Associado I para Professor Associado II - aprovado em reunião de Congregação. 2021.
MATOS, Mauricio. . Relatório Progressão Funcional para Professor Adjunto IV - aprovado em Congregação. 2018.
MATOS, Mauricio. . Relatório Progressão Funcional de Professor Adjunto IV para Professor Associado I - aprovado em reunião de Congregação. 2018.
MATOS, Mauricio. . Relatório Progressão Funcional de Professor Adjunto II para Adjunto III - aprovado em Reunião da Congregação. 2016.
MATOS, Mauricio. . Parecer trabalhos recebidos XII Enecult. 2016.
MATOS, Mauricio. . Membro Comitê Científico do Seminário Actualidades de la lengua del Quijote-UNEB. 2016.
MATOS, Mauricio. . Participação em processo de promoção de carreira docente-UNEB. 2015.
MATOS, Mauricio. . Parecer trabalhos recebidos XI Enecult. 2015.
MATOS, Mauricio. . Parecer trabalhos recebidos X Enecult. 2014.
MATOS, Mauricio. . Relatório Progressão Funcional para Professor Adjunto II - aprovado em congregação IHAC. 2013.
MATOS, Mauricio. . Parecer IX Enecult. 2013.
MATOS, Mauricio. . Diálogos e engajamento em o Canto do Sol: reflexões sobre a literatura de Olney São Paulo. 2011.
MATOS, Mauricio. ; Figueiró, Cristiano . Relatório das Atividades Assessoria de Comunicação IHAC. 2011.
MATOS, Mauricio. . Parecer trabalhos recebidos VII Enecult. 2011.
MATOS, Mauricio. . Parecer trabalhos recebidos VII ENECULT. 2011.
MATOS, Mauricio. . Parecer trabalhos recebidos VI Enecult. 2010.
MATOS, Mauricio. . Relatório CNPQ. 2000.
MATOS, Mauricio. . Relatório Final de Estágio Docente. 2000.
MATOS, Mauricio. . Tropa de elite e a violência no cinema brasileiro. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MATOS, Mauricio. ; ZORZO, F. . Cidade, Memória e Resistência. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MATOS, Mauricio. . Cidade e Visualidade. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MATOS, Mauricio. . A violência do tráfico de drogas no cinema brasileiro. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MATOS, Mauricio. . Segunda edição do curso violência do tráfico de drogas no cinema brasileiro. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MATOS, Mauricio. ; cledson . Violência e subjetividade. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MATOS, Mauricio. . Projeto cinema em comunidade: conexões de saberes entre universidade e comunidade. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MATOS, Mauricio. . Culturas brasileiras. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção material didático).
MATOS, Mauricio. . tecnologias da comunicação e organização empresarial. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MATOS, Mauricio. . tecnologias da comunicação e organização empresarial. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MATOS, Mauricio. . Palestrante Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário-BA. 2011 (Palestra) .
MATOS, Mauricio. . conferência ministrada sobre as linguagens das novas tecnologias da comunicação na UNEB. 2000 (conferência) .
MATOS, Mauricio. . conferência ministrada na UNEB com o título As Novas Tecnologias da Comunicação. 1998 (conferência) .
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
Biopolíticas das subalternidades no cinema brasileiro contemporâneo, Descrição: O Projeto Biopolíticas das subalternidades no cinema brasileiro contemporâneo discute os processos de construção do subalterno em filmes brasileiros produzidos a partir dos anos 1980, quando se deu a queda da ditadura militar e o surgimento da redemocratização, até a década de 2010 ? quando, diante do cenário político conservador, é possível se observar aproximações e distanciamentos nos diferentes modos através dos quais esta relação de subalternidade passa a ser produzida. O ponto de partida é esta plasticidade da relação com o outro, o subalterno, aquele que não foi reconhecido nos seus direitos pela política dominante de Estado. Tomando como referencia esta passagem da retomada do cinema brasileiro à pós-retomada, o foco do trabalho se localiza nos diferentes mecanismos de controle dos personagens, mas também nas estratégias que utilizam para desviarem das prerrogativas do poder. Partindo de uma seleção de filmes, e admitido este olhar interdisciplinar que atravessa o registro fílmico em direção a questões contextuais, históricas no Brasil, o projeto articula as dimensões da macropolítica e da micropolítica na estruturação da vida social brasileira, discutindo a partir do lugar conferido aos personagens, as estruturas utilizadas no controle das populações subalternas em contexto democrático na história da vida política recente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (5) . , Integrantes: Maurício Matos dos Santos Pereira - Coordenador / Caio Olympio Matos da Rocha - Integrante / Cesar Fernando de Oliveira - Integrante / Murilo Cesar Silva de Andrade - Integrante / Sandra Santana da Costa - Integrante / Uri Israel Menezes Silva - Integrante / Marcos Antônio Neves dos Santos - Integrante / Camila Ribeiro - Integrante / Caroline Vieira - Integrante / Ana Carla Villa Lobos Teixeira - Integrante / Júlia Araújo Ferreira da Silva - Integrante / Fayga Rocha Moreira - Integrante / Edson José Bastos de Oliveira - Integrante.
