Gustavo Henrique Moraes

Gustavo Henrique Moraes é Pesquisador de carreira do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), no qual desenvolve avaliações a respeito dos sistemas educacionais brasileiros. De formação multidisciplinar - Doutor em Educação (UnB), Mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC) e Engenheiro em Eletrônica e Telecomunicações (UTFPR) ? articula os distintos saberes necessários para a implementação de Sistemas Inteligentes de Indicadores, voltados à avaliação de instituições, programas e políticas públicas. Professor da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), tem auxiliado as organizações governamentais no Desenvolvimento de Sistemas de Indicadores de Desempenho Institucional No campo da Educação Profissional, Científica e Tecnológica, foi o idealizador e coordenador de implantação da Plataforma Nilo Peçanha e de outras inovações na Gestão do Conhecimento, privilegiando as abordagens interdisciplinares que buscam conciliar as esferas qualitativas e quantitativas da pesquisa, respaldadas por abordagens históricas e estatísticas. Com ampla experiência na gestão, já ocupou os cargos de Coordenador Geral de Orientação e Controle da Educação Superior (SESu/MEC), Coordenador Geral de Estudos Regulatórios (SERES/MEC), Assessor Especial do Núcleo Estruturante da Política de Inovação (SETEC/MEC) e Diretor de Estatísticas e Informações Acadêmicas (IFSC/MEC). Atualmente, acumula os cargos de Coordenador Geral de Instrumentos e Medidas Educacionais e Diretor de Estudos Educacionais (substituto) do INEP, sendo responsável pelos estudos de Monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE).

Informações coletadas do Lattes em 29/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2012 - 2016

Universidade de Brasília, UnB
Título: Identidade de Escola Técnica vs. Vontade de Universidade: a formação da identidade dos Institutos Federais
Bernardo Kipnis. Palavras-chave: Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnolo; Educação Profissional, Científica e Tecnológica; Identidade de Escola Técnica; Vontade de Universidade; Nova Institucionalidade.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica

2005 - 2008

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Educação Tecnológica, Formação Humanista: uma experiência CTS no CEFET-SC,Ano de Obtenção: 2008
Irlan von Linsingen.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: CTS; Educação Tecnológica; Estudo de caso etnográfico; Metodologia freiriana.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Aperfeiçoamento em Formación de Docentes en el enfoque CTS

2005 - 2006

Universidad de Oviedo
Título: Formação de Professores sob o enfoque CTS. Ano de finalização: 2006
Orientador: Walter Antonio Bazzo

Graduação em Engª Industrial Elétrica Ênfase Eletrônica Telecom

1997 - 2004

Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Título: Sistema de Medida Digital
Orientador: Rubens Alexandre de Faria

Curso técnico/profissionalizante

1994 - 1997

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Introdução à Análise de Dados com Tableau Desktop. (Carga horária: 20h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2016 - 2016

Gestão por Competências. (Carga horária: 21h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2016 - 2016

Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional (Oficina). (Carga horária: 4h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2016 - 2016

As Tecnologias Educacionais em Contextos de Capacitações Presenciais. (Carga horária: 7h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2016 - 2016

Planejamento Estratégico. (Carga horária: 40h). , Escola Virtual da Secretaria do Orçamento Federal, EV SOF, Brasil.

2016 - 2016

Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional. (Carga horária: 35h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2013 - 2013

Historiografia. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2012 - 2012

Antropologia e Sociologia da C&T (DAN/SOL-UnB)). (Carga horária: 60h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2009 - 2009

Tópicos Especiais em Desenvolvimento Sustentável. (Carga horária: 30h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Estatísticas Educacionais.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Avaliação e Regulação da Educação Superior.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MORAES, Gustavo Henrique ; ALBUQUERQUE, A. E. M. . Seminário de Lançamento dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (vols. 2 e 3). 2019. (Outro).

MORAES, Gustavo Henrique . Lançamento da Plataforma Nilo Peçanha. 2018. (Exposição).

MORAES, GUSTAVO HENRIQUE . I Encontro da Rede de Coleta, Validação e Disseminação das Estatísticas da Rede Federal de EPCT. 2017. (Outro).

MORAES, GUSTAVO HENRIQUE . II Encontro da Rede de Coleta, Validação e Disseminação das Estatísticas da Rede Federal de EPCT. 2017. (Outro).

MORAES, Gustavo Henrique . I Encontro Nacional do Censo da Educação Superior. 2011. (Outro).

MORAES, Gustavo Henrique ; Wollinger, Paulo R. . Seminários dos Termos de Colaboração entre a SESu/MEC e os Conselhos Federais de Atuação Profissional. 2010. (Outro).

MORAES, Gustavo Henrique . A Readequação do Cadastro e-MEC. 2010. (Outro).

MORAES, Gustavo Henrique ; Wollinger, Paulo R. . 2a. Oficina do Projeto: Referenciais Curriculares Nacionais de Graduação. 2009. (Outro).

MORAES, Gustavo Henrique ; Wollinger, Paulo R. . 4a. Oficina do Projeto: Referenciais Curriculares Nacionais de Graduação. 2009. (Outro).

MORAES, Gustavo Henrique ; Wollinger, Paulo R. . 3a. Oficina do Projeto: Referenciais Curriculares Nacionais de Graduação. 2009. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

ESOCITE.Educação em Ciência, Filosofia e Técnica. 2015. (Simpósio).

II Fórum Mundial de Ed. Profissional e Tecnológicaa. 2012. (Seminário).

11º Fórum do Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares - SIPD (IBGE). 2011. (Encontro).

Ciclo de Palestras 2011 - Construindo a Administração pela Educação.A Qualidade nos Cursos Superiores de Administração: uma análise a partir dos dados do Censo e do ENADE. 2011. (Seminário).

I Encontro Nacional do Censo da Educação Superior. 2011. (Encontro).

IX Encontro Paranaense de dirigentes e Coordenadores do Curso de Administração.Avaliação, Regulação e diagnóstico dos Cursos de Administração e os Resultados do Termo de Colaboração entre o CFA/CRA e MEC/SESu. 2011. (Encontro).

Seminário de Capacitação dos Procuradores Educacionais Institucionais.A Nova Portaria Normativa 40: novos procedimentos e atualizações. 2011. (Seminário).

Seminários do Censo da Educação Superior.O Cadastro e-MEC e o Censo da Educação Superior. 2011. (Seminário).

2ª Convenção do Sistema CFA/CRAs. O Processo de Avaliação dos cursos de Bacharelado em Administração. 2010. (Congresso).

A Engenharia no Contexto dos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Superior. 2010. (Seminário).

Encontro Nacional de Procuradores Educacionais Institucionais.A Regulação da Educação Superior e o Sistema e-MEC. 2010. (Encontro).

O Cadastro e-MEC como Base de Dados Ccorporativa da Educação Superior.O Cadastro e-MEC como Base de Dados Coorporativa da Educação Superior. 2010. (Simpósio).

Projeto Atendimento Nota 10.Atendimento Nota 10. 2010. (Outra).

Referencias Curriculares Nacionais da Educação Superior - A Engenharia Biomédica.A Construção do Descritivo do Curso de Engenharia Biomédica. 2010. (Oficina).

1a. Oficina do Projeto: Referencias Curriculares Nacionais de Graduação.Mapeamento da Oferta dos Cursos de Engenharia. 2009. (Oficina).

Encontro Nacional de Procuradores Educacionais Institucionais.O Cadastro e-MEC. 2009. (Encontro).

