Luciana de Farias

Bolsista de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Política Científica e Tecnológica da Unicamp, mestra em Política Científica e Tecnológica, bacharela em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas. Áreas de pesquisa: Análise de Políticas Públicas; Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia; Sociologia da Tecnologia; Estudos de Infraestrutura.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Doutorado em Política Científica e Tecnológica

2016 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Rafael de Brito Dias. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Política Científica e Tecnológica

2014 - 2016

Universidade Estadual de Campinas
Título: O Cadastro Único: uma Infraestrutura para Programas Sociais,Ano de Obtenção: 2016
Rafael de Brito Dias.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Bolsa Família; Infraestrutura; Políticas Sociais.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Ciências Sociais. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Estudos de Infraestrutura.

Graduação em Ciências Sociais

2009 - 2013

Universidade Estadual de Campinas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Extensão universitária em Epistemologias Feministas e Est. de Gênero em C&T. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Tecnociência e Políticas Públicas. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2011 - 2011

Intercâmbio universitário. , Universidad de la Republica Uruguay, UDELAR, Uruguai.

2005 - 2007

Técnico em Informática. , Colégio Técnico de Comércio Dom Pedro II, CDP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

DE FARIAS, L. . IV Encontro de Grupos de Estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Unicamp. 2017. (Outro).

DE FARIAS, L. ; GITHAY, L. . Homenagem ao Professor Amílcar Herrera - 30 anos do DPCT. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VI Simpósio Nacional de Ciência Tecnologia e Sociedade.O CADASTRO ÚNICO PARA PROGRAMAS SOCIAIS COMO UMA INFRAESTRUTURA. 2015. (Simpósio).

I Jornada de Iniciação Científica do Ensino Médio do CTI Renato Archer (JICEM?2014). Inclusão Digital e Conscientização Social. 2014. (Congresso).

Semana de Ciências Sociais. Inclusão Social e Tecnologia: uma Análise das Orientações da Política Científica e Tecnológica Brasileira. 2013. (Congresso).

V Tec Soc - Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade.Em Busca de um Modelo Teórico de Tecnologia para a Inclusão Social. 2013. (Simpósio).

CLAE - Congreso Latino Americano y Caribeño de Estudiantes. 2011. (Congresso).

Encuentro Regional por una Comunicación Democrática. 2011. (Encontro).

I Encuentro Latinoamericano de Comunicación. 2011. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

ANA MARIA MEDEIROS DA FONSECA

DIAS, R. de Brito; Monteiro, Marko S. Alvesrios;FONSECA, Ana M. M.. As Tecnologias do Bolsa Família. 2015 - UNICAMP - Geociências.

Rodrigo Alberto Toledo

Dias, Rafael de Brito; TOLEDO, RODRIGO ALERTO; Cruz, Silvia Regina Stuchi. Orégano e ciclovias possuem algo em comum? Infraestrutura cicloviária de São Paulo de 2013 a 2019. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas.

Marko Synésio Alves Monteiro

Dias, Rafael; Castilho, Noela Invernizzi;Monteiro, Marko. O Cadastro Único: uma infraestrutura para programas sociais. 2016. Dissertação (Mestrado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas.

Rafael de Brito Dias

DIAS, R. B.; INVERNIZZI, N.; MONTEIRO, M. S.. O Cadastro Único: uma infraestrutura para Programas Sociais. 2016. Dissertação (Mestrado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas.

Rafael de Brito Dias

DIAS, R. B.; TOLEDO, R. A.; CRUZ, S. S.. Orégano e ciclovias possuem algo em comum? Infraestrutura cicloviária de São Paulo de 2013 a 2019. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas.

Rafael de Brito Dias

DIAS, RAFAEL DE BRITO; FONSECA, A. M. M.; MONTEIRO, M. S.. Uma Genealogia do Programa Bolsa Família como Infraestrutura". 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas.

