Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella

Possui graduação em Enfermagem E Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1979), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1996) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, membro do grupo de pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisador da Organização Mundial da Saúde e chefe departamento enfermagem saúde pública da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos humanos, formação, mercado de trabalho, recursos humanos em saúde e enfermeiro.

Informações coletadas do Lattes em 29/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Coletiva

2002 - 2006

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: MERCADO DE TRABALHO DO ENFERMEIRO NO BRASIL: CONFIGURAÇÃO DO EMPREGO E TENDÊNCIAS NO CAMPO DO TRABALHO
Orientador: CELIA REGINA PIERANTONI
Palavras-chave: MERCADO DE TRABALHO; RECURSOS HUMANOS; ENFERMEIRO.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde.

Mestrado em Saúde Pública

1994 - 1996

Fundação Oswaldo Cruz
Título: ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA EM SERVIÇOS DE SAÚDE - ESTUDO DA RESIDÊNCIA MÉDICA NO INSTITUTO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL,Ano de Obtenção: 1996
Orientador: MARIA HELENA MACHADO
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: RESIDÊNCIA MÉDICA; Especialização; RECURSOS HUMANOS.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde Humana.

Graduação em Enfermagem E Obstetrícia

1976 - 1979

Universidade Federal Fluminense

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Curso de Inglês. (Carga horária: 10h). , Azusa Pacific University, APU, Estados Unidos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Recursos Humanos.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Saúde da Família.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

VARELLA, T. C. M. M. L. . 8º Simpósio do cuidar em Enfermagem e saúde - ENFCUIDAR 1º Simpósio Internacional do cuidar em Enfermagem e saúde. 2016. (Outro).

VARELLA, T. C. M. M. L. . Encontro turma I do Curso de Especialização em Saúde da Família - UnA SUS UERJ. 2012. (Outro).

VARELLA, T. C. M. M. L. . Aula Inaugural do PROVAB do Curso de Especialização em Saúde da Família - UnA SUS UERJ. 2012. (Outro).

VARELLA, T. C. M. M. L. . 6º Simpósio Nacional - o cuidado em saúde na perspectiva interdisciplinar - EnfCuidar. 2012. (Outro).

VARELLA, T. C. M. M. L. . Oficina Una-SUS/UERJ. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

10 Encontro de Enfermagem da Região Sudeste.O cenário e o contexto do trabalho da enfermagem nos estados da Região Sudeste. 2016. (Encontro).

Congresso Brasileiro de Enfermagem. A enfermagem no panorama internacional: a migração de enfermagem. 2016. (Congresso).

V Congresso de Investigação em Enfermagem Iberoamericano e de países de língua portuguesa. Curativo de hidrofibra associado à bota de UNNA em úlceras venosas: um estudo quase experimental. 2016. (Congresso).

XX Encontro de Enfermagem, Trabalho e Saúde do Traaaaabalhador.Contradições do Mundo do Trabalho:a ótica do egresso de enfermagem. 2016. (Encontro).

XIX Encontro de Enfermagem, Trabalho e Saúde do Trabalhador e IV Encontro Internacional de Enfermagem e Saúde do Trabalhador.A dimensão subjetiva entre o processo de formação e prática laboral. 2015. (Encontro).

1 Congresso Fluminense de Enfermagem - CONFLUENF.Desafios, Dilemas e Potencialidades da Atenção Primária em Saúde. 2014. (Encontro).

1 Congresso Fluminense de Enfermagem- CONFLUENF. 2014. (Congresso).

75ª Semana Brasileira de Enfermagem.O protagonismo no ensino da enfermagem. 2014. (Outra).

Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde: planejamento da força de trabalho em Atenção Primária à Saúde. 2014. (Seminário).

Seminário da Azusa Pacific University. 2014. (Seminário).

Seminário da Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde: planejamento da força de trabalho em Atenção Primária à Saúde. 2014. (Seminário).

Seminário dos 5 Anos da Escola GHC.A Formação e o Desenvolvimento de Sistemas e Serviços de Saúde. 2014. (Seminário).

2ª Jornada descentralizada da prática do exercício profissional para o ensino- JDPEPE. 2013. (Outra).

Reunião sobre o ENADE 2013.Movimentos para a melhoria da graduação na UERJ. 2013. (Outra).

Seminário: trabalhos inovadores e pesquisa na atenção primária na A.P. 2.2. 2013. (Seminário).

VI Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária- SIMBRAVISA.Conteúdos de vigilância sanitária nas graduações de farmácia. 2013. (Simpósio).

1 Seminário de Filosofia da Ciência em Enfermagem "A Ecologia de Saberes: uma contribuição para a Enfermagem". 2012. (Seminário).

Aula Inaugural PROVAB - Curso de Especialização em Saúde da Família - UnA-SUS.Aula Inaugural. 2012. (Outra).

Aula Inaugural PROVAB - Curso de Especialização em Saúde da Família - UnA-SUS. 2012. (Outra).

Congresso Brasileiro de Enfermagem. A enfermagem no panorama internacional: a migração de enfermagem. 2012. (Congresso).

III Congresso Regional de Medicina Familiar WONCA - Iberoamericana - CIMF. 2012. (Congresso).

III Congresso Regional de Medicina Familiar WONCA - Iberoamericana - CIMF. Los indicadores de carga de trabajo para los profesionales de la Estrategia de Salud de la Familia. 2012. (Congresso).

III Congresso regional de medicina familiar Wonca- Iberoamericana-CIMF . X Seminário internacional de atención primaria de salud. La adopción de nuevos hábitos de vida: reflexiones sobre las pedagogías en las prácticas de educación para la salud (es). 2012. (Congresso).

III Congresso regional de medicina familiar Wonca- Iberoamericana-CIMF . X Seminário internacional de atención primaria de salud. El surgimiento de los agentes comunitarios en la atención primaria en salud en Brasil. 2012. (Congresso).

III Congresso regional de medicina familiar Wonca- Iberoamericana-CIMF . X Seminário internacional de atención primaria de salud. Carga de trabajo de un típico profesional de la atención primaria de salud en Brasil: los agentes comunitarios de salud. 2012. (Congresso).

III Congresso regional de medicina familiar Wonca- Iberoamericana-CIMF . X Seminário internacional de atención primaria de salud. La percepción de los diferentes actores sobre el trabajo del agente comunitario de salud. 2012. (Congresso).

III Congresso regional de medicina familiar Wonca- Iberoamericana-CIMF . X Seminário internacional de atención primaria de salud. Los indicadores de carga de trabajo para los profesionales de la Estrategia de Salud de la Familia. 2012. (Congresso).

III Congresso regional de medicina familiar Wonca- Iberoamericana-CIMF . X Seminário internacional de atención primaria de salud. 2012. (Congresso).

III Congresso regional de medicina familiar Wonca- Iberoamericana-CIMF . X Seminário internacional de atención primaria de salud. La medición de la carga de trabajo médico en el Programa de Salud de la Familia. 2012. (Congresso).

11 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. 2011. (Congresso).

1 Congresso Fluminense de Enfermagem na Atenção Primária. Aspectos políticos e legais no exercício da enfermagem na APS. 2011. (Congresso).

2 Seminário Integrado Pró-Saúde UFRJ.O Papel da Atenção Primária na Articulação das Ações de Promoção, Prevenção, Formações de Profissionais na Rede Progressiva de Cuidados. 2011. (Seminário).

63 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2011. (Congresso).

63 Congresso Brasileiro de Enfermagem. O Sistema Único de Saúde - uma inflexão para a enfermagem brasileira. 2011. (Congresso).

72ª Semana de Enfermagem.Experiências em Parto. 2011. (Outra).

III Oficina de Trabalho: Metodologias para o Dimensionamento de Pessoal na Atenção Primária à Saúde. 2011. (Oficina).

V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Políticas de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. 2011. (Congresso).

XXVII Jornada Acadêmmica de Odontologia da UERJ.Estratégia de Saúde da Família - UNASUS. 2011. (Outra).

Conferência Internacional sobre Pesquisas em Recursos Humanos em Saúde.Indicadores de Carga de Trabalho para Profissionais da Estratégia Saúde da Família. 2010. (Outra).

I Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. A Gestão Descentralizada de Recursos Humanos em Saúde. 2010. (Congresso).

I Oficina de Trabalho: metodologias para o dimensionamento de pessoal na atenção primária à saúde. 2010. (Oficina).

Visita técnica à Rede Básica de Saúde em Maricá. 2010. (Outra).

4 Simpósio Nacional "O Cuidar em Saúde e Enfermagem". 2009. (Simpósio).

4 SIMPÓSIO NACIONAL "O CUIDAR EM SAÚDE E ENFERMAGEM".O CUIDAR E O PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM. 2009. (Simpósio).

IX CONGRESSO BRASILEIRO DA SAÚDE COLETIVA. GESTÃO DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - ANALISANDO A CAPILARIDADE DAS POLÍTICAS NOS SISTEMAS LOCAIS DE SAÚDE. 2009. (Congresso).

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA. GESTÃO DO TRABALHO NOS SISTEMAS LOCAIS DE SAÚDE: CONTEXTO E TENDÊNCIAS. 2009. (Congresso).

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA. A GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS NO SÉCULO XXI. 2009. (Congresso).

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA. CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA A ATENÇÃO BÁSICA. 2009. (Congresso).

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA. DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DA SAÚDE: DESENVOLVENDO TECNOLOGIAS PARA O PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE. 2009. (Congresso).

V SEMINÁRIO INTERNACIONAL.DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DA SAÚDE: DESENVOLVENDO TECNOLOGIAS PARA O PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE. 2009. (Seminário).

1o SIMPÓSIO SOBRE CONDIÇÕES DE SAÚDE E TRABALHO NO SETOR SAÚDE.CONFIGURAÇÃO E TENDÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO DOS ENFERMEIROS: ANALISANDO O CASO BRASILEIRO. 2007. (Simpósio).

CONGRESSO DE INVESTIGAÇÃO EM ENFERMAGEM IBERO-AMERICANO E DE PAÍSES DELINGUA OFICIAL PORTUGUESA. MERCADO DE TRABALHO DO ENFERMEIRO NO BRASIL. 2007. (Congresso).

I Encontro de Professores & Pesquisadores de Enfermagem E(M) Saúde Coletica e I Mostra da Produção Científica de Enfermagem E(M) Saúde Coletiva.Trajetórias da Pesquisa e do Ensino de Enfermagem na Saúde da Indivíduo e da Coletividade. 2007. (Encontro).

X ENCONTRO DE ATUALIZAÇÃO EM ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE.mERCADO DE TRABALHO NA APS:REALIDADE E PERSPECTIVAS. 2007. (Encontro).

Seminário Internacional da Educação Profissional da Educação Profissional em Saúde - Avaliação do Profae e Novas Perspectivas.Avaliação do Profae e Novas Perspectivas. 2006. (Seminário).

57 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 57 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2005. (Congresso).

Cidadania, Saúde e Trabalho digno de enfermagem.O mercado de Trabalho em Enfermagem. 2005. (Seminário).