Seminário "Reuni".Regulação dos campi interiorizados e fora de sede das Instituições Federais de Ensino Superior. 2009. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Camila Porto Fasolo

CASTIONI, R.;MORAES, Gustavo Henrique; MELO, A. A. S.. A Contribuição dos Demandantes do Pronatec/Bolsa Formação para o Desenvolvimento da Educação Profissional Brasileira entre 2011 e 2015. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

Aluno: Crislaine Gruber

VERGARA, L. G. L.;MORAES, Gustavo Henrique; GONTIJO, L. A.; NICKEL, E. M.. ERGON: uma abordagem metodológica para a concepção de cursos técnicos. 2019. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maria da Conceicao Lima Afonso

CASTIONI, R.;MORAES, Gustavo Henrique; JESUS, G. R.; MONTEIRO, F. S.. Qualidade da Educação Profissional no Brasil: uma análise com enfoque na avaliação educacional. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de Brasília.

Aluno: Crislaine Gruber

VERGARA, L. G. L.; GONTIJO, L. A.; NICKEL, E. M.;MORAES, Gustavo Henrique. Contribuições da Ergonomia no Desenvolvimento de Projetos de Formação Profissional. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Engenharia de Produção & Sistemas - PPGEPS/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Eduardo Bortoli Mariano

JULIANI, D. P.;MORAES, Gustavo Henrique; BITTENCOURT, R.. O Cadastro dos Dados de Cursos nos Sistemas de Informações no Instituto Federal de Santa Catarina: um aprimoramento para a organização das informações institucionais. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Camila Porto Fasolo

CASTIONI, R.; MELO, A. A. S.;MORAES, Gustavo Henrique; KIPNIS, B.. A Atuação dos Demandantes do Pronatec/Bolsa-Formação para o Desenvolvimento da Educação Profissional Brasileira. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Brasília.

LUTER, R. R.; VIALES, R.;MORAES, Gustavo Henrique. IX Jornadas Latinoamericanas de Estudios Sociales de la Ciencia y Tecnología. 2012. Universidad Nacional Autónoma de México.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Remi Castioni

KIPNIS, B.; BUCCI, M. P. D.; MATOS, B. P.;CASTIONI, R.. Identidade de Escola Técnica vs. Vontade de Universidade: a formação da identidade dos Institutos Federais. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.

Remi Castioni

KIPNIS, B.CASTIONI, R.CARVALHO, O. F.; VIELLA, M. A. L.. Institutos Federais de Educação,Ciência e Tecnologia: tensões entre a nova institucionalidade e a crise de identidade institucional. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de Brasília.

DOMINGOS LEITE LIMA FILHO

LIMA FILHO, D. L.; LINSINGEN, I; DELIZOICOV, D. Educação Tecnológica, Formação Humanista: uma experiência CTS no CEFET-SC. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria Paula Dallari Bucci

KIPNIS, B.;BUCCI, M. P. D.; ALLAIN, O.; MATOS, B. T. P.; CASTIONI, R.; CARVALHO, O. F.. Identidade de Escola Técnica Vs. Vontade de Universidade. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Marcia Regina Pegoraro Cenci

Dificuldades encontradas pelos alunos da 8ª Série na resolução de equações de 1º e 2º graus; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Epistemologia e Prática do Ensino de Matemática) - Pós-Graduação Bagozzi - Grupo Educacional; Orientador: Gustavo Henrique Moraes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Bernardo Kipnis

Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia como inovação institucional - modelos em disputa; 2012; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Bernardo Kipnis;

Irlan von Linsingen

Educação Tecnológica, Formação Humanista: uma experiência CTS no CEFET-SC; 2008; Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Irlan von Linsingen;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CASTIONI, R. ; MORAES, Gustavo Henrique ; PASSADES, D. B. M. S. . A Educação profissional na agenda do lulismo: visibilidade e limitações de interesses corporativos. TEMÁTICAS (UNICAMP) , v. 27, p. 105-138, 2019.

  • MORAES, Gustavo Henrique ; ALBUQUERQUE, A. E. M. . As Estatísticas da Educação Profissional e Tecnológica: silêncios entre os números da formação de trabalhadores. SÉRIE DOCUMENTAL (INEP) , v. 45, p. 1-54, 2019.

  • MORAES, Gustavo Henrique ; KIPNIS, B. . Identidade de Esola Técnica vs Vontade de Universidade: uma abordagem histórica. LINHAS CRÍTICAS (ONLINE) , v. 23, p. 693-716, 2017.

  • MORAES, GUSTAVO HENRIQUE ; CORDAZZO, TACIANA ; WOLLINGER, Paulo Roberto . A avaliação da educação superior pelo mundo do trabalho. Estudos em Avaliação Educacional (Online) , v. 26, p. 124, 2015.

  • MORAES, Gustavo Henrique ; Wollinger, Paulo R. . A Fragmentação de Carreiras como Estratégia de Expansão da Educação Superior. Revista de Educação Pública , v. 21, p. 549-568, 2012.

  • MORAES, Gustavo Henrique ; ALBUQUERQUE, A. E. M. (Org.) . 5 anos de Plano Nacional de Educação (Coleção: Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais v.2). 1. ed. Brasília: INEP, 2019. v. 10. 268p .

  • MORAES, Gustavo Henrique . Plataforma Nilo Peçanha: Guia de Referência Metodológica. 1. ed. Brasília: Evobiz, 2018. v. 1. 101p .

  • MORAES, Gustavo Henrique ; ALBUQUERQUE, A. E. M. ; SANTOS, R. . 5 anos de Plano Nacional de Educação: o que aprendemos?. In: MORAES, Gustavo Henrique; ALBUQUERQUE, Ana Elizabeth Maia de. (Org.). 5 anos de Plano Nacional de Educação. 1ed.Brasília: INEP, 2019, v. 2, p. 7-16.

  • MORAES, Gustavo Henrique ; MENDONCA, I. T. M. ; BARROS, J. H. A. . O Professor do IFSC: análise comparada a partir da institucionalidade de ingresso. Boletim iDEIA, , v. 2, p. 3 - 17, 04 abr. 2016.

  • MORAES, V. O. ; MORAES, Gustavo Henrique . Instituto Federal de Santa Catarina no Censo da Educação Superior. Boletim iDEIA, Portal do IFSC, p. 18 - 29, 04 abr. 2016.

  • MARIANO, E. B. ; MORAES, Gustavo Henrique . O educacenso no IFSC: análise da série histórica 2007-2014. Boletim iDEIA, Portal do IFSC, p. 30 - 41, 04 abr. 2016.

  • BREZINSKI, M. A. S. ; MORAES, Gustavo Henrique ; MORAES, V. O. ; RABELLO, A. L. . A Evolução Orçamentária de Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - REDE EPT. Boletim iDEIA, Portal do IFSC, , v. 1, p. 15 - 26, 01 dez. 2015.

  • MORAES, Gustavo Henrique ; MENDONCA, I. T. M. ; SOUZA, D. A. R. ; BARROS, J. H. A. . O Professor do IFSC: Análise do perfil socieducacional do corpo docente. BHoletim iDEIA, Portal do IFSC, , v. 1, p. 3 - 13, 01 dez. 2015.

  • ALBUQUERQUE, A. E. M. ; MORAES, Gustavo Henrique . Qualidade da Educação Profissional Técnica de Nível Médio: Alternativas de Avaliação. In: Congresso da ANPAE, 2018, Recife. POLÍTICAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOS DOCENTES, DIRIGENTES ESCOLARES. PLANEJAMENTO, FINANCIAMENTO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO. Recife: ANPAES, 2018. v. 2. p. 228-231.

  • MORAES, Gustavo Henrique ; CORDAZZO, T. . Os Dez anos dos Sinaes: A colaboração entre o MEC e os Conselhos Federais de regulamentação profissional - O caso CRA-PR. In: XXV ENAGRAD, 2014, Belo Horizonte. XXV ENANGRAD - Proposta Pedagógica e o Impacto sobre a avaliação dos cursos de Administração, 2014.

  • MORAES, Gustavo Henrique . O Mito da Escassez de Engenheiros: a análise de um discurso brasileiro. In: IX Jornadas Latinoamericanas de Estudios Sociales de la Ciencia y la Tecnología, 2012, Cidade do México. Anais do IX Esocite, 2012.