Noela Invernizzi

Dias, Rafael B.;Invernizzi, Noela; Monteiro, Marcos. S. A.. O Cadastro Único: uma infraestrutura para Programas Sociais. 2016. Dissertação (Mestrado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Jackeline Santos da Silva

A internet para quê?; 2013; Orientação de outra natureza - Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciana de Farias;

Glória Stefany de Jesus Tavares

A internet para quê?; 2013; Orientação de outra natureza - Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciana de Farias;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rafael de Brito Dias

Orégano e ciclovias possuem algo em comum? Infraestrutura cicloviária de São Paulo de 2013 a 2019; Início: 2016; Tese (Doutorado em Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Rafael de Brito Dias

O Cadastro Único: uma infraestrutura para Programas Sociais; 2014; Dissertação (Mestrado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Rafael de Brito Dias;

Fabio Nauras Akhras

Modelos para Sistemas de Inclusão Social; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fabio Nauras Akhras;

Fabio Nauras Akhras

Um Modelo Teórico de Tecnologia da Informação e Comunicação para o Desenvolvimento; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Fabio Nauras Akhras;

Fabio Nauras Akhras

Levantamento de Informações sobre o Trabalho Social do PMCMV; 2014; Orientação de outra natureza - Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fabio Nauras Akhras;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DE FARIAS, L. . Trajetória do CadÚnico durante o ciclo petista - 2003 a 2016. Temáticas , v. 27, p. 69-104, 2019.

  • DE FARIAS, L. ; DIAS, Rafael B. . O CADASTRO ÚNICO: A CONSOLIDAÇÃO DE UMA INFRAESTRUTURA PARA PROGRAMAS SOCIAIS. TEORIA & PESQUISA , v. 27, p. 22, 2018.

  • DE FARIAS, L. ; DIAS, Rafael B. . O Cadastro Único: a consolidação de uma infraestrutura para programas sociais. In: XI JORNADAS LATINOAMERICANAS DE ESTUDOS SOCIAIS DA CIENCIA E DA TECNOLOGIA, ESOCITE 2016: ESOCITE 21 Anos: Trajetórias plurais entre passados e futuros, 2016, Curitiba. XI JORNADAS LATINOAMERICANAS DE ESTUDOS SOCIAIS DA CIENCIA E DA TECNOLOGIA, ESOCITE 2016: ESOCITE 21 Anos: Trajetórias plurais entre passados e futuros, 2016.

  • DE FARIAS, L. ; DIAS, Rafael B. . O CADASTRO ÚNICO PARA PROGRAMAS SOCIAIS COMO UMA INFRAESTRUTURA. In: VI Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade, 2015, Rio de Janeiro. VI Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade, 2015.

  • DE FARIAS, L. ; SILVA, E. . Inclusão Digital e Conscientização Social. In: Jornada de Iniciação Científica do Ensino Médio do CTI Renato Archer (JICEM?2014), 2014, Campinas. Anais da I Jornada de Iniciação Científica do Ensino Médio do CTI Renato Archer (JICEM?2014), 2014.

  • DE FARIAS, L. ; AKHRAS, F. N. . Em Busca de Um Modelo Teórico de Tecnologia para a Inclusão Social. In: V Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade - Tecsoc Esocite Brasil, 2013, Curitiba. CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA: OUTRO DESENVOLVIMENTO É POSSÍVEL?, 2013.

  • DE FARIAS, L. ; AKHRAS, F. N. . A Teoria das capacidades como modelo para projetos de inclusão social. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO RENATO ARCHER, 2012, Campinas. ANAIS DA JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO RENATO ARCHER 2012, 2012.

  • DE FARIAS, L. . Os Carros na Mobilidade Urbana: da estação ferroviária de Americana até a Zona Azul. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DE FARIAS, L. ; DIAS, Rafael B. . Nunca sem meu carro! Um estudo sobre as resistências à redução do uso de transporte motorizado em São Paulo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DE FARIAS, L. . Infraestrutura para ciclistas na cidade de São Paulo: uma abordagem sociotécnica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DE FARIAS, L. ; DIAS, Rafael B. . O CADASTRO ÚNICO: A CONSOLIDAÇÃO DE UMA INFRAESTRUTURA PARA PROGRAMAS SOCIAIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DE FARIAS, L. ; DIAS, Rafael B. . O CADASTRO ÚNICO PARA PROGRAMAS SOCIAIS COMO UMA INFRAESTRUTURA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DE FARIAS, L. . Inclusão Social e Tecnologia: uma Análise das Orientações da Política Científica e Tecnológica Brasileira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DE FARIAS, L. ; AKHRAS, F. N. . Em Busca de um Modelo Teórico de Tecnologia para a Inclusão Social. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DE FARIAS, L. ; AKHRAS, F. N. . A Teoria das Capacidades como Modelo para Projetos de Inclusão Social. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DE FARIAS, L. . Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica - Unicamp. 2016; Tema: Divulgação de conteúdos e atividades do PG-PCT/Unicamp. (Rede social).

