Armindo Feliciano de jesus

Mestre em Sociologia Política (sociologia e ciência política) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), bem como bacharel em Ciências Sociais (ênfase em Sociologia) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), foi bolsista de mestrado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) entre 2016-2018. Atualmente atua como pesquisador do Laboratório de Estudos em Cultura Documental, Religião e Movimentos Sociais vinculado a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com foco em sociologia da religião e movimentos sociais.

Informações coletadas do Lattes em 21/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Ciências Sociais

2019 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Orientador: Patrícia Birman
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.

Mestrado em Sociologia Política

2016 - 2018

Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro
Título: A Igreja Universal do Reino de Deus em Angola: representações e perspectivas modernizantes na província de Luanda,Ano de Obtenção: 2018
Paulo Gracino de Souza Junior.Coorientador: Janine Targino da Silva. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Graduação em CIÊNCIAS SOCIAIS

2008 - 2012

Universidade Candido Mendes
Título: A IMIGRAÇÃO ANGOLANA NO RIO DE JANEIRO: Representações e Perspectivas
Orientador: Carlos Abraão Moura Valpassos

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2007 - 2007

Extensão universitária em violência Urbana e Direitos Humanos. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

REZENDE, G. S. ; DEJESUS, A. F. ; SANTOS, F. O. ; FERREIRA, B. F. ; SANTANA, J. L. . I Semana Discente de Sociologia Política do IUPERJ-UCAM. 2017. (Outro).

DEJESUS, A. F. . I Seminário Mídia e Política no Brasil Contemporâneo. 2016.. 2016. (Outro).

ASSIS, J. M. F. ; DEJESUS, A. F. . I Seminário de Pesquisa da CDOC-ARREMOS. 2016. (Outro).

DASILVA, M, W, C ; MONTEIRO, H. S. ; DEJESUS, A. F. . II ENCONTRO SOCIOCULTURAL E POLÍTICO PARA COMEMORAÇÃO DO DIA DA ÀFRICA( 25 DE MAIO). 2012. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

18 Congresso Brasileiro de Sociologia. Instituições Religiosas e a Conduta Pública dos Fiéis em Face ao Comportamento Sexual e Esfera. 2017. (Congresso).

II Seminário Mídia e Política no Brasil Contemporâneo. 2017. (Seminário).

I Semana Discente de Sociologia Política do Instituto Universitário do Rio de Janeiro. 2017. (Outra).

I Semana Discente de Sociologia Política do IUPERJ-UCAM.Os neo pentecostais e as religiosidades no espaço público: a inserção da IURD em Angola. 2017. (Seminário).

I Seminário de Pesquisa do CDOC-ARREMOS.Reflexões sobre as mudanças nos movimentos sociais em Angola: do mpla ao 15+2. 2016. (Seminário).

I Seminário Mídia e Política no Brasil Contemporâneo.Mudanças nos Movimentos Sociais em Angola: do MPLA ao 15+2. 2016. (Seminário).

XV Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais- CIÊNCIAS SOCIAIS EM TEMPO DE CRISE: NOVOS DISPOSITIVOS DE CONTROLE E RETRAÇÃO DE DIREITOS..Reflexões sobre as mudanças nos movimentos sociais em Angola: do mpla ao 15+2. 2016. (Encontro).

XV Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais- CIÊNCIAS SOCIAIS EM TEMPO DE CRISE: NOVOS DISPOSITIVOS DE CONTROLE E RETRAÇÃO DE DIREITOS..Transnacionalização Religiosa - Mesa Redonda. 2016. (Outra).

Encontro do C114.Orientação Sexual e Novas Tecnologias de Informação. 2014. (Encontro).

Memória, Documento e Cidadania: Reflexões sobre Direitos Humanos e participação popular.Análise sociológica do filme 5Xfavela. 2013. (Encontro).

Workshop Interdisciplinar de Capacitação Profissional Guarani Amani.Debates sobre Desenvolvimento Humano e Relações Internacionais. 2013. (Outra).

Conferência sobre Racismo e Discriminação na Aliança francesa do Rio de Janeiro. 2012. (Outra).

II ENCONTRO SOCIOCULTURAL E POLÍTICO PARA COMEMORAÇÃO DO DIA DA ÁFRICA.A IMIGRAÇÃO ANGOLANA NO RIO DE JANEIRO: O olhar do "objeto". 2012. (Encontro).

Palestra sobre a pesquisa sociológica segundo Peter Berger.A pesquisa sociológica segundo Peter Berger. 2012. (Outra).

Aula sobre a pesquisa sociológica na Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO.A pesquisa sociológica. 2011. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rogerio Ferreira de Souza

SOUZA JUNIOR, P. G.; SILVA, J. T.; MARIZ, C. L.;SOUZA, R. F.. A Igreja Universal do Reino de Deus em Angola: representações e perspectivas modernizantes na província de Luanda. 2018. Dissertação (Mestrado em SOCIOLOGIA E POLÍTICA) - Universidade Candido Mendes.