  • MORAES, Gustavo Henrique ; KARAM, R. A. S. . A Suposta Mudança Epistemológica de Albert Einstein. In: X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2006, Londrina. Anais do X EPEF - a ser publicado, 2006, 2006.

  • WOLLINGER, Paulo Roberto ; MORAES, Gustavo Henrique . Educação em Ciência, Filosofia e Técnica. In: ESOCITE, 2015, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos - ESOCITE, 2015.

  • MORAES, Gustavo Henrique . O processo de avaliação dos cursos de bacharelado em Administração ? autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento.. In: Convenção do Sistema CFA/CRAs 2010, 2010, Pirenópolis-GO. Anais da Convenção CFA/CRAs 2010, 2010.

  • MORAES, Gustavo Henrique ; von LINSINGEN, Irlan . Do Fonógrafo ao Sambódromo: uma análise da tecnologia como orientadora da produção artística nacional. In: Simpósio de Ciência e Arte, 2006, Rio de Janeiro. Resumos do Simpósio Ciência e Arte 2006, 2006. v. 01. p. 01-01.

  • MORAES, Gustavo Henrique . Pesquisa em EPT - por uma ciência baseada em evidências. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORAES, Gustavo Henrique . Plataforma Nilo Peçanha como Instrumento de Gestão (IFG). 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . O Processo de Produção da Informação para a Avaliação Institucional - CONDETUF. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique ; ALBUQUERQUE, A. E. M. . As Estatísticas da Educação Profissional e Tecnológica: silêncios entre os números da formação de trabalhadores (INEP). 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORAES, Gustavo Henrique . A Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORAES, Gustavo Henrique . Indicadores de Desempenho Institucional - uma abordagem a partir da experiência. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . Sociedade Inovadora e Altamente Qualificada. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORAES, Gustavo Henrique . A Papel dos Institutos Federais na Formação em Humanidades e Linguagens. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . A EPT e o PNE. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique ; ALBUQUERQUE, A. E. M. ; SANTOS, R. . 5 anos de PNE: o que aprendemos?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORAES, Gustavo Henrique . As Estatísticas da EPT em Defesa da Rede Federal - IFB. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . Identidade de Escola Técnica vs Vontade de Universidade - IFG Luziânia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . A Implantação da Plataforma Nilo Peçanha - FDE/CONIF. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . A Implantação da Plataforma Nilo Peçanha - CONDETUF. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . A Plataforma Nilo Peçanha - CODIR/IFB. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . Lançamento da Plataforma Nilo Peçanha. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, Gustavo Henrique . Institutos Federais - 10 anos: caminhos entre a tradição e a inovação - IFSuldeMinas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . Plataforma Nilo Peçanha: ferramenta de gestão para planejamento ,formulação reorientação e tomada de decisão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . A Plataforma Nilo Peçanha: Potenciais Pesquisas e Inovação na Disseminação de Dados e Indicadores. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORAES, Gustavo Henrique . Seminário DADOS DO IFPE: Plataforma Nilo Peçanha. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORAES, Gustavo Henrique . A Plataforma Nilo Peçanha - IFPR. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . A Plataforma Nilo Peçanha - Fórum Mineiro (IFNMG). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . A Implantação da Plataforma Nilo Peçanha - FDI/CONIF (Reditec). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . A Implantação da Plataforma Nilo Peçanha - FORTI/CONIF (Reditec). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . Lançamento do Guia de Referência Metodológica da Plataforma Nilo Peçanha. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, Gustavo Henrique . A Implantação da Plataforma Nilo Peçanha - Fórum/PIs IFAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . A Implantação da Plataforma Nilo Peçanha - IFGoiano. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . A Implantação da Plataforma Nilo Peçanha - IFC. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . A Implantação da Plataforma Nilo Peçanha - IFSertãoPE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . A Implantação da Plataforma Nilo Peçanha - IFAC. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . A Organização de Redes de Registros Acadêmicos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAES, Gustavo Henrique . A Implantação da Plataforma Nilo Peçanha - IFRJ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . Momento Holofote - A Plataforma Nilo Peçanha: plataforma colaborativa de indicadores acadêmicos e de gestão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . A Importância das Políticas Educacionais para as Políticas Públicas - PRONATEC Mulheres Mil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . As Estatística Educacionais em Defesa da Rede Federal - CONIF. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . Identidade de Escola Técnica vs Vontade de Universidade - Workshop UnB. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MORAES, Gustavo Henrique . Rede Federal de EPCT - Espaço de Tradição e Inovação (CP II). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, GUSTAVO HENRIQUE . REDITEC 2017 - A Estatística Educacional em Defesa da Rede Federal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, GUSTAVO HENRIQUE . Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: Finalidades, Critérios e Instrumentos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, GUSTAVO HENRIQUE ; ALBUQUERQUE, A. E. M. . As Estatísticas da EPT e o Monitoramento do PNE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORAES, Gustavo Henrique . Identidade de Escola Técnica vs. Vontade de Universidade - Reitoria/IFSC. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . A Atividade Docente no IFSC - CODIR/IFSC. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . Relatório de Monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE) - 1o Ciclo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . O Plano Nacional de Educação - 1o Ciclo de Monitoramento (INEP). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . Os Indicadores da Educação Superior Brasileira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . A Formação da Identidade dos Institutos Federais - DIRED/INEP. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORAES, Gustavo Henrique . O IFSC em números e a Identidade Institucional - São Miguel do Oeste. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . O IFSC em números e a Identidade Institucional - Continente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . O IFSC em números e a Identidade Institucional - Itajaí. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . O IFSC em números e a Identidade Institucional - Caçador. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . O IFSC em números e a Identidade Institucional - Lages. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . O IFSC em números e a Identidade Institucional - Urupema. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . O IFSC em números e a Identidade Institucional - Xanxerê. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . O IFSC em números e a Identidade Institucional - Chapecó. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . O IFSC em números e a Identidade Institucional - Joinville. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . O IFSC em números e a Identidade Institucional - Gaspar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . O IFSC em números e a Identidade Institucional - Garopaba. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . O IFSC em números e a Identidade Institucional - Araranguá. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . O IFSC em números e a Identidade Institucional - Jaraguá do Sul. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . O IFSC em números e a Identidade Institucional - GW. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . O IFSC em números e a Identidade Institucional - Reitoria. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . O Modelo de Gestão em Rede aplicado à Produção e Disseminação de Indicadores Educacionais ?a Rede de Registros Acadêmicos do IFSC. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, Gustavo Henrique . Plano Semestral de Atividade Docente: a estratégia PSAD-Web. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . Educação Profissional e Tecnológica: novos desafios para novos tempos - ACIB Blumenau. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . Tradição e Inovação: desafio contemporâneos para a Educação Profissional e Tecnológica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . Educação à Distância: caminhos entre a tecnologia e o preconceito. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . Educação Profissional e Tecnológica: a crescente valorização de técnicos e tecnólogos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . Tendências e possibilidades da educação profissional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . Avaliação, regulação e diagnóstico dos cursos de Administração e os resultados do Termo de Colaboração celebrado entre o CFA/CRA e MEC/SESu. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . O Cadastro e-MEC e o Censo da Educação Superior. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORAES, Gustavo Henrique . A nova Portaria Normativa 40: novos procedimentos e atualizações. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORAES, Gustavo Henrique . A Qualidade nos Cursos Superiores de Administração: uma análise a partir dos dados do Censo e do ENADE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . Apresentação dos Instrumentos de Avaliação aos Conselhos de Regulamentação Profissional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . A Regulação da Educação Superior e o Sistema e-MEC. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . O Processo de avaliação dos cursos de Bacharelado em Administração. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . O Cadastro e-MEC como Base de Dados Coorporativa da Educação Superior. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . REUNI - Regulação dos campi interiorizados e fora de sede das Instituições Federais de Educação Superior. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORAES, Gustavo Henrique . O Cadastro e-MEC. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente: em busca do Desenvolvimento Humano. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Gustavo Henrique . A perspectica freiriana como altenativa ao discuso pós-moderno: lições da Pedagogia da Autonomia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA FILHO, G. A. ; MORAES, Gustavo Henrique . Comparando desempenhos de diferentes tipos de escola de ensino médio: uma aproximação de medida de valor adicionado. Brasília: INEP, 2017 (Boletim Na Medida, Ano 6, n.12, Agosto 2017).