III Congresso Brasileiro de Ciências Humanas em Saúde. Tendência da Graduação em Medicina- 1989 à situação atual. 2005. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Mercado de Trabalho do Enfermeiro - oferta e demanda no estado do Rio de Janeiro. 2005. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Mercado de Trabalho do Enfermeiro- Oferta e Demanda no Estado do Rio de Janeiro. 2005. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Perfil dos Gestores de Recursos Humanos em SMS nos Grandes Centros. 2005. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Cìências Sociais e Humanas em Saúde. Perfil dos Gestores de RH em SMS nos Grandes Centros. 2005. (Congresso).

Seminário Cidadania, Saúde e Trabalho Digno em Enfermagem.O Mercado de Trabalho em Enfermagem. 2005. (Seminário).

VI Congresso da Rede Unida. Mercado de Trabalho do Enfermeiro- Oferta e Demanda no Estado do Rio de Janeiro. 2005. (Congresso).

VI Congresso Nacional da Rede Unida. Perfil dos Gestores de RH em SMS nos Grandes Centros. 2005. (Congresso).

VI Congresso Nacional da Rede Unida. Tendências da Graduação em Medicina - 1989 à situação atual. 2005. (Congresso).

VI Congresso Nacional da Rede Unida. VI Congresso Nacional da Rede Unida. 2005. (Congresso).

I Congresso Latino Americano de Economia da Saúde. TENDÊNCIAS E SITUAÇÃO ATUAL DA OFERTA DO SISTEMA EDUCATIVO NA ÁREA DA SAÚDE: ANÁLISE DA OFERTA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA - 1995 A 2001. 2004. (Congresso).

I Congresso Latino Americano de Economia da Saúde. CAPACIDADE GESTORA DE RECURSOS HUMANOS EM INSTÂNCIAS LOCAIS DE SAÚDE EM MUNICÍPIOS COM POPULAÇÃO SUPERIOR A 100 MIL HABITANTES. 2004. (Congresso).

Seminário Anual dos Observatórios de Recursos Humanos de Saúde na Região das Américas.Seminário Anual dos Observatórios de Recursos Humanos de Saúde na Região das Américas. 2004. (Seminário).

Seminário Latino-Americano e Caribenho: Gestão do Trabalho nos Sistemas Nacionais de Saúde.Seminário Latino-Americano e Caribenho: Gestão do Trabalho nos Sistemas Nacionais de Saúde. 2004. (Seminário).

11 congreso Panamericano de profesionales de enfermeria e 55 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Análise das Condições Sócio Econômicas da Comunidade do Metrô Mangueira - A experiência desenvolvida pelo primeiro período de enfermagem da UERJ. 2003. (Congresso).

11 Congreso Panamericano de Profisionales de Enfermeria e 55 Congresso Brasileiro de Enfernmagem. 11 Congreso Panamericano de Profisionales de Enfermeria e 55 Congresso Brasileiro de Enfernmagem. 2003. (Congresso).

1 Seminário Internacional sobreTrabalho na Enfermagem.Classificação Brasileira de Ocupações /2002- perspectivas para análise do mercado de trabalho em saúde com o foco na enfermagem. 2003. (Seminário).

55 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM. CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES 2002- PERSPECTIVA PARA ANÁLISE DO MERCADO DE TRABALHO EM SAÚDE. 2003. (Congresso).

Seminário Anual dos Observatórios de Recursos Humanos de Saúde na Região das Américas.Seminário Anual dos Observatórios de Recursos Humanos de Saúde na Região das Américas. 2003. (Seminário).

V Congresso Nacional da Rede Unida. V Congresso Nacional da Rede Unida. 2003. (Congresso).

V CONGRESSO NACIONAL DA REDE UNIDA. MERCADO DE TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS TÉCNICAS EXECUTORAS HABILITADAS PELO PROFAE NA REGIÃO SUL. 2003. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva.Oficina: Gestão do Trabalho- Regulação X Precarização. 2003. (Oficina).

VII CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA. A DISPONIBILIDADE DE FORMAÇÃO DE MÉDICOS E ENFERMEIROS NO BRASIL. 2003. (Congresso).

I Encontro Estadual de Gestores Municipais de Saúde 2002.I Encontro Esatdual de Gestores Municipais de Saúde. 2002. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Cynthia Braz Machado

DAHER, D. V.; OLIVEIRA, Sonia Acioli de; TEIXEIRA, E. R.;VARELLA, T. C. M. M. L.; SABOIA, V. M.. A violência urbana e as repercussões nas ações de cuidado em saúde no território da Saúde da Família no município de Niterói - RJ. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Renata dos Anjos Correa Carvalho

OLIVEIRA, E. B.; SABOIA, V. M.; DAVID, H. M. S. L.; ZEITOUNE, Regina Celia Gollner;VARELLA, T. C. M. M. L.. Formação no Trabalho da Enfermagem: a visão do egresso de um curso de residência. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Ariane da Silva Pires

SOUZA, Norma Valéria Dantas de Oliveira; SILVINO, Z. R.; PENNA, L. H. G.; FARIAS, Sheila Nascimento Pereira de;VARELLA, T. C. M. M. L.. O egresso da faculdade de enfermagem no mundo do trabalho: dimensão subjetiva entre o processo de formação e a prática laboral. 2014. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Helaine Silva da Silveira

VARELLA, T. C. M. M. L.. O cuidador familiar ao doente renal crônico: contribuições para a enfermagem. 2014. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Anna Nery.

Aluno: Weena Costa Rocha dos Santos

SANTOS, L. A. C.; Santos, Maria Ruth;VARELLA, T. C. M. M. L.. A Construção do Serviço de Atendimento Pré-hospitalar Móvel Brasileiro: o caso carioca. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Karen dos Santos Matsumoto

SANTOS, L. A. C.; Haddad, A. E.;VARELLA, T. C. M. M. L.. A Formação do Enfermeiro para Atuação na Atenção Básica: uma análise segundo as diretrizes do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ-SAÚDE). 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Jéssica Louise da Silva Barbosa

VARELLA, T. C. M. M. L.; MAURO, Maria Yvone Chaves; FARIAS, Sheila Nascimento Pereira de; ROBAZZI, Maria Lúcia do Carmo Cruz;SOUZA, Norma Valéria Dantas de Oliveira. Condições de Trabalho e Problemas de Saúde em Enfermagem na Maternidade de um Hospital Universitário. 2010. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado Acadêmico) - FACULDADE DE ENFERMAGEM DA UERJ.

Aluno: Laise Rezende de Andrade

VARELLA, T. C. M. M. L.; MACHADO, C. V.; TEIXEIRA, M.; AZEVEDO, C. DA S.. A FÉ NO SUS: FUNDAÇÃO ESTATAL COMO PROPOSTA DE GESTÃO DO TRABALHO PARA A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NA BAHIA. 2009. Dissertação (Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA) - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SÉRGIO AROUCA.

Aluno: Katiene da Costa Fontes

VARELLA, T. C. M. M. L.; AZEVEDO, C. DA S.; NETO, F. C. B.; MACHADO, C. V.. A FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE SAÚDE NA SES DE SERGIPE E AS ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DO TRABALHO: EXAMINANDO O CASO DO HOSPITAL DE URGÊNCIA DE SERGIPE. 2009. Dissertação (Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA) - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SÉRGIO AROUCA.

Aluno: Eliete Balbina Santos Saragiotto

VARELLA, T. C. M. M. L.; MARTINS, M. I. C.; MENDONÇA, M. H. M. DE. CONTRIBUIÇÃ DA MATRIZ CURRICULAR DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE MATO GROSSO (ESPMT) NO ANO DE 2004, PARA A QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO DOS TÉCNICOS EM ENFERMAGEM QUE ATUAM NA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA. 2009. Dissertação (Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA) - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SÉRGIO AROUCA.

Aluno: Lenise Lobo da Silva

VARELLA, T. C. M. M. L.; OLIVEIRA, Denize Cristina; FRANCO, Tulio Batista; GOMES, Antonio Marcos Tosoli; ZEITOUNE, Regina Celia Gollner. O acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde no município de Macaé a partir das representações sociais de seus usuários. 2008. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado Acadêmico) - FACULDADE DE ENFERMAGEM DA UERJ.

Aluno: Licelma Amanda Cavada Fehn

VARELLA, T. C. M. M. L.Dal POZ, Mario Roberto; RABELLO, E. T.; SCHEFFER, M. C.. O papel do setor privado na formação de profissionais médicos e enfermeiros para a atenção primária em saúde. 2017. Tese (Doutorado em Instituto de Medicina Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Vanessa Cristina Mauricio

SOUZA, Norma Valéria Dantas de Oliveira; PAULA, M. A. B.; LISBOA, M. T. L.; DAVID, H. M. S. L.; PENNA, L. H. G.; FIGUEIRO, R. F. S.;VARELLA, T. C. M. M. L.. Processo educativo desenvolvido por enfermeiros voltado para inclusão laboral de pessoas com ostomia. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Magda Guimarães de Araujo Faria

OLIVEIRA, Sonia Acioli de; BARILLI, E. C. V. C.; DAVID, H. M. S. L.; SEIXAS, C. T.; MONTEIRO, A. M. V.; MARTELETO, R. M.;VARELLA, T. C. M. M. L.. Interação em processos de construção compartilhada do conhecimento: uma experiência de educação a distância com enfermeiros da saúde da família. 2015. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: PATRÍCIA RODRIGUES DA ROCHA

DAVID, H. M. S. L.; PIRES, D. E. P.; PINA, J. A.;SOUZA, Norma Valéria Dantas de OliveiraVARELLA, T. C. M. M. L.; PASSOS, J. P.; OLIVEIRA, E. B.. A formação do enfermeiro do trabalho: uma discussão à luz da determinação social da saúde. 2014. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Cledenir Formiga Casimiro

ROSA, M. L. G.;VARELLA, T. C. M. M. L.; CAMPOS, A. M. de S. M.; DE SETA, M. H.. Uma Reflexão sobre os Caminhos da Formação de Gestores de Saúde: um estudo de caso da adequação entre a teoria e a prática. 2011. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Patrícia Ferraccioli Siqueira Lemos

OLIVEIRA, Sonia Acioli de; BRITO, I. S.;VARELLA, T. C. M. M. L.; SABOIA, V. M.; PENNA, L. H. G.. Saberes formais e sua interface com as ações de saúde desenvolvidas por enfermeiros: o impacto sobre a atenção à saúde em Clínicas da Família no município do Rio de Janeiro. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Eloá Carneiro Carvalho

DAVID, H. M. S. L.; PINHO, H. D. B.;SOUZA, Norma Valéria Dantas de Oliveira; PASSOS, J. P.;VARELLA, T. C. M. M. L.. A judicialização do direito à saúde do trabalhador de enfermagem. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Claudia Pinheiro Garcia

VARELLA, T. C. M. M. L.; SANTOS, L. A. C.;PIERANTONI, Celia Regina; AMANCIO FILHO, A.. VINTE ANOS DE POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE NO BRASIL: ANÁLISE DO IMPACTO DA AÇÕES IMPLEMENTADAS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE A PARTIR DA CRIAÇÃO DO SUS. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA-IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cynthia Braz Machado

DAHER, D. V.; OLIVEIRA, Sonia Acioli de; TEIXEIRA, E. R.;VARELLA, T. C. M. M. L.; ABRAHAO, A. L.. A violência urbana e as repercussões nas ações de cuidado em saúde no território da saúde da família no Município de Niterói-RJ. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Renata dos Anjos Correa Carvalho

OLIVEIRA, E. B.; ZEITOUNE, Regina Celia Gollner; DAVID, H. M. S. L.; SABOIA, V. M.;VARELLA, T. C. M. M. L.. Trabalho e formação em saúde: a visão do egresso da residência de enfermagem em um hospital de ensino. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Helaine Silva da Silveira

VARELLA, T. C. M. M. L.; ZEITOUNE, Regina Celia Gollner; ARAUJO, S. T. C.. O cuidado familiar na percepção do cliente renal crônico em tratamento conservador - subsídios para a assistência de enfermagem na atenção primária. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação e Pesquisa da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Helaine Silva da Silveira

VARELLA, T. C. M. M. L.. O cuidador familiar na percepção do cliente renal crônico em tratamento conservador ?subsídios para a assistência de enfermagem na atenção primária. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Anna Nery.