DE FARIAS, L. . Um Modelo Teórico de Tecnologia da Informação e Comunicação para o Desenvolvimento. 2013. (Relatório de pesquisa).

MENEGUELLO, R. et alia ; DE FARIAS, L. . Opinião Pública vol 18 nº1 - Revista do Cesop. 2012. (Produção Gráfica de Periódico Acadêmico).

MENEGUELLO, R. et alia ; DE FARIAS, L. . Opinião Pública vol 18 nº2 - Revista do Cesop. 2012. (Assistente de Produção Gráfica de Periódico Acadêmico).

MENEGUELLO, R. et alia ; DE FARIAS, L. . Opinião Pública vol 17 nº1 - Revista do Cesop. 2011. (Produção Gráfica de Periódico Acadêmico).

MENEGUELLO, R. et alia ; DE FARIAS, L. . Opinião Pública vol 17 nº2 - Revista do Cesop. 2011. (Produção Gráfica de Periódico Acadêmico).

MENEGUELLO, R. et alia ; DE FARIAS, L. . Opinião Pública vol 16 nº2 - Revista do Cesop. 2010. (Produção Gráfica de Periódico Acadêmico).

MENEGUELLO, R. et alia ; DE FARIAS, L. . Opinião Pública vol 16 nº1 - Revista do Cesop. 2010. (Produção Gráfica de Periódico Acadêmico).

DE FARIAS, L. ; SILVA NETO, V. J. ; AUTRAN, R. R. ; MEDEIROS, J. M. ; MOURA, F. . Política Implícita: conversas sobre política científica e tecnológica. 2018 (Podcast).

DE FARIAS, L. ; PINHEIRO, D. A. ; Araujo, D. C. ; CAMELO, A. P. . Homenagem ao Professor Amílcar Herrera. 2015 (Vídeo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2013

    Um Modelo Teórico de Tecnologia da Informação e Comunicação para o Desenvolvimento, Descrição: O projeto pretende trabalhar no campo da pesquisa da Tecnologia da Informação e Comunicação para o Desenvolvimento (ICT4D) a partir de uma perspectiva de desenvolvimento específica. O projeto irá trabalhar com os conceitos da teoria das capacidades do economista Amartya Sen na qual desenvolvimento vai além da ampliação da renda, consiste na ampliação da liberdade individual. O projeto parte da premissa de que a tecnologia da informação e da comunicação (TIC) tem potencial para gerar desenvolvimento. O trabalho consistirá na elaboração de um modelo teórico de desenvolvimento que priorize o uso das TICs e considere como desenvolvimento a ampliação da liberdade dos indivíduos. O projeto está relacionado ao projeto ?A Inclusão Social como um Projeto Científico? que está em desenvolvimento com financiamento da FAPESP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luciana de Farias - Integrante / Fabio Nauras Akrhas - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2011 - 2013

    A Inclusão Social como um Projeto Científico, Descrição: O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de uma ontologia e modelos que permitam formalizar noções e princípios associados ao problema da inclusão social, em diversos contextos, e que possam apoiar o projeto e a análise de sistemas de inclusão social. O desenvolvimento da ontologia e modelos será baseado na análise de três projetos de uso de tecnologias de mídia para promover inclusão social que estão atualmente em desenvolvimento. O objetivo geral é identificar e discutir questões associadas ao suporte à inclusão social de indivíduos e comunidades, no contexto desses três projetos, e explorar formas de expressar essas questões em termos precisos, elaborando uma ontologia e modelos capazes de estabelecer uma fundamentação para o projeto e a análise de sistemas de inclusão social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Luciana de Farias - Integrante / Fabio Nauras Akrhas - Coordenador / Laura Guesse Penido - Integrante / Bárbara Venturini Abile - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2014

    Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer

    Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Orientadora do Projeto PIBICEM, Carga horária: 8

  • 2014 - 2014

    Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa de Desenvolvimento Técnico Industrial, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Participação de projeto de pesquisa em parceria com o Ministério das Cidades com o titulo "Um programa de Web TV sobre o Programa Minha Casa Minha Vida. Realização de atividades de pesquisa bibliográfica.

