Angelica Nakamura

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Nutrição Humana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), doutorado em Ciências (modalidade Química Biológica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e Pós-Doutorado em Bioquímica e Biologia Molecular pelo Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira. Atua na área de Ciência de Alimentos e Bioquímica, coordenando o Laboratório de Ciência de Alimentos.

Informações coletadas do Lattes em 02/08/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Química Biológica

2003 - 2008

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Efeitos de retinóides e juvenóides em Rhodnius prolixus e caracterização molecular do receptor nuclear ultraspiracle: possível interação
Marcus Fernandes de Oliveira. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: retinóide; hormônio juvenil; muda; fenoloxidase; insetos; receptores nucleares. Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular. Setores de atividade: Saúde e Serviços Sociais.

Mestrado em Nutrição

2001 - 2003

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Mecanismos de fosforilação e defosforilação ao longo da germinação de sementes de ervilha (Pisum sativum) e suas implicações nas propriedades funcionais,Ano de Obtenção: 2003
Eliane Fialho de Oliveira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: ervilha sementes germinação fosfatase; propriedades funcionais.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.

Aperfeiçoamento em Formação Pedagógica de Professores do Campus Macaé

2010 - 2010

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Trabalho de Final de Curso. Ano de finalização: 2010
Orientador: Victória Maria Brant Ribeiro

Graduação em Nutrição

1996 - 2001

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-doutorado

2008 - 2009

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Biológicas, Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.

Formação complementar

2018 - 2018

Extensão universitária em Libras para todos: ensino à distância. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2018 - 2018

I Oficina da Reforma Curricular do Curso de Nutrição do Campus UFRJ Macaé. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2018 - 2018

II Workshop de Experiências na Prática de Ensino no Ciclo Básico da Saúde. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Organização de eventos

NAKAMURA, A. . Comemoração ao Dia Mundial da Alimentação - Feira de Idéias. 2010. (Outro).

NAKAMURA, A. . 1ª Jornada de Nutrição UFRJ-Macaé. 2010. (Outro).

Participação em eventos

10ª Semana da Integração Acadêmica da UFRJ.Coordenadora da sessão ?Ciências Agrárias Pôster 1? realizada em 23 de outubro de 2019. 2019. (Outra).

8 Congresso Brasileiro de Extensão Universitária ? CEBEU. 2018. (Congresso).

Mesa Redonda ?Direitos humanos na ciência a partir de perspectivas contra hegemônicas?. 2018. (Outra).

Oficina de Formação Profissional.Qualidade na formação e exercício profissional: presente e futuro. 2013. (Oficina).

II Jornada Fluminense de Produtos Naturais. 2012. (Encontro).

III Ciclo de Palestras sobre Alimentos Funcionais. 2011. (Simpósio).

Verão com Ciência.Práticas Alimentares Saudáveis: Aprendendo com os Rótulos dos Alimentos. 2011. (Oficina).

1ª Jornada de Nutrição UFRJ-Macaé.Mediadora da Mesa Redonda "A Qualidade nos Serviços de Alimentação e Nutrição". 2010. (Simpósio).

7 Congresso de Extensão da UFRJ. 2010. (Congresso).

I Seminário de Avaliação Curricular dos Cursos de Graduação em Nutrição da UFRJ. 2010. (Seminário).

Verão com Ciência.Alimentação Saudável no dia-a-dia. 2010. (Oficina).

XXII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia d Alimentos. 2010. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: RENATA FARIAS GARCIA

NAKAMURA, A.. Estado nutricional e adequação energético proteica de pacientes em suporte nutricional enteral via cateter em um hospital da região dos lagos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana Agra Laberty

NAKAMURA, A.. Consumo Alimentar de usuários adultos atendidos em uma estratégia de saúde da família em Macaé RJ. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Elisa Marcia Pereira Vitorino

NAKAMURA, A.. Impacto do Programa Amigos da Balança no processo de emagrecimento dos usuários na Estratégia de Saúde da Família Macaé, RJ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcela Mendonça Wigg

NAKAMURA, A.. Estado nutricional dos usuários atendidos na Casa do Curativo, Macaé RJ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Aline Martins da Silva

NAKAMURA, A.. Ácidos graxos trans e aterosclerose. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Barra Mansa.

Aluno: Simone Chaves Rodrigues Magalhães

NAKAMURA, A.. Sobrepeso e obesidade: um estudo realizado com mulheres adultas na faixa etária de 18 a 59 anos frequentadoras de um PSF no município de Barra Mansa - RJ. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Barra Mansa.

Aluno: Renata Borges Campanário

NAKAMURA, A.. Cirurgia bariátrica à luz da nutrição. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Barra Mansa.

Aluno: Flávia Sant 'anna Krauss

NAKAMURA, A.. Alcoolismo associado a desnutrição - um grande problema de saúde pública. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Barra Mansa.

NAKAMURA, A.. Processo Seletivo para Professor Temporário Setor Nutrição Clínica. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

NAKAMURA, A.. Processo Seletivo Para Professor Temporário Setor Prática em Ciência e Tecnologia de Alimentos. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

NAKAMURA, A.. Processo Seletivo Para Professor Temporário setor Bromatologia e Análise de Alimentos. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

NAKAMURA, A.. Processo Seletivo Para Professor Temporário setor Técnica Dietética / Tecnologia de Alimentos. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

NAKAMURA, A.; PONTES, P. V.; SCHULTZ, M. S.; BARROS, L. B.; GESTINARI, L. M. S.. Membro titular na Comissão de Avaliação do pedido de progressão da docente Beatriz do Nascimento Corrêa dos Santos. Portaria n 8258, de 20 de outubro de 2021, publicada no BUFRJ n 43, de 28 de outubro de 2021. 2021. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

BARROS, L. B.;CAPELLI, J. C. S.; ACCIOLY, E.; GESTINARI, R. S.;NAKAMURA, A.. Membro suplente na Comissão de Avaliação do pedido de progressão da docente Marcia Regina Viana. Portaria n 9516, de 26 de novembro de 2021, publicada no BUFRJ n 47, de 30 de novembro de 2021, extraordinário 4ª parte. 2021. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

BARROS, L. B.; GESTINARI, L. M. S.;NAKAMURA, A.; SCHULTZ, M. S.. Membro suplente na Comissão de Avaliação do pedido de progressão da docente Gardênia Márcia Silva Campos Mata. Portaria n 7162, de 09 de setembro de 2021, publicada no BUFRJ n 37, de 16 de setembro de 2021. 2021. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MARTINS, S. M.; ALMEIDA, M. F. L.; SCHULTZ, M. S.;NAKAMURA, A.; KONNO, T. U. P.. Membro suplente na Comissão de Avaliação do pedido de progressão da docente Inês Leoneza de Souza. Portaria n 1399, de 04 de março de 2021, publicada no BUFRJ n 10, de 11 de março de 2021. 2021. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ALMEIDA, M. F. L.;NAKAMURA, A.; GESTINARI, R. S.;CAPELLI, J. C. S.; GESTINARI, L. M. S.. Membro titular na Comissão de Avaliação da solicitação de estabilidade, estágio probatório, da docente Laiz Aparecida Azevedo Silva. Portaria n 1243, de 17 de fevereiro de 2020, publicada no BUFRJ n 8, de 20 de fevereiro de 2020. 2020. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

BARROS, L. B.; PONTES, P. V.; GESTINARI, L. M. S.;NAKAMURA, A.; SCHULTZ, M. S.. Membro suplente na Comissão de Avaliação do pedido de progressão da docente Ingrid Annes Pereira. Portaria n 2961, de 27 de abril de 2020, publicada no BUFRJ n 18, de 30 de abril de 2020. 2020. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

GASPAR, A.; ALBUQUERQUE, K. T.; ACCIOLY, E.;NAKAMURA, A.; GESTINARI, R. S.. Membro titular na Comissão de Avaliação do pedido de progressão da docente Ainá Innocencio da Silva Gomes. Portaria n 5138, de 24 de julho de 2020, publicada no BUFJ n 30, de 24 de julho de 2020, extraordinário 2ª parte. 2020. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

NAKAMURA, A.; MARTINS, S. M.; FERREIRA, S. B.; PONTES, P. V.; FERREIRA, M. A.. Membro titular na Comissão de Avaliação do pedido de progressão da docente Gizele da Conceição Soares Martins. Portaria n 755, de 01 de fevereiro de 2020, publicada no BUFRJ n 05, de 05 de fevereiro de 2021. 2020. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

GASPAR, A.; MARQUES, R. C.; FERREIRA, M. A.;NAKAMURA, A.; ESTEVES, F. A.. Membro suplente na Comissão de Avaliação do pedido de progressão da docente Gunnar Glauco de Cunto Carelli Taets. Portaria n 8045, de 16 de novembro de 2020, publicada no BUFRJ n 48, de 26 de novembro de 2020. 2020. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PONTES, P. V.; MARTINS, S. M.; GESTINARI, L. M. S.;NAKAMURA, A.; GESTINARI, R. S.. Membro suplente na Comissão de Avaliação do pedido de progressão da docente Renata Borba de Amorim de Oliveira. Portaria n 5058, de 20 de julho de 2020, publicada no BUFRJ n 30, de 23 de julho de 2020. 2020. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ALMEIDA, M. F. L.;NAKAMURA, A.; GESTINARI, R. S.;CAPELLI, J. C. S.; SCHULTZ, M. S.. Membro titular na Comissão de Avaliação do pedido de progressão da docente Márcia Regina Viana. Portaria n 11361, de 21 de outubro de 2019, publicada no BUFRJ n 43, de 24 de outubro de 2019. 2019. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

BARROS, L. B.;NAKAMURA, A.; GESTINARI, L. M. S.; CAMARGO, G. A.; SILVA, J. R.. Membro titular na Comissão de Avaliação da solicitação de estabilidade, estágio probatório, da docente Larissa Escarce Bento Wollz. Portaria n 13971, de 16 de dezembro de 2019, publicada no BUFRJ n 51, de 19 de dezembro de 2019. 2019. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

NAKAMURA, A.. Avaliadora de resumos na 10ª Semana da Integração Acadêmica da UFRJ. 2019. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

NAKAMURA, A.. Avaliadora da sessão ?Ciências Agrárias Pôster 1? realizada em 23 de outubro de 2019 na 10ª Semana da Integração Acadêmica da UFRJ. 2019. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

NAKAMURA, A.. Avaliadora da sessão ?Ciências Biológicas Oral 1? realizada em 24 de outubro de 2019 na 10ª Semana da Integração Acadêmica da UFRJ. 2019. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

BARROS, L. B.;NAKAMURA, A.; SCHULTZ, M. S.; ACCIOLY, E.; LOURENCO, A. E. P.. Membro titular na Comissão de Avaliação da solicitação de estabilidade, estágio probatório, da docente Alice Bouskela. Portaria n 3345, de 18 de abril de 2019, publicada no BUFRJ n 17, de 25 de abril de 2019. 2019. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

NAKAMURA, A.. Avaliadora de resumos na 9ª Semana da Integração Acadêmica da UFRJ. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

NAKAMURA, A.. Avaliadora da sessão ?Ciências da Saúde Pôster 15? realizada em 17 de outubro de 2018 na 9ª Semana da Integração Acadêmica da UFRJ. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

NAKAMURA, A.. Exame de Qualificação de Doutorado. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Orientou

Suelen Inácio Galante

Compostos Bioativos e Potencial Antioxidante de Frutos Comestíveis da Restinga de Jurubatiba; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Thaissa Gama dos Santos

Influencia do gengibre nas características nutricionais e físico-químicas do suco misto de laranja e cenoura provenientes da agricultura familiar; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Angélica Nakamura;

Mylena Silva Soares Araujo

Orientação na elaboração do projeto de TCC em 2019; 2; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Angélica Nakamura;

Ana Carolina Souza da Costa

O resveratrol e a doença de alzheimer: uma revisão sobre o potencial benéfico do composto na neurodegeneração; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Angélica Nakamura;

Karine Sarti

Qualidade Nutricional e Compostos Bioativos de Frutos da Restinga de Carapebus; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Angélica Nakamura;

Marcele Correa Garcia

Qualidade Nutricional e Compostos Bioativos de Frutos da Rstinga de Carapebus; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Angélica Nakamura;

Viviane Tavares Figueira

Qualidade Nutricional e Compostos Bioativos de Frutos da Restinga de Carapebus; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Angélica Nakamura;

Thais da Cunha Canuto

Metabolismo de Retinoides em Artropodos Hematófagos; 2007; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Angélica Nakamura;

Renata Stiebler

Metabolismo de retinóides em artropodos hematófagos; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em nutrição) - Instituto de Bioquímica Médica, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Angélica Nakamura;

Fabiana Alves Casanova

ESTUDOS DAS PROPRIEDADES FUNCIONAIS E ESTABILIDADE ESTRUTURAL DA VICILINA DE ERVILHA (Pisum sativum) FOSFORILADA QUIMICAMENTE; 2003; Iniciação Científica - Instituto de Nutrição Josué de Castro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Angélica Nakamura;

Leonardo Victor Miranda de Souza

Orientação de monitor bolsista na disciplina ?Composição e Bioquímica de Alimentos? em 2019; 1 e 2019; 2; 2019; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Angélica Nakamura;

Millena Alves Fernandes

Orientação de monitor voluntário na disciplina ?Composição e Bioquímica de Alimentos? em 2019; 1 e 2019; 2; 2019; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Angélica Nakamura;

Isabella Nogueira Cantão

Orientação de bolsista de extensão no projeto ?ECOAS - Especiarias e Condimentos na Promoção da Alimentação Saudável?; 2019; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa Institucional de Fomento Único de Ações de Extensão; Orientador: Angélica Nakamura;

Mylena Silva Soares Araujo

Orientação de bolsista de extensão no projeto ?ECOAS - Especiarias e Condimentos na Promoção da Alimentação Saudável?; 2019; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa Institucional de Fomento Único de Ações de Extensão; Orientador: Angélica Nakamura;

Antônio Vinícius Doriguetto Ferreira

Orientação de bolsista de extensão no projeto ?ECOAS - Especiarias e Condimentos na Promoção da Alimentação Saudável?; 2019; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa Institucional de Fomento Único de Ações de Extensão; Orientador: Angélica Nakamura;

Laura Zago Mello

Orientação de monitor bolsista na disciplina ?Composição e Bioquímica de Alimentos? em 2018; 1 e 2018; 2; 2018; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Angélica Nakamura;

Mariana Floriano dos Santos

Orientação de monitor voluntário na disciplina ?Composição e Bioquímica de Alimentos? em 2018; 1 e 2018; 2; 2018; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Angélica Nakamura;

Bárbara Rodrigues Pereira

Orientação de bolsista de extensão no projeto ?ECOAS - Especiarias e Condimentos na Promoção da Alimentação Saudável?; 2018; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa Institucional de Fomento Único de Ações de Extensão; Orientador: Angélica Nakamura;

Isabella Nogueira Cantão

Orientação de bolsista de extensão no projeto ?ECOAS - Especiarias e Condimentos na Promoção da Alimentação Saudável?; 2018; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa Institucional de Fomento Único de Ações de Extensão; Orientador: Angélica Nakamura;

Antônio Vinícius Doriguetto Ferreira

Orientação de bolsista de extensão no projeto ?ECOAS - Especiarias e Condimentos na Promoção da Alimentação Saudável?; 2018; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa Institucional de Fomento Único de Ações de Extensão; Orientador: Angélica Nakamura;

Mylena Silva Soares Araujo

Orientação de bolsista de extensão no projeto ?ECOAS - Especiarias e Condimentos na Promoção da Alimentação Saudável?; 2018; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa Institucional de Fomento Único de Ações de Extensão; Orientador: Angélica Nakamura;

Produções bibliográficas

  • CASANOVA, F.A. ; NAKAMURA, A. ; MASUDA, H. ; Lima, LMTR ; Fialho, E. . Functionality of phosphorylated vicilin exposed by physical and chemical agents.. Food Chemistry , v. 107, n.3, p. 1138-1143, 2008.

