David Holanda de Oliveira

Possui graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2003), mestrado em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) e doutorado em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Paleontologia e educação ambiental e patrimonial, atuando principalmente nos seguintes temas: foraminífero, micropaleontologia, sedimentos biogênicos, curadoria, ensino de ciências e divulgação científica.

Informações coletadas do Lattes em 03/07/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Geociências

2008 - 2012

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Sedimentação biogênica quaternária da Plataforma Continental interna e média de Pernambuco, com base na distribuição de foraminíferos e fauna associada
ALCINA MAGNÓLIA FRANCA BARRETO. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Foraminíferos; MICROPALEONTOLOGIA; Plataforma Continental; Bioclastos marinhos.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia / Especialidade: Paleontologia.

Mestrado em Geociências

2005 - 2007

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Caracterização biofaciológica e paleoambiental com base em foraminíferos do Quaternário superior da Bacia de Campos, sudeste do Brasil,Ano de Obtenção: 2007
Alcina Magnólia Franca Barreto.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Foraminíferos; Quaternario; PALEOCLIMATOLOGIA; Bacia de Campos.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Geológica / Especialidade: Micropaleontologia. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Geológica / Especialidade: Sedimentologia Marinha.

Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas

1999 - 2003

Universidade Federal Rural de Pernambuco
Título: Limite da Infauna viva de foraminíferos na borda da plataforma continental da Bacia de Campos - Rio de Janeiro
Orientador: CÁTIA FERNANDES BARBOSA
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Bioelementos de Rochas Carbonáticas. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2011 - 2011

Identificação de foraminíferos bentônicos aglutina. (Carga horária: 40h). , Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz, PETROBRAS, Brasil.

2009 - 2009

A palinologia ao longo do tempo geologico. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2009 - 2009

A história evolutiva vegetal. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em  Curso Especial sobre análise ecológica de dados. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

2005 - 2005

Microbioestratigrafia e paleoecologia aplicada a. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em  Curso de Legislação Ambiental ? Promovido pela F. , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em  Curso de extensão de inglês instrumental para bi. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Paleontologia.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Geológica/Especialidade: Micropaleontologia.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Educação ambiental.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de ciências.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

OLIVEIRA, D.H. . Semana da Biologia - CCA/UFPB. 2016. (Outro).

OLIVEIRA, D.H. ; BRITO, C.H. ; ARAUJO, H. F. P. . Concurso para professor temporário. 2016. (Concurso).

BRITO, C.H. ; OLIVEIRA, D. H. . I Simpósio Paraibano de Ciências Biológicas: A biologia como meio multidisciplinar do conhecimento. 2014. (Outro).

BRITO, C.H. ; OLIVEIRA, D. H. . II Encontro de Biologia do CCA. 2014. (Outro).

OLIVEIRA, D.H. . Cursos de atualização em Ciências Biológicas. 2014. (Outro).

FRAGA, V. S. ; OLIVEIRA, D. H. . I Reunião Nordestina de Ciência do Solo. 2013. (Outro).

OLIVEIRA, D. H. . Encontro de iniciação a docência. 2011. (Outro).

OLIVEIRA, D. H. . I Encontro de Biologia do Centro de Ciências Agrárias - UFPB. 2010. (Outro).

BARRETO, A. M. F. ; OLIVEIRA, D. H. . ENCONTRO REGIONAL DE PALEONTOLOGIA: PALEO 2004. 2004. (Congresso).

OLIVEIRA, D. H. . III ENCONTRO PERNAMBUCANO DE BIÓLOGOS. 2004. (Congresso).

OLIVEIRA, D. H. . REUNIÃO REGIONAL DA SBPC-PE: CONHECIMENTO, ENSINO E SOCIEDADE. 2004. (Congresso).

OLIVEIRA, D. H. . 55ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC. 2003. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

PALEO NORDESTE 2018. 2018. (Congresso).

XXV Congresso Brasileiro de Paleontologia. DISTRIBUIÇÃO DOS FORAMINÍFEROS RECENTES DA REGIÃO CENTRAL DA PLATAFORMA CONTINENTAL DE PERNAMBUCO, NE-BRASIL. 2017. (Congresso).

XXV Congresso Brasileiro de Paleontologia. A ABORDAGEM DA PALEONTOLOGIA NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE AREIA, PB, BRASIL. 2017. (Congresso).

I Círculo de metodologia científica: Construindo saberes para a formação ão acadêmica.Avaliador "Ad hoc" de trabalhos apresentados. 2016. (Oficina).

IV EXNTRONTRO UNIFICADO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.Avaliador dos trabalhos apresentados. 2016. (Encontro).

Reunião anual da Sociedade Brasileira de Paleontologia, Núcleo Nordeste (2016). 2016. (Encontro).

CONGRESSO BRASILEIRO DE PALEONTOLOGIA. Análise da fauna de foraminíferos Quaternários da Região Norte da Plataforma Continental de Pernambuco, Brasil. 2015. (Congresso).

XVI Encontro de Extensão - UFPB.Avaliador do XVI Encontro de Extensão. 2015. (Encontro).

18ª Jornada de Iniciação Científica.Pariticipação na comissão avaliadora dos trabalhos da área de Ciências Biológicas. 2014. (Encontro).

CONGRESSO BRASILEIRO DE PALEONTOLOGIA. Levantamento das ocorrências de fósseis de megafauna no estado da Paraíba, Nordeste do Brasil. 2013. (Congresso).

XXII Congresso Brasileiro de Paleontologia. 2011. (Congresso).

XII CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILERIA DE ESTUDO DO QUATERNÁRIO. Bioestratigrafia e isótopos de oxigênio em foraminíferos Quaternários do talude da Bacia de Campos, Sudeste do Brasil. 2009. (Congresso).

XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE PALEONTOLOGIA. Distribuição da Fauna de foraminíferos bentônicos do Quaternário no talude da Bacia de Campos, RJ. 2009. (Congresso).

XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE PALEONTOLOGIA E CONGRESSO LATINO AMERICANO DE PALEONTOLOGIA. Ações de curadoria na coleção de microfósseis do departamento de geologia da UFPE. 2005. (Congresso).

ENCONTRO REGIONAL DE PALEONTOLOGIA.A coleção científica de microfósseis do departamento de geologia da Universidade Federal de Pernambuco. 2004. (Encontro).

Reunião Regional da SBPC-PE: Conhecimento, ensino e sociedade.. 2004. (Encontro).

55ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC. 2003. (Congresso).

7ª Jornada de inciação científica da FACEPE.Microhabitat de foraminíferos da plataforma continental da Bacia de Campos, Rio de Janeiro. 2003. (Outra).

III JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFRPE.Análise comparativa, a partir do conhecimento entomológico tradicional, das populações urbanas (Recife) e Rural (Caruaru). 2003. (Outra).

IX CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS DO QUATERNÁRIO, II CONGRESSO DE PAÍSES DE LÍNGUAS IBÉRICAS E II CONGRESSO SOBRE PLANEJAMENTO E GESTÃO DA ZONA COSTEIRA DOS PAÍSES DE EXPRESSÃO PORTUGUESA. Análise da infauna de foraminíferos vivos da borda da plataforma continetal e talude superior da Bacia de Campos, Rio de Janeiro. 2003. (Congresso).

6ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACEPE.Limite da infauna viva de foraminíferos em um box-core do talude da Bacia de Santos, Rio de Janeiro. 2002. (Outra).

FÓRUM PERNAMBUCANO DE COMBATE AOS EFEITOS DOS AGROTÓXICOS NA SAÚDE DO TRABALHADOR, NO MEIO AMBIENTE E NA SOCIEDADE. 2002. (Seminário).

SEMINÁRIO FLORESTAS E ÁGUA NA RIO +10, O QUE PRECISA ACONTECER?. 2002. (Seminário).

5ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACEPE.Limite da infauna viva de foraminíferos em um box-core do talude da Bacia de Santos, Rio de Janeiro. 2001. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Augusto Bispo Cezar

OLIVEIRA, D. H.; BARRETO, A. M. F.; OLIVEIRA, E. V.. ANALISE DA FAUNA DE FORAMINÍFEROS DO POÇO IATE, 1 LABIO-PE-3 LOCALIZADO NA BACIA DA PARAÍBA ? NE ? BRASIL. 2014. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Taciana Ferreira da Silva

OLIVEIRA, D. H.; FERREIRA JR., A. V.. Contribuição ao estudo de erosão costeira no Nordeste brasileiro. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em geografia no contexto ambiental) - Faculdade de Formação de Professores de Goiâna.

Aluno: Matheus de Araújo Lagares

ARAUJO, H. F. P.; SILVA, W. F.; BRITO, C.H.;OLIVEIRA, D. H.. Araneofauna (Arachnida, Araneae) do Parque Estadual do Pau Ferro, Areia, Paraíba, Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Alberlânia Marques Nunes

XAVIER, W. J. F.;OLIVEIRA, D. H.; GUIMARAES, A. S.. O REFLORESTAMENTO URBANO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM OLHAR PARA AÇÃO E PERCEPÇÃO DOS EDUCANDOS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Gabriel Leite dos Santos Campos

ARAUJO, H. F. P.;OLIVEIRA, D. H.; BARBOSA, A. R.. SERPENTES EM ÁREAS SINANTRÓPICAS NO BREJO DE ALTITUDE PARAIBANO: UM INVENTÁRIO PARA EDUCAÇÃO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Carlos Antonio de Souza Rodrigues

ARAUJO, H. F. P.;OLIVEIRA, D.H.; MENEZES, R. F.. DIFERENCIAÇÃO DE NICHO E PALEODISTRIBUIÇÃO POTENCIAL DE DUAS ESPÉCIES DE AVES COM DISTRIBUIÇÃO DISJUNTA EM FLORESTAS SECAS DA AMÉRICA DO SUL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Jackson dos Santos Silva

XAVIER, W. J. F.; CAVALCANTI, M. L. F.;OLIVEIRA, D.H.. A trilha interpretativa como recurso pedagógico para a Educação Ambiental: abordando uma experiÊNCIA do PROLICEN. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Carem Meiryanny Martins Nobre do Nascimento

SILVA, A. E. B. E.;OLIVEIRA, D. H.; ASSIS, F. N. M.. CITOGENÉTICA DE SERPENTES (Uma breve revisão com ênfase nos eventos que levaram a diversificação cariotípica dentro do grupo). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Bárbara Carla Ehrhardt Paes

OLIVEIRA, D.H.. Formação, geoquímica e datação de arenitos de praia em Jaboatão dos Guararapes-PE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Rilda Verônica Cardoso de Araripe

OLIVEIRA, D. H.; NASCIMENTO, L. R. S. L.; ALVES, M. S.. Caracterização da fauna de foraminíferos bentônicos da Plataforma Continental de Itamaracá, PE-Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Kátia Botelho Torres Galindo

FRUTUOSO, M. N. M. A.; BARBOSA, A. G.;OLIVEIRA, D. H.. Diagnóstico dos problemas sócioambientais na feira livre de Prazeres, Jaboatão dos Guararapes - PE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de Pernambuco.

OLIVEIRA, D.H.; BICHO, C. L.; COSTA, M. N.. Concurso para professor temporário. 2016. Universidade Federal da Paraíba.

OLIVEIRA, D. H.; BRITO, C.H.; LUNA, K. P. O.. Processo seletivo simplificado para professor substituto na área de Zoologia. 2014. Universidade Estadual da Paraíba.

OLIVEIRA, D. H.. Processo seletivo simplificado para professor substituto na área de Paleontologia e Geologia. 2012. Universidade Federal da Paraíba.