Aluno: Monique Silva da Silva

VARELLA, T. C. M. M. L.. O papel do ACS na promoção da saúde e prevenção de doenças e/ou agravos nas gestantes. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família - UnA-SUS/UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Patrícia Antonia de Souza Jesus

VARELLA, T. C. M. M. L.. O papel do enfermeiro a frente do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças matriculadas em creches municipais. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família - UnA-SUS/UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Sebastião C

VARELLA, T. C. M. M. L.. Silva da Conceição. Estratégia da Saúde da família para população de rua do Rio de Janeiro: reflexões sobre ações educativas em saúde para a diminuição da sífilis em moradores de rua. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família - UnA-SUS/UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Tânia Helena Mattos dos Santos

VARELLA, T. C. M. M. L.. O impacto da adesão dos cadastrados e profissionais, no programa de cessação do tabagismo em uma unidade de saúde da família da AP 3.3. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família - UnA-SUS/UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Tays Piscitelle Fanchin

VARELLA, T. C. M. M. L.. Acolhimento com responsabilização da equipe de saúde da família: uma revisão da literatura. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família - UnA-SUS/UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Vivia Afonso

VARELLA, T. C. M. M. L.. Planejamento familiar:uma proposta de educação em saúde. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família - UnA-SUS/UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Wallace Peyroton do Couto

VARELLA, T. C. M. M. L.. Reorganizando a atenção primária à saúde no município do Rio de Janeiro: território vivo e acessibilidade. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família - UnA-SUS/UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alexandre Moraes Ramos

VARELLA, T. C. M. M. L.. Grupo de cuidadores de idosos da Jacutinga: um olhar diferenciado. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família - UnA-SUS/UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rosenir Soares da Silva Honorio

VARELLA, T. C. M. M. L.. A adolescência e o tabaco: um relato de experiência. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família - UnA-SUS/UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: CLAUDIA ROZABEL DE S

OGURA, C.T.Y.; XAVIER, E,A.; PINHEIRO, L.; BARABAS, R.;VARELLA, T. C. M. M. L.. HILDEBRANDO. ALGUNS ASPECTOS DA GESTÃO DO TRABALHO NO SUS: PRINCÍPIOS E DIRETRIZES, FLEXIBILIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO E DIVERSIDADE DE VÍNCULOS. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE) - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA.

Aluno: DEUSEMAR SIQUEIRA D'AVILA DE ARAÚJO

LEITÃO, F.E. P.; CASTRO, I; MARQUES, M. F.; SANTOS, T. R.;VARELLA, T. C. M. M. L.. ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO DE PROFISSIONALIZAÇÃO DOS TRABALHADORES DA ÁREA DE ENFERMAGEM - PROFAE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE) - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA.

Aluno: Raquel Pinheiro da Rocha Nascimento

VARELLA, T. C. M. M. L.; SOUZA, K. M. J.; CARVALHO, E. C.. Atuação do Enfermeiro na atenção primária: Revisão integrativa da literatura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Karolyne Marotto Vila

DAVID, H. M. S. L.; OLIVEIRA, Sonia Acioli de;VARELLA, T. C. M. M. L.. Construção do projeto pedagógico: um desafio para uma formação crítico-reflexiva. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Roberto Henrique dos Santos Teva

DAVID, H. M. S. L.; OLIVEIRA, Sonia Acioli de;VARELLA, T. C. M. M. L.. Construção do projeto pedagógico: um desafio para uma formação crítico-reflexiva. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Giselle Santos da Silva

OLIVEIRA, Sonia Acioli de; FARIA, M.;VARELLA, T. C. M. M. L.; FERREIRA, V. A.. A visita domiciliar do Enfermeiro(a) na Estratégia de Saúde da Família:uma revisão sistemática de literatura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Ludimila Teixeira Patrocinio

OLIVEIRA, Sonia Acioli de; FARIA, M.;VARELLA, T. C. M. M. L.; FERREIRA, V. A.. A visita domiciliar do Enfermeiro(a) na Estratégia de Saúde da Família:uma revisão sistemática de literatura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Roseane da Silva Vieira

OLIVEIRA, Sonia Acioli de; FARIA, M.;VARELLA, T. C. M. M. L.; FERREIRA, V. A.. A visita domiciliar do Enfermeiro(a) na Estratégia de Saúde da Família:uma revisão sistemática de literatura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Bruna Maria dos Santos Siqueira

VARELLA, T. C. M. M. L.; LEMOS, P. F. S.; FERREIRA, V. A.. Intervenções em atenção primária à saúde: análise das práticas da equipe de enfermagem de uma Clínica da Família do Rio de Janeiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruna Maria dos Santos Siqueira

VARELLA, T. C. M. M. L.; BRANCO, A. L. C.; LEMOS, P. F. S.. Intervenções em atenção primária à saúde: análise das práticas da equipe de enfermagem de uma clínica da família do Rio de Janeiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Ana Carolina Tavares Vieira

OLIVEIRA, Sonia Acioli de;VARELLA, T. C. M. M. L.. Percepções dos usuários da Estratégia de Saúde da Família em relação ao enfermeiro. 2011 - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: NATHALIA MARQUES DOS SANTOS

OLIVEIRA, Sonia Acioli de;VARELLA, T. C. M. M. L.. Percepções dos usuários da Estratégia de Saúde da Família em relação ao enfermeiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Lorena Lopes da Silva

VARELLA, T. C. M. M. L.; Monteiro, V.O; Santos, Maria Ruth. Perfil das Publicações sobre Dimensionamento de Efetivos em Enfermagem: uma revisão de literatura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação em Enfermagem) - FACULDADE DE ENFERMAGEM DA UERJ.

Aluno: MARIA CLARA DE MACÊDO CORRÊA

ARAÚJO, OLGA MARIA OLIVEIRA DA SILVA;VARELLA, T. C. M. M. L.. A COMPREENSÃO DA INTEGRALIDADE E DA EQUIDADE PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM E SUA REPERCUSSÃO NA PRÁTICA DO CUIDADO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Karen dos Santos Matsumoto

VARELLA, T. C. M. M. L.. A EXPANSÃO DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NO BRASIL ? CONFIGURANDO AS MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DOS ALUNOS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

VARELLA, T. C. M. M. L.. Comissão Examinadora do Concurso Público de Títulos e Provas para Professor Adjunto, na área Enfermagem de Saúde Pública. 2015.

VARELLA, T. C. M. M. L.; ZEITOUNE, Regina Celia Gollner; CARVALHO, S. M.; SILVA, M. T. N.; ARAUJO, E. F. S.; ABRAHAO, A. L.. Comissão Examinadora do Concurso Público de Títulos e Provas para Professor Assistente, na área Enfermagem de Saúde Pública. 2015. Faculdade de Enfermagem da UERJ.

VARELLA, T. C. M. M. L.. Residência do Curso em Enfermagem em Saúde da Família. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

VARELLA, T. C. M. M. L.. Elaboração de questões para o processo seletivo público do Curso em Enfermagem em Saúde da Família na modalidade Residência. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

VARELLA, T. C. M. M. L.. Banca de seleção de concurso público, cargo Tecnologista, perfil Educação Profissional de Nível Médio com ênfase em Processos de Trabalho em Saúde/ RJ. 2014. Fundação Oswaldo Cruz.

VARELLA, T. C. M. M. L.; ZEITOUNE, Regina Celia Gollner; PASSOS, J. P.; Monteiro, V.O; SOUSA, A. I.; TONINI, T.. Comissão Examinadora do Concurso Público de Títulos e Provas para Professor Adjunto, na área Enfermagem de Saúde Pública. 2013. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

ABRANCHES, S. S.;VARELLA, T. C. M. M. L.; CHAVES, S. M. A.; ZEITOUNE, Regina Celia Gollner; AMORIM, W. M.. Comissão Examinadora do Concurso Público para Professor Adjunto, na área Saúde Coletiva com ênfase na Enfermagem em Saúde Coletiva, Saúde do Adulto, Idoso e Saúde Mental. Gestão em saúde e gerenciamento na enfermagem. 2013. Universidade Federal Fluminense.

VARELLA, T. C. M. M. L.; ZEITOUNE, Regina Celia Gollner; PASSOS, J. P.; OLIVEIRA, Sonia Acioli de; SOUSA, A. I.; ARAUJO, E. F. S.. Presidente da Comissão Examinadora do Concurso Público de Títulos e Provas para Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública, na área Enfermagem de Saúde Pública. 2012. Faculdade de Enfermagem da UERJ.

VARELLA, T. C. M. M. L.. Comissão Avaliadora do Encontro Presencial Final da Turma I, do Curso de Especialização em Saúde da Família - UNA-SUS/UERJ. 2012. Faculdade de Enfermagem da UERJ.

VARELLA, T. C. M. M. L.. Concurso Público para Tecnologista Pleno 1- Escola Politécnica Joaquim Venâncio FIOCRUZ. 2002. Fundação Oswaldo Cruz.

VARELLA, T. C. M. M. L.. Encontro Presencial Final PROVAB- Curso de Especialização em Saúde da Família-UnA-SUS/UERJ/UFMA - 19/10. 2013. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

VARELLA, T. C. M. M. L.. Encontro Presencial Final PROVAB- Curso de Especialização em Saúde da Família-UnA-SUS/UERJ/UFMA - 18/10. 2013. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

VARELLA, T. C. M. M. L.; SOUZA, N. D.. Avaliação de projetos para Mestrado Profissional em licitação do Ministério da Saúde. 2007. Ministério da Saúde.

VARELLA, T. C. M. M. L.. 2ª Mostra Científica e Cultural da Faculdade de Enfermagem da UERJ. 2010.

VARELLA, T. C. M. M. L.; DAVID, H. M. S. L.; BORNSTEIN, V. J.. O TRABALHO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE: PRAZER E SOFRIMENTO. 2009. FACULDADE DE ENFERMAGEM DA UERJ.

