Elizabel de Souza Ramalho Viana

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual da Paraíba, especialista em Fisioterapia Aplicada (UEPB) e doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Atualmente, professora associada do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Leciona as disciplinas de Fisioterapia Uroginecológica e Obstétrica. Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Saúde da Mulher em Fisioterapia (GESM/UFRN) e da base de pesquisa Desenvolvimento Humano e Fisioterapia. Pesquisadora nos temas reabilitação do assoalho pélvico, gestação, climatério, ciclo menstrual e dor. É docente do Programa de Pós-graduação em Fisioterapia da UFRN.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde

2001 - 2005

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Variação da Percepção Dolorosa em Mulheres durante o Ciclo Menstrual
Maria Bernardete Cordeiro de Sousa. Palavras-chave: ciclo menstrual; Dor.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia Materno Infantil / Especialidade: Endocrinologia. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Especialização em Fisioterapia

1984 - 1984

Universidade Estadual da Paraíba

Graduação em Fisioterapia

1978 - 1981

Universidade Estadual da Paraíba

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Eletroterapia nas disfunções pélvicas. (Carga horária: 40h). , Confie cursos especiais, CONFIE, Brasil.

2016 - 2016

Eletroterapia nas disfunções pélvicas. (Carga horária: 35h). , Confie cursos, CONFIE CURSOS, Brasil.

2012 - 2012

Curso de revisão sistemática. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2012 - 2012

III CURSO DE BIOESTATÍSTICA. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2010 - 2010

Curso Internacional de Uroginecologia. (Carga horária: 80h). , Associação Brasileira de Ajuda e Formação sobre Incontinência Urinária, ABAFI, Brasil.

2007 - 2007

FISIOTERAPIA APLICADA À UROGINECOLOG E OBSTETRÍCIA. (Carga horária: 66h). , Saúde Integral da Mulher e harmonia Materno Infantil, SIM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Reabilitação do assoalho pélvico.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia, Gestação e pósparto.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Ciclo menstrual e dor.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Estudo das disfunções cinético funicionais do assoalho pélvico.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SOUSA, V. P. S. ; Viana, ESR . I SIMPÓSIO NACIONAL DE FISIOTERAPIA EM SAÚDE DA MULHER. 2020. (Outro).

Micussi MTABC ; Viana ESR . VI ENCONTRO NORDESTINO DE FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA MULHER - ENFISM. 2012. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I SIMPÓSIO NACIONAL DE FISIOTERAPIA EM SAÚDE DA MULHER.GRAVIDEZ, PARTO E INCONTINÊNCIA FECAL: QUAIS AS EVIDÊNCIAS?. 2020. (Simpósio).

I Congresso Nacional de Fisioterapia em Saúde da Mulher e do Homem - I CONESMH. ?QUALIDADE DE SONO, GRAU DE INDEPENDÊNCIA E INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: UM ESTUDO OBSERVACIONAL. 2019. (Congresso).

I Congresso Nacional de Fisioterapia em Saúde da Mulher e do Homem - I CONESMH. Reabilitação do Assoalho Pélvico. 2019. (Congresso).

I Congresso Nacional de Fisioterapia em Saúde da Mulher e do Homem - I CONESMH. Trabalhos inscritos no I CONEFISMH. 2019. (Congresso).

I CONGRESSO NACIONAL DE FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA MULHER E DO HOMEM, II CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA EM PELVIPERINEOLOGIA, VI ENCONTRO NORDESTINO DE FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO HOMEM e XIII ENCONTRO NORDESTINO DE FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA MULHER. ?PARIDADE E SINTOMAS RELACIONADOS À FUNÇÃO SEXUAL DA GESTANTE: HÁ ASSOCIAÇÃO?. 2019. (Congresso).

I CONGRESSO NACIONAL DE FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA MULHER E DO HOMEM, II CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA EM PELVIPERINEOLOGIA, VI ENCONTRO NORDESTINO DE FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO HOMEM e XIII ENCONTRO NORDESTINO DE FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA MULHER. Reabilitação do Assoalho Pélvico. 2019. (Congresso).

II Simpósio Norte-Riograndense em Fisioterapia na saúde da mulher.Treinamento dos músculos do assoalho pélvico em mulheres. 2019. (Simpósio).

I Congresso Brasileiro de Fisioterapia Pélvica e Saúde da Mulher. Influência dos Exercícios Baseados em Realidade Virtual na Intensidade e Nível de Incapacidade da Dor Lombopélvica no Terceiro Trimestre da Gravidez: Estudo Piloto. 2018. (Congresso).

I Congresso Brasileiro de Fisioterapia Pélvica e Saúde da Mulher,. ?Influência dos Exercícios Baseados em Realidade Virtual na Intensidade e Nível de Incapacidade da Dor Lombopélvica no Terceiro Trimestre da Gravidez: Estudo Piloto. 2018. (Congresso).

ICS 2018. Evaluation of bladder behavior, sexual function and pelvic floor muscle function of individuals of patients with Parkinson's disease.. 2018. (Congresso).

I Simpósio norte-riograndense em Fisioterapia na saúde da mulher.Perspectivas para a Fisioterapiana área da saúda da mulher-da prática à evidência científica. 2018. (Simpósio).

ERS International Congress. Association between body composition and maximal respiratory pressures in women aged 40-80 years old. 2017. (Congresso).

4 Congresso Internacional de Fisioterapia Pélvica. ANÁLISE DA ASSOCIAÇÃO ENTRE DOR LOMBOPÉLVICA E PERDA URINÁRIA EM MULHERES GRÁVIDAS.. 2016. (Congresso).

7 Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. ATENÇÃO INTEGRAL À MULHER GRÁVIDA: PERCEPÇÃO DAS PARTICIPANTES DE UM CURSO PARA GESTANTES SOBRE A ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR,. 2016. (Congresso).

Congresso de Fisioterapia em Saúde da Mulher. Relação entre o gasto metabólico e as variáveis actimétricas do sono em mulheres grávidas: resultados preliminares. 2016. (Congresso).

I Congresso Internacional de Fisioterapia em Pelviperineologia, X ENFISM e III ENFISH. Avaliação objetiva do equilíbrio postural de mulheres grávidas: uma abordagem multidisciplinar. 2016. (Congresso).

I Congresso Internacional de Fisioterapia em Perineologia- X ENFISM- II ENFISH. EQUILÍBRIO POSTURAL EM MULHERES GRÁVIDAS: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR. 2016. (Congresso).

IV Congresso internacional de Fisioterapia Pélvica. ANÁLISE DA ASSOCIAÇÃO ENTRE DOR LOMBOPÉLVICA E PERDA URINÁRIA EM MULHERES GRÁVIDAS.. 2016. (Congresso).

XXVI CICT Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN 2015. Avaliação dos trabalhos de Iniciação Científica apresentados pelos alunos durante o XXVI CICT. 2016. (Congresso).

Congresso Internacional de Fisioterapia em Coluna Vertebral. Dor lombopélvica e sono em mulheres grávidas:Um estudo comparativo. 2015. (Congresso).

XXV CICT Congresso de Iniciação Científica da UFRN - CIC2014.. Avaliação dos trabalhos de Iniciação Científica apresentados pelos alunos durante o XXV CICT. 2015. (Congresso).

3 COBEC ? Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia e a 3 Jornada Nacional de Procedimentos Mioterápicos. A INFLUÊNCIA DA DOR LOMBOPÉLVICA SOBRE O SONO DE MULHERES GRÁVIDAS: UMA AVALIAÇÃO POR MEIO DA ACTIMETRIA. 2014. (Congresso).

3 COBEC ? Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia e a 3 Jornada Nacional de Procedimentos Mioterápicos. GAMES OF VIRTUAL REALITY TO IMPROVE THE WEIGHT DISTRIBUTION IN LOWER OF PREGNANT WOMEN: PRELIMINARY RESULTS. 2014. (Congresso).

American Congress of Rehabilitation Medicine. Postural Balance During Pregnancy And Postpartum: A Pilot Study. 2014. (Congresso).

VIII Encontro Nordestino de Fisioterapia na Saúde da Mulher/ I Encontro Nordestino de Fisioterapia na Saúde do Homem.EQUILÍBRIO POSTURAL NA GESTAÇÃO E PÓS-PARTO: EVIDÊNCIAS PARA A ATENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA.. 2014. (Encontro).

VIII Encontro Nordestino de Fisioterapia na Saúde da Mulher e I Encontro Nordestino de Fisioterapia na Saúde do Homem.Equilíbrio postural na gestação e pós parto: Evidências para a atenção fisioterapêutica. 2014. (Encontro).

XXIV CIC Congresso de Iniciação Científica da UFRN/ CIC2013. Avaliação dos resumos de Iniciação Científica submetidos pelos alunos durante o XXIV CIC Congresso de Iniciação Científica da UFRN - CIC2014. 2014. (Congresso).

XXV CICT Congresso de Iniciação Científica da UFRN - CIC2014. Diversos. 2014. (Congresso).

Congresso Internacional de Saúde da Mulher - 32° Congresso Paraibano de Ginecologia e Obstetrícia. ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE IDADE GESTACIONAL E QUALIDADE DE VIDA EM GESTANTES ATENDIDAS EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DA CIDADE DO NATAL/RN. 2013. (Congresso).

Congresso Internacional de Saúde da Mulher - 32° Congresso Paraibano de Ginecologia e Obstetrícia. QUALIDADE DO SONO E EQUILÍBRIO POSTURAL EM MULHERES GRÁVIDAS: RESULTADOS PRELIMINARES. 2013. (Congresso).

Congresso Internacional de Saúde da Mulher - 32° Congresso Paraibano de Ginecologia e Obstetrícia. DESEMPENHO SEXUAL DE MULHERES CLIMATÉRICAS NA CIDADE DE NATAL/RN. 2013. (Congresso).

Congresso Internacional de Saúde da Mulher - 32° Congresso Paraibano de Ginecologia e Obstetrícia. A INFLUÊNCIA DA AFERÊNCIA SENSORIAL VISUAL SOBRE A MANUTENÇÃO DO EQUILÍBRIO POSTURAL EM MULHERES GRÁVIDAS. 2013. (Congresso).

XXIV CIC Congresso de Iniciação Científica da UFRN - CIC2013.Avaliador. 2013. (Seminário).

XXXIV Congresso Brasileiro de Urologia. OCORRÊNCIA DE DISTÚRBIOS URINÁRIOS EM MULHERES ATENDIDAS EM DOIS CENTROS DE SAÚDE DE NATAL/RN: ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE NÚMERO DE GESTAÇÕES E MEDIDAS DE GRAVIDADE DOS SINTOMAS URINÁRIOS. 2013. (Congresso).

XXXIV Congresso Brasileiro de Urologia. INFLUÊNCIA DO GRAU DE INDEPENDÊNCIA, PADRÃO E QUALIDADE DE SONO COM A INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS. 2013. (Congresso).

I JORNADA NORTERIOGRANDESSE DE SAÚDE DA MULHER.DOR E QUALIDADE DE VIDA EM GESTANTES SUBMETIDAS PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA O PARTO. 2012. (Outra).

VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA. ELETROESTIMULAÇÃO DE SUPERFÍCIE NA DISFUNÇÃO URINÁRIA PÓS-PROSTATECTOMIA: REGISTRO DE CASOS. 2012. (Congresso).

VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA. ANÁLISE SUBJETIVA DO PADRÃO DE SONO E SUA RELAÇÃO COM A DOR LOMBOPÉLVICA NO SEGUNDO TRIMESTRE GESTACIONAL. 2012. (Congresso).

VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA. ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA EM MULHERES SUBMETIDAS À MASTECTOMIA RADICAL MODIFICADA ASSOCIADA À LINFADENECTOMIA AXILAR. 2012. (Congresso).

VI Encontro Nordestino de Fisioterapia em Saúde da Mulher.Avaliador de temas livres e banners. 2012. (Encontro).

VI ENCONTRO NORDESTINO DE FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA MULHER.Influência do^gênero e ciclo menstrual sobre a percepção dolorosa. 2012. (Encontro).

VI JORNADA ACADÊMICA DE FISIOTERAPIA DA UFRN.Sexualidade e lesado medular: Em que a Fisioterapia ode cntribuir?. 2012. (Outra).

XXIII CIC Congresso de Iniciação Científica da UFRN - CIC2011. Avaliação dos resumos de Iniciação Científica submetidos pelos alunos durante o XXII CIC Congresso de Iniciação Científica da UFRN - CIC2011. 2012. (Congresso).

XXIII CIC Congresso de Iniciação Científica da UFRN - CIC2012.. Avaliação de trabalhos científicos. 2012. (Congresso).

XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA. Gravidez e qualidade do sono: Um estudo piloto. 2011. (Congresso).

XXII CIC Congresso de Iniciação Científica da UFRN - CIC2011. Avaliação dos resumos de Iniciação Científica submetidos pelos alunos durante o XXII CIC Congresso de Iniciação Científica da UFRN - CIC2011. 2011. (Congresso).

62 Reunião Anual da SBPC. Recuperação puerperal da diástase do reto abdominal com e sem intervenção fisioterapêutica. 2010. (Congresso).

62 Reunião Anual da SBPC. Influência da intervenção cinesioterapêutica na qualidade do sono em gestantes. 2010. (Congresso).

Planejamento da ação docente com base no ensino por competências. 2010. (Oficina).

