Eduardo Chagas Oliveira

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (1995) e em Direito pela Universidade do Estado da Bahia (2010), Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2001) e Doutorado na Universidade Estadual de Campinas (2007). Professor Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana, pertence ao corpo docente do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (FACED/UFBA) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Responsável pelo Grupo de Estudos "Direito, Linguagem e Produção do Conhecimento" (CNPQ), atuou como Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, tendo sido Editor Responsável pela Revista Ideação (UEFS). Pertence ao Conselho Editorial da Revista EID&A (UESC). Tendo atuado como Consultor de Projetos Educacionais da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, possui experiência na Formação de Professores, especialmente nas Licenciaturas do Programa Nacional de Formação de Professores (PROFORMA), da Plataforma Freire. No campo das investigações acadêmicas, concede maior ênfase aos conteúdos associados à Ética, Teoria da Argumentação, Hermenêutica e Epistemologia Jurídica.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Filosofia

2002 - 2007

Universidade Estadual de Campinas
Título: A "Nova Retórica": da "Regra de Justiça" ao "Ad Hominem"
Arley Ramos Moreno. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: ARGUMENTAÇÃO; PERELMAN; Linguagem.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Outros Setores.

Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea

1999 - 2001

Universidade Federal da Bahia
Título: O Discurso Político e o Universo das Falácias: o uso das falácias na argumentação dos políticos durante a campanha presidencial de 1998,Ano de Obtenção: 2001
Orientador: José Benjamim Picado Sousa e Silva
Palavras-chave: Lógica; Linguagem; ARGUMENTAÇÃO; Falácias; Retórica.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em DIREITO

2005 - 2010

Universidade do Estado da Bahia
Título: Os Juízos de Valor e a Motivação das Decisões Judiciais: entre o Realismo e a Pragmática Jurídica
Orientador: Pedro Lino de Carvalho Junior

Graduação em Filosofia

1992 - 1995

Universidade Federal da Bahia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Painel de Reconstrução de Itens de Humanas - ENEM. (Carga horária: 40h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2014 - 2014

Oficina de Revisão de Itens de Ciências Humanas. (Carga horária: 40h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2014 - 2014

Capacitação de Elaboração e Revisão de Itens BNI. (Carga horária: 30h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2013 - 2013

Oficina de Revisão de Itens de Ciências Humanas. (Carga horária: 40h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2013 - 2013

Capacitação de Elaboração e Revisão de Itens BNI. (Carga horária: 24h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2008 - 2008

Técnicas de Mediação dos Balcões de Justiça. (Carga horária: 12h). , Tribunal de Justiça da Bahia, TJ-BA, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Pensamento Filosófico Brasileiro. (Carga horária: 8h). , Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, ANPOF, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Teoria da Argumentação. (Carga horária: 12h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Lógica. (Carga horária: 2004h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Arte Técnica e Modernidade Segundo Walter Benjamim. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Husserl e Wittgenstein Algumas Questões Fenomenoló. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Ontologia e Lógica no Primeiro Wittgenstein. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em Reunião Estadual sobre as Diretrizes Curriculares. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

1998 - 1998

Extensão universitária em Comunicação e Cultura Contemporânea. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Pouco, Lê Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia do Direito.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Linguagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Lógica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SOUSA, L. S. ; OLIVEIRA, E. C. . III SIANCO - Seminário Internacional de Análise Cognitiva. 2019. (Outro).

Silva, Genildo Ferreira da ; Costa, Israel Alexandria ; OLIVEIRA, E. C. ; Silva, Antônio César Ferreira da . I Seminário Rousseau: Estado e Sociabilidade. 2009. (Outro).

OLIVEIRA, E. C. . Semana Interdisciplinar sobre Ética. 2000. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.A Teoria Crítica (Escola de Frankfurt) em Trabalhos do ENPEC: Apropriação Teórica na Pesquisa em Educação em Ciências. 2019. (Encontro).

I Seminário Filosofia é Educação: expressões acadêmico-existenciais. 2018. (Seminário).

XIX Encuentro Internacional Virtual Educa Bahía 2018.Tecnologia Social no processo de letramento dos alunos com deficiência intelectual. 2018. (Encontro).

II SIANCO - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ANÁLISE COGNITIVA.ANÁLISE COGNITIVA: RAÍZES TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICAS. 2017. (Seminário).

Novos Paradigmas da Teoria Geral do Direito. 2017. (Outra).

Seminário Filosofia da Comunicação não verbal: sobre suicídio e valorização da vida..Sobre suicídio e valorização da vida. 2017. (Seminário).

IX Congresso Iberoamericano de Docência Universitária. Formação de professores: uma interpretação do ensino de ciências naturais em escolas públicas de Salvador (BA). 2016. (Congresso).

Primer Congreso Latinoamericano de Investigación y Educación Superior Interdisciplinaria. A formação de professores de Ciências Naturais em interlocução com a Ética da responsabilidade de Hans Jonas: diálogos possíveis.. 2016. (Congresso).

II Semana de Filosofia da UEFS.Mesa Redonda: Ética. 2015. (Encontro).

Jornada Pedagógica de Gandu - Bahia - 2014.Educar na Diversidade: possibilidades para garantir a aprendizagem de todos.. 2014. (Encontro).

Jornada Pedagógica de Santa Terezinha - Bahia - 2014.Gestão Participativa e a Eficácia Escolar: a inclusão do aluno na Escola Pública.. 2014. (Encontro).

Seminário Internacional Devolutivas das Avaliações de Larga Escala?. 2014. (Seminário).

VI SIPE - Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão.Discurso, Mídia e Poder. 2014. (Seminário).

III Conferência Municipal de Educação de Olindina (BA).?QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA? uma visão sobre O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) NA ARTICULAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: PARTICIPAÇÃO POPULAR, COOPERAÇÃO FEDERATIVA E REGIME DE COLABORAÇÃO.. 2013. (Outra).

XVII Congresso da Sociedade Interamericana de Filosofia. Coordenação dos Trabalhos da Mesa Gênero/Ética/Kant. 2013. (Congresso).

XVII Congresso da Sociedade Interamericana de Filosofia. 2013. (Congresso).

XVII Congresso Interamericano de Filosofia. Gênero / Ética / Kant. 2013. (Congresso).

Defesa Pública de Monografia: Adoção por Pares Afetivos. 2010. (Outra).

Defesa Pública de Monografia: Os Juízos de Valor e a Motivação das Decisões Judiciais.Os Juízos de Valor e a Motivação das Decisões Judiciais: entre o Realismo e a Pragmática Jurídica. 2010. (Outra).

Defesa Pública de Monografia: Responsabilidade Civil por Abandono Afetivo dos Pais. 2010. (Outra).

I Encontro de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFBA.I Encontro de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFBA. 2007. (Encontro).

I Encontro de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFBA.Sobre a possibilidade de construção de um método analítico para dissecação das noções confusas. 2007. (Encontro).

III Seminário Interdisciplinar: Direitos Fundamentais em Causa. 2007. (Seminário).

IV Seminário Interdisciplinar: "A Homoafetividade no Paralelo da Legalidade: Avanços e Resistências do Estado Brasileiro" [UNEB/DCH].. 2007. (Seminário).

IV Seminário Interdisciplinar: "Crime de Lavagem de Dinheiro" [UNEB/DCH]. 2007. (Seminário).

IV Seminário Interdisciplinar: Jurisdição Constitucional [UNEB/ DCH]. 2007. (Seminário).

IV Seminário Interdisciplinar: Segurança Pública e Crime Organizado na Bahia [UNEB/ DCH]. 2007. (Seminário).

Jornada Interinstitucional de Iniciação Científica - FRB / UEFS / UCSAL / UFBA.O Pensamento de Chaïm Perelman e a Questão da Argumentação. 2007. (Outra).

X SEMOC - Semana de Mobilização Científica [UCSAL].Chaïm Perelman e a Questão da Argumentação. 2007. (Encontro).

II COLÓQUIO O PRAZER DO TEXTO.Tratado da Argumentação, de Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca. 2006. (Outra).

II SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DCHF.Atividades do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia. 2006. (Seminário).

II SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DCHF.Pesquisas em Ciências Humanas. 2006. (Seminário).

II SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DCHF. 2006. (Seminário).