  • CASANOVA, F. A. ; NAKAMURA, A. ; MASUDA, H. ; LIMA, L. M. T. ; Fialho, E. . Functionality of phosphorylated vicilin exposed to chemical and physical agents. Food Chemistry , v. 107, p. 1138-1143, 2008.

  • NAKAMURA, A. ; STIEBLER, R. ; FANTAPPIE, M. R. ; Fialho, E. ; MASUDA, H. ; OLIVEIRA, M. F. . Effects of retinoids and juvenoids on moult and on phenoloxidase activityin the blood-sucking insect Rhodnius prolixus. Acta Tropica , v. 103, p. 222-230, 2007.

  • Fialho, E. ; NAKAMURA, A. ; MASUDA, H. ; SILVA NETO, M. A. C. . Cathepsin D-mediated yolk protein degradation is blocked by acid phosphatase inhibitors. Arch Biochem Biophys, v. 435, n.2, p. 246-253, 2005.

  • CAPELLI, J.C.S. ; ALMEIDA, MFL ; SOUZA, I. L. ; Corrêa, Vivian de Oliveira Sousa ; Raimundo, Juliana Montani ; Vieira, Uliana Pontes ; NAKAMURA, ANGÉLICA ; Rodrigues, Raquel Miguel ; Fernandes, Flavia de Miranda . A PESSOA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: Os múltiplos olhares da Família, Saúde e Educação. 1. ed. Porto Alegre: Rede Unida, 2016. v. 1. 321p .

  • RODRIGUES, C. S. C. ; NAEGELI, M. S. T. ; FRANCA, M. F. ; REIS, N. T. ; NAKAMURA, A. . Bizu de Nutrição. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2003. v. 1. 346p .

  • Rego, Thais Abijaude Souza ; Paredes, Hugo Demesio Maia Torquato ; Pontes, Juliana Silva ; Corrêa, Vivian de Oliveira Sousa ; Almeida, Maria Fernanda Larcher de ; Raimundo, Juliana Montani ; Lima, Luciana Aguiar Velasco ; Souza, Inês Leoneza de ; Vieira, Uliana Pontes ; Nakamura, Angelica ; Capelli, Jane de Carlos Santana . INDICADORES DE RISCO PARA DEFICIÊNCIA AUDITIVA: UMA REVISÃO. In: Christiane Trevisan Slivinski. (Org.). INDICADORES DE RISCO PARA DEFICIÊNCIA AUDITIVA: UMA REVISÃO. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. , p. 186-200.

  • Almeida, Maria Fernanda Larcher de ; Capelli, Jane de Carlos Santana ; Silva, Laiz Aparecida Azevedo ; Martins, Rita Cristina Azevedo ; Carvalho, Edison Luis Santana ; Nakamura, Angelica ; Zanetti, Gilberto Dolejal . UTILIZAÇÃO DO GENGIBRE (Zingiber officinale) NO TRATAMENTO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS. In: Benedito Rodrigues da Silva Neto. (Org.). UTILIZAÇÃO DO GENGIBRE (Zingiber officinale) NO TRATAMENTO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS. 1ed.: Atena Editora, 2019, v. , p. 227-237.

  • CAPELLI, J. C. S. ; ALMEIDA, M. F. L. ; CORREA, V. O. S. ; VIEIRA, U. P. ; NAKAMURA, A. ; SOUZA, I. L. ; FIGUEIREDO, P.S. ; MARINHO, L.M.F. ; SANTAREM, A.R.S. . Projeto Saúde Amada: espaço saúde e saber para crianças e adolescentes deficientes auditivos assistidos na Associação Macaense do Deficiente Auditivo - AMADA. In: Ana Eliza Port Lourenço; Leila Brito Bergold. (Org.). Saberes e experiências de extensão em promoção da saúde. 1ed.Campos dos Goytacazes: Essentia, 2019, v. , p. 01-.

  • ALMEIDA, M. F. L. ; CARVALHO, M. F. ; SANTOS, P. B. ; CAPELLI, J. C. S. ; OLIVEIRA, R. B. A. ; BARROS, L. B. ; NAKAMURA, A. ; SILVA, L. A. A. ; VIEIRA, T. F. F. ; WIGG, M. M. ; SANTOS, B. I. ; DUART, T. S. ; TERTO, T. L. . Projeto Nutrição na prevenção e controle da obesidade e síndrome metabólica no município de Macaé. In: Ana Eliza Port Lourenço; Leila Brito Bergold. (Org.). Saberes e experiências de extensão em promoção da saúde. 1ed.Campos dos Goytacazes: Essentia, 2019, v. , p. 01-.

  • SILVA, A. R. ; REGO, T. A. S. ; SOUZA, I. L. ; CORREA, V. O. S. ; ALMEIDA, MFL ; CAPELLI, J.C.S. ; NAKAMURA, A. ; PONTES, U. ; RODRIGUES, R. M. . Promoção em saúde auditiva: a filipeta como estratégia de divulgação dos 9 passos para o cuidado da audição. In: Rafael Trentin Scremin. (Org.). A educação física em foco. 1ed.Curitiba: Atena, 2017, v. 1, p. 73-83.

  • CAPELLI, J.C.S. ; ALMEIDA, MFL ; SOUZA, I. L. ; CORREA, V. O. S. ; RAIMUNDO, J. M. ; PONTES, U. ; NAKAMURA, A. ; RODRIGUES, R. M. ; FERNANDES, F. M. . CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES TUTORES EM SAÚDE AUDITIVA: UMA AÇÃO POSITIVA EM MACAÉ. In: Jane de Carlos Santana Capelli; Maria Fernanda Larcher de Almeida; Inês Leoneza de Souza; Vivian de Oliveira Sousa Corrêa; Juliana Montani Raimundo; Uliana Pontes Vieira; Angélica Nakamura; Raquel Miguel Rodrigues; Flavia de Miranda Fernandes. (Org.). A PESSOA COM DEFICIENCIA AUDITIVA: Os múltiplos olhares da família, saúde e educação. 1ed.Porto Alegre: Rede Unida, 2016, v. 1, p. 301-310.

  • CARDOSO, A. P. F. Q. ; NAKAMURA, A. ; WIEGERT, E. V. M. ; PEREIRA, K. ; HORIE, L. M. ; PACHECO, M. ; BARONE, M. G. ; REIS, N. T. . Alimentos Funcionais. In: Larissa Calixto-Lima; Maria Cristina Gonzalez. (Org.). Nutrição Clínica no Dia a Dia. 1ed.Rio de Janeiro: Rubio, 2013, v. 1, p. 129-136.

  • LIMA, K. S. C. ; RODRIGUES, A. L. P. ; NAKAMURA, A. . Ciência dos Alimentos. In: Claudia dos Santos Cople Rodrigues; Marina da Silva Naegeli; Alexandra da Silva Ridrigues. (Org.). 3000 Questões para Concursos de Nutrição - Bizu o X da Questão. 2ed.Rio de Janeiro: Rubio, 2010, v. 1, p. 261-327.

  • RUBIAO, E. C. N. ; SIQUEIRA-BATISTA, R. ; NAKAMURA, A. . Principais Espécies de Triatomíneos Implicadas na Transmissão da Mol'stia de Chagas. In: Rodrigo Siqueira Batista; Anderson Domingues Corrêa; Andréia Patrícia Gomes; Mauro Geller. (Org.). Moléstia de Chagas. Rio de Janeiro: Rubio, 2007, v. 1, p. -.

  • CAPELLI, J.C.S. ; NAKAMURA, A. ; ALMEIDA, MFL ; SOUZA, I. L. . UFRJ MACAÉ REALIZA HOJE LANÇAMENTO OFICIAL DO PROJETO PET SAUDE. O DEBATE DIARIO DE MACAÉ, MACAÉ, p. 07, 27 ago. 2013.

  • FIGUEIREDO, P.S. ; MARINHO, L.M.F. ; SANTAREM, A.R.S. ; MACEDO, A.A.S. ; CORDEIRO, AMÁBELA A. ; NAKAMURA, A. ; PONTES, U. ; ALBUQUERQUE, K. T. ; RIBEIRO, B.G. ; ALMEIDA, MFL ; CAPELLI, J.C.S. . Práticas Alimentares de escolares e adolescentes assistidos em uma instituição filantrópicas de referencia ao deficiente auditivo em Macaé. In: III Encontro de Enfermagem de Macaé e Região - MacaENf, 2012, Macaé. Encontro de Enfermagem de Macaé e Região - MacaENf - 2012: Responsabilidade na Formação em Enfermagem e Saúde: O Desafio da Interdisciplinaridade, 2012. v. 1. p. 161-163.

  • CAPELLI, J.C.S. ; COSTA, T.L. ; FORMOZO, G.A. ; PONTES, J.S. ; PONTES, U. ; CORDEIRO, AMÁBELA A. ; ALBUQUERQUE, K. T. ; PONTES, P.V. ; ALMEIDA, MFL ; NAKAMURA, A. ; RIBEIRO, B.G. ; Gomes da Silva, L. ; MACEDO, I.C. ; MARINHO, L.M.F. . Espaço saúde e saber para crianças e adolescentes com deficiência auditiva - Macaé. In: 1 MacaEnf/4 Simpósio Municipal de Enfermagem, 2010, Macaé. Anais do 1 MacaEnf/4 Simpósio Municipal de Enfermagem, 2010. v. -. p. 107-109.

  • CAPELLI, J.C.S. ; SOUZA, I. L. ; NAKAMURA, A. ; ALVAREZ, A. B. ; PAIVA, R. S. ; DANTAS, C. R. S. ; BELMONTE, V. N. ; SAMPAIO, B. G. ; VALLADARES, A. ; DIOGO, R. R. M. ; MARQUES, R. S. ; PONTES, U. . Refletindo sobre as ações da CPAI a luz da lei brasileira de inclusão no biênio 2017-2019. In: 10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2019, Macaé. Anais da 10ª SIAC UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2019. p. 02-02.

  • CAPELLI, J.C.S. ; CORREA, V. O. S. ; SOUZA, I. L. ; NAKAMURA, A. ; ALMEIDA, MFL ; PONTES, U. ; NEVES, T. B. S. ; QUEIROZ, K. M. P. ; BORGES, I. C. V. ; VALENTIM, F. . Surdez e próteses auditivas: atualizando conhecimentos. In: 10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2019, Macaé. Anais da 10ª SIAC UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2019. p. 03-03.

  • QUEIROZ, K. M. P. ; FIGUEIREDO, P.S. ; BORGES, I. C. V. ; CORREA, V. O. S. ; SOUZA, I. L. ; RAIMUNDO, J. M. ; ROCHA, C. M. M. ; NAKAMURA, A. ; ALMEIDA, MFL ; CAPELLI, J.C.S. . Cuidados com a audição: ações educativas voltadas as crianças matriculadas em duas escolas da rede municipal de ensino de Macaé. In: 10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2019, Macaé. Anais da 10ª SIAC UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2019. p. 06-06.

  • FIGUEIREDO, P.S. ; NEVES, T. B. S. ; QUEIROZ, K. M. P. ; BORGES, I. C. V. ; NAKAMURA, A. ; SOUZA, I. L. ; ALMEIDA, MFL ; RAIMUNDO, J. M. ; CORREA, V. O. S. ; SANTOS, N. L. P. ; CAPELLI, J.C.S. . Rastreamento de estudantes com alterações audiológicas matriculados em duas escolas municipais de Macaé. In: 10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2019, Macaé. Anais da 10ª SIAC UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2019. p. 06-07.

  • BOECHAT, G. ; ALMEIDA, MFL ; CAPELLI, J.C.S. ; CARVALHO, M. F. ; TAVARES, I. R. G. ; NAKAMURA, A. ; SILVA, L. A. A. ; RAMOS, L. . Atividade extensionista de sala de espera no ambulatório do centro de especialidades Madre Teresa de Calcutá. In: 10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2019, Macaé. Anais da 10ª SIAC UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2019. p. 08-08.

  • ALMEIDA, MFL ; BASTOS, N. S. A. ; NAKAMURA, A. ; SANTOS, P. B. ; CARVALHO, M. F. ; CAPELLI, J.C.S. . Perfil bioquímico e avaliação antropométrica dos diabéticos atendidos no centro de referência ao diabético, Macaé ? RJ. In: 10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2019, Macaé. Anais da 10ª SIAC UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2019. p. 11-11.

  • FIGUEIREDO, P.S. ; QUEIROZ, K. M. P. ; NEVES, T. B. S. ; BORGES, I. C. V. ; VALENTIM, F. ; CORREA, V. O. S. ; SOUZA, I. L. ; NAKAMURA, A. ; ALMEIDA, MFL ; PONTES, U. ; SANTOS, N. L. P. ; CAPELLI, J.C.S. . Do planejamento à execução de uma oficina sobre surdez e próteses auditivas: relatos de experiências da equipe do projeto extensionista SAUDI nas escolas. In: 10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2019, Macaé. Anais da 10ª SIAC UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2019. p. 13-14.

  • NEVES, T. B. S. ; FIGUEIREDO, P.S. ; QUEIROZ, K. M. P. ; BORGES, I. C. V. ; COSTA, A. C. S. ; SILVA, M. O. C. ; VALENTIM, F. ; CORREA, V. O. S. ; NAKAMURA, A. ; ALMEIDA, MFL ; PONTES, U. ; CAPELLI, J.C.S. ; SOUZA, I. L. . Avaliação subjetiva global de uma ação educativa sobre surdez e próteses auditivas oferecida no verão com ciência do campus UFRJ-Macaé. In: 10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2019, Macaé. Anais da 10ª SIAC UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2019. p. 25-25.