V Fórum de Pós-graduação e Pesquisa em Fisioterapia.Moderador da conferência: Fronteira do conhecimento em Fisioterapia geral (Saúde da Mulher). 2010. (Outra).

V Jornada acadêmica de Fisioterapia da UFRN.Drenagem Linfática Manual. 2010. (Oficina).

XXI CIC congresso de Iniciação Científica da UFRN. Desenvolvimento e aplicação de um protocolo de avaliação fisioterapêutica relacionado à qualidade de vida na gravidez. 2010. (Congresso).

IV Jornada Acadêmica de Fisioterapia.Fisioterapia Respiratória e Obstetrícia: O que há em comum?. 2009. (Outra).

I Fórum de Ensino de Fisioterapia do CREFITO-1. 2008. (Outra).

XIV ENEEFISIO.Workshop: Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia: Avanços e desafios.. 2008. (Encontro).

III JORNADA ACADÊMICA DE FISIOTERAPIA - FISIOTERAPIA: CIÊNCIA E POLÍTICA EM PROL DA SAÚDE.FISIOTERAPIA E SAÚDE DA MULHER. 2007. (Outra).

I Encontro Nordestino de Fisioterapia na Saúde da Mulher.Grupo de Estudos spobre saúde da mulher em Fisioterapia. 2006. (Encontro).

International Congress of Neuroendocrinology. International Congress of Neuroendocrinology. 2006. (Congresso).

IX congresso Nacional de Cirurgia Experimental e I Simpósio de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. IX congresso Nacional de Cirurgia Experimental e I Simpósio de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. 2005. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Liliane Santos de Vasconcelos

RIBEIRO, Tatiana Souza;Viana, ESR; Trigueiro LCL. Efeitos de um programa de exercícios domiciliares sobre sintomas motores e não-motores de indivíduos com doença de Parkinson: Ensaio clínico randomizado. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Carolina Bezerra Coe

Viana ESRSOUSA, V. P. S.; Eufrásio, LS. Impacto de um curso de educação pré-natal no empoderamento de mulheres grávidas. 2018. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Isabelle Ananda Oliveira Rego

Costa, FA;Viana ESR; Rocha KKF. Análise da ativação cortical durante tarefas motoras realizada em ambiente virtual: Um estudo comparativo. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Amanda Celly de Andrade Moura Melo

Viana ESRMagalhães AG; Trigueiro LCL. Influência das alterações do padrão de sono no equilíbrio postural de mulheres no segundo e terceiro trimestre gestacional. 2017. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Priscylla Helouyse Melo Angelo

Micussi MTABCViana ESR; COSTA KVMC. Classificação dos valores perineométricos: Uma proposta de escala.. 2017. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Mariana Carmem Apolinário Vieira

Maciel ACC;Viana ESR; CARVALHO VCP. Relação entre incontinência urinária, prolapso de órgãos pélvicos e desempenho físico em mulheres de meia idade: Um estudo transversal.. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Sílivia Oliveira Ribeiro

Viana ESRMicussi MTABC; CARVALHO VCP. Cinemetria e equilíbrio postural da atividade do sentar-levantar em mulheres grávidas após protocolo de exercícios baseado em realidade virtual: Ensaio clínico controlado randomizado.. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Priscylla Hleouyse Melo Angelo

Micussi MTABCViana, ESR; Correia GN. Valores de referência para musculatura do assoalho pélvico feminino através da perineometria. 2016. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: ALETHÉA CURY RABELO LEITÃO

Viana, ESRMAGALHAES, A. G.; Trigueiro LCL. Análise da atividade eletromiográfica doa músculos abdominais e do assoalho pélvico nos exercícios Shoulder Bridge e Teaser do método Pilates em mulheres climatéricas. 2016. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Vanessa Braga Torres

E.S.R. VianaMicussi MTABC; COSTA KVMC. Correlação entre força muscular do assoalho pélvico, função sexual e qualidade de vida em mulheres de meia idade. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Larissa Ramalho Dantas Varella

Micussi MTABCE.S.R. Viana; COSTA KVMC. Influencia da paridade, do tipo de parto e do nível de atividade física sobre a musculatura do assoalho pélvico em mulheres na pós-menopausa. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Gabrielle Silveira da Rocha Mattos

MACIEL, Álvaro Campos; COSTA KVMC;Viana ESR. Relação entre o estado menopausal e os níveis hormonais no desempenho muscular e funcional em mulheres: Um estudo transversal.. 2014. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: GABRIELLE SILVEIRA ROCHA MATOS

Maciel ACC; COSTA KVMC;Viana ESR. Relação entre o estágio menopausal e os níveis hormonais no desempenho muscular e funcional em mulheres: um estudo transversal. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Pedro Paulo Silveira Souza

Viana ESRMACIEL, Álvaro Campos; Anselmo CWSF. RELAÇÃO ENTRE QUALIDADE DE VIDA, NÍVEL DE ESTRESSE E DISTÚRBIOS DO SONO EM MULHERES MENOPAUSADAS RESIDENTES EM UMA ZONA RURAL. 2013. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Mabel Araújo de Sousa

Viana ESR; Sandra Cristina de Andrade; Anselmo CWSF. Eletroestimulação percutânea na incontinência urinária pós-prostatectomia: Registro de seis casos e discussão do mecanismo de ação. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Janiny Lima e Silva

Viana ESR; COSTA KVMC; CARVALHO VCP. TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PRENATAL SELF-EVALUATION QUESTIONNAIRE IIE. 2010. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rodrigo Pegado de Abreu Freitas

Viana ESR. Avaliação dos níveis de cortisol e de hidroepiantrosterona sulfato e sua correlação com a sensibilidade dolorosa e de estado depressivo em mulheres com fibromialgia na pós-menopausa. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicobiologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Danielle Dayanna Oliveira de Medeiros Cândido

CÂNDIDO, DANIELLE DAYANNA O. DE MEDEIROS; PEREIRA, IZETE S. S. DANTAS; Nogueira, C. Lopes;Viana ESR. Câncer de mama: Vivências das usuárias dos serviços prestados pela Liga Norte Riograndense contra o câncer. 2006. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Mariana Carmem Apolinário Vieira

Maciel ACC;Viana, ESR; Câmara S; Silva, SLA; Moreira MA. Relação entre história reprodutiva desempenho físico e risco cardiovascular em mulheres de meia idade:Um estudo transversal. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ingrid Fonsêca Damasceno Bezerra

SOUSA, V. P. S.Magalhães AGEUFRASIO, L. S.; Lucena LT;Viana ESR. RELAÇÃO ENTRE FUNÇÃO SEXUAL E QUALIDADE DO SONO NA QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES GRÁVIDAS. 2019. Tese (Doutorado em Programa de pós graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Laiane Santos Eufrásio

Viana ESRFonseca AMCMagalhães AG; Andarade PR;Souza DE. Prevalência e fatores assoaciados ao parto cesáreo no contexto regional brasileiro. 2017. Tese (Doutorado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Aline Medeiros Cavalcanti da Fonsêca

Viana, ESRMicussi MTABCLisboa LL; Monte ANFF;Souza DE. Associação entre asma, gênero e ciclo de vida feminino: Resultado da Pesquisa Nacional de Saúde, 2013. 2016. Tese (Doutorado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Vanessa Patricia Soares de Sousa

Viana, ESRMicussi MTABC; Monte ANFF; Moreira MA; Fernandes ABGS. INFLUÊNCIA DE UM PROTOCOLO DE EXERCÍCIOS BASEADO EM REALIDADE VIRTUAL SOBRE O EQUILÍBRIO POSTURAL E QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES GRÁVIDAS: Ensaio clínico randomizado. 2016. Tese (Doutorado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Adriana Gomes Magalhães

Viana ESR; Barros WCTS;Micussi MTABCSouza DE; COSTA KVMC. DEPRESSÃO E FATORES ASSOCIADOS NO CONTEXTO DA SAÚDE DA MULHER BRASILEIRA. 2016. Tese (Doutorado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Grasiéla Nascimento Corrêia

Patricia Driusso; Nivaldo Anonio Parizzoto; Paulo Sérgio Bossini; Elaine Caldeira de Oliveira Guirro; Angélica Mércia Pascon Barbosa; José Tadeu Nunes Tamanini; Miriam Raquel Diniz Zanetti;Viana ESR. Efeitos da eletroestimulação intravaginal e da eletroestimulação de superfície em mulheres com incontinência urinária de esforço. 2013. Tese (Doutorado em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Ciro Franco de Medeiros Neto

SOUSA, Maria Bernardete Cordeiro de; Araujo JF; Andarade PR; Sandra Cristina de Andrade;Viana ESR. Análise dos aspectos psicofisiológicos do estresse crônico laboral percebido em trabalhadores do setor administrativo e de produção em uma indústria de calçados da Paraíba/Brasil. 2012. Tese (Doutorado em Psicobiologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jair Sindra Virtuoso Júnior

Ricardo Oliveira Guerra; Barbosa AR; Barros MVG; Ferreira GMH;Viana ESR. Aptidão Funcional e Comportamentos Relacionados à Saúde em Mulheres Idosas do Município de Jaquié - BA. 2008. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ingrid Guerra Azevedo

Viana ESR; Maciel ACC;Câmara SMA. Relação entre história reprodutiva e força muscular respiratória em mulheresa de meia idade e idosas residentes na comunidade. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Socorro Medeiros de Morais

Almeida MG; Maciel ACC;Viana, ESR. A PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL TEM RELAÇÃO COM A QUALIDADE DE VIDA EM MULHERES DE MEIA IDADE?. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Silvia Oliveira Ribeiro

Viana ESRMicussi MTABCLisboa LL. Cinemetria e equilíbrio postural da atividade do sentar-levantar em mulheres grávidas após protocolo de exercícios baseados em realidade virtual: ensaio clínico controlado randomizado. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Vanessa Patricia Soares de Sousa

Viana, ESRMicussi MTABC; Correia GN. Influência de um protocolo de exercícios baseado em realidade virtual sobre o equilíbrio postural e qualidade de vida em mulheres grávidas: Ensaio clínico randomizado. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jair Sindra Virtuoso Júnior

Ricardo Oliveira Guerra;Viana ESR; ALVES, M. S. C. F.. Fatores associados às limitações funcionais em idosos de baixa renda. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em Ciências da Saúde) .

Aluno: Lívia Oliveira Bezerra

Micussi MTABCViana ESR; Oliveira AKSG. Eficácia de um protocolo de tratamento para incontinência urinária mista por meio do treinamento da musculatura do assoalho pélvico e da gameterapia-Wii fit plus: Ensaio clínico randomizado:. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Clara Eugênia de Oliveira

Micussi MTABCViana ESR; Fayh APT. Avaliação da incontinência urinária em mulheres com sobrepeso e obesidade antes e após tratamento com cinesioterapia e reeducação alimentar: Ensaio clínico randomizado.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Thayla Amorim Santino

MENDONÇA, K. M. P. P.;Viana ESRLisboa LL. Tradução, adaptação transcultural e análise das propriedades psicométricas do Pediatric Asthma Control and Communication Instrument - PACCI. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Carolina Bezerra Coe

Viana ESRSOUSA, V. P. S.Micussi MTABC. Impacto de um curso de educação pré-natal no empoderamento de mulheres grávidas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Amanda Celly de Andrade Moura Melo

Viana ESRMicussi MTABCSouza DE. Influência das alterações do padrão de sono no equilíbrio postural de mulheres no segundo e terceiro trimestre gestacional. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Alethé Cury Rabelo Leitão

Viana ESRMicussi MTABC; Miranda HF. Análise eletromiográfica dos músculos abdominais e do assoalho pélvico nos exercícios shoulder bridge e teaser em mulheres climatéricas praticantes do método Pilates. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Priscylla Helouyse Melo Angelo

Micussi MTABCViana ESR; Correia GN. Valores de referência para musculatura do assoalho pélvico através da perineometria. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Vanessa Braga Torres

Viana ESRMicussi MTABCLisboa LL. Perineometria, função sexual e qualidade de vida em mulheres de meia idade. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Larissa Ramalho Dantas Varela

Micussi MTABCViana ESRLisboa LL. Influência da paridade, tipo de parto e nível de atividade física na musculatura do assoalho pélvico de mulheres climatéricas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Laiane Santos Eufrásio

Viana ESRMicussi MTABCLisboa LL. ALTERAÇÕES DE EQUILÍBRIO POSTURAL E QUALIDADE DE VIDA EM MULHERES NO CICLO GRAVÍDICO PUERPERAL. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ingrid Fonsêca Damasceno Bezerra

Viana ESRSOUSA, Maria Bernardete Cordeiro deMicussi MTABC. ASSOCIAÇÃO ENTRE FUNÇÃO SEXUAL, SINTOMATOLOGIA DEPRESSIVA E QUALIDADE DE VIDA EM MULHERES GRÁVIDAS. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Cristina de Araújo Nogueira

Viana ESR; ROCHA, Vera Maria da;MONTEIRO, Rosemary A. Seleção de protocolos de avaliação da dor adequados para descrição da dor em puérperas, considerando-se parâmetros de compreensão, localização, prática e duração da aplicação.. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Avaliação Fisioterapêutica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jeanne de Sena Monteiro Sousa

Viana ESRMONTEIRO, Rosemary A; ROCHA, Vera Maria da. Proposta de um protocolo de avliação postural em gestantes. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Avaliação Fisioterapêutica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Luana Maria Almeida Fernandes