I Seminário Interdisciplinar: Direito, Cidadania e Democracia. 2006. (Seminário).

IX SEMOC - Semana de Mobilização Científica [UCSAL].Entre o Conhecimento Popular e o Conhecimento Acadêmico: uma Abordagem Argumentativa. 2006. (Encontro).

VIII ENCOBIO - Conhecimento Biológico: Da Universidade para a Comunidade.Possibilidades e Impossibilidades de Integração entre conhecimento popular e conhecimento acadêmico. 2006. (Encontro).

XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF.GT Filosofia das Ciências Formais. 2006. (Encontro).

XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. 2006. (Encontro).

Colóquio O Prazer do Texto.Tópicos, de Aristóteles. 2005. (Outra).

VIII SEMOC - Semana de Mobilização Científica [UCSAL].Persuadir ou convencer?. 2005. (Encontro).

II Café Filosófico sem Café.?A Importância do Pensamento Político de Antonio Gramsci?. 2004. (Outra).

XI Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF.Argumentação e Lógica (em linguagem natural): entre o convencer e o persuadir. 2004. (Encontro).

II Colóquio Wittgenstein. 2003. (Outra).

IV Semana de Filosofia da UESC.A Teoria da Argumentação: antecedentes históricos e motivações atuais. 2002. (Encontro).

Seminários do Mestrado em Filosofia - UFBA.Da Retórica à Teoria da Argumentação. 2002. (Seminário).

III Semana de Filosofia da UESC.O Problema da Linguagem Natural na Lógica Contemporânea. 2001. (Encontro).

Quintas Acadêmicas.A Idéia de Conceito em Deleuze. 2001. (Outra).

Ciclo de Palestras do Núcleo de Filosofia.Argumentação e Retórica. 2000. (Outra).

I Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência e da Técnica. I Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência e da Técnica. 2000. (Congresso).

II Jornada Nacional de Direito Material. 2000. (Outra).

I Seminário Interdisciplinar sobre Ética.A Concepção de Ética no Pensamento de Aristóteles. 2000. (Seminário).

Seminário TEMPO - Realizado pelo Núcleo de Estudos da Contemporaneidade.O Tempo e suas Implicações Filosóficas na Contemporaneidade. 1999. (Seminário).

2 Simpósio Semestral de Filosofia. 1993. (Simpósio).

1 Simposio Semestral de Filosofia. 1992. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Educação Científica: A Experiência Docente e Discente no Cot

OLIVEIRA, M. S.;OLIVEIRA, E. C.; HETKOWSKI, T. M.; ANDRADE, D. M. M.. Educação Científica: A Experiência Docente e Discente no Cotidiano do Colégio da Polícia Militar-BA. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Manoel Pereira Lima Júnior

OLIVEIRA, E. C.; SILVA, J. C. S. P.; Gottschalk, Cristiane Maria Cornélia. A Noção de Modelo no Tractatus. 2011. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Suely Maria Ribeiro

SILVA, J. C. S. P.;OLIVEIRA, E. C.; FERNANDES, S. A.. O Estatuto da Experiência em David Hume. 2011. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ricardo Henrique Resende de Andrade

SILVA FILHO, W. J.;OLIVEIRA, E. C.; SAES, Silvia Faustino de Assis. Verdade e Retórica em Chaïm Perelman. 2009. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Serafim da Silva Nossa Junior

OLIVEIRA, E. C.; SILVA, J. C. S. P.; Freire Jr., Olival. SIGNIFICAÇÃO E LINGUAGEM CIENTÍFICA NO TRACTATUS DE WITTGENSTEIN. 2009. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Marineuza Matos dos Anjos

OLIVEIRA, E. C.; RIBEIRO, N. M.; CARNEIRO, Ivana Libertadoira Borges; SANTOS, W. N.; GALEFFI, D. A.; FORNARI, L. M. S.. A Formação do professor: a contribuição do pensamento de Hans Jonas. 2019. Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Márcio Nicory Costa Souza

CUNHA, M. M. S.;OLIVEIRA, E. C.; ALMEIDA, R. O.; BARZANO, M. A. L.; ALMEIDA, M. P.; OLIVEIRA, A. M. P.. Entre Bagagens Declaradas e não-declaradas: um Estudo sobre Apropriações e Autores da Teoria Social Contemporânea na Pesquisa em Educação em Ciências. 2018. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Serafim da Silva Nossa Junior

OLIVEIRA, W. T.; SILVA, J. C. S. P.; HILLESHEIM, V.; AZIZE, Rafael Lopes;OLIVEIRA, E. C.. Entre o Normativo e o Descritivo: o lugar do ético em Moritz Schlick. 2017. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jorge Alberto da Costa Rocha

BARBOSA, Elyana; MAIA, L.; MATTEDI, A. L.; SANTANA, K. B.;OLIVEIRA, E. C.. Michel Foucault: crítico-esteta-cínico mitigado. 2013. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Elsa Marisa Muguruza Dal Lago

SILVA, J. C. S. P.;OLIVEIRA, E. C.; El-Hani, Charbel Nio; SOUZA FILHO, D. M.; AZIZE, Rafael Lopes. Mente, Ciência e Consciência em John Searle. 2013. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: José Nilton Conserva de Arruda

SILVA, J. C. S. P.; El-Hani, Charbel Nio;OLIVEIRA, E. C.; AZIZE, Rafael Lopes; AMORIM, Cláudio Alves. Naturalismo e Conhecimento em Quine. 2012. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Luiz Sérgio Santos Souza

OLIVEIRA, E. C.; SILVA, J. C. S. P.; FERNANDES, S. A.; LIMA, Denise de Oliveira; FILHO, Aurino Ribeiro. A Associação de Idéias e a Teoria Freudiana. 2011. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Suani de Almeida Vasconcelos

SOUZA, Lícia Soares de; NETO, João Antônio de Santana; ZOGHBI, Denise Maria de Oliveira; PONDE, Serafina Maria de Souza;OLIVEIRA, E. C.. Caminhando com o Povo: Discurso Político e Ideologia nas Malhas da Semiótica Greimasiana. 2011. Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: José Ernane Carneiro Carvalho Filho

Szczeciniarz, Jean-Jacques; PATY, Michel; Freire Jr., Olival; FILHO, Aurino Ribeiro; BARBOSA, Elyana;OLIVEIRA, E. C.. Um estudo da Receptividade da Teoria da Relatividade no Meio Filosófico Francês à Luz da Epistemologia Bachelardiana, entre os anos 1920 e 1950. 2011. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Elizabete Enz Hubert

MOSCA, Lineide;OLIVEIRA, E. C.; Sartorelli, Elaine Cristine; Citelli, Adilson Odair; Hansen, João Adolfo. Relações Discursivas nas Sátiras a Religiosos, Atribuídas a Gregório de Matos Guerra (1633-1696): Figuras e Estratégias Argumentativas. 2011. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ivana Libertadoira Borges Carneiro

CARNEIRO, Ivana Libertadoira Borges; GALEFFI, D. A.; ARAUJO, M. A. L.; SOARES, E. L. R.; SAJA, José Antônio;OLIVEIRA, E. C.. A antropologia filosófica na perspectiva de Jiddu Krishnamurti: a educação como elemento fundante do homem. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Nilvo Luiz Cassol

OLIVEIRA, E. C.; CARNEIRO, Ivana Libertadoira Borges; GALEFFI, D. A.; OLIVEIRA, W. T.; SANTOS, W. N.. Filosofar e Educar: a Busca da(s) Subjetividade(s) na(s) Ciência(s). 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Difusão do Conhecimento) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Patricia Souza Leal Pinheiro

MARQUES, M. I. C.; GALEFFI, D. A.; RODRIGUEZ, F. M. D.; ALVES, L. R. G.; BORDAS, Miguel Garcia; OLIVEIRA, U. A. S. M.; CAMINHA, V. L. P. S.;OLIVEIRA, E. C.. Design Sociocognitivo e Tecnologia Assistiva para Multiletramentos de Pessoas com Deficiência Intelectual. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Difusão do Conhecimento) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Márcio Nicory Costa Souza

BARZANO, M. A. L.; CUNHA, M. M. S.; ALMEIDA, M. P.; GRECA, I. M. R.; ALMEIDA, R. O.;OLIVEIRA, E. C.. Entre Bagagens declaradas e não-declaradas: um estudo sobre representações e apropriações teóricas na pesquisa em educação em ciências. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ginaldo Gonçalves Farias