VARELLA, T. C. M. M. L.; SOUZA, N. D.; BRASIL, I.; TORREZ, M. N. B.. Seleção de projetos de pesquisa em educação profissional para a Rede de escolas técnicas do SUS. 2006. Ministério da Saúde.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Célia Regina Pierantoni

VIEIRA, A. L. S.;PIERANTONI, Celia Regina; SANTOS, L. A. C.; SILVA, M. T. N.. O Trabalho em Saúde: oferta e mercado para enfermeiros (o estado do Rio de Janeiro). 2006. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Célia Regina Pierantoni

PIERANTONI, Celia Regina; VIEIRA, A. L. S.; SANTOS, L. A. C.; SILVA, M. T. N.. O trabalho em saúde: oferta e mercado para enfermeiros (o estado do Rio de Janeiro). 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social/UERJ.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Caroline de Oliveira Castro

Perfil do Enfermeiro que Atua na ESF: uma revisão de literatura; Início: 2009; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esoecialização em Gestão em Saúde da Família) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Gabriela Fernandes da Silva

O enfermeiro na estrategia de saúde da família, superatribuições e qualidades da atenção: uma proposta de reorganização do processo de trabalho; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem) - FACULDADE DE ENFERMAGEM DA UERJ; Orientador: Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella;

CLAUDIA ROZABEL DE S

HILDEBRANDO; ALGUNS ASPECTOS DA GESTÃO DO TRABALHO NO SUS: PRINCÍPIOS E DIRETRIZES, FLEXIBILIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO E DIVERSIDADE DE VÍNCULOS; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE) - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA; Orientador: Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella;

DEUSEMAR SIQUEIRA DÁVILA DE ARAUJO

ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO DE PROFISSIONALIZAÇÃO DOS TRABALHADORES DA ÁREA DE ENFERMAGEM - PROFAE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE) - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA; Orientador: Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella;

Raquel Pinheiro da Rocha Nascimento

Atuação do Enfermeiro na Atenção Primária: Revisão Integrativa da Literatura; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem da UERJ; Orientador: Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella;

LUCIANA FERNANDES VICENTE

Doença Crônica: O impacto do diagnostico crônico na família; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem da UERJ; Orientador: Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella;

Bruna Maria dos Santos Siqueira

Intervenções em Atenção Primária à Saúde: análise das práticas da equipe de enfermagem em uma Clínica da Família do Rio de Janeiro; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem da UERJ; Orientador: Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella;

MARIA CLARA DE MACÊDO CORRÊA

A COMPREENSÃO DA INTEGRALIDADE E DA EQUIDADE PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM E SUA REPERCUSSÃO NA PRÁTICA DO CUIDADO; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella;

OLGA MARIA DE OLIVEIRA ARAUJO

A COMPREENSÃO DA INTEGRALIDADE E DA EQUIDADE PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM E SUA REPERCUSSÃO NA PRÁTICA DO CUIDADO; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella;

Karen dos Santos Matsumoto

A EXPANSÃO DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NO BRASIL ? CONFIGURANDO AS MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DOS ALUNOS; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella;

Gisele Ferreira do Nascimento

A EXPANSÃO DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NO BRASIL ? CONFIGURANDO AS MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DOS ALUNOS; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella;

Mariana Ferreira Caldas

A EXPANSÃO DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NO BRASIL ? CONFIGURANDO AS MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DOS ALUNOS; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DOLIVEIRA, C. A. F. B. ; ALMEIDA, C. M. ; SOUZA, N. V. D. O. ; MADRIAGA, L. C. V. ; VARELLA, T. C. M. M. L. . TRABALHO DOCENTE DE ENFERMAGEM E AS REPERCUSSÕES NO PROCESSO SAÚDE DOENÇA. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Online) , v. 1, p. 196-202, 2018.

  • BAPTISTA, ANA TERRA PORCIÚNCULA ; SOUZA, Norma Valéria Dantas de Oliveira ; GALLASCH, CRISTIANE HELENA ; VARELLA, THEREZA CHRISTINA MÓ Y MÓ LOUREIRO ; NORONHA, ISABELA DA ROSA ; NORONHA, ISABELE DA ROSA . Adoecimento de trabalhadores de enfermagem no contexto hospitalar. REVISTA ENFERMAGEM UERJ , v. 26, p. e31170, 2018.

  • GONÇALVES, FRANCISCO GLEIDSON DE AZEVEDO ; REIS, FABIO LUIZ MOREIRA ; SILVA, NATALIA ANDRÉ BARBOSA ; SOUZA, Norma Valéria Dantas de Oliveira ; VARELLA, THEREZA CHRISTINA MÓ Y MÓ LOUREIRO ; PIRES, ARIANE DA SILVA . Conteúdo de estomaterapia e estratégias de ensino no currículo de graduação em enfermagem [Stomatherapy content and teaching strategies in the undergraduate nursing curriculum] [Contenido de estomaterapia y estrategias de enseanza en el componente curricular del pregrado en enfermería]. REVISTA ENFERMAGEM UERJ , v. 26, p. e28921, 2018.

  • MATOS FILHO, S. A. ; SOUZA, N. V. D. O. ; VARELLA, T. C. M. M. L. ; GONCALVES, F. G. A. ; PIRES, A. S. . Micropoderes no cotidiano do trabalho de enfermagem hospitalar: uma aproximação com o pensamento de Foucault. REVISTA ENFERMAGEM UERJ , v. 26, p. 30716, 2018.

  • VARELLA, T. C. M. M. L. ; MATSUMOTO, Karen dos Santos ; OLIVEIRA, Sonia Acioli de ; Monteiro, V.O . FOMAÇÃO DO ENFERMEIRO PARA ATENÇÃO BÁSICA: CONTEXTO E PERSPECTIVA. PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM : ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE , v. 3, p. 77-97, 2013.

  • PIERANTONI, Celia Regina ; FRANÇA, Tania ; Ney, M ; Monteiro, V.O ; VARELLA, T. C. M. M. L. ; Santos, Maria Ruth ; Nascimento, D . AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: DISCUTINDO TECNOLOGIAS PARA O PLANEJAMENTO E GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , v. 45, p. 1627-1631, 2011.

  • PIERANTONI, Celia Regina ; VARELLA, T. C. M. M. L. ; Santos, Maria Ruth ; SILVA, L. L. . Carga de Trabalho de um Profissional Típico da Atenção Primára em Saúde no Brasil. Revista de APS (Online) , v. 14, p. 490, 2011.

  • PIERANTONI, Celia Regina ; VARELLA, T. C. M. M. L. ; SANTOS, Maria Ruth dos ; SILVA, Lorena . Carga de Trabalho de um Profissional Típico da Atenção Primária em Saúde no Brasil: os agentes comunitários de saúde. Revista de APS (Online) , v. 14, p. 490-496, 2011.

  • PIERANTONI, Celia Regina ; FRANÇA, Tania ; NEY, M. S. ; MONTEIRO, V. O. ; VARELLA, T. C. M. M. L. ; SANTOS, Maria Ruth dos ; NASCIMENTO, Dayane Nunes . Avaliação de Desempenho: discutindo a tecnologia para o planejamento e gestão de recursos humanos em saúde. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , v. 45, p. 1627-1631, 2011.

  • MIGUELOTE, V. R. S. ; FORTES, M. T. ; FAGUNDES, M. ; VARELLA, T. C. M. M. L. . Distribuição fa força de trabalho: equidade e negociação. Physis. Revista de Saúde Coletiva , v. 18, p. 317-338, 2008.

  • VARELLA, T. C. M. M. L. ; PIERANTONI, Celia Regina . Mercado de trabalho: revendo conceitos e aproximando o campo da saúde. A década de 90 em destaque. Physis. Revista de Saúde Coletiva , v. 18, p. 521-544, 2008.

  • PIERANTONI, Celia Regina ; VARELLA, T. C. M. M. L. ; Santos, Maria Ruth ; FRANÇA, Tania ; GARCIA, A. C. P. . Gestão do trabalho e da educação em saúde: recursos humanos em duas décadas do SUS. Physis (UERJ. Impresso) , v. 18, p. 658-704, 2008.

  • VARELLA, T. C. M. M. L. ; PIERANTONI, Celia Regina . A Migração de Enfermeiros: um problema de Saúde Pública. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil , v. 7, p. 199-211, 2007.

  • VARELLA, T. C. M. M. L. ; PIERANTONI, Celia Regina ; FRANÇA, Tania . Recursos Humanos e Gestão do Trabalho em Saúde: teoria para a prática. Cadernos RH Saúde , Brasília, v. 3, n.1, p. 29-40, 2006.

  • PIERANTONI, Celia Regina ; VARELLA, T. C. M. M. L. ; FRANÇA, Tania . A Formação Médica: capacidade regulatória de estados nacionais e demanda dos Sistemas de Saúde. Cadernos RH Saúde , Brasília, v. 3, n.1, p. 91-102, 2006.

  • VARELLA, T. C. M. M. L. . CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES/2002- PERSPECTIVA PARA ANÁLISE DO MERCADO DE TRABALHO EM SAÚDE. Formação (Brasília) , MINISTÉRIO DA SAÚDE- BRASÍLIA, v. 02, p. 55-69, 2002.

  • DAL POZ, M. R. ; VARELLA, T. C. M. M. L. ; PIERANTONI, C R . Produtividade e desempenho dos recursos humanos nos serviços de saúde. Series Human Resources Development, Washington, USA, v. 10, p. 1-23, 1998.

  • VARELLA, T. C. M. M. L. ; Dal POZ, Mario Roberto . PRODUCTIVIDAD Y DESEMPEO DE LOS RECURSOS HUMANOS EN LOS SERVICIOS DE SALUD. Ops Cepal Oit, v. 01, p. 24-59, 1997.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

VARELLA, T. C. M. M. L. . Processo Seletivo 2011/2012 do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica da UFG. 2011.

VARELLA, T. C. M. M. L. . Membro da Comissão Curricular da ENF/UERJ. 2010.

VARELLA, T. C. M. M. L. . Participação em seminário composto por 10 horas de curso de inglês, 20 horas de visitas técnicas e 12 horas de encontros com a faculdade Azusa Paciific University. 2013.

VARELLA, T. C. M. M. L. . Comissão Avaliadora do Encontro Presencial Final PROVAB do Curso de Especialização em Saúde da Família - UnA-SUS/UERJ/UFMA. 2013.

VARELLA, T. C. M. M. L. . Comissão Avaliadora do Encontro Presencial Final PROVAB do Curso de Especialização em Saúde da Família - UnA-SUS/UERJ/UFMA. 2013.

PIERANTONI, Celia Regina ; VARELLA, T. C. M. M. L. ; FRANÇA, Tania ; GUGLIELMI, Maria Cristina . Avaliação da Capacidade Gestora de Recursos Humanos em Sistemas Municipais de Saúde do eatado do Rio de Janeiro. 2006.

PIERANTONI, Celia Regina ; VARELLA, T. C. M. M. L. ; FRANÇA, Tania . Capacidade Gestora de Recursos Humanos em Instâncias Locais de Saúde em Municípios com População Superior a 100 mil habitantes. 2005.