  • MORAES, V. O. ; MORAES, Gustavo Henrique . Instituto Federal de Santa Catarina no Censo da Educação Superior. Florianópolis: IFSC, 2016 (Boletim iDEIA - Produção Técnica de Estatísticas Educacionais).

  • MARIANO, E. B. ; MORAES, Gustavo Henrique . O Educacenso no IFSC: análise da série histórica 2007-2014. Florianópolis: IFSC, 2016 (Boletim iDEIA - Produção Técnica de Estatísticas Educacionais).

  • MORAES, Gustavo Henrique ; MENDONCA, I. T. M. ; BARROS, J. H. A. . O Professor do IFSC: análise comparada a partir da institucionalidade de ingresso. Florianópolis: IFSC, 2016 (Boletim iDEIA - Produção Técnica de Estatísticas Educacionais).

  • MORAES, Gustavo Henrique ; MENDONCA, I. T. M. ; SOUZA, D. A. R. ; BARROS, J. H. A. . O Professor do IFSC: Análise do perfil socioeducacional do corpo docente. Florianópolis: IFSC, 2015 (Boletim iDEIA - Produção Técnica de Estatísticas Educacionais).

  • BREZINSKI, M. A. S. ; MORAES, Gustavo Henrique ; MORAES, V. O. ; RABELLO, A. L. . A Evolução Orçamentária de Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - REDE EPT. Florianópolis: IFSC, 2015 (Boletim iDEIA - Produção Técnica de Estatísticas Educacionais).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MORAES, Gustavo Henrique . Estudos em Educação Social: suas aplicações na educação profissional. 2017.

MORAES, Gustavo Henrique ; SILVA, F. C. O. . Revisão da Base de Dados da Central de Atendimento da SESu. 2010.

MORAES, Gustavo Henrique ; JULIATTO, M. A. ; ALVES, T. E. ; BERMEJO, P. H. S. . Módulo de Coleta e Validação da Plataforma Nilo Peçanha. 2018.

MORAES, Gustavo Henrique ; MENDONCA, I. T. M. ; SOUZA, D. A. R. . Plano Semestral de Atividade Docente 2 - Web (PSAD-WEB 2). 2015.

MORAES, Gustavo Henrique ; MENDONCA, I. T. M. . Plano Semestral de Atividade Docente - Web (PSAD-WEB). 2012.

MORAES, Gustavo Henrique ; JULIATTO, M. A. ; ALVES, T. E. ; ALMEIDA, S. C. L. ; LIMA, M. V. S. ; SOUZA, I. R. M. . Plataforma Nilo Peçanha 2019 (Ano Base 2018). 2019.

ALBUQUERQUE, A. E. M. ; MORAES, Gustavo Henrique . Relatório do 2o Ciclo de Monitoramento do Plano Nacional de Educação 2018 - Metas 10 e 11. 2018.

MORAES, Gustavo Henrique ; JULIATTO, M. A. ; ALVES, T. E. ; ALMEIDA, S. C. L. ; SOUZA, I. R. M. ; LIMA, M. V. S. . Plataforma Nilo Peçanha 2018 (Ana Base 2017). 2018.

MORAES, Gustavo Henrique ; COELHO, E. C. B. ; MARIANO, E. B. . Anuário Estatístico IFSC 2015. 2016.

MORAES, Gustavo Henrique ; BARROS, J. H. A. . PSAD em Números - Distribuição da Carga Horária da Atividade Docente no IFSC - 2015. 2016.

MORAES, Gustavo Henrique ; COELHO, E. C. B. . Anuário Estatístico IFSC - 2014. 2015.

MORAES, Gustavo Henrique ; BARROS, J. H. A. ; SOUZA, D. A. R. ; MENDONCA, I. T. M. . PSAD em Números - Distribuição da Carga Horária da Atividade Docente no IFSC - 2014. 2015.

COELHO, E. C. B. ; MORAES, Gustavo Henrique ; MARIANO, E. B. ; BREZINSKI, M. A. S. . Cartilha dos Registros Acadêmicos. 2015.

MORAES, Gustavo Henrique ; COELHO, E. C. B. . Anuário Estatístico IFSC - 2013. 2014.

MORAES, Gustavo Henrique ; MENDONCA, I. T. M. . PSAD em Números - Distribuição da Carga Horária da Atividade Docente no IFSC - 2012. 2014.

MORAES, Gustavo Henrique ; MENDONCA, I. T. M. . PSAD em Números - Distribuição da Carga Horária da Atividade Docente no IFSC - 2013. 2014.

COELHO, E. C. B. ; MORAES, Gustavo Henrique ; BREZINSKI, M. A. S. ; RAUPP, M. . Manual do Sistema Acadêmico ISAAC. 2014.

MORAES, Gustavo Henrique ; COELHO, E. C. B. ; RAUPP, M. ; BREZINSKI, M. A. S. . Glossário de Termos Acadêmicos. 2014.

MORAES, Gustavo Henrique . Anuário Estatístico IFSC - 2012. 2013.

MORAES, Gustavo Henrique ; COELHO, E. C. B. . Perguntas e Respostas Frequentes da EPT. 2013.

INEP ; MORAES, Gustavo Henrique . Resumo Técnico do Censo da Educação Superior 2010. 2012.

MORAES, Gustavo Henrique ; Wollinger, Paulo R. . Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura. 2009.

INEP ; MORAES, Gustavo Henrique . Relatório do II Ciclo de Monitoramento do Plano Nacional de Educação. 2018. (Relatório de pesquisa).

MORAES, Gustavo Henrique ; LUCKMAN, A. P. ; BELTRAME, M. M. L. L. . Boletim iDEIA n.2. 2016. (Editoração/Periódico).

MORAES, Gustavo Henrique ; LUCKMAN, A. P. ; BELTRAME, M. M. L. L. . Boletim IDEIA n.1. 2015. (Editoração/Periódico).

MORAES, Gustavo Henrique . Projeto Atendimento Nota 10. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MORAES, Gustavo Henrique . A Readequação do Cadastro e-MEC. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MORAES, Gustavo Henrique . A utilização do Sistema e-MEC pelos Conselhos Federais de Atuação Profissional. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MORAES, Gustavo Henrique . Inserindo Projetos Pedagógicos de Curso e Planos de Desenvolvimento Institucional no Sistema e-MEC. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MORAES, Gustavo Henrique ; LOUREIRO, Solange Maria . Tópicos de Ciência, Tecnologia e Sociedade. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de CTS).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2017 - 2018

    Plataforma Nilo Peçanha, Descrição: A Plataforma Nilo Peçanha é o ambiente virtual de coleta, validação e disseminação das estatísticas oficiais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2017 - 2018

    Plataforma Nilo Peçanha, Descrição: A Plataforma Nilo Peçanha é o ambiente virtual de coleta, validação e disseminação das estatísticas oficiais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gustavo Henrique Moraes - Coordenador / Marco Antônio Juliatto - Integrante / Tatiane Ewerton Alves - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Plataforma Nilo Peçanha (PNP), Descrição: A Plataforma Nilo Peçanha é o ambiente virtual de coleta, validação e disseminação das estatísticas oficiais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Constituída através da metodologia do Tripé da Governança Digital, a PNP representa um marco histórico no processo de produção e de disseminação das estatísticas da Educação Profissional e Tecnológica brasileira.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gustavo Henrique Moraes - Coordenador / Marco Antônio Juliatto - Integrante / Tatiane Ewerton Alves - Integrante.