PONCZEK, R. L.; GALEFFI, D. A.;OLIVEIRA, E. C.; SANTOS, W. N.; ARAPIRACA, M. A.; MELLO, I. M.. A RELAÇÃO ENTRE INTELIGÊNCIA E INTUIÇÃO NO DRAMA DA LINGUAGEM. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Difusão do Conhecimento) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Marineuza Matos dos Anjos

SANTOS, W. N.;OLIVEIRA, E. C.; RIBEIRO, N. M.; CARNEIRO, Ivana Libertadoira Borges; FORNARI, L. M. S.. A concepção ética de Hans Jonas e suas consequências para a formação de professores de ciências. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Difusão do Conhecimento) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jorge Alberto da Costa Rocha

OLIVEIRA, E. C.; BARBOSA, Elyana; VASCONCELOS, P. S. D.; SANTANA, K. B.. Imagem em Foucault: da crítica à educação em ciências. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Luiz Sérgio Santos Souza

OLIVEIRA, E. C.; SILVA, J. C. S. P.. Freud e o Associacionismo. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Adelson Silva da Costa

OLIVEIRA, E. C.; HETKOWSKI, T. M.; ANDRADE, D. M. M.. Educação Científica: A Experiência Docente e Discente no Cotidiano do Colégio da Polícia Militar-BA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Raíne Simões Macedo

OLIVEIRA, E. C.; VASCONCELOS, S. A.; BARBOSA, R. N.. Ele Mexeu com Todas ? Uma Análise Semiótica Textual das Estruturas Fundamentais. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguística e Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Suzane Costa Lopes Braz

OLIVEIRA, E. C.; SOARES, J. C.; SILVA, V. S.. A QUESTÃO DA PERCEPÇÃO DOS VALORES EM MAX SCHELER. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Bárbara Maria da Silva Gusmão Cardoso

OLIVEIRA, E. C.; SANTANA, M.; REIS, Nilo Henrique Neves dos. O Conceito de violência em Hannah Arendt. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: VINÍCIUS SANTOS DA SILVA

OLIVEIRA, E. C.; VASCONCELOS, J. C. R.; SANTANA, J. C. B.. Introdução à Metodologia de Investigação da Natureza Proposto por Alexander Humboldt. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Robert de Oliveira Conceição

GONÇALVES, Ângelo Márcio Macêdo; VACONCELOS, J. C. R.; CONCEICAO, R. O.;OLIVEIRA, E. C.. A ORDINARIEDADE DO AFAZER FILOSÓFICO A PARTIR DE UMA LEITURA DE OSWALDO PORCHAT PEREIRA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Admilson Santiago Borges

FONSECA, R. N. R.;OLIVEIRA, E. C.; MENDES, F. M.. HABEAS CORPUS IMPETRADO POR POPULAR: AS FORMALIDADES JURÍDICAS COMO OBSTÁCULOS PARA A EFETIVA UTILIZAÇÃO DO REMÉDIO CONSTITUCIONAL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Gabriel Santos Rios

MARTINS, Carlos Eduardo B Rátis;OLIVEIRA, E. C.; MIRANDA, M. A. S.. A relação entre princípios constitucionais e regras infraconstitucionais à luz da teoria dos princípios. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: João Vítor Silva Lourenco

OLIVEIRA, E. C.; MARTINS, Carlos Eduardo B Rátis; MACHADO, F. S. C.. CONFLITO E CRISE HUMANITÁRIA: UMA ANÁLISE JURÍDICA ACERCA DA EFICÁCIA DO REGIME INTERNACIONAL DOS REFUGIADOS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: lucas viana da silva

MACHADO, F. S. C.;OLIVEIRA, E. C.; MIRANDA, M. A. S.. AS DECISÕES JUDICIAIS E A NECESSIDADE DE FOMENTO DA ADESÃO DO AUDITÓRIO AO QUAL SE DESTINAM: A ADI 4.983/CE E SUA POSTERIOR SUPRESSÃO LEGISLATIVA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Diego Ferreira Pimentel

MARTINS, Carlos Eduardo B Rátis;OLIVEIRA, E. C.; FREITAS, E. O.. O Congresso Nacional e a Judicialização da Política: a Influência da Deliberação Parlamentar na Tomada da Decisão do STF sobre o Foro por Prerrogativa de Função. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Maurício de Oliveira Santos

VASCONCELOS, S. A.; MENDES, F. M.;OLIVEIRA, E. C.. A Representação do Corpo Feminino da Mulher Maravilha em uma Perspectiva do Ethos Discursivo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Luan Machado Nascimento

MACHADO, F. S. C.;OLIVEIRA, E. C.; MIRANDA, M. A. S.. Bioética, Matrimônio e Homossexualidade no Direito Natural. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Jandir Gomes Machado

OLIVEIRA, E. C.; UZEDA, A. A.; PEREIRA, J. E. L.. A Terceirização sob a Ótica Parlamentar no Brasil. Histórico e Atualidade.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Elivan Machado Lopes

OLIVEIRA, E. C.; MACHADO, F. S. C.; BARROS, A. P. A. B.. Liberdade de Expressão e Estado Democrático de Direito: algumas considerações sobre a (Des-)Construção da Democracia pela Análise da Motivação das Decisões Judiciais nos Tribunais Superiores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: José Carlos Carvalho dos Reis

LEAL, T. B. T.;OLIVEIRA, E. C.; CONCEICAO, R. O.. A Natureza Jurídica do Cargo de Perito em Papiloscopia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Maurício Bastos Souza

OLIVEIRA, E. C.; UZUN, H.; LIMA, J. A. S.. Polícia Militar: uma exceção ao Estado Democrático de Direito?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Flávia Sulz Campos Machado

OLIVEIRA, E. C.; LISBOA, Beatriz Pereira; ALMEIDA NETO, I. P.. Precedentes judiciais e motivação das decisões: reflexões sobre a metodologia jurídico-decisória no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Ilberto Dias Pinto

OLIVEIRA, E. C.; LEAL, T. B. T.; MENEZES, J. L.. Fundamentos jurídicos da atividade de inteligência no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Bruno Silva

MISI, M.; FIGUEIREDO, D. S.;OLIVEIRA, E. C.. Nada do que é humano me é estranho: o discurso normativo e a acolhida do refugiado no contexto brasileiro.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Cristiane Silva Vila Flor

OLIVEIRA, W. T.; NASCIMENTO, A.;OLIVEIRA, E. C.. A Certeza em Wittgenstein. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Marcos da Silva Rosa

OLIVEIRA, E. C.; MORAES, V. E. L.; CASTRO, S. B. D.. Ensino Domiciliar no Brasil: longe da Escola e perto dos Tribunais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Shalom Elias Dantas Oliveira

OLIVEIRA, E. C.; DIAMANTINO, Pedro; MENDES, F. M.. A atuação do Supremo Tribunal Federal durante o Regime Militar Brasileiro (1964-1969). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Karla dos Santos Guimarães Reis

OLIVEIRA, E. C.; Araujo, Cloves Santos; ROCHA, C. L. J.. ?O EMBONECAR DA ESPIGA?: Juízo de Valor nas Motivações das Sentenças de Aposentadoria por idade dos(as) Segurados(as) Especiais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Kleiton da Silva Matos

BARROS, A. P. A. B.; DIAMANTINO, Pedro;OLIVEIRA, E. C.. A praça é do povo como o céu é do condor: Uma análise dos fundamentos lógico-argumentativos na apreciação da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental n. 187. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: David Rodrigues Vieira Filho

SILVA, J. C. S. P.; SAES, Silvia Faustino de Assis;OLIVEIRA, E. C.. Auditório, acordo e verdade na Nova Retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Clerisvaldo Santos Paixão

Araujo, Cloves Santos; ROCHA, C. L. J.;OLIVEIRA, E. C.. A Ilusão de Estarmos Refletidos: o Direito como Espelho e o Racismo como Avesso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: THIAGO ARAUJO BORGES EL-CHAMI