VARELLA, T. C. M. M. L. ; ANDRADE, Ana Maria ; PERES, Ellen Marcia . A Prática de Médicos e Enfermeiros de Equipes de Saúde da Família - estudo avaliativo em municípios do Estado do Rio de Janeiro. 2005.

PIERANTONI, Celia Regina ; CARVALHO, C. L. ; FRANÇA, Tania ; VARELLA, T. C. M. M. L. . Perfil Institucional e Mercado de Trabalho Docente das Escolas Executoras Habilitadas pelo PROFAE - Região Sul. 2004.

VARELLA, T. C. M. M. L. ; PERES, Ellen Marcia ; ANDRADE, Ana Maria ; ROSA, Isonir Pereira ; NUNES, Sheila Torres . Capacitação Prifissional - formação do agente de desenvolvimento comunitário. 2001.

VARELLA, T. C. M. M. L. ; PERES, Ellen Marcia ; ROSA, Isonir Pereira ; ANDRADE, Ana Maria . Residência Multidisciplinar em Saúde da Família. 2000.

VARELLA, T. C. M. M. L. ; ANDRADE, Ana Maria ; PERES, Ellen Marcia . Estudo sobre o Impacto das Ações Educativas do Pólo de Capacitação, Formação e Educação Permanente em Saúde da Família do Rio de Janeiro (PCSF-RJ). 2000.

VARELLA, T. C. M. M. L. ; PERES, Ellen Marcia ; ROSA, Isonir Pereira ; Dal POZ, Mario Roberto . Especialização Multidisciplinar. 1998.

Dal POZ, Mario Roberto ; VARELLA, T. C. M. M. L. . Avaliação do Processo de Municipalização no estado do Rio de Janeiro. 1993.

VARELLA, T. C. M. M. L. . O protagonismo no ensino da enfermagem. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VARELLA, T. C. M. M. L. . Desafios, dilemas e potencialidades da atenção primária em saúde - I Encontro de Enfermagem na Atenção Primária de Saúde: Inovando na produção do cuidado, com o tema: Encontros e desencontros entre o serviço e os serviços de atenção básica.1 Congresso Fluminense de Enfermagem- CONFLUENF. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VARELLA, T. C. M. M. L. ; Monteiro, V.O ; OLIVEIRA, Sonia Acioli de ; ANDERSON, M. I. P. ; FAVORETTO, C. A. O. ; JORGE, R. R. . Curso de Especialização em Saúde da Família UNASUS/UERJ. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educaçãoadistância).

DAVID, H. M. S. L. ; OLIVEIRA, Sonia Acioli de ; VARELLA, T. C. M. M. L. . Construção do Projeto Pedagógico: um desafio para uma formação crítico-reflexiva. 2015. (Membro da Banca Examinadora do Relatório de Pesquisa).

VARELLA, T. C. M. M. L. ; SOUZA, K. M. J. ; CARVALHO, E. C. . Atuação do enfermeiro na atenção primária: revisão integrativa de litratura. 2015. (Membro da Banca Examinadora do Relatório de Pesquisa).

VARELLA, T. C. M. M. L. . 24ª Semana de Iniciação Científica da UERJ. 2015. (Avaliadora).

VARELLA, T. C. M. M. L. . Aula inaugural do Curso de Especialização em Saúde da Família - UNA-SUS/UERJ - SESA-ES. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

VARELLA, T. C. M. M. L. ; LEMOS, P. F. S. ; ANDRADE, C. S. G. C. . Doença crônica: o impacto do diagnóstico. 2014. (Membro da Banca Examinadora do Relatório de Pesquisa).

VARELLA, T. C. M. M. L. . Aula final PROVAB do Curso de Especialização em Saúde da Família - UnA-SUS/UERJ/UFMA. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

VARELLA, T. C. M. M. L. . Aula final PROVAB do Curso de Especialização em Saúde da Família - UnA-SUS/UERJ/UFMA. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

OLIVEIRA, Sonia Acioli de ; FARIA, M. ; VARELLA, T. C. M. M. L. ; FERREIRA, V. A. . A visita domiciliar do enfermeiro na Estratégia de Saúde da Família: uma revisão sistemática de literatura. 2013. (Membro da Banca Examinadora do Relatório de Pesquisa).

VARELLA, T. C. M. M. L. ; BRANCO, A. L. C. ; LEMOS, P. F. S. . Intervenções em atenção primária à saúde: análise das práticas da equipe de enfermagem de uma Clínica da Família do Rio de Janeiro. 2012. (Membro da Banca Examinadora do Projeto de Monografia).

VARELLA, T. C. M. M. L. . Regionalização no SUS. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VARELLA, T. C. M. M. L. . Material didático do Curso de Especialização em Saúde da Família UERJ-UNASUS. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).

TEIXEIRA, M. ; VARELLA, T. C. M. M. L. . Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

VARELLA, T. C. M. M. L. . Capacitação à Distância em Administração Hospitalar para pequenos e médios estabeleciemntos de saúde- Módulo III- Unidade 11. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação a distância).

VARELLA, T. C. M. M. L. ; PIERANTONI, Celia Regina ; FRANÇA, Tania . Gestão de Recursos nas Organizações de Saúde. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Educação mediada por tecnologias e a educação permanente de enfermeiros na atenção básica, Descrição: Configura-se como grande desafio da enfermagem a adoção de processos formativos que favoreçam a qualificação dos profissionais enfermeiros em todas as suas dimensões. As tecnologias da informação e comunicação trazem uma nova perspectiva para os processos educacionais, sobretudo a educação a distância (EAD). O objeto do projeto é o uso de tecnologias educacionais na educação permanente de enfermeiros na atenção básica de saúde bem como o desenvolvimento de processos educativos mediados por tecnologias para apoiar a qualificação dos trabalhadores de enfermagem. Os objetivos são: Investigar as múltiplas possibilidades de utilização do ensino mediado por tecnologia para processos educativos para enfermeiros; Elaborar indicadores de avaliação de efetividade da utilização de tecnologias da educação para a capacitação de enfermeiros; Analisar a perspectiva e potencial para o mercado dos processos educativos mediados por tecnologia; Analisar a potencialidade da tele enfermagem na qualificação da assistência de enfermagem; Desenvolver propostas de capacitação para enfermeiros com usos de tecnologias promovendo a conexão de ensino e serviço; Produzir e validar plataformas virtuais, amigáveis e de fácil navegação, para a capacitação de enfermeiros da rede de serviços em especial na atenção básica; Patentear produtos e processos de tecnologia educacionais para enfermeiros da rede de serviços de saúde. Metodologia-Pesquisa de abordagem quantitativa, qualitativa e quanti-qualitativa, a partir de evidências da rede de serviços de saúde, cujo público alvo é a enfermagem da atenção básica. Os produtos esperados são: Um panorama do padrão de utilização de processos educativos mediados por tecnologia pela enfermagem da atenção básica e nos serviços de saúde; Quadro de indicadores para avaliação de efetividade de tecnologias educacionais; Prospecção para utilização de EAD e a tele enfermagem pelos profissionais e serviços de saúde; Capacitações para a enfermagem da atenção básica em EAD; Plataforma virtual acessível e amigável validada para utilização em cursos em EAD; Serviço de tele enfermagem para segunda opinião clínica com vistas a atenção básica; Patente de produtos em EAD para enfermagem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella - Coordenador / HELENA MARIA S. LEAL DAVID - Integrante / Magda Araujo G Faria - Integrante / Luiza Mara Correa - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Tendências e desafios da privatização da educação de enfermagem no Brasil, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mario Roberto Dal Poz em 26/10/2017., Descrição: Este Projeto, integra duas linhas de pesquisa em andamento e certificados pelo CNPq e FAPERJ: a) ?Crise global, determinantes e perspectivas da formação e alocação da força de trabalho em saúde?, financiado pela FAPERJ através do Programa ?Cientista do Nosso Estado? (processo E-26/201.359/ 2014) e contemplado também no PROCIENCIA/UERJ/FAPERJ que tem por objetivo produzir conhecimento e evidência científica sobre opções de políticas e programas que contribuam para enfrentar a crise global da força de trabalho em saúde, caracterizada pelo déficit mundial de profissionais de saúde (WHO, 2006) e pela desigualdade regional, nacional e subnacional na distribuição e acesso à força de trabalho da saúde a qual produz desigualdade de distribuição e deficiência de pessoal qualificado de saúde e afeta quase todos os países, inclusive o Brasil, em especial, nas regiões rurais, periferias urbanas e de difícil acesso; b) ?Infraestrutura Científica e Tecnológica das Instituições de Ensino Superior de Natureza Pública e Privada em Saúde?, integrante do projeto ?Complexo Econômico Industrial da Saúde (CEIS), Inovação e Dinâmica Capitalista: Desafios Estruturais para a Construção do Sistema Universal no Brasil?, financiado pelo CNPq (processo 405077/2013-0), que vem analisando as relações entre a formação de profissionais de saúde, em especial a educação médica e as políticas setoriais (educação, saúde e de C &T) e o desenvolvimento econômico, com vistas a contribuir para a elaboração e implementação de opções de políticas de formação de profissionais de saúde e à redução de desigualdades de acesso da população aos serviços de saúde. Assim, o objetivo principal deste plano de trabalho é caracterizar o processo de privatização do ensino superior de enfermagem no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil. Além de demonstrar a presença e a participação dos setores público e privado na graduação em enfermagem, a análise terá como objetivos examinar a evolução quantitativa e a distribuição geográfica das escolas de enfermagem, bem como o comparar o desempenho das instituições públicas e privadas... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella - Integrante / MARIO ROBERTO DAL POZ - Coordenador / Licelma Amanda Cavada Fehn - Integrante / Carolina Liquieri - Integrante., Financiador(es): FAPERJ - Bolsa.

  • 2014 - Atual

    Crise global, determinantes e perspectivas da formação e alocação da força de trabalho em saúde, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mario Roberto Dal Poz em 26/10/2017., Descrição: : A área de Recursos Humanos em Saúde ocupa, com destaque, a agenda governamental para implementação de reformas nos sistemas nacionais de saúde, especialmente no que se refere à formulação, ao gerenciamento e à implementação de políticas de gestão do trabalho e da educação. Ainda que o conjunto de problemas não seja exatamente novo, reconhece-se atualmente a existência de uma crise global da força de trabalho em saúde, caracterizada pelo déficit mundial estimado em mais de 4 milhões de profissionais de saúde (WHO, 2006) e pela a desigualdade regional, nacional e subnacional na distribuição e acesso à FTS. Essa desigualdade de distribuição afeta quase todos os países, inclusive o Brasil, que apresenta déficit de pessoal qualificado de saúde, especialmente nas regiões rurais, periferias urbanas e de difícil acesso. O SUS provocou importantes modificações tanto para a assistência em saúde, quanto para o conjunto dos profissionais que atuam nesse sistema, em especial o crescimento do mercado de trabalho em saúde. Vale destacar que além das reformas nos modelos de prestação de serviços em saúde, especialmente a ênfase na atenção básica, a regulação e qualificação de recursos humanos em saúde (RHS) têm sido apontadas como necessárias para proporcionar equidade e qualidade ao sistema de saúde. Neste contexto o presente projeto objetiva produzir conhecimento e evidência científica sobre opções de políticas e programas que contribuam para enfrentar essa crise que tem limitado a capacidade dos sistemas de saúde para melhorar a saúde de suas populações. O plano de trabalho inclui identificar tendências atuais e futuras (próximas duas décadas) para a formação e alocação das profissões e dos profissionais da saúde na estrutura do setor no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro, no contexto global e da América Latina, reportando para o futuro as principais projeções de mudanças. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella - Integrante / MARIO ROBERTO DAL POZ - Coordenador / Karen dos Santos Matsumoto - Integrante / Maria Ruth dos Santos - Integrante / Licelma Amanda Cavada Fehn - Integrante / Maria Helena Costa Couto - Integrante / Thais de Andrade Vidaurre Franco - Integrante / Fátima Meirelles Pereira Gomes - Integrante / Izabel Aparecida Mendonça Ferreira - Integrante / Liliádia da silva oliveira Barreto - Integrante / Jorge Luiz Amaral - Integrante / Vanessa Campos - Integrante.