  • 2012 - 2018

    Anuários Estatísticos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Descrição: Os Anuários Estatísticos do Instituto Federal de Santa Catarina reúnem as estatísticas e indicadores acadêmicos e de gestão do IFSC. Valendo-se da Metodologia do Tripé da Governança Digital, esse Desenvolvimento Tecnológico representou uma revolução na maneira de se coletar, validar e disseminar as estatísticas oficiais da Educação Profissional e Tecnológica Brasileira, abrindo espaço para o futuro desenvolvimento da Plataforma Nilo Peçanha.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gustavo Henrique Moraes - Coordenador / Elaine Cristina Basqueroto Coelho - Integrante / Eduardo Bortoli Mariano - Integrante.

  • 2012 - 2016

    Plano Semestral de Atividade Docente - web (PSAD-Web), Descrição: O PSAD-Web se caracteriza como um sistema tecnológico que tem por finalidade coletar, processar, tratar e divulgar as informações referentes à distribuição da carga horária dos docentes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gustavo Henrique Moraes - Coordenador / Igor Thiago Marques Mendonça - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Plataforma Nilo Peçanha (PNP), Descrição: A Plataforma Nilo Peçanha é o ambiente virtual de coleta, validação e disseminação das estatísticas oficiais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Constituída através da metodologia do Tripé da Governança Digital, a PNP representa um marco histórico no processo de produção e de disseminação das estatísticas da Educação Profissional e Tecnológica brasileira.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gustavo Henrique Moraes - Coordenador / Marco Antônio Juliatto - Integrante / Tatiane Ewerton Alves - Integrante.

  • 2012 - 2018

    Anuários Estatísticos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Descrição: Os Anuários Estatísticos do Instituto Federal de Santa Catarina reúnem as estatísticas e indicadores acadêmicos e de gestão do IFSC. Valendo-se da Metodologia do Tripé da Governança Digital, esse Desenvolvimento Tecnológico representou uma revolução na maneira de se coletar, validar e disseminar as estatísticas oficiais da Educação Profissional e Tecnológica Brasileira, abrindo espaço para o futuro desenvolvimento da Plataforma Nilo Peçanha.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gustavo Henrique Moraes - Coordenador / Elaine Cristina Basqueroto Coelho - Integrante / Eduardo Bortoli Mariano - Integrante.

  • 2012 - 2016

    Plano Semestral de Atividade Docente - web (PSAD-Web), Descrição: O PSAD-Web se caracteriza como um sistema tecnológico que tem por finalidade coletar, processar, tratar e divulgar as informações referentes à distribuição da carga horária dos docentes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gustavo Henrique Moraes - Coordenador / Igor Thiago Marques Mendonça - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Plataforma Nilo Peçanha (PNP), Descrição: A Plataforma Nilo Peçanha é o ambiente virtual de coleta, validação e disseminação das estatísticas oficiais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Constituída através da metodologia do Tripé da Governança Digital, a PNP representa um marco histórico no processo de produção e de disseminação das estatísticas da Educação Profissional e Tecnológica brasileira.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gustavo Henrique Moraes - Coordenador / Marco Antônio Juliatto - Integrante / Tatiane Ewerton Alves - Integrante.

  • 2012 - 2018

    Anuários Estatísticos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Descrição: Os Anuários Estatísticos do Instituto Federal de Santa Catarina reúnem as estatísticas e indicadores acadêmicos e de gestão do IFSC. Valendo-se da Metodologia do Tripé da Governança Digital, esse Desenvolvimento Tecnológico representou uma revolução na maneira de se coletar, validar e disseminar as estatísticas oficiais da Educação Profissional e Tecnológica Brasileira, abrindo espaço para o futuro desenvolvimento da Plataforma Nilo Peçanha.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gustavo Henrique Moraes - Coordenador / Elaine Cristina Basqueroto Coelho - Integrante / Eduardo Bortoli Mariano - Integrante.

  • 2012 - 2016

    Plano Semestral de Atividade Docente - web (PSAD-Web), Descrição: O PSAD-Web se caracteriza como um sistema tecnológico que tem por finalidade coletar, processar, tratar e divulgar as informações referentes à distribuição da carga horária dos docentes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gustavo Henrique Moraes - Coordenador / Igor Thiago Marques Mendonça - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Prêmio Capes de Tese (finalista, representando a FE/UnB), CAPES.

2014

Experiência Exitosa CONIF - O Modelo de Gestão em Rede aplicado à Produção e Disseminação de Indicadores Educacionais ? a Rede de Registros Acadêmicos do IFSC, CONIF.

2013

1o Concurso de Boas Práticas na Gestão Publicas - (A Solução PSAD-web) - Finalista, CGU.

2006

Professor Nome de Turma do Curso Técnico em Eletrotécnica, CEFET-SC.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. , SIG Quadra 04 lote 327, Zona Industrial, 70610908 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 20223922, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2019 - Atual

    Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Geral de Estudos Educacionais, Carga horária: 40

    Outras informações:
    A CGIME/DIRED desenvolve e publica estudos e pesquisas para subsidiar o planejamento, monitoramento e avaliação das políticas educacionais brasileiras. Destaca-se entre suas atribuições a produção dos estudos para aferir a evolução no cumprimento das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (Lei n.13.005/2014). Nomeado pela Portaria INEP n. 1031, de 28 de maio de 2019.

  • 2019 - Atual

    Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de Estudos Educacionais (substituto), Carga horária: 40

    Outras informações:
    À Diretoria de Estudos Educacionais compete: I - promover e coordenar a realização de estudos e pesquisas relacionados a temas educacionais do interesse do INEP e do Ministério da Educação; II - promover a realização de estudos educacionais comparados, em articulação com organismos internacionais; III - coordenar a elaboração da publicação dos periódicos do INEP, de textos para discussão, e de estudos e pesquisas de interesse do órgão; IV - promover e apoiar eventos relacionados à pesquisa educacional na área de atuação do INEP; V - promover levantamento, registro e análise de experiências educacionais; e VI - propor e coordenar a política de atualização e aquisição de material bibliográfico e documental, com vistas à constituição de acervo especializado nas áreas de atuação do INEP. Nomeado pela Portaria INEP n. 1033, de 28 de maio de 2019; reconduzido pela Portaria INEP n. 1.185, de 18 de junho de 2019.

  • 2016 - Atual

    Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretoria de Estudos Educacionais, Carga horária: 40

    Outras informações:
    À Diretoria de Estudos Educacionais compete: I - promover e coordenar a realização de estudos e pesquisas relacionados a temas educacionais do interesse do INEP e do Ministério da Educação; II - promover a realização de estudos educacionais comparados, em articulação com organismos internacionais; III - coordenar a elaboração da publicação dos periódicos do INEP, de textos para discussão, e de estudos e pesquisas de interesse do órgão; IV - promover e apoiar eventos relacionados à pesquisa educacional na área de atuação do INEP; V - promover levantamento, registro e análise de experiências educacionais; e VI - propor e coordenar a política de atualização e aquisição de material bibliográfico e documental, com vistas à constituição de acervo especializado nas áreas de atuação do INEP.

  • 2008 - Atual

    Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador em Educação, Carga horária: 40

    Outras informações:
    A Carreira de Pesquisa e Desenvolvimento em Informações e Avaliações Educacionais é responsável por desempenhar atividades especializadas de produção, análise e disseminação de dados e informações de natureza estatística, bem como planejamento, supervisão, orientação, coordenação e desenvolvimento de estudos e pesquisas educacionais em todos os níveis e modalidades de ensino e do desenvolvimento de sistemas e projetos de avaliações educacionais, bem como de sistemas de informação e documentação que abranjam todos os níveis e modalidades de ensino. São ainda atribuições do cargo: implementação e execução de planos, programas e projetos no âmbito do Inep, nos termos da Lei nº 11.357/2006 e do Decreto nº 6.713/2009. Nomeado pela Portaria INEP nº186, de 22 de Outubro de 2008, publicada no DOU de 23 de Outubro de 2008.