OLIVEIRA, F. P.;OLIVEIRA, D. H.; OLIVEIRA, F. A.. Processo seletivo simplificado para professor substituto, Assistente I, Regime de Trabalho T-20, na Área de Introdução à Ciência do Solo. 2011. Universidade Federal da Paraíba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Hortencia Maria Barboza de Assis

BARRETO, A. M. F.;ASSIS, Hortencia Maria Barboza de. A Plataforma Média de Pernambuco: composição e origem dos bioclastos com enfase em foraminíferos. 2012. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Lúcia Maria Mafra Valença

BARRETO, A. M. F.;VALENÇA, L. M. M.; DULEBA, W.; SILVA, J. S.; ASSIS, H. M. B.. Sedimentação Biogênica da Plataforma Continental Interna e Média de Pernambuco com base na distribuição de foraminíferos e fauna associada. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Lúcia Maria Mafra Valença

BARRETO, A. M. F.; ASSIS, H. M. B.;VALENÇA, L. M. M.; OLIVEIRA, E. V.; SIRIVASTAVA, N. K.. Distribuição dos Foraminíferos Quaternários da Plataforma Continental de Pernambuco, Brasil. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Jacqueline Santos da Silva

BARRETO, A. M. F.;SILVA, J. S.. Sedimentação biogênica da Plataforma Continental Interna e Média de Pernambuco com base na distribuição de foraminíferos e fauna associada. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Federal de Pernambuco.

Cátia Fernandes Barbosa

BARBOSA, C. F.; SANTOS, P. J. P.; SANTOS, L. P. S.; SILVA, A. C. B. L. E.. Limite da infauna viva de foraminíferos na borda da plataforma continental da Bacia de Campos, Rio de Janeiro.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Alcina Magnólia Franca Barreto

BARRETO, A. M. F.; DULEBA, W.; SIAL, A. N.. Caracterização Biofaciológica e Paleoambiental com base em foraminíferos do Quatern´´ario Superior da bacia de campos, Sudeste do Brasil. 2007. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Geologia Sedimentar e Ambiental) - Universidade Federal de Pernambuco.

Alcina Magnólia Franca Barreto

BARRETO, A. M. F.; DULEBA, W.; ASSIS, H. B.; VALENCA, L. M. M.; SILVA, J. S.. Sedimentação Biogênica da Plataforma continental interna e média de Pernambuco com base na distribuição de foraminíferos e fauna associada. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geociencias) - Universidade Federal de Pernambuco.

Alcina Magnólia Franca Barreto

BARRETO, A. M. F.; ASSIS, H. B.;Oliveira, E.V.; VALENCA, L. M. M.; SRIVASTAVA, N.. DISTRIBUIÇÃO DOS FORAMINÍFEROS QUATERINÁRIOS DA PLATAFORMA CONTINENTAL DE PERNAMBUCO, BRASIL. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Geociencias) - Universidade Federal de Pernambuco.

Lilia Pereira de Souza Santos

SOUZA-SANTOS, L. P.SANTOS, P. J. P.; BARBOSA, C. F.. Limite da Infauna viva de foraminífeors na borda da plataforma continental da bacia de campos- Rio de Janeiro. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Alcides Nóbrega Sial

BARRETO, A. M.; DULEBA, W.;SIAL, A. N.. Caracterização biofaciológica e paleombiental com base em foraminíferos do Quaternário Superior da Bacia de Campos, RJ.. 2007. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Davy Barbosa Bérgamo

Distribuição dos foraminiferos Quaternários das plataformas continentais de Pernambuco e Paraíba; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Viviane Fabrício do Nascimento

ENTENDENDO A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA ATRAVÉS DA TABELA GEOLÓGICA; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Danilo Marcos dos Santos

Análise sitemática de um acho fossilífero de paleomastofauna no NE , Brasil; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Josefa Nilmara Lopes Lacerda

ELABORAÇAO DE UMA PALINOTÉCA DA FLORA VASCULAR DO PARQUE ESTADUAL DA MATA DO PAU-FERRO ? AREIA ? PB; Início: 2019 - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

JEFFERSON GOMES DE SOUSA SANTOS

ANÁLISE DOS SEDIMENTOS BIOGÊNICOS DA PLATAFORMA CONTINENTAL DO RIO GRANDE DO NORTE, NE-BRASIL; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Eduardo Gomes da Silva Filho

MONITORIA DE PALEONTOLOGIA E EVOLUÇÃO; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

kelliane Medeiros de Lima

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO-FORMAL COMO FERRAMENTA NA PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE LOCAL E DO PATRIMÔNIO FOSSILIFERO; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Paraíba; Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Hermanny Assis da Silva

A MONITORIA NA DISCIPLINA DE PALEONTOLOGIA E EVOLUÇÃO; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Paraíba; Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Eduardo Gomes da S

Filho; MONITORIA DE PALEONTOLOGIA E EVOLUÇÃO; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Josefa Nilmara Lopes Lacerda

MONITORIA DE PALEONTOLOGIA E EVOLUÇÃO; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Emanoel Marcos Medeiros de Azevedo

Análise dos foraminíferos recentes da Plataforma Continental do Rio Grande do Norte, NE-Brasil; Início: 2017; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Raiany Meirelli dos Anjos Rodrigues

Dos conceitos filosóficos às novas perspectivas da Teoria Sintética da Evolução: Desafios do ensino da biologia evolutiva no ensino médio; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Washington Antonio Pereira de França

Concepções sobre meio ambiente e sociedade entre agentes coletores de materiais recicláveis; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Emanoel Marcos Medeiros de Azevedo

Análise dos foraminíferos recentes da Plataforma Continental de Pernambuco, NE-Brasil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Rogério Pereira Silva

Primavera Silenciosa: um olhar a partir das perspectivas inter e transdisciplinar; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Maria Anunciada dos Santos Veras