  • CANTAO, I. N. ; FERREIRA, A. V. D. ; RODRIGUES, B. ; ARAUJO, M. ; CARVALHO, E. L. S. ; SILVA, L. A. A. ; ALMEIDA, MFL ; NAKAMURA, A. . Desenvolvimento de material educativo pelo projeto ECOAS: elaboração de cartilha e arquivo fotográfico de especiarias e condimentos naturais. In: 10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2019, Macaé. Anais da 10ª SIAC UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2019. p. 46-46.

  • NASCIMENTO, C. A. ; ALMEIDA, MFL ; SILVA, L. A. A. ; NAKAMURA, A. ; CAPELLI, J.C.S. ; VIVIANI, A. G. G. ; WIGG, M. M. ; LABERTY, M. A. ; GARCIA, R. ; SANTOS, T. G. . Atividade extensionista na empresa Brasil Center: relato de experiência. In: 10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2019, Macaé. Anais da 10ª SIAC UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2019. p. 56-56.

  • FERREIRA, A. V. D. ; ARAUJO, M. ; CANTAO, I. N. ; RODRIGUES, B. ; CARVALHO, E. L. S. ; SILVA, L. A. A. ; ALMEIDA, MFL ; NAKAMURA, A. . Relato de experiência: capacitação de ACSS para promoção da alimentação saudável a partir do uso de condimentos e especiarias. In: 10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2019, Macaé. Anais da 10ª SIAC UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2019. p. 103-103.

  • BASTOS, N. S. A. ; ALMEIDA, MFL ; LABERTY, M. A. ; NAKAMURA, A. ; SANTOS, P. B. ; CARVALHO, M. F. ; SILVA, L. A. A. ; CAPELLI, J.C.S. . Consumo alimentar e perfil de saúde de idosos usuários do centro de referência ao diabético, Macaé- RJ. In: 10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2019, Macaé. Anais da 10ª SIAC UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2019. p. 127-128.

  • SANTOS, T. G. ; GARCIA, R. ; LABERTY, M. A. ; NASCIMENTO, C. A. ; RIBEIRO, L. S. C. ; NAKAMURA, A. ; SILVA, L. A. A. ; ALMEIDA, MFL . Incentivo aos hábitos alimentares saudáveis a trabalhadores através de ação de extensão no ambiente privado. In: 10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2019, Macaé. Anais da 10ª SIAC UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2019. p. 140-141.

  • RODRIGUES, B. ; FERREIRA, A. V. D. ; CANTAO, I. N. ; ARAUJO, M. ; SILVA, L. A. A. ; ALMEIDA, MFL ; NAKAMURA, A. . Relato de experiência: incentivo ao uso de especiarias e condimentos para trabalhadores de uma empresa de call center em Macaé-RJ. In: 10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2019, Macaé. Anais da 10ª SIAC UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2019. p. 178-178.

  • CHINEMANN, C. A. ; TAVARES, I. R. G. ; MALTEZ, J. M. ; RIBEIRO, L. S. C. ; BRITO, M. F. R. ; NAKAMURA, A. ; CARVALHO, E. L. S. ; ALMEIDA, MFL ; ZANETTI, G. D. . Educação em saúde pelo uso racional de plantas medicinais no diabetes. In: 10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2019, Macaé. Anais da 10ª SIAC UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2019. p. 221-221.

  • HADDAD, M. C. C. ; NAKAMURA, A. ; BARROS, L. B. ; CUSTODIO, F. B. . O trabalho dos bancos de alimentos na redução do desperdício. In: 10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2019, Macaé. Anais da 10ª SIAC UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2019. p. 194-194.

  • WIGG, M. M. ; SANTOS, B. I. ; GARCIA, R. ; NASCIMENTO, C. ; FERNANDES, M. ; CAPELLI, J. C. S. ; NAKAMURA, A. ; CARVALHO, M. F. ; ALMEIDA, M. F. L. ; SANTOS, T. G. ; BASTOS, N. S. A. ; VIANNA, K. S. . Perfil de saúde dos usuários atendidos na casa do curativo, Macaé - RJ. In: 9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2018, Macaé. Anais da 9ª SIAC UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. p. 03-03.

  • NASCIMENTO, C. A. ; ALMEIDA, M. F. L. ; SILVA, L. A. A. ; CAPELLI, J.C.S. ; NAKAMURA, A. ; VIVIANI, A. G. G. ; SANTOS, B. I. ; WIGG, M. M. ; VITORINO, E. M. P. D. ; LABERTY, M. A. ; FERNANDES, M. ; VIANNA, K. S. . Atividade extensionista na escola municipal Dr. Juventino da Silva Pacheco: relato de experiência. In: 9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2018, Macaé. Anais da 9ª SIAC UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. p. 04-04.

  • VITORINO, E. M. P. D. ; VIANNA, K. S. ; PINHEIRO, I. F. ; SANTOS, B. I. ; WIGG, M. M. ; GARCIA, R. ; NASCIMENTO, C. A. ; TERTO, T. L. ; FERNANDES, M. ; MARTINS, V. S. ; RIBEIRO, L. S. C. ; NAKAMURA, A. ; SILVA, L. A. A. ; CAPELLI, J.C.S. . Impacto do programa amigos da balança no processo de emagrecimento dos usuários em uma estratégia de saúde da família Macaé - RJ. In: 9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2018, Macaé. Anais da 9ª SIAC UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. p. 04-05.

  • CAPELLI, J. C. S. ; NAKAMURA, A. ; SOUZA, I. L. ; PONTES, U. ; BELMONTE, V. ; BOSSATO, H. R. ; GOMES, A. I. S. ; PAIVA, R. S. ; DANTAS, C. R. S. ; ALMEIDA, M. F. L. ; SAMPAIO, B. G. ; VALLADARES, A. . Acessibilidade das PCD nos cursos de graduação do campus UFRJ-Macaé: mediando diálogos a partir do empírico. In: 9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2018, Macaé. Anais da 9ª SIAC UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. p. 05-05.

  • GARCIA, R. ; SANTOS, T. G. ; VIANNA, K. S. ; MARTINS, V. S. ; BASTOS, N. S. A. ; SILVA, L. A. A. ; ALMEIDA, M. F. L. ; FERNANDES, M. ; NASCIMENTO, C. A. ; SANTOS, B. I. ; WIGG, M. M. ; VITORINO, E. M. P. D. ; NAKAMURA, A. . A importância do curso ?Alimentação saudável? na formação de profissionais cuidadores domiciliares. In: 9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2018, Macaé. Anais da 9ª SIAC UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. p. 05-05.

  • FIGUEIREDO, P.S. ; MELO, L. ; PAREDES, H. D. M. T. ; PINTO, D. S. O. ; COSTA, M. C. F. ; QUEIROZ, K. M. P. ; CAPELLI, J.C.S. ; BORGES, I. C. V. ; LATORRE, C. G. ; NAKAMURA, A. ; ALMEIDA, M. F. L. ; SOUZA, I. L. . Educação em saúde auditiva no âmbito do programa saúde na escola. In: 9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2018, Macaé. Anais da 9ª SIAC UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. p. 06-06.

  • FIGUEIREDO, P.S. ; MELO, L. ; PAREDES, H. D. M. T. ; QUEIROZ, K. M. P. ; COSTA, M. C. F. ; BORGES, I. C. V. ; NAKAMURA, A. ; ALMEIDA, M. F. L. ; SOUZA, I. L. ; RODRIGUES, R. M. ; CORREA, V. O. S. ; SANTOS, N. L. P. ; CAPELLI, J. C. S. . Mapeamento de pré-escolares com alterações audiológicas matriculados em uma escola municipal de educação infantil de Macaé/RJ. In: 9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2018, Macaé. Anais da 9ª SIAC UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. p. 06-06.

  • SANTOS, T. G. ; GARCIA, R. ; CARVALHO, M. F. ; CAPELLI, J.C.S. ; NAKAMURA, A. ; ALMEIDA, M. F. L. ; SANTOS, B. I. ; WIGG, M. M. ; VITORINO, E. M. P. D. ; NASCIMENTO, C. A. ; FERNANDES, M. ; MARTINS, V. S. ; VIANNA, K. S. . Dia mundial de combate ao diabetes: relato de experiência sobre ação no ambulatório em Macaé. In: 9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2018, Macaé. Anais da 9ª SIAC UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. p. 06-07.

  • QUEIROZ, K. M. P. ; PAREDES, H. D. M. T. ; MELO, L. S. ; BORGES, I. C. V. ; COSTA, M. C. F. ; CORREA, V. O. S. ; SOUZA, I. L. ; RAIMUNDO, J. M. ; NAKAMURA, A. ; ALMEIDA, M. F. L. ; CAPELLI, J. C. S. . Infecções congênitas como indicador de risco para deficiência auditiva na triagem auditiva neonatal do hospital público de referência no município de Macaé, 2017. In: 9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2018, Macaé. Anais da 9ª SIAC UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. p. 07-08.

  • QUEIROZ, K. M. P. ; FIGUEIREDO, P.S. ; PINTO, D. S. O. ; PAREDES, H. D. M. T. ; MELO, L. S. ; BORGES, I. C. V. ; COSTA, M. C. F. ; CORREA, V. O. S. ; SOUZA, I. L. ; PONTES, J.S. ; RAIMUNDO, J. M. ; NAKAMURA, A. ; ALMEIDA, M. F. L. ; CAPELLI, J. C. S. . Rastreamento de crianças com perda auditiva que não passaram pela triagem auditiva neonatal usuárias de uma estratégia de saúde da família, Macaé/RJ. In: 9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2018, Macaé. Anais da 9ª SIAC UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. p. 08-09.

  • BORGES, I. C. V. ; CORREA, V. O. S. ; NAKAMURA, A. . Capacitação de agentes comunitários de saúde sobre a pessoa com deficiência auditiva: parceira entre a UFRJ-Macaé e a secretaria municipal de saúde. In: 9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2018, Macaé. Anais da 9ª SIAC UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. p. 10-10.

  • COSTA, M. C. F. ; BORGES, I. C. V. ; NEVES, T. B. S. ; FIGUEIREDO, P.S. ; QUEIROZ, K. M. P. ; PAREDES, H. D. M. T. ; NAKAMURA, A. ; ALMEIDA, MFL ; SOUZA, I. L. ; PONTES, U. ; SANTOS, N. L. P. ; CAPELLI, J. C. S. ; CORREA, V. O. S. . Treinamento de enfermeiros das estratégias de saúde da família sobre saúde auditiva no âmbito do programa saúde na escola de Macaé. In: 9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2018, Macaé. Anais da 9ª SIAC UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. p. 10-10.

  • RIBEIRO, L. S. C. ; ALMEIDA, MFL ; CAPELLI, J.C.S. ; VIVIANI, A. G. G. ; CARVALHO, M. F. ; WIGG, M. M. ; TERTO, T. L. ; VITORINO, E. M. P. D. ; NASCIMENTO, C. A. ; SANTOS, T. G. ; NAKAMURA, A. . Relato de experiência: perspectiva acadêmica sobre ação de saúde em uma escola da rede municipal de Macaé. In: 9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2018, Macaé. Anais da 9ª SIAC UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. p. 10-11.

  • BRAVO, M. A. ; MARINHO, I. ; SANTOS, B. N. C. ; NAKAMURA, A. ; MATA, G. M. S. C. . Monitoria de Processamento de Alimentos II (MCN241) em 2018: atividades, desafios e perspectivas. In: 9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2018, Macaé. Anais da 9ª SIAC UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. p. 56-57.

  • FERREIRA, A. V. D. ; RODRIGUES, B. ; MACHADO, B. A. ; VIEIRA, A. C. D. ; VALLE, E. R. S. ; CANTAO, I. N. ; MARCOLINI, M. C. F. ; NAKAMURA, A. . Implantação do projeto de extensão ECOAS - especiarias e condimentos na promoção da alimentação saudável. In: 9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2018, Macaé. Anais da 9ª SIAC UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. p. 96-96.

  • FOLLY, M. ; BARBOSA, J. P. ; PIRES, A. P. A. ; MORENO, K. R. ; GOSI, M. C. S. ; OLIVEIRA, T. C. M. ; SOUSA, V. F. Q. ; CUSTODIO, F. B. ; NAKAMURA, A. ; SANTOS, B. N. C. ; MATA, G. M. S. C. . Estratégias para redução do impacto ambiental na produção e no processamento de alimentos. In: 9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2018, Macaé. Anais da 9ª SIAC UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. p. 146-146.

  • CARVALHO, E. L. S. ; GONCALVES, T. S. ; OLIVEIRA, R. M. F. ; BATISTA, S. M. S. ; RODRIGUES, J. A. O. ; PADILHA, A. F. ; GOMES, A. ; NAKAMURA, A. ; PUPE, C. G. ; SILVA, C. B. D. . Atividades da Farmácia viva no município de Quissamã - RJ. In: 9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2018, Macaé. Anais da 9ª SIAC UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. p. 158-158.

  • ARAUJO, M. ; MACHADO, B. A. ; VALLE, E. R. S. ; MARCOLINI, M. C. F. ; LIMA, T. G. O. ; BARROS, L. B. ; MATA, G. M. S. C. ; CUSTODIO, F. B. ; PONTES, P.V. ; NAKAMURA, A. . Desenvolvimento de produtos hipossódicos: queijo minas frescal isento de adição de sal e temperado com condimentos naturais. In: 9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2018, Macaé. Anais da 9ª SIAC UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. p. 174-174.

  • RODRIGUES, B. ; SIMOES, N. V. ; LEITAO, R. M. P. ; COSTA, T. S. ; BARROS, L. B. ; PONTES, P.V. ; MATA, G. M. S. C. ; NAKAMURA, A. . Elaboração e aceitação de produto alimentício hipossódico à base de cenoura orgânica. In: 9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2018, Macaé. Anais da 9ª SIAC UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. p. 195-195.

  • BARROS, L. B. ; SANTOS, R. R. ; PONTES, P.V. ; MATA, G. M. S. C. ; NAKAMURA, A. ; SANTOS, B. N. C. ; PEREIRA, I. A. ; MARQUES, S. S. V. B. A. ; CUSTODIO, F. B. ; SANTOS, T. S. M. ; ROSA, C. S. N. . Desenvolvimento de produtos de origem vegetal: estratégia para valorização e redução do desperdício na produção de vegetais da região norte fluminense. In: 9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2018, Macaé. Anais da 9ª SIAC UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. p. 195-195.

  • CAPELLI, J.C.S. ; REGO, T. A. S. ; NAKAMURA, A. ; SOUZA, I. L. ; ROCHA, C. M. M. ; RODRIGUES, R. M. ; CORREA, V. O. S. ; ALMEIDA, MFL . Capacitação em saúde auditiva: resultados de ações em educação em saúde no município de Macaé/RJ. In: 12 Congresso Internacional Rede Unida, 2016, Campo Grande. 12 Congresso Internacional Rede Unida, 2016. v. 2.