-
2014 - 2015
A violência do tráfico de drogas no cinema brasileiro e suas relações com a história do tráfico de drogas no Brasil, Descrição: O presente projeto se debruça sobre filmes do cinema brasileiro produzidos a partir dos anos 2000, que focalizam a violência associada ao tráfico de drogas e com ele à ressignificação das relações de poder na cultura brasileira. O foco são as relações do discurso do tráfico no cinema com a fragmentação da violência ocorrida a partir dos anos 1980/1990, quando emerge o tráfico de drogas e a posição do sujeito subalterno ? aquele que não foi reconhecido, que entra para o crime, torna-se ladrão e passa a fazer parte de facção criminosa ?, torna-se complexa. Qual o jogo possível que a violência em sua relações com o tráfico agencia na constituição do subalterno como uma singularidade? Entre a construção da história do crime organizado e sua repetição no cinema brasileiro, levando-se em consideração esta complexidade imanente à condição subalterna, bem como as múltiplas e diferenciadas hibridizações entre cinema e processo histórico, esta pesquisa busca compreender como a violência torna-se política no Brasil contemporâneo, já que sua função passa a ser organizar as relações de poder em um período pós-ditatorial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maurício Matos dos Santos Pereira - Coordenador.
-
2013 - 2015
Com os pés no lodaçal: crítica da cultura brasileira, Descrição: Esta pesquisa pretende reinterpretar a obra de Gilberto Freyre de forma aproximada à desconstrução do discurso metafísico embutido no processo de colonização da cultura brasileira. Partindo de autores como Espinosa, Nietzsche, Deleuze e Derrida, a investigação demarca a crítica da cultura brasileira como área de pesquisa pós-estruturalista e prática acadêmica multidisciplinar, tomando como ponto de partida a reflexão sobre o caráter político do discurso religioso como um poder dominante no contexto da construção da colonialidade no Brasil ? tal como uma ação endógena de terraplanagem responsável pelo rebatimento de relações já existentes em processos de construção de subjetividades, através do fornecimento de valores capazes de justificar e naturalizar violências no âmbito da formação imperial portuguesa em terras brasileiras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maurício Matos dos Santos Pereira - Coordenador.
-
2010 - 2013
Cicatrizes da Subalternidade, Descrição: Projeto de Pesquisa apresentado, para efeito de credenciamento, junto ao Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade-PÓS-CULTURA, sendo desenvolvido desde 2010 junto ao Grupo de Pesquisa que coordeno intitulado Cultura e Subalternidades, filiado ao CULT/IHAC/UFBA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maurício Matos dos Santos Pereira - Coordenador.
Prêmios
2007
Professor Homenageado Formandos Relações Públicas, UNIFACS.
2005
Orientador melhor projeto experimental: Internet e Relações Públicas, Unifacs.
2004
Melhor professor do curso de Relações Públicas, Unifacs.
2004
Professor Homenageado Formandos Relações Públicas, Unifacs.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências-IHAC/UFBA. , Rua Barão de Geremoabo, s/n - Campus Universitário, Ondina, 40170115 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32836182, URL da Homepage:
Experiência profissional
2010 - Atual
Universidade Federal da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado - Nível II, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências-IHAC/UFBA desde setembro de 2010, onde leciona componentes curriculares para graduação e pós-graduação, coordena grupo de pesquisa, organiza eventos de extensão, além de orientar projetos de mestrado e doutorado.