Análise do ensino da Paleontologia em escolas do município de Arei-PB; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Ivoneide de Almeida Querino

A Educação ambiental como instrumento de conscientização e sensibilização no uso adequado dos agrotóxicos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Ana Cláudia de Melo Gonçalves

A monitoria como estratégia pedagógica para a melhoria do ensino-aprendizagem das disciplinas oferecidas pelo Departamento de Ciências Biológicas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Viviane Fabrício do Nascimento

Análise dos bioclastos marinhos da Região Sul da Plataforma continental de Penrnambuco, Brasil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Raphael Cavalcante Paulo

MATERIAIS E METODOLOGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Raiany Meirelli dos Anjos Rodrigues

Abordagem do tema evolução biológica nos livros didáticos de biologia do ensino médio; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Edna Gomes de Lima Alexandre

Concepção dos agentes comunitários de saúde sobre os problemas sócio ambientais na zona rural da cidade de Areia; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Maria Elisângel Numeriano da Silva

A Concepção de docentes e funcionários de uma escola da rede pública da cidade de Areia-PB, sobre a importância da Educação Ambiental; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Emanuelle Ribeiro da Cosa Gomes

Levantamento das ocorrências de megafauna no estado da Paraíba, NE do Brasil; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Sibelle Willian Dias dos Santos

Diagnóstico da concepção de professores polivalentes sobre educação ambiental em escolas na cidade de Areia-PB; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Edilaine da Silva Trajano

Análise do conhecimento de professores e alunos sobre a mata do Pau-Ferro e sua correlação com a Educação Ambiental em escolas no município de Areia-PB; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Davy Barbosa Bérgamo

ANÁLISE TAFONÔMICA E PALEOAMBIENTAL DE FORAMINÍFEROS BENTÔNICOS DA PLATAFORMA CONTINENTAL DO RIO GRANDE DO NORTE, NE-BRASIL; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Raiany Meirelli dos Anjos Rodrigues

Análise dos sedimentos biogênicos da Plataforma Continental de Pernambuco, NE-BRASIL; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Emanoel Marcos Medeiros de Azevedo

Análise dos sedimentos biogênicos da Plataforma Continental de Pernambuco, NE-BRASIL; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Eduardo Gomes da Silva Filho

PROLICEN: A UTILIZAÇÃO DA ESCALA DO TEMPO GEOLÓGICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA COMPREENSÃO DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA; 2018; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Keliane Medeiros de Lima

COEX: Intrações entre comunidade e universidade: Participação popular na criação de um museu de história natural no centro de ciênas agrárias; 2018; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Henrique Reis Magalhães Soares

COEX: Intrações entre comunidade e universidade: Participação popular na criação de um museu de história natural no centro de ciênas agrárias; 2018; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Josefa Nilmara Lacerda

MONITORIA: MONITORIA NA DISCIPLINA DE PALEONTOLOGIA E EVOLUÇÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CCA/UFPB; 2018; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Danilo Marcos dos Santos

A importância da monitoria na disciplina Paleontologia e Evolução dos cursos de ciências biológicas/CCA-UFPBs; 2017; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Davy Barbosa Bérgamo

Monitoria em solos e Engenharia Rural: Integração do Ensino, Extensão e a Pesquisa nos cursos de agronomia, biologia, química e zootecnia ano XIII; 2017; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Viviane Fabrício do Nascimento

PROLICEN: A UTILIZAÇÃO DA ESCALA DO TEMPO GEOLÓGICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA COMPREENSÃO DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA; 2017; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Josefa Nilmara Lopes Lacerda

PROBEX: ANÁLISE DAS POTENCIALIDADES DO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS-UFPB PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL; 2017; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Henrique Reis Magalhães Soares

PROBEX: ANÁLISE DAS POTENCIALIDADES DO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS-UFPB PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL; 2017; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Danilo Marco dos Santos

DOS CONCEITOS BÁSICOS À PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO FOSSILÍFERO: DESAFIOS DO ENSINO/APRENDIZAGEM DA PALEONTOLOGIA EM ESCOLAS PÚBLICAS NA CIDADE DE AREIA, PB ? ANO II; 2016; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Eraldo Santana de Sousa

DOS CONCEITOS BÁSICOS À PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO FOSSILÍFERO: DESAFIOS DO ENSINO/APRENDIZAGEM DA PALEONTOLOGIA EM ESCOLAS PÚBLICAS NA CIDADE DE AREIA, PB ? ANO II; 2016; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Filipe Mariano de Sousa

CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO-APRENDIZADO DO USO CONSCIENTE DOS AGROTÓXICOS; 2016; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Danilo Marcos dos Santos

Monitoria em solos e Engenharia Rural: Integração do Ensino, Extensão e a Pesquisa nos cursos de agronomia, biologia, química e zootecnia ano XII; 2016; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Emanoel Marcos Medeiros de Azevedo

Dos conceitos básicos à preservação do Patrimônio Fossílifero: Desafios do ensino/aprendizagem da Paleontologia em escolas públicas na cidade de Areia, PB; 2015; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Edilaine da Silva Trajano

A monitoria como subsídio no processo de ensino-aprendizagem das disciplinas oferecidas pelo Departamento de Ciências Biológicas/CCA-UFPB; 2015; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Raiany Meirelli dos Anjos Rodrigues

Moniotoria em solos e engenharia rural: integração do ensino, extensão e a pesquisa nos cursos de agronomia, biologia, química e zootecnia - ano XI; 2015; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Edilaine da Silva Trajano

A prática da monitoria como instrumento de otimização do aprendizado nas disciplinas oferecidas pelo Departamento de Ciências Biológicas-CCA UFPB; 2014; Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Raiany Meirelli dos Anjos Rodrigues

Monitoria em solos e Engenharia Rural: Integração do Ensino, Extensão e a Pesquisa nos cursos de agronomia, biologia, química e zootecnia ano XI; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Edilaine da Silva Trajano