EL-CHAMI, THIAGO ARAUJO BORGES;OLIVEIRA, E. C.. AUTOPOIESE DO DIREITO AMBIENTAL: RUMO A UM ESTADO AMBIENTAL DE DIREITO? UMA ANÁLISE A PARTIR DO ORDENAMENTO BRASILEIRO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Joel Malaquias de Barros Junior

Araujo, Cloves Santos; CARNEIRO, Ivana Libertadoira Borges;OLIVEIRA, E. C.. Teoria Tridimensional do Direito: uma Interpretação à Luz da Psicologia Behaviorista. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Juan Erlle Cunha de Oliveira

OLIVEIRA, E. C.; GONÇALVES, Ângelo Márcio Macêdo. A CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO DE CHAÏM PERELMAN PARA A HISTORIOGRAFIA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTÓRIA) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Ilza Carla Reis de Oliveira / Inamar Santos Coelho

OLIVEIRA, E. C.. Estudo de Aspectos Retórico-discursivos nas Prédicas de Antônio Conselheiro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Robert de Oliveira Conceição

OLIVEIRA, E. C.; LISBOA, Beatriz Pereira; MARTINS, Carlos Eduardo B Rátis. Sobre a possibilidade de uma fundamentação teórica de direitos humanos a partir de uma leitura de Chaïm Perelman. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

CARNEIRO, Ivana Libertadoira Borges;OLIVEIRA, E. C.; GALEFFI, D. A.. Banca de Promoção Funcional na Carreira do Magistério Superior - Classe Adjunto / Superior - Prof. Dra. Adriana Santos Tabosa. 2020. Universidade Estadual de Feira de Santana.

GALEFFI, D. A.;OLIVEIRA, E. C.; CARNEIRO, Ivana Libertadoira Borges. Banca de Promoção Funcional na Carreira do Magistério Superior - Classe Adjunto / Superior - Prof. Dra. Tatiane Pereira Boechat. 2020. Universidade Estadual de Feira de Santana.

SILVA, E. R.; MESSEDER, S. A.;OLIVEIRA, E. C.. Banca de Promoção Funcional na Carreira do Magistério Superior - Classe Adjunto / Titular - Prof. Dr. Sérgio Henrique Conceição. 2019. Universidade do Estado da Bahia.

OLIVEIRA, E. C.; CARNEIRO, Ivana Libertadoira Borges; PERES, D. T.. Banca de Promoção Funcional na Carreira do Magistério Superior - Classe Adjunto / Superior - Prof. Dr. José Portugal dos Santos Ramos. 2019. Universidade Estadual de Feira de Santana.

OLIVEIRA, E. C.; CARNEIRO, Ivana Libertadoira Borges; PEREIRA, M. E.. Banca de Promoção Funcional na Carreira do Magistério Superior - Classe Adjunto / Superior - Prof. Dr. Wagner Teles de Oliveira. 2019. Universidade Estadual de Feira de Santana.

OLIVEIRA, E. C.; ROSA, R. S.; BEZERRA, C. C.. Banca de Promoção Funcional na Carreira do Magistério Superior - Classe Adjunto / Titular - Prof. Dr. Ágabo de Souza Borges. 2017. Universidade Estadual de Feira de Santana.

MONTEIRO, Geovana da Paz; SANTOS, G. L.;OLIVEIRA, E. C.. Comissão Examinadora do Concurso Público para Carreira do Magistério Superior - Professor Adjunto. 2015. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

OLIVEIRA, E. C.; SOMBRA, L. L.; CARMO, M. C. S.. Seleção Pública para Professor Substituto de Filosofia. 2014. Universidade Estadual de Feira de Santana.

OLIVEIRA, E. C.; SANTOS, W. N.; CASSOL, Nilvo. Concurso Público para Professor Assistente - Epistemologia/Filosofia - Edital 009/2012. 2012. Universidade do Estado da Bahia.

OLIVEIRA, E. C.; SANTOS, W. N.; CARNEIRO, Ivana Libertadoira Borges. Concurso Público para Professor Adjunto de Filosofia Geral. 2011. Universidade Estadual de Feira de Santana.

GONÇALVES, Ângelo Márcio Macêdo;OLIVEIRA, E. C.; REIS, Nilo Henrique Neves dos. Seleção Pública para Professor Substituto de Filosofia. 2010. Universidade Estadual de Feira de Santana.

OLIVEIRA, E. C.; GOMES, Eliab Barbosa; GONÇALVES, Ângelo Márcio Macêdo. Seleção Pública para Professor Substituto de Filosofia. 2006. Universidade Estadual de Feira de Santana.

OLIVEIRA, E. C.; MAIA, L.; ROSA, R. S.. Concurso para Professor Auxiliar - Filosofia. 2001. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

OLIVEIRA, E. C.; MENEZES, A. M. F.; GALEFFI, D. A.. Comissão de Seleção do DMMDC 2018 / 2019. 2019. Universidade Federal da Bahia.

ROCHA, J. A. C.; SOUSA, A. B.;OLIVEIRA, E. C.. Banca de Seleção Pública para Professor Substituto da Área de Conhecimento em Filosofia. 2017.

MESSEDER, S. A.; MATTA, A. E. R.;OLIVEIRA, E. C.; GALEFFI, D. A.; MENEZES, A. M. F.. Comissão de Seleção do DMMDC 2015 / 2016. 2016. Universidade Federal da Bahia.

LORDELO, J. A. C.; HILLESHEIM, V.;OLIVEIRA, E. C.. Banca de Promoção Funcional na Carreira do Magistério Superior - Classe Assistente / Adjunto - Prof. Dr. Wagner Teles de Oliveira. 2015. Universidade Estadual de Feira de Santana.

MENEZES, A. M. F.; MATTA, A. E. R.;OLIVEIRA, E. C.; ARAUJO, R. C.; MESSEDER, S. A.; AVENA, B. M.. Comissão de Seleção do DMMDC 2014 / 2015. 2015. Universidade Federal da Bahia.

HILLESHEIM, V.; LORDELO, J. A. C.;OLIVEIRA, E. C.. Banca de Promoção Funcional na Carreira do Magistério Superior - Classe Assitente / Adjunto - Prof. Dr. Joceval Andrade Bittencourt.. 2015. Universidade do Estado da Bahia.

JANUNZI NETO, A.; ROCHA, J. A. C.;OLIVEIRA, E. C.. Banca de Seleção Pública para Professor Substituto da Área de Conhecimento em Filosofia. 2015. Universidade Estadual de Feira de Santana.

OLIVEIRA, A. M. P.; BARBOSA, J. C.; ALMEIDA, R. O.;OLIVEIRA, E. C.. Comissão de Seleção do Mestrado do PPGEFHC UFBA/UEFS 2011/2012. 2011.

MATTEDI, A. L.; BARBOSA, J. C.; PENIDO, M. C.;OLIVEIRA, E. C.; BAIARDI, A.. Comissão de Seleção do Mestrado do PPGEFHC UFBA/UEFS 2010/2011. 2010. Universidade Federal da Bahia.

GONÇALVES, Ângelo Márcio Macêdo;OLIVEIRA, E. C.. Seleção Pública para Professor Substituto de Filosofia. 2008. Universidade Estadual de Feira de Santana.

JESUS, Wilson Pereira de;OLIVEIRA, E. C.. Comissão Avaliadora do Processo de Incentivo à Produção Científica do Professor Wilson Pereira de Jesus. 2007. Universidade Estadual de Feira de Santana.

OLIVEIRA, E. C.; VASCONCELOS, J. C. R.. Seleção Pública do Curso de Pós-graduação (Especialização) em Filosofia Contemporânea. 2007. Universidade Estadual de Feira de Santana.

OLIVEIRA, E. C.. Comissão Avaliadora do Processo de Incentivo à Produção Científica do Professor Wilson Nascimento Santos. 2006. Universidade do Estado da Bahia.

OLIVEIRA, E. C.. Comissão Avaliadora do Processo de Incentivo à Produção Científica do Professor Wilson Nascimento Santos. 2006. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

OLIVEIRA, E. C.; REIS, Nilo Henrique Neves dos. Comissão Avaliadora do Processo de Incentivo à Produção Científica da Professora Ivana Libertadoira Borges Carneiro. 2004. Universidade do Estado da Bahia.

CORREIA, Adriano;OLIVEIRA, E. C.; OLIVEIRA, Ilzimar Glória Ferreira. Progressão na Carreira do Magistério Superior. 2004. Universidade do Estado da Bahia.