Viana ESR; FERNANDES, L. M. A.. A Fisioterapia no Prgrama Saúde da Família (PSF) no município de Natal-RN. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Avaliação Fisioterapêutica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Verönica Larissa Smith

Viana ESR; SMITH, V. L.. A Família e a Criança Portadora de Necessidades Especiais: Uma visão Psicossomática em Busca da Reabilitação. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Avaliação Fisioterapêutica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ana Raquel de Almeida Rodrigues

Viana ESR; RODRIGUES, A. R. A.. Avaliação da Representação Corporal de Criança Portadora de Síndrome de Down através do Teste de Desenho da Figura Humana. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Avaliação Fisioterapêutica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Juliane Cristina Darife

Viana ESR; DARIFE, J. C.. Prevalência de Escoliose em Nadadores Competitivos Natalenses noEstilo Crowl. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Avaliação Fisioterapêutica) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Mário Saraiva Leão Neto

Viana ESR; LEÃO NETO, M. S.. Atuação do Fisioterapeuta: Uma Contribuição na Prática Regular da Caminhada. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Avaliação Fisioterapêutica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Myrza Maria Paiva Revoredo Silva

Viana ESR; SILVA, M. M. P. R.. Relação de Graus de Movimento da Cintura Escapular com as AVDs em Mulheres mastectomizadas. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Avaliação Fisioterapêutica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Francileide Monteiro da Silva

Viana ESR; SILVA, F. M.. Incidência de Mastectomia Patey e Halsted no Hospital Professor Luiz Antônio, Natal, RN, no período de Janeiro de 1996. 1997. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Natália de Oliveira Ribeiro

FONSECA, A. M. C.;Viana ESRBezerra IFD. INFLUÊNCIA DOS SINTOMAS CLIMATÉRICOS SOBRE A FUNCIONALIDADE EM MULHERES DE MEIA IDADE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Poliana de Morais Cabral

Coelho ACG;Viana ESR; Oliveira EVC. VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA E A HUMANIZAÇÃO DO PARTO: UMA ANÁLISE SOB A ÉGIDE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS SEXUAIS E REPRODUTIVOS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rafaela Jordânia de Medeiros

Micussi MTABCViana, ESR; BEZERRA, L. O.. AVALIAÇÃO DOS SINTOMAS DO TRATO URINÁRIO INFERIOR EM MULHERES APÓS PROTOCOLO DE CINESIOTERAPIA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Neila Alves de Queiroz

Micussi MTABCViana ESR; BEZERRA, L. O.. TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO CULTURAL DO QUESTIONÁRIO INTERNATIONAL CONSULTATION ON INCONTINENCE QUESTIONNAIRE FEMALE LOWER URINARY TRACT SYMPTOMS (ICIQ-FLUTS). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Alianny Raphaely Rodrigues Pereira

Magalhães AG; Dantas DS;Viana ESR. FUNÇÃO SEXUAL EM PACIENTES COM ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Priscylla Heloyse Melo Angelo

Micussi MTABCViana ESRBezerra IFD. Avaliação dos sintomas do trato urinário inferior no puerpério imediato, tardio e remoto.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Silvia Oliveira Ribeiro

Lucena L;SOUSA, V. P. S.Viana ESR. A INFLUÊNCIA DO NINTENDO WII FIT PLUS NO EQUILÍBRIO POSTURAL, DOR LOMBO-PÉLVICA E QUALIDADE DE VIDA EM MULHERES GRÁVIDAS RESIDENTES NA CIDADE DE NATAL/ RN: UMA SÉRIE DE CASOS.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Natália Maria Barbosa Bezerra

Bezerra IFD; Eufrásio, LS;Viana ESR. FUNÇÃO SEXUAL DE MULHERES DURANTE O PERIODO GESTACIONAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Lívia Narelli Freitas

Bezerra IFDSOUSA, V. P. S.Viana ESR. SATISFAÇÃO E FUNÇÃO SEXUAL EM MULHERES NO PÓS-PARTO: UM ESTUDO PILOTO.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: CAMILA THUANNE BRITO FERNANDES

FAGUNDES, Llílian Lira Lisboa;Viana ESR. Influência da atividade física na qualidade de vida da mulher no climatério.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Katheyrine Lorena Braz Santos

Galvão LLLF;Viana ESR. Qualidade de vida de mulheres na fase do climatério residentes na zona urbana e na zona rural.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Augusta Dias Dantas

Viana ESR; Galvão LLLF;SOUSA, V. P. S.. Atuação fisioterapêutica no tratamento da Incontinência Urinária Pós-prostatectomia Radical: Revisão de literatura.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Heloise Fernandes Martins

Viana ESR; Galvão LLLF;Silva JL. INFLUÊNCIA DO GÊNERO SOBRE A SENSIBILIDADE DOLOROSA EM HOMENS E MULHERES SAUDÁVEIS E PORTADORES DE SÍNDROMES DOLOROSAS CRÔNICAS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Tatiana Lima Tavares

Viana ESR; Galvão LLLF;SOUSA, V. P. S.. INTERVENÇÃO COM CORRENTE GALVÂNICA EM ESTRIAS ALBAS: ESTUDO DE CASO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Laize Pessoa Leite de Britto Castro

CASTRO, L. P. L. B.;Viana ESR; Galvão LLLF;Micussi MTABC. Efeitos da atividade física na qualidade de vida de mulheres na fase do climatério. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Liana Miranda Mota

CAVALCANTI, Liana Mota;Viana ESR. Influência da pressão arterial e do ciclo menstrual. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Anagélica tavares de Lucena

TAVARES, Angélica Lima;Viana ESR. Efeito da drenagem linfática manual no fibroedema gelóide: uma comparação entre os métodos Leduc e Godoy. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Renata Carlos Felipe

Bruno, Selma SousaViana ESR; Souza, VF. Análise dos marcadores biológicos e respostas comportamentais de prematuros submetidos à massoterapia.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Wellington Costa Nascimento

Viana ESRMACIEL, Álvaro Campos; OLIVEIRA, Túlio. CARACTERÍSTICAS DE DOR OSTEOMUSCULAR EM TRABALHADORES AFASTADOS DO TRABALHO NO ÂMBITO DO SETOR DE REABILITAÇÃO EM NATAL/RN: UMA CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE SOBRE OS DORT. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Kélia Kalíngia cardoso Costa, Vanina Fernanda da C Linhares

Viana ESRMONTEIRO, Rosemary A; FAGUNDES, Llílian Lira Lisboa. Estudo comparativo da qualidade de vida entre mulheres praticantes e não praticantes de exercícios durante o climatério. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Danielle Amorim Terra

Viana ESR; SOUZA, Túlio Oliveira de; MOREIRA, Jeanete Alves. Efeito da acupuntura no limiar de dor à pressão em indivíduos não-sintomáticos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Priscila de Fátima F

Viana ESR; FAGUNDES, Lílian Lira Lisboa;MONTEIRO, Rosemary A. Dantas, Clyvânia Gleysa Moura da silva.Tradução e adaptação cultural para o português do questionário da Avaliação da Qualidade de Vida no Climatério - UQOL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Alzaneide Lopes chaves

Viana ESR; ARAÚJO, Cristina Nogueira de;MONTEIRO, Rosemary A. Recursos fisioterapêuticos mais utilizados em pacintes com síndrome de fibromialgia: Uma revisão bibliográfica.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Caio Flávio da Silva Sousa, Leonardo Eugênio Ferreira dantas

Viana ESRMONTEIRO, Rosemary A; ARAÚJO, Cristina Nogueira de. Lombalgia e gestação: uma revisão literária. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Fabiana Rodrigues de Araújo; Sílvia Mara de Góis Monteiro

Viana ESR; MONTEIRO, F. R. A. S. M. G.. A Influência da Massagem no Peso Corporal em Recém-nascidos de Baixo Peso. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Harrison da Costa; Rosimaire Salviano de Paiva

Viana ESR; PAIVA, H. C. R. S.. Incidência de Crianças com Necessidades Especiais no Processo de Inclusão Escolar no RN. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Mabel Araújo de Sousa

Viana ESR; SOUSA, M. A.. Atuação Fisioterapêutica no Fortalecimento do Assoalho Pélvico através de Cones Vaginais na Pós-menopausa. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Vandileide Pessoa de Carvalho; Vânia Cossito Amorim

Viana ESR; AMORIM, V. P. C. V. C.. Cefaléia de Tensão. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Sarcinelle Clemente Avelino

Viana ESR; AVELINO, S. C.. Abordagem Fisioterápica nas Alterações da Radioterapia em Pacientes Mastectomizadas. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rita de Cássia Costa de Albuquerque

Viana ESR; ALBUQUERQUE, R. C. C.. Torcicolo Muscular Congênito: Uma Abordagem Teórica para a Atuação Fisioterápica. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Cledna da Rocha Fernandes; Jeanne de Sena Sousa

Viana ESR; SOUSA, C. R. F. J. S.. Conduta Fisioterápica no Trabalho de Parto: Uma Analgesia Alternativa. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Kaline Michelle; Rosinete Sousa

Viana ESR; SOUSA, K. M. R.. Paralisia Obstétrica: Uma Abordagem Clínica para Avaliação Fisioterápica. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Nascimento RSTR;Viana ESR; Reinaux CM. Banca examinadora do curso de Fisioterapia na área de Fisioterapia na Saúde da Mulher. 2016. Universidade Estadual da Paraíba.

Fonseca AMCViana ESR; Alvarez CDL. Comissão examinadora de concurso público de provas e títulos para professor substituto do departamento de Fisioterapia, na área de Fisioterapia Pediátrica.. 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

COSTA KVMC; NETO., C. F. M.;Viana ESR. Comissão examinadora de provas e títulos para o cargo de professor do Magistério Superior, na classe adjunto A, na área de Atenção Fisioterapêutica na Saúde da Mulher.. 2014. Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi.

Andarade PR; COSTA KVMC;Viana ESR. Comissão examinadora de provas e títulos para o cargo de professor do Magistério Superior, na classe adjunto A, na área de Atenção Fisioterapêutica na Saúde da Mulher.. 2013. Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi.

Botelho S; Lordelo P;Viana ESR. Concurso Público para Docentes da Universidade Estadual da Paraíba. 2012. Universidade Estadual da Paraíba.

Laurentino GEC; Anselmo CWSF;Viana ESR. Seleção de professor adjunto da UFPE, Área Prática Clínica Aplica à Saúde da Mulher e da Criança. 2009. Universidade Federal de Pernambuco.

Viana ESR; MONTEIRO, R.; VASCONCELOS, M. S.. Comissão Examinadora para o Concurso Público para o Cargo de Professor de 3 Grau - Santa Cruz, RN. 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Viana ESR; MONTEIRO, R.; VASCONCELOS, M. S.. Comissão Examinadora para o Concurso Público para o Cargo de Professor de 3 Grau - Natal, RN. 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Viana ESR; Filho AGM; Lucena NMG. Banca Examinadora de Concurso Público para Professor de III Grau. 2008. Universidade Federal da Paraíba.

Viana ESRMONTEIRO, Rosemary A; PONTES, Jaqueline Fernandes. Concurso para seleção de professor substituto. 2005. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Viana ESR; MENEZES, R. L.; MONTEIRO, R.. Concurso de Seleção para Professor Substituto na área de FisioterapiaMaterno- Infantil. 2002. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Viana ESR; MENDONÇA, K. M. P. P.; RODRIGUES, A. R. A.. Seleção de Professor Substituto. 2000. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Viana ESR. Avaliador de Cursos de Graduação do SINAES. 2007. Sistema nacional de Avaliação da Educação Superior.

MENDONÇA, K. M. P. P.; LISBOA, L.L.;Viana, ESR. TRADUÇÃO, ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL E ANÁLISE DAS PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DO PEDIATRIC ASTHMA CONTROL AND COMMUNICATION INSTRUMENT - PACCI. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Micussi MTABCANGELO, P. H. M.Viana ESR. Banca examinadora de qualificação de mestrado. 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Viana ESR. consultor Ad hoc, na avaliação - análise do mérito do plano de trabalho de Iniciação Científica. 2015. Universidade Federal de Goiás.

Viana ESR. Consultor Ad hoc, na avaliação - análise do mérito do plano de trabalho de Iniciação Científica. 2014. Universidade Federal de Goiás.

Viana ESR; Robison José Quitério; Anielle Cristhine de Medeiros Takahashi. Comissão julgadora do exame de qualificação de Mestrado. 2013. Universidade Federal de São Carlos.

Viana ESR. Parecerista Ad Hoc dos editais de Extensão e de Ações Acadêmicas Associadas. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Viana ESR. Consultora AD HOC de projetos PIBIC - UFG.. 2012.

Viana ESR. VI PrêmioSAÚDE! Editora Abril. 2011. Editora Abril.

Viana ESR. Consultora AD HOC de projetos PIBIC - UFG.. 2011. Universidade Federal de Goiás.