A monitoria como subsídio no processo de ensino-aprendizagem das disciplinas oferecidas pelo Departamento de Ciências Biológicas/CCA-UFPB; 2014; Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Raiany Meirelli dos Anjos Rodrigues

Monitoria em solos e engenharia rural: integração do ensino com a extensão a pesquisa nos cursos de agronomia, biologia e zootecnia, AnoX; 2013; Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Edilaine da Silva Trajano

A monitori como ferramenta de auxílio no aprendizado das disciplinas oferecidas pelo Departamento de Ciências Biológicas - CCA/UFPB; 2013; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Emanuelle Ribeiro da Cosa Gomes

A importância da monitoria para a disciplina de paleontologia e evolução do curso de Ciências Biológicas/CCA-UFPB; 2012; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Raiany Meirelli dos Anjos Rodrigues

A importância da iniciação a docência para a melhoria do ensino das disciplinas oferecidas pelo departamento de ciência biológicas CCA/UFPB; 2012; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Maria Anunciada dos Santos Veras

A monitoria como ferramenta de auxílio no apredizado das disciplinas oferecidas pelo departamento de Ciências biológicas - CCA UFPB; 2012; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Emanuelle Ribeiro da Cosa Gomes

A importância da iniciação a docência para a melhoria do ensino das disciplinas oferecidas pelo departamento de ciências biológicas CCA/UFPB; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Maria Anunciada dos Santos Veras

Monitoria em solos e engenharia rural: integração do ensino com a extensão e a pesquisa nos cursos de agronomia, biologia e zootecnia: Ano VIII e IX; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Rayany Meirelli dos Anjos Rodrigues

A importância da iniciação a docência para a melhoria do ensino das disciplinas oferecidas pelo departamento de ciência biológicas CCA/UFPB; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Raiany Meirelli dos Anjos Rodrigues

Monitoria em solos e engenharia rural: integração do ensino com a extensão a pesquisa nos cursos de agronomia, biologia e zootecnia, Ano: VIII; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

André Santos de Souza

Contribuição a melhoria do ensino nas disciplinas oferecidas pelo departamento de ciências biológicas; 2010; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Rayany Meirelli dos Anjos Rodrigues

Projeto monitoria em solos e engenharia rural; 2010; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: David Holanda de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Hortencia Maria Barboza de Assis

A Plataforma Média de Pernambuco: composiçao e origem dos bioclastos com ênfase em foraminíferos; 2012; Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco,; Coorientador: Hortencia Maria Barboza de Assis;

Cátia Fernandes Barbosa

Limite da Infauna viva de foraminíferos na borda da plataforma continental da bacia de Campos, Rio de Janeiro; ; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Cátia Fernandes Barbosa;

Alcina Magnólia Franca Barreto

Caracterização biofaciológica e paleoambiental com base em foraminíferos do Quaternário superior da Bacia de Campos, sudeste do Brasil; 2007; Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alcina Magnólia Franca Barreto;

Alcina Magnólia Franca Barreto

Sedimetação Biogênica da Plataforma Continental interna e média de Pernambuco com base na distribuição de foraminíferos e fauna associada; 2012; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geociencias) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alcina Magnólia Franca Barreto;

Alcina Magnólia Franca Barreto

Organização de parte da coleção Científica de Microfósseis do Departamento de Geologia da UFPE; 2005; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Alcina Magnólia Franca Barreto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ARARIPE, RILDA ; OLIVEIRA, DAVID ; TOMÉ, MARIA EMÍLIA ; MELLO, RENATA ; BARRETO, ALCINA ; SIAL, ALCIDES . Análise isotópica de oxigênio e carbono em microfósseis da Formação Romualdo, cretáceo inferior, bacia do Araripe, Pernambuco, nordeste do Brasil. Geochimica Brasiliensis (Rio de Janeiro) , v. 33, p. 133-142, 2019.

  • 2017 NASCIMENTO, LUIZ R.D.S.L. ; TOMÉ, MARIA E.T.R. ; BARRETO, ALCINA M.F. ; HOLANDA DE OLIVEIRA, DAVID ; NEUMANN, VIRGÍNIO H.M.L. . Biostratigraphic analysis based on palynomorphs and ostracods from core 2-JNS-01PE, Lower Cretaceous, Jatobá Basin, northeastern Brazil. Journal of South American Earth Sciences , v. 76, p. 115-136, 2017.

  • 2017 QUERINO, I. A. ; FRANCA, W. A. P. ; OLIVEIRA, D.H. ; DANTAS, T. A. V. . A educação ambiental como instrumento de conscientização e sensibilização no uso adequado dos agrotóxicos. Revista Ibero-americana de Ciências Ambientais , v. 8, p. 00, 2017.

  • NASCIMENTO, LUIZ ; TOMÉ, MARIA ; BARRETO, ALCINA ; OLIVEIRA, DAVID ; NEUMANN, VIRGÍNIO . DIAGNÓSTICO PALINOFLORÍSTICO DO POÇO 2-JNS-01PE, CRETÁCEO INFERIOR, BACIA DO JATOBÁ, NORDESTE DO BRASIL. Estudos geológicos (UFPE) , v. 27, p. 118-134, 2017.

  • 2016 ARARIPE, R.V.C. ; OLIVEIRA, D.H. ; ASSIS, H.M.B. ; BARRETO, A.M.F. . Caracterização da Fauna de Foraminíferos Bentônicos da Plataforma Continental de Itamaracá, PE - Brasil. Estudos Geológicos (UFPE) , v. 26, p. 91-107, 2016.