  • 2005 - Atual

    Empregabilidade e trabalho dos enfermeiros no Rio de Janeiro e Brasil, Descrição: O estudo pretende desenvolver e poderá dar indicativos da tendência nacional do mercado de trabalho dos enfermeiros, tanto pelo lado da oferta como pelo da demanda. Acredita-se que este estudo poderá subsidiar a tomada de decisões para a implementação e execução de políticas no campo da saúde e do trabalho. A proposta metodológica deste estudo está fundamentada em uma abordagem qualitativa que se servirá de métodos quantitativos. O estudo está dirigido à busca de informações em fontes secundárias que darão indicativos do panorama nacional e o foco direcionado para inquérito em amostra estatisticamente definida para investigação da situação atual dos enfermeiros através de variáveis selecionadas. O estudo piloto será realizado no Rio de Janeiro e posteriormente estendido , com metodologia apropriada, para o Brasil Assim, a metodologia proposta prevê: 1- Levantamento e avaliação de dados secundários da RAIS/CAGED, AMS/IBGE, INEP/ME 2- Survey aplicado por meio de questionário à amostra selecionada de enfermeiros a ser determinada. 3- Entrevistas com stakeholders 4- realização de grupo focal 5- Seminários de validação dos resultados. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella - Integrante / Celia Regina Pierantoni - Coordenador / Karen dos Santos Matsumoto - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2004 - Atual

    Capacidade Gestora de Recursos Huamnos em Instâncias Locais de Saúde, Descrição: É consenso que os recursos humanos possuem um potencial estratégico para a sustentabilidade da política de saúde e para a efetividade do sistema de saúde. Impulsionada pelas novas concepções de modelos gerenciais, a área de recursos humanos da saúde apresenta hoje questões centrais no que tange ao aprimoramento da capacidade de gestão do trabalho que dêem resposta às particularidades do sistema. É fato que dirigentes de RH enfrentam na atualidade problemas que se perpetuam desde a implantação do SUS, tais como gerenciar trabalhadores e profissionais das diferentes esferas de governo, com contratos e salários diferenciados, realizando o mesmo tipo de atividade e integrados num mesmo processo de trabalho, assim como novas formas de inserção de trabalhadores com várias modalidades de vínculos, muitos de formas mais flexíveis e outros, com características de trabalho precário. A gestão de recursos humanos torna-se uma função política, envolvendo ações de negociação e pactuação, que requerem competências adicionais aos dirigentes bem como posição estratégica e dotada de grau de autonomia que lhes confira governabilidade. As esferas sub-nacionais, em particular as instâncias municipais, pela responsabilidade precípua da assistência à saúde, demandam uma série de medidas relacionadas à incorporação de trabalhadores, à educação permanente e à negociação do trabalho, requerendo que a área de gestão do trabalho seja estruturada para tal. A diversidade dos municípios brasileiros aponta para a necessidade de se conhecer as características dos setores responsáveis pela gestão de pessoas, o perfil de seus dirigentes bem como a estrutura e os processos gerenciais praticados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella - Integrante / Celia Regina Pierantoni - Coordenador / Tania França - Integrante / Valeria Dias Mattos - Integrante / Cristiana Leite Carvalho - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2002 - 2003

    Perfil Institucional eMercado de Trabalho Docente nas Escolas Executoras Habilitadas pelo PROFAE na regiaão Sul, Descrição: O propósito da pesquisa é caracterizar o mercado de trabalho educativo do ensino profissional da área de enfermagem induzido pelo PROFAE na região Sul. O objetivo deste estudo foi definir as principais características institucionais dos agentes executores dos cursos de auxiliar e técnico de enfermagem, as relações de trabalho e a qualidade do emprego dos enfermeiros docentes dos cursos oferecidos pelas agências executoras, o perfil de docentes envolvidos com esse tipo de formação e a opinião dos gestores das agências executoras sobre modificações nas condições de ensino e no mercado de trabalho educativo da enfermagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella - Integrante / Celia Regina Pierantoni - Coordenador / Tania França - Integrante / Valeria Dias Mattos - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2002 - 2003

    Classificação Brasileira de Ocupações 2002- perspectivas para análise do Mercado de trabalho em saúde, Descrição: A pluralidade presente no campo relativo às profissões e ocupações que executam atividades setor saúde e, em particular, na área de enfermagem requer um conjunto de informações específicas e o uso de análises e técnicas bem definidas, para o melhor conhecimento das realidades, tendo em vista as particularidades dos sistemas de saúde, educacional e de controle do exercício profissional, bem como para o acompanhamento do PROFAE. O objetivo do estudo é relacionar e qualificar as categorias ocupacionais envolvidas com o trabalho em saúde a partir da Classificação Brasileira de Ocupações, bem como estabelecer uma comparação entre a CBO/1994 e CBO/2000 para analisar as alterações ocorridas no setor saúde e na área de enfermagem. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella - Coordenador / Celia Regina Pierantoni - Integrante / Cristiana Leite Carvalho - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2001 - 2002

    AVALIAÇÃO DO CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM GESTÃO MUNICIPAL NA ÁREA DA SAÚDE, Descrição: A partir de meados da última década o Ministério da Saúde vem progressivamente agregando investimentos crescentes em capacitações gerenciais para os diversos níveis da gerência e sob diversas modalidades. Estas capacitações vêm sendo desenvolvidas, em uma tendência crescente, via parcerias instituições de serviço, ensino e sociedade civil e representam um percentual cada vez mais representativo dos investimentos previstos para o setor saúde. Tal investimento não tem sido acompanhado de avaliações sistematizadas, limitando-se, quando presentes a avaliações pontuais de conteúdo dos processos educacionais envolvidos. O presente projeto se insere justamente nesse esforço de medir e, consequentemente, aprimorar os projetos em curso de capacitação na área da saúde e traçar recomendações para o aperfeiçoamento dos cursos, intituições, recursos e pessoal envolvidos nesses empreendimentos. O desenho da avaliação é de natureza qualitativa, voltada para avaliação de processo. O foco da avaliação está dirigido para os condicionantes institucionais e operacionais do desempenho dos cursos de capacitação e para as atividades através dos quais são implantados e desenvolvidos, tratando de identificar os fatores e situações que facilitam ou dificultam a consecução dos objetivos e metas programáticas. Isto é, os cursos serão examinados através dos filtros dos indicadores de eficácia, eficiência técnica e eficiência social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella - Integrante / Celia Regina Pierantoni - Coordenador / Tania França - Integrante / Valeria Dias Mattos - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 1999 - Atual

    Tendência da Oferta do Sistema Educativo na área da Saúde: Medicina, Enfermagem e Odontologia, Descrição: As desigualdades de ofertas no sistema educativo para a formação profissional na área da saúde, tanto quantitativa (concentrações regionais, por exemplo) quanto qualitativa (proliferação desordenada de cursos em determinadas áreas de formação e dependências administrativas); constitui atualmente um dos grandes problemas existentes na área de Recursos Humanos do SUS. O objetivo do estudo é subsidiar, através da análise do sistema educativo em saúde, as instâncias gestoras SUS, para a formulação e a implementação da Política de Saúde e de seus Recursos Humanos no país. Para isso deverá apontar as tendências da formação graduada em saúde no país, analisando a situação atual da oferta do sistema educativo na área da saúde para orientar políticas de formação setorial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella - Integrante / Celia Regina Pierantoni - Coordenador / Tania França - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2005 - Atual

    Sistema de Informação da Oferta de Recursos Humanos em Saúde, Descrição: O SIORHS tem como objetivo de coletar, processar e disseminar informações que facilitem análise sobre o processo de formação de recursos humanos da área da saúde, a partir um banco de dados e do Diretório de Escolas e Faculdades do IMS/UERJ, disponibilizando informações sobre as instituições formadoras de graduação em medicina, enfermagem e odontologia. As informações a serem disponibilizadas e analisadas pelo estudo referem-se as seguintes variáveis: 1) instituições e cursos por esferas administrativas e unidades federadas; 2) vagas, matriculados e egressos por esferas administrativas e unidades federadas; 3) instituições, cursos, vagas, matriculados e egressos por esferas administrativas nos municípios Metodologia: - Levantamento e avaliação de dados do Ministério da Educação através dos Censos realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais INEP; - Atualização permanente dos cadastros e arquivos próprios da Estação de Trabalho do IMS/UERJpara armanezamento das informações constantes das bases de dados - Análise sistemática dos dados e elaboração de relatórios técnicos para disseminação das informações - Disponibilizar as informações para a rede via WEB . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella - Integrante / MARIO ROBERTO DAL POZ - Integrante / Celia Regina Pierantoni - Coordenador / Tania França - Integrante / Valeria Dias Mattos - Integrante / Sidney Jaime Filho - Integrante., Financiador(es): Organização Pan- Amaricana de Saúde - Auxílio financeiro / Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 1992 - Atual

    Sistema de Informação e Gestão de Recursos Humanos em Saúde, Descrição: Trata-se de um sistema que coleta, armazena e possibilita a análise de informações sobre recursos humano em saúde destinado ao uso em serviços e sistemas locais de saúde. Sua implantação permite proceder a avaliação de RH, o estabelecimento de prioridades em formação e capacitação, o desenho de estratégias adequadas para o empreendimento de ações com vistas a reorientação na utilização e a distribuição de pessoal de saúde, além da identificação de problemas que mereçam mais atenção nos processos de planificação de RH em saúde, propiciando assim, que técnicos e dirigentes, particularmente os responsáveis pelos serviços de saúde, tenham uma visão ampla e global da sua força de trabalho. . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella - Integrante / MARIO ROBERTO DAL POZ - Integrante / Celia Regina Pierantoni - Coordenador / Tania França - Integrante / Valeria Dias Mattos - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2005 - Atual