2010 - 2010
Universidade Federal da BahiaVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor de estudos sobre a contemporaneidade-HACA03 até setembro de 2010, quando tomei posse como professor adjunto aprovado em concurso público da Universidade Federal da Bahia
Atividades
-
08/2011
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Crítica da Cultura - HACD75, Cultura e Contemporaneidade, Teoria da Cultura I - COM 547, Cultura e Identidade - HACD82
-
09/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências-IHAC/UFBA.,Cargo ou função, Membro da Congregação Ampliada-IHAC/UFBA.
-
03/2010
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura-CULT/IHAC/UFBA.,Linhas de pesquisa
-
03/2010
Ensino, Bachalerados Interdisciplinares-BI, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos das Humanidades-HACA03, Estudos dos Poderes-HACA76, Estudos sobre a Contemporaneidade I-HACA01, Estudos sobre a Contemporaneidade II-HACA34, Teorias da cultura-HACB29, Tópicos Especiais em Humanidades I-HACA43, Cidades, violências e tecnologias de segurança-HACB89
-
03/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências-IHAC/UFBA.,Cargo ou função, Membro do Coletivo de Contemporaneidade-IHAC/UFBA.
-
10/2015 - 10/2016
Direção e administração, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências-IHAC/UFBA.,Cargo ou função, Coordenador do Colegiado de Humanidades.
-
09/2010 - 03/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências-IHAC/UFBA.,Cargo ou função, Coordenador Coletivo de Comunicação-ASSCOM IHAC/UFBA.
2008 - 2010
Universidade SalvadorVínculo: Assistente departamento, Enquadramento Funcional: Assistente de Departamento, Carga horária: 20
2001 - 2010
Universidade SalvadorVínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professor titular I, Carga horária: 12
2007 - 2008
Universidade SalvadorVínculo: supervisor, Enquadramento Funcional: supervisor de atividades complementares, Carga horária: 6
Outras informações:
Como professor horista da UNIFACS, além do trabalho de sala de aula nos cursos de relações públicas, publicidade & propaganda e comunicação e marketing, fui convidado em 2007 para o cargo de Supervisor das Atividades Complementares e, em setembro de 2008, para Professor Assistente do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas-DCSA, tendo que, para assumir este último cargo, me desligar do cargo de supervisor.
Atividades
-
03/2002
Ensino, Comunicação Social Com Ênfase Em Relaçoes Públicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, metodologia da pesquisa em comunicação, Política de comunicação, técnicas de opinião pública, Teoria da comunicação, teoria e pesquisa de opinião pública
-
03/2002
Outras atividades técnico-científicas , Educação Superior, Educação Superior.,Atividade realizada, orientaçao em projetos experimentais.
-
03/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Educação Superior, Departamento Ciências Sociais Aplicadas 3.,Cargo ou função, Integrante do Colegiado..
-
05/2001 - 03/2002
Ensino, Comunicação Social Com Ênfase Em Relaçoes Públicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração e Assessoria de Relações Públicas, Técnicas de comunicação dirigida
2004 - 2007
Faculdades Jorge AmadoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 8
Outras informações:
Além de ministrar aulas nos cursos de jornalismo e publicidade, desenvolvia ainda atividades de orientação de projetos de conclusão de curso de graduação em jornalismo e em publicidade, me desligando da instituição em 2007.II
Atividades
-
08/2004 - 08/2007
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, sociologia da comunicação, etica da comunicação, teoria da comunicação
2001 - 2003
Faculdades Integradas da BahiaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Atividades
-
02/2001 - 02/2003
Ensino, Comunicação Social Com Ênfase Em Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, comunicação e tecnologia - I, comunicação e tecnologia - II
2001 - 2002
Unidades de Ensino de Ciências da SociedadeVínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Atividades
-
08/2001 - 03/2002
Ensino, Comunicação Social Com Ênfase Em Publicidade e Pro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, comunicação comparada
1999 - 1999
Jornal Tribuna da BahiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Jornalista redação
Outras informações:
repórter da editoria de cidade
Atividades
-
02/1999 - 10/1999
Estágios , Redação, Editoria de Cidade.,Estágio realizado, produção de reportagem.
Você é Mauricio Matos dos Santos Pereira?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Mauricio Matos dos Santos Pereira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?