  • 2014 NASCIMENTO, L.R.S.L. ; BARRETO, A.M.F. ; OLIVEIRA, D.H. . Ocorrência de Palinomorfos de Idade Devoniana, Retrabalhados na Formação Crato Aptiano-Albiano da Bacia do Jatobá - Nordeste do Brasil. Estudos geológicos (UFPE) , v. 24, p. 65-71, 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

OLIVEIRA, D. H. . Análise micropaleontológica e bioestratigráfica das sequências rifte e pós-rifte da Bacia Pernambuco, baseada nos principais grupos microfossilíferos - PETROBRAS. 2013.

OLIVEIRA, D. H. . SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS EM CONSULTORIA DE FORAMINÍFERO - PETROBRAS. 2013.

BARRETO, A. M. F. ; OLIVEIRA, D. H. . Caracterização e diagnóstico do patrimônio paleontológico do submédio São Francisco. 2007.

OLIVEIRA, D. H. ; BARRETO, A. M. F. ; ALVES, R. S. . Recuperação do acervo paleontológico do museu de história natural do centro de ensino experimental ginásio pernambuco. 2005.

OLIVEIRA, D. H. ; BARRETO, A. M. F. ; SILVA, J. S. . Museu de Fósseis Karl Beurlen: aplicações educacionais e interação com a sociedade. 2004.

OLIVEIRA, D. H. . Souza: Terra dos Dinossauros. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, D.H. . Uitilização dos microfósseis na reconstituição de paleoambiente. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, D.H. . Utilização de microfósseis carbonáticos no Estudo da Paleoceanografia. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

HOLANDA DE OLIVEIRA, DAVID . Tópicos em paleontologia e Educação Ambiental. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, D. H. . Microfósseis Marinhos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARANHAO, E. ; SILVA, J. S. ; OLIVEIRA, D. H. . PARQUE ESTADUAL MATA DA PIMENTEIRA: Riqueza natural e Conservação da Caatinga. 2013. (Editoração/Livro).

OLIVEIRA, D. H. . A Micropaleontologia. 2009. (Palestra).

OLIVEIRA, D. H. . A Paleontologia. 2007. (PALESTRA).

OLIVEIRA, D. H. . A utilização dos fósseis como bioindicadores paleoclimáticos. 2007. (PALESTRA).

OLIVEIRA, D. H. . Mudanças ambientais: do passado ao futuro e seus impactos na biosfera. 2007. (Oficina).

OLIVEIRA, D. H. . A Paleontologia de Pernambuco. 2007. (Palestra).

OLIVEIRA, D. H. ; BARRETO, A. M. F. ; ALVES, R. S. . O ACERVO PALEONTOLÓGICO DO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DO CENTRO DE ENSINO EXPERIMENTAL GINÁSIO PERNAMBUCANO. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO).

OLIVEIRA, D. H. ; BARRETO, A. M. F. ; LIMA, F. C. ; SILVA, J. S. . MUSEU DE FÓSSEIS KARL BEURLEN: APLICAÇÕES EDUCACIONAIS E INTERAÇÃO COM SOCIEDADE. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    ELABORAÇAO DE UMA PALINOTÉCA DA FLORA VASCULAR DO PARQUE ESTADUAL DA MATA DO PAU-FERRO ? AREIA ? PB, Descrição: O principal objetiva do projeto é elaborar uma palinoteca de referência com espécies da flora vascular do Parque Estadual da Mata do Pau-Ferro, município de Areia ? PB. A introdução está coerentemente redigida, subsidiada por um referencial teórico pertinente, porém um tanto quanto desatualizada, visto que a literatura mais recente data de 2011. Os objetivos específicos são claros e possíveis de ser alcançados. A metodologia foi redigida de forma clara, porém sucinta. O cronograma é exequível e encontra-se dentro do limite estabelecido no edital. De forma geral, o projeto possivelmente trará importantes resultados sobre o conhecimento dos tipos polínicos presentes nos espécimes da flora vascular da Mata do Pau-Ferro ? AREIA ? PB, conta com o auxílio logístico do laboratório de zoologia da UFPB, demonstrando integração entre pesquisadores de universidades distintas e isso só vem a acrescentar, não só ao professor, porém é extensivo aos seus orientandos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: David Holanda de Oliveira - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal da Paraíba - Outra.

  • 2018 - Atual

    ANÁLISE DOS SEDIMENTOS BIOGÊNICOS DA PLATAFORMA CONTINENTAL DO RIO GRANDE DO NORTE, NE-BRASIL, Descrição: Os sedimentos biogênicos marinhos são aqueles de composição carbonática, constituídos por algas calcárias ou por fragmentos de organismos bentônicos com esqueleto calcário. Informações sobre a origem e distribuição desses sedimentos fornecem subsídios para estudos aprofundados da dinâmica sedimentar local. Este trabalho tem como objetivo, entender a dinâmica bio-sedimentar da plataforma continental do Nordeste, através da composição dos organismos que constituem os sedimentos orgânicos da plataforma continental, além disso, objetiva-se conhecer a distribuição dos foraminíferos bentônicos para possíveis interpretações paleoambientais e atuais da plataforma. As amostras foram coletadas pelo Laboratório de Oceanografia Geológica, UFPE ? através do Projeto ABRAÇOS e pela CPRM ? através do Projeto GRAMAR (Granulados marinhos da Plataforma Continental Rasa do Brasil) e foram cedidas para esse estudo. Foram coletadas 93 amostras de sedimentos superficiais, oriundas da Plataforma continental interna e média do Rio grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, com profundidades variando entre 10 a 30m na lâmina d?água. Foi coletado um total de 110g. de sedimentos por amostra, sendo utilizado 10g. de sedimento para análise do conteúdo biótico e 100g. para análise sedimentológica (análise granulométrica do sedimento e teor de carbonato biodetrítico). No laboratório, as amostras serão preparadas para as análises de bioclastos e microfaunística dos foraminíferos. As amostras serão lavadas, sob água corrente, em peneiras de aberturas de 2,0, 1,0 e 0.63 µm e em seguida secadas em estufas a 60°C. Para a determinação do carbonato biodetrítico será realizada a acidificação do sedimento com Ácido Clorídrico (HCl) 10%. A diferença entre o peso inicial (anterior à queima) e o peso final (após a queima) corresponderá ao teor de carbonato biodetrítico da amostra. A análise granulométrica corresponde na separação dos diferentes tamanhos de grãos de sedimento, mediante a técnica de peneiramento. O peneiramento será realizado com um conjunto de peneiras em intervalo de 0,5 phi (de 1,5 a 4phi) com o apoio de um agitador tipo Ro-Tap por 15 min e reostato na intensidade 7.Com o objetivo de auxiliar, nos problemas sistemáticos e na elaboração de estampas, serão realizadas espectroscopia de energia dispersiva e microscopia eletrônica de varredura. Será observada, através da analise de agrupamento, as associações faunísticas de foraminíferos, correlacionando com as principais variáveis ambientais (granulometria do sedimento, profundidade e teor de carbonato de cálcio). Este trabalho conta com o apoio logístico do Laboratório de Vertebrados e Paleontologia da UFPB, Laboratório de Paleontologia da UFPE e Laboratório de Oceanografia geológica da UFPE.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: David Holanda de Oliveira - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal da Paraíba - Bolsa.