  • CAPELLI, J.C.S. ; MARTINS, K. S. ; SOUSA, M. B. ; SOUZA, I. L. ; NAKAMURA, A. ; ALMEIDA, MFL ; SANTOS, N. L. P. ; RODRIGUES, R. M. . Cartografia da rede de saúde auditiva de Macaé a partir do usuário-guia deficiente auditivo. In: 12 Congresso Internacional Rede Unida, 2016, Campo Grande. 12 Congresso Internacional Rede Unida, 2016. v. 2.

  • MARTINS, K. S. ; NAKAMURA, A. ; CORREA, V. O. S. ; ROCHA, C. M. M. ; PONTES, U. ; ALMEIDA, MFL ; MENEZES, C. S. R. ; LIMA, L. A. V. ; NOGUEIRA, I. M. . Incidência de falhas no exame de emissões otoacústicas na triagem auditiva neonatal de uma maternidade pública em Macaé/RJ. In: IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2014, Vitória. Anais IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia: as fronteiras da epidemiologia contemporânea do conhecimento científico à ação, 2014.

  • MARTINS, K. S. ; NAKAMURA, A. ; CORREA, V. O. S. ; ROCHA, C. M. M. ; PONTES, U. ; ALMEIDA, MFL ; MENEZES, C. S. R. ; LIMA, L. A. V. ; DINIZ, J. G. ; REGO, T. A. S. ; FIGUEIREDO, P.S. ; CAPELLI, J.C.S. . PET Redes Saudi: avaliação auditiva de bolsistas vinculados a um projeto extensionista sobre saúde auditiva desenvolvido na cidade de Macaé, Rio de Janeiro. In: IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2014, Vitória. Anais IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia: as fronteiras da epidemiologia contemporânea do conhecimento científico à ação, 2014.

  • SOUZA, I. L. ; CARMO, C. N. ; CAPELLI, J.C.S. ; NAKAMURA, A. ; ALMEIDA, MFL ; RAIMUNDO, J. M. ; ROCHA, C. M. M. ; CORREA, V. O. S. ; RODRIGUES, R. M. ; PEREIRA, R. E. . Análise da tendência da mortalidade proporcional por doenças do aparelho circulatório no município de Macaé, 1996-2011. In: IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2014, Vitória. Anais IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia: as fronteiras da epidemiologia contemporânea do conhecimento científico à ação, 2014.

  • NAKAMURA, A. ; ROCHA, C. M. M. ; SOUZA, I. L. ; CAPELLI, J.C.S. ; RAIMUNDO, J. M. ; MARTINS, K. S. ; ALMEIDA, MFL ; CORREA, V. O. S. . PET Redes Saúde: detecção de falhas no exame de emissões otoacústicas na triagem auditiva neonatal de uma maternidade pública em Macaé, Rio de Janeiro. In: 11 Congresso de Extensão da UFRJ, 2014, Rio de Janeiro. Anais do 11 Congresso de Extensão da UFRJ. V Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2014.

  • PAREDES, H. D. M. T. ; CAPELLI, J.C.S. ; LYRIO, I. F. ; FERNANDES, F. M. ; NAKAMURA, A. ; CORREA, V. O. S. ; ROCHA, C. M. M. ; ALMEIDA, A. O. S. . Promoção da inclusão do surdo e do deficiente auditivo no espaço escolar: atividade de educação em saúde sobre audição e prótese auditiva em uma unidade polo de atendimentos à surdez. In: 4 Encontro de Enfermagem de Macaé e Região: Sustentabilidade, Saúde e Enfermagem, 2013, Macaé. Anais do 4 MacaEnf: Sustentabilidade, Saúde e Enfermagem, 2013.

  • DESTERRO, L.E.S. ; DOMINGUES, L.P.S. ; CORDEIRO, A. A. ; NAKAMURA, A. ; CAPELLI, J. C. S. ; ALMEIDA, M. F. L. ; PONTES, P. V. . Agentes comunitários de saúde do Município de Macaé como promotores de práticas alimentares saudáveis utilizando rótulos de alimentos: relato de experiências. In: World Nutrition, 2012, Rio de Janeiro. Livro de Resumos, 2012.

  • NAKAMURA, A. ; PONTES, P.V. ; DESTERRO, L.E.S. ; OLIVEIRA, C.F. ; INACIO, S.G. ; GARCIA, M.C. ; Adame, F.S. . ATIVIDADE ANTIOXIDANTE E DETERMINAÇÃO DE VITAMINA CEM FRUTAS DA RESTINGA DE JURUBATIBA. In: IV Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ-Macaé, 2012, Macaé. Anais da IV Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ-Macaé, 2012. v. 1.

  • NAKAMURA, A. ; PONTES, P.V. ; GARCIA, M.C. ; INACIO, S.G. ; Adame, F.S. ; DESTERRO, L.E.S. ; OLIVEIRA, C.F. . CARACTERIZAÇÃO NUTRICIONAL E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DO FRUTO DO GRAVATÁ (BROMELIA ANTIACANTHA BERTOL.). In: IV Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ-Macaé, 2012, Macaé. Anais da IV Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ-Macaé, 2012. v. 1.

  • NAKAMURA, A. ; MACEDO, A.A.S. ; SANTAREM, A.R.S. ; CAPELLI, J.C.S. ; ALBUQUERQUE, K. T. ; MARINHO, L.M.F. ; ALMEIDA, MFL ; FIGUEIREDO, P.S. . PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DEFICIENTES AUDITIVAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE REFERÊNCIANA REGIÃO DO NORTE FLUMINENSE, RIO DE JANEIRO. In: IV Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ-Macaé, 2012, Macaé. Anais da IV Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ-Macaé, 2012. v. 1.

  • ZACARIAS, B.M. ; CORDEIRO, AMÁBELA A. ; NAKAMURA, A. ; SILVA, C.L.A. ; TELES, F.M. ; AZEVEDO, I.F. ; CAPELLI, J.C.S. ; DESTERRO, L.E.S. ; DOMINGUES, L.P.S. ; ALMEIDA, MFL ; SOUZA, M.V.G. ; PONTES, P.V. . AVALIANDO A COMPREENSÃO E A UTILIZAÇÃO DO RÓTULO NUTRICIONAL POR AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE MACAÉ. In: IV Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ-Macaé, 2012, Macaé. Anais da IV Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ-Macaé, 2012. v. 1.

  • MARINHO, L.M.F. ; ALMEIDA, M. F. L. ; CAPELLI, J. C. S. ; ALBUQUERQUE, K. T. ; RIBEIRO, B. G. ; COSTA. T.L. ; VIEIRA, U. P. ; NAKAMURA, A. ; FORMOZO, G.A. . Estudo seccional descritivo de uma população infanto-juvenil com deficiência auditiva inscrita na AMADA, Macaé ? Rio de Janeiro. In: XXXIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, 2011, Rio de Janeiro. Livro de Resumos, 2011.

  • MACEDO, I.C. ; MARINHO, L.M.F. ; FIGUEIREDO, P.S. ; Cussati, C.T. ; PONTES, U. ; COSTA, T.L. ; FORMOZO, G.A. ; NAKAMURA, A. ; ALMEIDA, MFL ; ALBUQUERQUE, K. T. ; CAPELLI, J.C.S. . Estudo Seccional Descritivo de uma População Infanto-Juvenil com Deficiência Auditiva Inscritos na AMADA, Macaé - Rio de Janeiro. In: Anais do 2 MACAENF 2011/2 Encontro de Enfermagem de Macaé e Região/ I Encontro Regional de Estudantes de Enfermagem, 2011, Macaé. As Marcas da Identidade da Enfermagem e a Construção do Saber/Fazer. 06 a 10 de julho de 2011 - Macaé - RJ. Livro de Resumos, 2011. v. -.

  • DESTERRO, L.E.S. ; DOMINGUES, L.P.S. ; CORDEIRO, AMÁBELA A. ; NAKAMURA, A. ; CAPELLI, J.C.S. ; ALMEIDA, MFL ; PONTES, P.V. . Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde do Município de Macaé como Promotores de Práticas Alimentares Saudáveis a Partir dos Rótulos de Alimentos: Relato de Experiências. In: 8 Congresso de Extensão da UFRJ, 2011, Rio de Janeiro. 8 Congresso de Extensão da UFRJ, 2011.

  • CAPELLI, J. C. S. ; CORDEIRO, A. A. ; ALBUQUERQUE, K. T. ; PONTES, P. V. ; ALMEIDA, M. F. L. ; NAKAMURA, A. ; RIBEIRO, B. G. . Índice de massa corporal de adolescentes participantes da 5ª. Feira macaense de ciência, tecnologia e inovação (FEMACTI), RJ. In: Congresso Brasileiro de Nutrição, 2010, Joinville. Revista da Associação Brasileira de Nutrição, 2010. v. 1. p. 71.

  • CAPELLI, J. C. S. ; CORDEIRO, A. A. ; ALBUQUERQUE, K. T. ; PONTES, P. V. ; ALMEIDA, M. F. L. ; NAKAMURA, A. ; RIBEIRO, B. G. . Índice de Massa Corporal e Imagem Corporal de Adolescentes Participantes da 5ª Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação (FEMACTI), RJ. In: II Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ-Macaé, 2010, Macaé. Livro de Resumos, 2010.

  • DESTERRO, L.E.S. ; DOMINGUES, L.P.S. ; PONTES, P. V. ; NAKAMURA, A. ; CAPELLI, J. C. S. ; CORDEIRO, A. A. ; ALMEIDA, M. F. L. . Agentes Comunitários de Saúde do Município de Macaé como Promotores do Consumo Consciente de Alimentos. In: 7 Congresso de Extensão da UFRJ, 2010, Rio de Janeiro. Livro de Resumos, 2010.

  • DOMINGUES, L.P.S. ; DESTERRO, L.E.S. ; CORDEIRO, A. A. ; NAKAMURA, A. ; CAPELLI, J. C. S. ; ALMEIDA, M. F. L. ; PONTES, P. V. . Atuação dos Agentes Comunitários de Saúde do Município de Macaé como Promotores do Consumo Consciente de Alimentos. In: II Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ-Macaé, 2010, Macaé. Livro de Resumos, 2010.

  • MARINHO, L.M.F. ; MACEDO, I.C. ; VIEIRA, U. P. ; CORDEIRO, A. A. ; NAKAMURA, A. ; RIBEIRO, B. G. ; CAPELLI, J. C. S. . AMADA: Um sonho Possível para Crianças e Adolescentes deficientes Auditivos. In: II Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ-Macaé, 2010, Macaé. Livro de Resumos, 2010.

  • CAPELLI, J. C. S. ; COSTA. T.L. ; FORMOZO, G.A. ; PONTES, J.S. ; VIEIRA, U. P. ; CORDEIRO, A. A. ; ALBUQUERQUE, K. T. ; PONTES, P. V. ; ALMEIDA, M. F. L. ; NAKAMURA, A. ; RIBEIRO, B. G. ; SILVA, L.G. ; MARINHO, L.M.F. . Espaço Saúde e Saber para crianças e adolescentes com deficiência auditiva. In: 1 MacaEnf e 4 Simpósio Municipal de Enfermagem, 2010, Macaé. Livro de Resumos, 2010.

  • RIBEIRO, B.G. ; OLIVEIRA, M.F.B. ; OLIVEIRA, L.G. ; DIAS, L.W.C. ; NAKAMURA, A. ; CAPELLI, J.C.S. ; Figueiredo, V.O. . Planejamento e Elaboração do Curso de Qualificação Profissional em Cozinha Brasileira: Projeto Alimentando Saberes em Macaé/RJ.. In: 7 Congresso de Extensão da UFRJ - 2010, 2010, Macaé. Universidade Sociedade - ANAIS 2010, 2010. v. -. p. 313-313.

  • MARINHO, L.M.F. ; MACEDO, I.C. ; PONTES, U. ; CORDEIRO, AMÁBELA A. ; NAKAMURA, A. ; RIBEIRO, B.G. ; CAPELLI, J.C.S. . AMADA: Um Sonho Possível para Crianças e Adolescentes Deficientes Auditivos.. In: 7 Congresso de Extensão da UFRJ - 2010, 2010, Macaé. Universidade Sociedade - ANAIS 2010, 2010. v. -. p. 359-359.

  • NAKAMURA, A. ; STIEBLER, R. ; CANUTO, T. C. ; MASUDA, H. ; Fialho, E. ; FANTAPPIE, M. R. ; OLIVEIRA, M. F. . Effects of retinoids and juvenoids on Rhodnius prolixus: possible involvement of the ultraspiracle gene product. In: X Conferência IUBMB, 2007, Salvador. Livro de Resum os da SBBq, 2007.

  • Fialho, E. ; CASANOVA, F. A. ; MASUDA, H. ; NAKAMURA, A. ; LIMA, L. M. T. . EFFECTS OF CHEMICAL AND PHYSICAL AGENTS ON FUNTIONALITY AND STRUCTURAL STABILITY OF PHOSPHORYLATED VICILIN. In: X Conferência da IUBMB, 2007, Salvador. Livro de resumos da SBBq, 2007.

  • NAKAMURA, A. ; STIEBLER, R. ; MASUDA, H. ; Fialho, E. ; FANTAPPIE, M. R. ; OLIVEIRA, M. F. . Clonning of the functional domains of the ultraspiracle (USP) gene in the blood sucking bug Rhodnius prolixus. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2006, Águas de Lindóia. Livro de resumos da Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2006.

  • STIEBLER, R. ; NAKAMURA, A. ; MASUDA, H. ; FANTAPPIE, M. R. ; Fialho, E. ; OLIVEIRA, M. F. . Effects of retinoids an terpenoids in the blood sucking insect Rhodnius prolixus. In: XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2006, Águas de Lindóia. Livro de Resumos da XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2006.

  • CASANOVA, F. A. ; NAKAMURA, A. ; MASUDA, H. ; Fialho, E. . Modulation of functional properties and structural stability of the pea (Pisum sativum) vicilin by chemical phosphorilation. In: XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2006, Águas de Lindóia. Livro de resumos da XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2006.

  • NAKAMURA, A. ; STIEBLER, R. ; MASUDA, H. ; Fialho, E. ; FANTAPPIE, M. R. ; OLIVEIRA, M. F. . Effects of retinoids and terpenoids on Rhodnius prolixus: possible involvement of the ultraspiracle (RpUSP) gene product. In: XXXIII Annual Meeting on Basic Research in Chagas Disease, 2006, Caxambu. Livro de resumos da XXXIII Annual Meeting on Basic Research in Chagas Disease, 2006.