Viana ESR. Parecerista Ad Hoc dos editais de Extensão e de Ações Acadêmicas Associadas. 2011. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Viana ESR. PARECERISTAS AD HOC EDITORA DA UFRN - EDUFRN. 2011. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Viana ESR; Galvão LLLF; Costa, FA. Banca Examinadora de Concurso Público para Professor de III Grau - substituto. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Viana ESR. Avaliadora ad hoc das Ações Acadêmicas Associadas de extensão e pesquisa - UFRN. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Viana ESR; Ricardo Oliveira Guerra; Costa, FA. Banca Examinadora para qualificação de mestrado. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Viana ESR; MENDONÇA, K. M. P. P.; Araújo ACPF. Banca Examinadora para qualificação de mestrado. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SOUZA, Túlio Oliveira de; Patrícia Angélica de Miranda Silva Nogueira;Viana ESR. Comissão de Revalidação de Diplomas. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Viana ESR. Consultor Ad hoc Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás. 2010. Universidade Federal de Goiás.

Viana ESR. Consultora externa do processo de avaliação de projetos de pesquisa da UFRN. 2009. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Viana ESR; PONTES, Jaqueline Fernandes; SOUZA, Túlio Oliveira de. Comissão de Processo Seletivo de transferência Voluntária. 2006. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Brandão Neto

SOUSA, Maria Bernardete Cordeiro de; OLIVEIRA, Leda Menescal de; MAIA, Maria Bernadete de Souza;BRANDÃO NETO, José; GUERRA, Ricardo Oliveira. Variação da percepção dolorosa em mulheres durante o ciclo menstual. 2005. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Ana Cristina Pinheiro Fernandes de Araújo

ARAÚJO, A. C. P. F.COSTA, Iris Do Ceu Clara; MARANHAO, Helcio de Souza. VARIAÇÃO HORMONAL E PERCEPÇÃO DOLOROSA DURANTE O CICLO MENSTRUAL EM MULHERES EUMENORREICAS. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em POS GRADUAÇÃO EM CIENCIAS DA SAUDE) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Tânia Fernandes Campos

SOUSA, M. B. C.; OLIVEIRA, L. M.; MAIA, M. B. S.; BRANDAO NETO, J.;GUERRA, Ricardo OliveiraCAMPOS, T. F.. Variação na percepção dolorosa em mulheres durante o ciclo menstrual. 2005. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - UFRN.

Hélcio de Sousa Maranhão

Íris do Céu Clara Costa; Ana Cristina Pinheiro Fernandes de Araú;MARANHAO, Hélcio de Sousa. Variação hormonal e percepção dolorosa durante o ciclo menstrual em mulheres eumenorreicas. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

CAROLINA COE

IMPACTO DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO PRÉ-NATAL NO EMPODERAMENTO DE MULHERES GRÁVIDAS; 2018; Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

ALETHÉA CURY RABELO LEITÃO

ANÁLISE ELETROMIOGRÁFICA DOS MÚSCULOS ABDOMINAIS E DO ASSOALHO PÉLVICO NOS EXERCÍCIOS SHOULDER BRIDGE E TEASER DO MÉTODO PILATES EM MULHERES CLIMATÉRICAS; 2017; Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

AMANDA CELLY DE ANDRADE MOURA

Influência do padrão de sono no equilíbrio postural de mulheres no segundo e terceiro trimestre gestacional; ; 2017; Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Laiane dos Santos Eufrásio

INFLUÊNCIA DE UM PROTOCOLO DE EXERCÍCIOS BASEADO EM BIOFEEDBACK ELETROMIOGRÁFICO SOBRE A FORÇA MUSCULAR DO ASSOALHO PÉLVICO E QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES GRÁVIDAS: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO CONTROLADO; 2014; Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Ingrid Fonsêca Damasceno Bezerra

INFLUÊNCIA DO TIPO DE PARTO NA SATISFAÇÃO E FUNÇÃO SEXUAL DE MULHERES; 2014; Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Silvia Oliveira Ribeiro

ANÁLISE CINEMÁTICA E DO EQUILÍBRIO POSTURAL DA ATIVIDADE DO SENTAR-LEVANTAR APÓS PROTOCOLO DE EXERCÍCIOS COM NINTENDO WII FIT PLUS EM MULHERES GRÁVIDAS: ENSAIO CLÍNICO CONTROLADO RANDOMIZADO; 2014; Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Vanessa Braga Torres

TRATAMENTO DA DISFUNÇÃO ERÉTIL COM TREINAMENTO FUNCIONAL DO ASSOALHO PÉLVICO, ELETROESTIMULAÇÃO E BIOFEEDBACK: UM ENSAIO CLÍNICO CONTROLADO RANDOMIZADO; 2014; Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Ingrid Fonsêca Damasceno Bezerra

RELAÇÃO ENTRE FUNÇÃO SEXUAL, SINTOMATOLOGIA DEPRESSIVA E QUALIDADE DE VIDA EM MULHERES GRÁVIDAS; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Laiane Santos Eufrásio

ALTERAÇÕES DE EQUILÍBRIO POSTURAL E QUALIDADE DE VIDA EM MULHERES NO CICLO GRAVÍDICO PUERPERAL; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Ingrid Fonsêca Damasceno Bezerra

FUNÇÃO SEXUAL, DEPRESSÃO E QUALIDADE DE VIDA NA GRAVIDEZ E PUERPÉRIO TARDIO E REMOTO; 2014; Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Pedro Paulo Silveira Souza

Relação entre qualidade de vida, nível de estresse e distúrbios do sono em mulheres menopausadas residentes em uma zona rural; 2013; Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Ingrid Fonsêca Damasceno Bezerra

INFLUÊNCIA DO TIPO DE PARTO NA SATISFAÇÃO E FUNÇÃO SEXUAL DE MULHERES; 2013; Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Laiane Santos Eufrásio

INFLUÊNCIA DE UM PROTOCOLO DE EXERCÍCIOS BASEADO EM BIOFEEDBACK ELETROMIOGRÁFICO SOBRE A FORÇA MUSCULAR DO ASSOALHO PÉLVICO E QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES GRÁVIDAS: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO CONTROLADO; 2013; Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Mabel Araújo de Sousa

EFEITO DO TRATAMENTO FISIOTERAPEUTICO NA INCONTINENCIA URINARIA DE ESFORÇO EM MULHERES CLIMATERICAS COM E SEM TERAPIA HORMONAL; 2011; Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Pedro Paulo Silveira Souza

ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA, NÍVEL DE ESTRESSE E DISTÚRBIOS DO SONO EM MULHERES MENOPAUSADAS RESIDENTES EM ZONA RURAL; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

RODRIGO AUGUSTO XAVIER DE SOUSA BARROS

ANÁLISE DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA, FUNÇÃO SEXUAL E QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES PÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO CRÔNICO; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Vanessa Patricia Soares de Sousa

ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE ALTERAÇÕES DO CICLO SONO-VIGÍLIA E DOR LOMBAR EM MULHERES GRÁVIDAS; 2011; Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Larissa Morais Villar

INFLUÊNCIA DO GRAU DE INDEPENDÊNCIA, PADRÃO E QUALIDADE DE SONO COM A INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS; 2011; Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Janiny Lima e Silva

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PRENATAL SELF-EVALUATION QUESTIONNAIRE IIE; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Janiny Lima e Silva

DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO FISIOTERAPEUTICA RELACIONADO À; 2009; Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Laiane Santos Eufrásio

PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS AO PARTO CESÁREO NO CONTEXTO REGIONAL BRASILEIRO; 2017; Tese (Doutorado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Vanessa Patricia Soares de Sousa

INFLUÊNCIA DE UM PROTOCOLO DE EXERCÍCIOS BASEADO EM REALIDADE VIRTUAL SOBRE O EQUILÍBRIO POSTURAL, SONO E QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES GRÁVIDAS: Ensaio clínico randomizado; 2016; Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Adriana Gomes Magalhães

DEPRESSÃO E FATORES ASSOCIADOS NO CONTEXTO DA SAÚDE DA MULHER BRASILEIRA; 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Aline Medeiros Cavalcanti da Fonsêca

ANÁLISE DA FORÇA E ATIVIDADE ELÉTRICA DOS MÚSCULOS RESPIRATÓRIOS DURANTE A GESTAÇÃO; 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Ingrid Fonsêca Damasceno Bezerra

INFLUÊNCIA DO TIPO DE PARTO NA SATISFAÇÃO E FUNÇÃO SEXUAL DE MULHERES; 2015; Tese (Doutorado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Ingrid Guerra Azevedo

FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA, DESEMPENHO FÍSICO E COMPOSIÇÃO CORPORAL EM MULHERES NA PÓS-MENOPAUSA; 2014; Tese (Doutorado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Ana Paula Spaniol

CARACTERIZAÇÃO CINÉTICO-FUNCIONAL DO EQUILÍBRIO POSTURAL E DA DOR LOMBO PÉLVICA EM GESTANTES; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Mariana Carmem Apolinário Vieira

RELAÇÃO ENTRE ESTÁGIO MENOPAUSAL E FUNÇÃO SEXUAL EM MULHERES DE MEIA-IDADE: UM ESTUDO TRANSVERSAL; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Maycklene Feitosa da Silveira

FUNÇÃO SEXUAL EM PROFISSIONAIS FEMININOS JOVENS E SAUDÁVEIS DA ÁREA DA SAÚDE; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Vaneza Mirele Gomes dos Santos

Comparação das variáveis do equilíbrio postural (estático e dinâmico) entre gestantes no segundo e terceiro trimestre com e sem dor lombopélvica; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Silvia Oliveira Ribeiro

Impacto da dor lombopélvica no equilíbrio postural durante a atividade do sentar-levantar em mulheres grávidas; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Mirian Rebeca Alves Moura

EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE A DIÁSTASE DO MÚSCULO RETO DO ABDÔMEN EM PUÉRPERAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Francisca Aianne de Oliveira Melo

ANÁLISE DOS EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA FUNCIONAL NA QUALIDADE DE VIDA NA INCONTINÊNCIA FECAL; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Aline da Silva Santos

INFLUÊNCIA DA IDADE GESTACIONAL, INDICE DE MASSA CORPORAL E PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA SOBRE A OCORRÊNCIA DE INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM MULHERES GRÁVIDAS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Vaneza Mirele Gomes dos Santos

ANÁLISE COMPARATIVA DO EQUILÍBRIO POSTURAL ENTRE GESTANTES COM DOR LOMBOPÉLVICA; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Leny Ana de Sousa

Perfil de dor em mulheres no pós-parto cesariano imediato; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Avaliação Fisioterapêutica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Francileide Monteiro da Silva

Incidência de mastectomia Patey e Halsted no Hospital Professor Luiz Antônio, Natal-RN, no periodo de janeiro de 1996; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Avaliação Fisioterapêutica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Isabela Karoliny Calixto

Função sexual e qualidade de vida de mulheres climatéricas praticantes do Método Pilates: estudo transversal; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Lenize Costa dos Santos

COMPARAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA SEGUNDO A PRESENÇA DE DISFUNÇÃO SEXUAL EM GESTANTES; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

AMANDA CELLY DE ANDRADE MOURA

ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE VARIÁVEIS DO EQUILÍBRIO DURANTE A ATIVIDADE DO SENTAR-LEVANTAR E A QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES GRÁVIDAS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Aline da Silva Santos

INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA E CONDIÇÕES DE TESTE SOBRE O EQUILÍBRIO ESTÁTICO E DINÂMICO DE MULHERES GRÁVIDAS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Carla Monique Ribeiro de Aquino

ANÁLISE COMPARATIVA DA QUALIDADE DE VIDA NOS DIFERENTES TRIMESTRES EM GESTANTES RESIDENTES NAS CIDADES DE NATAL E MACAU; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Natália Maria Barbosa Bezerra

FUNÇÃO SEXUAL DE MULHERES DURANTE O PERIODO GESTACIONAL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Lívia Narelli Freitas

SATISFAÇÃO E FUNÇÃO SEXUAL EM MULHERES NO PÓS-PARTO: UM ESTUDO PILOTO; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Laiane Eufrásio

ANÁLISE COMPARATIVA DA QUALIDADE DE VIDA DE GESTANTES RESIDENTES DA ZONA NORTE E SUL DE NATAL/RN; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Laiane Eufrásio

ANÁLISE COMPARATIVA DA QUALIDADE DE VIDA DE GESTANTES RESIDENTES DA ZONA NORTE E SUL DE NATAL/RN; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Maria Augusta Dias Dantas

Atuação fisioterapêutica no tratamento da Incontinência Urinária Pós-prostatectomia Radical: Revisão de literatura; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Carolina Bezerra Coe

Estudo da prevalência e qualidade de vida em mulheres portadoras de distúrbios urinários em Centros de Saúde em Natal, RN; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Vanessa Patricia Soares de Sousa

Influência da Cinesioterapia na qualidade de vida e dor em grávidas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Dayse Aleixo

Influência da intervenção cinesioterapêutica em gestantes na qualidade de sono e nos distúrbios do humor; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Poliana de Morais Cabral

Prevalência e características de disfunções urinárias em gestantes; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Heloise Fernandes Martins

INFLUÊNCIA DO GÊNERO SOBRE A SENSIBILIDADE DOLOROSA EM HOMENS E MULHERES SAUDÁVEIS E PORTADORES DE SÍNDROMES DOLOROSAS CRÔNICAS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Tatiana Lima Tavares

INTERVENÇÃO COM CORRENTE GALVÂNICA EM ESTRIAS ALBAS: ESTUDO DE CASO; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Angélica Lima Tavares

Efeito da drenagem linfática manual sobre o fibroedema gelóide: Uma comparação entre os métodos Leduc e Godoy; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Liana Mota Cavalcanti

Influência da pressão arterial e ciclo menstrual sobre a percepção dolorosa em homens e mulheres jovens e saudáveis; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Thaisa Barbalho