OLIVEIRA, E. C.; CARNEIRO, Ivana Libertadoira Borges; GOMES, Eliab Barbosa. Banca de Seleção para Monitores (Disciplina Filosofia). 2002. Universidade Estadual de Feira de Santana.

OLIVEIRA, E. C.; REIS, Nilo Henrique Neves dos; ROCHA, J. A. C.. Seleção Pública para Professor Substituto. 2000. Universidade Estadual de Feira de Santana.

OLIVEIRA, E. C.; CAMPOS, J. A.; ROCHA, J. A. C.. Seleção Pública para Professor Substituto. 2000. Universidade Estadual de Feira de Santana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Arley Ramos Moreno

MORENO, A. R.. A "Nova Retórica": da "Regra de Justiça" ao "Ad Hominem". 2007. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

Arley Ramos Moreno

MORENO, A. R.; GIACCOIA JR., O.; Marques, J. M. de Almeida. A 'Nova Retórica': da Regra de Justiça' ao 'Ad Hominem'. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

Antonio Alcir Bernárdez Pécora

Moreno, A. R.; Giacoia Junior, O.;PECORA, ALCIR; Heck, J. N.; Marques, J. O. de A.. A "Nova Retórica": da "Regra de Justiça" ao "Ad Hominem". 2007. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

Ivana Libertadoira Borges Carneiro

CARNEIRO, I. L. B.; Carvalho. Pedro L.; Araujo. Os juízos de valor e a motivação das decisões jurídicas: entre o realismo e a pragmática jurídica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia.

José Benjamim Picado Sousa e Silva

OLIVEIRA, E. C.;PICADO, Benjamim; JOSÉ, E.; SALLES, J. C.. O Discurso Político e o Universo das Falácias. 2001. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

João Carlos Salles Pires da Silva

SALLES, J. C.; SILVA, J. B. P. S. E.; JOSÉ, E.. As falácias no jogo da política. 2001. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Oswaldo Giacoia Junior

MORENO, ARLEY RAMOS;GIACOIA JUNIOR, O.; MARQUES, J. O. DE ALMEIDA. A 'Nova Retórica': da 'Regra de Justiça' ao Ad Hominem'. 2007. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

Pedro Lino de Carvalho Júnior

LAGROTA, M.; DINIZ, A. P.;CARVALHO JÚNIOR, PEDRO LINO DE.. Os juízos de valor e a motivação das decisões judiciais: entre o realismo e a pragmática jurídica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia.

Cloves dos Santos Araújo

ARAÚJO, Cloves dos Santos. Os juízos de valor e a motivação das decisões judiciais: entre o realismo e a pragmática jurídica.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Wilson Camerino do Santos Júnior

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E AS PRÁTICAS ANTIRRACISTAS: UMA INTERPRETAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS AFRO-BRASILEIRAS; Início: 2020; Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Ana Flávia Ferreira de Brito Oliveira

ROLE PLAYING GAME (RPG) DIGITAL E O PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA (PROERD): CRIANDO ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA RESISTIR AS DROGAS E A PRÁTICA DA VIOLÊNCIA NAS ESCOLA; Início: 2019; Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Alexsandro da Silva Marques

O APRENDIZADO DE SI: UM ESTUDO SOBRE AS OFICINAS EXPERIMENTAIS DE FILOSOFIA ALIADA À PRÁTICA DE MEDITAÇÃO NA DIFUSÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, NO VALE DO JIQUIRIÇÁ - BA; Início: 2018; Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Patricia Souza Leal Pinheiro

Design Sociocognitivo e Tecnologia Assistiva para Multiletramentos de Pessoas com Deficiência Intelectual; Início: 2016; Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) - Universidade Federal da Bahia; (Coorientador);

Nilvo Luiz Cassol

Filosofar e Educar: a busca da subjetividade nas ciências; Início: 2016; Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Vinicius Gomes da Silva Oliveira

As teorias da justiça e o campo jurídico: uma investigação sobre a formação e atuação dos juristas; ; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana; (Orientador);

Maria Alexandra Saraiva Apolônio Alves

As técnicas disciplinares e o panoptismo: uma reflexão sobre a eficácia dos procedimentos institucionais à luz do sistema jurídico encarcerador; ; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana; (Orientador);

Vinicius Gomes da Silva Oliveira

A Ética Kantiana e o Papel dos Princípios no Direito Penal Brasileiro; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Daniel Lima de Almeida

A Relevância da Ética dos Direitos Fundamentais para a concretização da Democracia deliberativa; ; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Márcio Nicory Costa Souza

Entre Bagagens Declaradas e não-declaradas: um Estudo sobre Apropriações e Autores da Teoria Social Contemporânea na Pesquisa em Educação em Ciências; 2018; Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Estadual de Feira de Santana,; Coorientador: Eduardo Chagas Oliveira;

Marineuza Matos dos Anjos

A Formação do professor: a contribuição do pensamento de Hans Jonas; 2015; Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Eduardo Chagas Oliveira;

Suzane Costa Lopes Braz

A QUESTÃO DA PERCEPÇÃO DOS VALORES EM MAX SCHELER; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Eduardo Chagas Oliveira;

Ricardo Matos Damasceno

A GÊNESE DA OPOSICIONALIDADE ENTRE AS DENOMINADAS CIÊNCIAS NATURAIS (NATURWISSENSCHAFTEN) E AS DENOMINADAS CIÊNCIAS CULTURAIS (KULTURWISSENSCHAFTEN); 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Eduardo Chagas Oliveira;

VINÍCIUS SANTOS DA SILVA

Discussões a Respeito dos Conceitos e da Estrutura de Investigação Científica da Natureza em Alexander Humboldt; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Eduardo Chagas Oliveira;

Fabiana Machado Mendes

A (IM) PROPRIEDADE DA LINGUAGEM E A INSUFICIÊNCIA DE DEFESA DO RÉU NO TRIBUNAL DO JÚRI; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Eduardo Chagas Oliveira;

Perla Mascarenhas Lima

EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA DENTRO DE UMA COMUNIDADE DIALÓGICA: UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA ?FILOSOFIA PARA CRIANÇAS? DE MATTHEW LIPMAN; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Eduardo Chagas Oliveira;

Bernadete Oliveira Santos

DISCIPLINA E EDUCAÇÃO À LUZ DO PENSAMENTO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Eduardo Chagas Oliveira;

Ana Tainara dos Santos Araújo

O Papel da Educação na Formação do indivíduo: contribuições do pensamento pedagógico de Jean Jacques Rousseau; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Eduardo Chagas Oliveira;

Robert de Oliveira Conceição

A ORDINARIEDADE DO AFAZER FILOSÓFICO A PARTIR DE UMA LEITURA DE OSWALDO PORCHAT PEREIRA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Eduardo Chagas Oliveira;

Admilson Santiago Borges

HABEAS CORPUS IMPETRADO POR POPULAR: AS FORMALIDADES JURÍDICAS COMO OBSTÁCULOS PARA A EFETIVA UTILIZAÇÃO DO REMÉDIO CONSTITUCIONAL; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Eduardo Chagas Oliveira;

Gabriel Santos Rios

A relação entre princípios constitucionais e regras infraconstitucionais à luz da teoria dos princípios; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Eduardo Chagas Oliveira;

João Vítor Silva Lourenco

CONFLITO E CRISE HUMANITÁRIA: UMA ANÁLISE JURÍDICA ACERCA DA EFICÁCIA DO REGIME INTERNACIONAL DOS REFUGIADOS; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Eduardo Chagas Oliveira;

lucas viana da silva

AS DECISÕES JUDICIAIS E A NECESSIDADE DE FOMENTO DA ADESÃO DO AUDITÓRIO AO QUAL SE DESTINAM: A ADI 4; 983/CE E SUA POSTERIOR SUPRESSÃO LEGISLATIVA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Eduardo Chagas Oliveira;

Luan Machado Nascimento

Bioética, Matrimônio e Homossexualidade no Direito Natural; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Eduardo Chagas Oliveira;

Elivan Machado Lopes

Liberdade de Expressão e Estado Democrático de Direito: algumas considerações sobre a (Des-)Construção da Democracia pela Análise da Motivação das Decisões Judiciais nos Tribunais Superiores; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Eduardo Chagas Oliveira;