  • 2014 - 2017

    Análise dos sedimentos biogênicos da Plataforma Continental de Pernambuco e Paraíba, NE-Brasil, Descrição: A plataforma continental de Pernambuco e Paraíba possui importantes informações que precisam ser exploradas de forma mais detalhada. Dentre estas, está o estudo dos componentes bióticos do sedimento marinho, que além de fornecer um refinamento no conhecimento da composição dos bioclastos marinhos, e conseqüentemente com isso determinar o tipo de carbonato gerado nesse ambiente, permite através de determinados grupos de organismos, como é o caso dos foraminíferos, fornecer subsídios para estudos aprofundados da dinâmica sedimentar local. De acordo com isso, o trabalho aqui presente tem como principal importância averiguar de maneira criteriosa a composição e distribuição dos bioclastos e fauna de foraminíferos da plataforma continental de Pernambuco e Paraíba e com isso servir de base para trabalhos oceanográficos futuros, além de colaborar para o mapeamento e conhecimento da mincrofauna de foraminíferos da plataforma continental brasileira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: David Holanda de Oliveira - Coordenador / Rayanne Meireles Alves Rodrigues - Integrante / Emanoel Marcos Medeiros de Azevedo - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal da Paraíba - Outra.

  • 2011 - 2013

    Caracterização e identificação de padrões espaço-temporais da contaminação por resíduos sólidos no rio Pajeú, Semi-Árido nordestino: subsídio para o estabelecimento de políticas públicas., Descrição: Este projeto apresenta uma adaptação de metodologias consolidadas no uso do monitoramento e gerenciamento de resíduos sólidos em ambientes aquáticos costeiros para ambientes continentais. Essa pesquisa é essencial para identificação da fonte de resíduos sólidos e sua dinâmica de dispersão ao longo do ambiente aquático. Estudos de padrões de comportamento desse poluente em águas interiores são escassos em todo o mundo e, para o Semi-Árido nordestino não existem. A importância de identificar os padrões espaço-temporal dessa contaminação está em detectar falhas no serviço de limpeza, otimizar esforços na conservação do recurso e, subsidiar a implantação de políticas públicas municipais voltadas para o gerenciamento de resíduos sólidos na região. Além do que, a mensuração dessa contaminação possibilita que medidas de sensibilização ambiental e estratégias de uso sustentável do recurso aquático sejam incorporadas às populações ribeirinhas que utilizam este recurso para sua subsistência conduzindo-as a um desenvolvimento sustentável. Os resultados gerados são transferíveis para outras regiões do Semi-Árido nordestino, bem como do Brasil e do mundo onde ocorra o mesmo tipo de contaminação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: David Holanda de Oliveira - Integrante / JACQUELINE SANTOS SILVA - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

PRÊMIO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - MONITORIA: A monitoria na disciplina de Educação Ambiental: Auxilio na caracterização e levantamento do material bibliográfico disponível na biblioteca do CCA/UFPB, UFPB.

2018

PRÊMIO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: PROLICEN: A UTILIZAÇÃO DA ESCLA DO TEMPO GEOLÓGICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA COMPREENSÃO DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA - ANO II, UFPB.

2018

PREMIO INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: PIBID: ESTRUTURA FÍSICA E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE A SITUAÇÃO DO ENSINO PUBLICO EM UMA ESCOLA DA CIDADE DE AREIA/PB, UFPB.

2017

PRÊMIO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA 2017 - MONITORIA: MONITORIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS PREGRESSAS DOS DISCENTES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - CCA/UFPB SOBR, UFPB.

2017

PREMIO DE INCIAÇÃO A DOCÊNCIA 2017 - PROLICEN: A UTILIZAÇÃO DA ESCALA DO TEMPO GEOLÓGICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA COMPREENSÃO DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA, UFPB.

2017

PRÊMIO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA 2017 - MONITORIA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE ELEMENTOS DE GEOLOGIA E PEDOLOGIA PARA AS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CCA/UFPB, UFPB.

2015

PRÊMIO JOVEM INVESTIGADOR (ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA) / ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE INICIAÇÃO CIÊNFÍCA, UFPB.

2015

PRÊMIO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA 20015 - PROLICEN: DOS CONCEITOS BÁSICOS À PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO FOSSILÍFERO: DESAFIOS DO ENSINO/APRENDIZAGEM DA PALEONTOLOGIA EM ESCOLAS PÚBLICAS NA CIDADE DE AREIA,, UFPB.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias - Campus III, Departamento de Ciências Biológicas. , Centro de Ciências Agrárias, Centro, 58397000 - Areia, PB - Brasil, Telefone: (83) 33622300, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - 2012

    Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2009 - Atual

    Universidade Federal da Paraíba

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor das Disciplinas: Paleontologia e Evolução; Elementos de Geologia e Pedologia; Educação Ambiental; Impactos Biológicos da Poluição Ambiental; Trabalho de Conclusão de Curso; Estágio supervisionado.