RECUPERAÇÃO PUERPERAL DA DIÁSTASE DE RETO ABDOMINAL COM E SEM INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Wellington Costa Nascimento

CARACTERÍSTICAS DE DOR OSTEOMUSCULAR EM TRABALHADORES AFASTADOS DO TRABALHO NO ÂMBITO DO SETOR DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL DO INSS EM NATAL/RN: UMA CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE SOBRE OS DORT; 2006; 38 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Clemente Avelino

Abordagem Fisioterapica nas alterações da radioterapia em pacientes mastectomizadas; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Cledna da Rocha e Jeanne Sena

Conduta Fisioterapica no trabalho de parto, uma analgesia alternativa; ; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Andrine Soares

Eletromiografia dos músculos pélvicos e abdominais em mulheres climatéricas que praticam Pilates; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Propesq - Universidade Federal do Rio Grande do norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Andrine Soares de Sousa

Eletromiografia dos músculos pélvicos e abdominais em mulheres climatéricas que praticam Pilates; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Propesq - Universidade Federal do Rio Grande do norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

ANA APAULA SPANIOL

Sono e equilíbrio na gestação; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Propesq - Universidade Federal do Rio Grande do norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Lívia Oliveira Bezerra

ATENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM SAÚDE DA MULHER: GESTAÇÃO, PARTO E PÓS-PARTO; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO - FAEX; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Aline da Silva Santos

ATENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM SAÚDE DA MULHER: GESTAÇÃO, PARTO E PÓS-PARTO; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

AMANDA CELLY DE ANDRADE MOURA

Qualidade de vida, equilíbrio postural, dor lombo-pélvica e alterações de sono em gestantes; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Propesq - Universidade Federal do Rio Grande do norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Ana Cristina De Araújo Duarte

TIPO DE PARTO, FUNÇÃO SEXUAL E SATISFAÇÃO EM MULHERES GRÁVIDAS; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Propesq - Universidade Federal do Rio Grande do norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Silvia Oliveira Ribeiro

EQUILÍBRIO POSTURAL, DOR LOMBO-PÉLVICA, SONO E QUALIDADE DE VIDA EM MULHERES GRÁVIDAS; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Propesq - Universidade Federal do Rio Grande do norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

AMANDA CELLY DE ANDRADE MOURA

ANÁLISE COMPARATIVA DA QUALIDADE DE VIDA DE GESTANTES RESIDENTES NAS ZONAS NORTE E SUL DE NATAL/RN; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Propesq - Universidade Federal do Rio Grande do norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Aline da Silva Santos

ATENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM SAÚDE DA MULHER: GESTAÇÃO, PARTO E PÓS-PARTO; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO - FAEX; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Lívia Oliveira Bezerra

ATENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM SAÚDE DA MULHER: GESTAÇÃO, PARTO E PÓS-PARTO; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO - FAEX; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Natália Maria Barbosa Bezerra

MOBILIDADE MATERNA DURANTE A FASE ATIVA DO TRABALHO DE PARTO: REPERCUSSÕES MATERNAS E FETAIS; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Propesq - Universidade Federal do Rio Grande do norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Carla Monique Ribeiro de Aquino

FATORES DE RISCO E IMPACTO DA DOR LOMBAR SOBRE A QUALIDADE DE VIDA, MARCHA E PRESSÃO PLANTAR DE MULHERES GRÁVIDAS; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Propesq - Universidade Federal do Rio Grande do norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Natália Maria Barbosa Bezerra

RELAÇÃO ENTRE INCONTINÊNCIA URINÁRIA, FUNÇÃO SEXUAL E QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES PÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO CRÔNICO; 2011; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Propesq - Universidade Federal do Rio Grande do norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Carla Monique Ribeiro de Aquino

QUALIDADE DE VIDA, NÍVEL DE ESTRESSE E DISTÚRBIOS DO SONO EM MULHERES MENOPAUSADAS RESIDENTES EM ZONA RURAL; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Propesq - Universidade Federal do Rio Grande do norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Elizângela Ferreira Fonseca

?TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PRENATAL SELF-EVALUATION QUESTIONNAIRE?; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Marcielle Aline de Medeiros Brito

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PRENATAL SELF-EVALUATION QUESTIONNAIRE IIE; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO - FAEX; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Marcielle Aline de Medeiros Brito

DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO FISIOTERAPEUTICA RELACIONADO À QUALIDADE DE VIDA NA GRAVIDEZ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Propesq - Universidade Federal do Rio Grande do norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Dayse Aleixo Bezerra

QUALIDADE DE VIDA E ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA MULHER NA GESTAÇÃO: PROPOSTA DE UMA ATENÇÃO DIFERENCIADA À GESTANTE PORTADORA DE ALGIAS POSTURAIS; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Elizângela Ferreira da Fonseca

DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO FISIOTERAPEUTICA RELACIONADO À QUALIDADE DE VIDA NA GRAVIDEZ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Propesq - Universidade Federal do Rio Grande do norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Ana Gabri ela Câmara Batista da Si lva

DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO FISIOTERAPEUTICA RELACIONADO À QUALIDADE DE VIDA NA GRAVIDEZ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Propesq - Universidade Federal do Rio Grande do norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Heloise Martins

Diferenças entre os gêneros nas síndromes dolorosas crônicas; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Propesq - Universidade Federal do Rio Grande do norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Liana Mota Cavalcanti

INFLUENCIA DO CICLO MENSTRUAL, PRESSÃO SANGUÍNEA E DAS VARIÁVEIS PSICOLÓGICAS NA SENSIBILIDADE DOLOROSA; ; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Cinthia Crislayne de Oliveira Andrade

ATENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM SAÚDE DA MULHER: GESTAÇÃO, PARTO E PÓS-PARTO; 2020; Orientação de outra natureza - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO - FAEX, PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO - FAEX; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Vilena Cavalcante Barros

ATENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM SAÚDE DA MULHER: GESTAÇÃO, PARTO E PÓS-PARTO; 2020; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO - FAEX; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Caroline Nayane Alves Medeiros

ATENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM SAÚDE DA MULHER: GESTAÇÃO, PARTO E PÓS-PARTO; 2019; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO - FAEX; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Tâmara Stéphanie Lucena de Medeiros Costa

ATENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM SAÚDE DA MULHER: GESTAÇÃO, PARTO E PÓS-PARTO; 2019; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO - FAEX; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Nathalia Kelly Cordeiro da Costa

ATENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM SAÚDE DA MULHER: GESTAÇÃO, PARTO E PÓS-PARTO; 2011; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO - FAEX; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Marcielle Aline de Medeiros Brito

ATENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM SAÚDE DA MULHER: GESTAÇÃO, PARTO E PÓS-PARTO; 2011; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO - FAEX; Orientador: Elizabel de Souza Ramalho Viana;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

MARIA BERNARDETE CORDEIRO DE SOUSA

Variação da percepção dolorosa em mulheres durante o ciclo menstrual; 2005; Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Maria Bernardete Cordeiro de Sousa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LIRA SOR ; SOUSA, V. P. S. ; Medeiros CNA ; Viana ESR . Impact of lumbopelvic pain on postural balance during sit-to-stand activity in pregnant women: a cross-sectional study. FISIOTERAPIA EM MOVIMENTO , v. 32, p. 01-10, 2019.

  • AZEVEDO, INGRID GUERRA ; SOUSA, SILVANA LOANA DE OLIVEIRA ; VIANA, ELIZABEL DE SOUZA RAMALHO ; DANTAS, DIEGO DE SOUSA ; MACIEL, ÁLVARO CAMPOS CAVALCANTI ; DA CÂMARA, SAIONARA MARIA AIRES . Relationship between symptomatic pelvic organ prolapse and respiratory muscle strength in middle-aged and older women in Northeast Brazil: a cross-sectional study. PHYSIOTHERAPY THEORY AND PRACTICE , v. 35, p. 1-7, 2019.

  • DE SOUSA, VANESSA PATRÍCIA SOARES ; CURY, ALETHÉA ; EUFRÁSIO, LAIANE SANTOS ; DE SOUSA, SARA ESTÉFANI SOARES ; COE, CAROLINA BEZERRA ; De Souza Ramalho Viana, Elizabel . The influence of gestational trimester, physical activity practice and weight gain on the low back and pelvic pain intensity in low risk pregnant women. JOURNAL OF BACK AND MUSCULOSKELETAL REHABILITATION , v. 32, p. 671-676, 2019.

  • DANTAS, THAISSA H M ; DANTAS, DIEGO S ; CORREIA, GRASIÉLA N ; VIANA, ELIZABEL S R ; PEREIRA, ALIANNY R P ; MAGALHÃES, ADRIANA G . Disability and functioning of women with low-risk pregnancy: Assessment using the World Health Organization Disability Assessment Schedule 2.0 (WHODAS 2.0). INTERNATIONAL JOURNAL OF GYNECOLOGY & OBSTETRICS , v. 1, p. ijgo.12985, 2019.

  • Eufrásio, LS ; Souza DE ; Fonseca AMC ; Viana, ESR . Brazilian regional differences and factors associated with the prevalence of cesarean sections. FISIOTERAPIA EM MOVIMENTO , v. 31, p. 01, 2018.

  • SOUSA, V. P. S. ; DANTAS, V. J. T. ; LIRA SOR ; LEITAO, A. C. R. ; Medeiros CNA ; Viana ESR . Gait variables comparison between pregnant women with and without lumbopelvic pain. Brazilian Journal Of Pain , v. 1, p. 212-216, 2018.

  • AZEVEDO, INGRID GUERRA ; DA CÂMARA, SAIONARA MARIA AIRES ; PIRKLE, CATHERINE MCLEAN ; MACIEL, ÁLVARO CAMPOS CAVALCANTI ; VIANA, ELIZABEL DE SOUZA RAMALHO . Relationship between maximal respiratory pressures and multiple childbearing in Brazilian middle-aged and older women: A cross-sectional community-based study. PLoS One , v. 13, p. e0208500, 2018.

  • SOARES DE SOUSA, VANESSA PATRÍCIA ; NUNES, REJANE DA SILVA ; DE LIMA E SILVA, DENISE MARIA ; VIANA, ELIZABEL DE SOUZA RAMALHO . PERCEPÇÃO DAS PARTICIPANTES DE UM CURSO PARA GESTANTES SOBRE A ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE. Revista Pesquisa em Fisioterapia , v. 7, p. 79-86, 2017.

  • Ribeiro SO ; SOUSA, V. P. S. ; Viana, ESR . Influence of a virtual reality-based exercise protocol on the sit-to-stand activity kinematic variables in pregnant women: a randomized controlled trial. Motriz , v. 23, p. 01-08, 2017.

  • PEREIRA, ALIANNY RAPHAELY RODRIGUES ; DANTAS, DIEGO DE SOUSA ; TORRES, VANESSA BRAGA ; VIANA, ELIZABEL DE SOUZA RAMALHO ; CORREIA, GRASIÉLA NASCIMENTO ; MAGALHÃES, ADRIANA GOMES . Associação entre função sexual, independência funcional e qualidade de vida em pacientes após acidente vascular encefálico. Revista Fisioterapia e Pesquisa , v. 24, p. 54-61, 2017.

  • SOUSA, V. P. S. ; LEITAO, A. C. R. ; Sousa SES ; Ribeiro SO ; Viana ESR . Association between sociodemographic, anthropometric variables, life habits and postural balance of pregnant women: a cross-sectional study. TERAPIA MANUAL , v. 16, p. 2-7, 2017.

  • CORNO, G. ; PALOMO, P. ; Demarzo, M. ; LIMA, G. ; SOUSA, M. B. C. ; Viana ESR ; BANOS, R. . Enhancing Well-being During the Pregnancy: Protocol of an Innovative Positive Psychology Intervention Addressed to Brazilian Pregnant Women. Annual Review of Cybertherapy and Telemedicine , v. 14, p. 207-210, 2016.

  • SOUSA, VANESSA PATRÍCIA SOARES DE ; RIBEIRO, SILVIA OLIVEIRA ; AQUINO, Carla Monique Ribeiro de ; VIANA, ELIZABEL DE SOUZA RAMALHO . Quality of sleep in pregnant woman with low back pain. Fiosterapia em Movimento (on-line) , v. 28, p. 319-326, 2015.

  • BEZERRA, INGRID FONSÊCA DAMASCENO ; SOUSA, VANESSA PATRÍCIA SOARES DE ; SANTOS, LENIZE COSTA DOS ; VIANA, ELIZABEL DE SOUZA RAMALHO . Comparação da qualidade de vida em gestantes com disfunção sexual. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia , v. 37, p. 266-271, 2015.

  • SILVA, Ana Gabriela Câmara Batista ; SILVA, Janiny Lima e ; Lisboa LL ; MONTEIRO, R. A. ; Viana ESR . PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E CLÍNICO DAS PARTICIPANTES DE UM CURSO PARA GESTANTES. Revista de APS (Impresso) , v. 16, p. 382-387, 2014.

  • Magalhães AG ; Viana ESR ; Dantas DS ; Oliveira NPD ; Sá FD ; Souza DE . Influência das características da vizinhança na percepção de saúde em mulheres com histórico de câncer na família. Fisioterapia Brasil , v. 14, p. 31-35, 2013.