Maurício Bastos Souza

POLICIA MILITAR: GARANTIDORA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO OU UM ESTADO DE EXCEÇÃO?; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Eduardo Chagas Oliveira;

Flávia Sulz Campos Machado

A Fundamentação das decisões judiciais a partir dos precedentes: entendimentos metodológicos a partir do Novo CPC; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Eduardo Chagas Oliveira;

José Carlos Carvalho dos Reis

A natureza jurídica da função de perito em papiloscopia; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Eduardo Chagas Oliveira;

Maurício Bastos Souza

Polícia Militar: uma exceção ao Estado Democrático de Direito?; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Eduardo Chagas Oliveira;

Flávia Sulz Campos Machado

Precedentes judiciais e motivação das decisões: reflexões sobre a metodologia jurídico-decisória no Brasil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Eduardo Chagas Oliveira;

Shalom Elias Dantas Oliveira

A atuação do Supremo Tribunal Federal durante o Regime Militar Brasileiro (1964-1969); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Eduardo Chagas Oliveira;

Marcos da Silva Rosa

Ensino Domiciliar no Brasil: longe da Escola e perto dos Tribunais; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Eduardo Chagas Oliveira;

Marco Antônio Silva Miranda

A interpretação jurídica sob o enfoque da filosofia da linguagem; Ou: nem tudo é interpretação; Uma tentativa de recolocar o ato de interpretar nos trilhos; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Eduardo Chagas Oliveira;

Juan Erlle Cunha de Oliveira

A CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO DE CHAÏM PERELMAN PARA A HISTORIOGRAFIA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em HISTÓRIA) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Eduardo Chagas Oliveira;

Gabriel Santos Rios

A superação de restrições diretamente constitucionais e a recepção da fórmula de Radbruch por Robert Alexy; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Eduardo Chagas Oliveira;

Gabriel Santos Rios

Do Bundesverfassungsgericht ao STF: a ponderação de princípios e as noções confusas; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Eduardo Chagas Oliveira;

Álef Augusto Pereira Correia

Jurisdição Transversal: do controle de Convencionalidade ao Transconstitucionalismo; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Eduardo Chagas Oliveira;

Vanessa de Sousa Almeida

RETÓRICA E JURISPRUDÊNCIA SOB A ÉGIDE DO PENSAMENTO DE PERELMAN; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Eduardo Chagas Oliveira;

Everton da Silva Souza

PERELMAN: A LOGICA ARGUMENTATIVA DAS SENTENÇAS JUDICIAIS; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Eduardo Chagas Oliveira;

Flávia Campos Machado

AS NOÇÕES CONFUSAS E OS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS DA CONSTITUIÇÃO; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Eduardo Chagas Oliveira;

Verbenia Carneiro Santos

A LOGÍCA JURÍDICA E OS RACIOCÍNIOS DIALÉTICOS; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Eduardo Chagas Oliveira;

ROMEU DA CUNHA GOMES

DEFINIÇÃO DE DIREITO SOB A PERSPECTIVA DA LÓGICA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Eduardo Chagas Oliveira;

Fernando Gabriel Lopes Cavalcante

Hermenêutica e Lógica jurídica aplicadas ao Direito Internacional; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Eduardo Chagas Oliveira;

Lauanda Queiroz Oliveira Marques

A ILOGICIDADE DO DIREITO: DAS DECISÕES DOS TRIBUNAIS DE JUSTIÇA; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Eduardo Chagas Oliveira;

Juan Erlle Cunha de Oliveira

TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO E A HISTÓRIA; 2008; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Eduardo Chagas Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Arley Ramos Moreno

A 'Nova Retórica': da Regra de Justiça' ao 'Ad Hominem'; 2007; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Arley Ramos Moreno;

Junot Cornélio Matos

EDUCAÇÃO E DIALOGO; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Junot Cornélio Matos;

Pedro Lino de Carvalho Júnior

Os juízos de valor e a motivação das decisões judiciais: entre o realismo e a pragmática jurídica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Pedro Lino de Carvalho Júnior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, E. C. ; CARNEIRO, Ivana Libertadoira Borges . Sobre o caráter persuasivo da estrutura panóptica: Bentham, Foucault e as Novas Tecnologias.. Ideação (UEFS) , v. 33, p. 101-125, 2016.

  • OLIVEIRA, E. C. . PERSUASÃO: o componente pragmático da argumentação. Cadernos CRH , v. 25, p. 97-104, 2012.

  • OLIVEIRA, E. C. . A Motivação das Decisões Judiciais: entre o Realismo e a Pragmática Jurídica. Ideação (UEFS) , v. I, p. 59-84, 2010.

  • OLIVEIRA, E. C. . Chaïm Perelman e a Questão da Argumentação. CienteFico (Faculdade Rui Barbosa) , v. II, p. 267-271, 2008.

  • OLIVEIRA, E. C. . A Inspiração Lógica de Perelman. Ideação (UEFS) , v. II, p. 129-141, 2007.

  • OLIVEIRA, E. C. . A Descoberta da Nova Retórica: Jean Paulhan e Brunetto Latini. Ideação (UEFS) , v. 1, p. 17-32, 2007.

  • OLIVEIRA, E. C. . A Quadratura do Círculo na Física de Aristóteles. Ideação (UEFS) , Feira de Santana - Bahia, v. 1, n.10, p. 45-66, 2002.

  • OLIVEIRA, E. C. . As Múltiplas Faces de um ÚnicoTermo: Dialética. Ideação (UEFS) , Feira de Santana - Bahia, v. 6, p. 21-35, 2000.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

OLIVEIRA, E. C. . Reunião de Assessoramento técnico-pedagógico da Área de Ciências Humanas - 05 a 08/04/2016 - DAEB/INEP. 2016.

OLIVEIRA, E. C. . Reunião de Assessoramento técnico-pedagógico da Área de Ciências Humanas - 15 a 18/03/2016 - DAEB/INEP. 2016.

OLIVEIRA, E. C. . Reunião de Assessoramento técnico-pedagógico da Área de Ciências Humanas - 17 a 19/05/2016 - DAEB/INEP. 2016.

OLIVEIRA, E. C. . Reunião de Assessoramento técnico-pedagógico da Área de Ciências Humanas - 24 a 26/08/2016 - DAEB/INEP. 2016.

OLIVEIRA, E. C. . Reunião de Assessoramento técnico-pedagógico da Área de Ciências Humanas - 30/08 a 02/09/2016 - DAEB/INEP. 2016.

OLIVEIRA, E. C. ; SANTOS, W. N. . Assessoramento para Organização das Redes e Sistemas Municipais de Ensino. 2011.

OLIVEIRA, E. C. ; SANTOS, W. N. . Assessoramento para Organização das Redes e Sistemas Municipais de Ensino. 2010.

Da SILVA, Elizete ; OLIVEIRA, E. C. . Protestantismo Ecumênico e Realidade Brasileira. 2009.

OLIVEIRA, E. C. . Avaliação de Processos como Consultor 'ad hoc' da FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão). 2013.

OLIVEIRA, E. C. . Avaliação de Processos como Consultor "ad hoc" da FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão). 2012.

OLIVEIRA, E. C. . Avaliação de Processos como Consultor "ad hoc" da FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão). 2012.

OLIVEIRA, E. C. . Avaliação de Processos como Consultor "ad hoc" da FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão). 2012.

OLIVEIRA, E. C. . Curso de Graduação em Filosofia [PROFORMA]. 2009.

OLIVEIRA, E. C. ; GOMES, Eliab Barbosa . Curso de Especialização em Filosofia Contemporânea. 2007.

OLIVEIRA, E. C. . Discurso, Mídia e Poder. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERREIRA, Silvana ; OLIVEIRA, E. C. . CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES. 2014. .