    Atividades

    • 11/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias - Campus III, Departamento de Ciências Biológicas.,Cargo ou função, Membro suplente da Rede de Curadores de Museus da UFPB.

    • 11/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias - Campus III, Departamento de Ciências Biológicas.,Cargo ou função, Presidente da Comissão para Avaliação dos Professores em Estágio Probatório do Departamento de Ciências Biológicas.

    • 08/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias - Campus III, .,Cargo ou função, Presidente do comité de Patrimônio Histórico e Arquitetônico do CCA/CampusII da Universidade Federal da Paraíba.

    • 07/2017

      Extensão universitária , Centro de Ciências Agrárias - Campus III, Departamento de Ciências Biológicas.,Atividade de extensão realizada, Assessor de Extensão do Departamento de Ciências Biológicas.

    • 06/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias - Campus III, Departamento de Ciências Biológicas.,Cargo ou função, Presidente da comissão de Obras do Departamento de Ciências Biológicas.

    • 03/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias - Campus III, Departamento de Ciências Biológicas.,Cargo ou função, Membro da comissão de elaboração do projeto de revitalização do orquidário e de criação do museu de história Natural.

    • 08/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Agrárias - Campus III, .,Linhas de pesquisa

    • 09/2009

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia de Campo, Educação Ambiental, Elementos de Geologia e Pedologia, Impactos Biológicos da Poluição, Paleontologia e Evolução, Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Supervisionado

    • 01/2017 - 01/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias - Campus III, .,Cargo ou função, Membro da comissão de elaboração da resolução que regulamenta o estágio supervisionado do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas.

    • 05/2010 - 12/2016

      Direção e administração, Centro de Ciências Agrárias - Campus III, Departamento de Ciências Biológicas.,Cargo ou função, Chefe do Laboratório de Zoologia de Vertebrados e Paleontologia.

    • 06/2014 - 06/2015

      Direção e administração, Centro de Ciências Agrárias - Campus III, .,Cargo ou função, Vice-coordenador do curso de Graduação em Ciências Biológicas CCA/UFPB.

    • 04/2015 - 05/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias - Campus III, Departamento de Ciências Biológicas.,Cargo ou função, Banca examinadora especial de avaliação especial de dispensa de estudos (AEDE).

    • 07/2013 - 05/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias - Campus III, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado de curso de Ciências Biológicas.

    • 03/2010 - 03/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias - Campus III, .,Cargo ou função, Membro titular do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Ciências Biológicas..

    • 08/2013 - 09/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias - Campus III, .,Cargo ou função, Presidente da comissão de sindicância e relatoria da interposição de recurso efetuada através de processo Nº23074.027095/13-75.

    • 04/2013 - 05/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias - Campus III, .,Cargo ou função, Membro da comissão de apuração de denuncia.

    • 03/2013 - 03/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias - Campus III, .,Cargo ou função, Membro da comissão de fiscalização para eleição de coordenador e vice-coordenador do curso de Ciências Biológicas.

    • 07/2011 - 05/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias - Campus III, .,Cargo ou função, Membro titular do Colegiado do Curso de Ciências biológicas.

    • 10/2009 - 06/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias - Campus III, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado de Ciências Biológicas.

    • 05/2011 - 05/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias - Campus III, .,Cargo ou função, Membro suplente da Comissão Eleitora, para escolha do Coordenador e Vice-Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Biológicas do CCA/UFPB.

    • 05/2011 - 05/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias - Campus III, .,Cargo ou função, Membro suplente da Comissão Eleitora, para escolha do Coordenador e Vice-Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Biológicas do CCA/UFPB.

    • 02/2010 - 02/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias - Campus III, .,Cargo ou função, Membro titular da comissão do Programa de Desenvolvimento Institucional ? PDI.

  • 2008 - 2009

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Bolsista de doutorado, Enquadramento Funcional: Aluno de doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2008 - 2008

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    DISCIPLINAS MINISTRADAS: PALEONTOLOGIA GERAL: BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PALEONTOLOGIA GERAL: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

  • 2007 - 2008

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista técnico de nível superior, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2007 - 2007

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor colaborador em aulas práticas

    Outras informações:
    Professor colaborador em aulas práticas da disciplina de Bioestratigrafia - GE 433 Curso de graduação em geologia 2007.2 CH: 20h/aulas

  • 2007 - 2007

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor colaborador em aulas práticas

    Outras informações:
    Professor colaborador em aulas práticas da disciplina de Bioestratigrafia - GE 433 Curso de graduação em geologia - 2007.1 CH: 20h/aulas

  • 2007 - 2007

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor colaborador em aulas práticas

    Outras informações:
    Professor colaborador em aula prática da disciplina de Paleontologia e Geologia Histórica Curso de graduação em geologia 2006.2 CH: 04h/aulas

  • 2005 - 2007

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Bolsista de mestrado, Enquadramento Funcional: Aluno de mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2005 - 2005

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor colaborador em aulas práticas

    Outras informações:
    Professor colaborador em aulas práticas da disciplina de Micropaleontologia - GE 420 Curso de graduação em geologia 2005.2 CH: 20h/aulas

  • 2005 - 2005

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor colaborador em aulas práticas

    Outras informações:
    Professor colaborador em aulas práticas da disciplina de Paleontologia Geral Curso de graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas CH: 08h/aulas

  • 2004 - 2005

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista técnico de nível superior, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2002 - 2003

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2001 - 2002

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2000 - 2001

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Regime: Dedicação exclusiva.