  • Magalhães AG ; Dantas DS ; Souza DE ; Monteiro KS ; Sá FD ; Viana ESR . Qualidade de vida e percepção de saúde em mulheres com relatos autorreferidos de câncer na família. Fisioterapia Brasil , v. 14, p. 51-55, 2013.

  • Silva RB ; Góis M ; Ribeiro SO ; Medeiros KMOT ; Viana ESR ; Micussi MTABC . Qualidade de vida em mulheres mastectomizadas a Madden com linfadenectomia axilar: um estudo piloto. Fisioterapia Brasil , v. 14, p. 56, 2013.

  • Souza DE ; Magalhães AG ; Sá FD ; Medeiros NCB ; Dantas DS ; Viana ESR . Percepção de saúde em mulheres em idade fértil: correlação entre diferentes escalas. Fisioterapia Brasil , v. 14, p. 98, 2013.

  • OLIVEIRA, Victor Hugo Brito de ; BRANDAO, Débora Luciana Santos ; FONSECA FILHO, Gentil Gomes ; Micussi MTABC ; Viana ESR ; Lisboa LL . Recursos fisioterapêuticos disponíveis para trabalho de parto: uma revisão. Fisioterapia Brasil , v. 13, p. 15-21, 2012.

  • SILVA, Sayonara Rodrigues ; SOUSA, V. P. S. ; Bezerra, D.A. ; RIBEIRO, Sílvia Oliveira ; Viana ESR . Influência da cinesioterapia sobre a dor e qualidade de vida em mulheres grávidas. Fisioterapia Brasil , v. 13, p. 22, 2012.

  • BEZERRA, Natália Maria Barbosa ; Signoretti, A.G. ; MICUSSI, M. T. A. B. C. ; Viana ESR ; Lisboa LL . Avaliação da função sexual em mulheres no climatério. Fisioterapia Brasil , v. 13, p. 28-32, 2012.

  • DIAS, Thaís Medeiros C. ; BARBALHO, T. C. S. ; MOURA, Amanda Celly de Andrade ; SOUZA, Rafaela Jéssica Silveira ; SOUSA, V. P. S. ; Viana ESR . Recuperação da diástase de reto abdominal no período puerperal imediato com e sem intervenção fisioterapêutica. Fisioterapia Brasil , v. 13, p. 38-43, 2012.

  • SILVA, Rívea Trindade ; FERNANDES, C. T. B. ; LIRA, Ana Rita Dantas ; DANTAS, Vitória Jéssica Teixeira ; Viana ESR ; Lisboa LL . Influência da atividade física na qualidade de vida da mulher no climatério. Fisioterapia Brasil , v. 13, p. 61, 2012.

  • AQUINO, Carla Monique Ribeiro de ; SANTOS, K. L. B. ; Micussi MTABC ; Viana ESR ; Lisboa LL . Qualidade de vida de mulheres na fase do climatério residentes no meio urbano e no meio rural. Fisioterapia Brasil , v. 13, p. 107-111, 2012.

  • SOUZA, P. P. S. ; SOUSA, V. P. S. ; Viana, ESR . Análise da qualidade de vida e distúrbios do sono em mulheres menopausadas residentes no município de Apodi, RN: dados preliminares. Fisioterapia Brasil , v. 13, p. 11, 2012.

  • EUFRASIO, L. S. ; SOUSA, V. P. S. ; Viana, ESR . Análise da relação entre idade gestacional e qualidade de vida em gestantes atendidas em unidades básicas de saúde da cidade do Natal/RN. Fisioterapia Brasil , v. 13, p. 185-189, 2012.

  • Ribeiro SO ; SOUSA, V. P. S. ; Bezerra, D.A. ; VALE, B. E. C. ; CIRNE, G. N. M. ; Viana ESR . Influência de um protocolo de exercícios cinesioterapêuticos sobre a qualidade do sono de mulheres grávidas: ensaio clínico randomizado controlado. Fisioterapia Brasil , v. 13, p. 206-210, 2012.

  • Vieira MCA ; Santiago LMM ; Barbosa LCS ; Ribeiro SO ; Ferreira RS ; Viana ESR . Conhecimento de mulheres com lesão medular traumática sobre sexualidade pós-lesão: relato de caso. Fisioterapia Brasil , v. 13, p. 211, 2012.

  • SILVA, Janiny Lima e ; FERREIRA, Elizângela da Fonseca ; Marcielle Aline de Medeiros Brito ; ARAUJO, Maristela Lopes ; SILVA, Ana Gabriela Câmara Batista ; Viana, ESR . Avaliação da adaptação psicossocial na gravidez em gestantes brasileiras. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Impresso) , v. 33, p. 182-187, 2011.

  • SOUSA, Vanessa Patrícia Soares de ; RIBEIRO, Sílvia Oliveira ; AQUINO, Carla Monique Ribeiro ; Viana ESR . Análise da relação entre dor lombar, idade gestacional e qualidade de vida durante a gravidez.. Revista Terapia Manual , v. 9, p. 835-840, 2011.

  • SOUSA, Mabel Araújo ; Junior JHD ; ALVES, Tatianne da Silva ; Lisboa LL ; Viana ESR . 34-Eletroestimulação de superfície na disfunção urinária pós- prostatectomia: registro de casos.. Terapia Manual , v. 9, p. 919-921, 2011.

  • SILVA, Janiny Lima e ; MONTEIRO, R. A. ; Viana ESR ; Lisboa LL ; ARAUJO, Maristela Lopes . Orientações pré-natais e a infl uência na qualidade de vida de gestantes saudáveis. Fisioterapia Brasil , v. 11, p. 249-253, 2010.

  • Viana ESR ; Bruno, Selma Sousa ; SOUSA, Maria Bernardete Cordeiro de . Modulação pela progesterona da sensibilidade dolorosa a estímulos mecânicos e isquêmicos em mulheres saudáveis e jovens. RBGO. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia , v. 30, p. 306-311, 2008.

  • Viana ESR ; SILVA, Selma B da ; SOUSA, Maria Bernardete Cordeiro de . Percepção da dor isquêmica e à pressão em mulheres jovens durante o ciclo menstrual: Associação entre estados de humor e níveis de cortisol.. Acta Cirúrgica Brasileira , Natal, v. 20, n.supl 1, p. 220-226, 2005.

  • SILVA, Selma B da ; Viana ESR ; SOUSA, Maria Bernardete Cordeiro de . Changes in peak flow expiratory and respiratory strenght during the menstrual cycle.. Respiratory Physiology and Neurobiology , v. 150, n.2-3, p. 211-219, 2005.

  • Viana ESR ; VIANA, A. S. ; KNACKFUSS, M. I. . A CAPACIDADE FUNCIONAL DO IDOSO ASILAR DA CIDADE DE NATAL-RN. Caderno Adulto (UFSM) , Santa Maria- RS, v. 01, n.04, p. 135-146, 2000.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Viana ESR . Abordagem multiprofissional do paciente com dor. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Viana ESR ; MICUSSI, M. T. A. B. C. . Incontinência urinária feminina: Da avaliação à reabilitação.. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

Viana ESR ; SOUSA, M. A. . Estudo comparativo entre eletroestimulação e terapia comportamental com incontinência urinária pós prostatectomia radical pela técnica de vídeo laparoscopia.. 2013. (Relatório de pesquisa).

Viana ESR ; SOUSA, M. A. . Utilização do biofeedback no tratamento da incontinência urinária após prostatectomia radical.. 2013. (Relatório de pesquisa).

Viana ESR ; SOUZA, P. P. S. . ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA, NÍVEL DE ESTRESSE E DISTÚRBIOS DO SONO EM MULHERES MENOPAUSADAS RESIDENTES EM ZONA RURAL. 2011. (Relatório de pesquisa).

Viana ESR ; MONTEIRO, Rosemary A . Grupo de estudos sobre saúde da mulher em Fisioterapia. 2006 (Projeto de Extensão) .

Viana ESR ; MONTEIRO, Rosemary A . CURSO PARA GESTANTES. 2006 (Projeto de Extensão) .

Viana ESR . Análise do Desempenho Respiratório em Mulheres grávidas durante o trabalho de Parto. 2001 (Pesquisa) .

Viana ESR . Perfil de Atuação do Profissional Fisioterapeuta na Região Metropolitana de Natal. 2000 (Pesquisa) .

Viana ESR ; RODRIGUES, A. R. A. . Hidroterapia em Crianças Portadoras de paralisia Cerebral no Centro de Reabilitação Infantil. 1998 (Projeto de Extensão) .

Viana ESR ; MARQUES, J. S. . Atuação Fisioterápica em Pacientes mastectomizadas no Hospital ONofre Lopes. 1998 (Projeto de Extensão) .

Viana ESR . Atuação Fisioterápica na Preparação para o Parto. 1998 (Projeto de Extensão) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    ANÁLISE DA FUNCIONALIDADE EM MULHERES GRÁVIDAS COM DOR LOMBOPÉLVICA BASEADA NA CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE, INCAPACIDADE E SAÚDE (CIF): ESTUDO TRANSVERSAL, Descrição: Introdução: No período gestacional, a mulher passa por uma série de adaptações com o objetivo de criar um ambiente propício para o desenvolvimento do feto e que podem resultar no desenvolvimento de sintomatologia dolorosa, como a dor lombopélvica, além de impactar na funcionalidade e qualidade de vida dessa população. Contudo, ainda são escassos estudos que analisem o impacto de disfunções musculoesqueléticas em mulheres grávidas a partir da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Objetivo: Analisar a funcionalidade de mulheres grávidas com dor lombopélvica. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal que seguirá as recomendações do Stregthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE) e cuja unidade de análise será a mulher grávida participante do Curso Preparatório para Gestação, Parto e Pós-parto, avaliadas por protocolos elaborados pelos pesquisadores responsáveis, além de Oswestry Disability Índex, Índice de Qualidade de Vida de Ferrans and Powers e Escala de Avaliação de Incapacidades da Organização Mundial de Saúde. A análise estatística dos dados será realizada através do Statistical Package for the Social Science (SPSS) versão 20.0. As variáveis selecionadas para este estudo serão: sociodemográficas, obstétricas e hábitos de vida, dor (Intensidade dolorosa e nível de incapacidade gerado pela dor lombopélvica - em %), qualidade de vida e funcionalidade. Resultados e impactos esperados: É necessário que o profissional fisioterapeuta considere a mulher grávida em todo o seu contexto biopsicossocial. Avaliar o estado funcional dos indivíduos e suas limitações, pode contribuir para a identificação de condições consequentes a disfunções. Assim, com a realização desse estudo almeja-se disseminar informações sobre o ciclo gravídico-puerperal e atuação da Fisioterapia durante esse período entre as participantes da pesquisa e que as mesmas sejam multiplicadoras das informações adquiridas, dentro da comunidade na qual vivem; fomentar a literatura científica no que diz respeito à assistência direcionada e específica à mulher grávida; e colaborar para a construção da atuação profissional baseada na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Elizabel de Souza Ramalho Viana - Coordenador / SILVIA OLIVEIRA RIBEIRO LIRA - Integrante.

  • 2018 - 2019

    EFEITOS DE UM PROTOCOLO DE EXERCÍCIOS DO MÉTODO MAT PILATES NA FUNCIONALIDADE DO ASSOALHO PÉLVICO, DOR LOMBOPÉLVICA E QUALIDADE DE VIDA: ENSAIO CLÍNICO CONTROLADO RANDOMIZADO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Elizabel de Souza Ramalho Viana - Coordenador / Vanessa Patrícia Soares de Sousa - Integrante / Silvia Oliveira Ribeiro - Integrante / ANDRINE SOARES DE SOUSA - Integrante.

  • 2017 - 2019

    Atenção fisioterapêutica à mulher no climatério, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elizabel de Souza Ramalho Viana - Integrante / LAIANE SANTOS EUFRÁSIO - Integrante / ALINE MEDEIROS CAVALCANTI DA FONSÊCA - Coordenador.

  • 2017 - Atual

    Análise da influência de um protocolo de exercícios domiciliares sobre a pressão exercida pelos músculos do assoalho pélvico de mulheres grávidas: ensaio clínico randomizado controlado, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Elizabel de Souza Ramalho Viana - Coordenador / Vanessa Patrícia Soares de Sousa - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Análise dos impactos gerados por um programa de educação pré-natal no empoderamento de mulheres quanto a seus processos gestacionais e partos, Descrição: Introdução: A gravidez e o parto são eventos únicos na vida de uma mulher e, para que esses momentos sejam vividos em seus potenciais e tenham desfechos positivos, é importante que a gestante esteja empoderada do seu processo. Os programas multidisciplinares de educação pré-natal têm fundamental importância no fornecimento de informações acerca do ciclo gravídico-parto-puerperal, no fortalecimento da autonomia feminina nesse contexto e consequente empoderamento da mulher grávida Objetivo: Analisar os impactos gerados por um programa de educação pré-natal no empoderamento de mulheres com relação a seus processos gestacionais e partos. Metodologia: Se trata de um estudo longitudinal, quase-experimental. As gestantes irão se inscrever voluntariamente no curso preparatório para gestação, parto e pós-parto e passarão por uma série de avaliações antes e depois da intervenção. Os dados serão coletados no Departamento de Fisioterapia da UFRN. Resultados esperados: Espera-se que com o programa as gestantes se tornem mais ativas nos seus processos de gestação, parto e puerpério, e que esse empoderamento e autonomia se desenvolvam a ponto de fazer com que elas tenham melhores desfechos das suas gestações.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elizabel de Souza Ramalho Viana - Coordenador / Carolina Bezerra Coe - Integrante / NYKOLE NUNES PASSOS - Integrante / CLARISSA DE LEÓN SOARES - Integrante / ADARA CABRAL RESENDE - Integrante / ALESSANDRA DANIELY COSTA MAIA - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2016 - 2018

    ANÁLISE ELETROMIOGRÁFICA DOS MÚSCULOS ABDOMINAIS E DO ASSOALHO PÉLVICO NOS EXERCÍCIOS SHOULDER BRIDGE E TEASER DO MÉTODO PILATES EM MULHERES CLIMATÉRICAS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elizabel de Souza Ramalho Viana - Coordenador / Maria Thereza Albuquerque Barbosa Cabral micussi - Integrante / LAIANE SANTOS EUFRÁSIO - Integrante / ALINE MEDEIROS CAVALCANTI DA FONSÊCA - Integrante / ALETHEA CURY RABELO LEITAO - Integrante., Financiador(es): Propesq - Universidade Federal do Rio Grande do norte - Bolsa.