OLIVEIRA, E. C. . Os Caminhos da Linguagem: sentidos da retórica e da dialética.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, E. C. . A verdadeira Arte de Ensinar. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, E. C. ; DA SILVA, Silvana Ferreira . ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

OLIVEIRA, E. C. . PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇAO DE PROFESSORES ? PARFOR. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, E. C. . As Leis 10.639/03 e 11.645/08 e a(s) Rede(s) Municipal(is) de Ensino. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, E. C. . Identidade e Etnicidade. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

OLIVEIRA, E. C. ; DA SILVA, Silvana Ferreira . Administrando Pessoas: Escola, Família e Comunidade. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

OLIVEIRA, E. C. ; DA SILVA, Silvana Ferreira . Administrando Pessoas: Escola, Família e Comunidade. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

OLIVEIRA, E. C. . Linguagem, Cultura e Etnicidade. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

OLIVEIRA, E. C. . PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇAO DE PROFESSORES ? PARFOR. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, E. C. . Programa de Iniciação Científica / PIBIC. 2011. (Parecerista "ad hoc").

OLIVEIRA, E. C. . Tópicos Sócio-Antropológicos e Filosóficos da Educação. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

OLIVEIRA, E. C. . Fundamentos de Filosofia [para Estudantes do Curso de Direito]. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, E. C. . Retórica e Direito. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, E. C. . Direitos Humanos e Diversidades. 2009. (Consultoria [Elaboração de Projetos]).

OLIVEIRA, E. C. ; MOSCA, Lineide ; BAPTISTA, MARIA MANUEL ; FRANCO, José Eduardo ; GEADA, Eduardo ; MARQUES, João Francisco ; RITA, Annabela ; COUTO, Cláudia ; LÉVI, Florence ; BANZA, Ana Paula . Revista Ideação, n.19. 2008. (Editoração/Periódico).

OLIVEIRA, E. C. ; Pinho, Romana Valente . Revista Ideação, n. 20. 2008. (Editoração/Periódico).

OLIVEIRA, E. C. . Direitos Humanos e Educação. 2008. (Consultoria [Elaboração de Projetos]).

OLIVEIRA, E. C. . Introdução à Teoria da Argumentação e Análise do Discurso. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, E. C. ; CARNEIRO, Ivana Libertadoira Borges ; MONTEIRO, Geovana da Paz ; Lubenow, Jorge Adriano ; SANTOS, W. N. ; MOREIRA, J. V. ; Leal, Hilton . Revista Ideação, n.18. 2007. (Editoração/Periódico).

OLIVEIRA, E. C. ; ANDRADE, Ricardo Henrique Resende ; Davi, Amon Pinho ; Teixeira, António Braz ; Ferreira, João ; Borges, Paulo ; Epifânio, Renato ; Pinho, Romana Valente ; Silva, Antônio César Ferreira da . Revista Ideação n17. 2007. (Editoração/Periódico).

OLIVEIRA, E. C. ; Lima, Elizabeth Gonzaga ; BORDAS, Miguel Garcia ; POULIQUEN, Jean-Luc ; ROCHA, J. A. C. ; URSE, J. C. . Revista Ideação n.16. 2006. (Editoração/Periódico).

OLIVEIRA, E. C. . Entre o Convencer e o Persuadir: Lógica, Dialética, Filosofia e Retórica.. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, E. C. ; GROSS, Alan ; NETTEL, Ana Laura ; CAPDEVILA, Arantxa ; DANBLON, Emmanuelle ; ROQUE, Georges ; GARDES, Joelle ; MOSCA, Lineide ; MANASSERO, Maria de Los Angeles ; ROSENGREN, Mats ; MELGARÉ, Plínio ; DEARIN, Ray ; KOREN, Roselyne ; AMOSSY, Ruth ; WEI, Yong Kang . Chaïm Perelman: Direito, Retórica e Teoria da Argumentação. 2004. (Editoração/Livro).

CHEDIAK, K. ; FERREIRA, A. M. C. ; OLIVEIRA, E. C. . Problemas de Fenomenologia e Hermenêutica. 2002. (Editoração/Coletânea).

OLIVEIRA, E. C. ; SILVA, J. C. S. P. . Lógica, Epistemologia e Filosofia da Linguagem. 2001. (Editoração/Coletânea).

OLIVEIRA, E. C. ; MANIERI, D. ; SILVA, J. C. S. P. ; BONFIM, J. D. ; ARAUJO, M. A. L. ; REIS, Nilo Henrique Neves dos ; FERNANDES, S. A. ; SANTOS, W. N. ; RODRIGUES, V. H. G. . Revista IDEAÇÃO - N 7. 2001. (Editoração/Periódico).

OLIVEIRA, E. C. . Filosofia Política e Teoria Social. 2001. (Editoração/Coletânea).

OLIVEIRA, E. C. . Lógica, Linguagem e Argumentação. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, E. C. ; GALEFFI, D. A. ; FRAGOSO, E. A. R. ; MERREL, F. ; SILVA, J. C. S. P. ; MOURA, M. R. . Revista IDEAÇÃO - N 5. 2000. (Editoração/Periódico).

OLIVEIRA, E. C. ; CASTRO, B. ; RIBEIRO, I. ; ROCHA, J. A. C. ; MOREIRA, J. V. ; BRYAN, C. M. ; LEITE, J. L. ; SILVA FILHO, W. J. ; VASCONCELOS, J. C. R. . Revista IDEAÇÃO - N 6. 2000. (Editoração/Periódico).

MONTEIRO, Geovana da Paz ; SANTOS, Frederik Moreira dos ; RODRIGUES, Bruno da Mata ; OLIVEIRA, E. C. . Mesa Redonda: Filosofia e Ciência. 2009 (Demais trabalhos relevantes) .

OLIVEIRA, E. C. . Agência de Certificação Ocupacional. 2006 (Demais trabalhos relevantes) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2016

    Filosofia, Ciência e Cultura: Conhecimento e Ação, Descrição: Este projeto, apoiado pela FAPESB, complementa a pesquisa "Conhecimento e Ação", financiada pelo CNPq, favorecendo especialmente a articulação de uma rede de pesquisa no Estado da Bahia. Nosso objeto amplo é a relação entre as condições de produção do conhecimento e a presença determinante de interesses, mas tendo em conta especificamente o modo como lógica, epistemologia e ciências podem ser relacionadas na análise do conhecimento, tanto à luz da história da filosofia, quanto dos aportes da epistemologia posteriores ao problema de Gettier. Por meio de uma rede de pesquisa sustentada por forte laço epistemológico, de cooperação interdisciplinar entre filosofia, antropologia, psicologia e história das ciências, e também de cooperação interinstitucional entre a UFBA, a UEFS, a UFRB, a UNEB e o IFBA, será analisada a tensão entre conhecimento e ação, tensão que, de um ponto de vista filosófico, subordina as condições de produção de verdades ao questionamento de seu sentido. Tal tensão tem sido escrutinada segundo perspectivas teórico-epistemológicas gerais, mas pode corresponder também a desafios específicos postos pelas ciências e pela cultura, relativos inclusive a questões de ética aplicada, de decisão política ou mesmo de intervenção cultural. Em particular, incide sobre a natureza da ação e do conhecimento justificados. Nominamos abaixo apenas o Núcleo Central da Pesquisa, mas registramos que, além do Núcleo, o projeto envolve mais 21 doutores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (31) / Mestrado acadêmico: (11) / Doutorado: (12) . , Integrantes: Eduardo Chagas Oliveira - Integrante / João Carlos Salles Pires da Silva - Coordenador / Sérgio Augusto Fernandes - Integrante / LUCIANO COSTA SANTOS - Integrante / Ana Cristina de Souza - Integrante.