  • 2019 - 2019

    Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor Técnico da CGIME/DIRED, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Nomeado pela Portaria INEP n. 238, de 18 de março de 2019.

  • 2019 - 2019

    Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Geral (substituto) da CGIME/DIRED, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Nomeado pela Portaria INEP n. 392, de 09 de maio de 2019.

  • 2018 - 2019

    Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico da CGIME/DIRED, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Nomeado pela Portaria INEP no 1048, de 10 de dezembro de 2018.

  • 2011 - 2012

    Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretoria de Estatísticas Educacionais, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    A Diretoria de Estatísticas Educacionais (DEED/INEP) propõe, planeja, programa e coordena ações voltadas ao levantamento, ao controle de qualidade, ao tratamento e à produção de dados e estatísticas da educação básica e da educação superior

  • 2008 - 2008

    Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretoria de Avaliação da Educação Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    A Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES/INEP) propõe, planeja, programa e coordena ações voltadas à avaliação dos cursos e instituições de educação superior, articulando-se com os sistemas federal e estaduais de ensino;

  • 2016 - Atual

    ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador

    Outras informações:
    Professor do Curso de Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional

    Atividades

    • 10/2018 - 10/2018

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional - Turma do IBGE

    • 07/2018 - 07/2018

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional - Turma Aberta

    • 12/2017 - 12/2017

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional - Turma da Presidência da República

    • 09/2017 - 09/2017

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional - Turma do Instituto Nacional da Propriedade Industrial

    • 09/2016 - 09/2016

      Ensino, Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional, Nível: Outro,Disciplinas ministradas, Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional - Turma do Ministério da Educação

  • 2017 - 2018

    Ministério da Educação

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor Especial do NEPI/SETEC/MEC, Carga horária: 40

    Outras informações:
    O Núcleo Estruturante da Política de Inovação (NEPI/SETEC/MEC) é responsável pelo desenvolvimento da Política de Inovação Tecnológica da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, objetivando o aumento da produtividade e da competitividade da economia brasileira. Nomeado pela Portaria MEC n.567, de 20 de abril de 2017. Publicado no DOU de 24 de abril de 2017.

  • 2011 - 2011

    Ministério da Educação

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Geral de Estudos Regulatórios, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    A COGER tem como atribuição principal o desenvolvimento de estudos técnico-científicos que subsidiem o processo de tomada de decisões estratégicas, no âmbito regulatório, da Educação Superior Nacional. Nomeado pela Portaria Ministerial nº 601, de 20 de Maio de 2011. Publicada no D.O.U. em 23 de Maio de 2011.

  • 2011 - 2011

    Ministério da Educação

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Geral de Regulação (Bacharelados), Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    A Coordenação Geral de Regulação da Educação Superior é a instância responsável pela análise, julgamento e parecer técnico dos Processos de Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento dos cursos de graduação e de Credenciamento e Recredenciamento das Instituições de Ensino Superior.

  • 2010 - 2011

    Ministério da Educação

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador-Geral de Orientação e Controle, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    A Coordenação Geral de Orientação e Controle da Educação Superior é a responsável pela gestão da base de dados corporativa da Educação Superior, o Cadastro e-MEC. Produz material informativo sobre a Educação Superior e coordena sua disseminação através da gerência da Central de Atendimento (0800) da SESu/MEC e de treinamentos presenciais e a distância direcionados aos Pesquisadores Educacionais Institucionais. Coordena o Suporte e-MEC. Realiza as interlocuções entre a DESUP, as Instituições de Ensino Superior e os Conselhos de Regulamentação Profissional. Nomeado pela Portaria Ministerial nº 311, de 19 de Março de 2010. Publicado no D.O.U. em 22 de Março de 2010.

  • 2009 - 2010

    Ministério da Educação

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor Especial da Desup/SESu/MEC, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Responsável pela Elaboração de Projetos de Políticas Públicas para a Educação Superior. Nomeado pela Portaria INEP nº59, de 09 de Abril de 2009. Publicada no D.O.U. de 13 de Abril de 2009.

  • 2008 - 2009

    Ministério da Educação

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador em Educação, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Análise Técnica e Otimização Procedimental das análises dos Processos de Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento dos Cursos de Graduação e de Credenciamento e Recredenciamento das Instituições de Ensino Superior. Cedido pelo Ofício INEP 5115, de 15 de Dezembro de 2008.

    Atividades

    • 11/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, .,Cargo ou função, Representante da SETEC no Grupo de Especialistas para desenvolvimento dos trabalhos da Plataforma Nilo Peçanha 2019 (Ano Base 2018), nomeado pela Portaria SETEC n.50, de 12 de novembro de 2018..

    • 04/2017 - 12/2018

      Direção e administração, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Núcleo Estruturante da Política de Inovação.,Cargo ou função, Assessor Especial do NEPI/SETEC/MEC. Nomeado pela Portrai n.567, de 20 de abril de 2017. Publicada no DOU em 24 de abril de 2017..

    • 04/2017 - 12/2018

      Direção e administração, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, .,Cargo ou função, Idealizador e Coordenador de Implementação da Plataforma Nilo Peçanha..

    • 07/2018 - 10/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, .,Cargo ou função, Representante da SETEC no Grupo de Trabalho de Avaliação da Educação Superior, nomeado pela Portaria MEC 687, de 17 de julho de 2018..

    • 04/2017 - 08/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, .,Cargo ou função, Representante Titular do MEC no Conselho Superior do CEFET-MG. Nomeado pelo Ofício‐Circular nº 8/2017/GAB/SETEC/SETEC‐MEC.

    • 04/2017 - 08/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, .,Cargo ou função, Representante Titular do MEC no Conselho Superior do IFRJ. Nomeado pelo Ofício‐Circular nº 8/2017/GAB/SETEC/SETEC‐MEC.

    • 04/2017 - 08/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, .,Cargo ou função, Representante Suplente do MEC no Conselho Superior do IFRO. Nomeado pelo Ofício‐Circular nº 8/2017/GAB/SETEC/SETEC‐MEC.

    • 04/2017 - 08/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, .,Cargo ou função, Representante Titular do MEC no Conselho Superior do IF Sertão-PE. Nomeado pelo Ofício‐Circular nº 8/2017/GAB/SETEC/SETEC‐MEC.

    • 07/2017 - 10/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, .,Cargo ou função, Representante da DDR/SETEC/MEC no GT para elaboração de diagnóstico e estruturação da proposta de aprimoramento da governança dos dados das políticas e programas da EPT, geridos pela SETEC/MEC. Nomeado pela Portaria MEC n.27, de 11 de Julho de 2017..

    • 03/2017 - 06/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, .,Cargo ou função, Representante do NEPI/SETEC/MEC no GT dos Indicadores de gestão, ampliação da oferta e melhoria da eficiência da da Rede Federal de EPCT. Nomeado pela Portaria MEC n.9, de 22 de março de 2017. Publicada no DOU em 28 de março de 2017..

    • 06/2011 - 08/2011

      Direção e administração, Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, .,Cargo ou função, Cordenador Geral de Regulação da Educação Superior (Bacharelados).

    • 08/2010 - 08/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Executiva, .,Cargo ou função, Representante do Ministério da Educação no Conselho de Administração da Paranaeducação..

    • 03/2009 - 08/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Secretaria de Educação Superior, .,Linhas de pesquisa

    • 05/2011 - 06/2011

      Direção e administração, Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, .,Cargo ou função, Coordenador Geral de Estudos Regulatórios.