  • 2016 - Atual

    Análise da influência de um protocolo de exercícios domiciliares sobre a pressão exercida pelos músculos do assoalho pélvico de mulheres grávidas: ensaio clínico randomizado controlado, Descrição: Introdução - A gestação é um período caracterizado por modificação e adaptações morfológicas, fisiológicas, bioquímicas e comportamentais no organismo materno, necessárias a um pleno desenvolvimento da gravidez. A sobrecarga dos músculos do assoalho pélvico (MAP) é uma das consequências destas modificações e sua função pode encontrar-se diminuída e afetar a continência urinária e fecal, assim como a função sexual da grávida. Metodologia - Para investigar a pressão dos MAP será utilizado o perineômetro, modelo Peritron, que registra a pressão exercida pelos MAP em cmH2o. Para investigação da qualidade de vida, ocorrência de incontinência urinária e função sexual, serão utilizados o International Consultation on Incontinence Questionnaire - Short Form (ICIQ-SF), o King's Health Questionnaire (KHQ) e o FEMALE SEXUAL FUNCTION INDEX (FSFI). As grávidas serão divididas, aleatoriamente, em dois grupos: a) Grupo controle: As voluntárias desse grupo participarão do curso para gestantes, onde realizarão o protocolo de exercícios para o fortalecimento do assoalho pélvico 2 séries de 8 contrações rápidas com 1 minuto de descanso entre as séries e, em seguida, farão mais 2 séries de contração sustentada (por 6 segundos) com 30? de descanso entre elas e b)Grupo experimental: As voluntárias desse grupo realização o mesmo protocolo do grupo controle, adicionado ao treino dos exercícios em ambiente domiciliar de 2 séries de 10 repetições de contrações rápidas e sustentadas, sob orientação do pesquisador responsável. Protocolo de reavaliação: Os mesmos procedimentos de avaliação serão aplicados após o fim do protocolo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Elizabel de Souza Ramalho Viana - Coordenador / Vanessa Patrícia Soares de Sousa - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2015 - Atual

    DESENVOLVIMENTO, VALIDAÇÃO E CONFIABILIDADE DE UM SISTEMA WIRELESS DE AVALIAÇÃO ELETROMIOGRÁFICA DOS MÚSCULOS DO ASSOALHO PÉLVICO, Descrição: Introdução: Instrumentos eletromiográficos para avaliação e tratamento dos músculos do assoalho pélvico (MAP) possuem fios conectados do aparelho ao computador limitando-os ao uso, apenas, em ambiente fechado e limitados movimentos e posturas. Objetivo: Desenvolver e testar um protótipo eletromiográfico sem fio (wireless), embarcado em uma indumentária de suporte, que envia dados ao computador, para validação e confiabilidade na mensuração dos sinais eletromiográficos dos MAP em diferentes posturas e movimentos. Metodologia: Será realizado um estudo de validação e confiabilidade, comparativo e transversal, entre mulheres jovens divididas em: grupo 1 (instrumento original) e grupo 2 (protótipo). A avaliação constará de: ficha de avaliação, avaliação funcional do assoalho pélvico (AFA) e medida da força de fechamento vaginal (FFV), captação dos dados (software Miotec Uro 2008, Miotool ). A análise estatística dos dados será realizada pela correlação de Pearson, teste t-independente, método Bland e Altaman e coeficiente de repetibilidade. Resultados esperados: Espera-se que a modificação estrutural do instrumento original permita coletar dados objetivos, válidos e confiáveis para utilização do novo aparelho em diferentes posições na avaliação dos músculos do assoalho pélvico em situações mais próximas do cotidiano, e, assim, contribuir com novas possibilidades para futuras pesquisas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Elizabel de Souza Ramalho Viana - Coordenador / JULIO CÉSAR PAULINO DE MELO - Integrante / EDGARD DE FARIA CORRÊA - Integrante / CURY, ALETHÉA - Integrante., Número de orientações: 2

  • 2014 - 2014

    INFLUÊNCIA DO TIPO DE PARTO NA SATISFAÇÃO E FUNÇÃO SEXUAL DE MULHERES, Descrição: A sexualidade humana é um assunto complexo, que engloba uma gama de questões, ela é reconhecida como um dos pilares da qualidade de vida, tendo a sua abordagem cada vez mais valorizada. A sexualidade feminina vem sendo modulada ao longo da vida por inúmeros fatores, que podem levar ao aparecimento de alterações no ciclo da resposta sexual. Disfunção sexual é a incapacidade de participar do relacionamento sexual com satisfação. A saúde sexual da mulher depois do nascimento de seu filho é uma área de interesse relativamente nova, porém ainda insuficiente.Diante disto, este trabalho busca investigar como se comporta a satisfação e função sexual de mulheres no período antes do parto e após o mesmo. A população será formada por puérperas internadas nos alojamentos conjuntos das maternidades de referência da cidade do Natal, sendo selecionada para a pesquisa aquelas que estiverem dentro dos critérios de inclusão. A coleta de dados será realizada aplicando um questionário inicial obtendo a identificação, dados da gestação e parto, bem como a aplicação do Quociente Sexual ? Versão Feminina (QS-F). Após seis meses, será realizado visita domiciliar onde será realizado um novo questionário coletando informações sobre o retorno da atividade sexual, e aplicar novamente o QS-F. Os achados coletados da amostra serão tabulados em um banco de dados no Microsoft Excel, e a análise estatística será feita com o programa SPSS (versão 17.0).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Elizabel de Souza Ramalho Viana - Coordenador / Vanessa Patrícia Soares de Sousa - Integrante / Amanda Celly de Andrade Moura - Integrante / LAIANE SANTOS EUFRÁSIO - Integrante / INGRID FONSECA DAMASCENO BEZERRA - Integrante., Financiador(es): Propesq - Universidade Federal do Rio Grande do norte - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2014 - Atual

    Avaliação da bexiga neurogênica e da destreza motora em crianças com paralisia cerebral., Descrição: Esta pesquisa tem o objetivo de avaliar os sinais e sintomas de bexiga neurogênica e a destreza motora em crianças com paralisia cerebral (PC). Através de um estudo observacional, serão estudada 239 crianças com o diagnóstico de PC, com idade entre 4 e 12 anos, independente da apresentação clínica. Após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e concordância da participação dos pais ou responsáveis legais das crianças mediante a assinatura do Termo de consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), a pesquisa será iniciada e realizada em três etapas: avaliação clínica, aplicação do GMFCS (Gross Motor Function System), e avaliação funcional com aplicação do PEDI (pediatric evaluation of disability inventory). A estatística descritiva será utilizada para interpretação dos dados descritivos e será utilizado testes de correlação para relacionar as variáveis, adotando nível de significância, de 5%.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Elizabel de Souza Ramalho Viana - Integrante / Vanessa Patrícia Soares de Sousa - Integrante / Maria Thereza Albuquerque Barbosa Cabral micussi - Coordenador / PRISCYLLA HELOUYSE MELO ANGELO - Integrante / ANA RAQUEL RODRIGUES LINDQUIST - Integrante / LARISSA RAMALHO DANTAS VARELLA - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Avaliação da atividade eletromiográfica na síndrome dos ovários policísticos de acordo com o indíce de massa corporal, Descrição: Na musculatura esquelética podem ser encontrados receptores de andrógenos e estrógenos e acredita-se que a variação dos níveis sanguíneos desses hormônios influencie a capacidade de gerar força e resistência em grupos musculares, como na musculatura do assoalho pélvico (MAP). Dentre as técnicas para avaliação da MAP destaca-se a eletromiografia de superfície (EMGs) que consiste em uma técnica de captação da atividade elétrica muscular, promovida pelo recrutamento das unidades motoras. O objetivo do presente estudo será avaliar a atividade elétrica da MAP em portadoras da síndrome dos ovários policísticos (SOP) através da EMGs.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Elizabel de Souza Ramalho Viana - Integrante / Vanessa Patrícia Soares de Sousa - Integrante / Maria Thereza Albuquerque Barbosa Cabral micussi - Coordenador / TÉCIA MARIA DE OLIVEIRA MARANHÃO - Integrante / PRISCYLLA HELOUYSE MELO ANGELO - Integrante / ROSSÂNIA BEZERRA DA SILVA - Integrante.

  • 2013 - 2015

    INFLUÊNCIA DE UM PROTOCOLO DE EXERCÍCIOS BASEADO EM REALIDADE VIRTUAL SOBRE O EQUILÍBRIO POSTURAL, DOR LOMBO-PÉLVICA, SONO E QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES GRÁVIDAS: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO CONTROLADO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Elizabel de Souza Ramalho Viana - Coordenador / Vanessa Patrícia Soares de Sousa - Integrante / Amanda Celly de Andrade Moura - Integrante / LAIANE SANTOS EUFRÁSIO - Integrante / (Vitória Jéssica Teixeira Dantas) - Integrante / ALINE DA SILVA SANTOS - Integrante / LÍVIA OLIVEIRA BEZERRA - Integrante / Ana Cristina de Araújo Duarte - Integrante., Número de orientações: 4

  • 2013 - 2013

    ANÁLISE COMPARATIVA DA QUALIDADE DE VIDA DE GESTANTES RESIDENTES NAS ZONAS NORTE E SUL DE NATAL/RN, Descrição: A gravidez corresponde a um período de inúmeras transformações que interferem na qualidade vida das gestantes, podendo ser influenciada por diversos fatores. O estudo tem como objetivo comparar a qualidade de vida de gestantes atendidas em Unidades Básicas de Saúde do município de Natal/RN. Participarão do estudo gestantes, com faixa etária entre 18 e 37 anos e idade gestacional entre a 2ª e a 40ª semana. A qualidade de vida será avaliada através do Índice de Qualidade de Vida (IQV) de Ferrans e Powers. Para análise estatística serão utilizados os testes de Kolmogorov-Smirnov, teste t de Student para amostras independentes ou Shapiro-Wilk. Como resultados espera-se fomentar a literatura com novas pesquisas, considerando a avaliação da qualidade de vida de gestantes. Adicionalmente, oferecer subsídios para futuras intervenções fisioterapêuticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Elizabel de Souza Ramalho Viana - Coordenador / Vanessa Patrícia Soares de Sousa - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2010 - 2012

    ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE INCONTINÊNCIA URINÁRIA, FUNÇÃO SEXUAL E QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES PÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO CRÔNICO, Descrição: Em todo mundo, o AVE se caracteriza como a segunda principal causa de morte, sendo considerado como grande problema de saúde pública, cujos riscos crescem significativamente com o envelhecimento1 e podem ser agravados pela presença de distúrbios circulatórios, hipercolesterolemia, hipertensão arterial, tabagismo, diabetes mellitus, etilismo, estresse, obesidade e estilo de vida sedentário2. A cada ano, nos Estados Unidos, acontecem cerca de 700.000 novos casos de acidente vascular encefálico (AVE).Devido ao AVE ser considerado atualmente como um problema de saúde pública, ao aumento do número de pessoas com sequelas desses episódios e à escassez de estudos sobre a presença de alterações urinárias e sexuais em indivíduos pós-AVE, viu-se a necessidade de investigar a relação entre estas alterações e QV nestes sujeitos. Sendo assim, esse trabalho justificar-se-á pela necessidade de compreendermos o sujeito além da sequela física, em detrimento de outras abordagens que ele possa apresentar e que dificultam ou impedem seu prognóstico. Este estudo pretende contribuir com o conhecimento acerca do tema, visto que trará a luz infomações ainda pouco conhecidas ou negligenciadas pelos profissionais que tratam destes pacientes, melhorando a abordagem desses profissionais ao se depararem com pacientes com sequela de AVE. Este estudo visa analisar a relação entre a incontinência urinária, função sexual e qualidade de vida em pacientes pós- acidente vascular encefálico crônico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elizabel de Souza Ramalho Viana - Coordenador.