  • 2012 - 2016

    Conhecimento e ação, Descrição: Esta pesquisa volta-se à análise dos laços entre linguagem e ação, ultrapassando em muito os limites dos nossos estudos wittgensteinianos. Assim, tendo em conta a relação entre as condições de produção do conhecimento (cuja solidez carece de critérios muita vez políticos ou pragmáticos, e a presença determinante de interesses, cuja natureza carece sempre de explicitação pública e esclarecimento conceitual), nosso projeto objetiva conformar uma rede de pesquisa, mediante o qual a relação entre conhecimento e ação é analisada e confrontada segundo distintas perspectivas disciplinares ou filosóficas, cuja própria complementaridade cabe avaliar. Entre nossos objetivos está o de investigar como a relação entre conhecimento e ação se expressa ou se traduz na tensão entre ciência e cultura, conhecimento e interesse, linguagem e mundo, representação e vontade, fatos e valores, teoria e política. Para tanto, temos desenvolvido um programa de formação de recursos humanos em filosofia, em padrão elevado de cooperação nacional e mesmo internacional, comportando a realização de eventos, oficinas, colóquios, cujos resultados têm sido recolhidos em diversas publicações, a exemplo dos volumes da Coleção Empiria. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Eduardo Chagas Oliveira - Integrante / João Carlos Salles Pires da Silva - Coordenador / Sérgio Augusto Fernandes - Integrante / Silvia Faustino de Assis Saes - Integrante / Geovana da Paz Monteiro - Integrante / Rafael Lopes Azize - Integrante / Cláudio Alves de Amorim - Integrante / Valério Hillesheim - Integrante / Gilfranco Lucena dos Santos - Integrante / LUCIANO COSTA SANTOS - Integrante / Mauro Castelo Branco de Moura - Integrante / ARLEY RAMOS MORENO - Integrante / Abel Lassalle Casanave - Integrante / Daniel Tourinho Peres - Integrante / Jarlee Salviano - Integrante / Carlota Ibertis - Integrante / Juliana Ortegosa Aggio - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    OS JUÍZOS DE VALOR E A MOTIVAÇÃO DAS DECISÕES JUDICIAIS: ENTRE O REALISMO E A PRAGMÁTICA JURÍDICA, Descrição: Resolução CONSEPE 206/2010. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Eduardo Chagas Oliveira - Coordenador.

  • 2008 - 2011

    DIREITO E LÓGICA: ENTRE A REGRA DE JUSTIÇA E O PROBLEMA DA ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA, Descrição: [ A Lógica consiste em uma ferramenta de organização do raciocínio, por meio da qual as pessoas concatenam suas idéias - para externá-las de modo lingüístico e inteligível aos demais, ou para decidir qual a decisão mais acertada a seguir. Por conta dessa função instrumental, a Lógica se mostra essencial para o campo do Direito, visto que embora sustentemos que o Direito não seja lógico, pela sua própria constituição, os argumentos jurídicos são mais persuasivos na medida em que se revestem de aparência lógica. Nosso projeto se caracteriza, fundamentalmente, por sua dupla aplicação. Aos que afirmam a logicidade do Direito, a importância do estudo da Lógica jurídica dispensa justificativas e se mostra, portanto, fundamental. Àqueles que discordam da concepção lógica do Direito, ou seja, defendem que o direito não é lógico, mas precisa parecer lógico, o estudo da lógica jurídica tem o sentido de instrumentalizar a construção de argumentos jurídicos. Em qualquer um dos casos, efetuar uma investigação minuciosa acerca da vinculação da Lógica ao Direito se mostra imprescindível. ]. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Eduardo Chagas Oliveira - Coordenador / Juan Erlle Cunha de Oliveira - Integrante / Daniela Chagas Oliveira - Integrante / Robert de Oliveira Conceição - Integrante.

  • 2000 - Atual

    Filosofia moderna e contemporânea: Empirismo, fenomenologia e gramática, Descrição: O projeto, registrado como atividade permanente no Departamento de Filosofia da UFBA, visa a dar sustentação a um trabalho articulado de pesquisa e formação de profissionais de filosofia no Estado da Bahia, tendo por base a atividade do Grupo de Estudos e Pesquisa Empirismo, Fenomenologia e Gramática (www.efg.ufba.br), iniciado em maio de 2000, sendo vinculado ao Grupo de Pesquisa do CNPq Filosofia Moderna e Contemporânea, posteriormente criado e também liderado pelo proponente. Quanto à pesquisa, voltamo-nos por diferentes perspectivas ao tema central da relação entre lógica e empiria na obra de Wittgenstein, matizando essa investigação pelo confronto com específicas questões fenomenológicas levantadas pelo empirismo clássico, questões que, segundo nossa hipótese, talvez encontrem uma formulação adequada apenas no campo da investigação de essenciais wittgensteiniana, ou seja, no território da gramática, quando a constituição linguística dos limites da experiência (com a concomitante produção do conhecimento) encontra uma medida pragmática, por meio de um laço estreito entre linguagem e ação. Este projeto, ao longo dos anos, teve apoio em editais universais do CNPq e outros editais de apoio técnico, servindo assim para (i) formar novos pesquisadores, (ii) estabelecer intercâmbio acadêmico com grupos de pesquisa afins na Bahia e no Brasil, (iii) realizar eventos com elevado padrão de qualidade, (iv) apresentar produção conjunta constante, como a exemplificada na Coleção Empiria (Editora Quarteto) e (v) contribuir para a consolidação dos dois programas de pós-graduação (o Programa de Filosofia da UFBA e o Programa de Ensino, Filosofia e História das Ciências UFBA-UEFS).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Eduardo Chagas Oliveira - Integrante / João Carlos Salles Pires da Silva - Coordenador / Benedito Leopoldo Pepe - Integrante / Cláudia Bacelar Batista - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

1 Lugar na Condição de Orientador, na Modalidade PÔSTER de Estágio PEVIC, no XXII Seminário de Iniciação Científica (SEMIC/UEFS), Universidade Estadual de Feira de Santana.

2013

Professor Homenageado - Curso de Direito - Concluintes 2013.1, UEFS.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Ciências Humanas e Filosofia, Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Em Filosofia. , Av. Transnordestina,s/n, Novo Horizonte, 44036-900 - Feira de Santana, BA - Brasil, Telefone: (75) 31618209, Fax: (75) 31618215, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2000 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

1999 - Atual

Universidade Estadual de Feira de Santana

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2010

    Ensino, Ensino, Filosofia e História das Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Racionalidade Argumentativa e Metodologia Filosófica, Pressupostos Epistemológicos da Teoria da Argumentação

  • 02/2008

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciências Humanas e Filosofia, .,Linhas de pesquisa

  • 10/2007

    Ensino, Especialização em Filosofia Contemporânea, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia Filosófica

  • 03/2006

    Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas e Filosofia, Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Em Filosofia.,Cargo ou função, Coordenador Geral.

  • 03/2006

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia do Direito, Introdução à Filosofia

  • 03/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Humanas e Filosofia, Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Em Filosofia.,Cargo ou função, Editor Responsável - Revista IDEAÇÃO.

  • 05/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Humanas e Filosofia, Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Em Filosofia.,Cargo ou função, Membro de conselho editorial - Jornal Ideação Magazine.

  • 08/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Humanas e Filosofia, Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Em Filosofia.,Cargo ou função, Membro de conselho editorial - Revista Ideação.

  • 04/2010 - 12/2010

    Direção e administração, UEFS Editora, .,Cargo ou função, Editor.

  • 10/2008 - 10/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, UEFS Editora.,Cargo ou função, Conselheiro.

  • 08/2007 - 08/2010

    Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas e Filosofia, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso (Pós-graduação) / Especialização em Filosofia Contemporânea.

  • 05/2000 - 05/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Humanas e Filosofia, Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Em Filosofia.,Cargo ou função, Membro de comissão - Criação do Curso de Graduação em Filosofia da UEFS.

  • 11/2004 - 11/2004

    Extensão universitária , Departamento de Ciências Humanas e Filosofia, Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Em Filosofia.,Atividade de extensão realizada, Curso de Extensão: entre o Convencer e o Persuadir.

  • 10/2001 - 03/2002

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia, Filosofia do Direito

  • 01/2000 - 02/2002

    Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas e Filosofia, Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Em Filosofia.,Cargo ou função, Coordenador Geral.

  • 02/2000 - 01/2002

    Serviços técnicos especializados , Departamento de Ciências Humanas e Filosofia, Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Em Filosofia.,Serviço realizado, Editoração Eletrônica - Revista IDEAÇÃO - Supervisão Técnica.

  • 02/2000 - 01/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Humanas e Filosofia, Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Em Filosofia.,Cargo ou função, Editor Responsável - REVISTA IDEAÇÃO.

  • 05/2001 - 09/2001

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia

  • 10/2000 - 04/2001

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia

  • 04/2000 - 08/2000

    Extensão universitária , Departamento de Ciências Humanas e Filosofia, Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Em Filosofia.,Atividade de extensão realizada, Curso de Extensão em Lógica, Linguagem & Argumentação.

  • 03/2000 - 07/2000

    Ensino, Diversos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia, Filosofia do Direito

  • 08/1999 - 01/2000

    Ensino, Diversos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Ciência, Filosofia do Direito, Introdução à Filosofia