  • STIEBLER, R. ; NAKAMURA, A. ; MASUDA, H. ; FANTAPPIE, M. R. ; Fialho, E. ; OLIVEIRA, M. F. . Effects of retinoids in insect Rhodnius prolixus: possible involviment of ultraspiracle (USP) gene product. In: XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2005, Águas de Lindóia. Livro de Reumos da XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2005.

  • NAKAMURA, A. ; STIEBLER, R. ; MASUDA, H. ; Fialho, E. ; OLIVEIRA, M. F. . Molecular characterization of Rhodnius prolixus ultraspiracle (USP): differential expression induced by terpenoids and retinoids. In: XXXII Annual meeting on basic research in chagas disease, 2005, Caxambu. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, 2005.

  • STIEBLER, R. ; NAKAMURA, A. ; Fialho, E. ; OLIVEIRA, M. F. . Effects of retinoids and terpenoids in insect Rhodnius prolixus. In: XXXII annual meeting on basic research in chagas disease, 2005, Caxambu. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, 2005.

  • NAKAMURA, A. ; STIEBLER, R. ; FANTAPPIE, M. R. ; Fialho, E. ; OLIVEIRA, M. F. . Physiological role of retinoids in the blood sucking insect Rhodnius prolixus. In: XXXIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2004, Caxambú. XXXIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2004.

  • NAKAMURA, A. ; Fialho, E. ; CASANOVA, F. A. . Improvement of the functionalities of pea (Pisum sativum) seeds vicilin through chemical phosphorilation. In: XXXII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2003, Caxambú. XXXII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2003.

  • STIEBLER, R. ; NAKAMURA, A. ; FANTAPPIE, M. R. ; Fialho, E. ; OLIVEIRA, M. F. . Retinoids metabolism in the blood sucking arthropods Rhodnius prolixus and Boophilus microplus. In: XXXII Reunião da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2003, Caxambú. XXXII Reunião da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2003.

  • NAKAMURA, A. ; STIEBLER, R. ; FANTAPPIE, M. R. ; MASUDA, H. ; Fialho, E. ; OLIVEIRA, M. F. . Preliminary molecular characterization of retinoic X receptor from Rhodnius prolixus. In: XXX Annual Meeting on Basic Research in Chagas Disease, 2003, Caxambú. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, 2003. v. 45. p. 206.

  • STIEBLER, R. ; NAKAMURA, A. ; Fialho, E. ; OLIVEIRA, M. F. . Effects of retinoids on the oogenesis, embryogenesis and moult of Rhodnius prolixus. In: XXX Annual Meeting on Basic Research in Chagas Disease, 2003, Caxambú. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, 2003. v. 45. p. 206.

  • SENNA, R. ; NAKAMURA, A. ; Fialho, E. . Further analysis of tyrosine phosphatase from embryos of maize (Zea mays) seeds. In: XXXI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2002, Caxambu. Livro de resumos da XXXI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2002.

  • NAKAMURA, A. ; Fialho, E. ; MASUDA, H. . Biochemical analysis of embryos during pea seeds germination. In: XXX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2001, Caxambu. Livro de Resumos da XXX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2001.

  • NAKAMURA, A. ; Fialho, E. ; MASUDA, H. . Acid phosphatase activity during pea (Pisum sativum) seeds germination. In: XXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2000, Caxambu. Livro de Resumos da XXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2000.

  • NAKAMURA, A. ; Fialho, E. ; MASUDA, H. . Atividade fosfatase ácida durante a germinação de sementes de ervilha (Pisum sativum, C. mikado. In: III Simpósio Latino Americano de Ciências dos Alimentos, 1999, Campinas. Livro de Resumos do III Simpósio Latino Americano de Ciências dos Alimentos, 1999.