Cecilia Loreto Mariz

GRACINO JÚNIOR, P.; SOUZA, R. F.; TARGINO, Janine;MARIZ, CECÍLIA L.. A Igreja Universal do Reino de Deus em Angola: representações e perspectivas modernizantes na província de Luanda. 2018. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política) - Universidade Candido Mendes.

Cecilia Loreto Mariz

GRACINO JÚNIOR, P.; TARGINO, Janine;MARIZ, Cecília. Discursos entrecruzados;a Igreja Universal do Reino de Deus no campo religioso angolano. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em SOCIOLOGIA) - Universidade Candido Mendes.

José Colaço Dias Neto

COLAÇO, José.. Imigração Angolana no Rio de Janeiro: Representações e Perspectivas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Candido Mendes.

Janine Targino da Silva

GRACINO, Paulo; SOUZA, Rogério F.;TARGINO, Janine; MARIZ, Cecília L.. A Igreja Universal do Reino de Deus em Angola: representações e perspectivas modernizantes na província de Luanda. 2018. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Sociologia política) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Erica Simone Almeida Resende

RESENDE, E. S. A.; SOUZA JUNIOR, P. G.; MARIZ, C. L.; SILVA, J. T.. Discursos Entrecruzados: A Igreja Universal do Reino de Deus e o Campo Religioso Angolano. 2017.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Paulo Gracino de Souza Júnior

A ideia de modernidade e o pentecostalismo Brasileiro em Angola (provisório); 2016; Dissertação (Mestrado em SOCIOLOGIA E POLÍTICA) - Universidade Candido Mendes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Gracino de Souza Junior;

Carlos Abraão Moura Valpassos

A Imigração Angolana no Rio de Janeiro: Representações e Perspectivas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Abraão Moura Valpassos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DEJESUS, A. F. . Angola: construção do país e (re)construção de cidadania no pós-guerra. Jornal de notícias, Angola, 29 out. 2014.

  • DEJESUS, A. F. . Reflexões sobre as mudanças nos movimentos sociais em Angola: do mpla ao 15+2. In: XV Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais., 2016, Araraquara. SP. As Ciências Sociais em tempos de crise: novos dispositivos de controle e retração de direitos., 2016. p. 1122-1131.

  • DEJESUS, A. F. . OS GOVERNOS E OS MOVIMENTOS SOCIAIS EM ANGOLA. In: I Seminário de Pesquisas em Cultura Documental, Religião e Movimentos Sociais, 2016, Rio de Janeiro. I Seminário de Pesquisas em Cultura Documental, Religião e Movimentos Sociais. Rio de Janeiro: Grupo de Pesquisa Cultura Documental, Religião e Movimentos Sociais, 2016. v. 1. p. 1-78.

  • DEJESUS, A. F. . O neopentecostalismo e a religiosidade na esfera pública: a inserção da Igreja Universal do Reino de Deus em Angola. In: I Semana Discente de Sociologia Política do Instituto Universitário do Rio de Janeiro, 2017, Rio de Janeiro. Estado, Políticas Públicas e Globalização: os contornos da participação democrática em tempos de crise. Rio de Janeiro: IUPERJ, 2017. v. V. 1. p. 32-35.

  • DEJESUS, A. F. . A Igreja Universal do Reino de Deus em Angola: representações e perspectivas modernizantes além do espaço religioso. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • REZENDE, G. S. ; DEJESUS, A. F. . Instituições Religiosas e a Esfera Pública dos Fiés em Face ao Comportamento Sexual e Esfera Política. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DEJESUS, A. F. . Os neo pentecostais e as religiosidades nos espaço público: Inserção da IURD em Angola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DEJESUS, A. F. . Reflexões sobre as mudanças nos movimentos sociais em Angola: do mpla ao 15+2. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DEJESUS, A. F. . Reflexões sobre as mudanças nos movimentos sociais em Angola: do mpla ao 15+2. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DEJESUS, A. F. . Os governos e os movimentos sociais em Angola. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DEJESUS, A. F. . Orientação sexual e Novas tecnologias de Informação em Angola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DEJESUS, A. F. . A IMIGRAÇÃO ANGOLANA NO RIO DE JANEIRO: O olhar do 'objeto'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DEJESUS, A. F. . Imigração angolana no Rio de Janeiro: o olhar do 'objeto'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DEJESUS, A. F. . Reflexões sobre as mudanças nos movimentos sociais em Angola: do mpla ao 15+2 2016 (In: XV Semana de Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista, 2016, Araraquara - SP. XV Seman).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DEJESUS, A. F. . Transnacionalização Religiosa. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - 2012

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Trabalhou no campus Fiocruz-Mataatlântica, propriamente na Colônia Juliano Moreira e entorno.

  • 2014 - 2015

    Escola Superior Politécnica de Malange

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 32, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Lecionou por dos anos lectivos as disciplinas de História do Pensamento Contemporâneo, Sociologia Geral e Sociologia da Educação.

  • 2014 - 2014

    INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA DE ANGOLA

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: ATL. Assistente Técnico Local, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Selecionado para formar os recenseadores e supervisores que atuaram no campo durante o Censo 2014; primeiro recenseamento populacional e habitacional realizado em Angola após a independência do país.

  • 2016 - 2018

    Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estudante pesquisador, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.