  • 2010 - 2012

    ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA, NÍVEL DE ESTRESSE E DISTÚRBIOS DO SONO EM MULHERES MENOPAUSADAS RESIDENTES EM ZONA RURAL, Descrição: RESUMO INTRODUÇÃO - As mulheres menopausadas, ao atingirem maior expectativa de vida, estão expostas por períodos mais longos às transformações corporais, psicológicas e sociais, que trazem perturbações na sua relação com o mundo, podendo interferir na sua qualidade de vida, de sono e ocasionando estresse, além da negligência à informação e cuidados de saúde. OBJETIVO - Avaliar a qualidade de vida, nível de estresse e distúrbios do sono em mulheres menopausadas residentes em zona rural. METODOLOGIA - A pesquisa desenvolvida será descritiva, observacional, transversal, de caráter quantitativo. Serão aplicados o Questionário Utian Quality Of Life (UQOL), o Inventário de Estresse de Lipp (ISSL) e a Escala de Sonolência de Epworth (ESE). A análise estatística será realizada através do programa SPSS 17.0, bem como será utilizado o teste de Komolgorv-Sminirnov para determinar se os dados apresentam distribuição normal. O cálculo da Análise de Variância (ANOVA) será realizado para comparar as médias dos registros dos instrumentos, seguido do teste de correlação de Pearson com o objetivo de determinar se há associação entre as variáveis analisadas. Palavras-chave: qualidade de vida, sonolência, estresse, menopausa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elizabel de Souza Ramalho Viana - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    UTILIZAÇÃO DO BIOFEEDBACK NO TRATAMENTO DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA APÓS PROSTATECTOMIA RADICAL, Descrição: Este estudo tem o objetivo de analisar o efeito do biofeedback eletromiográfico e de pressão no tratamento da incontinência urinária em pacientes submetidos a prostatectomia radical, comparando estas duas técnicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elizabel de Souza Ramalho Viana - Coordenador / Mabel Araújo de Sousa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2010

    ANÁLISE DA ELETROESTIMULAÇÃO E TERAPEUTICA COMPORTAMENTAL NA INCONTINÊNCIA URINÁRIA DE PACIENTES SUBMETIDOS A PROSTATECTOMIA RADICAL PELA TÉCNICA DE VIDEOLAPAROSCOPIA, Descrição: A prostatectomia radical é o procedimento cirúrgico adotado atualmente ao se detectar câncer de próstata, sendo a incontinência urinária, hiperatividade vesical e disfunção sexual as complicações pós-operatórias mais comuns e de difícil tratamento, que causam um profundo impacto negativo na qualidade de vida do individuo. A expectativa de vida vem aumentando no último século, o que resulta em um número maior de homens adultos e idosos submetidos à prostatectomia, tornando-se necessário investigar medidas e cuidados que melhorem a qualidade de vida de homens prostatectomizados e portadores de disfunção urinária. O presente estudo visa analisar o efeito da intervenção fisioterapêutica, através da eletroestimulação, em indivíduos submetidos a prostatectomia radical pela técnica de videolaparoscopia portadores de incontinência urinária. A seleção da amostra será de forma randomizada, disposta em três grupos: o grupo EET que será submetido a 20 atendimentos de eletroestimulação em região de T10, L2 (especificar região); o grupo EEP será submetido a 20 atendimentos de eletroestimulação em região de base do pênis e centro tendíneo (colocar região sacral) e o grupo C será o controle, permanecendo sem tratamento fisioterapêutico. Todos os procedimentos terão sua realização iniciada 30 dias após a cirurgia. Os pacientes selecionados serão submetidos a uma avaliação médica urológica prévia no intuito de investigar a presença de infecção urinária e realizar avaliação urodinâmica. Em seguida, serão submetidos também a uma avaliação fisioterapêutica para identificar a incontinência urinária através de diário miccional, pad test e aplicação de um questionário de avaliação da qualidade de vida - King?s Health Questionnaire (KHQ). A reavaliação dos grupos envolvidos na pesquisa será realizada após os 20 atendimentos de Fisioterapia. Com este estudo se espera contribuir para um melhor conhecimento sobre técnicas fisioterapêuticas no tratamento das disfunções miccionais decorrentes d. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elizabel de Souza Ramalho Viana - Coordenador / Mabel Araújo de Sousa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Estudo da prevalência e qualidade de vida em mulheres portadoras de distúrbios urinários em um Centro de saúde reprodutiva em natal, RN., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Elizabel de Souza Ramalho Viana - Coordenador / Carolina Bezerra Coe - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Influência da cinesioterapia na qualidade de vida e melhoria de incômodos dolorosos em mulheres grávidas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Elizabel de Souza Ramalho Viana - Coordenador / Vanessa Patrícia Soares de Sousa - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Influência da intervenção cinesioterapêutica na qualidade de sono e e nos distúrbios do humor em gestantes., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Elizabel de Souza Ramalho Viana - Coordenador / Dayse Aleixo Bezerra - Integrante.

  • 2006 - 2008

    Influência do ciclo menstrual, pressão sanguínea e das variáveis psicológicas na sensibilidade dolorosa, Descrição: Estudos demonstram que a mulher apresenta maior sensibilidade dolrosa que o homem. Este efeito pode ser atribuído a fatores biológicos, que podem influenciar a percepção da dor. Uma relação inversamente proporcional entre pressão sanguínea e sensibilidade dolrosa foi observada em indivíduos normotensos e hipertensos. Este estudo pretende avaliar a resposta à dor experiemental (isquemia e pressão) entre homens e mulheres, correlacionando-os com ciclo menstrual e pressão sanguínea.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Elizabel de Souza Ramalho Viana - Coordenador / Liana mota Cavalcanti - Integrante.

  • 2006 - 2008

    Prevalência e Características da Incontinência Urinária em Gestantes, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Elizabel de Souza Ramalho Viana - Coordenador / Poliana de Morais Cabral - Integrante.

  • 2006 - 2007

    Presença da dor lombar persistente em gestantes - Um estudo prospectivo, Descrição: A gravidez é vista como um processo fisiológico compreendido pela seqüência de adaptações ocorridas no corpo da mulher a partir da fertilização. O período gestatório envolve ajustes dos mais variados sistemas e representa uma fase de intensas adaptações físicas e emocionais. A ocorrência de modificações músculo-esqueléticas e em decorrência, as adequações posturais compensatórias e as queixas de desconforto, são comuns ao ciclo gravídico-puerperal (Polden et al.,1993). O sistema osteo articular passa por adaptações que são determinadas pelo ganho de peso materno progressivo, associado ao aumento considerável do volume do abdome e das mamas e à ação de hormônios placentários (De Conti et al. 2003), elevando a sobrecarga sobre as articulações. Na grávida, observam-se os ajustes através do deslocamento anterior da pélvis e do aumento ou diminuição da curvatura lombar. Essas alterações, associadas à instabilidade de equilíbrio, podem aumentar a chance de lombalgia gestacional (Katzel et al., 2001). A dor lombar é um distúrbio comum na população em geral e é sintoma freqüentemente relatado durante a gestação (De Sousa et al., 2003). Apesar da grande incidência da dor lombar na gestação, pouca atenção tem sido dada a este fato, talvez por se julgar que a dor lombar é sintoma comum da gravidez. Este estudo tem o objetivo de demonstrar a prevalência da lombalgia na gestação com suas características e conseqüências, e sua importância no que se refere à interferência na vida diária da gestante.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Elizabel de Souza Ramalho Viana - Integrante / Liana mota Cavalcanti - Coordenador.

  • 2006 - 2007

    Prevalência e características da Incontinência Urinária em grávidas da MEJC, Descrição: A incontinência Urinária é um complexo problema que resulta em diferentes causas pela qual existem vários tipos de intervenções terapêuticas. Os seus sintomas afetam diferentes mulheres nos diversos modos e tem uma variável influência nos aspectos físicos, psicológicos, social e atividades diárias que podem afetar a sua qualidade de vida. Este estudo tem como objetivo principal é conhecer e medir a prevalência e características da incontinência urinária em grávidas usuárias do curso de gestantes do Departemento de Fisioterapia - UFRN e do serviço de atendimento pré-natal da Maternidade Escola Januário Cicco, Natal, RN.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Elizabel de Souza Ramalho Viana - Integrante / Melissa Pinto Gurgel - Integrante / Angélica Lima Tavares - Integrante / Ayrles Barbosa - Integrante / Grazielle Pereira Guedes - Integrante / Paulo Henrique Maia - Integrante / Raíssa de Oliveira Borja - Coordenador.

  • 2006 - 2006

    Influência da paridade sobre a dor e o desconforto durante a amamentação no pós-parto imediato - Um estudo prospectivo, Descrição: O período logo após o parto é conhecido como puerpério, pós-parto ou resguardo, e dura em média de seis a oito semanas, tendo fim com o retorno das menstruações. Essa fase é caracterizada por grandes mudanças físicas num curto intervalo de tempo, onde os órgãos, principalmente os genitais, se recuperam das alterações sofridas durante todo o período da gravidez. Este estudo tem como objetivos delinear o perfil doloroso das puérperas lactantes da MEJC, verificar quais as causas mais freqüentes de desconforto durante o pós-parto, além de verificar quais as posturas que acarretam maior quadro doloroso e desconforto nas puérperas;. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Elizabel de Souza Ramalho Viana - Integrante / Augusto Sávio Torres - Integrante / Caroline Rodrigues - Integrante / Karilin Tereza de Oliveira - Integrante / Luzia Lívia de Oliveira Saraiva - Integrante / Tatiana Souza Ribeiro - Integrante / Vescia Caldas - Coordenador.

  • 2006 - 2006

    Impacto da dor crônica musculoesquelética na determinação dos afastamentos do trabalho na Previdência Social Brasileira em Natal/RN., Descrição: A dor é um forte prognosticador da habilidade reduzida de trabalho e bem-estar, mas há pouca informação sobre a prevalência da dor aguda, crônica e crônica incapacitante entre trabalhadores (Saastamoinen et al., 2005). A dor é um forte prognosticador da habilidade reduzida de trabalho e bem-estar, mas há pouca informação sobre a prevalência da dor aguda, crônica e crônica incapacitante entre trabalhadores (Saastamoinen et al., 2005). Dessa forma, é muito importante para o profissional fisioterapeuta conhecer o impacto da dor crônica músculo-esquelética sobre os afastamentos do trabalho, como forma de adaptar este conhecimento à realidade prática do atendimento aos segurados, assegurando uma melhor abordagem do processo de reabilitação, e em particular, sobre a rotina fisioterapêutica, assim como servir de base para futuros estudos que podem advir destes dados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Elizabel de Souza Ramalho Viana - Integrante / Wellington Costa Nascimento - Integrante / Liana mota Cavalcanti - Coordenador.

  • 2002 - 2004

    Variação dos hormônios sexuais e percepção dolorosa durante o ciclo menstrual em mulheres eumenorreicas, Descrição: O projeto estudou os fatores influenciadores da percepção dolorosa relacionados ao sexo feminino durante o ciclo menstrual. Foram dosados níveis hormonais de estrógeno e progesterona e aplicados testes algésicos de pressão e isquemia em mulheres jovens eumenorreicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Elizabel de Souza Ramalho Viana - Coordenador / Selma B da Silva - Integrante / Maria Bernardete Cordeiro de Sousa - Integrante., Número de produções C, T & A: 6

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

ERS SILVER SPONSORSHIP, European Respiratory Society.

2013

1 Lugar?apresentação ORAL, III Congresso Brasilei-ro de Fisioterapia em Oncologia/Assoc. Bras. de Fisioterapia em Oncologia.

2013

3 Lugar? Apresentação Oral no III Congresso Brasileiro de Fisioterapia em Oncologia, Associação Brasileira de Fisioterapia em Oncologia ? ABFO.

2012

Coordenação do Grupo de Estudos sobre Saúde da Mulher em Fisioterapia desde 2006 até agora, Departamento de Fisioterapia UFRN.

2008

Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia em Saúde da Mulher, ABRAFISM.

2007

Avaliadora de curso de graduação, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes.

2007

Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Saúde da Mulher em Fisioterapia - GESM, Universidade Federal do Rio grande do Norte.

2006

Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Saúde da Mulher em Fisioterapia - GESM, Universidade Fedral do Rio Grande do Norte.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1998 - Atual

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/2006

      Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Fisioterapia.,Atividade de extensão realizada, Curso de preparação para gestantes.

    • 01/2006

      Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Fisioterapia.,Atividade de extensão realizada, Grupo de estudos em Saúde da Mulher em Fisioterapia.

    • 01/1998

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Fisioterapia.,Linhas de pesquisa

    • 01/1998

      Estágios , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Fisioterapia.,Estágio realizado, Estágio Supervisionado I.

    • 11/1996

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I, Fisioterapia Aplicada A Ginecologia e Obstetrícia, Recursos Terapêuticos Manuais

    • 05/2002 - 05/2004

      Direção e administração, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Fisioterapia.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

    • 05/2000 - 05/2002

      Direção e administração, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Fisioterapia.,Cargo ou função, Vice-coordenadora do curso de Fisioterapia.

    • 04/2001 - 11/2001

      Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Fisioterapia.,Atividade de extensão realizada, Atenção fisioterapeutica às mulheres que estão no período pré e pós-gestacional na Maternidade Escola januário Cicco.

  • 1983 - 1985

    Universidade Estadual da Paraíba

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente - nível I, Carga horária: 40

    Atividades

    • 08/1983 - 08/1985

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado, Órtese e Prótese, Recursos Terapêuticos Manuais

  • 1987 - 1995

    Governo do Estado do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora P-2-E, Carga horária: 40

    Atividades

    • 08/1994 - 08/1995

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Cências

    • 08/1987 - 08/1995

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Biologia, Ciências