  • SOUZA, I. L. ; NAKAMURA, A. ; ALVAREZ, A. B. ; PAIVA, R. S. ; DANTAS, C. R. S. ; BELMONTE, V. N. ; SAMPAIO, B. G. ; VALLADARES, A. ; ROLDAN, B. ; DIOGO, R. R. M. ; MIRON, R. ; MARQUES, R. S. ; PONTES, U. ; CAPELLI, J.C.S. . Refletindo sobre as ações da CPAI a luz da lei brasileira de inclusão no biênio 2017 - 2019. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CORREA, V. O. S. ; SOUZA, I. L. ; NAKAMURA, A. ; ALMEIDA, MFL ; PONTES, U. ; FIGUEIREDO, P.S. ; NEVES, T. B. S. ; QUEIROZ, K. M. P. ; BORGES, I. C. V. ; COSTA, A. C. S. ; SANTOS, N. L. P. ; CAPELLI, J.C.S. . Surdez e próteses auditivas: atualizando conhecimentos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • QUEIROZ, K. M. P. ; FIGUEIREDO, P.S. ; BORGES, I. C. V. ; CORREA, V. O. S. ; SOUZA, I. L. ; RAIMUNDO, J. M. ; ROCHA, C. M. M. ; NAKAMURA, A. ; ALMEIDA, MFL ; CAPELLI, J.C.S. . Cuidados com a audição: ações educativas voltadas as crianças matriculadas em duas escolas da rede municipal de ensino de Macaé. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FIGUEIREDO, P.S. ; NEVES, T. B. S. ; QUEIROZ, K. M. P. ; BORGES, I. C. V. ; COSTA, A. C. S. ; NAKAMURA, A. ; SOUZA, I. L. ; ALMEIDA, MFL ; RAIMUNDO, J. M. ; CORREA, V. O. S. ; SANTOS, N. L. P. ; PONTES, U. ; CAPELLI, J.C.S. . Rastreamento de estudantes com alterações audiológicas matriculados em duas escolas municipais de Macaé. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BOECHAT, G. ; TAVARES, I. R. G. ; JARDIM, J. ; RAMOS, L. ; ALMEIDA, MFL ; CAPELLI, J.C.S. ; CARVALHO, M. F. ; NAKAMURA, A. ; SILVA, L. A. A. . Atividade extensionista de sala de espera no ambulatório do centro de especialidades Madre Teresa de Calcutá. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, A. C. S. ; FIGUEIREDO, P.S. ; QUEIROZ, K. M. P. ; NEVES, T. B. S. ; BORGES, I. C. V. ; CORREA, V. O. S. ; SOUZA, I. L. ; NAKAMURA, A. ; ALMEIDA, MFL ; PONTES, U. ; SANTOS, N. L. P. ; CAPELLI, J.C.S. . Do planejamento à execução de uma oficina sobre surdez e próteses auditivas: relatos de experiências da equipe do projeto extensionista SAUDI nas escolas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NEVES, T. B. S. ; FIGUEIREDO, P.S. ; QUEIROZ, K. M. P. ; BORGES, I. C. V. ; COSTA, A. C. S. ; CORREA, V. O. S. ; NAKAMURA, A. ; ALMEIDA, MFL ; PONTES, U. ; CAPELLI, J.C.S. ; SOUZA, I. L. . Avaliação subjetiva global de uma ação educativa sobre surdez e próteses auditivas oferecida no verão com ciência do campus UFRJ - Macaé. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CANTAO, I. N. ; FERREIRA, A. V. D. ; RODRIGUES, B. ; ARAUJO, M. ; BONAFE, R. ; SILVA, V. B. ; CARVALHO, E. L. S. ; ZANETTI, G. D. ; SILVA, L. A. A. ; ALMEIDA, MFL ; NAKAMURA, A. . Desenvolvimento de material educativo pelo projeto ECOAS: elaboração de cartilha e arquivo fotográfico de especiarias e condimentos naturais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NASCIMENTO, C. A. ; CAPELLI, J.C.S. ; VIVIANI, A. G. G. ; WIGG, M. M. ; LABERTY, M. A. ; GARCIA, R. ; SANTOS, T. G. ; ALMEIDA, MFL ; SILVA, L. A. A. ; NAKAMURA, A. . Atividade extensionista na empresa Brasil Center: relato de experiência. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERREIRA, A. V. D. ; ARAUJO, M. ; CANTAO, I. N. ; RODRIGUES, B. ; BONAFE, R. ; SILVA, V. B. ; CARVALHO, E. L. S. ; ZANETTI, G. D. ; SILVA, L. A. A. ; ALMEIDA, MFL ; NAKAMURA, A. . Relato de experiência: capacitação de ACSS para promoção da alimentação saudável a partir do uso de condimentos e especiarias. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, T. G. ; GARCIA, R. ; LABERTY, M. A. ; NASCIMENTO, C. A. ; BOECHAT, G. ; RIBEIRO, L. S. C. ; NAKAMURA, A. ; SILVA, L. A. A. ; ALMEIDA, MFL . Incentivo aos hábitos alimentares saudáveis a trabalhadores através de ação de extensão no ambiente privado. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RODRIGUES, B. ; FERREIRA, A. V. D. ; CANTAO, I. N. ; ARAUJO, M. ; BONAFE, R. ; SILVA, V. B. ; SILVA, L. A. A. ; ALMEIDA, MFL ; NAKAMURA, A. . Relato de experiência: incentivo ao uso de especiarias e condimentos para trabalhadores de uma empresa de call center em Macaé - RJ. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • HADDAD, M. C. C. ; NAKAMURA, A. ; BARROS, L. B. ; CUSTODIO, F. B. . O trabalho dos bancos de alimentos na redução do desperdício. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, L. ; CHINEMANN, C. A. ; TAVARES, I. R. G. ; MALTEZ, J. M. ; RIBEIRO, L. S. C. ; GOMES, A. ; ROCHA, E. A. C. ; NAKAMURA, A. ; CARVALHO, E. L. S. ; CAPELLI, J.C.S. ; ALMEIDA, MFL ; ZANETTI, G. D. ; MARTINS, R. C. . Educação em saúde pelo uso racional de plantas medicinais no diabetes. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BASTOS, N. S. A. ; ALMEIDA, MFL ; REBUA, V. ; LABERTY, M. A. ; NAKAMURA, A. ; SANTOS, P. B. ; CARVALHO, M. F. ; SILVA, L. A. A. ; CAPELLI, J.C.S. . Consumo alimentar e perfil de saúde de idosos usuários do centro de referência ao diabético, Macaé - RJ. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GONCALVES, T. S. ; MARTINS, R. C. ; BATISTA, S. M. S. ; RODRIGUES, J. A. O. ; ALEIXO, D. N. S. ; PUERTAS, A. B. N. A. ; PADILHA, A. F. ; GOMES, A. ; NAKAMURA, A. ; ALMEIDA, MFL ; PUPE, C. G. ; SILVA, D. A. ; CARVALHO, E. L. S. ; ZANETTI, G. D. . Farmácia viva no município de Quissamã ? RJ ? cartilha informativa sobre o uso correto de plantas medicinais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NASCIMENTO, C. A. ; SANTOS, B. I. ; VITORINO, E. M. P. D. ; WIGG, M. M. ; GARCIA, R. ; MARTINS, V. S. ; VIANNA, K. S. ; TERTO, T. L. ; SANTOS, T. G. ; BASTOS, N. S. A. ; FERNANDES, M. ; ALMEIDA, MFL ; SILVA, L. A. A. ; NAKAMURA, A. ; CAPELLI, J.C.S. ; VIVIANI, A. G. G. . Atividade de extensão: antropometria em escolar na escola municipal DR. Juventino da Silva Pacheco ? relato de experiência, Macaé, RJ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, L. A. A. ; CAPELLI, J.C.S. ; NAKAMURA, A. ; ALMEIDA, MFL . Capacitação para cuidadores domiciliares e uso de práticas integrativas complementares em saúde: relato de experiência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PAREDES, H. D. M. T. ; NAKAMURA, A. ; ROCHA, C. M. M. ; BOUSKELA, A. ; ALMEIDA, MFL ; FREITAS, P. S. ; MONTEIRO, L. S. ; LIMA, F. F. ; BRAGA, F. A. M. N. ; VIANA, M. R. ; SPERANDIO, N. ; LATORRE, C. G. ; CAPELLI, J.C.S. . Ações de educação alimentar e nutricional voltadas a alimentação do lactente em uma unidade básica de saúde do município de Macaé: relato de experiências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, L. S. ; QUEIROZ, K. M. P. ; FIGUEIREDO, P.S. ; PINTO, D. S. O. ; LATORRE, C. G. ; BRAGA, I. R. ; ROCHA, C. M. M. ; ALMEIDA, MFL ; PAREDES, H. D. M. T. ; CAPELLI, J.C.S. ; NAKAMURA, A. . Cuidados com a audição voltados às crianças usuárias de uma unidade básica de saúde da família do município de Macaé: relato de experiências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FIGUEIREDO, P.S. ; PAREDES, H. D. M. T. ; NAKAMURA, A. ; ALMEIDA, MFL ; RODRIGUES, R. M. ; AGUIAR, K. P. ; CORREA, V. O. S. ; SANTOS, N. L. P. ; SOUZA, I. L. ; CAPELLI, J.C.S. . Mapeamento de pré-escolares com alterações audiológicas matriculados em uma escola municipal de educação infantil de Macaé, RJ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • WIGG, M. M. ; SANTOS, B. I. ; GARCIA, R. ; NASCIMENTO, C. A. ; FERNANDES, M. ; CAPELLI, J.C.S. ; NAKAMURA, A. ; CARVALHO, M. F. ; SANTOS, T. G. ; BASTOS, N. S. A. ; VITORINO, E. M. P. D. ; VIANNA, K. S. ; ALMEIDA, MFL . Perfil de saúde dos usuários atendidos na casa do curativo, Macaé - RJ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NASCIMENTO, C. A. ; SILVA, L. A. A. ; CAPELLI, J.C.S. ; NAKAMURA, A. ; VIVIANI, A. G. G. ; SANTOS, B. I. ; WIGG, M. M. ; GARCIA, R. ; VITORINO, E. M. P. D. ; REBUA, V. ; LABERTY, M. A. ; FERNANDES, M. ; VIANNA, K. S. ; BASTOS, N. S. A. ; MARTINS, V. S. ; RAMOS, I. O. S. ; RIBEIRO, L. S. C. ; SANTOS, T. G. ; ALMEIDA, MFL . Atividade extensionista na escola municipal DR. Juventino da Silva Pacheco: relato de experiência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VITORINO, E. M. P. D. ; VIANNA, K. S. ; PINHEIRO, I. F. ; SANTOS, B. I. ; WIGG, M. M. ; GARCIA, R. ; NASCIMENTO, C. A. ; TERTO, T. L. ; FERNANDES, M. ; MARTINS, V. S. ; RAMOS, I. O. S. ; RIBEIRO, L. S. C. ; NAKAMURA, A. ; SILVA, L. A. A. ; CAPELLI, J.C.S. ; ALMEIDA, MFL . Impacto do programa Amigos da Balança no processo de emagrecimento dos usuários em uma estratégia de saúde da família Macaé - RJ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAPELLI, J.C.S. ; NAKAMURA, A. ; PONTES, U. ; BELMONTE, V. ; ALVAREZ, A. ; BOSSATO, H. R. ; PAIVA, R. S. ; DANTAS, C. R. S. ; FIGUEIREDO, P.S. ; ALMEIDA, MFL ; SAMPAIO, B. G. ; VALLADARES, A. ; SOUZA, I. L. . Acessibilidade das PCD nos cursos de graduação do campus UFRJ - Macaé: mediando diálogos a partir do empírico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GARCIA, R. ; SANTOS, T. G. ; VIANNA, K. S. ; MARTINS, V. S. ; BASTOS, N. S. A. ; SILVA, L. A. A. ; RAMOS, I. O. S. ; FERNANDES, M. ; NASCIMENTO, C. A. ; SANTOS, B. I. ; WIGG, M. M. ; VITORINO, E. M. P. D. ; LABERTY, M. A. ; REBUA, V. ; CAPELLI, J.C.S. ; NAKAMURA, A. ; ALMEIDA, MFL . A importância do curso ?Alimentação saudável? na formação de profissionais cuidadores domiciliares. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FIGUEIREDO, P.S. ; MELO, L. ; PAREDES, H. D. M. T. ; PINTO, D. S. O. ; COSTA, M. C. F. ; QUEIROZ, K. M. P. ; LATORRE, C. G. ; RANGEL, G. ; ALVAREZ, A. ; NAKAMURA, A. ; ALMEIDA, MFL ; SOUZA, I. L. ; RODRIGUES, R. M. ; CORREA, V. O. S. ; PONTES, U. ; SANTOS, N. ; NEVES, T. B. S. ; AGUIAR, K. P. ; CAPELLI, J.C.S. . Educação em saúde auditiva no âmbito do programa saúde na escola. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FIGUEIREDO, P.S. ; MELO, L. ; PAREDES, H. D. M. T. ; QUEIROZ, K. M. P. ; COSTA, M. C. F. ; NAKAMURA, A. ; ALMEIDA, MFL ; SOUZA, I. L. ; RODRIGUES, R. M. ; CORREA, V. O. S. ; SANTOS, N. ; NEVES, T. B. S. ; CAPELLI, J.C.S. . Mapeamento de pré-escolares com alterações audiológicas matriculados em uma escola municipal de educação infantil de Macaé - RJ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, T. G. ; GARCIA, R. ; CARVALHO, M. F. ; CAPELLI, J. C. S. ; NAKAMURA, A. ; SANTOS, B. I. ; WIGG, M. M. ; VITORINO, E. M. P. D. ; NASCIMENTO, C. A. ; FERNANDES, M. ; MARTINS, V. S. ; VIANNA, K. S. ; RIBEIRO, L. S. C. ; RAMOS, I. O. S. ; PINHEIRO, I. F. ; LABERTY, M. A. ; ALMEIDA, MFL . Dia mundial de combate ao diabetes: relato de experiência sobre ação no ambulatório em Macaé. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • QUEIROZ, K. M. P. ; FIGUEIREDO, P.S. ; PAREDES, H. D. M. T. ; MELO, L. ; COSTA, M. C. F. ; CORREA, V. O. S. ; SOUZA, I. L. ; PONTES, J.S. ; RAIMUNDO, J. M. ; NAKAMURA, A. ; ALMEIDA, MFL ; CAPELLI, J.C.S. . Infecções congênitas como indicador de risco para deficiência auditiva na triagem auditiva neonatal do hospital público de referência no município de Macaé, 2017. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • QUEIROZ, K. M. P. ; FIGUEIREDO, P.S. ; PINTO, D. S. O. ; PAREDES, H. D. M. T. ; MELO, L. ; COSTA, M. C. F. ; SOUZA, I. L. ; PONTES, J.S. ; RAIMUNDO, J. M. ; NAKAMURA, A. ; ALMEIDA, MFL ; CAPELLI, J.C.S. ; CORREA, V. O. S. . Rastreamento de crianças com perda auditiva que não passaram pela triagem auditiva neonatal usuárias de uma estratégia de saúde da família, Macaé - RJ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, M. C. F. ; BORGES, I. C. V. ; NEVES, T. B. S. ; FIGUEIREDO, P.S. ; QUEIROZ, K. M. P. ; PAREDES, H. D. M. T. ; NAKAMURA, A. ; ALMEIDA, MFL ; SOUZA, I. L. ; PONTES, U. ; SANTOS, N. ; AGUIAR, K. P. C. ; CORREA, V. O. S. ; CAPELLI, J.C.S. . Treinamento de enfermeiros das estratégias de saúde da família sobre saúde auditiva no âmbito do programa saúde na escola de Macaé. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BORGES, I. C. V. ; COSTA, M. C. F. ; NEVES, T. B. S. ; FIGUEIREDO, P.S. ; QUEIROZ, K. M. P. ; PAREDES, H. D. M. T. ; NAKAMURA, A. ; ALMEIDA, MFL ; SOUZA, I. L. ; PONTES, U. ; SANTOS, N. ; AGUIAR, K. P. C. ; CAPELLI, J.C.S. . Capacitação de agentes comunitários de saúde sobre a pessoa com deficiência auditiva: parceira entre a UFRJ - Macaé e a secretaria municipal de saúde. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIBEIRO, L. S. C. ; NAKAMURA, A. ; SILVA, L. A. A. ; CAPELLI, J.C.S. ; VIVIANI, A. G. G. ; CARVALHO, M. F. ; WIGG, M. M. ; REBUA, V. ; TERTO, T. L. ; VITORINO, E. M. P. D. ; NASCIMENTO, C. A. ; SANTOS, T. G. ; LABERTY, M. A. ; SANTOS, B. I. ; ALMEIDA, MFL . Relato de experiência: perspectiva acadêmica sobre ação de saúde em uma escola da rede municipal de Macaé. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRAVO, M. A. ; MARINHO, I. ; SANTOS, B. N. C. ; NAKAMURA, A. . Monitoria de Processamento de Alimentos II (MCN241) em 2018: atividades, desafios e perspectivas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERREIRA, A. V. D. ; RODRIGUES, B. ; MACHADO, B. A. ; VIEIRA, A. C. D. ; MARTINS, D. ; VALLE, E. R. S. ; CANTAO, I. N. ; MARCOLINI, M. C. F. ; ARAUJO, M. ; BONAFE, R. ; SILVA, V. B. ; ZANETTI, G. D. ; CARVALHO, E. L. S. ; SILVA, L. A. A. ; SOUZA, I. L. ; CARVALHO, M. F. ; ALMEIDA, MFL ; NAKAMURA, A. . Implantação do projeto de extensão ECOAS - especiarias e condimentos na promoção da alimentação saudável. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FOLLY, M. ; BARBOSA, J. P. ; PIRES, A. P. A. ; SILVA, A. O. ; MORENO, K. R. ; GOSI, M. C. S. ; OLIVEIRA, T. C. M. ; SUGAI, A. ; SOUSA, V. F. Q. ; NAKAMURA, A. ; SANTOS, B. N. C. ; MATA, G. M. S. C. ; PEREIRA, I. A. ; BARROS, L. B. ; CUSTODIO, F. B. . Estratégias para redução do impacto ambiental na produção e no processamento de alimentos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GONCALVES, T. S. ; OLIVEIRA, R. M. F. ; BATISTA, S. M. S. ; RODRIGUES, J. A. O. ; ALEIXO, D. N. S. ; PUERTAS, A. B. N. A. ; PADILHA, A. F. ; SOUSA, R. T. S. ; GOMES, A. ; NAKAMURA, A. ; PUPE, C. G. ; SILVA, C. B. D. ; SILVA, D. A. ; ALMEIDA, MFL ; MARTINS, R. C. ; CARVALHO, E. L. S. ; ZANETTI, G. D. . Atividades da Farmácia Viva no município de Quissamã - RJ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAUJO, M. ; MACHADO, B. A. ; VALLE, E. R. S. ; MARCOLINI, M. C. F. ; LIMA, T. G. O. ; BARROS, L. B. ; MATA, G. M. S. C. ; CUSTODIO, F. B. ; PONTES, P.V. ; NAKAMURA, A. . Desenvolvimento de produtos hipossódicos: queijo minas frescal isento de adição de sal e temperado com condimentos naturais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RODRIGUES, B. ; SIMOES, N. V. ; LEITAO, R. M. P. ; COSTA, T. S. ; CUSTODIO, F. B. ; BARROS, L. B. ; PONTES, P.V. ; MATA, G. M. S. C. ; NAKAMURA, A. . Elaboração e aceitação de produto alimentício hipossódico à base de cenoura orgânica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAPELLI, J.C.S. ; MARTINS, K. S. ; SOUSA, M. B. ; SOUZA, I. L. ; NAKAMURA, A. ; ALMEIDA, MFL ; SANTOS, N. L. P. ; RODRIGUES, R. M. . Cartografia da rede de saúde auditiva de Macaé a partir do usuário-guia deficiente auditivo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAPELLI, J.C.S. ; REGO, T. A. S. ; NAKAMURA, A. ; SOUZA, I. L. ; ROCHA, C. M. M. ; RODRIGUES, R. M. ; CORREA, V. O. S. ; ALMEIDA, MFL ; PONTES, J.S. . Capacitação em saúde auditiva: resultados de ações em educação em saúde no município de Macaé/RJ. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS, K. S. ; SOUZA, I. L. ; NAKAMURA, A. ; ALMEIDA, MFL ; CAPELLI, J.C.S. ; NOGUEIRA, I. M. ; SOUSA, M. B. . Cartografia da rede de saúde auditiva de Macaé a partir do usuário-guia deficiente auditivo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NAKAMURA, A. ; SOUZA, I. L. ; CAPELLI, J.C.S. . Estratégia de promoção em saúde auditiva: Filipeta com os 9 passos para o cuidado da audição!. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUSA, M. B. ; SOUZA, I. L. ; NAKAMURA, A. ; CORREA, V. O. S. ; CAPELLI, J.C.S. ; ALMEIDA, MFL . Mapeamento de usuários surdos e deficientes auditivos assistidos na Atenção Básica de saúde de Macaé/RJ. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS, K. S. ; NAKAMURA, A. ; CORREA, V. O. S. ; PONTES, U. ; ALMEIDA, MFL ; MENEZES, C. S. R. ; LIMA, L. A. V. ; DINIZ, J. G. ; REGO, T. A. S. ; FIGUEIREDO, P.S. ; CAPELLI, J.C.S. . PET Redes Saudi: avaliação auditiva de bolsistas vinculados a um projeto extensionista sobre saúde auditiva desenvolvido na cidade de Macaé, Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, I. L. ; CARMO, C. N. ; CAPELLI, J.C.S. ; NAKAMURA, A. ; ALMEIDA, MFL ; RAIMUNDO, J. M. ; ROCHA, C. M. M. ; CORREA, V. O. S. ; RODRIGUES, R. M. ; PEREIRA, R. E. . Análise da tendência da mortalidade proporcional por doenças do aparelho circulatório no município de Macaé, 1996-2011. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NAKAMURA, A. ; ROCHA, C. M. M. ; SOUZA, I. L. ; CAPELLI, J.C.S. ; RAIMUNDO, J. M. ; MARTINS, K. S. ; ALMEIDA, MFL ; CORREA, V. O. S. . PET Redes Saudi: detecção de falhas no exame de emissões otoacústicas na triagem auditiva neonatal de uma maternidade pública em Macaé, Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FIGUEIREDO, P.S. ; PEREIRA, R. E. ; RODRIGUES, R. M. ; NAKAMURA, A. ; ROCHA, C. M. M. ; CORREA, V. O. S. ; ALMEIDA, MFL ; RAIMUNDO, J. M. ; CAPELLI, J.C.S. ; SOUZA, I. L. . Hipertensão arterial sistêmica e perda auditiva: Estudo transversal em adultos e idosos assistidos na atenção básica de Macaé, Rio de Janeiro.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NOGUEIRA, I. M. ; SOUZA, A. P. A. ; MENEZES, C. S. R. ; ALMEIDA, A. O. S. ; BARCELLOS, V. P. C. ; NAKAMURA, A. ; CAPELLI, J.C.S. ; ROCHA, C. M. M. ; CORREA, V. O. S. ; ALMEIDA, MFL . Avaliação auditiva de bolsistas vinculados a um projeto extensionista sobre saúde auditiva desenvolvido na cidade de Macaé, Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTAREM, A.R.S. ; RODRIGUES, R. M. ; NAKAMURA, A. ; ROCHA, C. M. M. ; CORREA, V. O. S. ; ALMEIDA, MFL ; CAPELLI, J.C.S. ; SOUZA, I. L. . Análise da tendência da mortalidade proporcional por doenças do aparelho circulatório no município de Macaé, 1996-2011. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MACEDO, I.C. ; MARINHO, L.M.F. ; FIGUEIREDO, P.S. ; Cussati, C.T. ; CAPELLI, J.C.S. ; PONTES, U. ; COSTA, T.L. ; NAKAMURA, A. ; ALMEIDA, MFL ; RIBEIRO, B.G. ; ALBUQUERQUE, K. T. ; FORMOZO, G.A. . Estudo Seccional Descritivo de uma População Infanto-Juvenil com Deficiência Auditiva Inscrita na AMADA, Macaé - Rio de Janeiro.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DOMINGUES, L.P.S. ; DESTERRO, L.E.S. ; NAKAMURA, A. ; CORDEIRO, AMÁBELA A. ; ALMEIDA, MFL ; CAPELLI, J.C.S. ; PONTES, P.V. . Hábito de Leitura e Entendimento das Informações dos Rótulos de Alimentos Pelos Agentes Comunitários de Saúde do Município de Macaé. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARINHO, L.M.F. ; MACEDO, I.C. ; PONTES, U. ; CORDEIRO, AMÁBELA A. ; NAKAMURA, A. ; RIBEIRO, B.G. ; CAPELLI, J.C.S. . AMADA: Um Sonho Possível para Crianças e Adolescentes Deficientes Auditivos.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARINHO, L.M.F. ; MACEDO, I.C. ; CORDEIRO, AMÁBELA A. ; PONTES, U. ; NAKAMURA, A. ; RIBEIRO, B.G. ; CAPELLI, J.C.S. . AMADA: Um Sonho Possível para Crianças e Adolescentes Deficientes Auditivos.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAPELLI, J.C.S. ; COSTA, T.L. ; FORMOZO, G.A. ; PONTES, J.S. ; PONTES, U. ; CORDEIRO, AMÁBELA A. ; ALBUQUERQUE, K. T. ; PONTES, P.V. ; ALMEIDA, MFL ; NAKAMURA, A. ; RIBEIRO, B.G. ; Gomes da Silva, L. ; MACEDO, I.C. ; MARINHO, L.M.F. . Espaço saúde e saber para crianças e adolescentes com deficiência auditiva - Macaé. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAPELLI, J.C.S. ; CORDEIRO, AMÁBELA A. ; ALBUQUERQUE, K. T. ; PONTES, P.V. ; ALMEIDA, MFL ; NAKAMURA, A. ; RIBEIRO, B.G. . Índice de Massa Corporal e Imagem Corporal de Adolescentes Participantes da 5ª Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação (FEMACTI), RJ. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAPELLI, J.C.S. ; CORDEIRO, AMÁBELA A. ; ALBUQUERQUE, K. T. ; PONTES, P.V. ; ALMEIDA, MFL ; NAKAMURA, A. ; RIBEIRO, B.G. . Índice de Massa Corporal e Imagem Corporal de Adolescentes Participantes da 5ª Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação (FEMACTI), RJ. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DOMINGUES, L.P.S. ; DESTERRO, L.E.S. ; CORDEIRO, AMÁBELA A. ; NAKAMURA, A. ; CAPELLI, J.C.S. ; ALMEIDA, MFL ; PONTES, P.V. . Atuação dos Agentes Comunitários de Saúde do Município de Macaé como Promotores do Consumo Consciente de Alimentos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NAKAMURA, A. . Compostos Bioativos e Nutrição na Era Pós-Genoma. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NAKAMURA, A. . Nutrição na Atualidade: Aspectos Sociológicos. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

NAKAMURA, A. . Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Sociedade: A UFRJ na SNCT 2018 como Instrumento da Transversalidade do Conhecimento e da Inclusão Social. 2018. (Orientação de oficina).