    • 03/2010 - 06/2011

      Direção e administração, Secretaria de Educação Superior, .,Cargo ou função, Gerenciamento tático e operacional da Central de Atendimento do Ministério da Educação..

    • 03/2010 - 06/2011

      Direção e administração, Secretaria de Educação Superior, .,Cargo ou função, Gestor de Negócios e de Implementação da Base de Dados Coorporativa da Educação Superior - Cadastro e-MEC..

    • 03/2010 - 05/2011

      Direção e administração, Secretaria de Educação Superior, Coordenação Geral de Orientação e Controle da Educação Superior.,Cargo ou função, Coordenador Geral de Orientação e Controle da Educação Superior (DAS 104.1) Portaria Ministerial 311, de 19/03/2010, DOU de 22/03/2010.

    • 03/2010 - 05/2011

      Direção e administração, Secretaria de Educação Superior, .,Cargo ou função, Coordenador do Projeto Integração - SESu/MEC e as Representações do Ministério em São Paulo e no Rio de Janeiro (REMECs).

    • 02/2010 - 05/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Executiva, .,Cargo ou função, Representante da SESu no Núcleo de Informações Gerenciais (NIG) do Ministério da Educação. O NIG tem o objetivo de organizar, validar e difundir dados das políticas desenvolvidas pelo Ministério. Nomeado pela Portaria Ministerial de 12/02/1010, DOU.

    • 08/2009 - 05/2011

      Treinamentos ministrados , Secretaria de Educação Superior, .,Treinamentos ministrados, Treinamento Continuado aos Representantes do Conselhos Federais de Atuação Profissional, para fins de efetivação do Termo de Colaboração Técnica celebrado com a SESu.

    • 12/2008 - 05/2011

      Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação Superior, .,Serviço realizado, Produção de Notas Técnicas orientadoras de Políticas Públicas para a Educação Superior..

    • 06/2010 - 03/2011

      Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação Superior, .,Serviço realizado, Elaboração do Portal da Qualidade da Educação Superior.

    • 09/2009 - 03/2011

      Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Educação Superior, Secretaria de Educação Superior.,Atividade realizada, Representante técnico do MEC no Fórum de Pró-Reitores de Planejamento das Universidades Federais..

    • 03/2009 - 03/2011

      Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação Superior, Diretoria de Regulação e Supervisão.,Serviço realizado, Coordenador Geral do Projeto Referencias Curriculares Nacionais da Educação Superior - Bacharelados e Licenciaturas..

    • 02/2011 - 02/2011

      Treinamentos ministrados , Secretaria de Educação Superior, .,Treinamentos ministrados, Ciclo de Capacitação sobre o Cadastro e-MEC e o Censo da Educação Superior.

    • 11/2010 - 12/2010

      Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação Superior, .,Serviço realizado, Coordenador da Equipe Técnica responsável pela revisão da Base de Dados da Central de Atendimento da Secretaria de Educação Superior..

    • 07/2010 - 07/2010

      Treinamentos ministrados , Secretaria de Educação Superior, .,Treinamentos ministrados, Ciclo de Capacitação sobre Readequação do Cadastro e-MEC.

    • 03/2010 - 04/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Executiva, .,Cargo ou função, Delegado do Ministério da Educação na Conferência Nacional de Educação (CONAE)..

    • 03/2009 - 03/2010

      Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Educação Superior, Secretaria de Educação Superior.,Atividade realizada, Organizador do Projeto FORTALECE - Capacitação dos Procuradores Educacionais Institucionais das Instituições de Ensino Superior brasileiras..

    • 05/2009 - 09/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação Superior, .,Cargo ou função, Especialista Convidado para elaboração dos Descritivos Curriculares dos Cursos Superiores de Licenciatura e Bacharelados na área de Ciências Naturais e Matemática..

    • 07/2009 - 08/2009

      Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação Superior, .,Serviço realizado, Redação do Termo de Colaboração entre os Conselhos Federais de Atuação Profissional e a SESu para fins de participação no processo de regulação dos cursos de graduação..

    • 05/2009 - 08/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação Superior, .,Cargo ou função, Especialista Convidado para elaboração dos Descritivos Curriculares dos Cursos Superiores de Engenharia Elétrica, Eletrônica, Telecomunicações..

    • 03/2009 - 03/2009

      Treinamentos ministrados , Secretaria de Educação Superior, .,Treinamentos ministrados, Seminário "Reuni - Regulação dos campi interiorizados e fora de sede das Instituições Federais de Educação Superior"

    • 01/2009 - 03/2009

      Treinamentos ministrados , Secretaria de Educação Superior, Coordenação Geral de Fluxos e Processos.,Treinamentos ministrados, Treinamento Processual dos Pesquisadores Instituicionais (PI´s) das Instituições Federais de Educação Superior (IFES) brasileiras para regulação da Educação Superior (Credenciamento e Recredenciamento de IFES; Autorização, Reconhecimento e Renovação

    • 12/2008 - 03/2009

      Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação Superior, Coordenação Geral de Fluxos e Processos.,Serviço realizado, Elaboração e implementação de procedimentos de otimização dos processos regulatórios da Educação Superior Brasileira..

  • 2012 - 2016

    Instituto Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de Estatísticas e Informações Acad., Carga horária: 40

    Outras informações:
    A Diretoria de Estatísticas e Informações Acadêmicas (DEIA/IFSC) desenvolve estudos de natureza interdisciplinar, produzindo e acompanhando a evolução dos indicadores educacionais, subsidiando a gestão institucional com o conhecimento estatístico a respeito da execução das políticas públicas.

  • 2006 - 2007

    Instituto Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Professor do Curso Superior em Tecnologia de Sistemas de Energia; Professor do Curso Técnico em Eletrotécnica; Professor do Programa de Educação Profissional de Jovens e Adultos (PROEJA). Nomeação no DOU de 13/03/2006;

    Atividades

    • 05/2012 - 05/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Federal de Santa Catarina - Reitoria, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2016 - 04/2016

      Serviços técnicos especializados , Instituto Federal de Santa Catarina - Reitoria, .,Serviço realizado, PSAD em Números 2015.

    • 08/2015 - 03/2016

      Serviços técnicos especializados , Instituto Federal de Santa Catarina - Reitoria, .,Serviço realizado, Anuário Estatístico IFSC 2016 (Ano Base 2015).

    • 01/2016 - 02/2016

      Serviços técnicos especializados , Instituto Federal de Santa Catarina - Reitoria, .,Serviço realizado, Nota Técnica DEIA 01/2016 - Regulamentação do Cadastro IFSC.

    • 09/2012 - 11/2015

      Treinamentos ministrados , Instituto Federal de Santa Catarina - Reitoria, .,Treinamentos ministrados, Realização de 11 Fóruns de Registros Acadêmicos

    • 01/2015 - 04/2015

      Serviços técnicos especializados , Instituto Federal de Santa Catarina - Reitoria, .,Serviço realizado, PSAD em Números 2014.

    • 08/2014 - 03/2015

      Serviços técnicos especializados , Instituto Federal de Santa Catarina - Reitoria, .,Serviço realizado, Anuário Estatístico IFSC 2015 (Ano Base 2014).

    • 06/2014 - 01/2015

      Serviços técnicos especializados , Instituto Federal de Santa Catarina - Reitoria, .,Serviço realizado, Implementação do PRSAD-web.

    • 06/2014 - 12/2014

      Outras atividades técnico-científicas , Instituto Federal de Santa Catarina - Reitoria, Instituto Federal de Santa Catarina - Reitoria.,Atividade realizada, Coordenação de Edição do Manual do Sistema ISAAC.

    • 09/2014 - 10/2014

      Serviços técnicos especializados , Instituto Federal de Santa Catarina - Reitoria, .,Serviço realizado, Nota Técnica DEIA 1/2014 - Sobre a separação dos setores de Registro Acadêmico e Secretaria Acadêmica.