    Sistema de Informação da Oferta de Recursos Humanos em Saúde, Descrição: O SIORHS tem como objetivo de coletar, processar e disseminar informações que facilitem análise sobre o processo de formação de recursos humanos da área da saúde, a partir um banco de dados e do Diretório de Escolas e Faculdades do IMS/UERJ, disponibilizando informações sobre as instituições formadoras de graduação em medicina, enfermagem e odontologia. As informações a serem disponibilizadas e analisadas pelo estudo referem-se as seguintes variáveis: 1) instituições e cursos por esferas administrativas e unidades federadas; 2) vagas, matriculados e egressos por esferas administrativas e unidades federadas; 3) instituições, cursos, vagas, matriculados e egressos por esferas administrativas nos municípios Metodologia: - Levantamento e avaliação de dados do Ministério da Educação através dos Censos realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ? INEP; - Atualização permanente dos cadastros e arquivos próprios da Estação de Trabalho do IMS/UERJpara armanezamento das informações constantes das bases de dados - Análise sistemática dos dados e elaboração de relatórios técnicos para disseminação das informações - Disponibilizar as informações para a rede via WEB. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella - Integrante / MARIO ROBERTO DAL POZ - Integrante / Celia Regina Pierantoni - Coordenador / Tania França - Integrante / Valeria Dias Mattos - Integrante / Sidney Jaime Filho - Integrante., Financiador(es): Organização Pan- Amaricana de Saúde - Auxílio financeiro / Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 1992 - Atual

    Sistema de Informação e Gestão de Recursos Humanos em Saúde, Descrição: Trata-se de um sistema que coleta, armazena e possibilita a análise de informações sobre recursos humano em saúde destinado ao uso em serviços e sistemas locais de saúde. Sua implantação permite proceder a avaliação de RH, o estabelecimento de prioridades em formação e capacitação, o desenho de estratégias adequadas para o empreendimento de ações com vistas a reorientação na utilização e a distribuição de pessoal de saúde, além da identificação de problemas que mereçam mais atenção nos processos de planificação de RH em saúde, propiciando assim, que técnicos e dirigentes, particularmente os responsáveis pelos serviços de saúde, tenham uma visão ampla e global da sua força de trabalho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella - Integrante / MARIO ROBERTO DAL POZ - Integrante / Celia Regina Pierantoni - Coordenador / Tania França - Integrante / Valeria Dias Mattos - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2005 - Atual

    Sistema de Informação da Oferta de Recursos Humanos em Saúde, Descrição: O SIORHS tem como objetivo de coletar, processar e disseminar informações que facilitem análise sobre o processo de formação de recursos humanos da área da saúde, a partir um banco de dados e do Diretório de Escolas e Faculdades do IMS/UERJ, disponibilizando informações sobre as instituições formadoras de graduação em medicina, enfermagem e odontologia. As informações a serem disponibilizadas e analisadas pelo estudo referem-se as seguintes variáveis: 1) instituições e cursos por esferas administrativas e unidades federadas; 2) vagas, matriculados e egressos por esferas administrativas e unidades federadas; 3) instituições, cursos, vagas, matriculados e egressos por esferas administrativas nos municípios Metodologia: - Levantamento e avaliação de dados do Ministério da Educação através dos Censos realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ? INEP; - Atualização permanente dos cadastros e arquivos próprios da Estação de Trabalho do IMS/UERJpara armanezamento das informações constantes das bases de dados - Análise sistemática dos dados e elaboração de relatórios técnicos para disseminação das informações - Disponibilizar as informações para a rede via WEB. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella - Integrante / MARIO ROBERTO DAL POZ - Integrante / Celia Regina Pierantoni - Coordenador / Tania França - Integrante / Valeria Dias Mattos - Integrante / Sidney Jaime Filho - Integrante., Financiador(es): Organização Pan- Amaricana de Saúde - Auxílio financeiro / Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 1992 - Atual

    Sistema de Informação e Gestão de Recursos Humanos em Saúde, Descrição: Trata-se de um sistema que coleta, armazena e possibilita a análise de informações sobre recursos humano em saúde destinado ao uso em serviços e sistemas locais de saúde. Sua implantação permite proceder a avaliação de RH, o estabelecimento de prioridades em formação e capacitação, o desenho de estratégias adequadas para o empreendimento de ações com vistas a reorientação na utilização e a distribuição de pessoal de saúde, além da identificação de problemas que mereçam mais atenção nos processos de planificação de RH em saúde, propiciando assim, que técnicos e dirigentes, particularmente os responsáveis pelos serviços de saúde, tenham uma visão ampla e global da sua força de trabalho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella - Integrante / MARIO ROBERTO DAL POZ - Integrante / Celia Regina Pierantoni - Coordenador / Tania França - Integrante / Valeria Dias Mattos - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2005 - Atual

    Sistema de Informação da Oferta de Recursos Humanos em Saúde, Descrição: O SIORHS tem como objetivo de coletar, processar e disseminar informações que facilitem análise sobre o processo de formação de recursos humanos da área da saúde, a partir um banco de dados e do Diretório de Escolas e Faculdades do IMS/UERJ, disponibilizando informações sobre as instituições formadoras de graduação em medicina, enfermagem e odontologia. As informações a serem disponibilizadas e analisadas pelo estudo referem-se as seguintes variáveis: 1) instituições e cursos por esferas administrativas e unidades federadas; 2) vagas, matriculados e egressos por esferas administrativas e unidades federadas; 3) instituições, cursos, vagas, matriculados e egressos por esferas administrativas nos municípios Metodologia: - Levantamento e avaliação de dados do Ministério da Educação através dos Censos realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ? INEP; - Atualização permanente dos cadastros e arquivos próprios da Estação de Trabalho do IMS/UERJpara armanezamento das informações constantes das bases de dados - Análise sistemática dos dados e elaboração de relatórios técnicos para disseminação das informações - Disponibilizar as informações para a rede via WEB. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella - Integrante / MARIO ROBERTO DAL POZ - Integrante / Celia Regina Pierantoni - Coordenador / Tania França - Integrante / Valeria Dias Mattos - Integrante / Sidney Jaime Filho - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro / Organização Pan- Amaricana de Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 1992 - Atual

    Sistema de Informação e Gestão de Recursos Humanos em Saúde, Descrição: Trata-se de um sistema que coleta, armazena e possibilita a análise de informações sobre recursos humano em saúde destinado ao uso em serviços e sistemas locais de saúde. Sua implantação permite proceder a avaliação de RH, o estabelecimento de prioridades em formação e capacitação, o desenho de estratégias adequadas para o empreendimento de ações com vistas a reorientação na utilização e a distribuição de pessoal de saúde, além da identificação de problemas que mereçam mais atenção nos processos de planificação de RH em saúde, propiciando assim, que técnicos e dirigentes, particularmente os responsáveis pelos serviços de saúde, tenham uma visão ampla e global da sua força de trabalho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella - Integrante / MARIO ROBERTO DAL POZ - Integrante / Celia Regina Pierantoni - Coordenador / Tania França - Integrante / Valeria Dias Mattos - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2005 - Atual

    Sistema de Informação da Oferta de Recursos Humanos em Saúde, Descrição: O SIORHS tem como objetivo de coletar, processar e disseminar informações que facilitem análise sobre o processo de formação de recursos humanos da área da saúde, a partir um banco de dados e do Diretório de Escolas e Faculdades do IMS/UERJ, disponibilizando informações sobre as instituições formadoras de graduação em medicina, enfermagem e odontologia. As informações a serem disponibilizadas e analisadas pelo estudo referem-se as seguintes variáveis: 1) instituições e cursos por esferas administrativas e unidades federadas; 2) vagas, matriculados e egressos por esferas administrativas e unidades federadas; 3) instituições, cursos, vagas, matriculados e egressos por esferas administrativas nos municípios Metodologia: - Levantamento e avaliação de dados do Ministério da Educação através dos Censos realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ? INEP; - Atualização permanente dos cadastros e arquivos próprios da Estação de Trabalho do IMS/UERJpara armanezamento das informações constantes das bases de dados - Análise sistemática dos dados e elaboração de relatórios técnicos para disseminação das informações - Disponibilizar as informações para a rede via WEB. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella - Integrante / MARIO ROBERTO DAL POZ - Integrante / Celia Regina Pierantoni - Coordenador / Tania França - Integrante / Valeria Dias Mattos - Integrante / Sidney Jaime Filho - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro / Organização Pan- Amaricana de Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 1992 - Atual

    Sistema de Informação e Gestão de Recursos Humanos em Saúde, Descrição: Trata-se de um sistema que coleta, armazena e possibilita a análise de informações sobre recursos humano em saúde destinado ao uso em serviços e sistemas locais de saúde. Sua implantação permite proceder a avaliação de RH, o estabelecimento de prioridades em formação e capacitação, o desenho de estratégias adequadas para o empreendimento de ações com vistas a reorientação na utilização e a distribuição de pessoal de saúde, além da identificação de problemas que mereçam mais atenção nos processos de planificação de RH em saúde, propiciando assim, que técnicos e dirigentes, particularmente os responsáveis pelos serviços de saúde, tenham uma visão ampla e global da sua força de trabalho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella - Integrante / MARIO ROBERTO DAL POZ - Integrante / Celia Regina Pierantoni - Coordenador / Tania França - Integrante / Valeria Dias Mattos - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2005 - Atual

    Sistema de Informação da Oferta de Recursos Humanos em Saúde, Descrição: O SIORHS tem como objetivo de coletar, processar e disseminar informações que facilitem análise sobre o processo de formação de recursos humanos da área da saúde, a partir um banco de dados e do Diretório de Escolas e Faculdades do IMS/UERJ, disponibilizando informações sobre as instituições formadoras de graduação em medicina, enfermagem e odontologia. As informações a serem disponibilizadas e analisadas pelo estudo referem-se as seguintes variáveis: 1) instituições e cursos por esferas administrativas e unidades federadas; 2) vagas, matriculados e egressos por esferas administrativas e unidades federadas; 3) instituições, cursos, vagas, matriculados e egressos por esferas administrativas nos municípios Metodologia: - Levantamento e avaliação de dados do Ministério da Educação através dos Censos realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ? INEP; - Atualização permanente dos cadastros e arquivos próprios da Estação de Trabalho do IMS/UERJpara armanezamento das informações constantes das bases de dados - Análise sistemática dos dados e elaboração de relatórios técnicos para disseminação das informações - Disponibilizar as informações para a rede via WEB. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella - Integrante / MARIO ROBERTO DAL POZ - Integrante / Celia Regina Pierantoni - Coordenador / Tania França - Integrante / Valeria Dias Mattos - Integrante / Sidney Jaime Filho - Integrante., Financiador(es): Organização Pan- Amaricana de Saúde - Auxílio financeiro / Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 1992 - Atual