CAPELLI, J.C.S. ; ALMEIDA, MFL ; CORREA, V. O. S. ; NAKAMURA, A. . PET Redes Saudi: Cuidados em Saúde Auditiva. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAPELLI, J.C.S. ; NAKAMURA, A. ; ALMEIDA, MFL ; SOUZA, I. L. ; ROCHA, C. M. M. ; CORREA, V. O. S. ; RAIMUNDO, J. M. ; SANTAREM, A.R.S. ; MARTINS, K. S. ; NOGUEIRA, I. M. ; SOUZA, A. P. A. ; FIGUEIREDO, P.S. ; REGO, T. A. S. . 9 passos para cuidar da audição. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Flyer).

CAPELLI, J.C.S. ; ALMEIDA, MFL ; NAKAMURA, A. ; ROCHA, C. M. M. ; CORREA, V. O. S. ; FERNANDES, F. M. ; ALMEIDA, A. O. S. ; MENEZES, C. S. R. ; SANTAREM, A.R.S. ; SOUZA, A. P. A. ; NOGUEIRA, I. M. ; MARTINS, K. S. ; DINIZ, J. G. ; FIGUEIREDO, P.S. . Saúde Auditiva: Aspectos Relacionados a audição, a surdez e a deficiência auditiva na criança. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAPELLI, J.C.S. ; ALMEIDA, MFL ; CORDEIRO, AMÁBELA A. ; NAKAMURA, A. ; RIBEIRO, B.G. ; FORMOZO, G.A. ; ALBUQUERQUE, K. T. ; PONTES, P.V. ; COSTA, T.L. ; PONTES, U. ; MARINHO, L.M.F. ; FIGUEIREDO, P.S. . Audição e Prótese Auditiva para Professores: Projeto Saúde Amada. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Institucional).

CAPELLI, J.C.S. ; ALMEIDA, MFL ; CORDEIRO, AMÁBELA A. ; NAKAMURA, A. ; RIBEIRO, B.G. ; FORMOZO, G.A. ; ALBUQUERQUE, K. T. ; PONTES, P.V. ; COSTA, T.L. ; PONTES, U. ; MACEDO, I.C. ; MARINHO, L.M.F. ; FIGUEIREDO, P.S. . udição e Prótese Auditiva para Escolares: Projeto Saúde Amada. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Institucional).

PONTES, P.V. ; NAKAMURA, A. ; CAPELLI, J.C.S. ; DOMINGUES, L.P.S. ; DESTERRO, L.E.S. . Práticas Alimentares Saudáveis: Aprendendo com os Rótulos de Alimentos.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Saudi nas escolas: Triagem auditiva e ações de promoção a saúde auditiva na Rede Básica de ensino de Macaé, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jane de Carlos Santana Capelli em 04/09/2018., Descrição: O Programa de Saúde na Escola (PSE) constitui-se em uma política intersetorial da Saúde e da Educação, instituído por Decreto Presidencial n 6.286, de 5 de dezembro de 2007, visando promover saúde e educação integral além de articular a Escola e Rede Básica de Saúde para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos. Tem como proposta, a realização de 12 ações voltadas a prevenção de doenças e promoção da saúde, sendo a décima ação a ?Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração?, sendo a avaliação auditiva a sexta atividade prevista (BRASIL, 2009). Todo tipo de perda auditiva (condutiva, mista ou sensorioneural) pode afetar o desenvolvimento de uma criança, variando a intensidade, dependendo do grau da perda (leve, moderada, severa ou profunda), frequência e período de tempo em que a criança permanece sob essa condição. No âmbito escolar, os distúrbios auditivos transitórios, discretos, leves ou até mesmo unilaterais passam despercebidos durante anos pelos familiares, acarretando efeitos adversos na compreensão da fala. Tornando-se fundamental a avaliação auditiva periódica dos estudantes, principalmente no ensino fundamental I, no qual a alfabetização destes é o objetivo a ser alcançado. A Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva (Portaria MS/GM n 2.073/04), (BRASIL, 2004) estabelece que cabem à Atenção Básica ?realizar ações de caráter individual ou coletivo, voltadas para a promoção da saúde auditiva, da prevenção e da identificação precoce dos problemas auditivos, bem como ações informativas, educativas e de orientação familiar?. Na Caderneta de Saúde da Criança são encontrados campos para anotações relativas à realização da triagem auditiva em neonatos e em pré-escolares e escolares e também existem orientações aos pais para que acompanhem o desenvolvimento da audição e linguagem com sinais e alertas para problemas auditivos. Sendo possível, portanto, detectar e monitorar escolares e adolescentes com alterações audiológicas que possam afetar a aquisição do conhecimento e sua socialização. Em 2013, o PSE foi implantado no município de Macaé, realizando parte das ações propostas, todavia ainda não abarcando a décima ação. Neste sentido, para atender essa demanda, as Secretarias Municipal de Saúde e Educação e a coordenação do PSE firmaram parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro/Campus UFRJ-Macaé, em setembro de 2017, porém entendendo a necessidade da elaboração um projeto visando nortear as ações de saúde na escola a serem desenvolvidas articuladas às equipes da atenção básica em saúde, sem desconsiderar os campos da Extensão e Pesquisa fundamentais na academia. O estudo tem como objetivo principal realizar diagnóstico das condições de saúde auditiva dos escolares e adolescentes da Rede Básica de Ensino de Macaé.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Angélica Nakamura - Integrante / ANGELICA NAKAMURA - Integrante / VÍVIAN DE OLIVEIRA SOUSA CORRÊA - Integrante / JANE DE CARLOS SANTANA CAPELLI - Coordenador / ULIANA PONTES VIEIRA - Integrante / MARIA FERNANDA LARCHER DE ALMEIDA - Integrante / PAULA SILVA FIGUEIREDO - Integrante / INÊS LEONEZA DE SOUZA - Integrante / Hugo Demésio Maia Torquato Paredes - Integrante / Raquel Miguel Rodrigues - Integrante / Luziene de Sousa Melo - Integrante / Duanny de Sá Oliveira - Integrante / KELLY MARIANA PIMENTEL QUEIROZ - Integrante / ISABELLA RODRIGUES BRAGA - Integrante / KELLY PIRES AGUIAR - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Perfil Epidemiológico, Nutricional e Acompanhamento Sistemático de Usuários com Sobrepeso e Obesidade Assistidos na Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas da Região do Norte Fluminense, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Angélica Nakamura - Integrante / ANGELICA NAKAMURA - Integrante / JANE DE CARLOS SANTANA CAPELLI - Integrante / MARIA FERNANDA LARCHER DE ALMEIDA - Coordenador.

  • 2014 - 2017

    Redes de Atenção à Saúde Auditiva: análise da organização e implementação de ações para a garantia da integralidade do cuidado em Macaé, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jane de Carlos Santana Capelli em 19/08/2017., Descrição: A rede de atenção à saúde auditiva em Macaé está em fase de organização, e atualmente, se desconhece o fluxo de atendimento ao usuário de saúde deficiente auditivo, todas as instituições que realizam desde a TAN até a reabilitação e o sistema de referência e contra referência no município de Macaé. Outro ponto crítico é a legislação na área da pessoa com deficiência auditiva de Macaé, que existe, mas se desconhece o impacto da implementação da mesma ao grupo especifico assistido no município. É mister, portanto, conhecer e oferecer aos portadores de deficiência auditiva estratégias e ações de saúde que promovam qualidade de vida, com assistência multiprofissional e interdisciplinar, voltadas não somente para a recuperação e a reabilitação auditiva e das habilidades de comunicação, como também para outros aspectos da saúde. O projeto está em sintonia com a prioridade da Rede do SUS, abordando o fortalecimento, ampliação e integração das ações em Saúde; promoção da saúde e desenvolvimento de capacidades dos profissionais da Rede; monitoramento e ações relacionadas a saúde auditiva de neonatos e lactentes no Município de Macaé Dentro deste contexto e a partir dele, poderão ser delineadas novas políticas públicas, de maneira que não nos parecem ações exclusivas de assistência, mas de geração de informações que alimentem as possibilidades de análises situacionais de grupos populacionais específicos e pouco estudados, como os deficientes auditivos, a fim de dar sustentabilidade às definições e revisões de estratégias públicas à saúde e bem-estar a esses grupos. Entendemos também que a aproximação da universidade com o gestor municipal e sua equipe criará as condições para que o desenvolvimento de atividades de Educação Permanente para equipe do SUS local, bem como aprimorar o uso e/ou desenvolvimento das tecnologias nas Redes de Atenção a Saúde ao deficiente auditivo. Objetivo Geral: Analisar a organização e a implementação da rede de atenção à saúde auditiva no Município de Macaé.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Angélica Nakamura - Integrante / ANGELICA NAKAMURA - Integrante / JANE DE CARLOS SANTANA CAPELLI - Coordenador / ULIANA PONTES VIEIRA - Integrante / MARIA FERNANDA LARCHER DE ALMEIDA - Integrante / ANTONIO RODRIGO SERRA SANTAREM - Integrante / PAULA SILVA FIGUEIREDO - Integrante / CLEBER NASCIMENTO DO CARMO - Integrante / Guilherme Alvarenga Santos da Silva - Integrante / INÊS LEONEZA DE SOUZA - Integrante / Flávia de Miranda Fernandes - Integrante / Hugo Demésio Maia Torquato Paredes - Integrante / Juliana Montani Raimundo - Integrante / Raquel Miguel Rodrigues - Integrante / Rossana Espinoza Pereira - Integrante / Cristiane da Silva Rangel de Menezes - Integrante / Viviane Pinheiro Cotta Barcellos - Integrante / Emerson Elias Mehry - Integrante / Katerine de Souza Martins - Integrante / Thaís Abijaude Souza Rego - Integrante / Ariadne Pires Araújo de Souza - Integrante / Izabella Mendes Nogueira - Integrante / Isadora de Freitas Lyrio - Integrante / Luziene de Sousa Melo - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Conhecimento sobre alimentos funcionais em pacientes com câncer atendidos no Núcleo Municipal de Apoio ao Paciente Oncológico (NMAPO), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) . , Integrantes: Angélica Nakamura - Integrante / ANGELICA NAKAMURA - Integrante / JANE DE CARLOS SANTANA CAPELLI - Integrante / MARIA FERNANDA LARCHER DE ALMEIDA - Coordenador / MONICA FERONI CARVALHO - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Vigilância em saúde nas DANTS: nutrição na prevenção e controle da obesidade, Descrição: Identificar a prevalência de obesidade e síndrome metabólica em adultos e idosos assistidos em unidades da rede de saúde de Macaé. Prevenir e reduzir a obesidade na população, por meio de ações intersetoriais, promovendo a alimentação adequada e saudável. Promover a prática da alimentação adequada na vida adulta para a prevenção da obesidade e síndrome metabólica em idosos. Atuar na potencialização das ações de combate a obesidade e síndrome metabólica através de processos de intervenção em saúde com atividades com a comunidade. Contribuir para a diminuição dos casos de obesidade e síndrome metabólica na população macaense. Metodologia: A coleta de dados será realizada através da aplicação de questionário próprio com perguntas fechadas nas Unidades de Saúde de Macaé e posterior analise estatística. Será realizado um diagnostico da situação alimentar de adultos e idosos a partir de estudo descritivo, transversal, quantitativo, de base secundária; utilizando-se os formulários contendo marcadores dietéticos para avaliação do consumo alimentar. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) . , Integrantes: Angélica Nakamura - Integrante / ANGELICA NAKAMURA - Integrante / JANE DE CARLOS SANTANA CAPELLI - Integrante / MARIA FERNANDA LARCHER DE ALMEIDA - Coordenador / LAIS BURITI DE BARROS - Integrante.

  • 2011 - 2013

    Integrando ciência e comunidade: apoio à consolidação de um grupo temático interdisciplinar, Descrição: O Campus da UFRJ em Macaé é uma proposta inovadora de parceria entre a universidade e o município. Muitos investimentos têm sido feitos na intenção de se consolidar fora da capital do estado uma universidade que possa atender as demandas da região Norte Fluminense e em especial a própria comunidade Macaense. A UFRJ em Macaé está diretamente envolvida em projetos concebidos em parceria com a prefeitura e voltados para a melhoria de qualidade de vida da população local e regional. Estes projetos consistem em atividades de extensão, inserção na rede de saúde, monitoramento ambiental e outras atividades que proporcionam à sociedade uma interface direta com a universidade pública. O presente projeto agrupa diferentes propostas metodológicas e um grupo de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento que se propõe a consolidar uma equipe multidisciplinar no campo das ciências biomédicas, integrando em uma única proposta o trabalho desenvolvido dentro do laboratório com atividades de extensão envolvendo a comunidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Angélica Nakamura - Integrante / ANGELICA NAKAMURA - Integrante / Priscila Vieira Pontes - Integrante / Maria Fernanda Larcher de Almeida - Integrante / Moises Clemente Marinho Cavalcante - Coordenador / Ana Carolina de Siqueira Couto de Oliveira - Integrante / Marcos César de Lima Mendonça - Integrante / VÍVIAN DE OLIVEIRA SOUSA CORRÊA - Integrante / Wagner Baetas da Cruz - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2011

    Construindo pontes entre a evidência científica e a gestão em saúde, Descrição: A Comunicação Científica é de grande importância para a Ciência, pois promove a divulgação dos resultados das pesquisas; a aceitação dos resultados pelos pares e a consolidação do conhecimento. Segundo Targino(2000): "é a comunicação científica que favorece ao produto (produção científica) e aos produtores (pesquisadores) a necessária visibilidade e possível credibilidade no meio social em que produto e produtores se inserem." O principal produto esperado deste projeto de pesquisa e extensão é a elaboração e implantação de um Plano de Comunicação que divulgue para gestores e profissionais atuantes no Sistema Único de Saúde os resultados de pesquisas e estudos científicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Angélica Nakamura - Integrante / ANGELICA NAKAMURA - Integrante / Uliana Pontes Vieira - Coordenador., Financiador(es): Fundação Educacional de Macaé - Bolsa.