  • 2012 - 2013

    Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica, Carga horária: 8

    Atividades

    • 06/2013 - 07/2014

      Outras atividades técnico-científicas , Labortório de Tecnologias de Mídia para a Inclusão Social, Labortório de Tecnologias de Mídia para a Inclusão Social.,Atividade realizada, Orientação de alunas do Ensino Médio da rede pública em projeto de Iniciação Científica com apoio do CNPq.

    • 01/2012 - 12/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Labortório de Tecnologias de Mídia para a Inclusão Social, .,Linhas de pesquisa

  • 2012 - 2013

    Universidade de Lisboa

    Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pesquisa, Carga horária: 20

    Atividades

    • 09/2012 - 01/2013

      Serviços técnicos especializados , Centro de Estudos Geográficos (CEG/IGOT), .,Serviço realizado, Inquéritos por questionário, em Campinas, no âmbito do projeto THEMIS ? Theorising the Evolution of European Migration Systems ? entre Outubro de 2012 e Janeiro de 2013.

  • 2014 - Atual

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

    Outras informações:
    O Grupo de Análise de Políticas de Inovação (GAPI) é vinculado ao Departamento de Política Científica e Tecnológica da UNICAMP tem se dedicado ao estudo das relações ciência-tecnologia-sociedade, a partir do emprego de enfoques como os de História, Filosofia e Sociologia da Ciência e da Tecnologia, Economia da Tecnologia e Análise de Políticas Públicas. A equipe do GAPI, de caráter interdisciplinar, tem realizado trabalhos junto a instituições nacionais e estrangeiras e atuado em colaboração com outros grupos de pesquisa no Brasil e no exterior. As pesquisas desenvolvidas pelo GAPI têm se dedicado à compreensão das especificidades da complexa relação ciência-tecnologia-sociedade no contexto latino-americano.

  • 2018 - 2018

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Atividades de Apoio a Docência Parcial. Curso: Movimentos Sociais. Ementa: Debate sobre as teorias dos Movimentos Sociais. Formas de organização dos Movimentos Urbanos e Rurais. Autonomia, organizações locais, nacionais e internacionais. Movimentos libertários: feministas, ecologistas e estudantis. Organizações não governamentais.Supervisão: Profa Doutora Leda Maria Caira Gitahy.

  • 2017 - 2017

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Atividades de Apoio a Docência Parcial. Curso: Teorias e Métodos da Ciência. Ementa: A emergência da ciência moderna e seu processo de institucionalização. As características da prática científica e do conhecimento produzido pelas ciências. A disputa pela demarcação de fronteiras entre conhecimento científico e outros modos de conhecer e explicar o mundo. Relações e dissensões entre saberes tradicionais e saberes científicos. Supervisão: Profa Doutora Janaina Oliveira Pamplona da Costa.

  • 2015 - 2015

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Estágio Docente, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Atividades de Apoio a Docência Parcial. Curso: História e Teoria das Organizações. Ementa: Abordagem histórica e comparativa da evolução das principais teorias de administração e gestão organizacional e suas relações com o pensamento econômico e sociológico. Supervisão: Prof. Doutor Ruy Quadros.

  • 2012 - 2014

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Programa de Apoio Didático, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Monitora das disciplinas de espanhol do Centro de Ensino de Línguas da Unicamp pelo Programa de Apoio Didático por três semestres consecutivos.

  • 2010 - 2011

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

    Atividades

    • 03/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Geociências da UNICAMP, Grupo de Análise de Políticas de Inovação.,Linhas de pesquisa

    • 04/2010 - 07/2011

      Estágios , Centro de Estudos de Opinião Pública, .,Estágio realizado, Produção gráfica do periódico científico Opinão Pública.