    Sistema de Informação e Gestão de Recursos Humanos em Saúde, Descrição: Trata-se de um sistema que coleta, armazena e possibilita a análise de informações sobre recursos humano em saúde destinado ao uso em serviços e sistemas locais de saúde. Sua implantação permite proceder a avaliação de RH, o estabelecimento de prioridades em formação e capacitação, o desenho de estratégias adequadas para o empreendimento de ações com vistas a reorientação na utilização e a distribuição de pessoal de saúde, além da identificação de problemas que mereçam mais atenção nos processos de planificação de RH em saúde, propiciando assim, que técnicos e dirigentes, particularmente os responsáveis pelos serviços de saúde, tenham uma visão ampla e global da sua força de trabalho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella - Integrante / MARIO ROBERTO DAL POZ - Integrante / Celia Regina Pierantoni - Coordenador / Tania França - Integrante / Valeria Dias Mattos - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2005 - Atual

    Sistema de Informação da Oferta de Recursos Humanos em Saúde, Descrição: O SIORHS tem como objetivo de coletar, processar e disseminar informações que facilitem análise sobre o processo de formação de recursos humanos da área da saúde, a partir um banco de dados e do Diretório de Escolas e Faculdades do IMS/UERJ, disponibilizando informações sobre as instituições formadoras de graduação em medicina, enfermagem e odontologia. As informações a serem disponibilizadas e analisadas pelo estudo referem-se as seguintes variáveis: 1) instituições e cursos por esferas administrativas e unidades federadas; 2) vagas, matriculados e egressos por esferas administrativas e unidades federadas; 3) instituições, cursos, vagas, matriculados e egressos por esferas administrativas nos municípios Metodologia: - Levantamento e avaliação de dados do Ministério da Educação através dos Censos realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ? INEP; - Atualização permanente dos cadastros e arquivos próprios da Estação de Trabalho do IMS/UERJpara armanezamento das informações constantes das bases de dados - Análise sistemática dos dados e elaboração de relatórios técnicos para disseminação das informações - Disponibilizar as informações para a rede via WEB. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella - Integrante / MARIO ROBERTO DAL POZ - Integrante / Celia Regina Pierantoni - Coordenador / Tania França - Integrante / Valeria Dias Mattos - Integrante / Sidney Jaime Filho - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro / Organização Pan- Amaricana de Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 1992 - Atual

    Sistema de Informação e Gestão de Recursos Humanos em Saúde, Descrição: Trata-se de um sistema que coleta, armazena e possibilita a análise de informações sobre recursos humano em saúde destinado ao uso em serviços e sistemas locais de saúde. Sua implantação permite proceder a avaliação de RH, o estabelecimento de prioridades em formação e capacitação, o desenho de estratégias adequadas para o empreendimento de ações com vistas a reorientação na utilização e a distribuição de pessoal de saúde, além da identificação de problemas que mereçam mais atenção nos processos de planificação de RH em saúde, propiciando assim, que técnicos e dirigentes, particularmente os responsáveis pelos serviços de saúde, tenham uma visão ampla e global da sua força de trabalho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella - Integrante / MARIO ROBERTO DAL POZ - Integrante / Celia Regina Pierantoni - Coordenador / Tania França - Integrante / Valeria Dias Mattos - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2005 - Atual

    Sistema de Informação da Oferta de Recursos Humanos em Saúde, Descrição: O SIORHS tem como objetivo de coletar, processar e disseminar informações que facilitem análise sobre o processo de formação de recursos humanos da área da saúde, a partir um banco de dados e do Diretório de Escolas e Faculdades do IMS/UERJ, disponibilizando informações sobre as instituições formadoras de graduação em medicina, enfermagem e odontologia. As informações a serem disponibilizadas e analisadas pelo estudo referem-se as seguintes variáveis: 1) instituições e cursos por esferas administrativas e unidades federadas; 2) vagas, matriculados e egressos por esferas administrativas e unidades federadas; 3) instituições, cursos, vagas, matriculados e egressos por esferas administrativas nos municípios Metodologia: - Levantamento e avaliação de dados do Ministério da Educação através dos Censos realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ? INEP; - Atualização permanente dos cadastros e arquivos próprios da Estação de Trabalho do IMS/UERJpara armanezamento das informações constantes das bases de dados - Análise sistemática dos dados e elaboração de relatórios técnicos para disseminação das informações - Disponibilizar as informações para a rede via WEB. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella - Integrante / MARIO ROBERTO DAL POZ - Integrante / Celia Regina Pierantoni - Coordenador / Tania França - Integrante / Valeria Dias Mattos - Integrante / Sidney Jaime Filho - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro / Organização Pan- Amaricana de Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 1992 - Atual

    Sistema de Informação e Gestão de Recursos Humanos em Saúde, Descrição: Trata-se de um sistema que coleta, armazena e possibilita a análise de informações sobre recursos humano em saúde destinado ao uso em serviços e sistemas locais de saúde. Sua implantação permite proceder a avaliação de RH, o estabelecimento de prioridades em formação e capacitação, o desenho de estratégias adequadas para o empreendimento de ações com vistas a reorientação na utilização e a distribuição de pessoal de saúde, além da identificação de problemas que mereçam mais atenção nos processos de planificação de RH em saúde, propiciando assim, que técnicos e dirigentes, particularmente os responsáveis pelos serviços de saúde, tenham uma visão ampla e global da sua força de trabalho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella - Integrante / MARIO ROBERTO DAL POZ - Integrante / Celia Regina Pierantoni - Coordenador / Tania França - Integrante / Valeria Dias Mattos - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Agradecimento por representação do Cofen na Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, Cofen.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem. , Av 28 de setembro 157/ sala 703, Vila Isabel, 20551-030 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 28688236, Ramal: 214, Fax: (21) 23342074, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Membro do Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Membro do Grupo de Pesquisa

Atividades

  • 01/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva, .,Linhas de pesquisa

2009 - 2010

Secretaria Municipal de Saúde de Maricá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretário Municipal de Saúde

2007 - 2009

Ministério da Saúde

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica dos cursos do ProgeSUS

2017 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe Departamento Enfermagem Saúde Pública

1999 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor público estatutário, Enquadramento Funcional: Professor ADJUNTO, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenadora de Ensino de Graduação da Faculdade de Enfermagem da UERJ (ENF/UERJ). Chefe de Departamento de Enfermagem em Saúde Pública da ENF/UERJ. Membro da Comissão Executiva da Comissão Curricular da ENF/UERJ. Coordenadora de área- Enfermagem do Curso de Especialização em Saúde da Família UERJ/UNASUS- EAD- Semipresencial.

2017 - 2017

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Comissão executiva curricular

Outras informações:
Comissão executiva curricular do Curso de Graduação em Enfermagem da UERJ

2016 - 2016

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora das disciplinas

Outras informações:
Coordenadora das disciplinas Saúde, Trabalho e Meio Ambiente I (1 e 2 semestres)

2015 - 2015

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora das disciplinas

Outras informações:
Coordenadora das disciplinas Saúde, Trabalho e Meio Ambiente I (1 e 2 semestres)

2014 - 2014

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Especialização

Outras informações:
Coordenadora do Curso de Especialização em Saúde da Família Turma 02

2014 - 2014

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Especialização

Outras informações:
Coordenadora do Curso de Especialização em Saúde da Família Turma 1

2014 - 2014

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora das disciplinas

Outras informações:
Coordenadora das disciplinas Saúde, Trabalho e Meio Ambiente I (1 e 2 semestres)

2013 - 2013

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora das disciplinas

Outras informações:
Coordenadora das disciplinas Saúde, Trabalho e Meio Ambiente I (1 e 2 semestres)

2012 - 2012

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora das disciplinas

Outras informações:
Coordenadora das disciplinas Saúde, Trabalho e Meio Ambiente I (1 e 2 semestres)

2011 - 2011

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora das disciplinas

Outras informações:
Coordenadora das disciplinas Saúde, Trabalho e Meio Ambiente I (1 e 2 semestres)

2010 - 2010

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora das disciplinas

Outras informações:
Coordenadora das disciplinas Saúde, Trabalho e Meio Ambiente I (1 semestre)

2009 - 2009

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora das disciplinaS

Outras informações:
Coordenadora das disciplinas Saúde, Trabalho e Meio Ambiente I (1 e 2 semestres)

2008 - 2008

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora das disciplinaS

Outras informações:
Coordenadora das disciplinas Saúde, Trabalho e Meio Ambiente I (1 e 2 semestres)

2007 - 2007

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora das disciplinas

Outras informações:
Coordenadora das disciplinas Saúde, Trabalho e Meio Ambiente I (1 e 2 semestres)

2006 - 2006

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora das disciplinas

Outras informações:
Coordenadora das disciplinas Saúde, Trabalho e Meio Ambiente I & Politicas de Saúde I (1 e 2 semestres)

2004 - 2004

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora das disciplinas

Outras informações:
Coordenadora das disciplinas Saúde, Trabalho e Meio Ambiente & Politicas de Saúde I (1 e 2 semestres)

2003 - 2003

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora das disciplinas

Outras informações:
Coordenadora das disciplinas Saúde, Trabalho e Meio Ambiente & Politicas de Saúde I (1 e 2 semestres)

Atividades

  • 06/2015

    Direção e administração, Faculdade de Enfermagem, .,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública.

  • 12/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Enfermagem, .,Linhas de pesquisa

  • 11/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Enfermagem, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Executiva da Comissão de Acompanhamento Curricular.

  • 01/2012

    Direção e administração, Faculdade de Enfermagem, .,Cargo ou função, Coordenadora de Ensino de Graduação.

  • 01/2010

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Enfermagem, Faculdade de Enfermagem.,Atividade realizada, Coordenadora de área- Enfermagem do Curso de Especialização em Saúde da Família UERJ/UNASUS- EAD- Semipresencial.

  • 03/1999

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas de Saúde, ENFERMAGEM EM SAÚDE DA FAMÍLIA

  • 03/1999

    Extensão universitária , Centro de Ciências Sociais, Faculdade de Serviço Social.,Atividade de extensão realizada, PÓLO DE CAPACITAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA.

  • 01/2013 - 06/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Enfermagem, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão examinadora do Concurso Público de Títulos e Provas para Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública.

  • 01/2008

    Direção e administração, Faculdade de Enfermagem, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento de Enfermagem em Saúde Pública.

  • 01/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Enfermagem, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Executiva da Comissão Curricular.

  • 01/2006

    Direção e administração, Faculdade de Enfermagem, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento de Enfermagem em Saúde Pública.

2008 - Atual

Organização Mundial Da Saúde

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR, Carga horária: 5

Outras informações:
PESQUISADOR DA EQUIPE DA ESTAÇÃO DE TRABALHO IMS7UERJ, CENTRO COLABORADOR DA OPS/OMS PARA PLANEJAMENTO E INFORMAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO EM SAÚDE

1998 - 1998

Organização Mundial Da Saúde

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 40

Outras informações:
Consutoria na área de Preoaração de Recursos Humanos e para estruturação da Escola de Saúde na Guiné Bissau

1989 - 1990

Organização Pan- Amaricana de Saúde

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor de Projeto, Carga horária: 40

Outras informações:
Elaboração de Currículo Integrado para o Auxiliar de Enfermagem de rede básica.

Atividades

  • 02/1989 - 01/1990

    Outras atividades técnico-científicas , OPAS, OPAS.,Atividade realizada, Elaboração de Curriculo Integrado para Formação do Auxiliar de Enfermagem de rede básica.