  • 2010 - Atual

    Valor Nutricional e Potencial Econômico de Frutos Comestíveis da Restinga de Carapebus, Descrição: O conhecimento sobre a composição de nutrientes e outros compostos em alimentos é fundamental para a realização de ações nas áreas da saúde, nutrição e agricultura, e para alcançar a Segurança Alimentar e Nutricional da população. Estudos já demonstraram que as frutas são importantes fontes alimentares de nutrientes como minerais, vitaminas, fibras e compostos fenólicos. Os fenólicos presentes em frutas são compostos biologicamente ativos que possuem propriedades antioxidantes, atuando na diminuição de danos causados pelo stress oxidativo ao organismo humano. Inúmeros dados epidemiológicos associam a ingestão de frutas com a diminuição do risco de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) como: Diabetes Mellitus, Obesidade, Hipertensão, Doenças cardiovasculares e Câncer. Diversas frutas não apresentam composição química conhecida e podem ser potencialmente nutritivas e apresentar alegação funcional, contribuindo para a prevenção de DCNTs. É o caso de muitos frutos comestíveis que já foram identificados na restinga de Carapebus, na região Norte Fluminense, do Estado do Rio de Janeiro. Informações sobre a composição de nutrientes e compostos biologicamente ativos desses frutos servirão de subsídio para ações de incentivo à produção, consumo e utilização desses frutos para fins comerciais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Angélica Nakamura - Integrante / ANGELICA NAKAMURA - Integrante / Priscila Vieira Pontes - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Compostos Bioativos e Potencial Antioxidante de Frutos Comestíveis da Restinga de Carapebus, Descrição: Estudos epidemiológicos e clínicos têm demonstrado uma correlação entre práticas alimentares saudáveis e a diminuição do risco de Doenças Crônicas Não Transmissíveis. As frutas, além de importantes fontes alimentares de nutrientes, são ricas em compostos bioativos (CBAs), apontados como os principais responsáveis pelos efeitos benéficos das dietas ricas em frutas e hortaliças. Na região Norte Fluminense situa-se a Restinga de Carapebus, onde foram identificados diversos frutos comestíveis ainda pouco estudados e potenciais fontes de CBAs. Dessa forma, este projeto tem como objetivo estudar tais frutos e neles identificar CBAs e atividade antioxidante para a valorização desses produtos regionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Angélica Nakamura - Coordenador / ANGELICA NAKAMURA - Integrante / ELIANE FIALHO DE OLIVEIRA - Integrante / Priscila Vieira Pontes - Integrante / Marcelo Guerra Santos - Integrante / Camilla Medeiros Macedo da Rocha - Integrante / Camila Eliza Fernandes Pazzini - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

Projetos de desenvolvimento

  • 2009 - Atual

    Criação do Campus UFRJ-Macaé: uma proposta tendo como mantenedora a Fundação Educacional de Macaé, Descrição: Implantação e manutenção do Laboratório de Dietética e Higiene dos Alimentos para as aulas práticas do curso de graduação em Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro campus Macaé.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. Financiador(es): Fundação Educacional de Macaé - Auxílio financeiro.

  • 2009 - Atual

    Criação do Campus UFRJ-Macaé: uma proposta tendo como mantenedora a Fundação Educacional de Macaé, Descrição: Implantação e manutenção do Laboratório de Dietética e Higiene dos Alimentos para as aulas práticas do curso de graduação em Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro campus Macaé.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Angélica Nakamura - Integrante / ANGELICA NAKAMURA - Coordenador., Financiador(es): Fundação Educacional de Macaé - Auxílio financeiro.

  • 2009 - Atual

    Criação do Campus UFRJ-Macaé: uma proposta tendo como mantenedora a Fundação Educacional de Macaé, Descrição: Implantação e manutenção do Laboratório de Dietética e Higiene dos Alimentos para as aulas práticas do curso de graduação em Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro campus Macaé.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Angélica Nakamura - Integrante / ANGELICA NAKAMURA - Coordenador., Financiador(es): Fundação Educacional de Macaé - Auxílio financeiro.

  • 2009 - Atual

    Criação do Campus UFRJ-Macaé: uma proposta tendo como mantenedora a Fundação Educacional de Macaé, Descrição: Implantação e manutenção do Laboratório de Dietética e Higiene dos Alimentos para as aulas práticas do curso de graduação em Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro campus Macaé.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Angélica Nakamura - Integrante / ANGELICA NAKAMURA - Coordenador., Financiador(es): Fundação Educacional de Macaé - Auxílio financeiro.

Prêmios

2019

Menção honrosa recebida pelo trabalho intitulado ?Relato de experiência: capacitação de ACSS para promoção da alimentação saudável a partir do uso de condimentos e especiarias? apresentado na 10ª SIAC, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2011

Melhor Trabalho da Área de Extensão Univesitária, III Jornada de Pesquisa e Extensão UFRJ-Macaé.

2010

Menção Honrosa na Área de Extensão Universitária, II Jornada de Pesquisa e Extensão UFRJ-Macaé.

2010

Menção Honrosa na Área de Extensão Universitária, II Jornada de Pesquisa e Extensão UFRJ-Macaé.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, campus UFRJ-Macaé. , Rua Aluísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros, 27930560 - Macaé, RJ - Brasil

Experiência profissional

2009 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 10/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UFRJ - Campus Macaé.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Inventário dos Bens Móveis do Centro Multidisciplinar UFRJ Macaé. Portaria 8591, de 29 de outubro de 2021.

  • 09/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UFRJ - Campus Macaé.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Produtos Controlados do Centro Multidisciplinar UFRJ Macaé. Portaria n 7277, de 14 de setembro de 2021.

  • 09/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UFRJ - Campus Macaé.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Reforma Curricular do Curso de Nutrição da UFRJ Macaé. Portaria n 9886, de 19 de setembro de 2019, publicada no BUFRJ n 39, de 26 de setembro de 2019.

  • 05/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UFRJ - Campus Macaé.,Cargo ou função, Membro da ?Comissão de Direitos Humanos e Combate às violências? da UFRJ, representando o Campus Macaé. Portaria n 3902, de 03 de maio de 2019, publicada no BUFRJ n 18, de 08 de maio de 2019, extra ordinário 5ª parte.

  • 12/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UFRJ - Campus Macaé.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Direitos Humanos do Campus UFRJ Macaé. Portaria n 12522, de 07 de dezembro de 2018, publicada no BUFRJ n 50, de 13 de dezembro de 2018.

  • 08/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UFRJ - Campus Macaé.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Dispensa de Disciplinas do Curso de Nutrição da UFRJ Macaé. Portaria n 7303, de 31 de agosto de 2017, publicada no BUFRJ n 36, de 07 de setembro de 2017. Renovação publicada pela portaria n 6401, de 10 de agosto de 2021.

  • 11/2012

    Direção e administração, Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira.,Cargo ou função, Responsável pelo Laboratório de Ciência de Alimentos, Pólo Universitário, UFRJ-Macaé.

  • 03/2020 - 02/2021

    Direção e administração, UFRJ - Campus Macaé.,Cargo ou função, Coordenadora de Apoio ao Ensino de Graduação do Colegiado de Ensino de Graduação de Macaé. Portaria n 1650, de 03 de março de 2020, publicada no DOU n 43, de 04 de março de 2020.

  • 07/2020 - 12/2020

    Serviços técnicos especializados , UFRJ - Campus Macaé.,Serviço realizado, Membro do ?Subgrupo 25: PET Saúde na Covid 19? do GT para o enfrentamento da COVID 19 da UFRJ/Macaé. Portaria n 5153, de 24 de julho de 2020, publicada no BUFRJ n 31, de 30 de julho de 2020.

  • 02/2019 - 03/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UFRJ - Campus Macaé.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Acompanhamento de atividades para avaliação de Estágio Probatório de Docentes do Campus UFRJ Macaé, no período de fevereiro a julho de 2019. Portaria n 1493, de 22 de fevereiro de 2019, publicada no BUFRJ n 09, de 28 de fevereiro.

  • 01/2019 - 12/2019

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Composição e Bioquímica de Alimentos em 2019.1 e 2019.2 - Professora Responsável, Prática em Ciência e Tecnologia de Alimentos em 2019.1, Processamento de Alimentos II em 2019.1 e 2019.2

  • 01/2018 - 12/2019

    Outras atividades técnico-científicas , UFRJ - Campus Macaé, UFRJ - Campus Macaé.,Atividade realizada, Orientadora acadêmica no Curso de Graduação em Nutrição.

  • 04/2019 - 04/2019

    Direção e administração, UFRJ - Campus Macaé.,Cargo ou função, Mesária de sessão no processo de pesquisa para os cargos de Reitor e Vice Reitor da UFRJ para o quadriênio 2019-2023, conforme resolução n 03/2019 no período de 02 a 04 de abril de 2019.

  • 04/2018 - 04/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UFRJ - Campus Macaé.,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente UFRJ Macaé Acessível e Inclusiva ? CPAI no período de abril de 2018 a abril de 2019. Portaria n 3332, de 11 de abril de 2018, publicada no BUFRJ n 16, de 19 de abril de 2018.

  • 01/2018 - 12/2018

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Composição e Bioquímica de Alimentos em 2018.1 e 2018.2 - Professora Responsável, Processamento de Alimentos II em 2018.1 e 2018.2

  • 03/2012 - 06/2018

    Direção e administração, Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira.,Cargo ou função, Representante dos Professores Adjuntos no Conselho Deliberativo do Campus UFRJ-Macaé.

  • 07/2013 - 07/2015

    Direção e administração, Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira.,Cargo ou função, Suplente do responsável pelo Laboratório de Produtos de Origem Vegetal, Pólo Ajuda, Campus UFRJ-Macaé Prof. Aloísio Teixeira.

  • 05/2013 - 03/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus UFRJ-Macaé Prof. Aloísio Teixeira.

  • 07/2013 - 09/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Divisão de Espaços do Campus UFRJ-Macaé Prof. Aloísio Teixeira.

  • 03/2013 - 07/2013

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Composição Química de Alimentos, Bioquímica de Alimentos, Práticas em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Processamento dos Alimentos II

  • 10/2012 - 02/2013

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica de Alimentos, Composição Química de Alimentos

  • 03/2012 - 07/2012

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica de Alimentos, Metodologia Científica, Práticas em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Práticas Integradas I, Processamento dos Alimentos II

  • 03/2012 - 07/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira.,Cargo ou função, Participação na Comissão de Elaboração do Programa de Pós-Graduação em Ciências Integradas da Saúde - PPG-CIS..

  • 06/2012 - 06/2012

    Outras atividades técnico-científicas , Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira, Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira.,Atividade realizada, Parecerista de trabalho de Iniciação Científica na IV Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ-Macaé (JPE).

  • 07/2011 - 11/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Consulta à Comunidade para escolha do Diretor Geral e Coordenadores Administrativo, de Pesquisa e de Extensão do Campus UFRJ-Macaé.

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica de Alimentos

  • 06/2010 - 01/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira.,Cargo ou função, Membro do Grupo de Trabalho que organizou o site institucional UFRJ-Macaé, representando o Curso de Nutrição.

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Composição e Higiene dos Alimentos, Praticas Integradas I

  • 07/2010 - 10/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira.,Cargo ou função, Membro da Comissão Organizadora da Recepção de Calouros do segundo semestre de 2010.

  • 09/2010 - 09/2010

    Outras atividades técnico-científicas , Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira, Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira.,Atividade realizada, Membro do Comitê Avaliador dos Trabalhos da Área de Nutrição na II Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ-Macaé.

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica de Alimentos, Saúde da Comunidade I, Práticas Integradas I

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Enfermagem e Obstetrícia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde da Comunidade I

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde da Comunidade I

  • 01/2006 - 07/2007

    Direção e administração, Instituto de Bioquímica Médica.,Cargo ou função, Administradora da Colônia de Rhodnius prolixus do Laboratório de Bioquímica de Insetos - IBqM/UFRJ.

  • 01/2007 - 01/2007

    Extensão universitária , Instituto de Bioquímica Médica.,Atividade de extensão realizada, Monitora do Curso de Extensão/Iniciação Científica ministrado para alunos e professores do ensino médio, intitulado "Por Dentro dos Alimentos".

  • 05/2006 - 05/2006

    Ensino, Especialização em Nutrição Clínica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Disciplina Técnica Dietética Aplicada à Nutrição Clínica

  • 02/2005 - 06/2005

    Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica O

  • 08/2004 - 12/2004

    Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica A

  • 04/2002 - 09/2002

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplina Técnica Dietética e Culinária II

  • 07/2002 - 07/2002

    Extensão universitária , Instituto de Bioquímica Médica.,Atividade de extensão realizada, Monitora do Curso de Extensão/Iniciação Científica ministrado para alunos e professores do ensino médio/fundamental intitulado "Plantas em Movimento".

  • 01/1999 - 02/2001

    Estágios , Instituto de Nutrição Josué de Castro.,Estágio realizado, Estágio de Iniciação Científica realizado no Laboratório de Nutrição Básica e Experimental sob orientação da Professora Eliane Fialho de Oliveira.

  • 04/1999 - 09/1999

    Estágios , Instituto de Bioquímica Médica.,Estágio realizado, Estágio de Iniciação Científica no Laboratório de Membranas Transportadoras sob orientação do Professor Júluio Alberto Mignaco.

  • 08/1997 - 07/1999

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Bioquímica Médica, Instituto de Bioquímica Médica.,Atividade realizada, Monitora da disciplina Bioquímica para o curso de Graduação em Nutrição.

2007 - 2007

Centro Universitário de Barra Mansa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor substituto

Atividades

  • 03/2007 - 04/2007

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplina Educação Nutricional, Disciplina Técnica Dietética e Culinária I

2004 - 2004

Faculdade Arthur Sá Earp Neto

Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: professor

Atividades

  • 11/2004 - 11/2004

    Ensino, Curso de Especialização em Nutrição Humana, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Disciplina Dietética e Gastronomia