    • 01/2014 - 04/2014

      Serviços técnicos especializados , Instituto Federal de Santa Catarina - Reitoria, .,Serviço realizado, PSAD em Números 2013.

    • 08/2013 - 03/2014

      Serviços técnicos especializados , Instituto Federal de Santa Catarina - Reitoria, .,Serviço realizado, Anuário Estatístico IFSC 2014 (Ano Base 2013).

    • 06/2013 - 12/2013

      Serviços técnicos especializados , Instituto Federal de Santa Catarina - Reitoria, .,Serviço realizado, Implementação do PSAD-web (v.2).

    • 07/2013 - 08/2013

      Serviços técnicos especializados , Instituto Federal de Santa Catarina - Reitoria, .,Serviço realizado, Nota Técnica 1/2013 - Considerações a Respeito do Sistec.

    • 01/2013 - 04/2013

      Serviços técnicos especializados , Instituto Federal de Santa Catarina - Reitoria, .,Serviço realizado, PSAD em Números 2012 - Concepção e Implementação.

    • 08/2012 - 03/2013

      Serviços técnicos especializados , Instituto Federal de Santa Catarina - Reitoria, .,Serviço realizado, Anuário Estatístico IFSC 2013 (Ano Base 2012).

    • 06/2012 - 12/2012

      Serviços técnicos especializados , Instituto Federal de Santa Catarina - Reitoria, .,Serviço realizado, Concepção e Implementação do Plano Semestral de Atividade Docente - Web (v.1).

    • 06/2012 - 12/2012

      Serviços técnicos especializados , Instituto Federal de Santa Catarina - Reitoria, .,Serviço realizado, Coordenação do Mapeamento dos Processos de Registros Acadêmicos.

    • 07/2012 - 08/2012

      Serviços técnicos especializados , Instituto Federal de Santa Catarina - Reitoria, .,Serviço realizado, Elaboração da Nota Técnica DEIA 01/2012 - Sobre as atribuições dos Registros Acadêmicos, Secretarias e Cadastradores Instituicionais.

    • 06/2006 - 12/2007

      Serviços técnicos especializados , Gerência Educacional de Eletrotécnica, .,Serviço realizado, Produção de Material Didático para as disciplinas técnicas..

    • 03/2006 - 12/2007

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Eletromagnetismo, Eletrônica Digital, Eletrônica Geral, Eletrônica Industrial, Fundamentos Tecnológicos, Tópicos de Ciência, Tecnologia e Sociedade, Professor de disciplinas Técnicas para o PROEJA - Eletrotécnica Industrial

    • 03/2006 - 12/2007

      Ensino, Sistemas de Energia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo, Eletrônica Industrial, Física

  • 2017 - 2018

    Instituto Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Conselheiro do CONSUP/IFRJ.

    Outras informações:
    Representante Titular do MEC no Conselho Superior do IFRJ. Nomeado pelo Ofício‐Circular nº 8/2017/GAB/SETEC/SETEC‐MEC

  • 2017 - 2018

    Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Conselheiro do CONSUP/CEFET-MG

    Outras informações:
    Representante Titular do MEC no Conselho Superior do CEFET-MG. Nomeado pelo Ofício‐Circular nº 8/2017/GAB/SETEC/SETEC‐MEC

  • 2017 - 2018

    Instituto Federal de Rondônia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Conselheiro do CONSUP/IFRO

    Outras informações:
    Representante Titular do MEC no Conselho Superior do IF-RO. Nomeado pelo Ofício‐Circular nº 8/2017 GAB/SETEC‐MEC

  • 2017 - 2018

    Instituto Federal do Sertão Pernambucano, IF-Sertão PE

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Conselheiro do CONSUP/IF Sertão-PE

    Outras informações:
    Representante Titular do MEC no Conselho Superior do IF Sertão-PE. Nomeado pelo Ofício‐Circular nº 8/2017/GAB/SETEC/SETEC‐MEC

  • 2007 - 2008

    CEFET-SC/INTEC/ELETROSUL

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

    Outras informações:
    Professor do Curso Técnico em Eletrotécnica (modalidade EaD).

    Atividades

    • 06/2007 - 06/2008

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Tópicos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)

    • 06/2007 - 12/2007

      Serviços técnicos especializados , Gerência Educacional de Eletrotécnica, .,Serviço realizado, Elaboração de Material Didático..

  • 2009 - 2010

    INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE BRASÍLIA

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Professor do Curso de Licenciatura em Pedagogia.

    Atividades

    • 08/2009 - 03/2010

      Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Comparada, Metodologia do Ensino da Matemática

  • 2008 - 2009

    Pós-Graduação Bagozzi - Grupo Educacional

    Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Professor da Especialização em Epistemologia e Prática do Ensino da Matemática.

    Atividades

    • 03/2008 - 03/2009

      Ensino, Epistemologia e Prática do Ensino de Matemática, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Práticas Pedagógicas para o Ensino da Matemática

  • 2005 - 2008

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

    Atividades

    • 02/2005 - 02/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , PPGECT, .,Linhas de pesquisa

  • 2005 - 2006

    Centro de Educação Ilha Tendência

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Atividades

    • 02/2005 - 03/2006

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática, Física

  • 2004 - 2005

    SOCIEDADE DAS FILHAS DE NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Atividades

    • 02/2004 - 01/2005

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Física, Matemática

  • 2004 - 2004

    Colégio Camões

    Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor da Educação de Jovens e Adultos Professor do Curso de Segurança no Trabalho

    Atividades

    • 03/2004 - 12/2004

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Física para Segurança no Trabalho

    • 03/2004 - 12/2004

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Física, Matemática

  • 2004 - 2004

    Curso e Colégio Acesso

    Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Atividades

    • 07/2004 - 07/2004

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática, Física

  • 2001 - 2003

    Curso e Colégio Dom Bosco

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Atividades

    • 03/2001 - 10/2003

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática

  • 2002 - 2003

    Curso e Colégio Potencial

    Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

  • 2003 - 2003

    Curso e Colégio Sigma

    Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Atividades

    • 06/2003 - 12/2003

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática

  • 2002 - 2003

    Dom Bosco - Ensino Superior

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Atividades

    • 08/2002 - 03/2003

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática

  • 2001 - 2001

    Portal da PUC-PR

    Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Atividades

    • 03/2001 - 12/2001

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Física, Matemática

    • 06/2001 - 09/2001

      Direção e administração, Coordenação Pedagógica, .,Cargo ou função, Coordenador Pedagógico do Curso Pré-vestibular.

  • 1998 - 2002

    Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Vínculo: Membro do Conselho Diretor, Enquadramento Funcional: Discente

    Outras informações:
    Membro Discente do Conselho Diretor. Nomeado pela Portaria Ministerial ...

  • 1997 - 1998

    Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Desenvolvimento de um Teclado Especial para deficientes psicomotores compatível com o ambiente Windows.

    Atividades

    • 12/1998 - 12/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Diretor, Curitiba.,Cargo ou função, Membro de Colegiado Superior. Nomeado pela Portaria Ministerial nº 1879 de 28/12/1999.

  • 1998 - 1998

    Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

    Atividades

    • 06/1998 - 09/1998

      Estágios , Reitoria, Instituto de Ciências Exatas e de Tecnologia.,Estágio realizado, Pesquisa e Desenvolvimento de Centrais Telefônicas Digitais.

  • 2018 - 2018

    Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica-PA

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 2

    Atividades

    • 06/2018 - 06/2018

      Ensino, Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Informação: Organização e Consolidação

    • 04/2018 - 04/2018

      Ensino, Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Educação Profissional e Tecnológica

  • 2018 - 2018

    Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Turma de Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional.

    Atividades

    • 04/2018 - 04/2018

      Ensino, Avaliação de Políticas Públicas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Elaboração de Indicadores